RuyGoiaba

Vestiu camisa amarela e saiu por aí

15.06.18

Existem certas palavras que, usadas sem ironia numa conversa ou num texto escrito, dão a certeza inequívoca de que estamos na presença de um idiota – um ser dotado de polegar opositor, mas cujo QI é mais ou menos numericamente igual à temperatura ambiente.

“Estadunidense”, por exemplo. Sim, a palavra está dicionarizada. Mas vem sempre acompanhada daquele discursinho DCE (“Americanos somos nós todos, do continente! Quem esses ianques pensam que são?”), e não adianta dizer que, bem, o nome do país dos caras é “América”, igual ao do continente — são Estados Unidos da América como já fomos Estados Unidos do Brasil. “Manifestoche” é outra palavra do tipo: quando você a vir escrita a sério, pode amassar a página e jogar fora a bolinha de papel — ou clicar no X para fechar o site –, porque não há a MENOR chance de o texto prestar.

Nesta Copa, há uma –- por assim dizer — ideia que também é marca registrada de gente burra. Você sabe: pessoas de bem não torcem pela seleção, porque o futebol distrai as pessoas dos problemas do Brasil sob Michel Miguel, muito menos usam a “camisa amarela da corrupta CBF”. É coisa de paneleiro, coxinha, golpista, essa gente horrível que pediu o impeachment da Dilmãe e quer Lula lá (na cela). A camisa amarela sobreviveu à ditadura militar — era o uniforme das Diretas Já –, mas não ao pecado mortal que é não gostar do PT.

Quem lê esta coluna sabe que não sou exatamente um Policarpo Quaresma. Já escrevi aqui que o Brasil não corre o menor risco de dar certo e, no Twitter, sugeri que SETE A UM FOI POUCO substituísse o “Ordem e Progresso” na bandeira do Bananão, por ser muito mais condizente com o país. Mas, no fundo do seu coração, você sabe que, se Gregório Duvivier e Marcelo Rubens Paiva recomendam algo, em geral o certo é fazer exatamente o oposto.

Estou, portanto, seriamente tentado a comprar umas onze camisas da seleção, uma máscara do Neymar, uma vuvuzela e, mesmo incapaz de bater palmas no ritmo, batucar pelas ruas nos jogos do Brasil. Ser Pacheco, irrealista e fã de presepada é o que os brasileiros sabem fazer de melhor, e a Copa é a ocasião ideal para fazer isso. Logo acaba, e então voltaremos à programação normal da terra devastada.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Nesta semana, não há concorrência possível à ridícula manchete do site do PT, “Papa Francisco envia rosário a Lula” –- ou, melhor ainda, “Prisão política de Lula preocupa o Sumo Pontífice”, que foi o enunciado do Twitter do PT no Senado. Logo se descobriu que a história não era bem essa e que terços similares, segundo o Vaticano, “são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo sem entrar no mérito de realidades particulares”.

O PT sabe que não basta achar Lula maior que Jesus Cristo –- afinal, tirou 300 bilhões de brasileiros do mapa da fome, enquanto o Filho do Homem só multiplicou uma meia dúzia de pães e peixes aí. É preciso pôr o Servo dos Servos de Deus a serviço exclusivo do presidiário.

(GIUSEPPE LAMI/EFE)
“Ma che cazzo é essa história de rosário?” (Giuseppe Lami/Efe)

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Goiaba, seus textos são bons e, embora eu não concorde com todas as suas posições, vê-se que és um brasileiro sério e preocupado. No entanto você me lembra o Mainardi no tempo que escrevia para a Veja, sempre jocoso e pessimista. Ele, o Mainardi, mudou muito ao sair do país, talvez também lhe fizesse bem morar em outras paragens. Dibôa.

  2. Não há maior goiabice que o site do PT mentir sobre o crucifixo, porque o Lula não acredita, nem segue a Deus, do contrário obedecia aos 10 mandamento, inclusive o 7... só esse o deixaria fora da cadeia e sem necessidade do crucifixo.

  3. Entendo quem gosta de futebol, mas não creio que o brasileiro precisa de Copa do Mundo pra se divertir, ele se diverte o ano inteiro. Tem carnaval por uma semana, carnavais fora de época, São João por um mês, feriados mês sim outro também, férias de 30 dias... a lista não tem fim. Em 2014 tivemos a Copa do Brasil. Onde isso nos deixou? A copa é apenas mais uma desculpa para se alienar mesmo. Nada mais, nada menos. *Mas o Goiaba tem razão, terei de comprar a camisa da seleção afffff

  4. Os governos petistas destruíram até o entusiasmo dos brasileiros pela seleção. Os mais sensatos estão mais preocupados em aprender a votar. Copa do Mundo e Olímpiada no Brasil foi mais uma farsa para apropriação de dinheiro público. Mentiram e roubaram tanto que hoje predomina a descrença. A mentira mais recente chega a ser absurdamente infantil. O rosário enviado pelo para só é crível pelos que acreditam em Papai Noel entrando pela chaminé com um saco de presentes. Nos poupe!

  5. A Copa não vai cegar a sociedade brasileira pois, pode não parecer, mas, as pessoas estão muito atentas aos desmandos e falcatruas dos políticos, como nunca estiveram em qualquer época anterior. E se não houver fraude nas urnas, a limpeza terá sua continuidade na medida do possível até que essa cambada de maus políticos seja, definitivamente, varrida de nosso país. O brasileiro deixou de ser alienado e desinformado. O que existe ainda, é uma profunda divisão dessa mesma sociedade.

  6. Pô. Não tinha me tocado que a esquerd@lha era contra a copa. Vou amanhã mesmo imitar o Goiaba e comprar uma dúzia de camisas da seleção, e passar a ver até os jogos da Islândia!

    1. Apoiado, petralhada não tem o que fazer a não ser chupar o p... do molusco.

  7. Deixaram "acontecer" e ridicularizar-se sem explicação naquela presepada no sindicato, e agora a "santíssima" igreja quer justificar-se perante a mídia, não incluso aí, os devotos de carteirinha...

  8. Aos cafonas que usam EEUU sigla em espanhol, sao os mesmo que falam estadunidenses, tambem em espanhol. No Brasil, deveremos usar EUA, Estados Unidos da America, e americanos para referir aos nascidos la. Me da caladrios quando vejo gente tentando corrigir o que deveria ser.

    1. Ô Tiago! Ânus tem acento? Então vátomar no ânus!

  9. Torço para o Brasil... sair na primeira fase. Ih, acho que meu QI é de ameba, embora eu não seja (nem um pouco) socialista.

    1. "Ma che cazzo" é essa história de um povo "maria-vai-com-as-outras"? "Ma che" povo "maledeto" é esse que não tem capacidade mental para resistir ao apelo da mídia patrocinada e corre comprar e vestir camiseta amarela? Entendi; quem amarelou diante de um blefe bem arquitetado por Michel Miguel durante a maior paralisação que este país já viu e sentiu, gosta de usar amarelo. Penso que, realmente, amarelo é a cor do brasileiro...(Não sou idiota e nem socialista, tenho apenas brios e vergonha).

    1. Beth, o bicho é comunista, consequentemente, ateu. A unica coisa que ele sabe rezar é: "Não sei de nada".

  10. Se americanos são "estadunidenses" (como escreve, aliás, a Wikipedia), nós brasileiros somos "repúblico-federativenses". Que bom que a militância ideológica traz por marca inconfundível um tenebroso mau gosto.

  11. Olha, juntando o texto do Mainardi e o seu penso que seria o máximo os brasileiros serenamente se divertir e se distrair com a Copa de camiseta e tudo mais e saber que como o Brasil nunca esteve melhor só pode melhorar! Acaba a Copa e serenamente seguimos com a caça as bruxas com a ajuda da CRUSOÉ e tem luz sim no fundo do túnel! Amém!!

  12. Excelente texto! Me representou. Indo agora comprar minha amarelinha pra torcer numa corrente pra frente pela seleção canarinho! Que se danem os circunspectos, até o fim da Copa, AQUI É BRASIL, PORRA!! E que nenhum fiadaputa me venha com mimimi de torcer pra argentina, porque vai levar na cara na hora. VTNC! O que aliás me lembra: a legenda da foto do Papa devia falar “carajo”, não cazzo.

    1. E como diria um primo meu, vamos trocar o hino nacional por Evidências, do Chitãozinho & Xororó. Pelo menos todo mundo sabe cantar.

Mais notícias
Assine agora
TOPO