LeandroNarloch

Resgatem os brasileiros do Brasil

07.02.20

A Força Aérea Brasileira gastou um tremendo cascalho para enviar quatro aviões à China para resgatar trinta e poucos brasileiros em quarentena em Wuhan, na província de Hubei. Nossas benevolentes autoridades consideraram que os brasileiros corriam muito risco na região, centro do surto de coronavírus, e portanto seria virtuoso que o bom pastor fosse atrás das ovelhas perdidas.

Foi um gasto à toa. Pior: foi um gasto que colocou em risco a vida dos nossos conterrâneos na China. Se o objetivo da viagem da FAB era garantir a segurança dos brasileiros, seria mais sensato fazer o contrário: evacuar os brasileiros do Brasil. E enviá-los para Hubei.

É mais perigoso viver no Brasil sem coronavírus que na China com coronavírus. A taxa de homicídios do Brasil é trinta vezes maior que a chinesa. Se os 58 milhões de chineses de Hubei tivessem que enfrentar nossa violência desde 1º de dezembro, início da epidemia, 2900 já estariam mortos. É mais de cinco vezes as 549 mortes naquela província pelo coronavírus até esta quinta-feira, dia 5, 14 horas.

Provavelmente uma imigração em massa de brasileiros aumentaria a violência na China, mas não o suficiente para chegar aos nossos 30 homicídios por 100 mil habitantes. Ou seja: milhares de vidas seriam salvas com essa nobre ação presidencial.

A FAB poderia, por exemplo, ter aproveitado os lugares vagos nos aviões, que foram à China meio vazios, para levar algumas dezenas de brasileiros que optassem por emigrar. Eu seria um dos voluntários. Me manda pra Hubei, Bolsonaro!

Hubei não deve ser um lugar exatamente bonito, interessante ou bem-cheiroso. Mas veja por outro lado. Lá tem coronavírus, aqui tem Glenn Greenwald.

Além da segurança, passar algumas semanas no centro da epidemia do coronavírus teria outras vantagens. Eu viveria dias tranquilos sem saber das últimas baixarias do Alexandre Frota. Sem ouvir falar das fanfarronices dos filhos do presidente. Sem sentir vergonha alheia com os erros de português do ministro da Educação. Passaria batido pelas acrobacias argumentativas de quem defende as mentiras do documentário “Democracia em Vertigem”.

Ontem mesmo tomei a decisão. Após dois ou três minutos de reflexão na varanda do meu apartamento com vista para Osasco, decidi ficar de malas prontas. Vai que o presidente tem um surto de sensatez e decide resgatar os brasileiros da calamidade atual em que nos encontramos no Brasil. Se isso acontecer, estarei pronto para embarcar no jatinho da FAB. Me manda pra Hubei, Bolsonaro!

Leandro Narloch é jornalista e autor do 'Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil'.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Muito engraçado. O Brasil é um lixo, e só fanáticos para pensarem ao contrário. A china é um lixo também, então teria dúvidas. Mas se fosse pros EUA, iria na hora.

  2. Excelente texto, pena que ainda há pessoas sem discernimento para entender a mensagem do autor. acho melhor essas pessoas ficarem com a Fátima Bernardes! Está mais ao nível delas.

  3. Sou Vilarim. Você não é minimamente extraordinário, mas maximamente qualquer coisa que possa te desqualificar como profissional. É o que tenho a dizer. Ah, pra finalizar. Querendo passar por engraçadinho, você "se ferrou-se".

    1. Complementando... Você ainda permanece empregado aqui? Porque depois dessa..

  4. Não dá para ficar migrando. de assuntos sérios para humor o tempo todo. E vamos e venhamos, como humor é muito fraco. melhor ficar com os assuntos mais sérios mesmo.

  5. Que matéria mais ridícula. Sem conteúdo. O Crusoé deveria selecionar melhor os seus jornalistas. Deveria ter um revisor do que vai ser publicado. Se continuar a publicar matérias sem conteúdo vai minguar em muito breve.

    1. Também achei horrível. Muita baboseira, não é engraçado, não tem conteúdo. Enfim...

  6. Sensacional. Também caí nessa lorota que uma família de milicianos administradores de rachadinhas iriam combater a corrupção

  7. MIN EDUCAÇÃO Ñ COMETEU ERROS DE PORTUGUÊS, pois nāo tem acesso direto a Conta do Twitter, quem o faz é acessoria de imprensa que já foi demitida por transcrever tantos errors em comunicados oficiais

  8. Se quizeres mudar definitivamente para a China o caminho continua aberto. Fazer críticas a um sistema de governo (para não dizer Bolsonaro) é a coisa mais fácil da vida, porem quando o assunto é tentar ser patriota e ajudar a empilhar tijolos para a reconstrução do país ninguem é voluntário. E durante os governos anteriores não ficaram nenhuma crítica !? Quem foge da luta é um derrotado.

    1. Que Brasil é seu ? Quem é o idiota aqui, idiota ? O jornalista usou de inteligencia para compor um quadro real de fatos em todos os espectros socio politicos para ilustrar dados vergonhosos. Gente como você, é que é que dá as tintas para essa pintura. Fora desde 2016 👏sou testemunha disso👏. Tem lugares melhores que Hubei e Narloch sabe disso, só não conta pra não deixar que idiotas como vc façam o mesmo e emporcalhem o mundo.

  9. Crusoé esta perdendo o rumo que imaginava. Nem graça tem mais. Principalmente quando faz ironia com assunto tão serio, como é a saúde.

  10. Se esses brasileiros não tivessem sido trazidos de volta atacariam o presidente também. Difícil entender esse povinho brasileiro.

  11. Ironia costumava ser sinal de inteligência. Como esperar que comentaristas, quase incapazes de escrever português, alguma inteligência para lidar com as ironias do Narloch?

  12. Acho que o autor foi bem na descrição da realidade, mas escapou para a ficção no final com a idéia de ir para a China. Na verdade, ele não faria isso nunca, então tornou-se desnecessária essa colocação.

  13. Comentário previsível. O jornalista, provavelmente, se o governo não tivesse feito o que fez, o criticaria utilizando argumentos também válidos. Imaginem se numa infeliz coincidência entre as três dezenas de brasileiros estivesse a esposa ou filha do jornalista e o pior tivesse ocorrido ? A velha fábula do "Velho, Menino e o Burro" faz parte, nos dias atuais, do dia a dia do brasileiro. Versões inteiras são montadas em cima de uma decisão do presidente, em muitas ocasiões, sempre que possível.

  14. Quem escreveu esta jóia? Um jornalista, um jornaleiro, um palhaço ou um sem noção? Não foi engraçado, fez papel de ridículo. É pago para isso? Este merecia ser levado para a China Comunista tão querida dele. PÁTRIA AMADA BRASIL.

  15. Essa opinião do Narloch é no mínimo ridícula e de péssimo gosto. Misturou tudo pra tentar sustentar seu argumento, e não foi feliz. Talvez um período em Hubei lhe seja útil.

  16. Minha única dúvida é se as baixarias do Alexandre Frota são as piores. Acho que as do José de Abreu são mais nojentas.

  17. Na boa, perdi meu tempo lendo essa matéria, não deu nem pra entender o sentimento do jornalista; seria autoafirmação ou apenas confundir?

  18. A matéria é muito boa, ironia fina! Que tal mandássemos toda a cúpula petista para lá; afinal de contas a China é um país comunista, eles iriam se sentir em casa e aprimorar a ideologia. Sem ironia: o governo não tinha outra opção.

    1. A China é tão comunista quanto os EUA. No caso não vale o que está escrito...

    2. Vc está comparando a mortandade q criminosos cometem aki, com as mortes por vírus na China mas, não se esqueca q lá tbm tem um mortandade (pesquise) de inocentes tanto pelos criminosos qto pelo governo. Aki nós temos uma imprensa q cobra da polícia e lá tem ??? Comparar Nações não é uma boa, pois cada uma tem seu regime e aki não é um paraíso mas, kem lá e aki vem ... não volta.

  19. Ironia é bom e eu gosto. Minha leitura, caminhou por aí. Agora é rezar para que os repatriados estejam saudáveis e não contribuam para o aumento da mortalidade no nosso país. Politicamente, Bolsonaro não tinha opção. Infelizmente.

  20. Hahahaha.... Vai para China, não! Concordo que aqui o caos é mais bruto, mas a China, Coréia do Norte, Venezuela entre outros países devem ter morada do capeta também. Contudo, o capeta por lá não deixaria vc escrever um texto desse. O governo comunista é cruel. A gente sabe... Aproveita sua varanda😉

  21. Leandro trouxe à tona um monte de realidades brasileiras deprimentes, e o fez muito bem! Mas eu não creio que a ação de busca dos brasileiros expostos ao coronavirus mereça crítica. Afinal, sabidamente o risco de vida que assola nosso país não é obra da atual gestão, que tem se empenhado em reduzi-lo. Esse artigo transmite ressentimentos do autor, que suprimem a saudável neutralidade. Isso não é bom!

  22. Lula e sua caravana dos desesperados poderiam ir para a China. O governador Witzel e o prefeito Crivella idem. Enfim, temos uma lista boa de muitos bons candidatos ao coronavírus!!

  23. Boa Leandro, mas prefiro seu padrão contestando as mentiras e os lugares comuns que a imprensa progressista e os partidos de esquerda repetem "Ad nauseum".

  24. Leandro, talvez ao chegar ao seu destino eldorado, pensado pela selva em que aqui se vive, você vai ter saudades com toda certeza, da banana quando olhares a deliciosa sopa de morcego... Nada é tão ruim, que não possa piorar...

  25. Se V. quer ir pra CHINA e já refletiu bem na tua varanda "para Osasco"... Não é um sonho muito caro. Se V. prometer que nao sai mais de lá e se o Governo da China aceitar V. lá (sic) a gente une o útil ao agradável...

  26. A despeito das comparações com a nossa realidade ( exemplo: a dengue mata aqui, no Brasil, quantas vezes mais que o corona matará?) e o que está sendo gasto para trazer os brasileiros da China, entendo que o governo não tinha outra opção. Imaginem o contrário? Vai que um dos brasileiros viessem morrer na China. Bolsonaro estaria condenado para o resto da vida- governo abandona brasileiros....e etc.. Bolsonaro fez a coisa certa.

  27. Não se deve brincar com coisas sérias, que estão matando pessoas. Há que se ter um mínimo de decência humana e empatia com quem corre risco de morte. Uma coisa é ser politicamente incorreto (Ok), mas outra coisa é ser inumano.

  28. Ainda prefiro viver no Brasil de Bolsonaro, Lula, Frota, Greenwald, Maia, Eduardinho "Embaixador" do que na China dos generais e burocratas do Partido Comunista. No mais, o texto foi bem fraco e pouco inspirado.

  29. Comentário sem noção e malicioso. Devia comentar viagens à toa feitas em administrações anteriores e não essa que procura atender os.brasileiros.em apuro. Se não tem outros assuntos não force a situação.

    1. Brasileiros que foram por conta própria para China. Não estava bom lá? Agora estão com medo e temos que pagar para ir buscá-los. Se der um surto em Miami danou-se.

  30. Deveriam escolher o meio do nada, jogar boa parte dos políticos, empresários, servidores e todo tipo de gente corrupta e jogá-los em Marte! kkkkk

  31. Se você está com o saco cheio do Brasil, o problema é seu! Eu queria ver se fosse um filho seu que estivesse lá! Qto a homicídios, já caiu 21%. Qto aos personagens que temos que aturar, antes ainda tinha Lula, Dilma, e seus asseclas! Então acho já já está bem melhor!

  32. Inicio da análise difícil,pois se não manda buscar seria no mínimo chamado de assassino pela mídia , o restante muito vivo da atualidade e sempre aquela satisfação de ler o Leandro Narloch.

    1. Acho gasto inútil fanfarrice os brasileiros que estão lá já estão de quarentena e são poucos Melhor vigiar aeroportos,portos, estradas, rodoviárias e evitar que pessoas provenientes de risco entrem no Brasil.

  33. O Brasil é imbatível no quesito desorganização total, mas muitos brasileiros não sabem disso. Acham que o nosso país é muito importante, com destaque mundial; que tem gente que quer nos invadir e tomar a Amazônia, o petróleo, a cultura. Morro de dó!

  34. Teria sido mais correto ter levado para China todos jornalistas da Crusoé e do Antagonistas e suas famílias para hubei. Os brasileiros Estariam mais seguros

  35. Achei o texto e os argumentos fracos. Comparações com dados chineses não são pruduntes pois não podem ser corretamente checados. Apontar os problemas que temos no Brasil só para usar de contraponto "politicamente incorreto" ele já fez antes em seu livro... Gosto de seus textos, mais este deixou a desejar....

  36. Leandro, você é um cara que me ajudou muito a melhorar meu senso crítico e questionar tudo. Acho que esse dado de homicídios na China não é confiável, assim como nenhum dado oficial publicado por um governo comunista.

  37. Muito pertinente! Minha filha, psicóloga e professora bilíngue de inglês, após 13 anos trabalhando em S. Paulo, que ela adorava, emigrou para Xangai, onde dá aulas há 4 anos; ela adora lá; também estive lá, visitando-a, e a cidade é um primor de beleza, limpeza e segurança; tem 5 vezes mais linhas de metrô que SP, e segurança absoluta; devido à ideologia política, é claro que eu preferiria que ela trabalhasse em Tóquio ou em Seul, mas ela quer continuar lá, mesmo com o corona vírus.

  38. Excelente reflexão, Leandro! De minha parte, eu diria que está na moda andar de jatinho da FAB, criar Fake News, soltar bandidos, legislar em causa própria, reescrever a história com mentiras, não valorizar o que realmente tem valor. A mídia sensacionalista é atuante e parece estar vencendo. Enquanto o ser humano está se perdendo porque usa seu precioso tempo de forma inconsequente: esquece de olhar para si mesmo, buscar a Verdade e o sentido da Vida. Não sabe VIVER e não aprendeu a CONVIVER.

    1. Quem estão vencendo são os maniqueístas que precisam vender a ideia de que só existem duas posições, uma sendo o mal completo e a outra, por consequência, a única viável para as "pessoas de bem". O ser humano se perde porque deixa de pensar por si próprio.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO