FelipeMoura Brasil

Bandidos à solta

08.11.19

“A leitura dela cabe no texto da Constituição.”

Foi o que disse Dias Toffoli, indicado por Lula ao STF, sobre o artigo 283 do Código do Processo Penal, que o ministro tratou no feminino como norma, ao dar o voto de desempate (6 a 5) contra a prisão após condenação em segunda instância.

Em outras palavras, Lula Livre. O padrinho Lula, mais dezenas de condenados pela Lava Jato (38, segundo o Ministério Público Federal), mais outros milhares de criminosos (4.895, segundo o Conselho Nacional de Justiça). Festa na cadeia.

Após a sessão, Toffoli disse ter deixado “bem claro” que “o Parlamento pode alterar esse dispositivo”, que “o Parlamento tem autonomia para dizer esse momento de eventual prisão em razão de condenação”. É compreensível. Lula já estará solto.

Toffoli também havia enviado ao Congresso uma sugestão de projeto de lei que suspende o prazo prescricional enquanto o caso é objeto de recursos a instâncias superiores. É compreensível. A lei não atingirá quem já foi condenado, como Lula.

Gilmar Mendes, em seu voto, disse que a prisão de Lula contaminou o debate sobre a prisão em segunda instância. Na verdade, a prisão de Lula causou a rediscussão do tema no plenário do STF, apenas três anos depois do julgamento anterior.

Os principais dispositivos conflitantes eram três.

Inciso LVII, do art. 5º da Constituição Federal:
“Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.”

Frise-se: “considerado culpado”, não “preso”, até o esgotamento dos recursos no Supremo.

Inciso LXI, do mesmo art. 5º da CF:
“Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei”.

Ou seja: poderá ser preso em flagrante delito ou por ordem de autoridade judiciária.

Art. 283 do Código do Processo Penal (CPP):
“Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva.”

Repare como este artigo restringe o inciso LXI, ao acrescentar, na hipótese de prisão por ordem de autoridade judiciária, que ela vem “em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado”.

O ministro Luís Roberto Barroso, que havia votado a favor da prisão em segunda instância, observara que esse artigo do CPP “não serve” para “impedir a prisão após a condenação em segundo grau” por “fundamento diretamente constitucional”. Ou seja: não há base nos referidos incisos do artigo 5º da CF para impedir essa medida, pois “a ordem constitucional brasileira não exige trânsito em julgado para a decretação de prisão” (exige apenas para confirmação de culpa, como se lê no LVII); “o que se exige é ordem escrita e fundamentada da autoridade competente” (como se lê no LXI). Segundo Barroso, “interpreta-se a legislação ordinária à luz da Constituição, e não o contrário”.

“Em português simples e claro: se o dispositivo [artigo 283 do CPP] não impede a prisão antes mesmo da sentença de 1º grau” (prisão temporária ou preventiva, no curso da investigação), “por qual razão impediria após a condenação em 2º grau?”

Porque Lula foi preso, claro.

Toffoli ainda destacou os 62.517 homicídios ocorridos no Brasil em 2016, extrapolando o dado, coletado em seis estados, de que só 20% dos homicídios são esclarecidos.

“É uma impunidade do sistema de investigação”, bradou ele, em sua tentativa de afastar do STF a pecha de protetor de bandidos. “E aqui não há dúvida nenhuma: a vítima é a periferia, a vítima é o pobre”; “e a sociedade brasileira demorou para acordar”.

Em português simples e claro: demorou, uma ova.

Os brasileiros que pagam o salário e a segurança de demagogos como Toffoli são roubados, violentados e mortos por bandidos. Clamam por punições mais duras, enquanto políticos e ministros se blindam. Na eleição presidencial de 2018, inclusive, os eleitores sobreviventes, bem ou mal, manifestaram seu repúdio à bandidagem.

“Dessa impunidade não se ouve falar, talvez porque muitos não gostam de pobre”, apelou o presidente militante do STF. “Isso é impunidade! Isso é caos! Porque esses assassinos estão à solta! Não tem sequer investigação em mais da metade desses casos!”

Dois erros não fazem um acerto. As falhas do sistema de investigação não redimem a maioria do Supremo por decisões complacentes com corruptos e lavadores de dinheiro.

Dinheiro também dos pobres. Dinheiro que Lula roubou.

Felipe Moura Brasil é diretor de Jornalismo da Jovem Pan.

Felipe Moura Brasil é diretor de Jornalismo da Jovem Pan.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ótimo texto! Mostra toda a embromação para acorbertar um fato: só se discutiu o assunto agora por causa do Lula. O timing foi perfeito: ele não quiz sair da prisão por cumprir um sexto da pena, esperou a espetacularização da saída por direito garantido pelo STF.

  2. Menino você hoje fechou . Parabéns pela análise! Infelizes brasileiros que têm essa vergonhosa Corte Suprema .

  3. O mais asqueroso no voto de Toffoli foi ele apelar para a dor das famílias dos mortos na boate Kiss para, demagogicamente, posar como favorável à punição de criminosos. O voto dele careceu tanto de embasamento que, durante o lero-lero que antecedeu o desfecho já esperado, pareceu que uma raio de bom senso o teria atingido e ele votaria a favor da prisão em 2a instância.

    1. Assisti toda peroração do chefe da quadrilha. Honestamente, quando ele finalizou: "É como voto" eu não sabia se tinha votado contra ou a favor.

  4. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa

  5. Mas o show deve continuar, pois se ainda tem gente que é capaz de fazer discurso contra a sociedade patriarcal e a cultura machista enquanto pedem a cabeça de Sérgio Moro, mesmo com a redução da criminalidade e, sobretudo, dos estupros, então é pq a desconexão com a realidade é muito grande.

  6. E na decisão do plenário, o que mais se ouviu foi das injustiças contra os pobres, cadê eles? Ninguém vai soltar os pobres coitados? A decisão não era exatamente para corrigir as distorções que prejudicam os condenados negros e pobres? Então pq eles não foram soltos? O que estamos vendo no Brasil é um dos maiores espetáculos de cinismo que já ocorreram em toda a história da humanidade, coisa que só o maior escândalo de corrupção da face do planeta Terra poderia proporcionar.

  7. Seria no mínimo interessante saber quanto é gasto em segurança individual de políticos e magistrados. Quantos agentes de segurança pública são retirados das ruas para defender aqueles que, não só metem a mão no dinheiro do povo, mas fazem o cidadão de refém dos CRIMINOSOS. Em tese, todo indivíduo preso após 2ª instância faz jus a uma indenização do Estado, pois a ele não foi concedida isonomia tampouco imparcialidade, uma vez que claramente há tratamento diferenciado entre réus.

  8. Quanto por ano é gasto com a segurança de ministros do STF, STJ, TST, TSE e tribunais inferiores? Quanto é gasto com parlamentares? A cifra não deve ser baixa, já que quanto mais alta a criminalidade, maior tem que ser o investimento em segurança. Dependendo dos gastos, eles só demonstrariam a desconexão do judiciário com o restante da sociedade, enquanto magistrados e políticos se blindam de todos os lados, deixam a população refém dos CRIMINOSOS.

  9. E se ninguém pode ser preso, então qual é a função da polícia? Matar? Pq se ela não pode prender, sobra matar. E se o judiciário não pode prender, então para que é necessário manter uma estrutura para julgar crimes? Não seria melhor abolí-la, já que ninguém vai preso? E se ninguém pode ir preso, então os cidadãos não estão liberados para fazerem justiça pelas próprias mãos? Resumindo, qual é a função do judiciário, se ele essencialmente não prende ninguém?

  10. Ou seja, se um único CRIMINOSO não for punido pelos seus crimes, então ninguém mais pode ser punido, pq isto representaria uma injustiça? E, portanto, uma vez que o sistema judiciário não é capaz de descobrir e processar todos os CRIMINOSOS, isto não implicaria que a lei deveria ser abolida? A pergunta que deve ser feita após a decisão do STF é: pq ainda há gente presa? Por todos os ângulos que se olha, a prisão de CRIMINOSOS é um ato de exceção.

  11. Não bastasse, legislação infraconstitucional se sobrepõe sobre a Constituição? Se o argumento de Toffoli é logicamente correto, então isto quer dizer que quanto mais crimes ocorressem no Brasil e menor a taxa de elucidação, mais CRIMINOSOS deveriam ser soltos, pq eles são vítimas de um sistema criminal e investigatório "discriminatório" que só investiga os crimes dos pobres? Isto não é exatamente a lógica usada pelos CRIMINOSOS de que se alguém conseguiu se safar, então ele não pode ser punido?

  12. Em tese, se o Inciso LVII do art. 5º da Constituição implica que ninguém pode ser considerado culpado antes do trânsito em julgado e, por isto, não pode ser preso, como é possível que um indivíduo que nem ao menos julgado foi, possa ser preso temporariamente, preventivamente ou em flagrante delito? Isto não significaria um abuso da autoridade que determinasse prisão temporária, preventiva ou em flagrante? Ele está pressupondo que o réu é culpado, violando a Constituição.

  13. Não só isto, pelo princípio da isonomia e da imparcialidade, todos os cidadãos deveriam ter os mesmos direitos perante o judiciário. Se o sujeito foi preso em 2ª instância e agora o STF mudou o entendimento, isto não significa que ele foi vítima de uma injustiça? Isto não quer dizer que Lula não sofreu uma injustiça? Além do mais, se a presunção de inocência impossibilita a prisão antes do esgotamento dos recursos, pq ela não impede prisão cautelar ou temporária?

  14. O art. 5º da Constituição não diz que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade"? Se o STF decide que um cidadão pode ser preso somente após todos os recursos esgotados, isto não significa que todos aqueles que foram presos após a 2ª instância tiveram um direito constitucional violado?

  15. Afinal, se a prisão após 2ª instância é "ilegal", isto não significa que todos os presos após 2ª instância tiveram seus "direitos humanos" violados. A Declaração dos Direitos Humanos em seu artigo 7º diz que "todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. "

  16. O que ocorre no STF e no restante do judiciário nada tem a ver com leis e a Constituição, pq se elas fossem seguidas, então bastaria à sociedade pressionar para mudanças nas leis via legislativo. O verdadeiro problema do judiciário é antes de mais nada a incapacidade de fazer cumprir a lei e o que está escrito na Constituição. Quem no Brasil não sabe que o judiciário é a raiz da corrupção, verdadeiro senhor da impunidade e patrocinador da criminalidade que imperam no país?

  17. Pelos princípios da separação e independência dos poderes, não cabe ao Legislativo fazer as leis e ao Judiciário aplicá-las? Magistrado tem que questionar o peso e a abrangência da lei? Eles não são só servidores cuja função é garantir que os parâmetros determinados pela sociedade para a consecução de seus objetivos e propósitos sejam obedecidos? Se a eles cabe cumprir e aplicar a lei, isto significa que eles, enquanto magistrados, não tem que gostar ou não de uma lei.

  18. Teoricamente, se o interesse dos advogados GARANTISTAS não é ganhar grana, pois se não fosse assim, eles seriam a favor de penas mais duras, então qual é o objetivo? Fazer justiça? Se fosse assim, eles não atuariam pro bono e se dedicariam a defender exatamente os pobres que eles tanto gostam de usar para justificar o abrandamento das penas? Quanto aos magistrados, qual é o objetivo deles em defender penas mais brandas? E se fosse assim, não deveriam se candidatar?

  19. A partir de uma lógica puramente mercantilista, o preço do serviço advocatício dependeria da demanda (dos criminosos), oferta (de advogados) e o custo imposto pela lei (punições e reparações). Portanto, quanto mais dura for a lei, mais caro teoricamente seria o preço do serviço advocatício, pois uma dor maior automaticamente implica em um alívio maior. Dentro desta lógica, qq advogado honesto seria a favor de uma lei mais dura, para que assim seus serviços se valorizassem.

  20. Lanço um desafio a esse FDP e aos outros cinco da mesma laia que votaram contra o Brasil que presta, a sairem às ruas , irem a restaurantes, cinemas, estádios de futebol, shopping centers, praias, etc, sem estarem cercados por seguranças armados. Verão como são amados!

  21. O stf (com minúsculas mesmo!) condenou o Brasil à ação dos bandidos de colarinho branco. Age implacavelmente somente contra os pobres e negros. Para esses não há clemência. Sinto asco dessa corte a serviço da bandidagem endinheirada.

  22. Roubar, é violência e roubar os cofres públicos é matar milhares de brasileiros, por conseguinte é genocídio. Todo político corrupto é genocida.

  23. O que se pretendeu, desde sempre, era dar o célebre jeitinho de soltar o presidiário. Gilmar Mendes e Toffolli torceram o rabo do porco até soltar de uma vez; Weber vai na onda ; Mello&Mello gastaram horas para tentar girar a roda a favor da gang ;Lewandowski é o vilão do filme, só faz um papel sempre , o de papagaio de pirata de Lula.

  24. Felipe Muro Brasil Falou tudo que o povo gostaria de falar, mas não o faz por falta de um canal ou por temer represálias.

  25. Sempre gostei do Gandhi. Mas, devo admitir que, pelo menos em relação Brasil, ele disse uma enorme besteira quando declarou: "no fim o bem sempre vence..."

  26. Parabéns Felipe pela matéria. Toffoli é um demagogo militante petista IMORAL, defensor de corruptos, protegeu sempre seus criadores Lula e Dirceu, nunca demonstrou nenhum pudor em relação a essa amizade e nas suas ações no STF. HC de Ofício q libertou Dirceu foi vergonhoso, só mesmo uma pessoa sem escrúpulos. Ainda temos q aturar esse incompetente, indignou da toga q veste até out/2020, até lá muita" eme" fará p proteger os amigos corruptos.

  27. Felipe....vamos continuar na luta. Sugiro vc fazer uma campanha similar a da Reforma da Previdência na Jovem Pan, para a prisão após condenação em segunda instância.

  28. Como continuar trabalhando, acompanhando a vida política em um estado tão decadente quanto o brasileiro? Há de se ter muito controle emocional para não defender o extermínio desses bandoleiros que tomaram o país de assalto há muitas décadas...

  29. Melhor artigo da semana! Parabéns! Temos que demonstrar que o cinismo de sua excelência reprovada duas vezes para juiz (esse sim), não tem limites! Só sua excelência "de cana" parece não ver isto!

  30. Dei uma lida nos mencionados textos da CF no seu art.5 e no CPP art 283 (obrigado por informá-los) e concluo que a sua redação não é à prova d’água. A permanecer como está poderá ser reinterpretada ao sabor da composição do stf. Por isso, entendo, que a única forma de resolver o assunto é a sociedade ir às ruas para exigir uma mudança do texto constitucional de forma que se torne imune à interpretações de juízes com agendas de interesse privado. Possível? Tenho dúvidas.

  31. A discussão não é jurídica, é sim, de vagabundos e corruptos que queriam liberar o Lula e comparsas, procurando palavras vazias para justificar as sua rapinagens

    1. Concordo com você! A única finalidade de se criar esta sujeira foi para soltar o Lula que é padrinho da maioria dlês, mas Graças ao bom Deus, nem todos são vendidos! E o Toffoli com o seu voto piegas e não de um jurista, como não é aida beneficiou seu chefe imediato , o Canalha do José Dirceu!

  32. Inciso LXI do Art. 5º da CF 1988. 1ª - 3 desembargadores votando em conjunto podem ser considerados uma "autoridade judiciária competente"? 2ª - sentença proferida em colegiado de 2ª instância pode ser considerada como uma "ordem escrita e fundamentada"? O tonto do Celso de Mello levou duas horas para dizer que não, ele que é considerado o cara mais sabido de todos; quando qualquer advogado zé mané sabe que a resposta é sim.

    1. É isto aí, Pedro, mesmo que os Juízes de primeira instância tenham muito mais capacidades que os do Supremo atual! Nós já tivemos grandes nomes de Juizes no nosso Supremo, mas infelizmente na era do PT isto deixou de ser levado a sério !

    2. Ele teve que tapear sua mentira enrolando o povo, para dar o seu voto contra a prisão em segunda instância! Eu acho que os nossosPresidentes deveriam indicar juízes e não advogados para o Supremo! Pelo que sei, o único Juiz do Supremo é o Luiz Fux, e o presidente do Supremo não passou nem naprova da Ordem para advogados!

    3. Ah! em tese, todo juiz de tribunal inferior, segundo o STF , é incompetente para decretar prisão de qualquer brasileiro pois seria simples perda de tempo.

    1. É verdade! Eles se consideram semi deuses de toga, infelizmente!

  33. Felipe sempre com um jornalismo brilhante e límpido que nos orgulha de sermos brasileiros. Sigo assíduo seu Os pingos nos IS e tenho vontade de postar um comentário mas não sei como fazer.Por favor transmite ao Augusto Nunes que somos quase da mesma idade e eu sempre o segui com um jornalismo sério, integro e verdadeiro, tb somos quase vizinhos de cidade pois nasci em Jaboticabal e ele em Taquaritinga. Agora o Zé Maria Trindade é para mim o símbolo da honradez a integridade e verdade.

    1. Concordo com você em gênero número e grau ! Os três são excelentes!

  34. Brasileiros deveriam já se manifestar nas ruas para exigir em público e voz alta o impeachment de Toffoli , Gilmar Mendes e a anulação da lei que acabaram de alterar para soltar o Lula e sua corja de ladrões.

    1. Ontem muitos já fizeram isto, pelo menos no Rio e em São Paulo, mas dependemos das redes sociais para descobrir em outros lugare também!

  35. 2 porradas da Semana - Augusto Nunes no Verdevaldo e essa do Felipe no Toffoleco. Uma mais literal que outra, mas ambas merecidas.

  36. Para o brasileiro de classe média, que elegeu Bolsonaro na esperança de que os corruptos continuassem sendo presos e pagassem pelos seus crimes, esse golpe do STF é um balde de água fria. Mas a luta continua.

    1. Pois é, eu também votei no Bolsonaro, mas, infelizmente, ele lambe as crias e dará [email protected] se preciso for para nenhum desses pupilos ser processado/enjaulado, como ele preconizava em campanha. Triste Brasil

  37. Vai aqui um desafio ao "doutor" Dias Toffoli: seria ele capaz e homem suficiente para NÃO andar de carro blindado? Homem suficiente de andar pelas ruas SEM SEGURANÇAS? De andar de avião em classe econômica? De não mais andar de jatinho escondido? E mais: é só alegria com os ex-chefões LULA e ZÉ DIRCEU livres, né?

  38. Toffoli é escolado na bandidagem,tem professor,Lula e Dirceu. Na bandidagem e no cinismo, cara-de-pau,pensa que nos engana...por enqto infelizmente tem a caneta,a tinta acaba um dia.Amém!

  39. E Dirceu disse: que a luta agora é retomar o governo! GOVERNO? ou a ROUBALHEIRA!!! Se o povo brasileiro continuar nessa passividade tudo que conquistou não serviu para nada. Vamos para as ruas, gente pacificamente!

  40. E Dirceu disse: que a luta agora é retomar o governo! GOVERNO? ou a ROUBALHEIRA!!! Se o povo brasileiro continuar nessa passividade tudo que conquistou não serviu para nada. Vamos para as ruas, gente pacificamente!

  41. E Dirceu disse: que a luta agora é retomar o governo! GOVERNO? ou a ROUBALHEIRA!!! Se o povo brasileiro continuar nessa passividade tudo que conquistou não serviu para nada. Vamos para as ruas, gente pacificamente!

  42. Os leitores que se manifestaram contra a bandidagem em 2018 onde estão, que não se manifestam diante da do bandido/miliciano Queiroz, que se mora no bairro mais caro de São Paulo e se trata no hospital mais top do país? Parece um sentimento de justiça muito conveniente e seletivo, ao sabor ideológico. Muita hipocrisia nisso tudo, isso sim

  43. Os ministros do STF são nomeados de forma política. Como esperar que atuem como Magistrados Concursados se não foram aprovados em concurso público?

    1. Carvalhosa disse que o certo seria a nomeação do mais velho do STJ, e tbém acabar com a PEC da bengala, diminuindo a idade.

  44. Ótimo comentário Felipe. O STF precisa ser modificado para o bem do Brasil. Como modificar? Nós precisamos eleger parlamentares e governantes com ética e compromisso com a cidadania nas próximas eleições.

    1. Concordo e não é atacando a instituição democrática que se fará justiça.

  45. O Augusto Nunes fez o que muita gente de bem gostaria de fazer. . Felipe Moura , você que diz houvir todas as correntes políticas, aceite o Augusto Nunes.

  46. Os ministros do Supremo não julgam nada, apenas justificam seus votos conforme o julgado e os interesses envolvidos. Uma vergonha! E depois querem ser respeitados! Impossível!

    1. Muito lúcido o comentário. Felipe, só me surprrendes quando defendes que a globolixo estava certa em fazer uma reportagem, sabendo, de antemào que, o PR nào estava lá... como defender uma reportagem falsa, mesmo confirmando que o era? Que quer vc FMB? Ah e parabéns por colocar a bichona ou marido dela, ao lado do impoluto AG... Vc queria se vingar de alguma coisa? Vai demitir tbem como fez com Caio Copola?

  47. Pois é Felipe, este é nosso país, gostamos de nos enganar há 520 anos! No Brasil é melhor ser ignorante, acreditar que Deus irá nos salvar. Continuamos dormindo em berço esplendido, estou cansado, sem forças para despertar desse pesadelo chamado STF.

  48. Pelo bem do Brasil não demitam o grande Augusto Nunes ! Ele fez o que a maioria dos brasileiros honestos e trabalhadores queriam fazer !

  49. Primeiro da fim no COAF! Depois proíbe investigações e por fim soltam os corruptos! Td certo para pegarem o $$$ q roubaram! Esse foi o maior golpe q deram no povo brasileiro!!!

  50. Felipe, o Augusto Nunes me representou magistralmente! Meu sonho de consumo é enfiar a mão na cara do Verdevaldo. E o Augusto fez isso por mim. ADOREI!!!!

  51. Gente corrupta, forças armadas repletas de frouxos e presidente fraco. Nao pode dar coisa boa, apesar de q o povo so quee ir pra praia

  52. Só um pedido: Intervenção das Forças Armadas e prisão dos corruptos do STF e do Congresso Nacional e respeito às leis, respeito a Constituição.

    1. Intervenção das forças armadas e respeito à lei são condições que se excluem

  53. Entendo que o principal prejuízo não é o total de presos a serem entregues à sociedade, mas sim os milhões de meliantes ricos ou pobres que não se preocuparão com prisões, afinal sempre haverá um recurso à vista. Se vale isentar de prisão um corrupto, logo a presunção de inocência valerá para os impostos, multas e ninguém segura os meliantes ricos do país.

  54. Calma pessoal. Ha um engano de entendimento, não é Lula livre, é Lula solto. Não é Lula absolvido, será a cadeia no fim das apelações. Outras condenações virão, Lula livre, só se o STF quiser promover o fim do estado de direito.

  55. INTERESANTE.Mas parece que alguns ministros não souberam ou por conveniencia não interpretam a lei.E Nisso fica a brecha para colocar PETISTAS E PSDEBISTAS E OUTROS LIVRES DA PRISÃO PARA QUE POSSAM USUFRUIR NAS REGALIAS E MORDOMIAS DO DINHEIRO ROUBADO .E VIVA A JUSTIÇA BRASILEIRA.

  56. Esse julgamento só ocorreu porque o Gilmar e Toffolli trabalharam para terem os 6 votos e isso mais de seis meses, os dois só querem proteger a si próprios e seus amigos este dois ministros mudaram de posição porque?

  57. Meu caro Jornalista! O Toffoli sabe que os parlamentares - a maioria envolvida em corrupção - não mudarão a decisão do STF, ocorrida em 7/11/2019. Só vejo uma saída: intervenção militar, já.

    1. Hélio ele deixou essa dúvida mesmo sabendo que jamais os pLamentares vão entrar em conflito com o STF. Todos tem o rabo preso.

    1. Virgílio, vou aproveitar a sua deixa. Se demitirem Augusto Nunes, saio da Jovem Pan. Não aplaudo o acontecido mas, às vezes chega àquela hora que o controle se torna impossível. Eu tb perderia diante daquele “ser” inominável.O que vcs tem que fazer é não concederem espaço para determinadas figuras . Pessoas que amam este País, estão tão sob pressão que precisamos entender determinadas atitudes.

  58. Simplesmente impecável analise do Felipe, aqui e nos pingos! Inacreditável a insolência de Toffoli, nunca viu pobre na vida, defende é o "estancamento da sangria." Gilmar ataca a L.Jato e Lewan, dá chilique por conta de decreto presidencial, afirmando que executivo não pode intervi no stf, tem que lembra-lo que todos os ministros só estão no cargo porquê o executivo, sempre fazendo ca****, colocou eles lá. Patéticos!!! Eleição não seria 100% assertivo, mas pelo menos teriam um pouco de decoro.

    1. Nós o povo somos os culpados de tudo de ruim que acontece no país. Fomos nós que demos o poder a alguns que tornou outro poderosos a ponto de nos pisar e nos tornar mais miseráveis. Estamos sob a sola do sapato chique do STF. Eles não pensaram em nós quando tomaram essa decisão. Com o dinheiro desviado por políticos e empresários,Teríamos mais saúde e educação. Educação sim,porque é o que mais falta faz. Ser chamado de cidadão de terceiro mundo dói.

  59. Enquanto esses 6 do contra estiverem lá, nada vai mudar, eles simplesmente se juntam e fazem nos querem... É, não a perspectiva. Voltamos à vala. #LAVATOGA

  60. Sentimento de absoluto NOJO desses ministros de rabos presos com corruptos. Mas a vergonhosa história pessoal de cada um deles terá consequências. E serão irreversíveis!

  61. Sinceramente, caros jornalistas e leitores. Não sei o que fazer. O desejável seria o paredão para esses corruptos e seus defensores togados. Sou crítico da CF de 1988 pois ela criou um ninho de cobra em todos os poderes.

  62. Duvido que quando Augusto Nunes ouve Gilmar Mendes falando não dá vontade de dá uns tapas naquela cara safada, a maioria não presta mas esse me dá nojo.

  63. Esses ministros do STF só falam de pobre, mas só julgam processos de ricos (que são os que tem dinheiro pra recorrer ao STF) e dão prioridade aos processos dos ricos e dos amigos. Duvido que qualquer um deles conheça um pobre pessoalmente e saiba esse pobre pensa sobre o que eles falam.

  64. Não pode ficar por isso mesmo.Nunca tivemos tamanha oportunidade de tornar o Brasil mais justo.Menos vulnerável a sanha dos bandidos de colarinhos brancos e togas pretas.Precisamos lutar pelos nossos direitos e deveres.Lutar,nesse momento é um dever para com os que nos substituirão.Não podemos jogá-los a sanha de sistemas totalitaristas e de uma uma "ralé de princípios de humanidade".Nunca,nenhuma geração cometeu esse crime.Sempre recebemos um ambiente que permitisse a escolha/alternativas.

  65. Por que o Coaf é eliminado? Por que processos são suspensos? Por que leis de abuso de autoridade passam? Por que um PGR bandido é escolhido?Por que o Senado não consegue agir? E tudo depois da eleição de um presidente que prometeu lutar contra a corrupção!!! E que tem o melhor ministro da Justiça que poderia ter!!!

    1. Gosto muito de Bolsonaro mas tenho que concordar com você, tem umas coisas que aconteceram que não dá para engolir.

    2. Sem contar que ás vésperas praticamente do STF decidir a prisão da segunda instância os dois bolsokids provocam tumulto com declarações e postagens que atiçam os ânimos do STF. E outro não assina a lista a favor da prisão na segunda instância.

  66. Ninguém ainda me explicou porque só quando um presidente que diz lutar contra a corrupção é eleito é que os corruptos tomam conta!

    1. Bravo, Mônica! Essa dúvida é minha também! Até os generais que viviam mandando recadinhos ao STF se amansaram! Cadê o tal conselheiro de Toffolli?

    2. Agradecimentos ao Jair Leoa Bolsonaro por proteger seu filho Flávio e se tornar um gatinho amiguinho de Toffoli Maia Alcolumbre 🤬

  67. O jeito agora é pressionar nossos “queridos” parlamentares para que alterem a Constituição. É tarefa quase impossível, visto que uma grande parte do Congresso está encrencado com a justiça. Mas temos que tentar.

  68. O STF começa a mudar de donos. C esta decisão, pouquíssimas prefeituras serão arrebanhadas p comunistas. Outra previsão importante: O STF c o SENADO Federal no bolso, assistirá de camarote a faxina pública, já iniciada c o grupo MUDA SENADO MUDA BRASIL.E temos a n favor o tempo. Se a CARTA é ruim, feita em 88 p/comunistas, e ñ se vislumbra mesmo c 30 anos de experiências negativas altera-la, q a subst desses ministros esquerdopatas venha!O FIM do Foro privilegiado fica mais urgente.

  69. Sou Administrador. Na primeira aula de Direito, que tive na faculdade, nos foi ensinado a hierarquia das Leis, não apenas no Brasil mas de toda ordem jurídica do mundo Ocidental onde a Constituição é a estrela-guia de todas as demais Leis, como afirmou o Ministro Barroso. Ontem, vimos o tribunal que deveria resguardar a Carta-Magna rasgá-la perante toda a Nação. Lula será solto e darão outro entendimento, agora, da Ficha Limpa, para que ele possa se candidatar. E vencerá.

    1. Atualmente, nem pobre vai maispara a cadeia, ou vc vai dizer que ladrãode galinhas está sendo preso? Já fui assaltada 3 vezes e o bandido está solto pq o reconheço nas ruas!!! O que não existe no país é JUSTIÇA!!!!!!!!

  70. FMB. Parabéns pelo seu texto. Vc escreve o óbvio e compila textos de outros autores muito bem. Por favor, limite-se em seus textos a escrever apenas o óbvio. OK? Eu, como leitor, ficarei agradecido.

    1. Por que vc não escreve seus próprios textos e, não queira interferir na maneira de outros escreverem os seus?

  71. Pois é..."ninguém pode ser considerado culpado" é diferente de "ninguém pode ser preso"...simples assim...eles sabem disso mas se consideram Onipotentes para imporem a interpretação que quiserem.

  72. E, pelo inquérito secreto, o brasileiro será preso por cometer o crime de expressar seu pensamento, né Felipe? Ficou bom assim prá ti?

    1. Nos deu.alegria o Augusto N Vc tbém.Felipe ,palavras certas

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO