RuyGoiaba

Nós somos o violinista do Titanic

20.03.20

Tentar escrever uma coluna de humor no meio de uma pandemia que já matou gente à beça pelo mundo, só deve piorar no Brasil e está deixando apreensivas (para dizer o mínimo) todas as pessoas que tenham dois neurônios funcionais faz a gente se sentir um pouco como o violinista tocando enquanto o Titanic naufraga. “Cavalheiros, foi uma honra tocar com os senhores nesta noite.”

O que me consola um pouco é que humor, sendo válvula de escape, não deixa de ser também uma estratégia de sobrevivência. Qualquer pessoa séria da área reprovaria o modo como Jair Bolsonaro e alguns de seus ministros usaram as máscaras de proteção na entrevista coletiva que concederam na última quarta-feira, 18. Eu só consigo pensar que o governo federal recebeu consultoria de Didi Mocó para aprender como pôr e tirar essas máscaras. “Isso, presidente, deixa pendurada na orelha mesmo. Agora cobre os olhos, assim. Tá lindo!”

É natural do ser humano procurar ver alguma graça nessas coisas para não se deixar abater pela noção, absolutamente correta, de que nós estamos MUITO ferrados. Ainda mais em um cenário de quarentena. Fechado em casa, eu não só passei a achar graça das péssimas piadas de Tiozão do Zap mandadas por alguns dos meus amigos como desisti de qualquer pretensão à civilização e aderi também à tiozice do WhatsApp (mentira: não desisti. Pelo menos ainda tento não espalhar boato cretino nem “receita caseira de álcool gel”). Deve ser assim que cubanos e soviéticos se sentem, ou se sentiam, no meio da desgraça: a piada é a vodca indispensável para sobreviver quando tudo em volta é Chernobyl.

(Abro aqui um parêntese completamente desnecessário só para contar a minha piada soviética favorita: um cara saiu pela Praça Vermelha gritando “Brejnev é um idiota!”. Foi preso e condenado a 15 anos: cinco por insultar o secretário-geral do Partido Comunista e mais dez por revelar segredos de Estado.)

Por outro lado, como já disseram por aí, essa pandemia é o momento de os antissociais brilharem. Sempre soubemos que esse negócio de ficar abraçando, beijando, mantendo contato com outros seres humanos e gostando de gente em geral não resultaria em boa coisa. Hoje, vejam vocês, o modo correto de provar nosso amor à humanidade é ficar o mais longe possível de nossos semelhantes.

Moral da história: seja menos Cazalbé de Nóbrega (recebendo todo mundo naquele banco d’A Praça É Nossa) e mais Silvio Santos (“vai pra lá, vai pra lá, hi-hi, ha-haaaae”). No fundo, Silvio é o violinista do Titanic que o Bananão merece.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Jair Bolsonaro poderia recorrer à pandemia do novo coronavírus para justificar a recessão que fatalmente se abaterá sobre o Brasil (o que aliás será verdade: até para os EUA já se prevê uma queda de nada menos que 14% do PIB no segundo trimestre). Poderia até utilizá-la para justificar medidas de exceção, que lhe permitiriam mandar no país sem aquele incômodo do Legislativo e do Judiciário. Em vez disso, o que o presidente escolheu fazer? Não apenas minimizar a pandemia – no que está sendo desmentido diariamente — e ir para a galera no domingo passado, 15, à moda do Seu Boneco da Escolinha do Professor Raimundo, como dizer na sua coletiva do dia 18, contra todas as orientações médicas e qualquer bom senso, que ninguém deverá se surpreender caso ele entre no metrô lotado em São Paulo, para “estar ao lado do povo”.

Jair Bolsonaro é provavelmente a pessoa mais JENIAU a já ter ocupado a Presidência do Brasil — um feito extraordinário no país que legou Dilma Rousseff à humanidade. A sequência de fotos abaixo comprova. Parabéns, presidente.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéPlacar do jogo: a máscara de proteção ganhou de Jair Bolsonaro por 3 a 0

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Hoje vou expressar uma questão que me ocorre sempre que leio qualquer coisa escrita por você: Qual seria o objetivo obscuro por trás de seus textos? Para mim o que você escreve pode ser muitas coisas, menos humor. Você expressa raiva, falta de educação, desrespeito e uma enorme gama de besteiras justificadas por aquilo que, seguramente, sua coluna não é: Humor. Deve ter um ego bastante frágil que acredita enaltecer com a ILUSÃO de ser um intelectual a partir das asneiras que escreve.

  2. Querido Ruy Goiaba, O Presidente escolheu minimizar a pandemia e está sendo desmentido? Pelo contrário: Está sendo confirmado. Aqui em SC, em SP... fecharam comercio, fecharam cidades. Lá no Japão, tá tudo aberto e funcionando. Qual a diferença? O resultado do Japão é melhor... ué?!?! A Crusoé está ficando rasa igual ao resto da imprensa? Cuidado. Eu posso cancelar a minha assinatura (é só o que posso fazer).

  3. Isso mesmo, Ruy Goiaba, muito humor nesta hora trágica para todos. Bom mesmo é a manchete: "Maduro receita capim-santo contra coronavírus", com o texto "Nicolás Maduro recomendou uma mistura de capim-santo,gengibre,sabugueiro,pimenta do reino, limão e mel de abelha para combater o novo coronavírus." Fonte: Antagonista+ (isso mesmo). E ai de quem discordar do grande presidente democrata.

  4. Lamentável, em todos os aspectos, o texto. Não cabe a um presidente disseminar pânico, em momento algum. Comentários e algumas atitudes infelizes? Sim, sem dúvida. Agora, pir que não falar da infinidade de acertos? Na excelência da maior parte de seus ministros? Comparar, desfavoravelnente, o atual presidente, à Dilma? Lula, Sarney, e tantos outros? Cabe, no meu entendimento, uma revisão de seus padrões de excelência política.

  5. Humor é bom até nos momentos críticos. Só uma coisa, Lula dando tapinha na costas da rainha,Dilma enaltecer mandioca, Collor no jet ski,deram boas piadas,mas não foi por isso q se pintou cara ou se bateu panela,foi? então menos....

  6. o fato é ,mesmo que Bolsonaro fale,haja e diacurse da forma dita correta,ele vai está sempre errado,e isso o faz parecer melhor do que ele realmente é. Foi nessa vibe q ele ganhou a eleição,ainda não entenderam?

  7. Não importa como Bolsonaro se comporta ,sempre será motivo de chacota ,se fala que não precisamos nos preocupar com corona virus ,não está tratando com seriedade o problema ,esta semana qdo ministro Mandetta falou que em abril o sistema de saúde vai entrar em colapso ,caso não façamos o isolamento social ,já estavam os jornalistas falando que o Mandetta estava pessimista e causando o pânico ,tá difícil .

  8. Se o STF paga até alguém para puxar a cadeira dos ministros, por que não havia um bendito enfermeiro ou tecnico de enfermagem para ajudar o Presidente a colocar a mascara

  9. Dada a sensibilidade e ausência de predisposição para o humor, sua abordagem foi bastante feliz. Rendo minhas homenagens a sua habilidade e, - não pense que passa batido - a cultura geral necessária a quem faz humor. A inserção da "piada russa" foi genial. É isso que o distingue de palhaços sem noção que precisam humilhar alguns para extrair algumas risadas de outros.

  10. O vírus não haverá de causar tragédias no Brasil pois a maioria de nosso sofrido povo crê ora e roga a Deus por sua gente que haverá de sobreviver e agradecer pela dádiva da vida!

    1. Não entra nessa Aparecida, pois o PAPA foi o primeiro a correr E fechar o Vaticano, a oração e importante sim, mas apenas como terapia mental pra si mesma , se cuide ao máximo pra não contrair o vírus, e o melhor a ser feito no momento para o seu bem e o bem dos outros 🤗

  11. Sempre me sinto só, pois é difícil conversar com a maioria das pessoas, cegas por serem acomodadas e preguiçosas agora estou me sentindo em um estado natural!

  12. Vc foi debochado... O Genial se faz verdadeiro e fiel ao povo brasileiro! Tem minha real admiração e apoio! O povinho nojento que, no meio do caos, procura e inventa picuinha!!! Sabedoria para o Mandetta e conscientização para o povo brasileiro fazer sua parte no combate ao vírus!!!

  13. A vantagem desse isolamento é que agora eu posso exercer a minha condição de anti social sem ter que dar satisfação a ninguém. Aleluia!

  14. Parabéns pela analogia perfeita e inteligente! Continue publicando textos de qualidade que só a equipe jornalista da Crusoé tem! 💪💪💪

  15. Gostei do texto. Só é excessiva a comparação com a Dilma. Esqueceu as performances dela? E pior, terrorista ladra, alçada ao poder por um ladrão e, no poder, cercou-se de ladrões.

  16. WGNER, "viva, viva, viva o IDIOTA alternativo" (parafraseando o Maluco Beleza)... Porque é democracia! V. vai ter que eleger um. Cuidado pra não piorar.

  17. Tá difícil fazer piada nesse planeta! Tá difícil achar graça nesse início de século! Já recebi muito zap com besteirol em doses cavalares pro ano todo mas não ri de nada!

  18. Assinar a Cruzoé foi dinheiro jogado no lixo! Não estou me referindo a está reportagem, mas a todo o conteúdo. Se bloquearem meu comentário só vou ficar mais decidido em convencer o máximo de pessoas possível a não cometer o mesmo erro que eu.

    1. "esse idiota- com sua ascensão à presidência- automaticamente, e por proposição de campanha- afastou os cofres públicos da gana e tesão PeTralhas (e associados) em uso e deleite na apropriação do dinheiro público. "esse idiota", apesar de sua inegável "língua de trapo", montou um dos melhores ministérios da história recente da República. Viva o idiota! Todo o poder à Lava Jato!

  19. esse que é, pelo nome , um humor ácido.dizeres de uma goiaba na terra do bananinha.precisamos rir para não chorar. saímos do lula e entramos no mula.o Brasil não tem jeito,

    1. Particularmente, eu prefiro o "Senhor Mula" - já parou para pensar o quanto uma mula trabalha? E, o Lula um parasita etílico que quando não estava saqueando a Nação Brasileira, estava roubando o Povo Brasileiro. Desculpas, ele também, viajava muito para dar palestras e distribuir fortunas para os "amigos bolivarianos", investir no negócio de diamantes na África do Sul (parece que tem um filme: "Diamantes de Sangue." Imagine o que dá para trazer ou levar, sem qualquer controle e/ou fiscalização).

  20. Realmente, talvez fosse melhor não ter escrito nada. Pior do que o texto somente a minha idiotice em o ler integralmente acreditando que poderia encontrar algo interessante.

  21. Dona Dilma, como sabem, pilotou a Arca de Noé. Chefiou 39 ministros, inclusive Três Porquinhos. Em termos técnicos, isso se conhece como Um Baita Alcance de Controle. Onde achava energia para tocar a nau? Ingerindo milho com mandioca? Ao contrário de alguns próceres da Res Putrida, DD não era movida a etanol ou substância análoga. Seu problema talvez fosse natural: Quod natura non dat nec Salamanca praestat. Versão atualizada: Ausente a cumplicidade cega da natureza, nem Harvard consegue ajudar.

  22. Por que não fazer um Quiz Show sobre cultura geral com Dilma e Bolsonaro. Isso sim nos faria rir muito num momento tão difícil.

    1. Vish, Renato, seria o anti-cristo, isso sim. Kkkkkkkkkkkk

    2. Seria melhor fazer um big brother, com os dois e direito a conversas interessantíssimas, cenas de sexo sob os edredons e, grand finale, a concepção de um rebento. Seria o gênio da raça!!!

  23. Quando a melhor parte do texto é uma piada velha (mais de 50 anos) esem graça, constata-se que a Goiaba virou Abacaxi. Tá difícil aguentar Crusoé.

  24. Texto totalmente dispensável e sem graça. Poderia nos poupar dele já que a situação mundial está dramática. Acho que a Crusoe não está sabendo escolher seus jornalistas de forma adequada. O que é lamentável.

    1. Faça um melhor e publique. Nos faz falta a sua verve cômica! E em épocas onde o corona anda roubando empregos, quem sabe seu talento para a comédia não seja recompensado e vc salvo do desemprego? Na Record me parece que estão contratando. Eu vou mandar meu vídeo pra lá agora mesmo.

  25. Seu Ruim Goiaba, ou Goiaba Ruim, o pessoal da Crusoé acha alguma graça nos seus escritos? Confesso que tento, mas tá difícil. Tragam o Agamenon!!

  26. Goiaba, a quarentena, em país tão deseducado como o Brasil, onde as pessoas simplesmente 'baixam' em nossa casa sem avisar, é uma delícia, né não? Nada de cozinhar para dois e ter que servir seis; convidar seis e receber 25; estar com a bowl de pipoca no colo, o dedo no play para ver o filme que você acabou de alugar e... blim blom! Chega o amigo com duas crianças insuportáveis. Vamos aproveitar enquanto podemos...

  27. Pasma-me que Crusoé mantenha em seu "staff" um colunista tão imbecil e sem criatividade como esse tal de "Ruim Goiaba". Essa fruta há muito já apodreceu. Continua agarrada ao pau e não cai.

  28. Prezado Ruy: Num país azedo, amargo, triste- herdado de 13 anos de PT e que parece continuar, só que no outro extremo- você e cia (da comédia e, por que não, da trági-comedia) são essenciais para contrapor com a leveza. Estou quarentenário, também, e e’ a primeira vez que me divirto. Parabéns por citar os monstros da diversão nacional (Chico Anisio, que saudades!) com muita sintonia fina !

  29. Rui, coluna divertida. Mas mesmo assim , colocando atrapalhadamente a máscara, ele é o mito. Autêntico, bem intencionado, corajoso, não rouba. E escolheu uma equipe nota 10.

    1. Concordo. O presidente, apesar das pantomimas, está agindo certo. Que falta estão nos fazendo os mais de R$ 100 bilhões roubados pelo PT!!

  30. Zé Goiaba, que coisa feia, pegando carona na onda de pau no presidente, coisa de zé besta, como não tem o que falar sobre corrupção ou outra transgressão ficam com picuinhas, falam do presidente mas não vi nenhuma empresa jornalistica, inclusive a Crusoé, mandando os funcionário irem para casa e paralisar as operações com se diz " pimenta no c. dos outros é refresco".

    1. Exigem do Jair Bolsonaro o comportamento de um Lord que ele nunca foi nem nunca será. Não foi eleito para portar-se como um Lord, ao contrário, foi eleito para "meter o pé na porta” e exercer a liderança bruta de lenhador, do tipo que escarra e cospe no chão. Atente: além de ser um cara comprovadamente honesto, foi o temperamento e a disposição de escancarar o falso jogo político brasileiro que o elegeu. Esta idealização do líder é um grosseiro erro de avaliação da situação política do país. Po

  31. Pandemia!!! Pensei que viria algo engraçado, mas não. Vi somente um militante politico de uma esquerda caviar como tantos da REDE BOBO. Pfv mude seu nome artístico, pseudonimo,codinome. A GOIABA faz bem!

  32. Disse essa frase sobre o placar da mascara. Muito engraçado ele usando a mascara e fazendo o que fax com os oculos âs quintas feiras na live da TV.

    1. Pessoal vcs brincam com coisa séria. Não seria melhor levar a sério, pois o goiaba só quis abrir um espaço para ver a reaçao, conseguiu Nao sou parente do propritario da revista, entao nao estou defendo a revista, mas é uma questão de analisar melhor

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO