Adriano Machado/Crusoé

O senhor Corona

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mostra serviço e atrai elogios até de opositores do governo. Sua história, porém, é similar à de outros políticos da velha guarda
20.03.20

Epidemia não é uma novidade na trajetória do médico Luiz Henrique Mandetta. Só em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, ele enfrentou três no período em que foi secretário de Saúde, na década passada. A mais grave foi a da dengue, em 2007, que acometeu 45 mil habitantes da cidade, incluindo o então prefeito e seu primo, o senador Nelsinho Trad, que agora está com a Covid-19. Duas pessoas morreram. O desespero levou Mandetta a oferecer prêmio em dinheiro para a população acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti. A estratégia ajudou a contornar a crise naquele momento, mas a doença nunca abandonou o verão pantaneiro – como, de resto, persiste pelo Brasil afora.

Neste ano, já são quatro as mortes em razão do novo surto de dengue na terra natal do ministro. Até o início de fevereiro, a doença era o grande foco de preocupação do ministério. “Você tem muito mais chance de morrer de dengue no Brasil, hoje, do que de coronavírus”, dizia Mandetta à época. O discurso começou a mudar rapidamente depois que a Covid-19 “desembarcou” no Brasil logo após o Carnaval e foi rapidamente se alastrando pelo país. Demonstrando domínio técnico do assunto, com fala serena e explanações realistas à imprensa, o ministro logo assumiu um protagonismo que lhe rendeu elogios diversos, inclusive de opositores ao governo, mas incomodou a parcela de aliados que vinha minimizando a gravidade do problema.

“Vamos lá, Mandetta: esse vírus aí, coronavírus, é para assustar?”, perguntou o presidente Jair Bolsonaro a seu ministro da Saúde durante uma transmissão ao vivo pelo Facebook na semana passada. Ambos usavam máscaras cirúrgicas — havia a suspeita de que Bolsonaro poderia ter contraído a doença durante uma viagem aos Estados Unidos.

Na live, Mandetta parecia ter finalmente convencido o chefe sobre a magnitude da crise. O presidente sugeriu que as manifestações em defesa do seu governo, que ocorreriam no fim de semana seguinte, fossem adiadas. Na véspera, a Organização Mundial da Saúde havia declarado que o quadro era de pandemia. Apesar das aparências, Bolsonaro ainda não tinha se rendido integralmente às orientações do subordinado – a ponto de sair do palácio e cumprimentar participantes dos atos que ele próprio havia desaconselhado na transmissão.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéEntrevista coletiva no ministério: compromisso diário
Se de um lado Jair Bolsonaro atraía críticas ao dar sinais de que estava disposto a desafiar a gravidade da epidemia, Mandetta despontava de outro, recebendo afagos públicos de desafetos do presidente, como o governador paulista João Doria. A situação irritou o presidente. Na quarta-feira, em uma entrevista coletiva, ele negou ter qualquer problema com o ministro, mas deixou claro seu desconforto com aqueles que elogiam o ministro e o desconsideram como o “técnico” do “time que está ganhando”.

Ortopedista pediátrico, Mandetta é essencialmente político. Um ex-deputado federal do DEM que tem o DNA do Centrão, a ala fisiológica do Congresso Nacional duramente atacada pela rede bolsonarista. Ele e o presidente se aproximaram na Câmara dos Deputados quando foram vizinhos de gabinete e partilhavam críticas a bandeiras da esquerda, como a legalização das drogas, e a programas do PT, como o Mais Médicos.

A chegada de Mandetta ao ministério foi possível graças ao apoio de grandes amigos de partido que são aliados de Bolsonaro, como Onyx Lorenzoni, até recentemente ministro chefe da Casa Civil, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Com a perda de influência da dupla no governo e a ascensão do coronavírus, Mandetta virou o homem forte do grupo dentro da máquina. Os elogios a seus acertos têm lastro na mesma medida em que há, nas ações oficiais de combate ao coronavírus, outros envolvidos merecedores de crédito.

Desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus no país, Mandetta tem trabalhado mais de 15 horas por dia, não raro despachando no ministério até a madrugada. Aos 55 anos de idade, abriu mão dos finais de semana com a família — tem três filhos e um neto — em Campo Grande, para se debruçar sobre estudos e gráficos que reportam a evolução da doença em uma série de outros países. Fez uma exceção para ir pessoalmente retirar os pais, com mais de 80 anos de idade, da capital e levá-los para um sítio mais afastado no Mato Grosso do Sul. A mulher, também médica, fica com ele em Brasília. Ela trabalha no Hospital Regional da Asa Norte, uma das unidades de referência no tratamento do vírus na cidade. Os cerca de 50 compromissos semanais que o ministro costumava ter com parlamentares e prefeitos foram substituídos por audiências com o corpo técnico da pasta, médicos de diferentes regiões, representantes de organismos internacionais e com o presidente Bolsonaro, com quem tem falado pelo menos duas vezes por dia.

Reprodução/FacebookReprodução/FacebookO ministro durante live com o presidente
À frente de um dos ministérios mais importantes da Esplanada, Mandetta soube se cercar de uma equipe preparada que também vem sendo elogiada largamente por médicos e especialistas de diferentes instituições. Em seu histórico, o ministro coleciona algumas notas que destoam um pouco de sua aplaudida atuação no combate à epidemia de coronavírus. É réu, por exemplo, em uma ação de improbidade na qual é acusado de fraudar um contrato de 8,1 milhões de reais para favorecer uma empresa de informática quando era secretário em Campo Grande, em 2010. Segundo o Ministério Público Federal, ele viajou a Portugal com despesas pagas pelo empresário que venceu a licitação e depois fez doações via caixa 2 para sua campanha. Um segundo processo, desmembrado desse, foi enviado recentemente para a Justiça Eleitoral do Mato Grosso do Sul. Ambos estão em segredo de Justiça.

A relação de financiadores de campanha de Mandetta revela elos com outros personagens enrolados com a Justiça. Em 2014, quando se reelegeu deputado, o democrata recebeu um cheque de 100 mil reais do empresário João Roberto Baird, apelidado de “Bill Gates Pantaneiro” e denunciado por esconder 6,5 milhões de reais no Paraguai. Outros 154 mil reais foram transferidos pelo frigorífico Buriti, apontado pelo empresário Joesley Batista como um dos emissores de notas frias para o esquema com o qual a JBS irrigava contas de políticos.

O próprio ministro bancou praticamente um quarto de sua campanha na ocasião em uma conta que, aparentemente, não fecha. Foram 489,3 mil reais, sendo 189,3 mil em espécie. O valor representa 77% de todo o patrimônio declarado por ele à Justiça Eleitoral naquele ano. Um dos mais fiéis colaboradores de campanha de Mandetta é o empresário Aurélio Nogueira Costa, que repassou 144 mil reais, a maior parte em dinheiro vivo, nas eleições de 2010 e 2014, por meio da empresa Cirumed Comércio Ltda, que já foi alvo de uma operação da Polícia Federal por suspeita de fraudar licitações para fornecimento de medicamentos em prefeituras do Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande. Na última quarta, como antecipou a newsletter Brasil Real Oficial, uma outra empresa de Costa, a Prosanis, foi contemplada com um contrato de 700 mil reais sem licitação assinado pelo ministério de Mandetta para fornecer avental hospitalar durante as ações de combate ao coronavírus. A Crusoé, o ministério afirmou que recebeu duas propostas e que o valor cobrado pela empresa era 22% menor do que o preço médio do produto. “O processo ocorreu conforme a legislação, de forma transparente e proba”, afirmou a pasta.

Aliado do ex-governador André Puccinelli, do MDB, preso duas vezes nos últimos anos acusado de corrupção, e do atual governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do PSDB, Mandetta desistiu de tentar a reeleição para a Câmara dos Deputados em 2018 com receio de naufragar nas urnas. No páreo também estavam o deputado Fabio Trad, do PSD, primo do ministro, e a atual ministra Tereza Cristina, do DEM, ambos eleitos. Agora, Mandetta já desponta como um dos nomes mais fortes para sucessão do governo estadual, em 2022. Pelo menos até aqui, ele pode estar certo de que a crise do coronavírus o deixou maior do que era.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Apesar de não ter nenhuma intenção de fechar os olhos a nenhum caso de corrupção,esse relatório da vida política administrativa do Ministro da saúde,pode ser explorado quando essa crise,que aliás,está sendo usada com lupa pelos corruptos políticos para fins a eles benéficos,passar,caso outras tão logo seja pelos mesmos fabricadas. Quem precisa de comunistas Chineses,se os temos aos montes no Brasil ?

  2. Acho que valeu o elogio, porém as vagas insinuações de corrupto tornaram o artigo, mais uma porcaria petista....indigno dessa revista.!

  3. É muito lamentável, aliás extremamente lamentável que numa situação crítica como essa, a imprensa, esteja esmiuçando a vida de quem está à frente da luta no Ministério da Saúde, o Ministro Mandetta. Vocês desceram ao patamar da globolixo.? É uma pena. Já não sobra muito mais jornalismo para se confiar.

  4. Essa é a sanha punitiva. Se alguém se destaca pelo bom trabalho, lá vai alguém revirar o armário à procura de esqueletos. Matéria em momento inapropriado.

  5. Olha, eu abri os comentários para escorraçar o jornalista, sem censo de oportunidade algum, mas depois que li alguns comentários, sai do corredor polonês, já vinha apanhando muito.

  6. Pronto... o Judas agora é o Ministro da Saúde. O problema do Brasil é muita gente desqualificada não sabe ficar no seu QUADRADO. AJUDAR NÃO BOTAR TERROR NAS PESSOAS. C A L M A

  7. Já pedi para sair da Crusoé e d'O Antagonista. Fofoca por fofoca, prefiro ouvir apenas a voz das ruas. Pelo menos, é de graça!

  8. Considerando que o próprio País de onde se originou o Coronavírus minimizou o “problema” era natural que o nosso Presidente, a princípio, também achasse que se tratava de algo de consequências bem menores. A partir do momento em que o mundo se deparou com uma pandemia global e que o Ministro Mandetta está fazendo um bom trabalho, entendo que a Crusoé deveria elogiar toda a equipe governamental ao invés de apenas fazer críticas, em uma época de extremas preocupações para o povo! Te manca!

  9. Desnecessário abordagem sobre o passado neste momento tão complicado. Vamos apoiar as medidas de quem certamente está trabalhando mais de 15 horas por dia! Qdo tudo passar, fique a vontade.

    1. Realmente acho que cancelarei minha assinatura. Decepcionante as posições atuais deste informativo. Muda a olhos vistos e torna se rapidamente mais do mesmo. Procurar filigranas em que nada fez de fato, nada comprovadamente importante. Quero sim sua competência. Falo isso desde o caso mais médicos onde teve postura louvável. Temos cousas muito maiores e muitos e voces silentes

  10. Estou a um passo de cancelar a assinatura tanto da Crusoé qto do Antagonista+! Se ligue, Diogo! Sua revista está com ranço de Veja! Até parece que seu jornalista pertence à galera do ex presidiário que você tanto ajudou a colocar na cadeia! O momento é de somar! Falar das ações positivas do ministro e não estar trazendo esse foco nada compatível com o apoio que o ministro precisa da imprensa! Tome um chá de “se ligue” enquanto é tempo!

  11. Lamentável a hora de abordar o passado suspeito do ministro usando valores insignificantes em relação aos milhões que um advogado indicado pela OAB para ser membro do TJ do Rio

  12. Fala sério , Fabio Leite ! Você não acha inapropriada a matéria para falar mal do ministro justamente neste momento ? Enalteça as medidas e deixe para fazer panfletagem quando superarmos a crise mais grave dos ultimos 50 anos . Antes que pense : não sou bolsonarista . Totalmente fora de tempo.

  13. Os abutres estão sobrevoando. Não perdoam nem uma tragédia mundial para atacar. Oportunismo barato. Vou aproveitar a crise para reavaliar a assinatura da Crusoe. Daqui a pouco vira uma Veja.

  14. A carniça, em tempos de pandemia, por incrível que pareça, ficou escassa. É preciso matar. A caça agora é o Ministro da Saúde.

  15. SO SE ATIRA PEDRAS EM ARVORE QUE DA FRUTOS, e, de maneira geral, a imprensa brasileira e proba em identificar uma Arvore com BONS FRUTOS e tratam logo de atirar pedras, neste momento o MIN. DA SAUDE em realidade é nosso MINISTÉRIO DA GUERRA uma ARVORE que tem nos dado excelentes frutos graças a atuação do Ministro e do apoio irrestrito do Presidente... pedra neles pobre imprensa!

  16. Sei... os opositores o elogiam, mas é político velho ... e assim vcs continuam a maledicência! Esta é a manchete! É isso mesmo?? A ilha do jornalismo vai continuar nesse tom?

    1. Fazem com o propósito de prejudicar. Pq não falaram durante a nomeação como Ministro. Mais uma vez, estes "jornalistas fofoqueiros" só prejudicam. É pra falar da pandemia ou do político? A denúncia é tardia para o momento. Se liga Zé fofoca.

    1. Concordo. Lamentável. A reportagem demonstra uma insensibilidade letal. Estou profundamente decepcionada com a Crusoé. Tendo a postura oportunista e raivosa do restante da imprensa.

    1. Negativo, não quero e folhetim oportunista.essa mudou feio, hoje linha questionáveis, deve se ver como estão os bolsos. Ou os conchavos

  17. Vocês perderam a oportunidade de explicar o que ele vem fazendo para combater a epidemia. Ficaram nas generalidades. Na hora de criticar o passado foram Aos detalhes. O título da matéria deveria ser outro. Princípio de qualquer redação do ENEM.

  18. Reportagem não pertinente à situação real do momento. Assinei recentemente a revista, esperando obter conhecimentos atuais e não essa mesmice. ESTOU ARREPENDIDO

  19. Não é hora para um artigo desse , só desmerece a Crusoé . Falta de sensibilidade total ! Atacar o ministro numa hora dessas é o mesmo que atacar todo o povo brasileiro ! Francamente !

    1. Crusoé, apenas mais do mesmo. Vende um jornalismo sério e isento, mas num momento como este que estamos vivendo entrega um produto como este. O Ministro Mandeta está realizando um ótimo trabalho frente ao Ministério da Saúde, e para nós brasileiros é o interessa.

  20. Estamos numa guerra e só os senhores não perceberam. Deixem passar esse vendaval e aí sim façam as críticas que quiserem. Que merda em senhora imprensa?

    1. Enquanto isso atenua a pressão aos esquerdopata, e gritam com força nessa hora de guerra, faltam escrúpulos aos dois, à esquerda e a Revista

  21. O momento é tenso e precisa que todas as forças da sociedade se unam na busca de vencermos o inimigo número 1- COVID 19. Triste perceber que a Crusué está adotando a mesma linha de uma imprensa sem compromisso com sociedade, preocupada apenas com o seu negócio... Trazendo outros elementos, que não contribuem em nada, misturando "alhos com bugalhos"... Um desserviço, só perde a credibilidade.

    1. Lá vem vc Raquel querer que o Lixo vá para baixo do tapete. Isso, NUNCA. Enquanto existir o Coronavirus por óbvio não encerra o julgamento final do Ministro, mas após coronavirus os fatos e as sujeiradas devem ser apuradas e se o ministro é falcatrua deve ser condenado e preso, assim como foi o Lula e por enquanto meia dúzia de gato pingado. Processo é processo e tem que ir até o FIM. Se liberar um do colarinho branco, há que se liberar e abrir as portas dos presídios geral.

  22. Sempre é bom colocar cor nos fatos, mas é necessário aplaudir o trabalho que ele vem fazendo, tomara que se torne mais relevante ainda para que possamos sair desse probleRONA... Que responda pelos seus atos perante a justiça também, como qualquer um!

  23. Vou cancelar minha assinatura, este texto é ridículo, ser investigado não é ser culpado. Crusoé está se nivelando por baixo, virando lixo igual aos outros. Não podem ver ninguém fazendo um belo trabalho, tem que denegrir a imagem.

  24. O ministro vem fazendo um trabalho excepcional no Ministério da Saúde e não era o momento dos jornalistas relembrarem sobre processos que ainda estão em andamento. Foram infelizes nessa abordagem. Não é o momento para politicagem.

    1. Dessa vez eu concordo plenamente com você José. Mesmo sendo pertinente o comentário, no momento ele era desnecessário.

  25. Parabéns por elogiar um ministro achei neste momento Desnecessário mostrar o lado ruim Está tão claro o que Deus nos quer mostrar Mais amor mais compaixão em vez de criticar Ajudar e Que Jesus nos ampara 🙏

  26. Apesar do passado atrelado ao centrão fisiológico, Mandetta está fazendo um trabalho exemplar na pasta da saúde. Bem como conseguiu atrair e coordenar os demais ministérios nas ações contra a crise. Parabéns ao desempenho do ministro.

  27. Vamos pensar nesse momento.como està a natureza as aves curtindo seus habitat ,as árvores balançando seus galhos recebendo o inverno,temos que refletir o mundo vai ser bem melhor às vezes de males que vêm para o bem,deixando nossos egoísmos,cuidando mais da natureza ,dos idosos e por aí vai ,tudo vai passar precisamos do dinheiro para sobrevivermos.porem esquecemos.essa tal Bolsa de Valores ,só milhões e milhões ,empresários gananciosos,políticos ambiciosos ,o mundo mais pobres de Amor.Vamos

  28. Ao menos pensar em “ medicos cubanos” para tratar o paciente com o corona, poderia encaminha- los para tratar o pai, a mãe e os filhos dele. Chama então o debiloide do Padilha.

  29. 👏 Está de parabéns como nosso Ministro da Saúde!!! Quanto ao “resto”, ele tem o sagrado direito à “presunção de inocência” até ser julgado culpado.

  30. Reportagem inoportuna, perda de tempo, perda do sentido sagrado de escrever e informar. É uma pena, ter o poder de ajudar e simplesmente deixar-se levar pelo ego. 'Olha Mamãe! Sei andar de bicicleta!'...escrevi algo que não serve pra nada mas ninguém falou antes...

  31. Esse Sr. Fabio Leite está prestando um desserviço com essa reportagem. Acaba por desqualificar uma pessoa que nesse momento tem sido um esteio de credibilidade para uma população amedrontada. lamentável que um jornalista não desenvolva esse tipo de sensibilidade. lamentável....

    1. Pensei exatamente isto! O ministro está fazendo um ótimo trabalho. Muito fora de propósito as críticas neste momento!

    2. Para com isso, Otto. O jornalista apenas relatou fatos que antes da publicação da matéria já eram de amplo conhecimento do público em geral. Esse relato, verídico, não diminuirá e nem apagará os excepcionais e relevantes serviços prestados, até aqui, pelo Ministro Manddeta. Parabéns ao Ministério da Saúde!!!

  32. As críticas que a Crusoé, nós cidadãos e leitores temos que fazer agora ao Ministro Mandetta são as de natureza técnica e da política se saúde que estuou deveria ser implementada , face à crise que estamos vivendo. Agora é hora de fazer a roda girar para frente e bem!

  33. Corrupção não é sinal de incompetência.No Brasil desde os tempos coloniais a formula do sucesso politico é -corrupção + competência = > 0 Corrupção é o primeiro termo “default” da equação. O segundo nem sempre presente é a competência. O PT ficou 14 anos no poder enquanto pode manter esse equilíbrio. O regime militar 20 anos encima da mesma equação. Vejo no ministro Mandetta um excelente praticante da equação do sucesso politico. Viva o Ministro Mandetta!

    1. Eleitos por eleitores Canadenses?, paraguaios?, suecos?, haitianos?, japoneses?.... Não: brasileiros!

  34. Tem hora para tudo. Sou leitor assíduo da Crusoé, e estas denúncias que fazem poderiam e deveriam ter sido feitas quando da posse do Ministro. Agora? É jogar para a torcida, e na verdade ser inoportuno. É a casa pegando fogo, um bombeiro, um bom bombeiro fazendo seu trabalho e bem, ajudando a salvar as pessoas, que é o que interessa no momento, e aparece alguém com capacidade de ser ouvido(Crusoé), e começa a criticar supostas ações do passado do bombeiro! Não é hora né!!!

    1. Concordo plenamente com o seu comentário. Já se passaram 1 ano e 2 meses da posse dele e agora numa situação delicada a Crusoe vem jogar álcool na fogueira.

    2. A CRUSOE ESTÁ PERDENDO A CREDIBILIDADE NUM MOMENTO DESSE VEM COM ESSE PAPO DE CAMPANHA DE 2.014 VÃO TRABALHAR SEUS CANALHAS VOU TIRAR A MINHA ASSIM. MAIS UMA DE ESQUERDISTA. NÃO VOU PAGAR PORCARIA...

  35. Excelente perfil. Apesar de suspeitas e investigações, ele não tem condenação alguma. Uma coisa vai ficando evidente: o DEM é o partido que ofereceu os melhores quadros ao governo. Com o fiasco do Aliança e o naufrágio do PSL, Bolsonaro deveria se filiar ao partido aproveitando do Mandetta e colonizá-lo, inclusive expurgando do poder Rodrigo Mais, o Malvadeza Neto, etc. Um eventual sucesso no combate ao Corona daria a ele esse poder.

  36. Assinar a Cruzoé foi dinheiro jogado no lixo! Não estou me referindo a está reportagem, mas a todo o conteúdo. Se bloquearem meu comentário só vou ficar mais decidido em convencer o máximo de pessoas possível a não cometer o mesmo erro que eu.

  37. É a velha estória brasileira, político para se sustentar tem que ceder aqui e acolá senão morre na praia. Acho que todo ministério tinha que ser composto por técnicos altamente preparados e de conduta acima de qualquer suspeita. Para tal, o técnico escolhido não poderia fazer ou ter feito carreira na política. Mandetta é muito bem conceituado no meio médico. Talvez fosse a hora de deixar a política e ficar com a carreira, priorizando sua reputação profissional.

  38. Penso que o que está errado tem que ser veiculado. Mas, fica uma pergunta: por que só agora? Esta´cheirando a oportunismo e vontade deliberada de embaralhar as coisas. Tá mais parecendo a Folha, o Globo e o Estadão. Vou acessar as reportagens até o final da assinatura. Depois, tchau!!!

    1. concordo, não achei prudente agora no meio da crise do coronavírus levantar os podres do ministro Mandetta, desconfio a tempos da verdadeira intenção da revista, eu idem, em maio acaba minha assinatura e vou e não volto. Sou contra corrupção, mas há momento para tudo.

  39. Vocês estão me decepcionando com esse comentário depreciais. Não é para esconder mas não é hora. Desacreditar agora. Jornalistas pqp

    1. Um sopro leve no início da matéria e depois bate até o final. Eu quero um órgão de imprensa de direita. Chega de Foia . Vai Crusoe. Siga seu rumo.

  40. Bom trabalho é apresentar resultados e não ficar só falando obviedades. O péssimo preparo para a crise e a sua submissão à ignorância do PR infelizmente serão aparentes nos próximos dias!

  41. Isto é jornalismo sério! Endeusar político é malandragem dá impressa descompromissada com o público. Ótimo que Mandetta esteja fazendo excelente trabalho no Ministério da Saúde, mas esquecer os deslizes e pior seus crimes ... não!!! Parabéns Crusoé!!

  42. A forma como o Ministro Mandetta tem se conduzido no enfrentamento à pandemia da COVID 19 deve ser reconhecida e elogiada. Contudo, no corrompido quadro político brasileiro, são poucos os que conseguem atuar sem se envolverem, de forma incestuosa, com certos empresários e juízes. Por isso, URGE apoiar a LAVA JATO e instalar a LAVA TOGA ! Ah, Mandetta também aparece em um episódio constrangedor da sua filha, Advogada Especialista em Direito da Saúde, e os Planos de Saúde.

    1. Claudio, Enfia a tua cabeça dentro do teu ú que você não saberá os fatos.Simples.

  43. A profunda competência técnica e a capacidade de liderar o país no combate ao coronavírus credenciam o ministro a continuar fazendo sucesso. Parabéns pelo seu trabalho.

  44. Fábio Leite, você não passa de um jornalistazinho de merda, imbecil intelectualóide, que só faz jogar mais no fundo do poço a já tão combalida mídia brasileira; talvez o seu lugar fosse na Globo ou na Folha, lugar apropriado para as porcarias desse nível. A Cruzóe começou bem , mas com tipos do seu quilate vai ser difícil continuar. Tenha bom senso, imbecil!

    1. Não falei em nada inventado, porém acho que oportunismo jornalístico, em um hora de união nacional contra um inimigo comum, é mau caratismo de jornalistas sem o mínimo interesse pelo bem comum, mas com o único intuito de se promoverem.

    2. Calma, amigo. Investigue, procure se certificar das informações (pode procurar no Google), aqui não tem nada inventado.

  45. Puxa, Crusoé/Antagonista, desde o início o presidente quis escolher um MINISTÉRIO TÉCNICO! Por que a surpresa de vocês agora? Isso é consequência natural da competência. O ministério do Presidente tem vários ministros muito BONS! Graças à Deus!

  46. pelo amor de Deus....vcs estão perdendo a linha....da vontade de cancelar a assinatura. ganham o q com esse tipo de reportagem?

    1. Não cancelo a minha porque sei que terei mais raiva de que ler uma matéria bosta como esta. Certeza, não renovarei. Para não ver merda, já não vejo a globo.

    2. Gustavo, precisamos saber quem é quem. Toda informação é bem-vinda.

  47. O importante é que o ministro está fazendo um excelente trabalho, frente ao caos que estamos submetidos. Vocês fariam um favor ao Brasil, se mostrassem o trabalho feito até aqui. Se ele tem problemas a explicar com a justiça eleitoral, haverá um tempo certo para isso e na competência específica. Parecem crianças no morde e assopra. Ou o JN, mais tendencioso impossível.

  48. lamentável a postura do repórter. A revista está perdendo o foco. transformou-se em instrumento de desconstrução do governo. não tem uma reportagem proativa. lamentável. Hoje decidi cancelar minha assinatura.

  49. Bom trabalho? A expansão do vírus já estava prevista em janeiro e onde está o plano efetivo? Faltam máscaras, álcool, luvas, testes (fartos apenas para políticos) , controle do desembarque de voos internacionais, fronteiras tardiamente fechadas, efetivação de quarentenas, etc...

  50. Esse repórter imbecil que joga contra o Brasil deveria sair do quadro da Cruzoe. O foco agora é sairmos dessa crise. Cruzoe não tem um líder para avaliar as matérias? Lamentável

  51. Tentei duas vezes e não deixaram sair meu comentário. Vou resumir; Cruzoe, peça desculpas aos seus leitores por deixar um imbecil que quer aparecer tentando desconstruir um ministro que está fazendo um excelente trabalho. Aceite repórteres que trabalhem a favor do Brasil

  52. Esse Cruzoe não tem uma liderança com algum cérebro? Tem que analisar antes o que está sendo escrito. Essa matéria visa desacreditar um ministro que está fazendo um trabalho técnico e correto e um reportesinho sem expressão que quer aparecer , vem com essa matéria para desconstruir o ministro? Para dar munição aos que querem ver o Brasil pegar fogo? Se ele tem algum problema faça a matéria em outra ocasião O foco agora é combater essa doença. Seja proativo e menos canalha.

  53. Meu Deus, que reportagem mais fora de hora foi essa desse imbecil. sinceramente não sei até quando vou continuar com essa assinatura.

  54. Mandetta tem feito um ótimo trabalho mas é, também, um político desonesto. Ligado às operadoras de planos de saúde faz, de forma descarada, captação de clientela para sua filha advogada, que, “coincidentemente” representa essas mesmas empresas. É um exemplo perfeito do “rouba mas faz”. Merece aplausos pelo desempenho como ministro, mas deve ser vigiado de perto. Não hesitará em tirar proveito da crise.

    1. Cruzoe deveria se desculpar por ter um repórter imbecil e fora de foco. Lamentável

  55. Da mesma forma como Eduardo Bolsonaro criticou obtivermos chinês fora de hora, me parece que também essa reportagem está fora de hora e não ajuda em nada ao combate ao coronavírus. É provável que à partir de agora o ministro seja questionado pela imprensa sobre tais processos tirando o foco sobre, até aqui, uma administração eficiente quanto à crise na saúde que atravessamos. Eduardo Bolsonaro , por quem não tenho o menor respeito colocou uma verdade fora de hora e essa matéria faz o mesmo.

    1. Concordo plenamente! A reportagem deveria focar apenas no esforço para conter o corona vírus. As denúncias poderiam ser publicadas em outro momento. Porque gerar insegurança com relação ao ministro em um momento tão difícil onde a população precisa acreditar no trabalho e dedicação dos responsáveis?

    2. Parexe que nunca está bom. Até quando acertam, procuram uma maneira de menosprezar. Esse Fábio Leite azedo, deveria ir pra Globosta ou Foia, Isto é, Fórum etc etc etc

    3. Isso.Nota 10 para Mandetta como Ministro, e "zero" para Fábio Leite

  56. Agora devemos reconhecer e agradecer o Ministro Mandetta pela dedicação, postura e competência na condução desta situação grave e extraordinária .

  57. Acho completamente desnecessário atacar o ministro Mandeta em um momento tão conturbado. A hora é de união de todos, afinal estamos no mesmo barco.

  58. Como leitor e assinante não acho propício o momento do lixamento moral. Não gosto do centrão, não sou eleitor de Mandeta , e a justiça é que tem de forma isenta, como deve ser, fazer o seu trabalho. Não podemos negar o trabalho que o Ministro está fazendo, com dupla missão, pois talvez a mais complicada seja convencer o Executivo da gravidade da situação. Por outro lado, não vejo nenhum cerceamento das ações do Ministro por parte desse mesmo Executivo, pelo contrário.

  59. Reportagem oportunista e totalmente desnecessária para o triste momento em que estamos vivendo; autocrítica e bom senso em jornalismo é fundamental, não se esqueça disso em suas próximas matérias, que certamente eu não vou ler.

  60. Atacar desnecessariamente o principal general numa guerra vc está fazendo o jogo do inimigo. Reportagem fora de hora. E sem nenhuma utilidade. Ele está respondendo processos na justiça se for condenado cumprirá sua pena. Nesta hora vamos concentrar nossos esforços na luta contra o corona. Não sou eleitor dele ou deste governo. Estou protestando como leitor de Crusoé.

  61. Infelizmente, caríssimos, a decepção com a Crusoé/Antagonista aumenta a cada dia.Rumores de que a Globo ameaçou D.Mainardi, Outros rumores, o traíra e covarde João Dória, que enriqueceu bajulando desde Collor, FHC, Luiz Inácio, Dilma e Temer, não importando suas ideologias. Usou camisa Bolsodória, e, cinicamente, nega que só venceu porque usava a camiseta, comprou ou está por trás da Nova Crusoé. Jornalista no Brasil envergonha todos os homens de bem, pois 90% são da esquerda falida e podre!!

  62. Cada vez mais decepcionada com a mídia brasileira. Fico me perguntando onde é que eles estudam Jornalismo! Será que é jornalismo mesmo ou puro doutrinamento ideológico disfarçado?

  63. a materia parece ou segue o asinino Eduardo Bolsonaro quando ataca a China no caso do covid-19 Tem hora pra tudo e cada coisa no seu tempo. lamentavel.

  64. Como o jornalismo é hipócrita! antes da pandemia vcs nada falaram sobre suposta caixa dois do ministro Mandeta. Agora que ele está sendo uma unanimidade em todo o país vcs vem com essa matéria. Vão p o inferno safados! Todo o trabalho dele é salvar vidas e está conseguindo e vcs vem com toda essa maldade. cuidado! Deus é bondoso, mas ele não perdoa a hipocresia.

  65. Ministro Show de Bola. Ao mesmo tempo ter que administrar a crise da epidemia e a falta de noção do Presidente!! É corda bamba o tempo todo. Mas vamos ao que interessa. Uma questão crucial que estão colocando de lado. Pq não usar mascaras? Se para cada caso contaminado identif. há 15 não identif. mas contaminados, é sinal que não usar a mascara dentro de um coletivo (trem,ônibus,metro) é uma loteria macabra. Certamente os sem mascaras irão se contaminar por orientação do Ministro. Que pisada!!!!

  66. Com certeza estão todos os políticos de olho nas verbas, que serão liberadas, para serem surrupiadas. Que morram pelo menos alguns deles. Pra valer a pena essa epidemia.

  67. Que tal deixar as denúncias pra depois? Deixa o Mandeta trabalhar. Precisamos dele agora...corrupto ou não tá fazendo um bom trabalho.

  68. Putz ! Levantou a ficha completa do ministro !Agora não é hora !No momento ele faz um excelente trabalho ! No momento é o que importa!

  69. Muito inoportuna a matéria, em meio a uma crise desse porte desacreditar o caráter do ministro não ajuda em nada É a CRUSOÉ metida em interesse escusos, lamentável.

  70. Não entendo o interesse desse jornalistazinho de merda, Fabio Leite, tem em denegrir a imagem do Ministro, que esta executando um excelente trabalho ao enfrentar a crise que estamos passando. Deixa a Justiça resolver o problema. Essas infomações além de inoportunas, demonstra o recalque de Jornalista medíocre pelo sucesso dos outros. Cresce, mas sem tentar derrubar os bem sucedidos.

  71. Desconstruir um “soldado” na frente de batalha; espalhar o caos é torcer contra si mesmo. Não há como ir para a Europa, o coronavírus está lá; não há como ir para os USA, o coronavírus também está lá. Que o Dr Mandetta possa fazer o melhor dento do que ele possa fazer; que o Pr Bolsonaro também possa fazer tudo que ele puder fazer. A desconstrução de quem está agindo só leva ao caos. O caos pode ser interessante quando ninguém tem família, quando o que existe são somente PREDADORES.

  72. A verdade deve ser dita não importa o momento. Parabéns pela reportagem. O presidente poderia ter escolhido um técnico e não um político para ministério da saúde. Os Hospitais Federais do Rio de Janeiro, continuam com os mesmos vícios.

    1. Riomar, Rio de Janeiro não tem parâmetro para nada, elegem cada peça rara por ai, fala sério!!!! Até o CACARECO já foi eleito!!!!

    2. Riomar, estou de acordo com o pífio desempenho do Ministro até aqui. Já comentei na Crusoé que o Médico é um mau gestor e mau líder para oServiço Público (considero, inclusive, José Serra, Economista, o melhor destes tempos democráticos) Minha discordância: não é hora de vitimizar ninguém. Na calada do nosso retiro vamos nos informar sem conteúdos de segundasintenções, ajudar solidariamente, como pudermos e torcermos por uma nação com menos sequelas sociais e políticas. Sem vírus. Democrática.

  73. Parece matéria interesseira e fora do tempo de maturação. Sou médico e admirador do Deputado Mandetta pela sua atuação no mandato passado. No entanto, apesar de estar,AGORA, fazendo o dever de casa. Demorou muito a agir. Calado, aceitou a Turma da Economia ( os pró China) conduzir, no início, aquilo que era sua obrigação junto com o Povo da Saude pública. Os áulicos, na verdade, estão atrás dos 5 bilhões gastos sem controle severo.Passado isso vamos construir nossos “heróis” depois, bem depois.

  74. crusoe ja era, uma reportagem pior que a outra. Nao tem o que falar ficam tentando causar mal estar entre o povo com o governo, buscando coisas irrelevantes ao momento critico que estamos vivendo.

  75. Os "antas" são mesmo "admiráveis": dias atrás, usaram de cizânia, tentando jogar a competência do Ministro contra o Presidente, que até estaria com "ciúmes" de seu excelente colaborador! Os brasileiros de bem não compraram a fakenews...como a infâmia não deu certo, agora vêm com esse texto! Os senhores não se envergonham de ser tão patifes? Alimentam-se apenas de vilezas? O espírito de vocês se sente bem, chafurdando na canalhice???

  76. Sr Fábio Leite, essa mistura de conteúdo tenta tirar o brilho e desestimular o talento e o grande trabalho do ministro. Da velha política vamos nos livrar paulatinamente, mas no momento temos a obrigação de respeitar quem está empenhado e dignamente trabalhando por todos os brasileiros e estrangeiros residentes em nosso território.

  77. Infelizmente já começo a repensar na minha assinatura, o momento é de todos pensarmos em alternativas para combatermos esse mal, porquê se já sabiam disso tudo, já não publicaram antes? Qual é a real intenção de se publicar somente agora? É de causar um mal maior doque oque já está previsto, infelizmente vejo que é apenas mais uma do mesmo.

    1. É verdade Romildo. Não é o momento para jogar no time dos perdedores conforme esse" jornalista" inseriu, e ainda como ele mesmo diz ( em segredo de justiça)e disto os tribunais estão cheios.No futuro tudo deva ser esclarecido. Pensemos no presente, salvem os nossos compatriotas. É o que o Ministro está empenhado .Deus salve nosso pobre país.

  78. qual o objetivo desta reportagem?! o Foco agora e combater a epidemia, coisa que ele vem fazendo. Voces tem falta do que fazer? Do que falar? Serio? \porque nao ser proactivo? Buscar o que os assinantes tem para contribuir? CACETE!

    1. Quem é esse cara? Onde mais êle escreve? Nunca vi nada dele. Trabalha onde? É bem fraquinho! Vive de que? Fofoca?

  79. " Sr Corona" infeliz título Sr Fábio Leite. Jornalismo investigativo sempre! Ironia nesse momento trágico pra quê?! Lamentável...

  80. Que vergonha Crusoe!!! O ministro um tecnico ,está enfrentando um trabalho herculeo ! por quê voces não trouxeram estes fatos ao conhecimento do Senado por ocasião da SABATINA do Mandetta por eles ??? INVEJA ??? Queria ver um jornalista enfrentar um problema grave como epidemias , sejam elas de dengue ou COVID, inclusive TODAS elas relacionadAS À FALTA DE EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO, QUE É PREGUIÇOSA DESLEIXADA COM O LIXO DOMICILIAR , JOGA LIXO NA RUA PARA ENTUPIR AS REDES DE ÁGUAS PLUVIAIS !!!

    1. Okok..tudo correto... mas que diabos? E ministro da saúde agora precisa ser sabatinado no ou pelo Senado? Caraco, essa eu não sabia..

  81. Escolheu o pior momento para divulgar os mal feitos do Ministro. Não vai colar diante do excelente trabalho que vem fazendo à frente da crise. Além de atrair para si, caro jornalista, antipatia desnecessária.

  82. Parabéns!! ao Ministro, pelo desempenho e dedicação. Crusoé está certa em contar o que sabe. Quem sabe Ministro foram as "más companhias" e a ganância, hein?

  83. A merdoé / Antagolpista já tentou fazer intriga do Sérgio Moro com Bolsonaro, depois o mesmo com o Paulo Guedes e agora é a vez do Ministro Mandetta. Como vocês conseguem olhar na cara de seus filhos enquanto praticam esse tipo de coisa? Vocês não têm nem um pouco de vergonha?!!

  84. A eSStrema imprenSSa e sua guerra contra o governo, não contra o vírus. Continuam tentando encurralar o presidente. Estão usando essa pandemia de FORMA POLÍTICA, na esperança de restaurar uma ideologia que foi banida nas urnas em 2018 e, se for preciso nos assustar, criar atritos entre os poderes e desestabilizar o país, eles o farão (como dizia a escorraçada e falecida dilma: FARÃO O DIABO), para eles isso é sobrevivência. Brasil sem medo. PÁTRIA AMADA BRASIL.

  85. Tá difícil em Crusoé. Esta matéria foi só para desmoralizar ou porque a pauta é ser do contra sempre? Vocês só soltaram este tema agora porque ele está na mídia, precisa-se escarafunchar tudo em nome do “bom jornalismo investigativo” e assim atrair mais assinantes. Não cola, eu sou assinante novo, mas acredito que vocês não fizeram matéria sobre Mandeta quando ele foi cotado para o ministério. Apenas aquelas besteiras de que médicos eram contra, bla , bla, bla...

    1. Exato, Celine. Estamos em tempos de guerra, o importante agora, é derrotar o inimigo comum. Se tem problemas com a justiça, deverá um dia quitar. Agora, temos que nos unir para sairmos ilesos deste inferno criado por este vírus infame.

  86. Impressionante como sempre a imprensa aí independente da ideologia , coloca uma casca de banana. Nesse caso sucesso e eficiência será a resposta do ministro

    1. Esse petr alha nunca vai ser um colunista de meio de comunicação que seja respeitado. É um trapa lhão inconveniente. Deixa o excelente Ministro trabalhar em paz, seu baba k, e a justiça seguir seu caminho. Ex croto de mer da.

    2. Jornalistazinho medíocre. Inoportuno. Falso moralista. Deve ser um mer da como gente. Ex croto. Merece um corona!!!! Deixa o ministro com suas culpas. É problema dele. Se falhou que pague na hora certa. É um excelente profissional. Ninguém esquecerá. Já o nome desse boz ta nem lembro mais.

    3. cruzoé....o menos é mais! não se juntem à imprensa marrom! Por favor não quebre a credibilidade da revista!

    4. Péssima hora para soltar isso. Quer a volta do Humberto Costa (conhecido pelos médicos por “um certo bosta”, de tão reuni que era.

    5. Questão cultural, infelizmente, nós brasileiros temos mto que aprender com o espírito solidário presente em culturas como a japonesa, inglesa etc.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO