MarioSabino

Gilmar cumpre suas promessas

18.10.19

O ministro Gilmar Mendes não exibe mais os cabelos e as sobrancelhas brancos dos tempos em que elogiava a Lava Jato. Em 2015, ele disse, entre outras boas frases, que a operação havia revelado que o Brasil vinha sendo comandado por um cleptocracia. Quatro anos mais tarde, nos dias que antecederam o novo julgamento das açōes contra a prisão de condenados em segunda instância, Gilmar Mendes apareceu nos programas Roda Viva e Conversa com Bial, para renovar os seus ataques à Lava Jato, com os cabelos e sobrancelhas escuros e bem aparados. Nada dos “cheveux en bataille”, como dizem os franceses. Permanecem poucos, mas deixaram de ser despenteados. O olhar está jovial. Também achei o ministro mais magro.

Com todo o respeito, é preciso admitir que o homem está um gato. Não sou gay, não. E estou longe de achar que seria um problema sê-lo. Já escrevi que não me incomodo quando me xingam de “careca” ou “veado”. Que problema há em ser uma coisa ou outra? Ou uma coisa e outra? Na minha opinião, é preciso até ser muito cisgênero masculino para elogiar a beleza física de um cisgênero semelhante, sem implicações que não sejam apenas de ordem estética. Já o que Gilmar Mendes pensa sobre o assunto, não sei. No programa Conversa com Bial, ao fustigar a Lava Jato, ele disse: “O que digo é que de fato nós devemos ter muito cuidado nessas relações com policiais, procuradores, podemos até ter fetiches sexuais, mas não nos envolver com suas teses”. Consta que Gilmar Mendes fez alusão maldosa a um colega de STF que diverge radicalmente dele quanto à Lava Jato. Não posso crer. Os seus másculos porta-vozes na imprensa até podem se dar a esse desfrute — mas não ele, integrante do excelso STF que sabe que homofobia é crime, por decisão do próprio tribunal.

Se não foi alusão maldosa, foi o quê? Será que Gilmar Mendes andou recebendo informação de gente que espiona ilegalmente a vida alheia? Também não consigo acreditar. Apesar de ele admitir o uso de mensagens roubadas para transformar Sergio Moro em juiz suspeito, naquele habeas corpus impetrado pelo corrupto e lavador de dinheiro, o ministro do Supremo tem, evidentemente, princípios éticos rígidos para não se meter com cúmplices de hackers estelionatários. De onde vem, então, a referência a “fetiche sexual”, na sua diatribe contra quem apoia a Lava Jato? A referência me faz pensar num trecho de Hamlet, de Shakespeare. Foi citado pelo francês Frédéric Martel, no livro Sodoma — Enquête au Coeur du Vatican.

O assunto de Martel é a homossexualidade na Igreja Católica. De acordo com ele, 80% dos padres, bispos e cardeais são gays. E dos últimos cinco papas, três eram homossexuais. Trata-se, de um dos frutos do celibato obrigatório, segundo o autor. A queda no número de vocações para o sacerdócio, diz Martel, está diretamente ligada ao fato de a homossexualidade ter deixado de ser tabu dos anos 1970 para cá — antes, para evitar constrangimentos sociais, muitos gays refugiavam-se na batina. Você pode não concordar com a tese geral de Martel, mas ainda assim a sua reportagem é fascinante.

Não estou sugerindo aqui que 80% dos ministros do Supremo Tribunal Federal tenham se refugiado na toga para esconder a sua própria homossexualidade. Até porque ministros do STF podem se casar, inclusive com advogadas bem-sucedidos. Quem falou em “fetiche sexual” foi Gilmar Mendes, não esqueçamos. Meu ponto é outro. Martel usa de um trecho de Hamlet para sugerir que a insistência dos ataques virulentos de prelados tradicionalistas a gays é mostra de que tais prelados também o são — e fazem de tudo para esconder a sua orientação homossexual. No trecho da peça de Shakespeare citado por Martel, o príncipe Hamlet organiza a encenação de uma pantomima diante da rainha Gertudres, sua mãe, e do rei Cláudio, seu tio, que ascendeu ao trono depois da morte do pai de Hamlet. Instigado pelo fantasma paterno, ele desconfia de que o tio matou o pai para casar-se com a mãe, sua cúmplice, e assumir o poder na Dinamarca. O entrecho do regicídio é interpretado sob outros nomes na pantomima, de maneira tal a causar reações indignadas no rei e na rainha — reações tão indignadas que deixam claro para Hamlet que, sim, ambos haviam assassinado o seu pai. O rei Cláudio retira-se ofendido e a mãe, quando indagada sobre a sua opinião a respeito da história encenada, responde:

“Parece-me que a dama faz muitas promessas.”

“Mas ela cumpre todas”, replica Hamlet, já praticamente convencido de que a mãe e o tio atraiçoaram o seu pai.

Resume Martel, ao destacar a frase da rainha: “A fórmula, que revela a hipocrisia, significa que, quando se protesta muito vivamente contra qualquer coisa, há grande chance de que se esteja sendo insincero. Esse excesso trai. Hamlet compreende pela reação da mãe, e pela do rei, espelhados na rainha e no rei da pantomima, que o casal provavelmente envenenou o seu pai”.

Ou seja, transportando para o tema do livro do francês, os prelados homofóbicos estariam menos interessados em conservar valores familiares e cristãos do que em esconder a sua própria homossexualidade.

Como Shakespeare dificilmente está errado (afinal de contas, foi “o inventor do humano”, na definição do crítico americano Harold Bloom, morto nesta semana), Gilmar Mendes seria um cavalheiro que cumpre muitas promessas, a julgar pela sua volubilidade jurisprudencial e a sua ira contra procuradores e Sergio Moro. Há quatro anos, ao afirmar que a Lava Jato revelara a cleptocracia que vinha comandando o país, ele também estaria desempenhando um papel, só que com atuação um tantinho menos exagerada (e aparência mais venerável). Por estar do lado certo, teria mostrado porção menor da sua essência do que agora, que está do lado errado, vociferando histrionicamente em prol do Estado de Direito, enquanto defende a soltura dos bandidos e, por que não, a prisão dos mocinhos, essa “gente ordinária” (e que não percebe a modernidade refletida no novo look do ministro).

Nessa pantomima no STF, prefiro o Gilmar Mendes encanecido ao Gilmar Mendes gato. E não há nenhum fetiche sexual na minha preferência.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não quero dizer nada, mas este artigo "até parece coisa de viado", como diria o Pasquim dos bons tempos (politicamente incorretos) ...

  2. Hitler, Mussolini, Lula, Kadhafi, e vários outros filhos-da-puta da História se jactavam de sere plenipotenciários, como este degenerado Beiçola. Assim como eles caíram do mais elevado patamar, também este sacana vai cair. E vai cair exatamente porque pensa que é inatingível (que falha, hein Janot?), só que não é. A vida traz surpresas para bandidos como ele. Não perde por esperar, e vai ser quando menos esperar. Estou rogando praga? Com certeza.

  3. Mário, a questão é a seguinte: GM é um traço na história desse país... Daqui a 50 anos, teremos pontes, praças, hospitais, ruas e avenidas batizadas com o nome do Dr. Sérgio Moro. GM por sua vez, será relegado definitivamente ao esquecimento em algum cemitério do interior do MT.

  4. Mário Sabino viajou, divagou e rodeou... para onde mesmo? Mostrou cultura, para que mesmo? Dinheiro e muito dinheiro mesmo até um montante inimaginável, faz coisa senhor cronista, até transformar a aparência de um monstro em gato e pior , desviar o olhar do mal absoluto para outros ares. Me poupe!!!

  5. Sobre a hipótese de Martel para explicar a prevalência de sacerdotes gays na igreja católica - se o jornalista expandisse seu olhar para outras religiões, provavelmente formularia hipóteses adicionais para dar conta de tal fato, algo em torno de uma afinidade entre homossexuais e o Sagrado. Painho, de Chico Anýsio, é uma prova.

  6. Dios mio, Mário!😂Vc não precisava forjar esse encantamento com.a aparêcia do beiçola para introduzir a questão da homossexualidade em sua crônica. GM não tem e nunca teve atrativos físicos. E se Beiçola deu uma indireta, deu para quem, hein?🤔

  7. Porque esse corrupto f.d.p. não cumpre a promessa de pular da Ponte Rio Niteroi, que me desculpem os peixes por este porco cair em cima deles. Gilmar, você é odiado por 95 pct da população brasileira e até lá em Portugal, onde você mantem grande parte do seu ilícito.

  8. Parabéns pela conexão bem elaborada. Esse enrustido em algum momento, há de cair sua máscara em pleno palco de sua vaidade... É aguardar o final dessa tragédia que assola aqueles que lutam e pleiteiam por justiça!!!

  9. Mário , que texto brilhante ! Puro deleite . Gilmar Mendes não merece sua elegância textual . Ele tem estado tanto na mídia patrocinando o golpe que está prestes a dar que não consigo ver TV , ouvir aquela voz intragável , sinto asco e repugnância daquele ser . Pra dizer a verdade , estou até mesmo , com dificuldade de ler essa edição de Crusoe . Fico muito irritada com este peçonhento ministro e adoraria que seu avião caísse no mar ou que ele saísse do stf algemado pelo exército .

    1. Cláudia, permita-me pegar uma carona no seeu comentário? Asqueroso chega a ser até um elogio a esse repugnante ser.

  10. Falando em fetiches, quem das excelências togadas curtiriam a mordaça e o chicote de uma dominatrix vestida de advogada rica? Ou advogado, sem preconceitos.

  11. Bravo! Redator e comentaristas! Mto bom sair do lugar comum, simplório e risível da maioria das mídias &comentários. Já o nosso burlesco gato fetichista, que com certeza vai ler sim essa matéria, certamente sabe do alto apreço e conceito que goza na sociedade. Sugiro-lhe um final shakespeariano: O Rei Lear enlouquece após ser traído por... seus pares!

    1. Sabino escreve bem demais. Nem deveria perder tempo com esse pulha.

  12. STFodi... são comandados pelos escritórios de advocacia. Enquanto isso, paguemos impostos para que nos persigam e soltem ladravazes.

  13. Perfeito, Mário! Vc foi direto ao cerne da questão. Acertou na mosca ao interpretar o comportamento aparentemente ilógico desse ministro.

  14. Sensacional o texto, esse escroto eu tenho certeza que ele ao mesmo tempo que despeja todo o ódio em cima do Moro ele gostaria de ser enrrabado por ele

  15. Parabéns pelo texto. Gilmar Mendes é a Canalhice em pessoa !!! Não tem caráter muda a jurisprudência de acordo com seus interesses. A LJ começou a chegar no Judiciário , deve e teme, IDP/patrocínios a esposa pega no COAF, se sentiu ameaçado, além de defender os amigos corruptos presos ou em risco. Deveria andar na Rua p ver a sua popularidade. Tem inveja de Moro e procuradores por competência e reconhecimento da sociedade; É um medíocre, se esconde na Toga SUJA.

  16. Será que o beiçola está insinuando que há membros no supremo que enfornam um robalo, agasalham um croquete, entubam uma brachola ou dão marcha-a-ré no quibe?

  17. Prezado Sabino, sei que esse Ministro é letrado e tal, mas, será que ele tem capacidade mental e lógica para assimilar, discernir seu raciocínio neste artigo? Se ele tiver, voltará à razão antes que a perca.

  18. Concordo que vc não esclareceu nada e irrelevante sua comparação com a peça de teatro Hamlet. Gilmar Mendes é o “influencer” amo e senhor do STF ( meu mantra agora), já mudou a cabecinha dos togados para sua tese, vamos ter que aguentar o resultado dura lex sed lex, fazer o quê???

    1. Fazer o quê? Esse é o nosso Brasil... No mínimo faça o que for possível amigo...

  19. Putz Mario quanto besteirol pra dizer que Gilmar não vale a toga que veste e é uma vergonha para a naçao. Voce como contorcionista de circo merece nota ZERO.

  20. Mário, gilmarmelada nem com banho de botox, e plásticas ficará um gato, é um ratão do banhado de sempre, asqueroso, cinza, de rabo pelado, daqueles q dá asco...(desculpas aos ratos, devem estar ofendidos em serem comparados ao gilmar)

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻grande !!!

  21. Sob a ótica infame e mau caráter do G.Mendes, impossível não fazermos a mesma inferência infame sobre um provável fetiche sexual dele pelo lula. Só isso explica seu desejo ardente pra tirar o corrupto da cadeia, custe o que custar.

  22. Não é possível uma pessoa estar fazendo o que este Gilmar esta fazendo..ou ele tem muita coisa escondida ou esta protegendo alguém..alô PF , dá uma olhada...deve ser coisa antiga.

    1. Ele tem muita coisa escondida e quer proteger quem ogã pelo serviço sujo que ele faz . Lula é o pt roubaram dinheiro pra lá de suficiente para pagar hacker , verdevaldo , o stf e o poder judiciário inteiro só pra se manter no poder . E ainda corremos esse risco em 2022

    1. Parace que o povo de bem deste pobre país está acovardado.

  23. Triste ver um Juiz deste naipe. Ele faz papel de advogado de defesa de criminosos e não de Juiz. Como explicar que 6 Juízes votam dum jeito e 5 Juízes de outro, pelas letras da mesma Lei? A meu ver deveriam ser 11 x 0 ; um resultado mais entendido e lógica de um julgamento.

  24. Em tudo que leio, sinto que há um importante elemento faltando no costumeiro achismo sensacionalista de nossa mídia. Acho em tudo alguma relação, direta ou indireta; pequena, grande ou ENORME, com a parte (%) dos Bilhões que foram desviados desta nação. Será que em algum momento, alguém começará a juntar esta PONTA ao emaranhado de absurdos atuais, principalmente no Topo dos 3 Poderes? Bilhões, amigos, foram BILHÕES!!! A cada jura nova de cada cara dura, fico pensando: Quanto e$tará “levando”?!

  25. Complementando, saia às ruas Gilmar Mendes, mas aqui e a pé, não em Portugal. Aqui, a pé e sem essa m... de toga, onde seu caráter fica escondido e exposto ao mesmo tempo. Covarde!

  26. Esse Gilmar Mendes é um escroto!!! Fica escondido atrás dessa m... de toga, a pretexto de defender o tal estado de direito. Deve estar envolvido até o pescoço em falcatruas em parceria com os amigos do PSDB. Um canalha que se presta a atuar defendendo bandidos; mexer com Aécio? De jeito nenhum. Temer? Nem pensar. Se fossem só os do PT, tudo certo. É um b... de um advogado disfarçado de juiz.

    1. Concordo com sua ira, mas me parece que covarde somos nós.

  27. “Cabra bão sô... queria ter um filho assim”, como diria o professor Raimundo, na escolinha de Chico Anísio para um de seus alunos sempre que este esclarecia alguma lascívia lançada por alguns.

  28. Claro, a pessoa pode ser gay e manter voto de castidade, p. ex., sem aquela conotação libidinosa, degradante e pornográfica que Gilmar Mendes atribuiu (conditio sine quibus non) à homossexualidade, ao mencionar pejorativamente “fetiches sexuais” de procuradores com policiais (ele poderia ser denunciado por homofobia). Por outro lado, duas situações poderiam levar a este comportamento palinódico: “gra$a” alcançada (promessa cumprida) ou, a contrario, medo (de ameaças), por promessas pendentes.

  29. Terei de repetir. Esta nova guinada, que eu diria, reguinada da guinada, de Gilmar, Toffoli e Morais, de expurgar a prisão em 2ª instância, não se deve a nenhum purismo constitucional. É tão somente recomendações expressas dadas entre travesseiros de penas de ganso, exigidas por suas advogadas/consortes. O faturamento dos seus escritórios jurídicos teve substancial queda pós Sergio Moro. Daí o ódio redivivo pela Lava-jato. Nada mais do que isso. Alvaro Costa (@brasília_urgente)

    1. Muito esclarecedor. Não tinha avaliado por esse ângulo.

  30. Bom, primeiro o beiçola precisa mesmo não sair da TV pra tentar apagar tudo q dizia até 2016, porque a única justificativa até agora pra essa radical mudança, é q parte daqueles bilhões q ele disse o PT ter roubado, tenham pousado em suas mãos. Só muito dinheiro pra tamanha mudança. Ahh e qto as mudanças físicas, esqueceu dos botox, muito botox! Até a boca ficou mais inchadinha kk

  31. Volubilidade jurisprudencial , volubilidade de personalidade, volubilidade política. Pessoa inconfiável querendo impor moral para defender criminosos.

  32. O que é dito nas entrelinhas pelo sagaz e bem informado articulista é apenas o resumo fático da voz corrente sussurrada nos vastos corredores das "casas de justiça" do mundo jurídico Brasil afora, acerca da preferência sexual minoritária do ministreco em foco

  33. Gato, nem pensar...oGM dá nojo e está falando mansinho para ver se engana, mas não engana quem tem um mínimo de persepção.

  34. Texto excelente e bem escrito. Comparações inteligentes e bem colocadas. Shakespeare é sempre tema relevante e inspirador de grandes e inesquecíveis talentos. O pesadelo em suas obras seria ter vivido em um país, que se diz democrático, mas que não respeita sua Constituição e é dependente de decisões de pessoas tendenciosas. Certamente Shakespeare inventaria um Hamlet, com capa mágica, para desaparecer com todos os amantes de suas andanças libidinosas e diria: não há democracia sem educação!

  35. Gilmar estava sendo consumido pela inveja do respeito que Sergio Moro conquistou. Cheio de ódio, o rapidamente identificou a tendência lambe-botas de Toffoli e Alexandre Morais e iniciou a sua ofensiva contra a Lava Jato e, especialmente, contra Sergio Moro

  36. Não tinha notado o new look na entrevista. Se formos politizar a coisa, veremos que a mudança de posição de Gilmar Mendes, assim como a de Reinaldo Azevedo, no jornalismo, começou quando a Lava Jato começou a mirar o tucanato e a elite emedebista.

  37. O que venho notando ê que esse peçonhento deu de falar com voz adocicada como que para ganhar a adesão dos (telespectadores ) às suas teses demoníacas. Agora: gato? Famigerado, repulsivo, isso, sim.

  38. Captei vossa mensagem óh destemido investigador Mário! Seria "Gilmau" Mendes um ser com tendências pouco ortodoxas? Atrás de tanta agressividade contra a Liga da Justiça, haveria coisas inconfessáveis? Será???

  39. Será que o meu pensamento está correto, há tempos venho observando o comportamento deste cidadão,no tocante ao ministro Sergio Moro

  40. Vou discordar do Mário. Não há o que deixe Gilmar Mendes “gato” . Sua maldade é muito forte, fatalmente afetando seu exterior. Imagino que foram entrevistas arrancadas por certas pressões. Ele até pode querer fazer um tipo menos colérico, mas sua maldade eh insuscetível a disfarces. Coisa de caráter, de forma de criação que deveria vigorar de onde veio.

    1. A Sra. Ana Lucia há de concordar com a ideia de que a feiúra holística do Sr. Gilmar Mendes em nada muda a situação da contabilidade do escritório da sua esposa, identificada como passível de investigação pela Receita Federal, ora ameaçada pelo inquérito inconstitucional aberto pelo próprio tribunal responsável pela guarda da integridade do conteúdo da lei. Parece mais que o espelho foi quebrado para conter o narcisismo.

  41. O histrionismo aparentemente esnobe do supremo narcisismo é perigoso para quem espera serviço jurisdicional de qualidade. O foco tem que ser as boas condições institucionais para o bom andamento dos negócios. Sem a seriedade e a correção do judiciário, pouco pode ser esperado do cumprimento dos contratos e da estabilidade das regras por parte do estado. Sem segurança jurídica, tudo o mais fica precário e sem futuro.

    1. Se realizado seu nobre sonho, Janot teria se tornado herói nacional!

  42. Pelas tais entrevistas, é percetível um certo ciúme de Moro, por este ser unânime em aprovação popular enquanto ele, Gilmaro, ser unânime na desaprovação popular. Quer mais: O tal Gilmar chegou a dizer q o Juiz Moro não cabia no STF. Será q Gilmar tem notório saber jurídico e passou no concurso para a Magistratura? Sem querem ofender (apesar de não concordar) quem foi indicado na boquinha do quinto Constitucional.

    1. Para ignorantes como você. Não sabe ler, vá procurar a sua turma mortadela de analfabetos funcionais/irracionais

  43. Na lógica clássica, contradição consiste na incompatibilidade lógica entre duas proposições: Gritar a favor da democracia e do Estado de Direito para soltar bandidos e prender procuradores e juízes.

  44. Depois do fetiche do Gilmar pelo Moro e, depois, de você Sabino, chamar o Gilmar de gato, acabo de me convencer, que o Lula solto jamais irá casar outra vez.

  45. E Bolsonaro me faz lembrar aquele personagem do filme "American Beauty", o militar que no final mata Kevin Spacey por vergonha. Tem armarios complicados...como labirintos.

  46. Não acredito que a questão seja sexual, apesar da menção do GM ao seu colega. Trata-se de uma questão moral, de falta de caráter desse repugnante ministro. Ele parece ter escolhido a ética dos corruptos ao perceber como seria fácil enriquecer e ter prestígio sem ser tocado. São os intocáveis dos nosso tempo. Os nossos Eliot Ness (Moro e Deltan) tem uma grande desvantagem: AlCapone faz parte da justiça no Brasil

  47. Há muitos anos, na antiga coluna do Augusto Nunes na Veja, cantei esta bola de que GM deixava cair água para fora da bacia, no que fui contestado pelo Nunes.

  48. Já que não tenho uma ferramenta para editar meu comentário anterior farei assim: P.S. Mario Sabino, sem mais delongas, meus cumprimentos pelo primor de texto, não só quanto ao conteúdo bem como o estilo.

  49. Somente uma observação: se o GM é gay e ele os trata como "eminentes pares" podemos afirmar que os demais também o são e com isso teremos que pedir desculpas ao grupo LGBT pela péssima representação!

  50. Excelente artigo. Com maestria absoluta desvela o labirinto do pensamento daquele que se julga o bastião do judiciário pátrio.

  51. Não sei se o beiçola é ou não gay. Mas, com certeza, é tão somente um covarde que se esconde atrás de sua imunda imunidade para atacar quem não lhe presta obediência, exercer sua mesquinhez e despejar seu fel. Para quem entende francês, ele é apenas um "pleutre"; para ele que entende alemão, "ein verdammter feigling" !

  52. Brother!!! Regaçou!!! Fico imaginando GM lendo essa coluna e sentindo o xeque-mate verbal que o obriga a calar-se. “Tudo que disser poderá ser usado conta vc”. Ave Sabino! Impressionante!

    1. Wellington estou a rir sozinho pela sua observação, mas após alguns segundos começo a chorar pois o sonho de ser chapeiro nos USA pra mim é muito distante, do ponto de vista financeiro, e pela minha idade....

  53. Acho o Mário um tanto delicado com sua perspicácia em mostrar as multifacetadas vaidades e devaneios de figuras não muito ilibadas de nossa honorável república

    1. Realmente, esse Mario é o Rolando Lero do jornalismo.

    2. Walker eu acho que a culpa é da politica de educação ou o seu sucateamento a décadas....

    3. Talvez seu problema não seja a leitura, mas a interpretação...

  54. Gilmar, "encanecido ou gato" é um conspirador contra a constituição da república. Impeachment e cadeia (perpétua) seriam a dosimetria de sua pena.

  55. Quando não se tem o que escrever fique calado. Elogios quanto a estética, isso fica pra jornais e revistas de fofocas aonde estão aglutinados os afeminados. Comprei essa revista pra ver matéria séria. Portanto, mais matéria dessa vou cancelar.

  56. fantastique ! vous et MAINARDI sont les meilleurs ! j'ose dire que vous avez m'exorcise contre le gauche caviar et la mafia (PT). MERCI BEAUCOUP ET AMITIÉS

  57. Fantástico e trágico seu texto, Mário. Fantástico por nos levar para um "passeio" com Shakespeare e trágico porque o "gato" togado vai sim cumprir suas promessas.

  58. Certa vez vi uma reportagem em que tratores passavam em cima de um Laranjal ( através de mãos criminosas). Gilmar Mendes e sua gang criminosa estão "tratorando" o trabalho primoroso de uma equipe fantástica, que conseguiu encarcerar o criminoso mais cruel de nossa república. Sérgio Moro, Deltan e toda equipe de Curitiba vocês são os nossos verdadeiros heróis.

  59. Por vezes, penso...só assino a Crusoe pelos textos do Mário... meia verdade. Mas que me delicio com sua inteligência e cultura...verdade inteira.

  60. Uma delícia transitar pela sua intertextualidade, Sabino... A tortura maior: engolir um sapão de tamanho tão avantajado, ainda que com o look repaginado.

  61. Excelente ligação de pontos. Mas escapou à observação masculina do jornalista que, além de sobrancelhas e cabelos pintados, o Novo Histrionicamente Másculo Gilmar aplicou botox na testa. Gay ou não, é mais um elemento que, de tai, escondido, salta aos olhos.

  62. Gilmar Mendes é simplesmente uma das pessoas mais asquerosa do país, só rivalizam com ele pessoas como Lula, Eduardo Cunha e Renan Calheiros.

  63. Texto espetacular! Só acho o Sapão não vai entende-lo com facilidade. Não há procedimento estético ou dieta que melhore a figura asquerosa que esse indivíduo representa. Parabéns, MS, sempre acrescentando "pitadas" de cultura à sua análise perfeita!

  64. Gato? Onde? É só um sapo invejoso querendo se passar por príncipe, o que dificilmente acontecerá porque nenhuma princesa que se preze vai querer depositar um beijo naquela beiçola!

    1. SAPÃO, SEBOSO, ENCARDIDO, credo, dá nojo esse cidadão.

  65. Começando bem a sexta feira apesar de tudo , Mário. Só você mesmo para nesses tempos discorrer sobre o nefasto com tamanha elegância e citações. Já que se falou em "fetiche", nada mais brochante.

  66. Texto primoroso. Uma aula da melhor retórica, com pitadas de erudição. Os contrastes, a “psicanálise”, jogo luz-sombra do manifesto e do latente, o “mal-estar” da luz jogada no escondido e seu rabicho pra fora. Quanto ao conteúdo, a Lava-jato cometeu erros? Certamente, trata-se de uma obra humana. Mas os crimes estão lá. Impossível escondê-los e é preciso muito cinismo para embalá-los em papel jurídico presdigitador.

    1. Toma-se banho de loja, faz-se “plastica facial”, há de mudar o lay-out mas, o caracter, a vergonha a infinita “dor de cotovelo” derruba qq ato de se passar por íntegro. Acho q chegamos no final, pois a falta de respeito para com o cidadão trabalhador e de bem, nos foi imposta por seres q não conhecem o trabalho digno ou quer esquecer as penúrias q passou. Se entregar aos delírios “assombrosos” do corrupto a Justiça nos pregou na cruz.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO