Adriano Machado/CrusoéBezerra Filho embarca em jato de empresário: horas antes a PF fez apreensões na casa e no gabinete do deputado

A pista pirata

Um aeroporto ilegal nos arredores de Brasília virou moda entre os poderosos que, a bordo de aviões particulares, buscam fugir dos holofotes, das cobranças dos eleitores e (por que não?) da fiscalização
27.09.19

O deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho tinha acabado de ser alvo de uma ação da Polícia Federal. Agentes vasculharam a casa e o gabinete do parlamentar pernambucano do DEM horas antes, em busca de provas para uma investigação em que ele é suspeito de receber propinas de empreiteiras. São quase cinco da tarde. Ele chega apressado para embarcar em jatinho particular que o espera em um hangar, a 35 quilômetros do Congresso Nacional. A pista de pouso é clandestina, e caiu no gosto dos poderosos que procuram escapar dos olhares curiosos, da burocracia e (por que não?) da rígida fiscalização do aeroporto internacional de Brasília, que fica até mais perto da região central da cidade.

Fernando Bezerra Filho, o alvo da PF naquela quinta-feira, 19 de setembro, chegou ao terminal com a família, a bordo de uma picape preta, com vidros escuros. Dois homens carregaram quatro bolsas do veículo ate o avião. O Embraer Phenom 100 decolou menos de cinco minutos depois. O jato de 16 milhões de reais, com capacidade para sete pessoas, pertence a uma empresa do setor de energia — Bezerra Filho, é importante lembrar, foi ministro de Minas e Energia de maio de 2016 a abril de 2018. O dono do portentoso avião, Emival Ramos Caiado Filho, é primo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do mesmo DEM do deputado. A investigação de que Bezerra Filho é alvo com o pai, o senador Fernando Bezerra, filiado ao MDB e líder do governo Bolsonaro no Senado, envolve obras no Nordeste, como a transposição do Rio São Francisco. Os contratos suspeitos foram firmados quando Bezerra pai, conhecido por sua facilidade em se aproximar de todos os governos, era ministro da Integração Nacional de Dilma Rousseff. Pai e filho são suspeitos de receber 5,5 milhões em propinas.

Os agentes federais encarregados de cumprir a ordem de busca expedida pelo ministro Luís Roberto Barroso mal tinham deixado o Congresso quando Bezerra Filho se acomodava a bordo do jatinho que o levaria para longe de Brasília. Para quem quer discrição, o aeroporto clandestino é perfeito. Também por isso, virou moda. Políticos e empresários têm recorrido cada vez mais às facilidades do terminal pirata. Sem pagar taxas aeroportuárias ou se submeter ao olhar de fiscais da Receita ou mesmo a simples aparelhos de raios-x, tripulantes e passageiros levam e trazem o que querem. A única portaria, com um vigilante particular (e desarmado), serve só para anotar as placas dos carros que entram e saem. Nenhum deles é revistado. Apenas os carros mais simples, de operários que erguem hangares a toque de caixa, costumam ser parados para identificação dos ocupantes.

O petista Jaques Wagner, após descer do Learjet do senador Angelo Coronel
 

Quando pousa em Brasília, o Phenom 100 em nome da empresa do primo de Ronaldo Caiado estaciona em um hangar operado por um empresário que nada paga para ocupar e explorar o espaço. O mesmo hangar ainda abriga dois aviões de uma empresa agropecuária e o King Air do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB. A área pertence a uma estatal do governo local e foi invadida, anos atrás, por uma família de fazendeiros. Em agosto, o Superior Tribunal de Justiça mandou que o terreno fosse desocupado e devolvido ao poder público. Mas o terminal não só continua em pleno funcionamento como vem sendo ampliado, à vista dos políticos que por ali transitam.

Crusoé acompanhou a rotina do aeroporto nas últimas semanas. Na manhã de terça-feira, 10, por exemplo, flagrou o desembarque de toda a bancada baiana no Senado. Jaques Wagner, do PT, e Angelo Coronel e Otto Alencar, ambos do PSD, chegaram em um Learjet 45 avaliado em 12,5 milhões de reais. O avião está registrado em nome de uma empresa de Coronel, que, além de senador, é dono do Grupo Corel, conglomerado controlado por offshore sediada no Panamá. A carona já virou rotina. Nas tardes de quinta, os senadores baianos costumam embarcar no Learjet de volta a Salvador. Nas viagens entre as duas cidades, os três costumam ter ainda a companhia do deputado federal Elmar Nascimento, líder do DEM na Câmara, também baiano. O governador da Bahia, o petista Rui Costa, é outro que já desfrutou da comodidade. “São colegas do estado, além da amizade pessoal”, diz Coronel, que dá uma explicação curiosa para o uso do terminal pirata: afirma que sua aeronave só opera no local quando é necessário, a depender do tráfego aéreo e das condições climáticas. O combustível do jatinho do senador é você, leitor, quem ajuda a pagar. Só em setembro, Coronel usou 14,6 mil reais da cota parlamentar para abastecer o tanque da aeronave.

Google MapsGoogle MapsO aeroporto clandestino fica a 35 quilômetros da Praça dos Três Poderes
Carros executivos, muitos deles com placas oficiais (é o caso dos três que foram buscar os senadores baianos), fazem parte da paisagem do aeroporto, assim como o vaivém de assessores carregando malas e mochilas. Em média, 40 voos pousam ou decolam todos os dias por ali. Além dos políticos, a clientela é formada por empresários e fazendeiros da região de Brasília. O movimento de camionetes carregadas com caixas sem identificação — e sem passar por qualquer controle — é intenso em hangares que abrigam aeronaves de diversos tamanhos, registradas em nome de firmas muitas vezes desconhecidas.

Donos e funcionários de alguns desses hangares contaram a Crusoé ter como clientes fiéis o deputado federal Aécio Neves, do PSDB de Minas, o ex-ministro Gilberto Kassab, do PSD de São Paulo, e o também ex-ministro Edison Lobão, do MDB maranhense. Aécio e Kassab voam em jatos de amigos. Já a família Lobão tem dois aviões próprios, um Twin Commander com dez assentos e um Piper, com seis. Antes de ser preso, o ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima, aquele do bunker de 51 milhões de reais descoberto pela Polícia Federal em Salvador, era frequentador assíduo do aeródromo ilegal. Hoje são os familiares dele que costumam passar por lá quando viajam de Salvador a Brasília para visitá-lo na Papuda — o presídio fica a menos de 10 minutos de carro da pista de pouso.

Encravado na zona rural de São Sebastião, uma das mais carentes cidades-satélites de Brasília, o aeroporto clandestino tem 119 hangares, a maioria erguida pelos primeiros usuários do terminal, em grande parte donos de ultraleves e pequenos aviões experimentais. Com a procura dos políticos, eles passaram a cobrar aluguéis. O aeródromo abriga cerca de 250 aeronaves, avaliadas em até 20 milhões de reais. A pista, pavimentada, tem 1,7 mil metros de comprimento e 23 metros de largura. A operação beira o amadorismo. Por vezes, homens em cima de motocicletas ou triciclos guiam as aeronaves até os hangares onde elas deverão estacionar. Para decolar a partir da pista pirata, os pilotos só precisam apresentar um plano de voo com antecedência de 45 minutos da decolagem. Para os pousos, o controle também é mínimo. A Força Aérea Brasileira diz não ter como cuidar do movimento no terminal justamente devido a sua situação irregular — alega que a legislação não permite intervenção em aeródromos, como são classificados os aeroportos particulares destinados a voos executivos.

Adriano Machado/CrusoéMecânicos consertam avião em área de manobra: aeródromo sem fiscalização
Se no Aeroporto Internacional de Brasília, administrado por uma concessionária, cobram-se tarifas que podem chegar a 30 mil reais por um pouso, por exemplo, sem contar os custos igualmente elevados para usar um dos 22 hangares privados do local, no Aeródromo Botelho, como é chamada a pista clandestina, a conta para os usuários frequentes é mensal e não passa de 5 mil reais. Aqueles que viajam a Brasília apenas eventualmente pagam de 200 a 400 reais pelo pernoite da aeronave. O preço inclui estadia para o piloto. Com a chegada dos clientes vips, alguns hangares se sofisticaram e agora contam com salas de espera com TV, ar-condicionado, sofás, banheiros e cozinha equipada.

Como muita coisa em Brasília, o aeroporto se expandiu à margem da lei e na base do jeitinho. A pista do aeródromo Botelho é homologada pela Anac, mas nem sequer poderia existir, pois ocupa uma área pública destinada apenas à produção agrícola. O Superior Tribunal de Justiça confirmou decisões do Tribunal de Justiça do Distrito Federal nesse sentido.

A história do imbróglio remonta aos anos 1980. Os donos de uma fazenda de gado arrendaram, em 1982, área vizinha da propriedade rural, à margem da uma rodovia distrital, para plantar grãos. Em 2006, a família construiu e registrou uma pista de pouso para uso próprio. Ela seria destinada apenas a pouso e decolagem de aviões agrícolas, na pulverização de lavouras. Logo surgiram interessados em usar a pista para as mais diversas finalidades. Os fazendeiros perceberam a oportunidade de fazer dinheiro e venderam lotes para a construção de hangares. Em 2013, já havia 65. Proprietária da área, a Agência de Desenvolvimento de Brasília, a Terracap, ajuizou, em 2014, uma ação de reintegração de posse da área. Em maio de 2016, a Justiça autorizou o órgão do governo do DF a retomar o imóvel. Mas a família queria indenização pelas obras feitas no terreno público. Advogados falavam em 45,1 milhões de reais pelo que consideravam benfeitorias — a pista e os hangares construídos onde antes havia apenas cerrado virgem — e mais 8,3 milhões de reais por danos morais. Perderam nas duas instâncias do tribunal local e, em maio último, o STJ encerrou o caso, negando o pedido.

O governo de Brasília anunciou a intenção de legalizar e fazer funcionar o aeroporto por meio de uma parceria público-privada. A ideia é entregar à iniciativa privada os 977 hectares do empreendimento. Oito empresas e consórcios apresentaram interesse no negócio. Há duas semanas, a Terracap assinou um contrato com a Infraero. Por enquanto, o Estado se faz presente no aeródromo apenas por meio de uma faixa com a logomarca da Terracap estendida em uma cerca de arame farpado.

Se depender do governador Ibaneis Rocha, feliz proprietário do turboélice King Air de 8,2 milhões de reais que pousa e decola dali, depois de regularizado, o aeroporto será batizado com o nome de Joaquim Domingos Roriz, em homenagem ao velho coronel local morto no ano passado, que ganhou fama pelo envolvimento em escândalos de corrupção e pelas políticas populistas que incluíam o incentivo às invasões de terras como aquelas da pista de pouso.

Em tempo: Crusoé perguntou ao gabinete do deputado Bezerra Filho por que ele estava utilizando o jato de um empresário. Não houve resposta. Nem dele nem do dono da aeronave, também procurado. Na quarta-feira, 25, surgiu mais uma novidade da operação da qual o parlamentar é alvo: na casa dele, a PF apreendeu 120 mil reais, sendo 55 mil reais em dinheiro vivo, divididos em envelopes bancários.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse país tem jeito mas não, ta tudo dominado pela corrupção, somente um novo AI 5, tem que fechar tudo, senão nunca vamos conseguir acabar com esses ratos.

  2. É impressionante como aqueles que deveriam zelar pela retidão, quando se trata de benefício próprio, se esquecem de suas funções constitucionais!

  3. Aí Rede Globo, isso daria quantos minutos de reportagem no JN, Globonews, JH, Bial, Profissão Repórter, mas não né, o que interessa é falar mau do governo e fazer apologia a drogas e gênero, defender bandidos e assim vai. Ah, já ia esquecendo! Parabéns pelo ótimo trabalho Crusoé.

  4. À Bancada da Revista Crusoé, gostaria de perguntar qual foi a reação das autoridades brasileiras, FAB ou PF ou.., ou.., ou.., após a publicação desta brilhante reportagem sobre a existência do aeroporto clandestino localizado a 35 Km de Brasília? Na opinião deste ‘mortal’ brasileiro que vos pergunta, e que paga regularmente impostos, taxas etc.. é realmente um absurdo a existência desse aeródromo ‘bandido’. Ricardo S. Rizzini

  5. Esse senador tem que retirar o digno posto de "Coronel" do seu nome.Além de não fazer jus,é bom verificar as circunstâncias da sua promoção, desmoraliza as Instituições Militares.Apelo,para o que sobrou do seu "pundonor" militar.SELVA!..

  6. aí os isentões em toda sua soberba e arrogância com medinho de serem chamados de gado todos preocupados com o boi de piranha chamado Flávio bolsonaro deixam essa m***a toda passar, nós precisamos de uma militância, sim militância seus nojentos, que proteja Jair bolsonaro com unhas e dentes pois só ele está apanhando para defender o pouco de honestidade que existe nesse país. Essa arrogância vai fazer com que o país caia na mão da cleptocracia de uma vez e nunca mais saia. Continuem na bolha

    1. Concordo 100% com oMarcelo! Tem que haver militância, pois os esquerdalhas amparados pela corrupção criaram uma manada de militantes em tidas as camadas. Isentoes, tirem a bunda do sofá e vamos manter o contra-ataque acirrado!

  7. Rindo muito com a criatividade dos nossos Políticos! Depois dessa artimanha Não haverá uma normalização desses Clandestinos que entram e saem à vontade

  8. O Brasil é um país de corruptos, cada hora aparece um negócio irregular e sempre envolvendo políticos , impressionante esse aeroporto, verdadeira casa da mãe Joana!

  9. Ao ler esse tipo de reportagem, dá um desânimo, uma frustração, uma revolta... Enquanto isso, no Brasil real, alguém que deseja "pilotar" um drone, passa por um verdadeiro calvário burocrático. Mas, os políticos, DONOS DO BRASIL, usam seus aviões comprados com o produto de roubo, decolam e aterrissam em pistas clandestinas em terreno invadido, conduzem livremente sabe-se lá o que, e, o mais grave: A FAB diz ser incapaz de fiscalizar. Mas, na Amazônia, pistas semelhantes são BOMBARDEADAS

    1. concordo com você amigo, desanima mesmo, mais são pessoas como nós que fazem a diferença é justamente por isso que devemos nos inteirar dos feitos extraordinários da Gestão Bolsonaro, apoia-lo e divulgar. Pra mim, ainda é Honesto, salvo melhor juízo.

  10. Dentro da tática do ataque DDOS, quanto mais gente for sendo presa ou investigada, mais os CORRUPTOS do judiciário teriam que se expor. Ao tentarem beneficiar a si próprio e os seus, eles acabarão gerando toda uma reação em cadeia que não passará despercebida. Nem os adoradores de Lula poderão continuar negando o clima assombroso de impunidade que impera em todo o país.

  11. Os montantes envolvidos podem ser menores, mas isto serve para demonstrar a extensão do câncer e cada vez deixa mais claro para o cidadão que a corrupção está muito perto dele. Desde a carne que ele compra no açougue até a energia que ele paga, tudo tem o custo da corrupção embutido. Ademais, isto tb atua para aumentar a percepção de que a corrupção é endêmica e que um ponto final tem que ser colocado na coisa, não é possível se ter tanta sujeira em todas as esferas da máquina pública.

  12. Isto só comprova que devem ser expostos o máximo possível, pois não há a menor chance de eles aceitarem ir para a cadeia sem tentar causar o maior dano possível ao país. Os donos das aeronaves certamente estão envolvidos em crimes que não estejam diretamente relacionados aos CORRUPTOS. Dentro da estratégia de se atingir os pontos vulneráveis da base da pirâmide, é interessante que estes crimes sejam objeto de operações tal como a 4ª fase da Operação Carne Fraca ontem.

  13. O aeroporto tb deixa claro pq é tão importante para os CORRUPTOS manobrarem para comandar um ministério, sem isto não podem vender facilidades. Mas o mais incrível é ver que os CORRUPTOS simplesmente não tem a menor intenção de mudar o seu comportamento, nunca estiveram tão expostos e, mesmo assim, não dão nem sinal que vão sossegar o facho por um tempo. A corrupção desta gente está tão entranhada que são incapazes de agir de outra forma.

  14. Não é nem necessário se ir em cima dos CORRUPTOS já de cara, basta pegar cada um dos donos de aeronave e verificar qq outros crimes que não tenham relação com os CORRUPTOS. Quem compra CORRUPTOS deve se sentir à vontade para cometer todo tipo de ilicitudes, a certeza da impunidade deve fazer com que eles não tomem cuidado algum e deixem um rastro que pode ser facilmente encontrado. Sem seus financiadores, os CORRUPTOS vão ficar mais desesperados ainda.

  15. Bom seria se o aeroporto pudesse ser interditado, para que a sensação de desconforto dos CORRUPTOS só piore. Com o bafo quente no cangote, eles não devem estar nem um pouco dispostos a enfrentar o aeroporto internacional. Mas a mina de ouro está nos donos das aeronaves e nos usuários do "serviço VIP", será que há ministros de tribunais superiores tb? A partir do cruzamento destes dados seria possível se entender onde os interesses se cruzam e como se dão as relações espúrias.

  16. Só o fato de quererem colocar o nome de Joaquim Roriz no aeroporto já é motivo para estourar a coisa toda. Se a situação é irregular, então como é que os operadores do aeroporto declaram o dinheiro? Além disto, ele é um poço de favores oferecidos aos CORRUPTOS, se forem cruzados os donos dos jatinhos com os políticos que voam neles certamente será possível já se encontrar uma gama de favores, vantagens e ilicitudes.

  17. Tenho nojo da maioria dos políticos do Brasil, e tenho vergonha de ser um brasileiro impotente para lutar, porque nossa justiça é podre e desta forma não temos a quem recorrer. Se a pista é clandestina porque o Exército Brasileiro, com a Aeronáutica não destroem a pista? Porque não multar todas as aeronaves lá estacionadas, que ao pernoitarem deixam de pagar a taxa do aeroporto internacional de Brasília? Porque a PF não vai lá fiscalizar?neste mato tem muito coelho, e dos graúdos.

  18. É por isso que esses CRÁPULAS aprovam leis contra a justiça e contra pacote de Sergio Moro. ADORAM A CLANDESTINIDADE !

  19. O aeroporto Botelho é sim registrado na ANAC como SIQE e inclusive consta no ROTAER e em todas as publicações aeronáuticas, isto significa que está longe de ser pirata, ou clandestina, ou ilegal como repetido várias vezes na matéria, gente, basta falar só a verdade pra acabar com esses sacanas, desnecessário mentir.

    1. Até a Crusoé se rendeu ao sensacionalismo barato e informações sem confirmação... basta consultar no site da ANAC - www.anac.gov.br - a lista dos aeródromos civis registrados. Não é porque o aeródromo não é público que ele se torna clandestino... se o foco era demonstrar a movimentação desses políticos, que usasse outro título para a matéria!

    2. Exatamente. E vale acrescentar que não cabe à Força Aérea fiscalizar as operações desse ou de qualquer outro aeródromo. Seria contra a Lei. Há uma agência responsável por essa atividade.

    3. E tem mais, em volta de Brasília existem mais 10 pistas além do aeroporto internacional, pensem se seria viável todos estes voos de pequenas aeronaves serem desviados para o internacional!!!, será que suportaria??? Que se coloque vigilância policial então, mas não interditar ou proibir aeronaves de voar baseado em desinformação midiática

    1. Clandestino?! Só se for para pouso e decolagem de avião transparente, zero ruído e 😂😂😂 ou disco voador. Conta outra piada😂😂😂.

  20. Essa é a turma da pesada, que só legisla em causa própria. Por que a FAB / Infraero enfim, o governo, não interdita de imediato esse “aeródromo “? Os proprietários que se apresentem e solicitem a regularização... simples assim.

  21. Sem querer defender a vagabundagem, a pista está longe de ser ilegal ou pirata. Acesse os documentos aeronáuticos pra ver que a pista é regular.

    1. É, tá na cara que é sensacionalismo de repórter q quer ganhar audiência, em volta de Brasília tem 10 pistas de pouso além do internacional, e quer saber? É pouco, no Brasil tem q ter muito mais pistas, muita gente já morreu por estar longe de uma pista segura

  22. É impressionante a capacidade desses ladões do erário de darem ombros às intervenções da Polícia Federal, certos de que encontram proteção em boa parte do Judiciário.

  23. Misericórdia, estas criaturas só levam vantagens e a gente pagando a conta...que tristeza saber o quanto a gente é enganado.. sabemos de nada inocentes.

  24. Em países com um pouco mais de seriedade do que esse nosso aqui e que ainda respeitam um pouco as leis existentes, essa pista já teria sido implodida há muito tempo. Se algum dia isso vier a acontecer aqui, nossos excelentíssimos " Vs excelências, mais conhecidos como corruptos " , são bem capazes de deitar na pista em sinal de protesto, o motivo ? Simples, vão dizer que estão sendo impedidos do direito de ir e vir.

  25. E aí??? fica tudo por isso mesmo??? É claro que sim, pois os envolvidos e usuários são todos autoridades corruptas do país. Se colocar os cães da Polícia Federal, que localizam drogas, vão morrer asfixiados nas malas do Aécio Neves e seu amigo Perrela.

  26. O que vemos é a completa desobediência das normas legais, quer por agentes públicos (políticos e eventualmente membros de outros poderes). Tais atitudes e atividades deve, no minimo, ser objeto de investigação pela Polícia Federal, assim como processos pro quebra de decoro ou de improbidade administrativa e funcional, além de outras penalizações cabíveis. Não podemos admitir que tais pessoas se beneficiem de artimanhas e fiquem impunes....

  27. Era assinante. Sou médico e piloto. Desde 2012 uso essa pista, homologada pela Anac, por não ter os custos exorbitantes da Infraero. Clandestina é essa reportagem.

    1. Exato, está no ROTAER e inclusive no AIRAC, essa turma não sabe que não precisa mentir pra que todos saibam que nossos políticos são ladrões? Muita gente no Brasil já morreu por estar longe de uma pista de pouso, devíamos ter muito mais pistas, e não interditar as minguadas q tem por aí

  28. Por essas e outras o Brasil não é considerado um país sério pelas nações do primeiro mundo. Praticamente quase todos os políticos e mandatários do país, incluindo Legislativo e Judiciário, agem clandestinamente, cinicamente e nada acontece com eles. Daí fatos como os descritos são comuns. Tenho a cada dia que passa mais vergonha de ser brasileiro.

  29. como pode um país ter um aeroporto clandestino, todo irregular, frequentado pelos homens que fazem a lei, gente isso é vergonhoso ou melhor UMA VERGONHA. que Deus nós proteja. amém

  30. Se o aeroporto é homologado pela ANAC e pode receber planos de voos para aquele aeródromo, então por quê ele seria clandestino? Lógico que isso não tira a responsabilidade de uma fiscalização adequada pela parte que administra o aeródromo.

    1. Exato, não sei porque pensam que precisam mentir para desacreditar os políticos, deve ter algo que não estamos enxergando.

  31. Acho que esse país não tem mais jeito. E estamos indo rumo ao caos e a beira de um colapso institucional. A Lava Jato vai se deteriorando aos poucos e os vermes continuam atacando.

  32. REVOLTANTE!!!! O Brasil necessita de uma reforma, URGENTE, no poder judiciário e no legislativo! E o "povo" tem que acordar e fazer valer o seu voto, varrendo esses 'lixos humanos" tanto do legislativo federal como do estadual e municipal!! ACORDA BRASIL!!!!!

  33. apenas +1a safadeza. quem se importa? sempre os mesmos, sempre a forma descaracterizada, sempre fingindo não haver nada. não sei como esses aviões não explodem!

  34. Mais uma cachorrada em Brasília para atender a políticos corruptos e, e quem sabe, ao tráfico de drogas? Onde mexe tem mutreta e os políticos estão sempre no meio.

  35. Parafraseando o BORIS CASOY, isto é uma VERGONHA. Estes políticos pensam que a população tem que trabalhar para sustenta-los add eternum.

    1. Políticos tem certeza da imounidade e da falta de cobrança da população. Por isso é q fazem o q fazem. São todos farinha do mesmo saco. Absurdo. .

  36. Se existem tantos políticos pousando e decolando à vontade e bem dentro de Brasília, não é CLANDESTINO. Precisa ser implodido com todos os políticos que usam !!!

  37. No Brasil , um bordel de quinta, lugar de bandido é na rua...no Congresso Nacional...no STF...ou no palácio do planalto .

  38. Esses corruptos envergonham a nossa nação.O Brasil precisa ser passado a limpo.Cadeia para esses ordinários que usam a política como meio de vida.

  39. Esse é o Brasil. Pedaços do país servem criminosos e privilegiados. Brasília não pertence aos brasileiros. Parece uma bolha intocável. Tem de tudo em Brasília e falta ética. Poderosos que abusam da lei como seres extraterrestres protegidos são intocáveis e fazem o que querem até voam sem fiscalização com combustível e com dinheiro público, sem pudor exploram troca de favores e corrupção nas nuvens do Brasil como deuses. Até quando o Brasil vai tolerar Brasília?

    1. Muito bom, seria que, o sofrido e inocente (politicamente) povo baiano, que diariamente, em condições precárias se deslocam para trabalhar entre Itaparica e Salvador em barcos velhos e sem as mínimas condições de segurança, tomassem conhecimento dos milhões gastos em combustível para jatinho por esse Senador Jacques Wagner e o Governador do seu estado Rui Costa, neste aeroporto clandestino próximo a Praça dos três poderes em Brasília.

    1. Nas próximas eleições," basta o bom nada fazer , para que o mal prevaleça. " Já dizia um sábio.

  40. Bandidagem. Se quem tem obrigação de cumprir a lei , não cumpre, vai ser o povão a fazer isso? Isso é uma licença às ilicitudes de todos os calibres.

  41. Botelho não é aeroporto pirata. Está devidamente homologado pelas autoridades. Vocês deveriam chegar melhor as informações que repassam. Este tipo de notícia bombástica e falaciosa depõe contra a Crusoé.

    1. Como está fácil manipular as pessoas, não é? Um repórter mal informado planta uma besteira qualquer e o bando de analfabetos funcionais começa babar. Crusoé: vocês estão demorando para corrigirem está fake news. Diogo, Sabino, botem ordem na casa, talquei?

    2. sem fiscalização........hoje em SP, em Congonhas, não me deixaram entrar na ponte aerea com meu isqueiro BIC !!!!!!!

    3. Não sei se as autoridades homologaram, e, se o fizeram, certamente foi para atender aos interesses dos ladroes que dominam a vida política nesse infeliz pais. Nada do que se faz em Brasília e honesto, sempre há interesses escusos. Será por que esses dignos políticos usam esse aeroporto? Malas, bolsas, caixas que circulam livremente??!! Só falta alguém dizer aqui que esses políticos estão levando doações para as duas bases. Francamente, meu querido, que comentário vergonhoso o seu!!

  42. Tinha que ser interditado e pronto. Os criminosis sao ousados porque sabem que os tribunais garantem a impunidade. Está na hora de tomar a bastilha e trazer a guilhotina.

  43. Só não tem jeitinho nesse país quem ganha pouco mais de dois mil reais e paga todo tipo de imposto, inclusivo IR, para manter esse tipo de coisa. Sinceramente, perco as esperanças e não vejo luz no fim do túnel.

  44. É difícil... eles são clandestinos em quase tudo ... até aeroporto clandestino eles tem... é demais ... tsunami neles...!!

  45. Esse pilantra do Bezerra ainda é líder do governo, lamentável Depois dessa reportagem nada será feito para acabar com essa ilegalidade???

  46. Se depender do Inganeis, ele vai doar os 977 ha para os invasores. Foi daquele aeroporto que partiu o avião do governador do DF para levar o capiroto de volta do Rio de Janeiro a São Paulo quando ele foi solto da primeira vez que PF o prendeu. Segundo justificou o governador, a época, era para evitar que o capiroto foi hostilizado no aeroporto.

  47. E o governo depois desta importante investigação e a tramoia descoberta não vai fazer nada? vai fazer de conta que não sabe? Pra cima deles Bolsonaro e já. aproveite pra cobrar os atrasados de anos a fio na ilegalidade. vamos cobrar e aguardar as providências. ou o Brasil não mudou?

  48. E nós simples mortais somos obrigados a enfrentar longas filas de embarque e pagando um absurdo de tarifas, além de não podermos levar uma mala decente, de porte maior, e com todo um aparato de fiscalização. Eita Brasil. Até quando vamos ter de aguentar estas desigualdades.

  49. Isso é um verdadeiro escândalo. Como não há uma linha nos jornais de hj ??? O Governador tem uma aeronave lá ..... isso seria impeachment em qualquer lugar do mundo, mas o governo deve estar loteado com os deputados distritais, a tal "articulação política".

  50. Não escapa ninguém!! Somente o fechamento do congresso e do STF, por um determinado tempo, com novos ministros concursados, e deputados e senadores com ficha limpa, poderia melhorar alguma coisa. Mas isto é uma utopia em se tratando de Brasil!!

    1. Tem razão Mariela, limpeza completa! Intervenção já, está uma bagunça, o Congresso é uma quadrilha , Judiciário deveria julgar, legisla mal , solta bandido...

  51. Isso é um descaso, só vão tomar providências o dia em que um desses magnatas sofrer um acidente aéreo,isto a Globo não mostra

  52. E AINDA TEM GENTE QUE ACHA O PR JB UMA VÍTIMA PERSEGUIDA PELA IMPRENSA ,PARECE ATÉ PETISTA QUE ACHA O BANDIDO LULA ,INOCENTE VÍTIMA DO MORO . RATAZANA ATRAI RATAZANA 🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀

    1. Dá uma idéia Mariza. Ñ vale desrespeito ao voto da maioria de brasileiros ok? Peça a ajuda aos universitários, principalmente jornalistas, gestados nos porões fetidos das universidades gratuitas às minhas custas.

  53. Não é a Velha Política nem o Velho Brasil é o Brasil ATUAL e sua Política de Sempre , não tem como mudar no Voto o Eleitor em sua Maioria é Analfabeto Político .

    1. É Carlos, parece-me q vc é o dono dos neurônios disponíveis. És tão analfabeto se ñ vier a público se apresentar como um soldado anticorrupção. Ñ é hora de críticas a 1 ou outro. Acima de part políticos e ideologias, foquemos e nos unamos em torno de pautas ANTICORRUPÇÃO. De q adianta 1 deus em 22? Como governará? Acredita em Orcrim partidária? Respeite o voto POSSÍVEL e siga a marcha, as manifestações "CRISTÃS " de 1 país viável. O resto é Lula livre e caos. Vamos dar a volta por cima??

  54. Com toda essa lambança o PR JBolsonaro fecha o nariz e permite q o Bezerra permaneça como líder do gov no Senado. A coisa tá ficanU feia Capitão.

  55. Muito estranho é um senador investigado - possivelmente um corrupto - ser chamado para ser líder de um governo que foi eleito com a bandeira do combate à corrupção.

  56. Este nosso Brasil é realmente o país da piada pronta! Não é possível que um aeroporto clandestino continue a funcionar há tantos anos nas barbas de todas as autoridades, inclusive da aeronáutica. Como disse Diogo Mainardi, eu também estou cansada da criminalidade brasileira e da impunidade generalizada.

  57. Enquanto nós, pobres mortais, enfrentamos filas e outros reveses para embarcar no Aeroporto Internacional de Brasília, uma "elite" se privilegia com os impostos que eu pago. É, no mínimo, revoltante!

  58. Pista de pouso e decolagem clandestina nos arredores de Brasília, com 1,7 mil de extensão e jatos fazendo barulho, e ninguem fala nada nem interdita??? Tem que implodir a pista e ir a fundo nas investigações....Parabéns CRUSOÉ!!!!

  59. Ótimo artigo da Crusoe. Mostra uma parte do mundo paralelo da elite política do Brasil. O Estado sequer entra no espaço seguro de políticos pilantras que recebem propinas em viagens de jatinho. Assim evitam os otarios pagadores de impostos nos aeroportos. Só uma guilhotina funcionando por dias a fio para colocar esta “res publica” no eixo.

  60. O Baiano eleito SENADOR, que reside em MIAMI e usa PISTA de pouso clandestina; será que não quer apresentar-se como o SENADOR Baiano que não reside na BAHIA!?Após o seu grupo puxar o TAPETE da CANDIDATA natural da majoritária e ser acusado de deixar as finanças da ASSEMBLÉIA mas quebrada de que milho de MILHARINA! Os Baianos deverá assumir os demandos deixado por esta figura. NÃO FAÇA DO SEU VOTO "PAPEL HIGIÊNICO " LEMBRE-SE QUE NA GABINE EXITE UMA URNA E NÃO "PENICO" T

  61. Só as redes sociais já ñ ê + efetivo. Nossas pautas alinhadas em 2013, fim do foro privilegiado, prisão em 2a. instância e anticorrupção avançaram c a LAVAJATO. STF é SENADO Federal boicotam o Brasil, demonstrando pacto e fidelidade ao crime de colarinho branco. Pedimos ao executivo representante in CHEFE das Forças Armadas intervenção constitucional ART 142 em frente ao STF último 25.09. Se não, resta-nos reeditar a Marcha das Famílias. A nossa oportunidade é única.

  62. É o mesmo q na hierarquia do tráfico: alguém deve a alguém q some c alguém q ñ obedeceu à carta magna reinante na atividade. No tráfico lei é lei, nem precisa ser escrita, ñ precisa de advogados.A bandidagem oficial está cansada de repassar o produto do roubo e tráfico a advogados de plantão, OAB.Breve o crime lesa-pátria continuará sendo legislado e ordenado apenas por1 instituição. Só 1 poder, só 1 prática. As F.A. reeditando 64. DEMO MILITAR, execrando o senado e STF. Já estamos na rua

  63. Ñ fomos inocentes ao alinhar n pautas ANTICORRUPÇÃO em 2.013, e fomos a campo: Sai Dilma e ñ sai Temer: obra do STF q inclusive ñ tirou direitos políticos da ANTA. C nossas pautas fizemos novo governo, muito bem intencionado. Legislativo e STF ñ ajudam e boicotam n pautas: fim do Foro privilegiado, prisão em 2a.instância. Apelamos dia 25.09 em frente o STF a aplicação do ART 142 DA CONST, desistindo do senado.Se há resistência, tem PERSISTÊNCIA. Que ñ reeditemos a "marcha triunfal d familias"

  64. Assim como os condomínios aeronáuticos q estão surgindo aos montes, em Santa Catarina já tem 2 e um projeto para um terceiro na Ilha De Santa Catarina, nos locais existe pouquíssimo co brilhe de quem pousa ou decola e muitas vezes essas operações tem causado perigo a aviação q opera próximo a eles.

    1. Na verdade isso é uma máfia gigantesca se espalhando em todo Brasil, como um tumor maligno, sugando e se apropriando do poder e do erário público.

  65. Vamos falar sério : ou o poder público fecha a CRUSOÉ por estar publicando mentiras ou manda a Polícia Federal fechar esta pista clandestina que além do mais deve servir para a entrada das drogas consumidas em Brasília !! Por último chego a pensar que eu estou maluco e que estou lendo loucuras , é tudo surreal !!!!?!!?!?!???!!!!!

    1. Oscar, penso o mesmo. Que maluquice é essa? O governador do DF tem um avião num aeroporto clandestino no DF.

  66. Se não há fiscalização, por ali entra tudo que se puder imaginar: drogas, grana, contrabando, armas, bebês, garotas de programa menores de idade, enfim, qualquer coisa!! Cadê o Ministro Moro, a PF e o MP? Fiscalização é só pra otário?

    1. A histórica omissão do poder público em todas as áreas da sociedade é bem clara e, evidentemente criminosa. Somente o povo pode mudar essa situação. A Lei da ficha limpa foi um ótimo exemplo de como o povo pode agir fortemente para limpar o Brasil.

    2. A fiscalização é só para nós contribuintes. A população precisava começar a perseguir os politicos. Chama o Janot

  67. Kkkkk.. eu conheço tim tim por tim a história desse aerodromo.Fui um dos pioneiros pousar lá qdo era apenas uma pista de capim com meu ultraleve. A pergunta é: se a área hj é da terracap, e o Governador é quem manda na terracap, e tem seu avião hangarado lá, sem pagar um centavo sequer pq está usando um hangar de um amigo, vcs acham que vão “fechar” aquela pista?? Kkkkk..

    1. Acontece que o aeródromo botelho,hj c/dezenas de hangares, foi homologado pela ANAC pra servir a Aviação Experimental(ultraleves básicos e avançados). Nem fonia de comunicação c/aeronaves possuia. Não deveria estar sendo usado pela aviação executiva e geral. Alvaro Costa

  68. O aeroporto é irregular, mas tem o aval do governo para funcionar ? Bem, como em vários filmes de guerra, só é preciso bombardear a pista, a tal ponto que não mais possam utilizá-la ! À noite, todos os gatos são pardos...

  69. Aecinho já deve ter vislumbrado a possibilidade de embarcar no pó. O Ministério da Aeronáutica deve satisfações a sociedade!

  70. Se o Aécio usa, pode crer que transita muito pó por lá. Onde estão os generais e o ministro Moro pra dar um fim nessa bagunça? Melhor esperarmos sentados, pois os generais são cagões e o ministro só se afunda nesse desgoverno.

  71. De quem, no governo, é a responsabilidade de fechar este aeroporto clandestino "invisível"? Será se o seu fechamento vai magoar os pobres deputados e senadores a ponto de impedir aprovação de propostas importantes para o governo e para o país? TUDO PELA GOVERNABILIDADE! O resto é bobagem.

  72. Os Marginais, Bandidos, Traficantes, Estupradores e Ladrões sempre acham como agir escondidos e intimidam os atuais gestores, pois amanhã poderão ser os atuais gestores que terão que recorrer ao aeroporto "alternativo". Assim segue o Brasil uma mão lava a outra. Bandidos Unidos Jamais Serão Vencidos.

  73. Que barbaridade!Que o ministro Moro, a PF mandem o exército bombardear esse “aeroporto”.E pela matéria exposta infelizmente a maioria dos políticos vem sempre de uma região específica do país que vive há décadas da exploração dos impostos e dos trabalhadores do Sul e Sudeste.Talkou que região seria esta?Barbadinha...

  74. Ouvi dizer que um dos aéreos Senadores é líder de um governo supostamente eleito para extirpar corruptos da cena pública. Cadê os Bolsonaristas agora?

    1. Onde estão as Forças Armadas, que não invadem e fecham esse tal de "Aeroporto Pirata", usado diretamente pelos políticos piratas de Brasília!? Essa "canalhice politica" não vai acabar não Aeronáutica....Cadeia pra esses eternos pilantras traidores da Pátria....🤮🤮🤮🤢🤢🤢🤢🤮🤮🤮

    2. Estão marchando ou dormindo não tem tempo para isso.

  75. Antipatia quando escuto "estado democrático de direito" que nojo! Não vivos em uma democracia, nunca. Por isso, peço, diariamente, Intervenção Militar.

  76. Brasilia !!!!!!!!!!!! Submundo onde tudo pode. Sumidouro de dinheiro. Vergonha. Tá difícil acreditar que teremos mudanças. Pra mudar isto teríamos que voltar em 1500 e os índios de Santa Cruz das Cabralias tinham que ter matado o "Cabral".

  77. Mais uma prova como esses grupos que controlam o Brasil estao estruturados e fazem o que querem sem ninguem ver nada, eles vivem num mundo de lei e privilegios proprios totalmente diferente do cidadao brasileiro que sofre com falta de tudo e impostos absurdos. E tudo acobertado para manter e ampliar esse sistema que so beneficia o mecanismo do mal. Agora com essas leis aprovadas para liberar ainda mais a bagunca e proteger esse sistema. O Brasil esta entregue e a Lava Jato e atacada diariamente.

    1. Se o povo nao apoiar de uma forma mais energica a Lava Jato, Sergio Moro, Deltan, PF, MPF e RPF nao conseguiremos nunca mudar isso, esses politicos sao todos milionarios habituados a gastos carissimos e luxos equivalentes ou ate maior dos empresarios do setor privado, e tudo pago pelo povo, ou atraves de esquemas que se beneficiam a si mesmos, atraves dos cargos e contatos posicionados nos lugares certos, esta tudo estruturado para esse sistema perverso continue firme, forte e para sempre.

    1. Quem regula e fiscaliza aeroportos e aeronaves no Brasil é a ANAC, a Aeronáutica é responsável pelo espaço aéreo via DECEA e investigação de acidentes ( CENIPA ).

    1. Vão lá manifestantes, tomarão uma baita surra, do mesmo Poder Público que diz não poder fiscalizar o aeródromo irregular !!!!!

  78. Agora só falta o Gilmar Mendes entender que a pista é aeroporto oficial de políticos contraventores. Lembro - me de Chico Anísio em seu personagem Justo Veríssimo: "Quero que pobre se exploda" e "tenho horror a pobre"

  79. Se a pista é clandestina ou não, pra mim é o que menos importa. Clandestino é o comportamento dos seus usuários. Quanto a democracia, como diz o Leandro Ruschel, estamos numa cleptocracia. Isto sim.

  80. A pista não é pirata nem clandestina: está registrada no Rotaer sob a matrícula SIQE. Crusoé fazendo fake news?! Que vergonha!

  81. O nosso Brasil está mesmo uma MERDA! Essa "putada" de políticos e empresários ordinários não estão "nem aí" pra ninguém. Tudo, tudo, virou uma ZONA TOTAL. É isso mesmo! É um vale tudo, pra tudo quanto é lado. É no STF, no Senado, na Câmara, nos Bancos, em muitos escritórios de advocacia que "esquentam" dinheiro vivo, sindicatos, "artistas", governadores, prefeitos, etc. Sinceramente, não dá mais! Estamos perdidos! Vixe!

  82. A Crusoe tinha que se informar direito sobre o que escreve. Esse Aerodromo não é clandestino e muito menos sua pista é pirata. Sou assinante desde do primeiro dia de existência da revista, mas vendo esse sensacionalismo barato, começo a acreditar na crítica que a revista usa sim de fake news.

  83. É mais uma prova da falência completa do serviço public9 brasileiro! Nao conseguem enxergar um AEROPORTO clandestino no entorno da capital federal!

  84. Crusoé, quando me tornei assinante dessa revista foi fugindo das reportagens mentirosas e tendenciosas de outras revistas. Não discordando que a pista do Botelho em Brasília seja um refúgio para os políticos passarem despercebidos eu concordo, agora dizer que é uma pista “clandestina”, isso é o maior absurdo que eu já vi, como vocês tem coragem de dizer que uma pista devidamente homologada pela ANAC cujo o designativo da mesma “SIQE”, vocês estão acusando pessoas de fazer voos clandestinos.

    1. Pista clandestina ? prá mim é pista restrita para larápios, sonegadores,sicofantas em geral.Basta a Federal querer fechar e pronto Excelente denúncia.

  85. se houvesse mais 10 mil milas, brasília e os seus bandidos, estariam todos mortos sob os escombros cinzas dos cimentos do comunista niemaier-

  86. Por essas e muitas outras, é que se constata que o crime tomou cota da política. A grande maioria dos políticos são corruptos, envolvidos em rolos e negociatas de todo tipo. Vivem e se enriquecem ainda mais com dinheiro público, são protegidos pela justiça e a compram quando necessário. Observadas essas condições, aliadas a ampla ignorância, passividade e conivência da população, é fácil constatar que não haverá mudança significativa e e esperança já morreu...

  87. Realmente este não é um país sério ! Apesar de nós todos acharmos isto , não existe mudança na postura dos políticos . Somos obrigados a conviver com esta cambada !

  88. E alguns ainda pensam que estamos numa democracia ?! Isso é um descalabro! Olha ,as vezes dá vontade de montar em armas e ir p luta armada !! Imaginem agora q o STF quer seputlar a Lava jato,..? Será uma festa !!!

  89. Simples ; sapadores dinamitam três ou quatro pontos na pista, inviabiliarizam essa rota de fuga e fica faltando só a intervenção e instauração do STM , para julgar toda essa corja do judiciário e do congresso...

  90. Se a pista é irregular não pode haver operação, se há deve ser interditada. Trata-se de um silogismo. Imagine o que é transportado nessas caixas...dinheiro de propina. O Brasil não tem jeito!!!

  91. Ahhhhhh.... mas a culpa é do Bolsonaro! Presidente, como Comandante em Chefe, ordene o fechamento das duas pocilgas , "congresso"e "stf". O Brasil que presta lhe dará apoio.

    1. Como assinantes e comentaristas e, às vezes repassamos algumas notícias/reportagens a outros, é necessário que a revista nos mostra a verdade,somente a verdade. Tem alguns comentários fortes em dizer que é fake está reportagem,que não a nada ilegal. Para garantir suas credibilidades, urge uma explicação Urgente. Esperamos ...

  92. Tráfego aéreo, irregular, malas e malas sem fiscalização nenhuma, isso tudo acontecendo, e eu parado aqui dando milho aos pombos

  93. O aeroporto não é pirata nem clandestino. Está registrado adequadamente de acordo com a lei aeronáutica, como podem conferir no site da FAB www.aisweb.aer.mil.br . Insira o código SIQE e confira. O que não justifica as falcatruas, obviamente. Meu comentário é somente para melhorar a reportagem.

  94. Não entendi nada. Quer dizer que a Polícia Federal, a Força Aérea Brasileira e a INFRAERO não podem fazer nada???? Achei que a FAB poderia bombardear pistas piratas em território nacional. Lamentável.

  95. Mais um absurdo!! Estas coisas são de revoltar o cidadão. E aqueles que deveriam tomar as providências ficam acuados, com medo das leis imorais que são produzidas por um congresso medíocre, sem índole. Parabéns aos homens que elegeram esses canalhas!!

  96. Crusoé não identificou nenhum figurão do Comando Vermelho pousando e pernoitando no aeródromo ? São peixinhos perto dos Lobões, Aécios, Wagners, etc, né ?

  97. Pelo visto, a polícia e demais autoridades só vão agir quando acontecer algo mais sério. Um acidente grave, com vítimas fatais, dinheiro e drogas sendo efetivamente apreendidos...Ou não, segundo a filosofia caetanística...

  98. O governo do DF é omisso, a Infraero que nos rouba em qualquer aeroporto do Brasil é omissa, a Segurança Pública ausente e os demais poderes são todos iguais. Brasilia é uma vergonha!!

  99. Que país é esse com pista de avião, estamos falando de políticos ou quadrilha, se é que entendi, parece um absurdo tão grande que tive que reler, as Marias Antonietas tupiniquins continuam a destruir o país, enquanto juízes do bem são julgados, vai haver convulsão social, uns não comem outros voam alicerçados em corrupção.

  100. Como assim uma pista pirata para quem mais deveria representar e defender a constituição brasileira?????? Essa bandidagem tem que acabar. O PT foi trocado por um time igual!!!!

  101. É muito simples a solução. A polícia federal deve baixar lá. Fechar o aeroporto e apreender as aeronaves. Pois se o aeroporto é ilegal, nao poderia existir operação no local. Desta forma as multas pela utilização ilegal deveria ser do mesmo valor que se cobra no aeroporto de Brasília, acrescido das multas de ofício na base de 100% do valor

  102. Que loucura é esse nosso BRASIL, uma aeroporto pirata, ha 35 km do congresso Nacional, com pista asfaltada e não homologado, utilizado por jatinhos particulares, á maioria financiados pelo BNDES, usufruído por políticos corruptos, transportando malas suspeitas, fugindo assim, da censura do povo e dos olhos da policia. Porque não dinamitar essa pista????????

  103. Agradecemos a Crusoe'pela reportagem. Espero que Sergio Moro tome as providencias a partir desta reportagem para acabar com essa porta do crime desses nefastos políticos que fazem transito descarado de caixas que todos nós podemos imaginar do que se trata, enquanto que o infeliz do contribuinte tem que trabalhar e pagar DARFS para sustentar estes criminosos com seus jatinhos.

    1. Não é clandestino, obviamente. Basta pesquisar. Está contido o Aeródromo do Botelho em qualquer ROTAER (Manual de Rotas Aeronáuticas) ou qualquer GPS aeronáutico.

  104. Então não há controle de tráfego aéreo, nem de pessoal transportado, nem de malas e bagagem... Então... Ligue os pontos...

  105. E a força aérea serve só para apresentar a esquadrilha da fumaça ou para servir esses canalhas? Pelo menos vão dar um nome bem apropriado ao aeroporto clandestino!

  106. O desconhecimento jornalístico quando o assunto envolve a aviação, é grotesco. Se a pista é “pirata”, o que significa? Área irregular? Brasília inteira está assentada sobre áreas irregulares, posses precárias, etc! Atividade suspeita de políticos nesse aeródromo é só mais um dentre tantos espalhadas pelo Brasil. Trabalho para PF.

  107. esta historia de que a aeronautica não pode IMPLODIR este aeroporto não convence os brasileiros que raciocinam o que não ABRANGE a ESQUERDALHA da POLITICA !!! agora sabemos como os politicos saem facilmente carregANDO O $$ DAS PROPINAS !!! escancare isto crusoe !!!

  108. Taí. Apoiando um corrupto como o Bezerra que usa esses aeroportos com apoio de construtoras, o santo bozonaro vai enfiando o país cada vez mais fundo na lama. Acreditávamos que sua formação militar ajudaria a combater a corrupção e o crime. Não vimos que não era militar de estirpe, mas só um mais um miliciano com conexões com o crime, disfarçado e acomodado nas regalias do poder estatal do qual sempre tirou vantagens e continua querendo tirar ... enganou muita gente... mas não mais em 2020...

    1. Assim como o Lula não sabia nada sobre a corrupção no seu governo o Bolsonaro também não sabe de nada.

  109. Que vergonha do Brasil, com seus políticos sem vergonha, que não separam o que é público do que é privado e vivem na glandestinidade. Precisamos, urgentemente, votar em gente que presta ou seremos sempre uma roça.

  110. Como Fab não pode fazer nada? Quem garante que neste aeroporto não entram e saem toneladas de drogas? Resumo: não mudou nada. Mais uma vez o povo foi traído.

    1. SIm. Atualmente a prioridade deles é discutir benefícios e aposentadoria. O país que se lasque. E isso não mais se reverte. O fato é que eles também estão de sako cheio.

  111. Os representantes bahianos em evidência pelo usufruto da clandestinidade. Triste Bahia, pobre povo do nordeste, cujos representantes dizem que os seus eleitores resistem. Uma parte massa de manobra fruto da pobreza, a outra parte, a ideologia que aliena.

  112. ESSA pista já tinha de ser detonada com bombas há muito tempo pela aeronáutica, como as pistas clandestinas do tráfico de drogas no interior do Brasil. É incompatível a existência dessa pista com o novo Governo. Cadê a ABIN , o General Helena? Pobre país que sempre ptemia espertos, ímpios e desonestos.

  113. A safadeza,a ladroagem e a corrupção em moto contínuo se perpetua de pai pra filho,de governo pra governo minando a nossa confiança num país sério.Até quando Brasil?

    1. Porque não é verdade, o aeroporto de Botelho como é chamado é devidamente homologado pela ANAC, a Crusoe está correndo um grande risco de ser processada por pessoas que usa aquele aeroporto por afirmar que é uma pista clandestina, concordo que ela possa até servir de refúgio para políticos passarem despercebidos, mas clandestina não é.

  114. O PCC deve sentir inveja desses politicos . Tem ate aeroporto para chamar de seu. E nós otários pagando essa conta. Tudo com a benevolência do STF. Ai fica claro e cristalino. O sindicato do crime. Que for o último a sair apague a luz.

    1. Homologado para uso de pessoas que foram eleitas pelo povo mas, esse povo não pode fazer uso. Contraditório não? Burlando todas as obrigatoriedades que os eleitores se submetem. Cara de pau querer defender.

  115. Lupan Air, a empresa aérea líder no leva-e-traz deste Distrito Pirata, dito Federal. Não é mais possível sonhar: Peroração aos jovens “O Brasil não é um país onde se possa envelhecer com dignidade, portanto, meu jovem, deixe-o e vá à busca de um lugar melhor para que você possa viver com esperança. Faça isto com a maior brevidade possível ou irá se arrepender amargamente se não o fizer. Boa sorte e desculpe a franqueza de um velho decepcionado”!

  116. É o jeitinho brasileiro. Lembram-se do Guilhote, aquele francês inventor da guilhotina e que foi executado no seu próprio invento? Então! Melhor deixar como está. Vai que algum possível interventor desse refúgio precise sair as pressas por aí.

  117. Para ser um país sério, o Brasil teria que passar por uma ditadura novamente, pena que não temos ninguém honesto e com força para tal. Ridículo, é de enjoar.

    1. Qdo que uma ditadura trouxe respeito? Me poupe!! Onde estavam Sarnei e cia , Maluf, etc, etc, nos anos da ditadura brasileira?..

  118. 1 Serra Pelada no coração da Pátria. N local jorram malas de $ e o ilícito. Os q se utilizam d aeroporto c s aviões financiados p BNDES, empresários, artistas e criminosos de colarinho branco, claro recado às n FORÇAS ARMADAS, de q ñ pretendem esses bandidos se enquadrarem. O POVO elegeu 1 executivo c as pautas ANTICORRUPÇÃO, c Sérgio MORO e Bretas sendo sua referência maior. Q ñ sejamos irresponsáveis como JBarbosa, q ao ñ estancar a sangria no Mensalão, e agora o STF mostrando o porquê!

  119. A infraestrutura do crime do crime está uma beleza. Cada vez mais sofisticada. Quem prometeu combater a corrupção vai ver não sabia da existência dessa facilidade ao crime. Quem deveria fiscalizar não o faz por que não há legislação que permite. Não há porque ao legislador, de maioria corrupta, não interessa. Joaquim Roriz, nome apropriado para esse aeroporto, corredor frequentado por ladrões e outros corruptos. Tá batizado.

  120. O Brasil é um bordel gigante . Nele as prostitutas mais poderosas ocupam os principais cargos no Executivo , Legislativo e Judiciário . Podem conferir , nos 3 poderes não escapa ninguém . Só fechando para balanço essa zona de bordel chamada puteiro Brasil.

    1. como pôde tanta ilegaldade todo esso faz parte da corrupção generalizada de brasilia os vendedores ambulantes são perseguidos como bandidos

    2. Realmente o Brasil continua a mesma merda! sai Sai FHC, entra Lula, entra Dilma, entra Temer, entra Bolsonaro e a bandidagem continua a mesma! os personagens são os mesmos!

  121. O efeito mais visível das ações do governo Bolsonaro foi o de demontrar que o Brasil é apenas uma grande republiqueta dessas de Caribe, uma gigante ilhota tomada de assalto por bandos. Quem vê nesse lugar qualquer coisa além disso, ou é criança ou está lucrando de alguma forma. Fiz o que pude, tirei minha familia daí. Saí junto. Preferi uma vida mais simples e feliz.

    1. E se qualquer juiz levantar uma mão sobre a bandidagem será provavelmente preso pelas tomadas de decisão de um STF que é a cara das casas de mãe Joana e um executivo de dar nojo.

    2. Marcos, e isso aí, estas terras ocupadas por um povo mediocre bananeiro nao vai, nunca, virar uma nação. Tem que fugir disso enquanto há tempo!

    3. Conta pra nós como proceder e quanto custa para imitá-lo.

Mais notícias
Assine
TOPO