Adriano Machado/CrusoéBolsonaro e ministros reagem ao vírus: medidas econômicas para evitar desastre

A guerra brasileira

A realidade se impõe, o presidente da República se rende à ameaça da epidemia e o país tenta sobreviver à maior crise do século
20.03.20

Desde que passou a ter chances reais de alcançar o Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro sempre se moveu de acordo com as circunstâncias. Parlamentar de perfil nacional-desenvolvimentista, assumiu a ortodoxia liberal depois de entender que esse era o único receituário possível diante do cenário de terra arrasada deixado pelo PT. Sob as bênçãos de pesos pesados do PIB – como costuma ser chamado o grupo que reúne os grandes empresários, banqueiros e agroexportadores do país – o então candidato encarnou o anti-Lula e o resto já é história. Agora, diante da mais grave crise já enfrentada pelo seu governo, e que engolfou economias mundiais muito mais imunizadas do que a nossa, o presidente mais uma vez teve de agir premido pelas circunstâncias. Foi, de novo, não por convicção, mas preocupado com a sobrevivência do próprio governo, que o presidente se movimentou nos últimos dias. Desde a eclosão da pandemia do coronavírus, Bolsonaro nunca esteve convencido de seu potencial explosivo, tanto para a saúde pública quanto para a economia. A aliados, sempre repetiu o que manifestou publicamente: que tudo não passava de histeria. Sobreviveríamos à doença que já aterrorizava o mundo, senão incólumes, com poucas avarias, entendia o presidente.

A perda de popularidade, identificada em monitoramento de redes sociais e o rufar das panelas e gritos em redutos que sempre lhe franquearam apoio, somada ao temor de ficar carimbado com a pecha de irresponsável depois de aparecer cumprimentando manifestantes na rampa do Planalto, quando ainda estava com resultado de exame de coronavírus pendente, e à preocupação com as consequências políticas do derretimento das contas públicas, fizeram o presidente dar um cavalo de pau. Mesmo que se discuta a eficiência da mensagem transmitida durante entrevista coletiva concedida na tarde de quarta-feira, 18, ao lado de ministros e com todos paramentados com máscaras, a verdade é que o Planalto reagiu e, somando-se ao Ministério da Saúde, que já vinha fazendo um bom trabalho, partiu para a guerra contra o novo coronavírus.

A reação veio também na forma de um pacote de 169,6 bilhões de reais para tentar conter os danos da epidemia à economia. Além do auxílio financeiro a trabalhadores informais e desempregados, que receberão 200 reais mensais para as despesas básicas (a ajuda foi logo apelidada de “coronavoucher”), haverá simplificação de normas para o teletrabalho e antecipação de férias e feriados. O governo vai liberar também a redução proporcional de salários e de jornadas de trabalho. O corte, entretanto, não poderá resultar em remunerações inferiores a um salário mínimo. Outra medida destinada a desafogar trabalhadores e empresários é a suspensão de cobranças e a facilitação para renegociar dívidas com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Dentro de casa, o caixa do Ministério da Saúde foi reforçado em alguns bilhões.

Agência BrasilAgência BrasilPaulo Guedes: auxílio estatal para desafogar trabalhadores e empresários
As medidas vieram na esteira do anúncio de generosos pacotes pelas grandes potências globais com o intuito de combater a doença e seus efeitos colaterais. Por aqui, porém, o espaço fiscal é bem mais limitado. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos, o governo estuda enviar cheques de até 1 mil dólares a cidadãos afetados pela crise. O custo do pacote de socorro chega a 1 trilhão de dólares. A França e a Itália avaliam medidas extremas, como a estatização de empresas privadas, para tentar salvar empregos. Mesmo assim, é possível enxergar um esforço sobretudo da equipe econômica do governo para conter os efeitos da disseminação do novo coronavírus. Entre as propostas do governo Bolsonaro para fazer frente à crise, o setor aéreo até agora foi um dos maiores agraciados. O presidente assinou uma medida provisória que prorroga até dezembro o limite para pagamento de taxas aeroportuárias e aumenta para doze meses o prazo para devolução do valor de passagens canceladas. O setor da aviação quer mais e cobra a redução de tributos, como o que incide sobre o querosene.

Empresários do turismo, afetados pelo cancelamento em massa de viagens, também pedem socorro. “O setor, responsável por mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos, não vai suportar o impacto financeiro, caso não haja uma intervenção do governo federal”, alegaram, em nota, oito grandes entidades representativas de hotéis e atrações turísticas. Com queda de 90% no faturamento, bares e restaurantes querem que o governo pague o salário dos funcionários enquanto durar a quarentena social. O ministro Paulo Guedes anunciou que, se for preciso, novas medidas para enfrentar a crise serão anunciadas a cada 48 horas. Assim como aconteceu na semana passada, o real seguiu se desvalorizando ante o dólar e a Bolsa de Valores despencou. No front do Judiciário, já prevendo um turbilhão de processos de todo tipo em razão da crise, as autoridades se movem para abrir caminhos legais que permitam dar vazão à demanda, sem que as decisões impliquem mais riscos para a estabilidade do país.

Para além do impacto na economia, o presidente também age, claro, de olho na ressaca política que emergirá no rastro da pandemia. Até a noite de quinta-feira, 19, o novo coronavírus já havia matado sete pessoas e infectado pelo menos 621 no Brasil. Hoje, é impossível dimensionar a extensão do estrago na saúde e na vida das pessoas. O que se sabe é que ele virá – e ainda com mais força.

TSETSEA aliados, Rodrigo Maia diz que não quer ser confundido com Eduardo Cunha
A julgar pelo que ocorreu nos demais países afetados, vai piorar muito antes de melhorar. “Depois da crise de 2008, vieram as primaveras árabes, a desestabilização dos governos do norte da África e os protestos em Portugal e na Espanha. Ao fim de toda crise, há sempre um acerto de contas político. O governo demonstra desde já preocupação com isso”, diz o cientista político Leonardo Barreto, já prevendo uma instabilidade política. Ele avalia, no entanto, que medidas econômicas anunciadas nesta semana podem ajudar Bolsonaro no cenário pós-crise. “Trabalhadores informais nunca foram alvo de nenhuma política pública de contenção de crise, como agora. Além disso, vai haver reforço do Bolsa Família. Essas medidas mostram a grande preocupação política com os efeitos da crise econômica. A ideia é tentar resgatar pessoas, não só empresas, para minimizar os riscos da ressaca que se avizinha.”

Os temores da elite econômica, um dos pilares de sustentação de Jair Bolsonaro, ainda não são fortes o suficiente para abalar politicamente o governo. O sentimento geral no Congresso – que é quem pode complicar a vida de Bolsonaro – é de que, por ora, é melhor deixar tudo como está para que não fique ainda pior. Por “deixar tudo como está”, leia-se não criar embaraços na Câmara e Senado capazes de colocar o governo em xeque. Embora tenha se surpreendido com a contundência dos panelaços, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já deixou claro a interlocutores que não pretende dar vazão aos pedidos de impeachment que surgirem contra o presidente, como, por exemplo, o apresentado pelo deputado Alexandre Frota, do PSDB, no fim da tarde desta quinta-feira, 19. Crusoé apurou que Maia pediu expressamente a aliados que evitem defender a saída de Bolsonaro. Ele avalia que a crise do novo coronavírus é de proporções gravíssimas e não seria razoável escalar a guerra política neste momento. Ao mesmo tempo, o deputado e seu entourage calculam que encurralar o governo agora seria “jogar o jogo” de Bolsonaro, que aproveitaria o gesto para reforçar o discurso de que sofre perseguição de integrantes da política tradicional.

Em conversas reservadas, Maia tem dito que não quer ser comparado ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Após romper com a então presidente Dilma Rousseff, o ex-deputado patrocinou a aprovação de várias pautas bombas para o governo e foi o responsável por detonar o processo de afastamento da petista. Cunha acabou cassado pelos próprios colegas e preso pela Lava Jato. O atual presidente da Câmara repete que não pautará projetos que signifiquem despesas para o governo, a não ser que estejam dentro do pacote de combate ao coronavírus.

Do outro lado da Praça dos Três Poderes, Bolsonaro ganha fôlego para focar no essencial, qual seja, o combate à crise. Depois de ser bombardeado de críticas por sua estratégia de não dar importância à pandemia, o presidente mobilizou ministros, chamou chefes de outros poderes para conversar, concedeu entrevistas e tentou deixar de lado a imagem de inação. Agora, terá pela frente o desafio de conduzir o Brasil durante uma guerra branca de proporções gigantescas, com reflexos na saúde pública, na economia e na política. Ninguém sabe por quanto tempo famílias ficarão isoladas e fábricas e lojas permanecerão com as portas fechadas. De casa, uma sociedade apreensiva acompanha o desenlace da crise. Ao menos na luta pela sobrevivência do país e contra o novo coronavírus, todos parecem estar do mesmo lado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pois é,Helena e Igor,pra fazer críticas destrutivas ao "nosso" Presidente,vocês se juntam,como o Complexo Globo e querem a todo custo nos fazer lavagem cerebral. Não terminei de ler o texto,a cântilena é enfadonha, os outros meios de informações são piores que vocês,então permaneço na escuta. Da próxima vez,um de cada vez,por favor,claro,se não lhes for incômodo.

  2. Adquiri esse pacote hoje, e, pelo que nos outros seguimentos, achei.mais fundamentos e mais firme em "Crusoé ". Vamos vencer mais essa.

  3. Cada vez mais,me concientizo que Crusoé quer a derrubada desse governo a qualquer custo. A revista é tão tendenciosa que Lula é ainda chamado de Presidente e o atual é Bolsonaro,o que acho um tremendo desrespeito. As falcatruas do ladrão Lula,ocupa o máximo de 10 linhas,já do Capitão,que nada deve,quase toda a edição,é dedicada a malhar o "judas", os Bolsonaros. Já ficou enfadonho e demasiadamente cansativo.

  4. A foto de chamada da matéria e a afirmação de que a elite economica é pilar de sustentação do governo deixam claro que a reportagem é tendenciosa. Lixo.

  5. a imprensa marron, neste caso inclui está revista que faz chantagem a quem deseja cancelar a sua assinatura, deseja a desgraça da economia do país para ter motivo de provocar o impedimento do Governo.

  6. Eu já deixei de apoiar uma pessoa ou um partido. Acredito na evolução intelectual e filosófica. A palavra partido é horrível, me lembra uma coisa imprestável e quebrada. Penso de forma inteira e não partida. O que tem que mudar é a M do ser humano, se tornar ético, correto, nobre e acima de todo, trabalhar para a sociedade, para o povo, para seu país. O foco é no ser humano e não nesta M de políticos que temos, que só enxergam o seu próprio umbigo.

  7. Vocês aí discutindo posição política, já pararam para ver a situação que o país se encontra? Estamos a beira do precipício! As micro e pequenas empresas podem falir em pouco tempo se está quarentena persistir por mais de 30 dias. Já pensaram que milhões já estão sendo demitidos? Só vai sobrar a área pública, só vão receber salários os funcionários públicos, pois o governo vai colocar a casa da moeda para emitir dinheiro, pois a arrecadação vai cair a níveis nunca vistos. Acordem

  8. A Crusoé e o Antagonista, que se diziam fontes de informação muito sérias, estão muito semelhantes à Veja, à Folha de São Paulo, ao Estadão, etc. Eu já me arrependi de ter feito a assinatura por um ano! O que houve, vocês também estão esperando “jabá” do próximo governo do primeiro-ministro Maia???

  9. Vai haver um super impacto no fluxo de caixa das micro, pequenas e médias empresas. Segundo o Ministro da Saúde, a curva pandêmica só irá entrar em declínio em Agosto ou Setembro. Até lá, teremos instaurado um caos social de dimensões nunca visto antes. É hora dos servidores públicos abrirem mão de parte de seus vencimentos para ajudar as contas do governo. A galinha que os alimenta nunca correu tanto risco de morrer. Um pais tem que ser de todos e não de apenas alguns privilegiados.

  10. A serviço de quem está o antagonista e cruzue ,o Diogo faz duras críticas à bolsonaro no quem ue se refere a fechamentos de fronteiras estaduais,ele disse :assim como disse o Mandetta critérios de fechamentos,você mora na Itália deve ter esquecido a dimensão do Brasil,quem está pagando mais os governadores de São Paulo e do rio ou a globo,:estou decepcionado com você,covardia ,faça melhor leitura do que o presidente falou antes de falar asneiras.

    1. Nancy, por favor, se informe melhor . Pesquise o recente passado "lulo / doriano" do teu candidato !

    2. Sai Satanás, Dória não... Fora PSDB, fora Dóris.

  11. O que me espanta é a quantidade de tempo gasto para falar do os comentaristas "acham" que o presidente "pensa". Sempre tem que dizer que "ele só faz algo por ser obrigado". Eu não quero saber o que os comentarias "acham" do que o presidente " pensa/sonha/gostaria". Não sou idiota, as conclusões tiro eu. O que preciso é de informação correta, verdadeira, simples e completas, pois, tenho que trabalhar, e não tenho tempo para acompanhar tudo o que ocorre. Não preciso de imprensa que "pense" por mim

    1. #SOMOSTODOSBOLSONARO #SOMOSTODOSMORO #SOMOSTODOSMANDETTA #SOMOSTODOSTARCISIO #SOMOSTODOSTEREZACRISTINA #SOMOSTODOSABRAHAN

    2. Eles não querem enxergar o tamanho do apoio a Bolsonaro... estes “comentaristas políticos” perdem tempo e tinta para tentar fazer poeira deste apoio. Em 2022, se Deus quiser, descobrirão o tamanho do monstro.

  12. Lamentável a postura desse jornalista neste momento em que pessoas que influenciam opinião teriam que ter sensibilidade. Na minha opinião, como médica, considerado mais a reportagem tão letal quanto um vírus.

    1. Os panelacos ocorreram nos apto dos funcionários públicos que terão que mais tempo para poder se aposentar

  13. Depois da marolinha vem gripezinha que só vai matar uns velhinhos em Copacabana. A esquerda ou a direita só se vê incompetência. Mas esse aí é muito pior pois não tem nenhuma preocupação com os velhinhos que foram grande eleitores dele. Tem 33 puxa sacos infectados e continua falado em gripezinha. Até o saco de estimação dele, o Trump já mudou o discurso dele. O Lula é um safado e esse aí é um energúmeno terraplanista.

  14. Interessante ninguém fala mais sobre a briga dos 30 bilhões (diga-se de passagem um bom dinheiro para o Ministério da Saúde utilizar no combate ao covid-19). Em relação aos pedidos de "impeachment" se não for bem sucedido pode acreditar será uma reeleição antecipada (famoso tiro no pé). Portanto, o Nhonho, digo o Maia não é bobo, ele só tem a cara de bobo mas bobo ele não é! Ou é?! E, cadê o "Batoré?" Esse também, não é! Ou é?! KKKKKKKKKKKKKKK

  15. Gostaria muito de saber o por quê de tanto desserviço por parte de TODOS os jornalistas d'O Antagonista e da Crusoé. Informação é algo que vocês não estão fazendo há muito tempo. Não vale mais a pena ser assinante deste veículo

    1. Cancelarei as minhas, como fiz com a Veja, IstoÉ e a Foice de SP, por razões semelhantes.

    2. Concordo. Estou repensando minha assinatura. Devido a gravidade do momento que estamos vivendo, precisamos de informações e não de posicionamentos de jornalistas.

  16. As medidas não foram tomadas antes em virtude da mídia que comanda o Brasil _glob.lixo, foyce e também governadores do nordestes que lucraram com o carnaval (o povo não, pq com ele vieram as doenças já conhecidas + estrangeiros contaminados que só agora estamos tomando conhecimento). Não adianta vcs esconderem , apenas estarão caindo em descrédito. Esta mídia está parecendo o centrão, ora está de um lado, ora de outro, toma lá, dá cá. Nada de séria. Nojo, o Brasil é quem perde!

  17. .Concordo, cada cidadão que tenha a sua economia afetada pela crise deve receber pelo menos1000 dólares, dinheiro q deve ser retirado do orçamento do legislativo, eles não precisam ter salários, pois, trabalhando de graça, já dão despesas; tb ser retirado das mordomias do STF, eles não precisam comer lagostas e nem tomar vinhos franceses, quiçá champanhe. Se quiserem fazer greves, ninguém sentirá falta deles!

    1. por que Crusoe e Antagonista mudaram tanto? Fecharam com algum governador rico? ou entraram na linha da Globo e F. de Sao Paulo? Estavam indo bem como jornalista independente, e agora Jose?

  18. Vejo que a Crusoé está no mesmo caminho da Globo, UOL, Folha de São Paulo, que só sabem atacar o Presidente Bolsonaro! Bando de canalhas! Já pedi o cancelamento da minha assinatura, pois pensei que realmente a Crusoé seria diferente, mas me enganei muito! Decepção!

    1. José, agora não é hora para um impeachment. Pois caso isso aconteça, só irá fomentar a reeleição de Bolsonaro em 2022. Deixa esse surto de Coronavírus passar, que veremos qual será a atitude de quem votou no mito.

    2. A imprensa tem de ficar calada, pelo fato de nosso Presidente não brincar em serviço, está implantando as reformas, e de uma tacada só importou um avião cheio de corona dos EUA e implantou no Brasil.

  19. Metade do texto,repisando absurdos e irrelevâncias.Mandetta trabalha para planejar ações desde do carnaval,com todo executivo,a mando do JB e dizem que agora ele se convenceu.Dia 1º a FioCruz treinava técnicos.Ministério Fantástico.Maia(Botafogo),faça sua parte e pare de sabotar o Brasil.Crusoé fale sobre assuntos relevantes.Deixa o homem trabalhar.Essa conversa de tirar o Presidente é indecente.Esse Congresso esse STJ...experimentem.O BRASIL melhorou!O VÍRUS não pode ser pior que o lulopetismo

    1. Muito bom,ao invés de levarem â sério o problema que estamos vivendo,não é do vírus, é a economia,que vai a bancarrota. Por favor, este vírus plantado propositadamente pela China,só trará benefício à esse Tigre Asiático. Esse horror que a mídia plantou no País,vai nos custar muito caro.

    2. Assino em baixo, Ronaldo! É repugnante ver uma cambada de covardes atacar um Presidente eleito com mais de 57 milhões de votos, sem roubalheiras, agradeça aquele velho general "Vilas Boas".O cara não pode falar nada que salta uma matilha de cães raivosos doidos por devorá-lo. Mas ele vencerá. Ele foi e é um combatente da Pátria BRASIL!.

  20. Imprensa, esquerdas e governadores oposicionistas estão unidos e torcendo pela desgraça de todo o país. Querem muitos cadáveres para usarem seus caixões como palanques. A imprensa agonizando pela falta de recursos querem derrubar o governo custe o que custar.

    1. Pseudos-governadores, pois intencionam pisar na cabeça do povo para galgar a Presidência da República , não conseguem cuidar nem de seus Estados falidos e outros nunca tiveram economia forte para falir, como é o caso do Flávio Dino, tudo uma miséria só!!!

  21. Tá mal, muito mal não ver que no momento, quando temos de ver o lado positivo do governo, e o há vejo vocês usarem a foto com a dificuldade do Presidente com a máscara. É risível ao ver vocês fazerem um ato abjeto como este. Só para que vocês façam uma auto avaliação: eu sou médico e se me derem uma arma, não saberei usá-la. Mais uma que lhes dou de graça, não sou bolsonarista e preferiria que Alckmin ou Ciro estivessem agora levando as críticas.Mas ele é quem está lá.

  22. Estão errados os que apostam no caos, e que quanto pior melhor, porque o Presidente Bolsonaro não é, e nunca será corrupto.Existe sim uma meia dúzia de corruptos junto com a Rede Goebbels, mais alguns pseudo-profissionais de jornalismo e lógico o Crusoe e Antagonista querendo derrubar um governo legítimo e eleito nas urnas. Sim junto de uma pá de políticos picaretas já listados na Lava Jato.

    1. Devemos todos cancelar as assinaturas! Eu já pedi o cancelamento da minha!

    2. Sou eleitor de Bolsonaro, mas está saltando aos olhos como ele não para de dar munição ao inimigo! Do mesmo jeito que os desmandos do PT colocou Bolsonaro lá, se ele não parar de ser imbecil, ele, que já rachou a direita, vai promover a volta dessa esquerda parasita e nojenta! Acorda meu filho! E "Mito", é o cacete!

  23. O Lulismo foi corrupto e LADRÃO!!! VOTEI no Bolsonaro CONTRA ISTO, sem saber de sua incompetência, nem da existência de sua prole e muito menos de sua corja. O Brasil, alvo iminente da Covid-19, precisa, principalmente agora, de alguns estadistas e não de moleques. Até o poste da Cristina está se saindo melhor neste quadro de Pandemia. Só uns asnos não entendem isto!!!

    1. fraco, irresponsável, vaidoso, obtuso, demagogo, egocêntrico, despreparado. Esse é o Presidente. Mourão faria melhor.

  24. O Governo tem feito a coisa certa. Esse tipo de matéria não cola mais. Estamos diante de um Governo que não rouba os cofres públicos.

    1. E por causa disso pode fazer a M... que quiser que está tudo bem né? Voto não é cheque em branco, e burrice e despreparo tem limite!!! Colocamos ele lá pra barrar essa esquerda parasita e nojenta, mas tá na hora de ser menos tosco!!! Ou vc quer o que? Dar munição pra esquerda voltar? É isso que ele é os 3 patetas estão fazendo. É "Mito", é o cacete pô!

  25. Helena Madre, se vc continuar seguindo a cabeça do Gadelha, vai acabar se ferrando e perdendo seus poucos seguidores. Espere pra ver.

    1. Inclusive seus filhos? Cuidado Sr. O vírus não tem direita ou esquerda ele tá aí pra os que acreditam. Há ver o Mito seja a salvação pra quem acredita.

  26. Oque o presidente fez, deixando de agir com histeria para evitar que a população entrasse em desespero antecipadamente. Foi correto, sabes porque, vou dar um exemplo calor. Tenho que dar o regado a um pai que seu filho foi a óbito, como darei essa informação, chegar e dizer com frieza, olha seu filho morreu. Sabes que iria acontecer, o pai provavelmente iria dar um infarto na hora. Já se chegasse e desse essa informação de um jeito diferente, dizendo temos q ser muito forte.

    1. Continuando, e com apoio de outros familiares, com certeza, seria muito doido, mas a reação não seria a de um choque emocional e amenizaria a informação, evitando outro mau maior.

  27. Os inimigos de Bolsonaro aproveitam a crise para fortalecer o embate na crença equivocada de que podem derrubá-lo. Senhores jornalistas sérios e isentos, não caiam no mesmo erro editorial da Globolixo de julgar a tendência de opinião pelas manifestações de redes sociais, nem de vasculhar twiters para achar notícia é supervalorizar fatos irrelevantes.

  28. Pior para nós brasileiros neste momento ter uma anta na presidência que considera a covid uma gripezinha. Ele consegue ser pior que o vírus. Passarei a chamá-lo de Bolsorona.

    1. Eu acho que combina mais com as asneiras que ele vomita."BOSALNARO"

  29. Bolsonaro estava preocupado com a "esquerdalha" e o que acabou com seu governo foi o CORONAVÍRUS. Falta de visão e ignorância de um líder mentiroso e incapaz. Pobre Brasil

  30. Assinar a Cruzoé foi dinheiro jogado no lixo! Não estou me referindo a está reportagem, mas a todo o conteúdo. Se bloquearem meu comentário só vou ficar mais decidido em convencer o máximo de pessoas possível a não cometer o mesmo erro que eu.

  31. quando assinei esta revista, os jornalistas eram bem diferentes. Agora vcs são iguais às bostas que encontro na TV. Que lástima! Não renovarei a assinatura.

  32. Revoltante e absurdo querer transformar o coronavírus, a maior pandemia do mundo moderno, em fato político. Quem não gosta de Bolsonaro terá que aguenta-lo até o final do mandato. Não temos absolutamente nenhuma condição de enfrentar impeachment ou coisa que o valha! A hora é de união e força, em nome dos brasileiros que já faleceram e das centenas, ou talvez, milhares de infectados que ainda - para nosso desespero - falecerão. Que tenhamos um pouco de serenidade para lidar com isso tudo!

    1. Estou contigo Lucia. Esse outro João aí é um BOÇAL, BOQUIRROTO E IDIOTA.

    2. Se este imbecil tivesse um mínimo de dignidade passaria a faixa para o Gen. Mourão. Sem impeachment, simples renúncia: "não tenho inteligência para administrar." Esta é a verdade e só não a reconhecem uns poucos fanáticos e cegos que não querem ve-la.

  33. o único perfil do boçalnazi que conheço em toda a sua história é do militar terrorista.as máscaras, apesar das críticas, é um sinal de que o capo está contaminado.o mundo vai falir e o minto não foi ainda avisado.

  34. Me poupe Gadelha, sempre encontrando algo negativo em qualquer atitude do presidente. Não concordo com ele em muitas coisas, mas torço sempre para Brasil , destruído pelos vermelhos com os quais pareces simpatizar...

    1. É isso mesmo Glícia... estou enfarada de procurarem chifre na cabeça de cavalo o tempo todo e deixarem de falar sobre fatos e atos importantes desse governo. Essas atitudes da mídia burra só fortalecem a minha convicção e de muitos em continuar apoiando o Presidente Jair Messias Bolsonaro, bocagrande mas trabalhador pelo Brasil.

  35. Estou indignada com tanta negatividade e distorções , todo mundo querendo ter razão , que bonitinhos, só falta agora um pouco de bom senso e pensar no povo, todos são Presidentes, não vi até agora uma mensagem que de soluções . Tenho pena do Brasil, com vocês no leme .

  36. Realmente, a foto é um esculacho. Tantos momentos que o presidente esteve ou com a máscara colocada ou retirada e acharam de colocar uma imagem em momento inapropriado. Isso é sutil e sublinar.

  37. 🇧🇷 Senhores e senhoras o governo tem que focar em dois pontos aumentar a capacidade de leitos de UTI e preservação de empregos mesmo com altíssimo custo e nós temos que nos manter dentro de casa e fazer o nosso melhor. 🇧🇷 Eu fui dispensado de trabalhar por ter mais de sessenta, mais recusei e vou continuar dando o meu melhor. 🇧🇷 Vamos lutar para ter de volta para saúde os três bilhões e setecentos milhões desviado do orçamento para o fundo partidário e eleitoral.

  38. Presidente? Decrete logo estado de sítio e ponha os governadores em seus devido lugares, onde já se viu governado fechando estradas estaduais, aeroportos, comércios e etc,dou razão a eles mas isto é competência do Presidente da República saia dessa inércia e assuma as redeas do País.

  39. Faltou dizer que Bolsonaro tem seguido, à risca, o comportamento de seu amado, Donald Trump. Trump também optou por minimizar o impacto da crise chegando a afirmar (o vídeo está na internet) que o número de casos não iria aumentar e que o vírus desapareceria em breve, como que por mágica. Trump, assim como Bolsonaro, deu um cavalo de pau e, “premido pelas circunstâncias”, mudou seu comportamento. Só um detalhe, enquanto Trump mentia e desinformava o povo americano, colocando vidas em risco...

    1. ...senadores republicanos como Richard Barr, mandavam a real para seus financiadores bilionários protegerem suas finanças e pessoas. E a FoxNews, queridinha da Crusoé, reproduziu, até 07.03, a mesma linha de Trump, mudando radicalmente, assim que não deu mais para esconder a realidade. O Washington Post fez uma montagem hilária mostrando a mudança repentina e radical do discurso dos âncoras trumpistas. Simplesmente nojento.

    1. 🇧🇷 Concordo acabou política, hora de ajudar e ser solidário. 🇧🇷 A melhor forma de ajudar nossos anjos da guarda médicos e enfermeiras é todo pessoal da saúde que estarão sacrificando suas próprias vidas por nós e NÃO SAIR DE CASA.

    2. Os jovens... ao que tudo indica, os velhinhos nunca foram a preocupação do Bolsonaro, pelo menos é o que fica evidenciado ao lermos os comentários da tropinha de milicianos digitais do planalto.

  40. Qualquer palavra do Presidente tem repercussão desproporcional nos dias atuais. A função primeira do governo é manter a sociedade bem informada nesses casos de extremo estresse. Caso o presidente se deixe levar pelo pessimismo, qual seria sua mensagem? Bando de hipócritas fecham os olhos para a realidade por pura militância.

    1. Não é pessimismo Levy, é a realidade nua e crua batendo na porta. Ta na hora do zé povinho acordar do sonho ideológico idiotizante, parar de pensar exclusivamente em falar mal da esquerda ou direita, culpando-se reciprocamente, e começar a se preocupar com o presente. É uma crise humanitária que se manterá pelos próximos meses com muito sofrimento e morte, em grande parte pela imprudência dos nossos representantes.

    1. A turma do quanto pior melhor, está sempre em evidência, impressionante.

  41. Olhem a foto que colocam do BOLSONÁRO na capa, é pra esculachar mesmo!!!!!!! CRUSOÉ, uma falange PETISTA dentro do jornalismo!!!!!!!

    1. 🇧🇷 Palhaço deixa de ser egoísta apátrida seus comentários não irão ajudar ninguém vai procurar algo útil para fazer, tem gente morrendo e heróis trabalhando para salvar vidas.

    2. Mas ele nunca foi presidente, sempre foi um fantoche ora nas mãos dos filhos aloprados juntamente com o guru retardo, ora nas mãos dos cascões corruptos que usavam a chantagem do filho rachadinha para retardar e enterrar as medidas de combate a corrupção, além do desmonte das instituições responsáveis pelo combate a corrupção. Agora finalmente ele terá a oportunidade de governar de fato, mas já começou mal.

  42. Ele nunca disse que tudo não passava de histeria. Isso é MENTIRA da revista que apoia ações emanadas pelo Gadelha. Ele , no início, assim como todos os governantes mundiais, não conhecia a grandiosidade da doença. Só disse que os cuidados seriam necessários , mas sem histeria. Ouvi e vi várias vezes. Tentou acalmar a população para que não atingisse o pânico. Após a decretação de Pandemia pela OMS ele atendeu o que os outros países o fizeram.

    1. Como representante máximo da nação, seu dever era o de se antecipar a crise, principalmente no que diz respeito a saúde do cidadão brasileiro. Mas preferiu fazer discursinho oba oba para a platéia de seguidores cativos ao invés de se preocupar com um país de 200 milhões de habitantes e de divisas continentais.

    2. Na verdade acho que falta conhecimento estatístico básico. Da para ver pelos comentários. O fulano pagou o vírus e está bem. O cara ainda não entendei

  43. Em países atacados pelo Covid-19, a guerra política foi deixada para outro momento. A atitude é de união para combater a crise sanitária. No Brasil, é diferente. Os inimigos do Governo e a imprensa se aproveitam do pânico fabricado por eles mesmos para atacar Bolsonaro. Infelizmente, Crusoé e O Antagonista estão na vanguarda dessas ações contra o Brasil e seu povo.

  44. MADER E GADELHA. IMPECÁVEL. PROFUNDO. HONESTO. TEXTO E ANÁLISE EXEMPLAR. COMO SEMPRE CONTEÚDO DE QUALIDADE. SIGAM, PRODUZINDO INFORMACOES ISENTAS E VERDADEIRAS. TENHO ORGULHO DE VOCES E DO TIME EM VOLTA. FORTE ABRAÇO

    1. Nadir, vai ser baba ovo no saco do presidente lá no planalto!..rs...

    2. Você só pode ser da CRUSOÉ, vai ser baba ovo desses dois PETISTAS la em SBC, Helena e Igor (petistas roxos) Presta a tenção na foto que eles colocam na capa, pra esculachar mesmo!!! CRUSOÉ, Uma falange PETISTA dentro do Jornalismo!!!!

  45. A prudência é a principal virtude do verdadeiro Conservador. O presidente Bolsonaro vai na onda mas não convence. Esperemos que, de agora em diante, ele e seus três tantãs falem menos e trabalhem mais. Chega de boçalidades inúteis.

  46. Os abutres e pessimistas de plantão voltaram. Só querem o caos, afinal não estão no poder. Para eles quanto pior melhor. Poha Crusoe não tem matéria melhor para escrever?? Reporta fatos otimistas que gerem esperança.

  47. Texto do estagiário fofoqueiro Gadelha? Não perco tempo em lê-lo. Aliás, desde que a Crusoé e também O Antagonlixo tornaram-se lacaios da Folha mentirosa e da GloboBosta não há nada de verdadeiro e isento nas "notícias" veiculadas nesses dois supostos meios de comunicação. Repararam que sumiram os bons articulistas da Crusoé? Rodrigo Constantino e Ana Paula Henkel? Por que Alexandre Garcia JAMAIS escreveu para esse pasquim? Sintomático, não? Ao expirar o prazo, cancelarei a assinatura

  48. Estou surpresa e confortada com essa linha de reportagem...ainda bem, a qualidade voltou, justa e imparcial...há dias atras, até nos comentários sentia o rancor...hoje, felizmente não só a informação, como a opinião dos leitores voltam de forma inteligente, suave. Graças!!!

  49. Essa matéria de Helena Mader e Igor Gadelha freiou-me intenção de cancelar minha assinatura combo anual dos sítios dos mosqueteiros Dantas/Diogo/Sabino. Resgata linha do JORNALISMO desajetivado que sempre esperei receber dos veículos. Inda bem !

  50. Usar a expressão "agraciados" ao se referir ao socorro ao setor aéreo já dá uma ideia da debochada forma de pensar dos articulistas. A doença afetará a saúde de muitos, levará a vida de alguns, mas o desastre econômico afetará a todos. Intensamente. Para os informais o inferno já começou. Não há mais porta de estádio para vender cachorro quente ou atividades do gênero. Não terão o que comer logo. Não alarmar me parecia óbvio e as medidas cabíveis estão sendo tomadas no seu justo tempo.

  51. A reportagem é responsável; confere “a César o que é de César”. Fala da união necessária, do bem comum, pelo objetivo comum, o Brasil e o povo brasileiro. Não acho que eu tenha entendido errado, parabéns aos jornalistas. Brigar tem hora; agora precisamos de união. O governo tem inimigos demais. Precisamos de uma trégua. Neste momento o Pr Bolsonaro está no comando; ele é o Capitão. Seremos mais FORTES. BenzaDeus!!

  52. Não nasci para ler texto desse jornalista. Nem ele nasceu para escrever para mim. O jeito é deixar de lado tudo que ele posta. Aborrecimentos, já temos outros, inevitáveis.

    1. Pois lhe sugiro uma coisa mais útil, vermelhinho raivoso. Aulas para aprender a ler e escrever.

    2. Agora, Aqui pra nós : e o que é que eu tenho a ver com tua flagelada consciência, meu chapa? Pq tu não vai contar os grãos de arroz do saco,pra aproveitar melhor o teu tempo, figura? Apscosta

  53. Saudades do tempo em que vocês criticavam com qualidade, sem o toque típico do ataque subliminar, que tanto vem timbrando a ação da imprensa nos últimos tempos. Dá para serem mais brasileiros e menos ideológicos? A crise é séria e há, certamente, temas a serem discutidos e inações do Congresso a serem cobradas. Não é Bolsonaro lutando bem ou mal contra o vírus e sim o país! Deem um tempo! Que diabos!

    1. A hora pede otimismo! Tragam boas notícias das quais terão orgulho no futuro.

  54. Além da tormenta do Covid-19 tem o congresso espúrio, o stf que nos envergonha e o presidente não para de fazer asneiras ao invés de se concentrar no projeto de recuperar o país do arraso deixado pela quadrilha ptralha.

  55. A eSStrema imprenSSa e sua guerra contra o governo, não contra o vírus. Continuam tentando encurralar o presidente. Estão usando essa pandemia de FORMA POLÍTICA, na esperança de restaurar uma ideologia que foi banida nas urnas em 2018 e, se for preciso nos assustar, criar atritos entre os poderes e desestabilizar o país, eles o farão (como dizia a escorraçada e falecida dilma: FARÃO O DIABO), para eles isso é sobrevivência. Brasil sem medo. PÁTRIA AMADA BRASIL.

  56. Como pode duas pessoas escreverem uma matéria?! O Igor, assistente do Doutor Frakenstein apruma o tronco da coisa enquanto sua assistente, a enfermeira Mader doa um dos seus dois neurônios para compor a cabeça do monstro , digo, redação. A Merdoé está se transformando num filme de terror....!

  57. A imprensa ao invés de incentivar a discórdia deveria cobrar a devolução dos bilhões roubados pelo petê, Sr.aecio,, jaquis Vagner, GLEISI CADÊ O DINHEIRO QUE VC ROUBOU DOS IDOSOS com o corno do Bernardo????

  58. Ter demorado para perceber a pandemia, foi um equívoco, humano, como sói acontecer com qualquer mortal. Porém, ainda em tempo, as medidas estão sendo tomadas e, certamente, surtirão efeito no longo prazo. Este governo, que não é populista, está olhando para o povo, que é quem sofre as consequências. E, dá-lhe, Capitão!

  59. Se correr o bicho pega mas se ficar o bicho come. Temos sombrios. Comemoramos o fim de 2019 na esperança de um ano melhor. Já tem muita gente com saudades de 2019 ... Precisamos de menos palhaçada e MUITO foco no problema. Disciplina nas execução das duras medidas preventivas e corretivas necessárias para cuidar da saúde da população. Sem mais vacilos. Panelas existem para por causa comida dentro e não defender A ou B! Vejo uma imprensa completamente irresponsável tanto p/ A quanto p/ B.

    1. O povo pensa que o governo é um robô. Aperta um botão e pronto. Sai da prateleira. As coisas nao sao assim, tem uma equipe de ministros. Faza-se um estudo ve os pros e os contra daí dá-se o "start". Para Pedro Pó. Os govornadores fazem as coisas assodados decretam. Depois vcs veêm a merda que saí nestas leis estaduais. Vcs nao estao vendo a politica atras deste pandemônios? Seus caras palidas! Vamos calma que dá tudo certo

Mais notícias
Assine agora
TOPO