A falta de garbo da turma da Greta

27.09.19
Ana Paula Henkel é analista de política e esportes. Jogadora de vôlei profissional, disputou quatro Olimpíadas pelo Brasil. Estuda Ciência Política na Universidade da Califórnia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns!! Excelente reportagem!!!! Deveriam enviar esse texto para as escolas! Nossos adolescentes precisam ler isso! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  2. Achei essa análise elegante, precisa, pontual eesclarecedora para quem quer pensar e refletir. Evidente que vai haver "enes" críticas contrárias, notadamente daqueles que vivem a procura de ilusão por ouvir dizer, ou até por conveniência. Parabéns!

  3. Aquecimento global virou religião, com uma multidão de fanáticos vociferando profecias de fim de mundo próximo. Se você discorda, querem te jogar na fogueira. E, como crença não se discute, não adianta qualquer argumento sensato. Já decretaram que nós humanos temos o poder divino de alterar o clima mundial. Interessante que para outras coisas o ser humano é insignificante, um grão de areia no imenso universo, enfim, um nada. Mas para outras coisas somos poderosos. Durma-se com um barulho desse!

  4. Ana Paula, não sei se você está correta, pelo visto também não tem certeza sobre o que pode causar o aquecimento global. Mas é importante sabermos que estamos em um globo completamente instável, interna e externamente situado em um espaço que não conhecemos e portanto sujeitos a situações imprevisíveis a todo momento. Isso deve deixar qualquer criança ou adulto preocupado mesmo. Mas com certeza a maioria das consequencias não depende de nossos atos.

  5. Gosto muito de suas análises, sempre com argumentos sérios, não ideológicos e sem falácias. Você faria bem se fosse a nossa embaixadora nos EUA, sem desmerecer é claro o Eduardo Bolsonaro.

    1. Garanto a você que ela tem muito mais nível do que esse fanfarrão do Eduardo Bolsonaro.

  6. ANDAVA ASSUSTADÍSSIMO COM TODA ESSA NARRAÇÃO SOBRE O CLIMA! UFA, DESENCANEI! OBRIGADO ANA PAULA , SEU TEXTO TROUXE UM ALÍVIO MUITO GRANDE PARA MIM!

    1. Acreditando que a capacidade cientifica da nobre colunista possa ter sucesso na mensagem, TODOS NOS vamos da pomada para passar em outro lugar, vai doer muito

    2. Quer uma pomadinha pra passar no cotovelo, Denise?

  7. Ana Paula além de ver seus jogos agora acompanho sua coluna na Crusoé, grande aquisição da revista. Seu texto é bastante claro parabéns! Como cientista, evolucionista, devemos compreender que estamos num novo ciclo climático da Terra, tudo muito natural. Esta dicotomia entre "nós" e "eles" é quem efetivamente pode nos levar a autodestruição. Vivemos numa competição esportiva porém, só o empate é que nos interessa. A manipulação das pessoas através das mentiras é útil levando-as ao autoengano

  8. Um texto primoroso, embasado e esclarecedor. Não ligue para os haters, o que não falta no mundo são pseudointelectuais frustrados com fumaças de grandeza.

  9. Atleta brilhante, competitiva, atletica, grande técnica...comentarista????? O vies exacerbado náo deixa fluir no comentário uma analise tranquila,,,,,,,,,stevie bannon presente do inicio ao ultimo paragrafo,,,COISA CHATA

  10. Faltou mencionar o Ricardo Felicio q explica tudo em videos no Youtube. Alias o q não falta são cientistas (principalmente clinatologistas) desmistificando e condenando essa agenda. Talvez por isso estejam tão agressivos. Não deu certo com a Eco 92, com o CFC, com a camada de Ozônio e a religião não assusta mais. É preciso novas firmas de “fim do mundo” pra controle de mentes.

    1. Parabéns. Lucidez que passa confiança. Era brincadeira o seu abandono da Crusoe. Menos mal.

  11. Que besteirol: alguém que espalha estas difamaçoes sobre una pessoa jovem, super inteligente , mesma síndrome do Einstein. Greta nem os pais ganham dinheiro de ONGs. Obama, etc. suas viagens são pagas pelos pais. (Um processo está ocorrendo aqui na Suécia). O que Greta fala são resultados de pesquisas científicas, leia e tente entender se tiver competência, o relatório recente do IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change). Edna Graneli , PhD, Prof, Marine Ecology, Linnaeus Univ., Suécia

    1. Greta super inteligente, mesma síndrome do Einstein? Meu Deus, Edna, vc deve ser assídua das telenovelas da Globo Lixo

    2. O IPCC é órgão da ONU, não faz pesquisa, só avalia. O relatório deles ESTIMA (não afirma) que, devido à ação humana, a temperatura global aumentou em 1º C desde a era pré-industrial (antes de 1750) até agora (270 anos), e poderá chegar a 1,5 grau celsius de diferença SE A TENDÊNCIA ATUAL CONTINUAR. Ou seja, desconsidera fatores como avanços na tecnologia e mudanças na atividade solar. O apocalipse da Greta não existe, ninguém roubou os sonhos dela e o mundo não vai acabar. Ela é um fantoche.

    3. Se vc tiver competencia e honestidade, analise o IPCC e refute as criticas. E principalmente prove. O relatorio é politico e falacioso e isso já foi exposto por inumeros cientistas, principalmente climatologistas

  12. fUI SEU FÃ NO VOLEI E AGORA ADMIRADOR DE SEUS ARTIGOS. EXCELENTE ANÁLISE SOBRE ESTA GURIA MANIPULADA EM BUSCA DE INTERESSES EXCUSOS.

  13. Olá! Ana Paula, boa tarde! Parabéns! gostei muito do seu texto. Desde que essa Piveta surgiu, eu já sabia que ele iria gerar esse bafafá. Ela é um robozinho do Pai , que vem vem recebendo altas granas para nutrir a sua filha, "fantoche", a serviço dos interesses políticos de grupos que querem instalar a desordem , pela ganância e ambição por poder. Mentalmente essa Greta está perdida, por cair na arapuca de políticos sujos e desumanos que exploram crianças pelo poder devorador.

    1. Se lesse todo o texto até o final você saberia o que tem a ver.

    2. MARIA, como sempre, sendo muito mais, mas muito mais brilhante do que a Ana.

  14. Po, Ana! Que susto! Ainda bem que vc justificou o fato de que, talvez, essa seria uma de suas últimas colunas na revista pela proximidade do fim do mundo, como pregam os "ambientalistas". Aí, fiquei tranquilo. PARABÉNS!!!

  15. Greta não é nada mais do que infantil. E o pior é que nosso chapeiro-embaixador consegue ser tão infantil quanto. Ambos deveriam se reduzir à sua insignificância.

  16. Parabéns. Precisa pela frequência com que escreve excelentes matérias e exata pelo rigor e critério com que descreve este complexo momento que vive a humanidade. Sorte que o mundo não acabará e continuaremos lendo suas excelentes matérias.

  17. Adeus Ana Paula! Amanhã teremos um dia s/ nuvens muito sol, onde abrirá um imenso buraco na camada de ozônio, bem em cima do buraco negro interestelar, serei abduzida. Não quero morrer aos poucos, sufocada pelo pum das girafas amazônicas. Adeus, vejo voces na 1º edição SSCM " Sirius Space Crusoé Marte

    1. Há realmente um bando de tolas esperando ser abduzidas por algum bofe de outro planeta. A razão é que elas sabem que a Terra está esquentando e que elas não sabem o que fazer. Neste quadro, a única coisa que resta é rejeitar a verdade, assumir o negacionismo ideológico e, claro, rezar para Santo Antônio. Quem sabe ele não diminui as distâncias entre os planetas...

    2. Mudando de assunto: Quem irá exorcizar José? O Padre Paulo Ricardo , Pe Marcelo ou o Pe gato?

  18. Ana, Melhor artigo q li sobre o meio ambiente nas últimas décadas! Top! Isso q eh mulher, talkei! Q tenha muitas filhas! 👉👉👉👉👉👉👉

  19. O que o ser humano é capaz de fazer pelo PODER...qual será o limite? Usar da inocência dos desavisados,dos crentes,dos inocentes para ganhos politicos e financeiros me parece cruel demais.

    1. Eu imagino q vc pegou seu carro e dirigiu por todos os cantos do planeta, inclusive desertos. Os recursos estao “acabando” desde sempre. E a maior parte do planeta continuará sendo água. E se eu pegar um carro e sair só vou ver mato pois moro na área rural.

    2. Desta vez discordo da colunista, olhe ao seu redor, ou melhor pegue seu carro poluente e dirija alguns quilômetros , vai enxergar um mundo diferente . Um campeonato se perde quando não enxergamos os riscos envolvidos, neste caso , as diversas fontes de poluição e degradação dos recursos do planeta. Só na partida final que estes aparecerem. Aí vai rever a estratégia ?

    3. Ana Paula ignora dados científicos e abraça os charlatões. Na verdade, ela cria mitos que não se alinham com a realidade. Tudo isso para servir de porta voz de uma ideologia chucra, retrógrada e fundamentalista.

  20. O socialismo e suas variantes, não deram certo em lugar algum, mas continuam sua luta pelo poder e hegemonia global. Perderam a noção mínima de humanidade, arregimentando crianças e adolescentes, para o embate ideológico, através de mentiras que as apavoram. Isto é para adultos, devidamente instruídos. Pobre Greta. Deixem as crianças fora disso! O que elas precisam é brincar e estudar, para no futuro construir um mundo melhor.

    1. Geraldo, a Ana não disse em momento algum que só devemos usar combustíveis fósseis, então você não está discordando com ela, está discordando com um espantalho que você mesmo criou. O que ela falou é que as alternativas que temos agora não são tão limpas e viáveis quanto os exploradores do econegócio querem que você acredite, e ela está certa.

    2. Não se trata de não considerar a inovação e/ou alternativas energéticas. Isto é natural e acontece a séculos. O que não é natural, e devemos todos combater, é a tentativa da esquerda de monopolizar a questão ambiental, principalmente utilizando crianças e adolescentes, como uma embalagem nova para suas idéias anacrônicas, ultrapassadas e antissociais, que só trouxeram miséria e desgraça ao mundo,

    3. Concordo com a Ana no global, mas discordo no regional. Acho que as tecnologias de substituição de energias de origem fóssil devem ser levadas a sério. Afinal, o que nos prejudica não é o global, e sim, os microclimas das metrópoles. E, ainda em defesa de energias não poluentes, observo que a solar produz, por unidade de área, cerca de 50 vezes o que produz a cana de açúcar na mesma área. Isso sem contabilizar o consumo de energia consumida para produzi-la a partir da cana!

    4. Vocês estão politizando uma questão ambiental grave. O que está por detrás disso? Nem a esquerda e nem a direita são ambientalistas, pois as aliam a manutenção do status quo, que significa mais subsídios para a indústria do petróleo. Com isso, eles inibem o surgimento de tecnologias inovadoras de energia. O Brasil mesmo já deu exemplos de como diminuir a dependência de petróleo, para os programas de pesquisa foram exterminadas pela Dilma e Lula com o aparecimento do pré-sal. Deixem de maluquice!

    5. O socialismo é uma guerra cultural contra a civilização. Contra toda ordem natural. É um mal que precisa ser erradicado.

  21. E eu que pensava que a Ana Paula era só bonita, descubro que tem coragem para enfrentar esses terroristas do clima, e dar voz também a quem os enfrenta

  22. Gretazilla foi muito bem montada, seus pais largaram seus empregos para gerencia-la,. até agora quem ganhou mais foram eles..viva o capitalismo

  23. Ótimo artigo. Quem continua acreditando em Greta se deixa manipular também. Uma menina que mata aula sendo usada como instrumento para dar aula sobre clima. Atravessou um oceano num veleiro financiado por um grande capitalista. Ela reclamou dessa grana? Será que ela sabe o quanto os oceanos influenciam no clima, sem falar no sol? O melhor que ela deve fazer é voltar pra escola e estudar de verdade. Informação é do que se precisa. Virar notícia em mídia podre reverencia a mediocridade.

    1. Cheguei atrasado para concordar, fraca, com um vies exacerbado que náo permite uma analise coerente do assunto, sempre carregado de ideologia,,,,muito boa jogadora de voley mas....

    2. Arnaldo — Compartilho com a sua opinião. Ela pouco trás de informação e análises. É sempre o mesmo discurso pobre e limitado de sempre. Há gente melhor na direita para representar tanto o pensamento liberal como o conservador.

  24. Mas lembrem-se que Kripton teve um colapso após a devastação ambiental. Me bata um abacate! Esse fantoche de George Soros chamada Greta é um psicótica. Manda ela pra África pra ver a realidade do mundo.

  25. Nem lá nem cá. Nem a histeria gretiana, com intenções duvidosas, nem o desprezo pela conservação da natureza, pois esta é perfeita, nós não. Vamos devagar com esse andor, pois esse santo é de barro.

    1. Drusius— Debate? Você e a colunista e que são um braço da direita míope que esconde informações e nega ciência para satisfazer uma ideologia que há se mostrou ineficiente para promover bem estar humano com equilíbrio ambiental. Vocês estão mais perdidos do que cegos em tiroteio. Tal como os esquerdistas, o fanatismo cegou vocês.

    2. Mas Jose não debate, é uma máquina da Skynet programada para exterminar os humanos que pensam, analisam, amam, sofrem por seu país e deploram que o braço ambientalista da esquerda esteja pondo crianças à frente da batalha, como aliás o MST sempre fez. Covardes eles. Equilibrada Ana Paula, patriota e estudiosa.

    3. Suelen, esse seu comentário diz mais de vc do que do objeto da matéria. Vc passou recibo de pessoa vulgar, inapta ao debate.

    4. Élide — excelente ponto. Agora eu passo a duvidar da qualidade da educação oferecida pelas universidades norte-americanas. Como uma estudante de ciência política, tal como a nossa jogadora de volley, escreve um artigo público sobre mudança climática, sem ter nunca lido qualquer relatório do IPCC? Que pena. Uma jogadora excelente se transformou em uma colunista medíocre. Ana Paula, segue um conselho: Mudança climática não tem ideologia. Vá fazer o seu dever de casa antes de escrever asneiras.

  26. A Ana Paula está ficando cada vez pior. Fala de dados científicos e usa dois charlatões como referência. Minha cara, os dois charlatões que você menciona já foram desmascarados tantas vezes por milhares de cientistas de verdade que não vale bem a pena repetir os argumentos. O que você anda estudando? Você não sabe que integridade intelectual é uma coisa séria entre acadêmicos? Sobre a Greta, deixa ela ser criança. Todo mundo sabe que estamos em uma crise e precisamos de uma solução (continua).

    1. Cara Joaquina — por favor, aponte onde está a deselegância? Creio que deselegância é tratar os leitores da revista como estúpidos.

    2. José, você foi muito deselegante em suas palavras com a Ana Paula. Discordar, temos o direito, porém, como você fez meu caro, foi sem comentários.

    3. Qual a sua solução? Você escreve muito, mas não diz nada? Pela primeira vez na história da humanidade conseguimos modificar os ciclos naturais do planeta. Há milhões de evidências para isso. Basta ler boa ciência. A questão agora é como conciliar desenvolvimento pleno e ao mesmo tempo manter um planeta habitável para as próximas gerações. Qual a sua idéia Ana Paula? Há alguma? Até você propor alguma coisa útil e factível, você continua muitíssimo menor do que a Greta. Cresça, se você for capaz!

  27. Parabéns, Ana Paula! Você se supera a cada áudio artigo. Mais um texto sublime, abordando um tema polêmico. Genial! 👏👏👏

  28. Tem um cara chamado Grant R. Jeffrey, ele já alertou que grandes governos usariam as questões ambientais para liquidar o direito a propriedade. Ele previu isso em um livro chamado Shadow Government, vale a pena conferir...

  29. Essa adolescente ambientalista fabricada me emociona tanto quanto as lágrimas de um crocodilo boquiaberto. Ela, com o seu discurso piegas e medíocre, é tão inútil quanto a própria onu. Logo logo ela arranja um emprego lá. Ah, greta, vai pentear macaco, ou terminar os estudos.

  30. Fica fácil falar-se em final dos tempos porque, como ainda falta um tempão, vamos enganando, enganando e cooptando pessoas mais sensíveis ao assunto, um tanto atrativo. Aliás eu vejo o socialismo como um cafetão sedutor. Assuntos bacanas, levam a pensar no próximo, as minorias, aos injustiçados, mas sub-repticiamente nos conduzem para onde desejam e, quando acordamos pode ser tarde.

  31. O aquecimento global por causas humanas é impossível de ser comprovado ou refutado. Trata-se portanto, de mais uma profecia do fim do mundo. Um Nostradamus Wi-Fi.

  32. Não apenas concordar ou doscordar, mas essa reportagem foi muito coerente. Bom seria artigos como este, continuar r não ser o último.

  33. Grande ANA PAULA, mais um magistral saque. É lindo saber da existência de mulher tão inteligente e correta! Continue.

  34. Ana paula, você deveria se informar melhor sobre os problemas climáticos. Excessos e marketing a parte, o problema a,bienal é real e sério. Mereceria pelo menos ser considerado como problema provável é não julgado de modo leviano, como jogo de futebol.

    1. Fábio, coloque teus argumentos ou comente os meus! Deslegitimar minha posição é apenas colocar ponto final do desacordo. Apenas pedi o direito a dúvida. Isso não parece nada leviano.

  35. Eu só discordo desta jornalista, quanto à qualidade da interpretação da Greta, acho que ela merece pelo menos um Kikito pelo conjunto da inocência, deflorada globalmente.

  36. A esquerda adota agora o discurso ambiental. Depois de levar ao caos econômico, calamidade social, degeneração da moral, ela inova e lança seu olhar vesgo em direção ao único discurso possível para quem perdeu todos os demais.

    1. Bastante esclarecedor. Obrigada, pois achava-me uma crápula por não acreditar muito no discurso da menina.

  37. Ana Paula Henkel. Gloriosa atleta. Pessoa bela externa e internamente. Admirada pela destreza fisica. Agora revelando brilhantismo intelectual. Ela é orgulho para nossa Pátria.

  38. O único mérito dessa pirralha Greta é que agora ficou fácil determinar em qual jornalista se deve confiar. Tenho visto muita gente que considerava razoavelmente confiável defendendo esse discurso idiota da Greta, pelo menos agora sei que posso tranquilamente riscar mais alguns da minha lista de leitura! Assim, obrigado Greta!!! Me poupou muito tempo!!!

  39. Brilhante, como sempre!! Pena que só cobriu férias no Pingos nos Is. Você seria o lado feminino de um Quarteto Fantástico! Quem sabe?!

  40. Greta Thunberg chega a assustar! Tão despreparada, tão usada, tão zangada. Diz coisas imbecis e faz coisas imbecis. Malala Yousafzai tem mais dignidade e fez muito mais pelas meninas e mulheres do Paquistão, sem precisar criar pânico. Quem está atrás de Greta?

  41. Excelente demais ! Leiam o livro Factfullness, que mostra exatamente a falta de noção das pessoas, inclusive da inteligentsia , sobre a real situação do mundo em várias áreas !

  42. É, de fato, triste ver os pais dessa adolescente, que possui um tipo de autismo, colocarem na sua cabeça ainda imatura as ideias e ideais distorcidos...

    1. Lendo a maioria dos comentários, me afirma que que a maioria só gosta de ler aquilo que afirma a própria convicção! Por isso índices de Fake News estão crescendo nos redes sociais.

  43. Você está escrevendo muito bem, Ana. Parabéns. As crianças escudo são um tema assustador. Fiz um comentário sobre isso e na hora de enviar apertei no COMENTAR e apagou tudo. Fiquei tão triste que não consegui refazer o texto. Talvez tente outra hora. Sorry

  44. Parabéns Ana Paula!! Você é uma das poucas ilhas no jornalismo atual, grande parte simplesmente adora bandido de estimação ou apoia o nefasto socialismo. Ainda existem pessoas racionais e inteligentes.

  45. Simplesmente brilhante! Ainda bem que existem pessoas de bom senso como você, Ana Paula, que me devolvem a certeza de não estar enlouquecendo.

  46. Ana Paula, política é política, ciência é ciência.... Política é como um penico cheio de merda, ciência é um exame desapaixonado da realidade.... Já examinei fezes, havia ovos de vermes nas fezes, já examinei a política, está cheia de vermes .... 97% dos Cientistas, os mais conceituados, concordam com a tese de que o aquecimento global é antropogênico... Um abraço, continue com teu curso de Ciência Política, kkkkkkkk!!!

    1. Greta é uma criança, está sendo usada, etc e tal... Política, politicagem, blah, blah blah.... O aquecimento global é um fato, faz parte da realidade, existe uma coisa chamada realidade, Ana Paula.... Tudo que sobe, desce, tudo que é vivo, morre, a física e a biologia são independentes de sumidades como o Lula, Bolsonaro e certos ministros do STF, verdadeiros gênios, orgulho da raça, esperança do Brasil !!!

  47. Obrigado , por conseguir com tanta clareza o que eu não conseguiria explicar ao meu netinho que já estava preocupado em não ter a oportunidade de viver neste mundo lindo chamado planeta terra !! Agora ele acha que a garotinha terrorista climática vai deixar ele viver o quanto vovô já viveu e que ele quer também viver e seguramente muitos mais ! 😂😂😂😂😂

  48. O caos ambiental está nas nossas cidades.buzinas, fumaça de escapamentos, lixo, rios cheios de esgoto, asfalto, sem áreas verdes, esmolastes nos semáforos. Isto sim é crise ambienta e todos convivem com este caos, numa boa e reclamam da Amazônia. Amazônia é aqui, na minha cidade.

  49. Decepcionante seu artigo... sarcástico e insensível .... Quanto descaso por uma questão mundial e planetária tão urgente! Por mais Gretas e menos Ana Paulas....

    1. Aida, creio que você foi cooptada pela narrativa ambientalista. O que uma fedelha de 16 anos de idade sabe da vida? O que essa fedelha sabe de pobreza e fome, oriunda de um país com o 7º maior IDH do planeta? Me poupe por favor. Porém uma pergunta não quer calar: quem financia esse ativismo da Greta et caterva? Aqueles mesmos interessados nas riquesas ocultas no subsolo e na diversidade das florestas, aqueles interessados na internacionalização da Amazônia. Quanta falácia e tergiversação.

  50. A questão ambiental não se resume apenas no aquecimento e no excesso de material tóxico que é despejado na atmosfera. Temos que considerar as toneladas de lixo que são jogadas nos rios e mares de todo o mundo. Isto não é resultado de ação e deseducação do ser humano? Vou colocar apenas um exemplo doméstico. Há quantos anos ou décadas estamos vendo o Tietê e rios semelhantes no Brasil morrendo lentamente? Há quantas décadas lemos e ouvimos políticos corruptos fazendo promessas de soluções?

  51. Melhor falar do que entende, no caso, vôlei. Por que sobre ciência e aquecimento só falou bobagem. É inegável, está mais que provado, que o homem é a causa do aquecimento global. Só essa gente que acredita que a terra é plana acredita que não existe aquecimento global. Vão se informar.

    1. Samuel, mais um desinformado que foi cooptado pela narrativa ambientalista. O que uma fedelha de 16 anos de idade sabe da vida? Sabe de pobreza e fome, oriunda de um país com o 7º maior IDH do planeta? Me poupe por favor. Porém uma pergunta não quer calar: quem financia esse ativismo xiita dessa fedelha et caterva? Seriam aqueles mesmos interessados na internacionalização da Amazônia? Interessados nas riquezas e diversidade da Amazônia? Aliás você já abasteceu hoje seu carro com hidrocarbonetos?

    2. Realmente, gente como voce causa o aquecimento, pois só fala m...a

    3. Hora...hora, se alguém questiona vocês logo vem ameaçando. Já que você acha que é o único dono da verdade, não adianta nem argumentar, pois, logo vai acusar de capitalista nojento ou qualquer outro adjetivo mesquinho. Não se que idade você tem, mas se com certeza vai viver seus anos que lhe restam de vida, sem ver o apocalipse causado pela mão do homem! Pode anotar aí no seu diário.

  52. Ana, sempre te admirei como atleta e agora te admiro pelas análises bem fundamentadas. O problema do clima é um problema mal posto do ponto de vista matemático. Pela quantidade de variáveis e parâmetros, por envolver fenômenos em escalas locais e globais, muitos modelos matemáticos podem ser propostos e uma pequena variação implica em resultados completamente diferentes. Esta deveria ser a discussão nas escolas e não a politização de uma solução conveniente para determinadas narrativas.

    1. texto perfeito Ana Paula é isso mesmo uma clareza total.

  53. A humanidade tem que cuidar do planeta, nao da para arriscar quem esta certo ou errado, com certeza quando vc jogava volley de praia e a areia e o mar estavam imundos, poluidos vc nao entrava na agua e evitava pisar na areia. Se plantar arvores, reciclar, nao jogar lixo no chao, evitar emissao de gas carbonico, e usarmos mais energia renovaveis nao forem uma acao coletiva da humanidade, correremos serios risco de algo muito ruim acontecer com nossos filhos, netos e bisnetos, para que arriscar?

    1. Isso Gilberto! Concordo. Quando leio este monte de comentários de gente negando a relação da poluição com o aquecimento global, vejo que o mundo está andando para trás. Como existe gente estúpida, mal informada e que se acham cheias de razão.

  54. Ótimo artigo, porém no final sobre a reciclagem das placas e a crítica das eólicas, você usou a mesma forma forma dos do lado de lá. (Não procede)

  55. Ana Paula, genial...genial...genial! Você escreve melhor e é mais lucida que quase todos os pseudo jornalistas desta terra tupiniquim juntos!

  56. Não pare de escrever, continue dando sua lúcida contribuição para que nossos descendentes possam desfrutar de um mundo melhor . Nós não temos voz e quando alguém como você surge é motivo de esperança .

  57. Histeria, sim. Hipocrisia, sim. Canalhice, sim. Parabéns, Paulinha!! Greta vá estudar e deixe de caras e bocas. Não existe aquecimento global provocado pela atividade humana. Existe é canalhice.

    1. Parabéns ! Coerência, lucides e coragem . Que bom poder ler isto.

  58. A revista científica mais importante do mundo (Nature), concorda que as emissões de carbono precisam ser controladas. Ninguém tem estatura para dizer que o corpo editorial da revista mente. Porém, o uso ideológico da mudança climática que estamos assistindo é deplorável.

    1. Palavras,ideologia...quando a "casa" tá pegando "fogo"! Sou assinante há quase um ano e sempre me identifico com vocês...mas sinceramente essa matéria foi um "susto" e a minha primeira grande decepção com a revista!

  59. Histeria ? Que histeria? Que decepção com essa matéria! Deixa estar...tem gente que está cega e quer continuar...A natureza está dando seus sinais há muito tempo!O planeta está agonizando,derretendo,temperaturas extremas causando sofrimento às pessoas,queimadas,extinção de milhares de espécies, oceanos padecendo com toneladas de lixo que não se decompõem,matando todas as suas espécies,desmatamento para criar animais não para alimentar pessoas mas os próprios animais... E isso é histeria????????

    1. Oito pontos de interrogação! Sinal claro de histeria!

    2. Pobre Greta!!! Tratada como se fosse "bandida"! O mundo está mesmo de "pernas para o ar". Quanta bobagem e hipocrisia!!!

  60. Uma Rara Ode Patriótica: Aplaudo artigo da jornalista e ex-campeã de vôlei, Ana Paula Henkel que, com a mesma maestria nas quadras de antanho, abordou didaticamente e magistralmente, a falsa questão do meio ambiente e do aquecimento. Com efeito, a jovem militante sueca, Greta, tão agressiva na ONU, é uma criatura da mídia esquerdista, l

    1. Continuando... ...uma criação-fantoche da mídia esquerdista no mesmo paradigma da comédia de Molière intitulada O Tartuffo. De fato uma impostora que, de Tartuffo, somente faltou-lhe “um sinal na testa. Parabéns Ana pelo sua admirável opinião.

  61. Cara Ana Paula, a esquerda queimou tantas "lutas" falaciosas que hoje agarram-se à pauta ambiental e saem mundo a fora pregando o fim do planeta. Tem a ver com o seu próprio fim.

  62. De brilhante jogadora de voleibol a excelente comentarista e colunista. Artigo muito bem escrito e fundamentado. Alerta para o perigo de termos uma próxima geração de convertidos em alarmistas do clima, que ficam repetindo e propagando um mantra pseudo-ecológico sem o respaldo científico.

  63. O esforço de preservação do meio ambiente passa longe de uma postura dantesca, arrogante e inconsequente. O meio ambiente está ao lado da fraternidade, amor ao próximo, humildade com o reconhecimento da nossa própria natureza humana. O ser humano ainda é o animal que mais altera positivamente seu ambiente natural em busca da sua própria sobrevivência; é o único que constroi escolas, hospitais e conta sua história passada. E ainda sobrevive com correntes negativistas e incosequentes assim.

  64. Parabéns pela lucidez!!! Brilhante abordagem!!!! Só nos resta acompanhar a carreira política “de sucesso “ desta jovem Greta, pois é bem inteligente no seu oportunismo, assim como a sua família!!!!

  65. Mais uma vez me representa. Por sinal, para 2020 e 2022 vamos precisar de youtubers ensinando a eficácia de Legislativos bem eleitos; particularmente sem uso de grandes recursos, seja públicos ou privados.

  66. parabéns. ótimo texto. fluido e informativo como sempre são seus textos. grata surpresa para quem não te conhecia nessa faceta

  67. palavras sensatas! gosto da forma como escreve. consegue dar fluidez a um extenso conteúdo sem tornar a leitura cansativa. parabéns! obrigado!

  68. Bravo!!! Bravíssimo!!! Há anos uso os estudos de Bjorn Lomborg frente à falácia do "aquecimento global". Ana Paula prova, novamente, que nas quadras políticas e sociais, ainda é insuperável!

    1. Cara Ana Paula Espero toda a semana para ler os seus comentários Qualquer adjetivo e pouco para traduzir a sua brilhante sabedoria Não nos abandone !

  69. Reproduzo um comentário feito no Twitter: "1920: "O capitalismo faz mal ao operário" 1967: "O capitalismo faz mal ao jovem" 1984: "O capitalismo faz mal à paz" 2010: "O capitalismo faz mal às minorias" 2019: "O capitalismo faz mal à natureza" A cada fracasso do socialismo, uma nova tentativa de culpar o capitalismo. Como não podem culpar mais pelo retrocesso, miséria, violência ou falta de liberdade usam os avanços do capitalismo para atacá-lo. (oiluiz)

    1. Usam os avanços do capitalismo até para tirar milhões de pessoas da miséria, como no caso da China que tirou mais de 400 milhões da miséria graças a economia de mercado !

  70. Grato hoje e sempre Ana Paula ...! Perdoe-me pela indiscreta sinceridade, mas vc e ainda melhor Jornalista do que Atleta ! Sigo encantado...

  71. Ana Paula já produziu ótimos textos e ótimas análises mas qdo envereda pelo viés ideológico é clara a superficialidade e a tendência com que escreve. Só faltou encerrar este artigo com a ridícula sentença “green is the new red”.

    1. Concordo com você. Só faltou replicar o tuíte, irresponsável e fake com a foto da Greta, do futuro embaixador(minúsculo mesmo) do Brasil em Washington), cujo cargo papai está se encarregando de comprar

  72. No ano de 1800 em plena revolução industrial tínhamos 1 bilhão de habitantes na nossa querida Terra. Agora temos mais de 7,5 bilhões, entre os quais a Greta.

    1. Pedro, Concordo com você. Acho muito engraçado: Ninguém fala sobre o crescimento exponencial da população humana. Como "alimentar" e proporcionar condições de sobrevivência para 7,5 bilhões de humanos (diariamente) ?

  73. Parabéns Ana Paula pela concisão e bom senso do artigo que, como alguém já disse aí nos comentários, deveria ser reproduzido e distribuido pela mídia e especialmente para os "grevistas".

  74. Muito obrigada por esta reflexao. Vivo fora do pais e tento expor esse ponto de vista mas as pessoas me olham como se eu fosse uma louca, sem nocao e sabe-se la uma brasileira ignorante. E ai no mundo do politicamente correto me calo para nao ser classificada como uma "nazista". Gostaria de ter essa materia em ingles.

  75. Avaliação sóbria ,esclarecedora e amparada em citações convincentes. Criaram um fantoche infantil para assustar ignóbeis e incentivar canhotas alarmistas !

  76. É muito fácil manipular crianças para falar em um ambiente receptivo como é a ONU, dominada por esquerdistas, que não têm nenhuma preocupação com a questão ambiental, eles tẽm é com o poder. E até hoje os ambientalistas não entendem a diferença entre aquecimento global e mudanças climáticas, assim como também não entendem a diferença entre desenvolvimento sustentável e preservação ambiental.

  77. Valeu Ana sempre fui seu fã. MAIS, acredito q o tema de seu ( comentário) Já foi muito mas muito dissecado. Espero algo mais contundente. EX. FILHOS de LULA de BOLSONARO. Jader Barbalho, Fs. Sarney. Fs. ETC. Etc. Etc. São tantos. Você é uma pessoa difenciada . MUITO boa . AVANTE.

  78. Ana! Parabéns pelo belíssimo trabalho. Assim ficamos mais seguros e bem informados para defender nossas opiniões diante de leigos e desinformados. Gostaria de ver um trabalho seu debatendo as diferenças entre AMBIENTALISTAS E CLIMATOLOGISTAS eis aí um debate bem interessante para auxiliar e formar opinião dos leitores da Crusoé. Grande abraço.

  79. Mais uma vez um artigo preciso, objetivo e brilhante! Tomara que o mundo não acabe tão rápido, pois seria uma pena perder suas próximas colunas

  80. Excelente reflexão Ana Paula. Parabéns pela equilibrada abordagem. É preciso enfrentar esse discurso apocalíptico, que mais esparrama pânico do que cria soluções.

  81. Nossa!!!! Surpreso por saber que a querida Ana Paula é, além de bela e competente jogadora, uma excelente crítica!!!! Parabéns e obrigado pelas informações.

  82. Muito bom seu artigo, Ana. Gostaria de pedir, se possível, que divulgasse em rodapé a fonte dos dados relacionados às fontes de energia eólica e solar, consideradas limpas "pero no mucho". Assim, terei chance de me aprofundar nessas informações e me sentirei confiante para compartilhar e discutir o assunto clima. Obrigada.

  83. Excelente avaliação. Não quero dizer que boneco de ventríloquo das ONG climáticas catastróficas não tenha o direito de por seus pontos de vista na mesa. Mas o faça depois de estudar muito o clima do planeta.

    1. Kkkk...perfeito! Talvez os fantoches estudassem bem a matéria pela qual militam, deixariam de sê-lo.

  84. Parabéns Ana Paula. Não poderia ser melhor. Excelente artigo. Deveria ser publicado em muitos outros meio-dia de comunicação, inclusive no exterior.

  85. Meus parabéns para a Ana Paula Henkel pelo seu brilhante artigo, botando um pouco de luz e racionalidade nesta histeria toda sobre o meio ambiente. Trabalhei durante 12 anos na área de geração de energia, e há tempos já se concluiu que a fonte de energia do futuro muito provavelmente será a energia nuclear e não a energia eólica que, além de cara, mata um número enorme de pássaros, ou a solar, que também é cara e de utilização restrita .

  86. Sem dúvida, um artigo esclarecedor a cantilena ambientalista. A manipulação de menina Greta apresenta-se ainda mais burlesca pelo fato de ser portadora da síndrome de Asperger, uma variante do autismo. E isto é escondido pela imprensa.

    1. SAMUEL. Pelo vistp vc é um completo mentecapto, e não consegiue entender um texto. Leia com atenção o que escrevi, energúmeno. Critico a manipulação da Greta, ainda mais condenável por ela ser portadora da síndrome de Asperge, que limita sua compreensão. Talvez vc sofra de alguma outra síndrome insanável: BURRICE!

    2. Putz... você tem tem preconceito contra autistas? Acha que a síndrome de Asperger compromete a inteligência? E já li essa informação várias vezes na imprensa. Além de preconceituoso você é muito mal informado. Acredita que a terra é plana também? seu quadrúpede.

  87. Excelente! O livro do Lomborg tem sim em português: O Ambientalista Cético. Parabéns pelo sentido comum, que como dizia Churchill é o menos comum dos sentidos!

  88. Campanhas de proteção ambiental disfarçadas , so para ganharem dinheiro e assumir cargos para garantir os próprios "ganhos".

    1. Deve gostar de ler os "calunistas" Sako morto, Reinaldo Azedo eadjacências.

    2. Neusa, saia fora...você não merece sequer ser lida...

    3. Neusa, a Dilma quer falar com você. Acho que será um diálogo de 4 neurônios, dois dela, dois seus.

  89. Sem dúvida alguma nosso planeta azul um dia sucumbirá, quem sabe daqui a dez milhões de anos, quem sabe um pouco mais ou um pouco menos, o ser humano é um extrativista, seja ele o homem das cavernas, o índio, o eurásio ou afro, ele explora os recursos naturais transformando-os para a sua subsistência, está suequinha de luxo obteve suas regalias graças a este processo contínuo inexorável e permanente que levará o planeta a sua extinção, deveria aproveitar a viagem.

  90. greta e seus asseclas se esqueceram de avisar ao "UNICO RESPONSAVEL " pelas mudanças climaticas ,que é o proprio PANETA TERRA, de que ele está PROIBIDO de repetir seu ciclo de aquecimento seguido por nova glaciaçao para que eles possam ver "seus sonhos realizados" -ridiculo isto partindo de uma sueca primeiro mundista- . VÁ LAMBER SABÂO GRETA !!! estude sobre o CLIMA !!! deixe de ficar "posando de sabida" , com a cabeça feita por analfabetos em clima !!!

    1. Que vergonha atacar uma menina de 17 anos, atribuindo asseclas a ela. Está bem documentado e provado que o homem é o responsável pelo aquecimento global. Quem nega isso são os mesmos idiotas que acham que a terra é plano ou que vacinas são prejudiciais.

  91. Que susto! Pensei que a Crusoé fosse demitir a Ana Paula. Realmente, é incrível como pode haver tanta insensatez diante da imensa facilidade de acesso a informações no mundo atual. É impressionante o poder da manipulação. Daqui a pouco vai ter gente acreditando que os buracos negros são resultado da ação humana também.

  92. Brilhante artigo! Pena que não será lido pelos histéricos que estão sendo usados para sequestrar o bom senso e a decência na Ciência e na Política.

  93. Verdade, qualquer discordância dos cânones socialistas, imediatamente lhe coloca no papel de nazista! Interessante o artigo da Paula, já tenho lido os Professores Mollion e Felício que discordam dessa histeria ecoloógica !

  94. Exato, nunca podemos discordar de nada sem sermos taxados de fascistas e nazistas. O mundo está ridículo, ainda bem q já vivi os meus melhores anos quando não existia o "politacamente correto".

  95. Excelente! Um dos melhores textos já publicados nesta coluna. Continue assim, Ana Paula! Sua coluna é uma das principais razões pelas quais eu assino a Crusoé.

  96. Concordo com você! Excelente artigo, de uma profundidade isenta e uma apreciação imparcial de todos fatores é consequências decorrentes dessa interação global.

  97. Ana Paula, penso que este seu artigo (espero que nem de longe seja o último) deveria ser distribuído para todos os cidadãos do mundo e sua leitura recomendada em todas as salas de aula. O nosso Planeta determina sozinho a sua própria evolução. Áreas desérticas, como o Oriente Médio já foram pródigas em produção de matéria orgânica que formaram o petróleo que lá se produz atualmente. As florestas, como a Amazônica, já foram ocupadas por dunas, onde agora se produz petróleo e gás.

  98. Como ousam fazer com essa menina vá para uma universidade é depois ter de s sair atrás de emprego, isso é o fim do mundo. Faltar aula, velejar pelo mundo é visitar NY é outras cidades é muito melhor..

  99. Considere que a Nasa já solicitou patente de dispositivos antigravitacionais e sistema de propulsão sem uso de combustível, que já estariam em nível operacional, e vê-se que a solução técnica já existe, e será aplicada quando o retorno financeiro atrelado a outros sistemas for menos vantajoso.

  100. Artigo de Ana Paula redime em parte as tendenciosidades esquerdófilo-fofocantes desta revista elétrica (poluidora pois, embora menos que o plutônio). O maquiavelismo do real SPECTRE (organização do mal que objetiva o controle absoluto do mundo, nas aventuras de James Bond), agora coopta uma adolescente, para apresentar uma peça farandolesca e lacrimosa na inútil e hipócrita ONU . A tática calhorda e covarde de botar as crianças na frente, nas invasões do MST, chegou ao suntuoso prédio de NY.

  101. Como sempre o ser humano exagera a sua importância. O planeta que nós chamamos Terra esteve aqui a quase totalidade da sua existência (mais de 99,9%) sem a nossa presença e continuará existindo muito bem obrigado depois que o último ser humano tiver virado pó (talvez após um novo grande impacto de um asteroide enviado para enterrar nossa arrogância)...

  102. Muito bom artigo, mostra as facetas de uma ideologia nefasta que tenta através da climatologia impor uma falácia para sua sobrevivência.

  103. Excelente artigo; quem tem o que dizer , como Ana Paula, pode e deve fazer artigos longos , além do que sua forma de escrever é brilhante.

    1. Concordo plenamente com tudo o que você disse sobre a AP. Ela continua dando show.

  104. Acho desnecessario um artigo tão longo. O truque se chama uma nova fonte renovável de energia que está entrando no mercado, que são os carros a energia. Daí esse fuxíco todo. Rsrs. Esses novos carros irão nos livrar de varios problemas inclusíve o da poluição.

    1. A França está na vanguarda, com 75% de sua energia vinda de usinas nucleares.

    2. Bem lembrado Andrea, na Alemanha virá provàvelmente das termoelétricas a carvão. Talvez na França e Inglaterra também. Transfere a poluição de lugar. Bem irônico.

    3. E a energia eletrica para alimentar todos os carros eletricos no mundo, virá de onde?

Mais notícias
Assine
TOPO