Adriano Machado/Crusoé

O amigo da Justiça

Num dos julgamentos mais importantes da história recente do STF, José Antonio Dias Toffoli não escapou da sua essência: beneficiou Lula, os companheiros de sempre e deu um tiro certeiro na Lava Jato
08.11.19

Acomodado na principal cadeira do Supremo, Dias Toffoli até tentou posar de magistrado desapaixonado, aquele que segundo Sócrates deveria ouvir cortesmente, responder sabiamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente. Mas na quinta-feira, 7, ele agiu em consonância com a sua essência. No voto de minerva durante o julgamento da prisão em segunda instância do STF, momento crucial que separaria os que combatem a corrupção de quem é leniente com ela, o presidente do Supremo ficou do lado de Lula, o responsável por sua chegada à corte. Depois de usar termos como “lenda da impunidade” no país, concluiu: “(A prisão após o trânsito em julgado) não é o desejo de um juiz, não é o desejo de outrem que não dos representantes do povo brasileiro”. Seu argumento central tentava jogar para o outro lado da Praça dos Três Poderes a responsabilidade. Ele sustentava que foi o Congresso Nacional o responsável por aprovar uma lei alterando o artigo do Código do Processo Penal em favor da prisão após o chamado trânsito em julgado, quando acabam todas as etapas do processo, incluindo os infindáveis recursos. Assim, o ministro passou à história como aquele que desempatou o julgamento mais importante da vida recente nacional em favor de corruptos e corruptores. Ulysses Guimarães dizia que quem cuida de coisas pequenas acaba anão. Quem se deixa envolver por questões menores, em detrimento da grandiosidade das decisões, quem confunde grandeza de espírito com espírito de grandeza, também pode terminar anão. É sempre um risco.

O destino de Toffoli poderia ser outro, mas o ministro preferiu ensinar às pessoas como produzir uma catástrofe. Sim, o aniquilamento da Lava Jato é catastrófico. Afinal, delinquentes poderosos, donos de contas polpudas — em geral, políticos capazes de contratar bancas advocatícias a peso de ouro — receberam sinal verde para poder delinquir livremente, até o trânsito em julgado, que pode nunca chegar para eles. Na história do Brasil, foi o que ocorreu na maioria das vezes. Até o surgimento da Lava Jato. Agora, o jogo virou em favor dos que abusavam de chicanas jurídicas e de embargos auriculares para continuar agindo à margem da lei.

Graças o voto crucial de Dias Toffoli, o PT embala a festa. Embora o “Lula Livre” não seja automático, a soltura do ex-presidente nunca esteve tão próxima. Basta a defesa solicitá-la à juíza responsável pela execução penal, a quem caberá a decisão final, conforme os novos termos estabelecidos pelo STF. Na esteira do resultado no Supremo, os advogados do petista se assanharam: “Após conversa com Lula nesta sexta-feira levaremos ao juízo da execução um pedido para que haja sua imediata soltura com base no resultado desse julgamento do STF”, disse Cristiano Zanin. E parlamentares do partido soltaram fogos nas redes. “A decisão de prisão só após trânsito em julgado pelo STF resgata a justiça em nosso país. Precisamos da imediata libertação de Lula”, vibrou a deputada Maria do Rosário, do PT gaúcho.

As comemorações se estenderão por outras celas. É que a derrubada do entendimento da prisão após julgamento em colegiado de segundo grau, estabelecido pelo próprio STF em 2016, não beneficiou apenas Lula. O petista condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá e mais doze anos e onze meses no processo referente ao sítio Santa Bárbara, na também paulista Atibaia, é apenas o integrante mais famoso do bando. Poderão receber o beneplácito da Justiça pelo menos 4.895 encarcerados, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. Entre eles, petistas estrelados que também haviam sido apenados pela Lava Jato, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e seu irmão, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva. Já os ex-comandantes da tesouraria petista João Vaccari Neto e Delúbio Soares, hoje em regime semiaberto, poderão abrir mão da tornozeleira eletrônica. Para piorar, e a julgar pela atmosfera permissiva reinante no tribunal, tudo leva a crer que a nova postura do STF abrirá caminho para suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça Sergio Moro, e a consequente e fatídica anulação dos processos contra Lula e demais integrantes do que se convencionou chamar de organização criminosa. Será a pá de cal.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéO plenário da corte: nos bastidores, advogados de réus da Lava Jato comemoraram a decisão
Para a sociedade e todos aqueles que acreditam ser a corrupção um fator de atraso social para qualquer país, trata-se de algo de extrema gravidade. Para Toffoli, isso nunca pareceu um problema. Embora acredite estar no caminho certo, o presidente do Supremo segue em desabalada carreira pela contramão da história. Em 2012, três anos depois de ser nomeado por Lula para a corte, Toffoli não se constrangeu em participar do julgamento do mensalão sob o argumento de que seus votos seriam eminentemente técnicos. Sim, uma tecnicidade que teimou quase sempre em pender para o mesmo lado. O ministro avaliou, por exemplo, não haver provas suficientes contra Dirceu, logo quem, embora tenha condenado José Genoino e Delúbio Soares. Ao fim, o ex-comissário petista, capitão do time de Lula até sua debacle pessoal, acabou condenado pela maioria do STF. Em junho de 2016, estava nas mãos de Toffoli mais um caso rumoroso envolvendo um petista de quatro costados: o ex-ministro Paulo Bernardo, marido de Gleisi Hoffmann. Não deu outra: Toffoli mandou soltá-lo. Bernardo estava preso preventivamente sob a acusação de desviar dinheiro de aposentados.

Em 2017, o STF encontrou mais uma vez o destino de Dirceu sob sua responsabilidade. O petista cumpria prisão preventiva desde agosto de 2015. Sem titubear, Toffoli foi de novo “pule de 10”. Ao lado de Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, o ex-advogado das campanhas presidenciais do PT assegurou ao ex-ministro um ano de liberdade a mais, antes da condenação em segunda instância. Em 2018, votou a favor de um habeas corpus a Lula para que o petista pudesse esperar decisão do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, a fim de ter a prisão decretada. Como bem disse o ministro Luís Roberto Barroso durante sua sabatina em 2013, a Constituição comporta tudo, “só não traz a pessoa amada em três dias”. Dependendo da circunstância, das condições de temperatura e pressão e, claro, de quem é o freguês, traz sim.

Durante o julgamento na quinta-feira,7, Toffoli fez tabelinha por várias ocasiões com o ministro Gilmar Mendes, que se esmerava para explicar sua mudança de postura em relação ao julgamento de 2016. Em meio ao bate-bola — que se seguiu durante o próprio voto de Toffoli, numa espécie de Pelé e Coutinho às avessas –, o presidente do STF lançou mão de um sofisma, querendo dizer que procuradores da Lava Jato seriam favoráveis à liberdade a Lula. “É bom registrar que a própria força-tarefa da Lava Jato pediu a progressão da pena a Lula. Assim, ele já deveria estar fora do regime fechado”. Na sequência, Toffoli perguntou quanto de dinheiro do que chamou de “Fundação Dallagnol”, numa referência ao chefe da força tarefa da Lava Jato, seria destinado a um fundo de advogados. Ali, o ministro já indicava o caminho que seguiria mais adiante.

Gilmar, àquela altura, assinalava o quarto voto no placar em favor da condenação só após o trânsito em julgado. Mas quem empatou a peleja e deixou a bola para Toffoli liquidar a fatura foi o decano, ministro Celso de Mello, no mais longo voto do dia. “Nenhum juiz desse tribunal discorda ou é contrário à necessidade imperiosa de combater e reprimir com vigor, respeitada, no entanto, a garantia constitucional do devido processo legal”, defendeu-se. Além de Gilmar, Celso de Mello e Toffoli, votaram contra a prisão em segunda instância o relator Marco Aurélio Mello e os ministros Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, em sessões ocorridas em outubro. Os demais — Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, além de Cármen Lúcia –, pelo cumprimento antecipado da pena. Foram vencidos.

Eduardo Anizelli/FolhapressEduardo Anizelli/FolhapressLula chega à PF: a soltura fica a cargo da juíza que executa a pena
Nos dias que antecederam à sessão de quinta-feira, 7, Toffoli já sinalizava a ajuda a Lula. Em conversa com senadores ao longo da semana, disse que a prisão em segunda instância não era uma cláusula pétrea da Constituição. Ou seja, que a regra poderia ser alterada pelo Congresso. Para o grupo de parlamentares que entregou ao ministro uma carta em favor da prisão depois da segunda instância, foi a senha da decisão final – como se precisassem saber o óbvio ululante. “Foi uma sinalização de que o Supremo pode derrubar. Ele deve dar o voto de minerva”, afirmou o senador Lasier Martins, do Podemos gaúcho. Os ministros da chamada ala “lavajatista” ainda tentaram pressionar por uma solução intermediária: a prisão após julgamento no STJ, a ser constituído como terceira instância. “A tese que, ao invés da segunda instância, transferiria para a terceira instância (a execução da pena) se aproxima da tese que tenho sustentado”, disse Fachin. “Ela admite que não é necessário o trânsito em julgado. Vejo com simpatia.”, dizia Edson Fachin. Em vão. A derrota da Lava Jato já estava sacramentada. Em meio às críticas de que sua postura favoreceria a impunidade e faria o Brasil regredir à era pré-Lava Jato, Toffoli ainda levou ao Congresso a ideia de alterar o Código Penal e suspender a prescrição até o julgamento de recursos em tribunais superiores. Um truque destinado a amortecer o peso de seu voto. Mas não há redução de danos possível quando o que está em jogo é o combate à corrupção.

Ayres Britto, ex-ministro do STF, afirmou recentemente que o tribunal não está a salvo de práticas reveladoras de uma certa pequenez de alma, como o vedetismo e o culto da personalidade. Nos últimos tempos, Toffoli avocou para si a tarefa capaz de massagear o ego de qualquer mortal: o de construir uma espécie de entendimento nacional. A costura de Toffoli previa, segundo sua ótica, a harmonização dos Três Poderes. Ele chegou a sugerir que sua atuação teria sido fundamental para evitar uma crise institucional entre os meses de abril e maio, que resultaria na deposição prematura de Jair Bolsonaro. Não colou. Sobretudo porque antes da eclosão da suposta insurgência contra o presidente, Toffoli havia atuado no sentido contrário. Não contra Bolsonaro, mas num inequívoco atentado às liberdades individuais e à livre expressão. Foi quando, em março, Toffoli estabeleceu um inquérito para investigar “notícias fraudulentas (fake news) e denunciações caluniosas”, a pretexto de defender o que chamou de “honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares”. O objetivo era outro: o de blindagem própria, propósito que ficou ainda mais claro no episódio da censura a Crusoé. A liberdade de expressão deveria ser um valor inegociável. Quem a ameaça jamais poderia arvorar-se de engenheiro da paz.

A única bandeira branca que Toffoli conseguiu desfraldar até agora teve como beneficiário direto o filho 01 do presidente da República, Flávio Bolsonaro – em 16 de julho, quando o presidente do STF paralisou a investigação capaz de constranger a família Bolsonaro. Atendendo a um pedido dos advogados de Flávio, Toffoli suspendeu o inquérito aberto com base no relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, que havia revelado transações financeiras suspeitas envolvendo o agora senador e servidores de seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio nos tempos em que ele era deputado estadual. O alcance da medida expôs a natureza da canetada: de uma só vez, Toffoli protegeu Flávio Bolsonaro, ele mesmo e colegas de toga, como Gilmar Mendes, furioso em razão das apurações internas na Receita Federal sobre movimentações financeiras dele e de seus familiares. Agora, quem Dias Toffoli ajuda a proteger são os apanhados pela Lava Jato. Lula já comemora.

Durante a festa de sua posse como presidente do STF, em setembro de 2018, Toffoli entoou a canção “Tempo Perdido”, eternizada por Renato Russo com sua Legião Urbana. Um dos trechos da música diz “Não tenho medo do escuro, mas deixe as luzes acesas”. Se os corruptos triunfarem, só restarão o escuro e aquelas cinzas frias sobre as quais um dia versou Manuel Bandeira. As poucas cinzas frias. A Lava Jato sofreu uma das suas maiores derrotas. Mas sempre é tempo de reagir e acender novamente as luzes.

Com reportagem de Mateus Coutinho
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Qdo ministro Paulo Guedes fala em AI 5, eu entendo ser o caminho mais rápido para colocar o trem nos trilhos novamente Ver um STF com sua maioria desagradando as boas práticas da Lei e da Ordem, ver uma parte do Congresso omisso e a favor de canalhas, bandidos e corruptos, penso que só uma intervenção poderia dar governabilidade colocando o país em rota de crescimento!!! Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!!!

  2. Já há muitos motivos para uma intervenção completa, não um golpe, mas uma operação limpeza da nossa republica de bananas ! uma intervenção a pedido da Nação Brasileira !

  3. O Toffoli que já trabalhou para o PT e conhece seus métodos, preferiu ir contra a maioria do povo, que contra o PT. Quem tem k..., tem medo.

  4. Inclusive a autoestima e a confiança, pois não há nada mais frustrante do que a sensação de que a qq momento as coisas vão desacelerar por algum motivo. E onde há corrupção, o que não faltam são motivos para criar dificuldades e vender facilidades. Quem não se vende, termina por ficar vendido e na mão dos outros.

  5. Em se tratando de um processo que supostamente deveria ser de larga escala, mais fácil ele seria conforme menor fosse a resistência. Se o indivíduo não tem muito a perder, a não ser deixar o seu orgulho de lado e exercitar sua humildade, então pressupõe-se que tanto a aceitação quanto a reflexão tenderiam a ser mais "simples" e ágeis. Em tese, após isto, o país teria muito mais condições de realizar uma reestruturação profunda e recuperar tudo aquilo que foi roubado pela corrupção.

  6. Por fim, se concentrar mais no objetivo de expor a verdade e menos no de punir os culpados, teoricamente facilitaria o processo daquela parcela da população que tem dificuldades de aceitar a realidade como ela é, pois isto significaria terem que fazer uma reavaliação de si mesmos e uma reformulação do seu eu interno. Mais do que a imagem que projetam para o exterior, eles teriam que estar dispostos a fazer uma autocrítica e a realizar alguns ajustes internos.

  7. Se é para deixar a máquina tinindo, então melhor deixar o motor fundir, pq aí elimina-se a tentação de remendar e fazer gambiarras que no máximo impedem a máquina de parar. Os CORRUPTOS estão sempre andando no limite e propagando o discurso de que, sem eles, a máquina não anda. Que ela quebre de uma vez, pq aí o discurso perde o sentido e os CORRUPTOS ficam nus diante do país todo.

  8. Se isto for possível, então torna-se altamente provável trazer-se as condições de temperatura e pressão do sistema para níveis normais, reparando-se os danos e eliminando as brechas existentes que impedem o judiciário de reduzir a corrupção e a distopia a níveis considerados normais. Sem se estabelecer a verdade, não é possível que se identifique adequadamente onde estão os gargalos, brechas e falhas do sistema. Portanto, não há como reformá-lo e aperfeiçoa-lo efetivamente.

  9. Se a balança do judiciário já está empenada para o lado dos CORRUPTOS, não há problema algum que eles continuem a desvirtuar ainda mais o sistema judiciário em benefício próprio. Importante ressaltar, que quem venha a admitir sua culpa e a auxiliar na quebra da distopia de uma vez por todas tenha qq benefícios e vantagens vinculados à revelação irrestrita dos fatos e à admissão de suas responsabilidades. Neste momento, o mais importante não é punir, mas se trazer a verdade à tona.

  10. Quanto maiores as contradições do sistema, menores se tornam as condições para que este se sustente. Por isto é que, diante deste quadro de anormalidade institucionalizada, se torna mais importante estimular que os agentes sociais que alimentam a distopia tenham condições de dar um passo para trás e fazer um mea-culpa. Por outro lado, aqueles que ainda querem insistir em elevar o nível de distopia não deveriam ser parados, mas sim incentivados a seguirem em frente.

  11. Para os adoradores de Lula, reconhecer a corrupção e distopia do sistema não significaria só a aceitação da realidade como ela é, mas tb aceitar que Sérgio Moro venceu, que os neo-liberais venceram, que Bolsonaro venceu, além de ainda terem que aceitar, obviamente, de que são CORRUPTOS e parte do problema, ao invés da solução. Em resumo, se mesmo em um estado anormal de temperatura e pressão ainda há uma grande parcela da população negando a realidade, então que se alimente a distopia.

  12. Pois como a corrupção já está entranhada na sociedade e incorporada ao consciente coletivo, aqueles indivíduos que acreditam ou tem certeza que se beneficiam dela, se negarão a reconhecer a distopia, pois isto significaria se reconhecerem como beneficiários e fomentadores dela. Ou seja, não só teriam que abrir mão dos benefícios e privilégios dos quais gozariam, como ainda teriam que se humilhar exatamente perante aqueles que eles denominam como verdadeiras representações do mal.

  13. Não só ele é totalmente incapaz de se auto-regular, mas tb é incapaz de regular os outros dois poderes. Ou seja, o judiciário não exerce sua função primordial de regular o meio social, sendo na realidade elemento de "instabilidade" e "desajuste". Ele não só se nutre da corrupção e da distopia, como ainda as alimenta. Considerando que as condições de temperatura e pressão estão em níveis anormais, só colocar os CORRUPTOS na cadeia não quebra a distopia.

  14. Mas como se regula as condições de temperatura e pressão do meio social? Em um sistema tripartite, o judiciário seria um dos poderes que deveria garantir a "estabilidade" interna deste no curtíssimo prazo, sendo que sua principal importância é que parte da regulação realizada por ele estaria exatamente em identificar e neutralizar elementos de "desestabilização" presentes nos demais poderes. Mas como se sabe, o judiciário brasileiro é a verdadeira raiz do "desajuste" do sistema social.

  15. É assim que o país está sempre andando com o freio de mão puxado, a corrupção tem consequências nefastas, mas ela é necessária para que as condições do sistema não se deteriorem. Resumindo, a corrupção está sempre nos outros, quando ela está no próprio indivíduo, então é um sacrifício e ato heróico em nome do bem comum. Errado é que outros lucrem e vivam às custas do povo, mas se beneficiar de crimes ou privilégios, isto é só recompensa pelo enorme bem realizado com dinheiro dos outros.

  16. Em condições normais de temperatura e pressão, os CORRUPTOS não conseguem emplacar sua corrupção e narrativas farsescas pq o próprio meio social é capaz de neutralizá-las. Mas no Brasil o "normal" é um quadro endêmico de corrupção, basta ver o discurso dos CORRUPTOS, que prega esta como uma espécie de lubrificante ou graxa que faz o sistema e, inclusive, a roda da economia girarem. Sem ela o sistema quebra e os pobres serão mais oprimidos pelas "elites", que são CORRUPTAS, mas necessárias.

  17. Um CORRUPTO nunca anda sozinho, ele precisa de outros CORRUPTOS, pois a força dele não está em suas virtudes, mas em sua própria corrupção, portanto, ele não pode se deixar pautar pela realidade. A distopia criada pelos CORRUPTOS é um truque de ilusão que oferece a justificativa mínima para manter a aglutinação interna da cáfila de CORRUPTOS. Como atividade de bando, a corrupção necessita de uma cola e um verniz que permitam aos CORRUPTOS se venderem como heróis e vítimas, não algozes.

  18. É por isto que a defesa da corrupção e dos oprimidos invariavelmente andam juntas, pois o indivíduo precisa construir uma imagem de si mesma que contrabalanceie o bem e o mal (o que é uma grande picaretagem, pq basta vc continuamente dar um peso maior ao "bem" que vc faz e relativizar perpetuamente o mal que vc faz, para que a opinião que o indivíduo tem de si mesma seja sempre a mais elevada possível). O real objetivo não é convencer a si mesmo, mas ao seu entorno.

  19. Portanto, em um meio social imbuído da corrupção mais grossa e desprezível que se pode esperar, é racional se esperar que indivíduos inseridos neste meio, não só se identifiquem com a corrupção, mas a incorporem como parte da sua psique. Criticar esta na verdade é criticá-los, atacá-la é atacá-los, pois ela não é um mal em si mesma, mas um mal necessário. Portanto, o indivíduo que se corrompe não é um CORRUPTO, mas um herói que se "sacrificou" em nome do coletivo.

  20. Cientes disto, qual é o truque dos CORRUPTOS? Alimentar a distopia e nutrir o desejo atávico dos defensores de CORRUPTOS em aceitar a realidade como ela é. Na verdade, esta dificuldade de aceitar a realidade como ela é tem raízes mais profundas, ela embute uma incapacidade de o indivíduo se enxergar como um CORRUPTO, pois como ser iluminado, ele obviamente não pode ser CORRUPTO. CORRUPTO são os outros que não se alinham às ideias e pensamentos com os quais ele se identifica.

  21. Como se luta contra quem insiste em lutar contra a realidade? Se o sujeito está preso em uma espiral de negação, como é que é possível quebrá-la? Inclusive pq não se trata da incapacidade de se "captar" a realidade, o problema é de aceitação desta. aqueles que ainda insistem em negar a existência de um sistema enviesado e CORRUPTO que tende sempre pro lado de CRIMINOSOS e CORRUPTOS não estão realmente negando a realidade, mas se negando a aceitá-la como ela é.

  22. No entanto, como se sabe, não só as decisões recentes, mas outras mais antigas demonstram que no STF há uma certa tendência estatística em favor da impunidade de CORRUPTOS e, por tabela, de outros CRIMINOSOS. Apesar das estatísticas altamente favorável a CORRUPTOS RICOS e PODEROSOS, ainda há uma parcela da população brasileira que ainda acha que os "pobres coitados" são vítimas não algozes. Os verdadeiros bandidos são aqueles que se colocam contra os CORRUPTOS e CRIMINOSOS.

  23. O fim da prisão em 2ª instância é emblemático, pois serve para demonstrar que os estratagemas no âmbito do judiciário para livrar CORRUPTOS data de bem antes da Lavajato. Não foi uma coincidência que em 2009 tenha ocorrido a primeira mudança em relação ao entendimento quanto ao trânsito em julgado na determinação de prisões. Não existe magistrado 100% isento e imparcial, pois senão ele seria um deus, portanto, o mínimo que se espera de qq juiz é que ele tenda em favor das evidências.

  24. Vergonha! Como pode uma pessoa despreparada decidir os rumos da nossa vida? Até que ponto esses " doutores" têm esse direito. Se a verdade não for desmascarada agora, mais tarde ela virá à tona.

  25. Nada me tira da cabeça de que o voto coerente do Marco Aurélio visa, desde sempre, beneficiar o primo Collor que o nomeou para o STF.

  26. Me desculpe, mas Ulisses Guimarães também não tinha nenhuma moral para falar isso. Lembre-se que ele foi um dos protagonistas do "trânsito em julgado " na Constituição Federal de 1988.

    1. Mas o sentido era outro: proteção contra o arbítrio de militares e governantes.

  27. O corrupto do STJ levou U$5.000.000,00 para destruir a Operação Castelo de Areia. Quanto estarão levando os quatro repugnantes do STF? Estes vagabundos tem um preço. E o que não falta é advogado amigo deles e dinheiro sujo para cooptá-los. Simples asim. GRAAANA!

  28. Eu queria fazer uma pergunta. Vocês podem me responder? Se caso os senadores e deputados federais se omitissem em votar a lei que permite a prisão em Segunda instância. Pergunto a vocês, o povo brasileiro poderá através de um plebiscito votar para decidir sim ou não se aceita prisão em Segunda instância. E o povo pode votar o plebiscito junto nesta eleição para prefeito?

  29. Eu queria fazer uma pergunta. Vocês podem me responder? Se caso os senadores e deputados federais se omitissem em votar a lei que permite a prisão em Segunda instância. Pergunto a vocês, o povo brasileiro poderá através de um plebiscito votar para decidir sim ou não se aceita prisão em Segunda instância. E o povo pode votar o plebiscito junto nesta eleição para prefeito?

    1. Queria completar a pergunta acima! Se o nosso povo querido brasileiro puder votar o plebiscito citado acima ( e que lei permita isso ? ) qual será a maneira legal para colocar o plebiscito junto com a votação dos prefeitos nas eleições 2020 , me explique por favor? Outra dúvida que tenho : haverá tempo para colocarem o plebicito dentro das urnas eletrônicas eleitorais até às eleições de prefeito 2020?

  30. Assim caminhou a impunidade no Brasil. O STF teve um periodo diferente apos a posse de Joaquim Barbosa, qdo pela 1a. vez, colarinhos brancos ricos foram presos. Logo apos assumiu Levandowski q fez tudo pro STF voltar a ser o lar da impunidade dos poderosos. Carmem Lucia fez o q pode pra manter nos julgamentos, a prisao dos bandidos. Com Toffoli, a bandalha generalizou e o STF voltou a ser o q, na maior parte do tempo foi, um abafador de processos de ricos e poderosos ate o seu decurso de prazo.

    1. Leandro concordo plenamente, o stf de toffoli (letra pequena mesmo) virou um sindicato petista: cheio de pelegos interessados na grana dos corruptos de colarinho branco e que podem pagar seus ricos advogados que fazem a ponte engre os dois! stf vergonha nacional

  31. Para retratar o sentimento de milhões de brasileiros, em relação ao senhor Tóffoli, transcrevo texto que está rolando na net, de muita criatividade< e que certamente será motivo para boas gargalhadas: "Há dias ruins, dias péssimos, horríveis e até perdidos, mas nada se compara a Dias Tóffoli". E pior foi ver o vídeo onde ele, em movimentada noitada, confraterniza com os advogados do maior ladrão deste país, e outros mais. O que se dizer de um Supremo que pode ser manipulado por um bandido?

    1. para destruir uma ideia, já me disseram que este video é fake, que é coisa do passado... tem de tudo pra justificar a mau caratice

  32. Todo mundo já sabia que a máfia do STF iria acabar com a prisão depois de condenado na segunda instância. Os mafiosos estavam loucos para soltar seus amigos e cúmplices. Quem pode salvar o Brasil continuam dormindo sem o povo saber porque não acordam com tudo o que está acontecendo.

  33. Ao contrario de alguns amigos, eu acredito que o voto da Rosa Weber, foi muito importante para que a prisão somente apos o transito em julgado (STF) . Em 2016 ela votou a favor do cumprimento da pena apos confirmação da sentença em 2º grau, para não contrariar a decisão anterior daquela corte sob argumento de que não é crivel a mudança de decisão em respeito ao principio da colegialidade, mas agora ela vota contrariamente e o argumento do referido principio não continua???

  34. E aí muita gente se surpreende quando o povo pede a entrada dos militares na equação! Ninguém aguenta tanta safadeza... Fechem tudo: STF, câmara e senado.

  35. Antes de votar contra a prisão na segunda instância o "decano" fez um contundente discurso contra a corrupção, tentando com isso dissimular sua covardia

    1. DECANO QUE, COM IDADE SUFICIENTE PARA SE APOSENTAR, ALÉM DA FRAGILIDADE FÍSICA, PREFERE AS LUZES DA RIBALTA SUPREMA, DEVIDAMENTE TELEVISIONADA, PROFERINDO LONGOS E ENFADONHOS VOTOS ANACRÔNICOS, NOS QUAIS SUA VAIDADE SE ESCANCARA, ESQUECENDO QUE A LEI FOI FEITA PARA O HOMEM E NÃO O HOMEM PARA A LEI!!! O DECANO IGNORA AS CIRCUNSTÂNCIAS DE CADA CASO, DEIXANDO QUE APENAS A LETRA FRIA DA LEI IMPERE, PERMITINDO QUE O POVO SE SINTA ENVERGONHADO PERANTE PAÍSES QUE ADOTAM DECISÕES DIFERENTES.

  36. Já foi dado entrada no pedido de "FESTA" para a soltura de CABRAL.Não passa desta semana preso. O povo merece.Somos muito COVARDES.

  37. Este senhor nunca enganou ninguém, desde a época longínqua onde ele se gabava de ter escondido um processo, é e sempre foi tendencioso.

  38. O governo está muito inativo ante as ações impatrióticas do judiciário, principalmente do STF. É sabido até pelo cavalo do xerife que nessa Corte há, pelo menos, 4 membros pH.D's em canalhice e que só trabalham para si e aos seus delinquentes de estimação. Então, é passada a hora de uma ação forte, traumática, dolorosa em cima desses bandidos escondidos e protegidos atrás de uma toga.

  39. O tempo vai passar e a história deste julgamento será contada. Talvez só neste momento a justiça será feita. Será contado a triste história do mal vencendo o bem . Mas todo mundo tem validade este ciclo um dia vai acabar e as coisas vão novamente mudar

  40. Ulisses Guimarães, o grande responsável por uma Constituição Cidadã que garante mais direitos e menos deveres ao povo. Não teria meu voto.

    1. Na minha opinião deveríamos é pedir a renúncia desses ministros do supremo. Pois se não mudar a corte nada mudará. Prisão em 2° instância haverá habeas corpus para os amigos.

  41. O Brasil é muito maior que a decisão de ministros do stf que derrubaram por conveniência política e vies ideológico a prisão em segunda instância

    1. o brasil agora é muito pequeninino e bem menor de outrora. RIP

  42. O destino da lava jato estava predestinado. Mormente porque esse evento jurídico, como “ mãos limpas” na Itália mexeu com os donos do Poder. Esse mesmo meu entendimento se aplica a alteração da CF. Há um grande número de deputados envolvidos em mal feitos. E estes podem contaminar os que são favoráveis, sob o argumento que favoraveis poderão estar envolvidos em mal feitos. Pelo menos Nos resta o consolo que os órgãos de estado deixaram de ser de governos

  43. Só se consegue a Paz com a Guerra, não sei se alguém já disse isso, mas já ouvi, que atrás do Diplomata está o Soldado. Até quando o STF é Absoluto ?

  44. logo logo isso tudo vai mudar presidente vai indicar 2 novos ministros , seram 2 lixos a menos, como disse o presidente por ora estão livres, mas tem muita água pro rolar ainda , a conferir.

    1. Vixi, é aí que vai piorar. Não tenho dúvidas que o Dias Tóffoli é quem dará palpite na escolha. É só ver quem ele indicou para o PGR. Afinal, se ele indicar alguém integro como o Moro, pode sobrar para os ele, os filhos deles e toda a família, não concorda?

  45. Bolsonaro se encontra numa situação privilegiada, como Abrão! Se estiver disposto a sacrificar o próprio filho será Abraão o arauto da moralidade da Nação! Caso contrário entrará para a História como mais um que se perdeu no próprio egoísmo !

    1. Para ambos comentários meus aplausos!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    2. Corajoso esse Toffolli ! Em outro país nao poderia sair na rua nunca mais ; mas aqui somos todos bunda moles .. e vamos engolir Lula livre / Moro Canalha e todas essas bizarrices zzzzz

  46. STF está acabando com a esperança de termos um Brasil adequado. E o pior: o povo está inerte vendo os maiores corruptos liquidando a nação. AI-5, penso eu, será a solução.

  47. Estão confundindo "culpa" com "prisão". Uns, por ignorância; outros, por safadeza. Explico: ninguém pode se considerado "culpado" , sem ter a sua condenação transitada em julgado. Isso é escrever o óbvio: se ainda existe possibilidade de apelação, tudo pode acontecer (ainda mais no Brasil!)... Mas a data do inicio do cumprimento da pena é outra coisa, matéria de lei ordinária! e seria a decisão se o Réu pode, ou não, apelar em liberdade, mas sofismaram compresunção de inocência e deu nisso...

    1. Querem fazer crer que o bandido foi solto por ser inocente. Vamos ter que engolir esta desta corja, até que, vá pra cadeia novamente.

  48. Que não recaia somente sobre ele essa mancha, mas também sobre o senado, que avalizou a sua nomeação, e sobre os constituintes de 88, que deixaram passar batido o inciso LVII do art. 5º da Constituição Federal. Uma pilantragem nunca é obra de um homem somente.

  49. Toda vez que eu vejo uma foto do Toffoli, eu me lembro daquela fala de Jesus, na qual ele chamou os bandidos da época de "túmulos caiados por fora, mas podres por dentro". É um homem bonito, não se pode negar, mas que, do ponto de vista espiritual não passa de um monte de fezes podres. Ele e os outros que votaram como ele.

  50. Só em um país TUPINIQUIM que um julgador não é considerado suspeito pra julgar, mesmo sendo nomeado pelo paciente, tenha trabalhado com ele desde o início da carreira, passando pela nomeação para ser acessor jurídico do governo, e para ser chefe da AGU. Agora, um juiz conversar com procuradores não pode, se não é suspeito.

  51. O que esperar de um país cujo judiciário é corrupto!País esse em que os corruptos nomeiam desembargadores, ministros do STF, TCU, CGU......Estamos fundidos, e o pior, a muito tempo, sem previsão para dias melhores.

  52. Tudo foi muito bem costurado, lembra um seriado chamado Blecaute que não fala sobre política, mas mostra como juízes e excelentes advogados apagam crimes, e saem limpos!

  53. Texto ótimo! Toffoli é parte da vergonhosa falta de mérito implícita nas indicações de um rei... ele sabe que não ganharia nem num jogo de damas contra um Moro, por exemplo. Cada ação dele foi pensada e aprendida com Lula e Dirceu. Mas um pais no qual os eleitores priorizam quem fala "lingua do povo" e considerando a quantas anda a morte da nossa língua materna em escolas e universidades... temos os representantes perfeitos... que triste país!

    1. É verdade !!!! Raça podre, togados imorais são esculachados pelo povo nas ruas e nas redes sociais, mas não tem vergonha na cara, se acham acima do bem e do mal.. MEDÍOCRES

  54. O que esperar de um Presidente do STF medíocre e subserviente dos PeTralhas? Perdemos uma batalha, mas não a guerra contra a instalação do comunismo em terras brasilis. Juntos, vamos vencer estes bandidos, corruptos e salafrários.

  55. o q podíamos esperar "do amigo do amigo do meu pai"? Daquele q recebeu mesada de R$100.000,00 ate recentemente? De quem teve a casa reformada pela OAS?

  56. Vivi todo o periodo militar, regime que salvou o Brasil desses mesmos bandidos que queriam, através das guerrilhas armadas, transformar nosso país em uma nova Cuba. Eles voltaram após a redemocratização com o mesmo objetivo. Hoje temos novos atores no STF, porém com os velhos propósitos. Não seria a hora dos militares assumirem uma postura e dissolver os minoosy os do Supremo T F e manda-los pra cadeia? Inclusive a Rosa Webber.

  57. Vamos reagir e acender novamente as luzes. Nós, brasileiros, todos acordados na vigilância do andamento da aprovação da lei estabelecendo a prisão já na 2a. estância pelo congresso. E que tal começarmos a forçar a barra para acabar com essa Super Turma Fanfarrona?!

    1. Muito bem!! Conheça uma proposta libertadora ! Acesse pina.org.br Uma luz no final do tunel! APOIE!

    1. E acrescentando à Lei a obrigatoriedade da origem lícita do numerário que será usado no pagamento dos honorários. das bancas advocatícias, como acontece noutros países, inclusive nos EEUU.

  58. Toffoli a serviço da organização criminosa PT !!! Uma vergonha um indivíduo desse nível ser presidente da Suprema Corte. O que a sociedade pode esperar desse Tribunal de Trapaceiros ??? a serviço dos corruptos???

  59. A morosidade favorece a prescrição, e mesmo que não houvesse prescrição e decadência, ficam as vítimas a mercê dos malfeitores, que teriam mais tempo para forjar álibis, testemunhas, destruir provas, deletar ou queimar arquivos e comprovantes, ocultar o produto do furto ainda não desvendado etc.

    1. Toda vez que eu vejo uma foto doTofoli, eu me lembro daquela fala de Jesus, na qual Ele se refere aos bandidos da época, chamando_os de túmulos, caiados por fora e podres por dentro. Um homem bonito, não se pode negar, mas espiritualmente falando, um monte de fezes podres.

    1. Não prezado, não tenha vergonha de ser brasileiro! Tenha vergonha de ser comodista! Faça a sua parte! Lute

  60. Qdo será q nos o ze povinho vamos parar de dar pitaco e criticar as decisões das Cortes Superiores ??? Os “caras” tem uma quantidade de advogados trabalhando pra eles dando suporte e carregando suas “malas”. Nós não temos ninguém pra pensar e nos ajudar e aí ralamos o dia todo e também não entendemos patavina alguma de Lei. Temos que nos recolher a nossa “infinita insignificância”, trabalhar e pagar os impostos e sermos gratos por termos tão nobre Cortes.

  61. Esse pseudo juíz chamado Tofoli colocado STF pelo corrupto Lula e sua quadrilha não pideria, realmente, fugir da sua essência. Um crápula que para mim é o mais perigoso da turma "garantista" (entenda bandidos travestidos) pois é um grande ator (aprendeu com o chefe) ao contrário dos outros que são mais descarados. Bolsonaro você com presidente tem muita força e está "manso". Não tem prosperidade em uma nação que convive com corrupção. Isso será cobrado lá na frente.

  62. Chamar a banda "garantista" do stf de asquerosa é até um elogio! Não escaparão de figurar no lixo da história como um bando de pilantras oportunistas, mas o prejuízo causado agora irá repercutir na vida da Nação por muito mais tempo do que a porca passagem deles por essa chamada corte suprema que, por conta da bizarrice adotada como constituição no Brasil, atribuiu-se poderes muito além dos que seriam adequados às competência e padrões éticos da maioria (quase totalidade) dos seus membros.

  63. Depois de todas as ressalvas é claro, pergunto: será que o Dias Toffoli ( e seus 5 companheiros de bancada ) não tem razão? O legislativo com 513 Deputados e com 81 Senadores que são eleitos através de uma eleição majoritária pelo povo, não são eles quem deveriam ouvir o que o POVO QUER, DESEJA? Cabe ao povo exigir que seus Deputados e Senadores que foram eleitos pelo povo, cumpram com coragem a vontade popular.

    1. Nao. Pela forma como defenderam seus votos, nao. Se fosse clausula petrea constitucional teria sido 11x0 e nao 6x5. Qual ministro votaria inconstitucionalmente? Fica claro o vies politico das interpretacoes, e da virada em desfavor da prisao em segunda instancia. Vergonha de nosso judiciario. Um pais sem justica, eh um pais perdido, afundado no lamacal dos interesses individuais e escusos. Vergonha do STF......

  64. Pelo jeito Toffoli e Gilmar ensaiaram exaustivamente a tabelinha. Havia até marcação para os apartes de GM. Sem dúvida uma grande dupla a serviço do mal. O descaramento é o indicativo da suspeição de Sérgio Moro, ao passo que o próprio GM já foi denunciado por suspeição em inúmeros processos, fato nunca ocorrido. Sofro por este país, por suas crianças e jovens, pelos incapazes de se defender, sofro também pela impotência ante essa aberração togada e seus vinhos premiados, pago pelos impotentes.

  65. Vergonhoso! Certos ministros indicados do STF, interpretar a CF de acordo com a conveniência de ocasião e ideológica de 06 ideiotas togados que ocupam cadeira neste Poder. Jogando para platéia, específica(os donos do dinheiro). Não pensem que a marselhesa (à moda brasileira) não possa ser entoada nesta Nação e cabeças rolarem. Com o povo esclarecido não se zomba.Nem de sua inteligência, nem de seu poder de mobilização.Quem tiver os ouvidos de “ouvir “, que ouça .

  66. Eis o Brasil que temos onde a Suprema Corte é mais corrupta que os apaniguados,todos juntos, cujos cofres estão a estourar de tanto roubo que guardam. E mais, um povo inerte, mergulhado na boçalidade ou na indiferença, capacho desses ignóbeis doutores que se julgam deuses!!! Será que esse quadro é imutável? Provavelmente sim; só mesmo o Tempo poderá responder.

  67. Estou achando esquisito que CRUSOÉ deixe todos os comentários com xingamentos e outras agressões, correndo à vontade, mas quando comentei ontem, usando (com os devidos créditos), trechos de um texto sobre os togados, de autoria de um grande articulista brasileiro fui censurada... Em tempo: não sou contra nada que foi dito nos comentários, alguns até assino embaixo. Acho que a revista, por ser muito lida está "se achando". Na atual conjuntura quem assim age não demora a descambar

  68. Este sujeito jamais seria juiz, foi reprovado duas vezes pra concurso público, chegou no STF por indicação do seu padrinho o corrupto condenado. Seria uma surpresa se o voto dele fosse a favor da prisão em segunda instância. Se tivesse vergonha na cara é fosse de fato um juiz imparcial diria sentir-se impedido pra julgar, mas ele nunca deixou de ser quem é, apenas confirmou sua essência.

  69. Estou muito triste, não sei o que dizer ao meu neto quando me pergunta que vantagem leva o homem de bem nesse país, alguém poderia responder por mim? Por favor.

    1. Leia o Salmo 1 para o seu neto, em especial o versículo 6: "Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, porém o caminho dos ímpios perecerá."

    1. Lamento mas eu estou desistindo! A meu juízo, só camburão resolve ! Perderam a vergonha e o respeito! Parabéns Crusoe 🙌

  70. Que nojo isso tudo! Mas se pensarmos racionalmente, não seria esperado? Vcs acham q o Lula continuaria preso a vida inteira sem denunciar a troca de favores com a corte, que sempre existiu em seu governo? E se Lula viesse a fazer uma delação premiada? O que seria da Justiça e deste país? Essa rede é uma máfia piorada! Difícil de colocar em ordem esse país... Deus nos ajude!!!!!

    1. O Lula não pode fazer delação premiada. Ele é o chefe do bando, da quadrilha que nos roubou durante 14 anos. Os seis canalhas que votaram contra a prisão após condenação em segunda instância ainda vão pagar pelo que fizeram à sociedade brasileira. Isso não vai ficar assim.

  71. O que faz o péssimo ficar ainda pior, é o tempo enorme que levam, com milhares de salamaleques, num ridículo “jurisdiquês” para mais SE JUSTIFICAREM (resquício da consciência pesando, claro) do que simplesmente “embasarem” na Constituição o seu voto, simples, claro, direto. E não melifluamente serpentino e como tal, até mesmo venenoso, tal como flui, o veneno nú e crú nas aleivosias do Gilmar, do Levianowsky, do Toffoli, dos 2 prolixos gagás de Melo e nas looongas “preces” da oscilante Rosa...

  72. Os efeitos positivos que as reformas trariam para o desenvolvimento do país foi para o brejo, ninguém é louco investir numa nação que não oferece uma mínima segurança jurídica às relações humanas diversas. Vamos botar o bloco na rua já!

  73. Esse STF SÃO TODOS UNS BANDIDOS . Eu nunca havia visto tantas vezes o mesmo assunto, ou seja , ESSES SEIS FILHOS DAS PUTAS, queriam e soltaram todos os cúmplices da roubalheira. Agora mais do que nunca o congresso terá que reverter. E nós cidadãos “sem partido” pressiona lós. ESTOU INDIGNADO E NÃO AGUENTO MAIS RECEBER MSGS ONDE MOSTRA O RATO MOR, DESSE PARTIDO QUE SE DIZ DO TRABALHADOR, NUNCA FOI, É SIM, DE LADRÕES.

  74. A pseudo solução de Toffoli é ridícula. Suspender a prescrição para que, se não existe limite para os recursos? Quantos recursos a defesa de Lula já impetrou no STF, uns 200? Quantos mais, 1000, 1.000.000? É só ficar recorrendo até o réu morrer de velhice...

  75. O argumento é mais jurídico do que qualquer coisa. O que me espanta é que após vir a tona a parcialidade da condução do processo e da obviedade do inciso LVII, levarem os ministros tanto tempo pra decidir corretamente

    1. E os fanáticos não conseguirem entender o óbvio. Só não vê quem não quer. Isso tudo só pode ser medo do Lula

  76. Esse pseudo Juiz (que não foi aprovado em 2 concursos pela legislatura paulista) , péssimo orador, péssimo no trato do linguajar nacional, só podia dar nisso mesmo. O que esperar que essa cria de José Dirceu e Lulaladrão,fizesse algo diferente. Com sua decisão "independente", está prestes a jogar o país em inúmeras crises: Falta de confiança dos investidores, conflitos pelo pais, e aguentar como sempre, mais uma vez a ladainha desgastantes dos petistas pela retórica condenação sem provas,

  77. Mais estranho nisso tudo é ver quem quer justiça no país despreocupado com o fato de um miliciano negociar cargos do governo... depositar cheque na conta da primeira dama... e não se abalar com isso

    1. Crime é crime! Puna-se os Bolsonaros por Rachadinha, assim como todos os deputados e políticos... qual a pena?? Faça-os devolver o dinheiro !! Agora vamos colocar o maior Ladrao e todos os envolvidos em corrupção que já foram mostrados em anos de PT para mofarem umas três encarnações atrás das grades !!! Lula é demais deveria ser condenados por crime a humanidade!! Roubaram BILHÕES e a esperança de uma nação!

    2. Petistas e bolsonaristas. Iguaizinhos, só que ao contrário.

  78. Falar em “amizade” é DESVIAR o foco. Tudo de podre, imoral, ilegal, e abjeto que tem sido feito pela gigantesca QUADRILHA de mafiosos que assaltou a nação -roubando dos pobres até o pão, em troca de um Circo cheio de palhaços apátridas e sem graça -envolve, só, apenas e tão somente DINHEIRO!!! Não há ideologia nenhuma! Há apenas ganância, corrupção e um vasto círculo mafioso. AS QUESTÕES pautadas na mídia são ilações diversionistas... O foco da quadrilha são OS BILHÕE$$$ roubados e sua PARTILHA!

  79. Tofolli e seus pares "garantistas da impunidade" são pequenos e sórdidos. De fato, a pequenez de espírito deles se dobrou ao $, pois nunca pensaram em mudar o entendimento da prisão a partir da condenação em 2a instância por causa de pobres brasileiros desvalidos q JAMAIS teriam recursos para recorrer ao STF!! O lugar de pequenez é as trevas. TUDO de ruim para vcs! ("vcs" mesmo, excelências é o caramba!). Ministros do mal!

  80. Em tempo... o toga preta foi infeliz e usou de sofisma quando pronunciou o último voto no STF, citando o desespero e mortes de parentes das vitimas da Boate Kiss, na minha humilde opinião agravou mais ainda a impunidade e os problemas de saúde dos familiares das vítimas... pois agora ficou comprovado que a impunidade reina!

  81. Nesse Brasil de tanta democracia (como alguns dizem), vemos togas pretas vendendo habeas corpus, frequentando festinhas e facilitando a vida dos "advogados de bandidos" de grandes escritórios especializados em corrupção, mesadas acima do teto, acordos com instituições de ensino, grandes haveres que não podem ser vistos pela RF... e por aí vai. Que exemplos esses togas pretas dão... Brasil de Luto!

  82. Só pecou no último parágrafo. É um momento político muito sério para poesia. Tem estar a altura da situação. Mais leitura pessoal...

  83. Lamentável,tudo isso, o Brasil está de luto pela lava-jato,, temos que reunir forças e retribuir esse dano com muita muita pressão popular até que os próprios se tornem inseguros quanto ao seu futuro...o momento é de insegurança e tristeza pela medida tomada, mas o Brasil irá conseguir seu destino triunfal, está escrito na sua história a sua força de poder, e contra eles isto será.

  84. Neste momento a vergonha de ser brasileiro está em alta. Ter um presidente do STF como essa figura nojenta e desqualificada, liderando alguns patifes irresponsáveis é demais...e o que é pior: não poder fazer nada, aliás, cadê os caminhoneiros que ameaçaram entrar com seus caminhões no STF??? E esse Congresso, vai resolver, olha que lá a podridão é exacerbada!!!

    1. Infelizmente, o congresso que está ai jamais aprovará uma legislação minimamente decente. Não se iludam!

    2. 🇧🇷 Onde está o presidente que elegemos? O bunda mole do Jair BOLSONARO não dá um pio, e o pior vai fazer do terrivelmente petralha o novo ministro do STF. 🇧🇷 Duas palavras 'bolsonaro judas'.

  85. Não podemos esmorecer. Vamos às ruas. Vamos em frente até conseguirmos um país melhor. Se calarmos, se ficarmos em casa, tudo voltará para trás. Por muito tempo.

  86. É isso que dá aprovar para o stf quem nunca foi juiz! Neste caso específico, quem nunca atuou fora das hostes político partidárias. Culpa do senado, que não se dá ao respeito!

  87. O cabeça do maior roubo do planeta está livre e a nação assiste a este escárnio estarrecida! Ou o congresso muda isto ou os condenados seremos todos nós. Condenados a sermos um país de miseráveis, eterna esperança em um futuro nunca alcançado! Sem orgulho, moral e dignidade!

  88. 👏👏 Palmas ao homem mais corajoso do brasil. Enfrentou a nação pra ser fiel aos seus mestres, que hoje foram soltos. Parabéns pelo tirocínio, e convicção de seu poder e entendimento da mente parca e medrosa dos brasileiros. Parabéns, Ministro. Te admiro por essa coragem e lealdade aos seus Senhores, que nessa posição o colocaram exatamente pra lhes servir e cumprir esse papel. Parabéns. Vc encorajou um Supremo acovardado. Todas as honras. A plebe rude merece. Deve baixar a cabeça aos Senhores.

    1. Na verdade verdadeira disso tudo celcinho decano é o grande culpado...pois nào se esperava isso do `de cujus`...pois do tofopt,gibeiçóla,lewanrolandozero,primodoCollor,mariavaicomoutrosweber era de se esperar. Mas do decano esperava-se bom senso. Culpado é um só: CELSO.

  89. Pelo que eu vi, a juíza do caso nem consultada foi. Foi sim atropelada pela decisão de outro juiz, mais afoito. Esse é o Brasil, terra de muita lei e pouca justiça.

  90. Está sendo insuportável engolir está afronta ! Tenho a impressão que vou explodir de tanta indignação , pra não falar o pior .

  91. O erro está no legislativo que não fiscaliza o cumprimento de suas normas ( art. 283 do CPC é de 2011 mas o STF o descumpriu e agora o está cumprindo porque não são independentes como vocês da Crusoé. Fossem patrocinados não teriam independência com o STF não a tem.

  92. Essa PEC vai ser levada em banho Maria por Rodrigo Maia e Alcolumbre. Quem acredita que esse Congresso tem menos bandido do que os que desejam aprovar a prisão após a segunda instância? Talvez a lava- toga concomitante à PEC seja a melhor resposta a essa quadrilha. Fazendo o impeachment de pelo menos um FDP desses, abriria vaga pra um ministro mais decente antes do decano lulista de Melo se aposentar. É bronca, essa turminha filé.

    1. 🇧🇷 Bolsonaro amigo de toffoli, Rodrigo Maia foi eleito para presidente da Câmara com os votos do PSL e apoio de bolsonaro, Alcolumbre invenção de Onyx lorenzone e com apoio de bolsonaro. 🇧🇷 Até agora bolsonaro não deu um pio, abandonou quem o elegeu a fúria comunista ☭. 🇧🇷 Bolsonaro um judas, traidor e covarde.

  93. Quer saber o que penso: Os ministros que foram favoráveis a prisão somente apos esgotar todos os recursos, dentre outras decisões isoladas, não tinham outra opção, eles tem culpa no "cartório". Em outras palavras, eles só fazem peripécias jurídicas porque são coagidos! Imaginem um réu sem a no imã possibilidade de livrar-se da prisão fazendo uma delação premiada contando o que sabem deles! Será que pode compromete-los?

    1. Desculpe, mas 210 milhões de brasileiros não podem pagar o pato por causa de erros alheios!!! Se esses 6 ministros tem algo a pagar junto aos seus comparsas, nós brasileiros pagamos aqui fora pela incompetência deles???

  94. "Uma casa dividida não subsistirá." A divisão é entre a dignidade e a ausência dela. Vale a pena lembra as palavras do grande jurista brasileiro Rui Barbosa: "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."

  95. Os 6 desgraçados!!!! Fdp vão arder no fogo do inferno!!! Vejam o ladrão Mor foi solto rapidinho!!! Brasil sem esperança!!! Brasil sem justiça!!!! Todo trabalho jogado fora!!! Quanto desperdício de tempo e dinheiro!!! Tudo isso por causa de um semi analfabeto ladrão!!! 210 milhões de brasileiros prejudicados!!! Não dá pra acreditar!!! Guardiões da constituição??? Fala sério!!!

  96. A única palavra para definir Toffoli: C A N A L H A !!! Presidente mais incompetente de todos os tempos do STF !!! Ministrando a serviço do PT!! Não tem um pingo de decência . Amigo do amigo do meu pai, credibilidade zero, pau mandado de Lula e Dirceu !!! VERGONHOSO !!!

  97. Assim como foi engavetado outras operações de combate a corrupção, castelo de areia e satiagraha. O stf está destruindo a operação LJ, a pinga gotas. 1-inquérito das fakes news, 2-travou as investigações do antigo COAF e receita federal, 3-cancelar inquéritos por embargos infringentes, 4-proibir a prisão em segunda instância, 5-vai cancelar as condenações do JUIZ SÉRGIO MORO, 6-virá outras por ai, aguardem.

  98. Renato Russo já cantava: "Que país é esse? É a porra do Brasil?" Vergonhosa decisão do STF. Beneficiando bandidos que assaltam os cofres públicos, matando pessoas sem o devido atendimento hospitalar, roubando o futuro da crianças e jovens com escolas que não ensinam nada, com uma segurança pública que não funciona. Brasil país dos miseráveis.

  99. Gostaria de recomendar ao pessoal do Antagonista/Crusoé uma reportagem sobre quais as entidades nacional ou internacional que poderiam anular essa agressão ao povo brasileiro. Estamos nos sentindo desamparados judicialmente...

  100. É extremamente doloroso constatar que me dá a impressão de que há momentos em que da vontade de aniquilar os bandidos com ferro e fogo. Mas sei que esse não é o caminho. Temos que usar os recursos civilizados para vencer o inimigo.

  101. Esse ser abjeto é tão despreparado que certamente não tem ideia da gravidade de seu ato. E se por acaso tem, é realmente um bandido. Prejudica a nação, os cidadãos honestos, cumpridores de deveres, e beneficia um comprovado ladrão (e dezenas de outros de igual quilate). Seu nome hoje é digno de figurar na história ao lado do nome de Joaquim Silvério dos Reis, até agora o maior traidor da pátria !!!

  102. Vagabundo, corruptos e bandidos. Carece de ser criado um grupo de exterminio para colocar fim nesta raça, todos. Assim sendo serão eliminados os corruptos e seus protetores e conivente com seus atos de corrupção.

  103. quem vai socorrer este país que está sendo destruído? 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  104. Direitos e garantias fundamentais valem só para quem infringe a lei? E os milhões de vítimas da corrupção não tem o direito de ver os corruptos na cadeia? Os que morrem em filas de hospitais ou aguardando uma intervenção cirúrgica que nunca chega? Seis capas pretas conseguem deixar o país de luto. Uma mancha que nenhum lava jato consegue limpar.

  105. Um presidente do Supremo à serviço do PT! Uma coisa asquerosa e indigna! Um juiz que será lembrado pelos descalabros em prol da bandidagem!

  106. A melancólica cena do Lula saindo da cadeia é uma desmoralização da justiça brasileira e um escárnio com o povo brasileiro.

  107. Inepto, reprovado seguidamente nos exames para a magistratura, defensor de corruptos. Uma vergonha ter um ministro pequenininho assim como presidente do #stfvergonhanacional! Ficará na lata de lixo da história, que é o que merece.

  108. Relato perfeito de um mau caráter subserviente, que foi colocado no poder a serviço dos patrões criminosos. Os canalhas de toga um dia sairão do STF e sairão pelas portas dos fundos com suas biografias enlameadas por suas ações espúrias.

    1. (nome José é coincidência) ... Esse desqualificado está pagando sua conta com o larápio que o indicou. Ambos não têm nem caráter, nem dignidade. Mas pior é quem tem o poder de coibir isso e está (estão) de mãos cruzadas, esperando o que? Isto só tem duas explicações: covardia ou conivência !!!

  109. Só posso expressar um sentimento: decepção com STF e esperar que as ruas mobilizem novamente cobrando do legislativo uma PEC confirmado a prisão em segunda instância.

  110. O que dizer deste ser infeliz? Lambedor e puxador de saco do ptrash, um dos apadrinhados do Molusco podre... Brasileiros, acordem, a coisa vai piorar!

  111. Vergonha, STF a nossa maior insegurança!!! DT, GM e outros fizeram o maior teatro, uma vergonha!! Decepcionada com esse país, muito decepcionada.

  112. Ó, só pra lembrar: art. 5o, LVII, da Constituição da república federativa do Brasil: ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória. O. Fato

    1. 🇧🇷 Quando roubarem seu carro ou matarem seu filho vc vai ter que conviver com o ladrão e o assassinato dividindo a mesa no restaurante, assim como temos que dividir espaço na rua com o cachaceiro, alcoolatra, ladrão, corrupto, assassino e ficha imunda Lula. 🇧🇷 Fato

  113. Ele agiu na essência petista,corrupta que está em ser cerne,Já era visto se a decisão final fosse dele ele iria fazer de tudo para liberar o chefe

  114. todos nos temos que fazer campanha contra deputados e senadores que estão contra a prisão em segunda instância ; temos que agir elaborar um placar com a favor e contra (a imprensa ficou omissa não foi feita uma entrevista com deputados constituintes para esclarecer o verdadeiro intuito da lei)

    1. Esse Congresso de corruptos vai fazer corpo mole e levar à população no bico. Nunca vão aprovar isso. Estariam fazendo as leis contra eles e isso não farão jamais !!!! Revoltante ver a TV e ver esse corrupto , indecente, ladrão, safado dando banca de inocente !

  115. Só precisamos que o povo acorde e exija mas ruas a mudança na lei de prisão em segunda instância e principalmente o impeachment de alguns ministros que não só estão sendo parciais e mudando constantemente de posição conforme o criminoso mas criando uma total insegurança jurídica e destruindo uma nação de 200 milhões de brasileiros, deixando nosso país nas mãos de bandidos sem punição.

  116. Prisão após transitado em julgado tem que Ser revertida pelo Congresso. Caso contrário, tem que ser feita uma intervenção para prender todos os corruptos da Lavajato e demais perigosos e também impeachment de membros do atual STF nocivos ao país que sabemos quais são.

  117. Eis os seis ministros do stf (com minúsculas mesmo) que votaram contra a prisão em segunda instância: José Celso de Mello Filho, Marco Aurélio Mendes de Farias Mello, Gilmar Ferreira Mendes, Enrique Ricardo Lewandowski, Rosa Maria Pires Weber e José Antonio Dias Toffoli. Esses passarão para a História como os defensores da bandidagem e da corrupção. V-E-R-G-O-N-H-O-S-O!!!

  118. O novo Procurador Geral da República, Augusto Aras, nomeado por Jair Bolsonaro, sequer apareceu no julgamento. Não se viu qualquer atitude desse procurador em defesa da Operação Lava Jato. Assim sendo, restam duas alternativas para justificar sua omissão: ou Bolsonaro foi ingênuo na escolha do chefe da PGR ou também está agindo para enfraquecer o combate à corrupção.

    1. Estão rindo da nossa cara. São os poderosos Engano quem acha que estamos numa democracia ....!!!!

  119. Bolsa caindo....... dólares subindo....... criminosos livres e soltos pra roubar mais e usufruir do butim!!!!! Este País virou um p*t*iro

    1. Sônia, boa noite. A palavra que você censurou é mais limpa e decente que os nomes dos seis calhordas. O Brasil não é o que o STF é: um randevu grafado em português.

    2. Sônia, boa noite. A palavra que você censurou é mais limpa e decente que os nomes dos seis calhordas. O Brasil não é o que o STF é: um randevu aportuguesado.

  120. Essa pedra já estava cantada há tempo e o Lula sabia disso, por isso não aceitou sua soltura, preferiu esperar o teatro dos seis togas do STF, que se tornou o grande guardião da corrupção. O certo é que o Brasil é o grande paraíso, da corrupção e lamentavelmente o STF contribui para isso, não dá para defender A ou B, quem está no poder utiliza essa postura negativa da corte superior em seu favor, foi assim com o PT em relação ao Lula e foi assim com Bolsonaro em relação ao seu filho.

    1. Sim Maurício, grandes saudades !!! Mas naquela época havia gente com colhões, o que está em falta hoje em dia ...

    2. Sr. Francisco, apoio integralmente o seu texto. Parabéns.

    1. Verdade Sonia!!!! É tão desanimador que tenho medo que a inércia nos torne igual aos venezuelanos que suportam tudo calados,morrendo de fome ou fugindo!!!

  121. Os 6 ministros garantistas, amigos dos amigos do STF conseguiram envergonhar nosso País mais ainda do que já era, estabeleceram que nesta terra que só os privilegiados quem tem muito dinheiro (evidente da corrupção) para gastar com seus advogados os maiores beneficiados.

  122. Só nos resta clamar pela justiça divina, talvez um asteroide ou um mega terremoto sobre a corte brasileira, que afundem todos eles do STF , a gente nem vai sentir saudade. Quanto ao povo brasileiro, há uma profecia de Nossa Senhora que nos revela o futuro de Brasília, destruição total. Quem estiver vivo verá.

    1. kkk vá rezando...enquanto isso eles continuarão debochando do brasileiro...

  123. O STF acaba de legitimar a corrupção, assim como decreta a perpetuação da impunidade. Triste realidade, que somente o povo nas ruas, e com grande vigor, é que poderá provocar mudança.

    1. Acho mais eficaz snipers em posições estratégicas.

  124. O Brasil é a cara do Tófolli, Gilmar, Marco Aurélio, Ricardo, Lula, Dilma, Cunha e tantos outros, por isso este país não vale nada. Entendo a falta de reação popular, povo sofrido, sem condição de entender o que está acontecendo, quanto as autoridades militares, nossa última esperança, também mostraram suas caras, são omissas, covardes e coniventes.

  125. No Próximo congresso somente elegeremos congressistas afinados com a mudança da constituição rumo ao contrário do Rei Toffoli. Causa Pétrea para nós eleitores> Vamos lá povo brasileiro.

    1. Infelizmente, no atual sistema político, desconhecido pela maioria da população, nós não elegemos o Congresso. Votamos em A e é eleito B.

  126. 🇧🇷 Toffoli é ministro da organização criminosa e terrorista PT, um jurista medíocre um homem vaidoso que deve sua carreira a Zé Dirceu e Lula. 🇧🇷

    1. Desculpe Romulo, mas não entendi sua menção a “jurista”...a quem você se refere? Não pode ser a esse pulha do toffolli! Nunca soube que ele tivesse sido contratado para emitir qualquer parecer ou tivesse respeito de quem quer que fosse, dada sua biografia.

    2. Se não fosse por eles, nunca passaria de adevogadozinho de porta de cadeia.

    1. Que moral seus filhos herdarão! Quanta mediocridade e falta de caráter!

  127. O PToffoli mais uma vez se apequenou , o que convenhamos é uma tarefa difícil , de tão minúsculo que ele já é.Parabéns pelo artigo !!!

  128. Esperar alguma coisa boa do amigo do amigo do meu pai? Seu voto foi dado em retribuição aos presentes que ganhou do luladrão e para sua própria proteção. Esse sujeito e os outros cinco togados sempre foram defensores de bandidos. Novidade nenhuma. Mas um dia a casa cai.... INTERVENÇÃO MILITAR, JÁ!!!!!

  129. Um fato que me despertou a atenção foi um dos "supremos" dizer que se fosse mantida a prisão em 2a. instância seria "rasgar a constituição". Mas me parece que esse mesmo "supremo" já a tinha rasgado no processo de impeachment de uma presidenta, ao não caçar seus direitos políticos.

  130. Como será o dia de amanhã, quando as hienas caírem no fundo buraco que cavaram e o Leão da Justiça divina levantar a população para um caminho, muito mais penoso para todos que assim fizeram por acontecer. Se Deus esta acima de todos e tudo, que faça sua parte.

    1. Não conte com Deus. O seu representante na terra é Vermelho como um bofe.

  131. Lamentável o retrocesso a que a sociedade será submetida. Não entendo por que tanta raiva demonstrada por um dos "supremos" contra a lava jato. A única explicação que me vem a mente é que essa operação foi deflagrada em instâncias inferiores e apresentou resultados que desagradou aos supremos. E a falta de ética ao atacar publicamente a instituição Ministério Público não tem justificativa moral.

  132. Corruptos de sempre, forças armadas cheia de generais sem colhoes, presidente tentando fugir à pecha de miliciano. É um caldo e tanto. Se o senado cumprisse vom seu dever ao menos impichando os dois ministros mais venais, poderiamos ter alguma esperança. Mas nada disso vai acontecer ... e, semana q vem tem feriado pra afogar algum espírito com vontade de lutar. Essa parte ja foi. É esperar pelo pior

  133. Usam toga mas, não são juizes. São anões que se apoderaram da justiça. A única biografia que deixarão para seus parentes é que foram os maiores protetores de bandidos que o país já teve. Será que também não são bandidos???!!!

  134. desprezo Max um da nação aos corruptos e seus devedores. não importa mais a prisão. vamos divulgar ao máximo os nomes dos malfeitores condenados e apaniguados pelos tribunais superiores. jogarmos ambos grupos, ao mesmo tempo, na lata do lixo da historia.

  135. A maioria lúcida deste país, sabia que a depender de alguns ministros o resultado seria esse, apos o voto da Rosa Webber (que em minha opinião ela é insegura)

    1. O tiro certeiro do tofoli não foi só na lava jato. foi sim no Moro que para eles seria muito bom se esse tiro fosse de verdade.

  136. 6 ministros tocados que desafiaram a sociedade, debocharam da nossa cara e cutucaram as FFAA para conferir se elas dormem ou estão mortas.

    1. Quando os que fazem a lei são criminosos só resta ao homem de bem desobedece-la, desobediência civil já

  137. Uma vez li uma tira em quadrinhos onde alguém dizia que se tornara petista por só por causa de Bolsonaro. Ou seja, não tivéssemos gerado "essa coisa", esse bolsonarismo insano, a Lavajato não teria sido agredida. Bolsonaro, agora tem matéria para subir no palanque de novo, já que não sabe fazer outra coisa (e mal)

    1. #bolsonaronossopresidenteate2026 Os desesperados, recalcados e idiotas que se ecpludam.

  138. Nenhuma surpresa. Todos nós já sabíamos do resultado. Com Toffoli na Presidência do STF, Alcolumbre e Rodrigo Maia, respectivamente, na Presidência do Senado e da Câmara Federal, a meu ver - Deus permita que esteja enganado - a única saída é a intervenção militar.

    1. Nunca vai haver intervenção nossas FFAA só querem sombra e água fresca

  139. O Dias Toffoli votou de acordo com a sua consciência! Ora, só por ter sido reprovado por duas vezes em concurso para a Magistratura e agora rir à toa não é motivo para termos raiva do coitado. O homem simples não era ninguém até ser um subalterno do Zé Dirceu, "adevogado" da CUT, do PT, ganhar cargo no Palácio, virar Advogado Geral da União e também "virar" ministro do STF. Uma bela ascensão para um rapaz esforçado e talentoso. Só porque foi o doutor LULA que o indicou? Que maldade!

  140. STF, ninho de bandidos, vergonha nacional, brasileiros de bem horrorizados no momento quem manda no brazil é o advogado de uma orcrim, o pt !

  141. Sobre "sempre é tempo de reagir e acender novamente as luzes", muito provavelmente poder-se-á colocar o dedo no interruptor daqui a pouco mais de um ano, quando, enfim, livraremo-nos definitivamente de Celso de Melo, o ministro do esporro polido, mas que sempre acaba por abrir as pernas para os grandes corruptos, e do insuportável Marco Aurélio (excelentíssimo é o cacete), incapaz de condenar o mais evidente dos marginais.

  142. em Setembro de 2020 portanto dentro de 10 meses esse Sr. Tofolli vai ter que sair da presidencia pois venceu seu periodo de 2 anos E ai seu vice Luiz Fux sera o novo presidente e dai mais uns 5 meses 01 dos ministros recebera a aposentadoria compulsoria sera entao a vez do presidente Bolsonaro nomear seu primeiro ministro p a Suprema Corte e ai Dr. Sergio Moro sera o escolhido pois o Bolsonaro quer ele longe da disputa de 2022.

    1. Bolsonaro só vai nomear quem o Toffolli indicar, já esta escolhido o terrivelmente evangélico e que já foi auxiliar do Toffolli na AGU.

  143. Na minha opinião, todos nós somos culpados pelo que está acontecendo, ficamos indignados, revoltados nas redes sociais, mas, os corruptos do stf (minúsculo mesmo) sabem que na hora em que alguém convoca para uma movimentação de protesto em passeata nas ruas, noventa porcento dos falastrões das redes sociais, fica em casa querendo ver o circo pegar fogo, sem botar o dele na reta. Deixemos de ser covardes e coniventes.

  144. Já era esperado. Acabaram-se as colaborações premiadas (quem vai fazer acordo ante a inexistência de ameaça de prisão?), findando um dos principais meios de prova. Não existe trânsito em julgado para ricos. Entre apelações, embargos declaratórios, embargos infringentes, recurso especial e extraordinário, agravo interno, agravo regimental, habeas corpus e por aí vai, são centenas de maneiras de atrasar um processo. A impunidade é certa. O que nos resta? Confiar no congresso? Estamos lascados.

  145. o judiciario não faz a constituição, ele cumpre a constituição. Se há uma raposa no galinheiro, quem a colocou lá foram o senado e a camara. Estes sim fazem leis. Legislam em causa própria.

  146. Que vergonha o Presidente do Supremo!!!!!!! O Amigo do Amigo , apelido dado a ele pela lista da Odebrecht, mandou soltar 4.000 banditos e corruptos milionários e mantem presos pobres sem advogados.

  147. Uma vergonha, nesse momento que o Brasil poderia fazer parte dos países sérios, volta a mais baixa posição de apoio a corruptos e ladrões. Onde está o povo nas ruas nesse momento!

  148. Se a lei é para todos então não só o Lula, mas todos os bandidos que estejam na mesma condição deverão ser soltos. A não ser que os bandidos do STF, parametrizem a decisão, e libertem só os amigos.

  149. na sequecia do meu comentario pergunto: a decisao do stf foi justa??? Se o entendimento da constituicao é ...”prisao apos transito em julgado”, entao ok, é certo barrar a prisao em segunda instancia, mas É JUSTO??? Teremos nós, os menos afortunados, as mesmas condicoes financeira para bancar esse amontoado de apelacoes, entre custas e advogados??? Entao de novo: NAO É JUSTO!!!! Pode ser certo, mas nao honesto.

    1. não é "prisão após trânsito em julgado", o correto é "culpado após trânsito em julgado"

  150. Um dia todos esses vermes, pagarão as desgraças que trarão ao país, com a decisão que tomaram. A Única Justiça, é a Divina. E essa não Tardará.

  151. Fico me perguntando....democracia é bom?? nao interessa o nome dp regime que adotamos mas sim as atitudes que tomamos. NUNCA vi, em 54 anos ou desde passei a entender um pouco sobre o planeta, governo brasileiro algum que rerornasse beneficios a população ou que “ouvisse a voz do povo”. Fazem o que bem entendem, da maneira que mais lhes convier, e chamam isso de democracia. Nao me importa o regime, e nao estou aqui defendendo ditadura, monarquia, ou seja la o que for. Estou defendendo o justo

  152. Sou cidadão do bem e por isso fico enojado por mais essa atitude desses bandidos chefiado por esse petista ordinário ( redundância)

  153. Os corruptos recorrem ao supremo, pois lá encontram o apóio que precisa para continuar suas atividades e os que precisa que se faça justiça recorrem aquém?

  154. Já nao vejo mais saida. A saida é o aeroporto. Não dá pra sonhar com esse país. Tudo vira pesadelo. Teremos que aguentar as falar do larapio todo dia. Aquele que nos roubou até os sonhos. Talvez o 9 dedos seja o unico que tenha um sonho inabalável. O pior sonho, mas não arreda o pé e move tudo e todos. Parabens FFAA. Nos abandonaram. Conformadas com o soldo e a limpeza de seus quarteis. Todos em segurança em suas vilas protejidas por jovens soldados. Pagos por nós.

    1. Concordo que a saída é o aeroporto, mas para os jovens, pois alguém como eu, com 72 anos nas costas, aposentado pelo inss, que com o malfadado "fator previdenciário" me reduziu o valor a receber, como pode sonhar em ir para o aeroport

    2. Os únicos que podem iniciar uma rebelião são os estudantes e estes são todos cabeça feita pelos mestres de suas universidades, a classe média não vai quebrar nada, pois trabalham e paga os impostos, infelizmente.

  155. Me sinto ENVERGONHADO de residir em um País cuja Corte Maior é conduzida por um cidadão com o perfil do atual presidente. Nunca ingressaremos na OCDE. Nos falta, enquanto país, VERGONHA NA CARA. Podem tirar o cavalinho da chuva. A se manter a atual situação, em 10 anos estaremos entre os paises mais corruptos do mundo. Graças ao sexteto Toffoli-Gilmar_Lewandovski-Rosa-Celso e arco A. "Narciso" de Melo. Pior do que esse sexteto, só a "Nova Matriz Econômica" da presidenta Dilma "Anta" Roussef.

    1. Volto a enfatizar meu primeiro comentário! Deixemos de ser covardes e coniventes, só querendo ver o circo pegar fogo e assistir na "REDE BOBO"!!!

  156. Esse cara não vai poder aparecer em lugar nenhum, essa é minha alegria!!! BANDIDO TRABALHA SÓ PRA BANDIDO O PIVO BRASILEIRO QUE SE LIXE !!!!

  157. Excelente reportagem! E agora? Não existe outra saída a não ser irmos às ruas pressionar o Congresso por mudanças constitucionais deixando claro a prisão após julgamento em segunda instância. Chega de corrupção e impunidade!

  158. O “Amigo do amigo do meu pai”, jogou a bola pro legislativo porque sabia q seus presidentes comparsas daquelas casas já estão mancomunados com a impunidade. Tentamos, tentamos mas o povo abestado não fez a limpeza ideal naquelas pocilgas!

  159. Temos que tocar fogo nesse circo! A sociedade precisa se unir (urgentemente). Estamos anestesiados! Somos todos idiotas ou somos cidadãos de bem?

  160. Parabéns Crusoé👏👏👏👏 Hoje resta a tristeza e o desconsolo de um povo q cada vez mais não acredita na “justiça” Que vergonha pro meu país

  161. Toffoli, esse petista empedernido, tivesse um pingo de vergonha na cara, ter-se-ia dado por impedido. Um cidadão que sequer conseguiu ser aprovado em concurso paras juiz, na realidade decidiu sozinho a questão mais importante deste século no Brasil. Foi só o voto dele uma vez que os outros votos anularam-se mutuamente.

  162. Tidos que se informam por rádio ou outros meios já estão cientes de que esse sujeito foi reprovado em dois concursos pra juiz. Então, a missão dele ê política. A favor de interesses individuais. Que país é esse? Aprendamos a votar. O que dizer do eleito na Argentina agitando a bandeira Lula livre? Piores que aqui é possível? Chorei de raiva.

  163. A cagada de um jacu é mais importante do que o STF do Brasil . Enquanto a cagada da ave espalha sementes pela terra as quais produzirão árvores e frutos no futuro, os membros do STF Nacional dão trabalho as futuras gerações criando imenso trabalho para limpar as cagadas deles.Chama-los de vermes seria uma infâmia a esses seres até porque eles não cagam tanto..

  164. O sr. Toffoli não enganou ninguém. Fez o que seu padrinho queria com lealdade e no exato oposto do interesse da sociedade. Permitirá que sejam soltos 4.895 criminosos por juízes de execução penal acossados pela novíssima lei do abuso de autoridade. Tudo com início e fim na traiçoeira escolha dos representantes políticos pelo distinto público ludibriado inescrupulosamente. Ou a nação muda a lei eleitoral e faz uma reforma política decente ou terá mais decepções graves como a que vivemos agora.

  165. A matéria é EXCELENTE, como sempre, minha única ressalva é ao título: devia ser UM AMIGO NA JUSTIÇA em referência... vocês sabem a quem..!

    1. SERÁ QUE EXISTE ALGUMA SOLUÇÃO? A MAIORIA NO CONGRESSO TEM RABO PRESO. SERÁ O CASO DE SOLUÇÃO MILITAR? OU ORAÇÕES ?

  166. A Lavajato foi uma aberração, um acidente, na história do Brasil e foi fruto da ganância e incompetência do PT e Lula em administrar roubalheira e corrupção. O STF e a classe política agora estão tomando todas as medidas para que NUNCA MAIS OCORRA OUTRA LAVAJATO .

  167. Um misto de vergonha, decepção e nojo de um dos Poderes da República, que abandona sua missão de selar a justiça com a honra do direito. A Suprema Corte saiu em defesa da corrupção, dos criminosos, das organizações do colarinhos brancos, em detrimento ao princípio da honestidade e da defesa do bem. Opta pela impunidade, com a desfaçatez de se posicionar contra toda a nação, contra a moral pública e justiça. Isso mostra quão pequeno é esse grande país. Não porque seja pequeno, mas, a Corte o faz.

  168. O STF tem que ser despolitizado. Isso só e possível com a aceleração das trocas de ministros. Irresponsabilidade seria trocar todos de uma vez, prudente acelerar as trocas, como diminuir a idade de permanência na corte e/Ou tempo de permanência.

  169. Em dois anos, 2 novos Ministros de verdade no STF e tudo poderá mudar. E, até lá, a PEC da prisão após condenação em segunda instância (talvez primeira), tem que andar. Vamos fazer a nossa parte.

  170. E então? A sociedade que sustenta esse país vai ficar assim, assistindo a máfia PT/STF nas ruas, planejando mais trambiques?

    1. Pois é, temos que ir às ruas pra acabe com o crime organizados das milícias

  171. Toffoli ? Sinceramente, sabendo seu currículo esperavam o que ? Uma redenção ? TODOS foram colocados lá pra atender interesses espúrios, e alguns se rebelaram. A América LATRINA não avança.

  172. Você sabe a origem da palavra "LARÁPIO"? Segundo a História, a origem está em um juiz corrupto do Império Romano, chamado Lucius Antonius Rufus Appius. Como os prenomes latinos eram poucos e portanto muito repetidos, ele se assinava L. A. R. Appius. Ele fez escola. Muitos magistrados em altas cortes - que antes foram meros advogados de porta de cadeia - seguem fieis ao colega L.A.R.Appius.

  173. O estagiário de dirceu nunca foi mais do que isso. Vassalo esquerdista e do compadrio que beneficia o sistema socialista, sequer tem noção própria ou 'aprofundada' do munus de magistrado. Como todos os outros, já deveria ter sido substituído a bem da Nação, sequer lá deveria estar. Isso, essa corja que lá se encontra, somente demonstra o resultado sistemático e perverso do processo, que por respeito ético, não foi tolhido como deveria lá nos idos de 1.968. Pagamos, hoje, por nossa ingenuidade!

  174. Lamentavelmente o Presidente da Corte feno que os advogados do PT queriam. Soltar os corruptos que afundaram a nação, beneficiar o protegido dele o maior Larápio do Brasil e acabar com a Lava Jato. Uma vergonha o que a maioria dos Ministros do STF fizeram com nosso povo. Sofrido povo brasileiro.

    1. Também acho. Foi julgado? Se condenado, vai preso. Logicamente não deve perder o direito de recurso. Mas, predoy.

  175. O pior de tudo isso é o pessoal que apoia essa decisão. Bando de egoístas, vagabundos, escroques, imorais, condescendentes com esse crime organizado. Triste!

  176. Toffoli foi colocado no STF com uma missão:servir aos interesses do PT. No começo, à época do mensalão ele ainda fez uma narrativa de que estaria impedido de julgar casos envolvendo o J Dirceu, porém a patrulha do PT logo lhe cobrou a toga, no que foi atendida. Depois ainda votou a favor da prisão em 2ª instância. A cobrança veio e a toga foi colocada mais uma vez a serviço do PT. Toffoli é um serviçal do PT, só que quer posar de isento. Lewandovski é diferente, deve a toga ao PT e não chia.

  177. O que nos resta? Estamos nas maos di CENTRÃO, STF, SENADO de ALCOLUMBRE. Ai façam suas apostas. O executivo será apenas um fabtoche nas mãos dos bandidos. Apaguem a luz e fechem a porta que ficar nesse país.

    1. E temos que nos cuidar pra que as milícias não comandem o Brasil

  178. A virada do STF. Bolsonaro namorou e casou com o inimigo. O próximo passo é ameaça_lo pois o enteado o enteado Flavio Bolsonaro algoz da sua sanha ditatorial. Com uma tacada de mestre o STF tomou o poder. Bolsonaro será agora apenas una marionete do STF. Eles irão trazer o o maior bandido da história de volta. Nao foi atoa que Gilmar nao aceitou o voto impresso. A ESQUERDA sabe jogar xadrez. Só as Ruas e cuidado porque o PT vai partir para o quebra quebra.

  179. A esperança é a última que morre.Mas morre.Desejo que não seja o caso da lava jato.O destino dessa operação está nas mãos do povo do bem.Urge que esse povo inunda as ruas com a sua indignação. Hoje, dia 8.11.2019, o país acordou transfigurado de tristeza.O STF arriou as calças, digo togas, para os advogados milionários que se locupletam das remunerações pagas pelos corruptos.Os ministros abutres que se alimentam da carniça da justiça, saciaram a fome libertando criminosos colarinhos brancos

    1. Advogados, diga-se de passagem, pagos com dinheiro roubado do povo. Inacreditável , não é?!

  180. A iniquidade, arbitrariedade e o proveito próprio contra os anseios da nação se avolumam, mas tem seu tempo. Quem viver verá❗

  181. STF = vergonha maior nacional !! Mas nós outros não perderemos o orgulho de ser Brasileiros e estaremos sempre em busca de dias melhores.

    1. TANTO QUE NO VOTO DO GILMAR MENDES (INACREDITÁVEL) - USA DADOS DO INTERCEPT...WOW! E AS PALAVRAS DE TOFOLLI -É ANSEIO DA POPULAÇÃO --LEVOU EM CONTA 1 PEDACINHO DA POP. ESQUERD...E BASTA! ANÕES, ANÃO, USANDO CONCEITO DE ULISSES GUIMARÃES

  182. Como disse outro dia o ex-colunista da revista Veja, J R Guzzo: não se pode esperar outra coisa de um tribunal cujos membros são escolhidos e aprovados justamente por que será alvo dos seus julgamentos. Acorda Brasil que trabalha, paga impostos e cumpre a lei! A Lava Jato precisa avança e chegar ao poder judiciário, pois só assim toda a engrenagem será destruída. O que eles fizeram foi autoproteção!

  183. Foi autorizado matar e ficar impune. Quer quiser justiça faça com as próprias mãos. Os bandidos venceram. Espero um dia cruzar com um deles.

  184. Nada como um dia atrás do outro! Periga o semideus do PT, finalmente, confrontar-se com a trágica realidade da sua desimportância no cenário nacional. As coisas mudaram!

  185. São por essas e outras que não acredito mais na nossa democracia. A jurisprudência é de ocasião e depende do freguês...

    1. DÓI DE MAIS,LER ESSAS PALAVRAS-SENTIR QUE SEM A L. J NUNCA MAIS TEREMOS ALEGRIA! TRISTEZA..

  186. Alguém acha que o brasil é um país ou um grande lixão. qual respeito merece dos países sérios? pior o povo pagará para sempre a conta de todos os roubos e continuará votando nas eleições para ladroes. espero reencarnar fora do lixão.

  187. Pois é! E o povo marcou uma manifestação prá dia 9, pode? Após o STF decidir essa vergonha adianta? Acho q erraram o dia diante de algo tão determinante. Mas tudo bem, decerto os brasileiros preferem deixar o encontro pro carnaval mesmo. Qdo mais se precisa de uma união a maioria do povo esmorece. Coisa de BRASIL.

  188. A Constituição precisa ser, de fato, atualizada. Dentro das condições para ser ministro do Supremo temos de trocar " notável saber jurídico" por " notável saber político", porque jurista ali só se salva Alexandre de Moraes

  189. Aguardamos o rugido dos "Tigres de Papel";ou será "miado";ou talvez um Twitter muito bem escrito justificando-se através da Constituição "Cidadoida".Talvez aconselhando o "melhor creme" a ser usado pelos mais sensíveis.Não somos, aquilo que não tivemos coragem de ser!Salve-se quem puder!...

  190. Como cidadã sinto subjugada às decisões atentatórias às garantias do cidadão de bem, pois condenados de todo tipo poderão ser soltos, num retrocesso sem precedentes da jurisprudência recente mente firmada pelo próprio STF. Prevaleceu o voto da banda podre da Corte para tornar outra vez impunes criminosos que têm advogados especialistas em obstruir a justiça com infindáveis recursos protelatórios que passam a ter efeito suspensivos de sentenças e acórdãos que não transitam em julgado.

  191. Exatamente o que ocorreu na operação mãos limpas na Itália, quando chegou nos poderosos acharam um jeito de enterra-lá. Pobre povo brasileiro. Viva a impunidade.

    1. Vamos pedir socorro aos Caminhoneiros.Talvez,possam usar os seus veículos "brutamontes" como "arietes" para expulsar os ratos da toca e de togas.Abrir brechas para a reconstrução de um país digno de nossas crianças.Já vimos que argumentar,dialogar e outros atitudes mais civilizadas,nesse contexto,é o mesmo que "tergiversar"para ouvidos moucos e sujos.

    2. Pois é! E o povo ficou combinando uma manifestação prá dia 9, pode? Depois de decidido pelo STJ adianta? Quem sabe devíamos ter nos manifestado dias antes. Mas, tudo bem. O povo vai deixar pra se encontrar no carnaval mesmo. É isso aí povo brasileiro: quem planta, colhe!!!

  192. Nos resta agora, pressionar o congresso à mudar a Lei, convocando o povo às ruas novamente contra a corrupção. Perdemos uma batalha, mas não a Guerra, desistir não faz parte da filosofia da Lava Jato!!

    1. A pressão deveria ter começado muito tempo antes. Eita povo da procrastinação.

  193. Hoje, com imensa tristeza, deixo de ler notícias políticas. Estou sofrendo por meu país e ELES COMEMORANDO!!! JOGO a toalha.

    1. Eu também jogo a toalha. Eles fazem o que querem e povo brasileiro não mexeu um dedo. Não se manifestaram. Agora vamos sofrer as consequências dessa passividade irritante do brasileiro.

  194. A esquerda planejou seu império de poder nos 4 mandatos Lula/Dilma, tijolo por tijolo. E nós, o povo brasileiro, o tal de direita, dormíamos em berço esplendido. Agora, todos assustados, estão querendo achar os culpados. Gente! Perdemos uma batalha, ainda tem a guerra toda pela frente. Ou vcs vão deixar o campo livre pra eles?

    1. É isso mesmo!! A pressão popular é muito poderosa. Não podemos nos acomodar.Temos que ir para as ruas pressionar o congresso!!!!

  195. gostaria de saber como vocês das mídias ditas honestas vão atuar para tomar o lugar de líderes e defensores do direito à verdade, conduzindo esse processo de falta de líderes. Ou vão continuar ouvindo às piadinhas do Presidente Bolssonaro e brincando com suas gracinhas? O Augusto Nunes está sendo execrado do Pingos nos IS e colocado de lado pelo Felipe, ridicularisando-o com insinuações de esquecimento. O que vão fazer além de ficar rindo e fazendo piadinhas com à intenção de se mostrarem inteli

  196. Só nestes últimos dez meses onde vemos o que este STF fez de útil a Nação, para que justifique o alto custo para manter esta corte.

  197. Sob o viés econômico financeiro , quem produziu de fato mais prejuízo financeiro a nação toda corrupção ou a lava jato ??

    1. Você pergunta do ponto de vista aritmético? Difícil responder, até porque nem toda corrupção que existe no país foi descoberta, julgada e reparada. Mas é importante lembrar que, quando uma pessoa sabe que uma conduta imoral corre o risco de ser severamente punida, possivelmente reduza a prática da mesma conduta. Quando o risco de punição não existe, aumenta.

  198. Ontem a população brasileira assistiu a derrocada da nação sem um movimento que externasse todo nosso repúdio e que fizesse ter peso o querer do povo. Chegou o momento de vestir a camisa verde amarela e sair a luta com vontade. Fazer manifestação na frente da casa de cada um deles. Mostrar que temos garra e não ficar só na retórica. Não quero me igualar a eles, mas se não temos garantia pela justiça, talvez tenhamos que garantir nossos direitos de forma mais truculenta e definitiva.

    1. Muito bom!...exatamente isso.Precisamos ir buscar os nossos direitos,deveres e resgatar a nossa dignidade.As armas se preciso for.Eles contam com a nossa natureza mansa.

  199. Há um ditado popular que diz: "Pau que nasce torto não tem jeito; morre torto". E Dias Toffolli não fugiu à regra. Nunca vi uma criatura se voltar contra o criador. Esse voto de Toffolli foi um tapa sem luvas no rosto dos cidadãos de bem do Brasil que presta. Sinto asco dessa corte que só defende os famigerados ladrões e amigos do Erário. A OAB (Ordem dos Amigos dos Bandidos) deve estar rindo de orelha a orelha. Definitivamente, o Brasil não tem jeito.

  200. Nao obstante o acerto desta mídia em divulgar o lado sombrio do sr Toffoli, "O Amigo do Amigo de meu Pai"; elencar todos os seus pejorativos em nada vai mudar o placar!! Tentem se aliar à Nação incentivando sua Ida Às Ruas em 09/11 Exigir MUDANÇA DA LEI pelo Congresso !!

  201. O mal venceu. isso custará caro à nação. Bolsonaro pelos seus filhos traiu a Moro e a todos os brasileiros que são honestos e tem vergonha na cara. realmente Max Weber, Disney, De Gaulle estavam certos. fica uma pergunta: como um advogado que trabalhou para uma organização criminosa, nunca foi aprovado em concursos, chega à presidência do STF e decide no seu voto o destino de uma nação em razão da sua organização criminosa? Lamentável, triste Brasil!

  202. Faço minha as palavras de Fernão Lara Mesquita 'Dias Toffoli nasceu pra ser minúsculo. Ele chegou a namorar a ideia de ser “O” herói nacional, mas aí lembrou o empregadinho que é. Podia estar amanhã na crista da onda da explosão da bolsa comemorando a alvorada da longa noite do Brasil. Mas as baratas são mesmo insetos noturnos".

  203. Temos q ir para as ruas e pressionar o Congresso. Afinal é a receita democrática que nos resta contra essa bandalheira que inclui o STF.

  204. Vamos às ruas! Amanhã, dia 9, o movimento Vem Pra Rua programou manifestações. É uma forma de mostrarmos nossa insatisfação, de reivindicarmos que o Congresso reverta essa decisão. Não adianta ficarmos só reclamando. Vamos agir!

  205. Fez um discurso pobre e teatral, debochado, tentou citar casos ocorridos demonstrando uma falsa tristeza, encenou mal, se controlou-se muito pra não rir durante o discurso, espetacularmente patético.

  206. Se os deputados de bem do congresso - sim, existem - não se apressarem a corrigir mais este mega aleijão produzido pela suprema corte da impunidade (antigamente STF), será um verdadeiro caos. O Brasil parece ter vocação de andar para trás e o chamado "povo ordeiro" (leia-se carneiro) precisa se levantar em definitivo e mostrar que o poder emana do povo, que está farto de ser dominado por bandidos. Não queremos ser uma republiqueta de esquerda, anêmica e sugada por um estado corrupto e gigante.

  207. É repugnante! Para que servem as instâncias inferiores, se tudo vai parar no STF? De que adiantou tanto trabalho das Varas de Curitiba, com tantas provas cabais, réus confessos, as sentenças de juízes, ratificadas pelos TRFs? Tudo em vão! Os ministros do STF (não todos, somente aqueles que tem interesses próprios) fazem a parte fácil. Toffoli, por ex., sentado em seu trono, somente desconstituiu tudo isso e com seu fatídico voto, fez com que se permita livre e solta a roubalheira generalizada.

  208. Sabedoria popular: "A justiça no STF tá parecendo frauda de nenê: troca todo dia o entendimento, e a cada dia mais fedorento !"

  209. O “anão” entrou para história como um dos pais da impunidade do Brasil! Pobre país! Que retrocesso! Que “tapa na cara”dos cidadãos do bem! Tristeza infinita.

  210. Muito bom ver os comentários. Existem brasileiros indignados. 6x5 (5 ministros vencidos) um placar que foi derrubado por "agentes" não confiáveis.

  211. Não sei não, pelo desprezo e pouco caso com que o Bolsonaro tem tratado o Moro, dá a entender que essa apatia agora quanto à decisão do STF é mesmo proposital! Ele e os filhos estavam torcendo pelo “liberou geral”!

    1. A culpa é desse povinho Brasileiro, que tudo vê e nada faz. Povinho safado, sem vergonha.

    1. Fazer o que???? A culpa é do povo Brasileiro, que tudo vê, e nada faz. Povinho safado e sem vergonha.

  212. Assinaram o atestado de óbito da vergonha. Agora só com um caboe 2 soldados pra recuperar a ordem. Senão, os fracassados e comparsas aprovarão a PEC 37 na calada da noite, como Maia já demonstrou saber muito bem fazer, e cassar o presidente, para depois empurrar no país goela abaixo, a besta de 9 dedos.

  213. A história irá registrar o dia 7 de novembro de 2019 com um dia de trevas para a Justiça Brasileira. Dias Tofolli provou não estar a altura do cargo que ocupa. Gilmar Mendes se apresentou como é, uma pessoa mesquinha que usa da inteligência para se beneficiar e projetar. Celso de Melo, apesar de bem intencionado, alienacao a realidade do Pais. Bolsonaro passou a ideia de omisso em um tema tão importante.

    1. Luto no Brasil. Sem palavras. Mas a força vem de cima no tempo do Senhor

  214. Fui invadida por uma profunda tristeza! Sonhei viver num país em q a corrupção não fosse a regra. O STF, com seu "entendimento", entretanto, chancelou a impunidade, reavivando a marca da desonra e da vergonha que vinham sendo apagadas com a Lava-Jato. Quando se visita a Suprema corte nos EUA o sentimento que se tem é de um povo que admira os seus integrantes e a sua instituição. Aqui, os integrantes conseguiram com que a sociedade desprezasse, além deles próprios, também a instituição.

  215. Verifica-se,não ver quem não quer,que não há argumentos válidos contra a ORCRIM que se apoderou do Brasil.Levarão de roldão,enquanto perseguimos o "Direito Constitucional",já totalmente compilado para as suas causas. Derrubarão qualquer coisa que não lhe convenham.Só a quebra desse paradigma a força (e olhe lá),poderá criar possibilidades de libertação desse câncer metastático.O caso é cirúrgico é urgente.

  216. A culpa é nossa: O POVO. A essência do erro está no voto analfabeto. Vota-se em Bolsonaro e elege-se um congresso corrupto. O congresso corrupto é só uma parte aglomerada de todos nós: ladrões e corruptos, oportunistas de plantão. O congresso é a cara do povo!! Nossa cara!!!

    1. Discordo. Como dizia Covas, o povo sempre vota certo, nosso problema está na falta de caráter dos candidatos que vendem um discurso, e quando eleitos se egocentrizam. Faltam ferramentas institucionais para se remover sem traumas, politicos do congresso ou togados do STF. E uma democracia adoecida onde uma oligarquia podre deita e rola.

    1. Será? Na passividade das pessoas de bem, os pilantras prevalecem.

  217. A culpa é nossa: O POVO. A essência do erro está no voto analfabeto. Vota-se em Bolsonaro e elege-se um congresso corrupto. O congresso corrupto é só uma parte aglomerada de todos nós: ladrões e corruptos, oportunistas de plantão. O congresso é a cara do povo!! Nossa cara!!!

    1. Concordo contigo. Infelizmente o alto escalão é espelho do caráter e comportamento da grande maioria do povo. Há muito a dizer sobre essa questão. E esse mau-caratismo está mais nas classes mais abastadas e escolarizadas. O pobre e carente de instrução, muitas vezes são iludidos pelos espertalhões, devido sua educação tradicional e por acreditar que todos tem honestidade e lealdade.

  218. O país acordou menor. Alguns personagens da história aproveitam alguns instantes e edificam uma nação. Outros, num estalar de dedos, tornam-se algozes dela e a reduzem a escombros.

  219. A banda podre do STF está cada vez mais nojenta. NO-JEN-TA! Congresso Nacional, resolvam isso. Queremos prisão em 2ª instância, em 1ª em alguns casos; queremos LAVA TOGA já; queremos o fim do foro privilegiado. Os senhores foram eleitos para produzir leis em favor do Brasil, não de corruptos de todos os naipes iguais aos que, agora, são percebidos com toda clareza.

  220. O povo brasileiro ainda terá que amadurecer muito. Teve a chance de virar o jogo, derrubar a Bastilha e degolar o absolutismo, judiciário nesse caso. Optou pelo “jeitinho”, “pacto pela harmonização “, “não violência “. Graças à inércia parlamentar e do povo também, estamos sob o jugo de uma ditadura judicial e os portões de todas a Bastilhas serão abertos não para derrubar o reinado da corrupção mas para a defender. Parem de clamar por intervenção divina ou militar, que não virá nada.

    1. CJRM TUDO ISSO SE DEVE AO PRESIDENTE BOLSONARO TER FICADO NAS MÃOS DE TOFFOLI POR CONTA DO SEU FILHO.

  221. Não nos enganemos, Toffoli é um fraco o mais fraco dos ministros indicados pelos petistas. Esse resultado só foi possível graças ao vil Gilmar Mendes que se aproximou de Toffoli qdo a LJ se aproximou do PSBB e MDB. Sabendo que Toffoli seria o próximo presidente da corte o senhor maldade dedicou-se ao fraco. Mas Moro tb tem sua parcela de culpa ao deixar a magistratura para compor o governo JB. O arremate pra essa catástrofe foram as msgs roubadas. A nos cabe escolher melhor nossos candidatos.

  222. Devemos ver com outros olhos. Hoje já é sexta-feira, dia de trabalho. Nada de RUAS e PRAÇAS. Não perderemos a concentração. O SENADO é que se apresente!!!

  223. Existe o antes e o depois da tempestade. O antes já passou, a tempestade irá começar. O depois quem sabe ainda haveremos de saber através dos nossos DNA(s). O STF apostou contra o Brasil e o nosso povo.

    1. Os que votaram pela impunidade no país envergonham seus filhos e netos. E jamais conseguirão mudar este sentimento. Muito triste!!

  224. Até quando o Brasil poderá suportar comandantes partidários agindo visivelmente contra o interesse do povo sem o menor escrúpulo nas suas decisões? Uma pena.

  225. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa O STF é uma vergonha!

    1. Só o povo , em massa, indo para as ruas é quem poderá reverter essa situação. A atitude da suprema corte do país é lastimável, vergonhosa, desalentadora .

  226. "QUE IRONIA DO DESTINO": No mesmo momento que a Operação "Castelos de Areia" volta as Manchetes a "Lava Jato" é fatalmente golpeada com a exuberante criação Tofoli &Gilmar: "Fundação Dallaion"...mas que deboche partindo da Presidência do STF!!!!

  227. Luto oficial da População Brasileira. A Justiça no Brasil foi assassinada. Um crime contra todos que apoiam o combate efetivo à corrupção e ao crime organizado.

  228. O lema do STF: Criminosos-corruptos Bilionários Acima de Tudo e de Todos.”. Afinal, o crime tem que compensar, não é mesmo? Lula-o-presidiário e seus comparsas saquearam praticamente todos os cofres da república do Brasil e ainda terão de ser presos??? Não, uma completa injustiça. Criminosos como Lula-o-presidiário e José Dirceu têm de ficar soltos para continuar a cometer crimes. Viva o STF! O Povo Brasileiro não existe para ministros do STF.

  229. O Brasil de Toffoli, Gilmar e demais abutres tem solução, Sim Senhores. Simbolicamente, embrulhá-lo em papel de pão, devolver pra Portugal, e ainda pedir desculpas pelos estragos. Eu ouvia isso há 50 anos, dito pelo meu pai, um bom e velho português. E nunca essa frase foi tão atual. E não sejam ingênuos. A depender do Congresso, jamais os parlamentares vão operar contra si próprios. Alvaro Costa (@brasília_urgente)

  230. Os Excelentíssimos protetores de CRIMINOSOS-corruptos Bilionários que saquearam o NOSSO dinheiro e destruíram o nosso futuro. O Brasil sob o domínio da grande corrupção. Uma vergonha. Uma infâmia. Um crime contra nós, o Povo Brasileiro.

    1. Eu só gostaria de saber do Sérgio Pardella se, talvez, surgirá, ainda, "um grande escândalo de corrupção" ou se isso já aconteceu ontem... sim, pq o ministro Tofoli perguntar "quanto em dinheiro" renderia a Fundação criada na cabeça e na fala do Presidente do STF ontem, durante o voto do ministro Gilmar Mendes, que por sua vez disse que". a atividade de combate a corrupção nesse País é altamente vantajosa"... acho que foi o ápice de todos os escândalos de corrupção já assistidos nesse País..

  231. Tristeza. Quem investe num país que solta condenados? Os piores condenados! Quem investe num país sem credibilidade jurídica? O pior é que, quem ainda trabalha, desconta impostos que pagam os salários destes elementos. Os aposentados também! Outro dia tive um sonho que um tanque do Exército entrou naquele plenário do "supremo"! Foi um estrago! Mas foi só um sonho. Justiça no Brasil é como Marinha na Bolívia. Ou na Áustria. Ou na Suíça,

  232. Infelizmente não temos boas expectativas, esse é o quadro do Brasil, Executivo fraco e traidor, Judiciário e legislativo funcionando em favor dos seus interesses.... meu pai morreu achando que veria um Brasil triunfante.... eu já apostava nas palavras do meu avó .... o Brasil não tem solução!

    1. O Brasil é a colônia que deu certo! Os Estados Unidos foram a colônia que deu errado.

    2. Lamentável é a nossa posição, não reagimos a altura e a relevância do que essa situação nos compromete, somos um país onde só “PPVP”. Viva a impunidade!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO