Adriano Machado/CrusoéO presidente Jair Bolsonaro em evento em Brasília: sob ataque de correligionários, ele também se arma

Fuzis apontados

A crise na relação entre Jair Bolsonaro e o PSL chega ao ápice com ameaças no ar: correligionários do presidente ameaçam alvejá-lo com gravações bombásticas
18.10.19

“Eu vou implodir o presidente. Aí eu mostro a gravação dele. Eu tenho a gravação. Não tem conversa, não tem conversa. Eu implodo o presidente. Acabou o cara. Eu sou o cara mais fiel a esse vagabundo. Eu votei nessa porra. Eu andei, no sol, 246 cidades gritando o nome desse vagabundo.” Delegado Waldir, líder do PSL na Câmara, estava em uma reunião na Câmara com correligionários quando foi gravado por um colega deputado na quarta-feira, 16, à noite, fazendo uma ameaça e um xingamento ao presidente Jair Bolsonaro. O áudio foi publicado por O Antagonista.

Quase que simultaneamente, vazariam outros áudios, revelados pelo Diário de Crusoé, nos quais Bolsonaro pedia a deputados do partido apoio para destituir Waldir da liderança. “Olha só, nós estamos com 26, falta uma assinatura para a gente tirar o líder e botar o outro. E a gente acerta que, entrando o outro agora, em dezembro, tem eleições para o futuro líder a partir do ano que vem”, afirmou Bolsonaro em um dos áudios. “Da maneira como está, que poder tem na mão atualmente o líder aí? O poder de indicar pessoas, de arranjar cargo no partido, é promessa para fundo eleitoral por causa das eleições. É isso que os caras têm. Mas vocês sabem que o humor desses caras muda de uma hora para outra”, emendou.

A guerra dos áudios e das listas era o ponto alto da crise envolvendo Bolsonaro e seu partido, o PSL. O governo acabou não conseguindo as assinaturas necessárias para destituir Waldir porque o grupo liderado pelo presidente do PSL, deputado Luciano Bivar, conseguiu manter a maioria para sustentá-lo no cargo. Mas as feridas estavam todas expostas, e com potencial de serem ampliadas. Fontes do partido disseram que as informações explosivas de que Waldir dispõe envolvem o senador Flávio Bolsonaro, o filho 01 do presidente, e supostos esquemas no Rio de Janeiro. Indagado por Crusoé sobre essa informação, ele não negou. “Não sei. Não posso falar nada nesse momento. Não posso falar nada a esse respeito. Você joga baralho? Se eu trucar eu vou estar com a carta. No momento certo.”

CrusoéCrusoéReunião de Luciano Bivar em um restaurante da capital, nesta quinta: expectativa de guerra intensa
A rigor, tudo não passa de uma disputa por dinheiro e poder em um momento em que as eleições municipais de 2020 se aproximam e são essenciais para o governo e para a legenda. Com o fim do financiamento privado, os recursos públicos oriundos do fundo partidário e do fundo eleitoral são essenciais para um bom desempenho na urna. E a consolidação de uma base municipal é vista como fundamental para que o resultado em 2022 seja novamente positivo. Tudo está interligado.

A dúvida que surge, porém, é se o PSL é forte com dinheiro e sem Bolsonaro. E se Bolsonaro sem um partido dessa monta (é a segunda grande bancada da Câmara) consegue sobreviver sem maiores sobressaltos no Congresso. Os dois lados garantem que saem ganhando com o divórcio. No Palácio do Planalto, a avaliação é que, sim, o presidente é muito maior do que o partido. No PSL, o que se diz é que os estimados milhões de reais que devem irrigar as contas do partido no ano que vem serão suficientes para um bom resultado eleitoral. O único problema é que a separação litigiosa pode ter resultados catastróficos.

Bolsonaro e Bivar nunca tiveram uma relação muito calorosa. Os atritos, contudo, se intensificaram no início de setembro, quando o presidente da República passou a cobrar uma espécie de refundação do partido. A ideia inicial de Bolsonaro não era afastar Bivar, mas promover mudanças, com a elaboração de um novo estatuto e código de ética e a indicação de mais aliados do Planalto em postos chaves da direção da legenda. Com o aumento da temperatura, porém, passou a incentivar movimentos de seus aliados para afastar o grupo de Bivar da estrutura partidária e da liderança do partido na Câmara.

Delegado Waldir: ameaça de implodir o presidente seguida de recuo
Na semana passada, a crise foi deflagrada depois que Bolsonaro disse a um candidato a vereador, que tentava tirar uma foto com ele na porta do Palácio da Alvorada, para esquecer o PSL e que Bivar estava “queimado pra caramba”. Desde então, os grupos dos dois passaram a trocar insultos e a se articular para minar um ao outro. De um lado, bolsonaristas passaram a cobrar do presidente da legenda uma auditoria nas contas partidárias. O grupo de Bivar, por sua vez, recusou-se a abrir as contas e avisou que os parlamentares poderiam deixar a legenda se assim quisessem, desde que abrissem mão de sua parte dos fundos partidário e eleitoral – o valor que cada sigla recebe é proporcional ao tamanho da bancada na Câmara.

Mas o clima esquentou mesmo nesta semana. Na terça-feira, 15, Bivar foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele no Recife, seu reduto eleitoral, com base na investigação que apura candidaturas laranjas de mulheres pelo PSL nas eleições de 2018, para desvio de recursos públicos do fundo eleitoral. Deputados aliados de Bolsonaro viram a operação como um argumento de que havia “justa causa” para que deixassem o partido sem correr o risco de ter o mandato questionado. Já o grupo de Bivar passou a levantar suspeitas sobre a influência do presidente da República no timing da operação, com objetivo de desgastar o dirigente e, assim, justificar a saída dos parlamentares bolsonaristas. No dia seguinte, veio a guerra de áudios e de listas. E surgiu a ameaça explícita de um deputado de que pode “implodir” o presidente.

Os feridos da semana dão uma ideia de que o jogo todo tem potencial de atingir figuras expressivas do PSL. Uma delas é ninguém menos que o deputado Eduardo Bolsonaro, o filho 02 do presidente, cuja indicação para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos subiu no telhado em meio à crise. Outra é a líder do governo, Joice Hasselmann. A deputada federal mais votada da história foi deposta da posição depois que o Palácio do Planalto identificou sua voz no áudio em que Waldir ameaça e xinga o presidente da República. Ela foi substituída pelo senador Eduardo Gomes, do MDB de Tocantins.

A expectativa é de que a crise continue por mais tempo, com resultados imprevisíveis, a despeito de sinais de distensão emitidos pelo grupo de Bivar já na noite desta quinta-feira, 17. O deputado Delegado Waldir, que havia afirmado ter na manga as tais gravações capazes de atingir o presidente, passou a dizer, não sem sinais de ironia, que havia exagerado na afirmação. Nos bastidores, o ambiente segue envenenado. O presidente nacional do PSL já deixou assinada a destituição de Flávio e Eduardo Bolsonaro do comando da legenda no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para a decisão vigorar, ele só precisa mandar notificar oficialmente os filhos do presidente. A ideia é usar essa cartada no momento certo. Os aliados de Bolsonaro, por sua vez, não baixaram a guarda nem publicamente. Anunciaram que continuarão em busca de apoio para destituir Waldir nas próximas semanas. Em paralelo, há o debate em torno das auditorias nas contas do partido. Dos dois lados, as armas estão municiadas à espera do próximo tiro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Na melhor da hipóteses, Bolsonaro é igual a eles, portanto, não é necessário muito para convencê-los que estão diante de uma oportunidade para pegar Bolsonaro. Pelo sim, pelo não, todas as cascas de banana pode ser jogadas, Queiroz, milícias digitais, laranjas do PSL e o que mais houver. Basta uma insinuação ou "ameaça" velada para eles se empolgarem, uma vez que devem estar ansiosos para escorregarem.

  2. Eles não se venderam, mas sim se adaptaram à situação diante da total falta de "alternativa". Resumindo, mesmo que de forma cínica, eles acreditam pelo menos parcialmente nas bobagens que dizem, acreditam que não são realmente CORRUPTOS, mas só indivíduos pragmáticos que tem que fazer o que é necessário e por isto merecem um prêmio, ou seja, tem direito a saquear o Estado. Sendo assim, em seu íntimo, eles jamais imaginarão por um segundo sequer que possam ser piores do que Bolsonaro.

  3. Por dedução é razoável supor que os CORRUPTOS têm dificuldade de se verem como tal, o que significa que não necessariamente eles não se achem "CORRUPTOS", só que achem que, uma vez que o mundo é permeado pela corrupção, eles não tem outra "opção" a não ser se imiscuírem na podridão do sistema. Portanto, eles não são CORRUPTOS, mas "mártires", pois não se corrompem, mas sim se "sacrificam" em prol dos cidadãos ignorantes e alheios aos entraves da máquina.

  4. Basta algumas insinuações ou ameaças veladas, que nem precisam ser públicas, para que os CORRUPTOS já fiquem doidos para pagar para ver. Coloque no pacote as milícias digitais e as candidaturas laranjas para que os CORRUPTOS fiquem em estado máximo de excitação. Eles não precisam de nada palpável para se agarrarem, pois quanto mais ansiosos estiverem para fugir da cadeia, mais a mente deles agirá para se enganar, criando toda sorte de fantasias em torno de meras hipóteses e insinuações.

  5. Se delegado Waldir for um bom jogador, então ele deve saber blefar. Ele não precisa ter nada em suas mãos, a única coisa que precisa fazer para deixar os CORRUPTOS no cio é uma única frase: "cadê o Queiroz?" Basta ele dizer isto com um ar de desafio e deboche para que os CORRUPTOS automaticamente comecem a supor em suas mentes de que há algum grande segredo que pode significar o fim do clã Bolsonaro. Aliás, isto não se aplica somente a delegado Waldir, mas a qq membro do PSL.

  6. Esse Delegado Waldir, deveria ter mais respeito com a pessoa do Presidente da República. E deve ser assim que ele trata sua esposa e seus filhos, com palavrões e falta de respeito. É isso que demonstra para nós brasileiros. O lema dele é baixaria e barraco.

  7. Na verdade, Bolsonaro (não tem o meu respeito porque não está agindo como um Presidente) está perdido na presidência. Não precisa nem de oposição para detonar o seu governo, pois os seus filhos estão cuidando disso. É uma vergonha esse início de governança. Um Presidente que se elegeu sob a de égide da honestidade, num primeiro momento demonstrou que não é bem assim quando segurou a investigação das falcatruas do filho. Acho que trocamos 6 por meia dúzia.

  8. Como é bobão ! Credo. Que sujeito ridículo. A cadeira do Congresso precisava vomitar isso aí. Duas aberrações das mais tristes na nossa história política; a desgraça nunca está só, tem um Frota pra fazer par.

  9. Tem sido complicado para nós que votamos no Bolsonaro aguentar tanta picuinha nesse início de governo..não seria melhor o presidente se restringir a informar as boas medidas já tomadas ???

    1. SERIA UMA DADIVA, SEUS FILHOS E GURU OLAVO, SE CALA-SEM E DESSEM APOIO AOS MINISTROS COMO GUEDES, MORO, TARCISIO E TEREZA CRISTINA, O BRASIL SE DESENVOLVERIA.

  10. Falta de clareza, manutenção de um feudo eleitoral, e resistência contra elaboração de um novo estatuto do partido, criação de um código de ética, são motivos para utilizar do partido contra as medidas necessarias propostas pelo governo. Isso é chantagem da mais velha e sordida forma de fazer politica. Como é isso senhor Bivar, e seus fedelhos amestrados. Esse Del. Valdir é uma boa bisca também, com a Joice e outros porcarias iguais e traiçoeiros, que viram o coxo em busca de suas vantagens.

  11. Pessoalmente acho super anti-ético que conversas sejam gravadas e publicadas. Conversa envolvendo o presidente então, é o fim! Mas aqui no Brasil "não existe pecado do lado debaixo do Equador"... tudo pode: hackers, Verdevaldos, STF que legisla, líderes que lideram pra si e sempre por dinheiro. Tem jeito?! Só se mudar o DNA. Viva a Epigenética, mas isto é pra poucos...

  12. acabou o milho, acabou a pipoca. pouco dinheiro, apenas uma fonte de verba. olha como eles se comportam. esses são os caras que vão dar jeito no país! corre cambada, o dinheiro tá acabando!

    1. ESTOU ESPERANDO Q JB TENHA UM TEMPINHO PRA ASSUMIR O GOVERNO. ATE AGORA, CONFUSAO E FAMILIA.

  13. O presidende o único político que teve a coragem de empunhar a bandeira da direita, não quis se candidatar por um partido com histórico de corrupção.Foi para um partido pequeno, sem dinheiro sem tempo na propaganda gratuita mal sabia ele que haveria um ajuntamento de oportunistas sem caráter sem compromisso com a nação que se agarraria a ele para se eleger e depois apunhala lo pelas costas. pior que a facada na barriga. O Eduardo com quase 2.000.000 de votos precisa fundar o partido conservador.

  14. A FAMILIA TRAPALHÃO E O PSL SAEM PERDENDO, MAS O PSL SAI COM UM SACO ENORME DO NOSSO DINHEIRO PRA GASTAR COMO QUISER. QUEM MAIS SAI PERDENDO E'O BRASI, ALIAS COMO SEMPRE. REFORMAS, COMBATE A CORRUPCAO, PRIVATIZACAO DE ESPRESAS NAO ESTRATEGICAS, GERACAO DE INFRA ESTRUTURA, Q PROMOVERIAM O DSENVOLVIMENTO, EMPREGO E RENDA, ISSO ELES NAO ESTAO NEM AI. Q DEUS AJUDE OS MINISTROS - MORO, GUEDES, TARCISIO E TEREZA CRISTINA A SALVAR O PAIS. FAMILIA JB E PSL, NUNCA MAIS.

    1. Quem critica a familia do presidente deve ser mortadela. Os filhos foram os unicos que nos momentos terriveis ficaram ao lado do pai.

    2. E'.... E A FAMIA ACIMA DE TOOS.... E OS BRASILEIROS, Q SE DANEM, NE?

    3. MAL NECESSÁRIO!! FORÇA PRESIDENTE!! CONTINUE ESSE BOM COMANDANTE. BRASIL ACIMA DE TUDO.

  15. Projeto de poder os f.d.p. dos políticos brasileiros tem. Projeto de nação não existe na cabeça dessa escumalha que ocupa o Congresso Nacional e o Planalto.Eles são a garantia que Brasil continuará sendo um gigantesco PUTEIRO,um bordel, um casa de favores,um prostíbulo , uma terra sem futuro .

    1. O Estênio tem razão: nunca houve um presidente mais honesto. E é sob sua tutela que os bandidos mais terríveis da nossa história serão soltos, a Lava jato se acabará, e o Moro, (coitado!), traído, sequer merecerá cargo no supremo, tão desvalorizado se tornou pelo seu presidente. É uma pena que Moro não pareça ter vocação para política. Poderia até soltar o demiurgo Brahma, como anda cogitando a situação. Seria de lavada a vitória do atual ministro.

    2. Interna rápido,,,,,os sacanas esculhanbando com o pais, envergonhando a todos os brasileiros com uma politica barata, mais rasteira que eleicáo de time de futebol ou escola de samba (sem ofensas) e o comentario coloca o fhc, molusco, dilmanta na conversa.......foco na meleca cara palid,,,,tudo em maiusculo????!!!! parece bot

    3. OS FDP SÓ SABEM FALAR SOBRE OS FILHOS DO PRESIDENTE. FOCA NO ASSUNTO SÉRIO, PORRA! O BIVAR E OS COMPARSAS NÃO QUEREM TRANSPARENCIA! DESTA FORMA ROUBAM, SAQUEIAM O PAÍS 💪💪🏼🖕🖕🖕 MAS O BRASIL TEM HOJE UM PRESIDENTE HONESTO, DIFERENTE DE FHC, LULADRÃO, DILMA, TEMER, ZÉ DIRCEU, E TODOS OS OUTROS JÁ 😠😠😠😠 CONHECIDOS!🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕🖕!

  16. A cagada de um jacu é mais importante do que o Bostanaro . Enquanto a cagada da ave espalha sementes pela terra as quais produzirão árvores e frutos no futuro, Bostanaro dá trabalho as futuras gerações criando imenso trabalho para limpar as cagadas dele.Chama-lo de verme seria uma infâmia a esses seres.

    1. A PUTA QUE TE PARIU TAMBÉM!!!!😃😄😄😄😄😄😄😄

  17. O Delegado esqueceu que agora ele é um parlamentar. Onde fica o decoro? Onde fica o respeito ao presidente da república? Vergonhoso!

    1. O MAIS IMPORTANTE É 10 MESES SEM ROUBO NO GOVERNO BRIGA DE PARTIDO EU QUERO QUE SE FODA QUEM PUDER MAIS CHORE MENOS..

  18. Povo tão ignorante que não consegue perceber que o que está acontecendo é exatamente os efeitos de se tentar combater a corrupção que existe até mesmo dentro do PSL (oportunistas que vieram de carona com Bolsonaro); caso contrário, ficariam todos "de boa" aproveitando os recursos do fundo partidário. Quem votou em Bolsonaro e se diz arrependido, que vá votar em PT, PSOL, PSDB e o caralho a quatro, seus bandos de filhas da puta. #EstamosComBolsonaro

    1. Antes eram os petistas, agora temos uma outra espécie, os BOLSOMINIONS!! Mais agressivos e tapados do que os anteriores!! Não conseguem ver os fatos de que nada que o BOLSOMALA prometeu ele cumpriu, muito pelo contrário!! A Lava jato está no pior estado que poderia estar !! Ele só consegue ver conspiração nos outros e ataca covardemente. Quer escolher um ministro terrivelmente evangélico, na verdade ele quer e apoio da bancada evangélica formada por um bando de canalhas!!

    2. O poder revela o caráter de um tomem ou de uma mulher. Abaixam as armas em favor do Brasil e seu povo.

  19. Cambada de vagabundos e nojentos esta família Bolsonaro. A cada dia que levantam da cama a primeira coisa que pensam é a quem atacar. Estão sempre em guerra, sempre em conflito. Nosso presidente traiu seus eleitores pra proteger seus bandidos de estimação, seus filhos, bando de incompetentes. O Carlos só sabe tuitar, sempre no ataque. O Eduardo é um moleque mimado. O Flávio é o pior de todos, está envolvido até o pescoço com a milícia no RJ. E como fica o Brasil nesta história? Pra mim acabou

    1. O ignorante não consegue entender nada!!! Só olha de forma crítica o lado Bolsonaro. Já tentou se informar melhor sobre o que realmente está acontecendo no país? Você é mais um coitado mau informado apoiando a engrenagem corrupta e sem participar da festa. É só mais um ignorante.

    2. Brasil ta prosperando jovem. Se conforma. Ta dando certo. Olha os números dos ministérios... Se preocupa com essas picuinhas não, olha o que o Governo ta fazendo de bom.

    3. Não existe PSL, existe Bolsonaro! Simples assim. Eu mesmo nunca tinha ouvido falar em PSL, na minha vida.

    4. Acabou? Então pega um avião e vai morar em outro país, seu ignorante cheio de mimimi.

  20. Infelizmente quando a familia se mete na administracao, fica isso ai, os filhos de bolsonaro tem que saber que estamos numa “democracia” e que TOTO RINNA esta pra sair da cadeia, sao com esses que eles tem que brigarem.

  21. Bolsonaro acabou .. durou muito pouco ! Felizmente quem vai comandar o Brasil até 22 será a Camara / Congresso e o Senado ! Alias deveria ser implodido mesmo !! Muitooo despreparado / e seu clã entao : manda 1 para cada embaixada ; poderiam ser as 3 Guianas ..

    1. Está na hora do Exército entrar em cena. Eu recordo desde tempo, era uma paz e tranquilidade, só não era para ladrão e comunista.

    1. JMB não demonstra equilíbrio para ser o primeiro mandatário do Brasil e seus filhos completam o caos. No meu entender não irá longe.

  22. Tá todo mundo enlameado, os filhos do presidente e alguns membros do PSL que levaram a verba das mulheres na última eleição, fácil assim.

  23. Poucos possuem estrutura moral para vencer o canto do Poder e do dimdim, ainda mais muito dimdim. Pode existir gente decente nesse meio, mas é uma pescaria que você joga a isca, mas não sabe o que vai pegar.

    1. pois é, talvez se na denuncia do mensalão o Lula agisse dessa forma não estaria na cadeia hoje como ladrão.

  24. Quem tinha duvidas nao deve ter mais: sao todos milicianos que mentiram e enganaram os eleitores. PSL , BOZO e clã NUNCA MAIS.

  25. Maquiavélico ,mais atual que nunca. O ser humano não falha, aqui no caso de novo buscar o dinheiro, chantagens, ameaças, fanfarronice tudo para ganhar eleições e os bobos eleitores nem podem destitui-los, sempre tem um bono para votar.

  26. Não estou mais confiando em Bolsonaro,desde que na véspera da votação no Supremo se reúne com Gilmar ,Tofoli,Alexandre de Moraes um papelão com os brasileiros que querem o País sem corrupção,até agora não estou vendo nada do Bolsonaro defendendo contra a corrupção,ainda coloca um amigo do Renan para ser líder do governo ,logo está demonstrando quem é,descartando o dep Waldyr,Joice,Major Olímpio pessoas que ajudaram logo não estou acreditando nele,imagine o que ele vai fazer com Dr.Sergio Moro.

    1. Maria tente se informar melhor antes de tirar essas conclusões precipitadas. Você como muitos, também não está conseguindo entender o que realmente está acontecendo neste país. Procure melhores informações em mídias independentes e imparciais.

    2. Bom mesmo era o Lula e a Dilma né? Bando de hipócritas...

  27. O Brasil precisa urgente reforma política, enquanto houver mais caciques do que índios, partidos para receber fundo monetário e distribuir com seus correligionários, nunca vamos ter uma base forte para houver mudanças no país. Só fechando às casas e convocar novas eleições.

    1. Colocou o defo na ferida: fundo partidário! Pra que? Partidos que busquem afiliados para manter-se.

    1. As críticas só vem de quem não é eleitor de Bolsonaro (pois esses, estão com a confiança inabalável). #EstamosComBolsonaro

  28. Não demorou muito e parece que o PSL é o mesmo que o PT, e Jair Bolsonaro é muito parecido com Lula e Dilma, todos com filhos picaretas, com centenas de rolos, falando mais do que podem, etc. E nós povo brasileiro vamos ficando cada vez mais no Buraco. Pobre Brasil Brasiliense.

  29. os deputados infiéis não devem ficar no mesmo partido o presidente; quem é do partido ou da base do governo não pode tomar atitudes do tipo que tomaram. Eles tem uma responsabilidade e refletir mais que os outros.

  30. Que pena! A esquerda está calada esperando a implosão da direita. Não precisam falar, pois o poder está corrompendo os oportunistas.

    1. Não é a implosão da direita, e sim a divisão do jóia do trigo. Muita gente do "centrão" se elegeu na onda Bolsonaro, e agora as máscaras estão caindo. Positivo que esse atrito esteja ocorrendo (melhor do que acontece com os demais partidos há décadas, onde todos se ajeitam e evitam fazer barulho, para aparentar normalidade).

  31. O Presidente foi eleito para isso mesmo! Bote pra cima de quem não é patriota! Muita gente do PSL está lá só curtindo a onda do poder e suas benesses, sobretudo dinheiro! Tirem o pessoal desonesto. Deixem os honestos! Avante Bolsonaro! Estamos com você!

  32. A inveja é uma m..! Bolsonaro melhor presidente desse país desde Pedro II... Apoio total incluindo o clã! Número 1 2 3 e todos mais!

    1. É isso aí!!! As críticas vem só dos esquerdistas com dor de cotovelo.

  33. BOZOLULAEDIR e a sua trupe de olho no MONEY afinal para que ser poderoso sem dinheiro sai a quadrilha do PT e começa a geração família BOZOLULAEDIR

  34. Eu e muitos votamos em boçal sauro pra tirar o lixo do pt! Imbecilmente acreditamos que ele pelo menos iria combater a corrupção, afinal prometeu! Contudo se mostra um boçal com com delírios de rei absolutista, acobertando esses filhos delinquentes e com arroubos de inquisidor da idade média!

    1. Fale por si só, esquerdista arrependida. Vota no centrão então, sua esperta.

    2. Faço minha suas palavras. Este vagabundo tinha que cair, junto com a familia. Onde já se viu?

  35. Hoje entendo bem o porquê do prefixo Bolso. Infelizmente o povo está nas mãos de mais uma aventura com um imperador-populista. O outro era demiurgo-populista, e a outra, só mandioca-populista.

  36. Waldir não tem comportamento digno de líder de partido, é mais um imbecil que se elegeu com a ajuda de Bolsonaro. O PSL é um partido nanico de ideias e de cabeças pensantes, são o segundo maior em número de cadeiras porque candidaturas se aproveitaram das circunstâncias e surfaram na onda do clã Bolsonaro. Agora temos o nítido retrato do nível desses caras. Não sobreviverão!

    1. O pior é que está escancarada a luta por poder e controle do dinheiro do fundão. Está turma está pouquíssimo interessada no país e no povo que representam. O Bolsonaro tem razão.

    1. sou Mourão, Moro e Guedes. Renuncia de Bolsonaro com família seria o caminho mais acertado para um Brasil acima de tudo e coerência acima de todos.

    2. Concordo, infelizmente a família Bolsonaro é uma grande decepção.

  37. Os caras que se elevam com a força do nome BOLSONARO, agora cospem no prato que comeram. São mesmo uns traidores. Não merecem mais a nossa confiança. Nas próximas eleições, saberemos quem são.

  38. Pelas declarações de tal delegado Valdir já se pode ter uma ideia de que tipo de pessoa ele é. Espero q quem votou nele repense para as próximas eleições.

    1. e o que será de tão bombástico que ele tem contra o capitão? A lama está se espalhando...

  39. Esse delegado Valdir vai voltar para a obscuridade, de onde ele nunca deveria ter saído. Não tem espelho para se dimensionar. Só foi líder porque era o mais metido, mas tem gente melhor que ele no próprio partido.

  40. Quanta transparência neste partido. Realmente o que mais gotam de fazer é lavar a roupa suja em praça pública É a cara do presidente !

    1. Mas antes em praça pública do que nas "lavanderias" dos propinodutos de outros partidos igualmente desvinculados da Ética e respeito ao cidadão deste país. Onde está o botão de RESET deste país? Precisamos reiniciar com nova formatação e sistema a prova do vírus da corrupção.

  41. O presidente exigiu transparência nas contas do partido. Daí, quem implodiu foi esse partido cheio de oportunistas e deslumbrados.

  42. Se ajoelha tem que rezar. Quem promete tem que cumprir! Se ameaça e fica só na ameaça é um mentiroso! O silêncio é prata a ação é ouro

  43. E se quiser e não estiver blefando implode mesmo..Tem grandes chances dos rachunços do tal n. 01 ter entrado em contas da 1* dama, e do proprio Jair...

  44. O fundão partidário, grana pra chuchu, é o motivador maior de toda essa confusão/ cobiça no PSL. Já, do outro lado da mesa, um outro partido/ facção, mantém a sobriedade. Afinal, o fundão para eles é simples troco. Eles não se impressionam com valores dessa monta. Deve ser a força do hábito.

  45. No rastro do cometa Bolsonaro veio muita gente boa, mas também veio muito cabeça de bagre. Empoderados com os mandatos recebidos mostraram suas verdadeiras caras. Bivar vai ficar com os cabeças de bagre. Os bons, vão com Bolsonaro pois sabem o que está em jogo.

  46. Um partido nanico, sem ideologia, que elege um presidente da República e, este, com seu carisma, elege 50 deputados federais, e passa a ter direito a quase R$ 500 milhões extras por ano, de repente esquece as razões de seu "sucesso" e promove barracos inadmissíveis achando que não vai dar em nada? Vão todos, presidente e filhos e membros, ser varridos da vida política nas próximas eleições. Para a alegria do povo e o bem geral da nação. Enquanto lavam roupa suja, o quadrilhao se fortalece...

    1. Essa é a nossa política, não deu certo em 500 anos e nunca vai dar.

  47. Não tem declaração bombástica alguma. Tem conspiração contra o PR. Se tem algum crime a delatar, delate ou é caso de prevaricação e chantagem.

  48. Presidente, Câmara, Senado, STF deveriam trabalhar, focados em promover reformas para melhorar a economia e a vida dos cidadãos; mas não, eles estão engalfinhados em brigas partidárias, focados apenas nos seus interesses. É assim que o Brasil vai progredir? Não creio

    1. Miguel isso se chama política amigo, política.

  49. O Bolsonaro é muito maior que o partido. E o Doidão do Waldir já colocou o rabinho entre as pernas. Estamos juntos presidente. Que ele use seus áudios pra mostrar, mais um vez, sua honestidade.

    1. Azuil, você sabe de tudo né? Parabéns, "jênio"...

  50. Alguém deve ter lembrado a Waldir que, se derrubar o pilantra, o PT volta com força. Não, deixa ele cair sozinho. As últimas pesquisas mostram que o povo tá com Moro. Moro não pode continuar leal a um cara tão desleal quanto esse. Não é possível. Eu briguei com meio mundo de gente defendendo o cara. Quase levo um divórcio pela cara. Perdi amigos e ganhei inimigos. Derrubamos o PT. E esse infeliz agora faz chicana dos aliados? E ainda diz que AMA Maia? Qualé? Não precisa de Maia; precisa de nós!

  51. Nossa, o Presidente parecia estar morrendo de medo. Kkkkk. Esse só implode um prato de comida, antes de dormir. Nas próximas eleições faremos uma limpeza com mais cuidados, onde traidores não terão espaços. Estamos vendo e aprendendo.

    1. Nem eleitores bem quadros politicos. A maioria só entra pra se dar bem, levar vantagens, com raríssimas excessões .

    2. Eudes esse é o país que queremos, mas como a educação em nosso país foi sucateada nas últimas décadas, o Brasil não dispõe de eleitores esclarecidos, infelizmente!!

  52. Todos, sem exceção, gente que pra mim, perdeu a pouca credibilidade que tinha, o que as pessoas sem caráter não fazem por dinheiro,uma vergonha!

  53. Que se matem. PSL não passa de um partido da aluguel e a família Bolsonaro nunca me enganou, trata-se de um déspota. JB é igualzinho ao Lula, só pensa em si. Sendo assim, qto antes nos livrarmos desse clã melhor será para o país.

  54. o cenário é claro: Politiqueiros do partido do presidente querem 'facilitações', estão sendo questionados pelo perfil de austeridade do governo.

    1. É verdade José e aqui também está cheio de comadres.

    2. Pois é, tudo são flores e coraçõezinhos até que venha o divórcio!

  55. Podia ser melhor a matéria, só repetiram o que todo mundo já sabia, e isso com dois escrevendo. E tá bom Waldir, senta lá, você de Goiás sabe coisa do RJ que o Bebianno supostamente sabia, o Santos Cruz supostamente sabia, todo mundo sabia e ia implodir o governo, aham.

    1. Como bem diz o ditado popular português: É da briga das comadres que se sabem as verdades.

Mais notícias
Assine
TOPO