FelipeMoura Brasil

A farsa

16.08.19

Ampliar o escopo de uma decisão para camuflar um objetivo específico é um truque político praticado sem cerimônia por Dias Toffoli e Rodrigo Maia.

Sobre a rediscussão da execução provisória da pena, a ser pautada para o plenário do Supremo Tribunal Federal, o atual presidente do STF declarou:

“É bom que se diga que não é o ex-presidente Lula que está em julgamento, como muitos acham. O Supremo não vai decidir se solta ou não o ex-presidente nesse processo. O que será analisado é uma questão constitucional abstrata que vai dizer se é possível ou não prender alguém sem justificativa após a condenação em segunda instância ou se devemos aguardar o trânsito em julgado.”

É bom que se diga que, em entrevista à repórter Luiza Muzzi, do Portal O Tempo, publicada no Youtube em 28 de fevereiro de 2016, Toffoli se dizia desde sempre defensor da execução da pena antes de eventuais recursos ao STJ e ao STF: “Eu sempre tive comigo que não era necessário aguardar o recurso especial junto ao Superior (Tribunal) de Justiça nem o extraordinário junto ao Supremo Tribunal Federal.”

Em 5 de outubro daquele ano, o STF autorizou a prisão em segunda instância (em razão dos crimes cometidos, claro; não de outra “justificativa”, como no caso de prisão preventiva durante a fase de investigação), mas Toffoli votou contra o início da execução da pena, contrariando a própria posição declarada sete meses antes.

O que aconteceu de relevante entre fevereiro e outubro? Lula, o ex-presidente responsável pela indicação de Toffoli ao STF, foi indiciado pela Polícia Federal em 26 de agosto de 2016 por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do tríplex, que resultaria na condenação do chefão petista em três instâncias pelos dois primeiros crimes e em sua prisão após a decisão do TRF-4 em segunda.

Lula nunca foi uma questão abstrata para Toffoli. Ele é um padrinho de carne e osso, cuja prisão o ministro ainda tentou evitar em 4 de abril de 2018, ao dar um voto vencido a favor da concessão de habeas corpus preventivo pedido pela defesa.

Já Rodrigo Maia reiterou o que antecipou a mim no Pânico, da Jovem Pan, em 5 de julho de 2019: que o projeto dos senadores Renan Calheiros e Roberto Requião contra 37 ações que poderão ser consideradas abuso de autoridade, quando praticadas para prejudicar alguém ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, é “mais democrático”, pois abrange todos os servidores públicos: “restrito apenas a juízes e promotores, ia parecer alguma revanche de alguém contra outro poder. E não é isso que nós queremos”.

O truque é praticamente confessado: não querem que o projeto pareça aquilo que é – uma revanche de parlamentares investigados e aliados de presos contra a Lava Jato.

Sob o comando de Maia, o “Botafogo” do departamento de propina da Odebrecht, a Câmara então aprovou covardemente o texto-base em regime de urgência e votação simbólica, sem contagem das mãos erguidas em contrário, nem registro de quais deputados votaram a favor da punição de policiais, procuradores e juízes que ousam combater a corrupção, investigando, processando, algemando e prendendo políticos.

Resultado: enquanto o Novo vai ao STF tentar anular a votação, Jair Bolsonaro sofre pressão popular para vetar o projeto de lei, embora seu partido, o PSL, tenha sido um dos signatários do requerimento de urgência para votá-lo, e seu filho investigado, Flávio, tenha votado a favor da versão aprovada em 26 de junho no Senado, que alcançava exclusivamente magistrados e membros do Ministério Público.

O relator da matéria, deputado Ricardo Barros (PP), contou que houve acordo com o governo para que o presidente vetasse apenas o trecho que considera crime de abuso de autoridade, com pena de 6 meses a 2 anos de reclusão, usar de algemas quando o preso não apresentar resistência à detenção – coincidentemente, o único ponto do projeto criticado por outro filho de Jair, Eduardo Bolsonaro, no Twitter, na manhã seguinte.

Toffoli e Maia camuflam os objetivos específicos de soltar Lula e de blindar a classe política ampliando o escopo das decisões. Bolsonaro, se não vetar o conteúdo abusivo do texto, ou se vetar apenas um ou dois pontos para fazer média, terá de camuflar em pragmatismo político sua leniência paternal com a retaliação às forças da lei, ou assumir um discurso contra “abusos” à moda Renan, afetando ponderação.

Felipe Moura Brasil é diretor de Jornalismo da Jovem Pan.

Felipe Moura Brasil é diretor de Jornalismo da Jovem Pan.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mto triste ter q aceitar o posicionamentoda nossa classe política no tocante a corrupção, são criminosos tanto qm comete, como qm os protege!

  2. Estes caras do STF estão tão fora da casinha que o que votaram na semana passada já faz parte de um passado longínquo. Não entendem nada de leis e advogam em benefício próprio.

  3. Excelente. Até óbvia, mas excelente. Uso o espaço para comentar que seu colega dos "Pingos..." (melhor programa do radio tupiniquim) vive dizendo que o Brasil é o único País do mundo que tem índios (aborígenes ficaria melhor) não contatados... Ele (vocês) é excelente, mas isso não é verdade...

    1. É, pelo menos, o único que tem Índio recebendo propina na Planilha da Corrupção da Odebrecht.

  4. Se já houve condenação em segunda instância há justificativa para a prisão. Os múltiplos recursos só servem para descumprir a lei.

  5. Veremos de que lado, realmente, Bolsonaro está, do lado dos infratores e investigados, ou do lado dos que votaram nele acreditando nas propostas de campanha, que seriam de apoiar a Lava Jato e Sérgio Moro.

  6. Esgotou o assunto de forma magistral. Disse tudo. Ainda bem que ainda temos quem expresse de forma límpida o sentimento da grande maioria.

  7. Meu comentário foi interrompido por erro meu de teclagem. Concluo dizendo que o Bolsonaro está decepcionando seus milhões de eleitores de forma irreversível. Ele trocou a Lava Jato pra defender o filhão cheio de mumunhas e histórias cabeludas. Com isso já sabemos, e vai em caixa alta: O BOLSONARO SERÁ O ADÉLIO DA LAVA-JATO. Quem diria, né? E os filhos dele estão se mostrando piores que os do prisioneiro de Curitiba porque foram eleitos também no embalo do pai. Já estou farto de todos eles.

  8. Parabéns Felipe, como sempre, contundente.Pensando no País.Como o Sr. Presidente pode trocar 57mi de votos por dois filhos ??? Quando Flávio atuava na Alerj, o papai não sabia das "tramoias" que o filhote fazia?Claro que sabia como todo mundo.Naquela época ele devia ter corrigido a "rota torta" do menino , não esperar ser eleito , tentar salvá-lo e sacrificar o voto de 57 mi. de brasileiros , com o sentimento de vítimas de um estelionato eleitoral.

  9. O STF e a câmara através do nhonho não fazem o papel digno de vetar um projeto da dupla meliante Renan e da coisa do Paraná, obrigam o presidente a tomar uma decisão de vetar,

  10. Flavio Bolsonaro está custando muito ao país : A corrida contra a impunidade, contra a corrupção, bandeiras levantadas pelo pai antes das eleições.

  11. Muitas são as manobras de certos ministros do STF, mancomunados com alguns dos políticos eleitos para o legislativo e executivo, que visam se proteger contra a desenvoltura da justiça.

  12. Sr presidente , seja nossa referência para sempre como homem honesto , íntegro . Não se deixe levar pelas pessoas de mal Caráter . Vete todos os itens sugeridos pelo dr Sérgio Moro .

  13. Não é de hoje que Rodrigo Maia tenta com seus colegas fazer algo audacioso. Quem não se lembra das 10 medidas contra a corrupção votada e totalmente modificada na calada da madrugada. Enquanto todos os olhos estavam voltados ao acidente com o time da Chapecoense, Rodrigo e sua turma, alteravam totalmente o texto inicial de Dellagnol. Canalhas!!! Por uma nova Constituinte, já!!!!!

  14. Tofoli tinha mesada e sua mulher patrimônio descoberto estava sob investigação da SRF. Gilmar quer proteger os bandidos do psdb, pmdb e sua mulher, que também tem patrimônio a descoberto e também estava sendo investigada. Fora o botafogo, conhecido como Nhonho, e seus comparsas de plenário. Com um time que joga como o psl não tem perigo de dar certo. Cada um pior que o outro, só trapalhão

  15. Esse Presidente está muito vinculado aos interesses de seus filhos e, não vai conseguir atender aos reclamos do seu eleitorado. Esses não são bobos , nem xiitas, como os adoradores do líder petista já condenado. Se esse Bolsonaro nao for correto, optar em defender a calhordisse dos filhos, firmar acordo com a bandidagem instalada no STF e no Legislativo, vai cair igual a Dilma, pois não terá apoio da população. Ele que experimente para ver o resultado.

    1. Impeachment do JB. Assume o Mourão, depois o Moro. O povo manda, quem paga o salário destes invertebrados é ele. Vamos depurar!

    2. Concordo. Contudo, mesmo que caia por falta de apoio popular, o estrago maior já estará feito: - com a soltura do molusco e outros corruptos, com a blindagem daqueles que ainda não foram presos e com o desmantelamento da Lavajato.

  16. Parte do congresso brasileiro se transformou, juntamente com parte do judiciário, nos maiores e mais poderosos, defensores do crime de colarinho branco e atraso ao desenvolvimento do Brasil. Se as forças armadas não por em prática a suas lei áurea, que é defender o povo brasileiro dos inimigos da pátria, o governo não só obterá vários revezes nessas casas como perderá muito tempo pra começar a crescer. Não vejo outra saída a não ser exterminar o joio infiltrado no trigo.

  17. As conveniências pessoais movem esses agentes públicos inescrupulosos. Toffoli se fantasiou de ministro do STF ,foi e continua sendo advogado do PT, pago pelos contribuintes. Rodrigo Maia, vulgo, Botafogo, é quem dá conta de ser, um oportunista com um caráter duvidoso.

  18. Bolsonaro com os últimos movimentos de acordão com Tóffolli, Maia e Alcolumbre, por causa do filho Flávio, me provoca decepção e quase arrependimento no voto que dei. Valeu apenas pela retirada do PT do poder. Mas isso é muito pouco e a continuar neste movimento de queda de valores vai ensejar o retorno da esquerda ao poder. Vide a Argentina!

  19. Hoje, tudo que se refere à Camara dos Deputados, Senado e principalmente ao STF podem jogar na lata de lixo. E coitado da lata de lixo porque haja porcaria para serem descartadas. Se analisarmos do ponto de vista do tempo perdido, quanto tempo os Tribunais Superiores perdem literalmente para assuntos irrelevantes que já deveriam estar concluídos e deixam para trás pautas que realmente precisam ser votadas. Em resumo, fechar tudo seria uma baita economia para o país...

  20. Pois ê, o Bolsonaro faz um discurso de campanha o povo acredita e o elege. Bastou o 01 entrar na mira da justiça para as posições de campanha alterarem. Se o Bolsonaro TIVER VERGONHA NA CARA vetará, por completo, essa lei Do abuso de autoridade. Vai um recado para os militares também: vcs são uns acomodados, porque, se fossem patriotas de verdade já teriam assumido o comando do país. São todos covardes

  21. Soltar o molusco será um tiro na cabeça do Olimpo dos deuses, pois são imprevisíveis as consequências , o povo brasileiro não irá aceitar pacificamente está farsa em prol do líder da dita democracia lulopetista cleptocrata que irá destruir o que resta da combalida economia com a volta deste maldito santo de Garanhuns ou suposto pai dos pobres ..com a palavra os militares e quem viver verá o triste fim desta maldicao política que ameaça o Brasil que trabalha e paga impostos com tal retrocesso

  22. Cada dia fica mais evidente que o apoio ao presidente Bolsonaro é diretamente proporcional ao seu apoio à Lava Jato e ao combate à corrupção. Se ele negligenciar nesses dois pilares irá perder muito do apoio popular que tem hoje. Fique atento presidente, pois nós eleitores do Senhor, não fazemos parte de uma seita que endeusa corruptos.

    1. Estou arrependida por ter acreditado na moralização do país.Só decepção. Pessoas do quilate de Moro e Dallagnol estão sendo perseguidas por combater a corrupção. Qual será a decisão do Executivo? E a autonomia dos três poderes?

  23. Votei no Bolsonaro mas estou de olho no que ele vai fazer! Não quero me decepcionar vendo suas promessas de campanha, como o combate a corrupcao, irem para o ralo! Não nos decepcione! Seja machão...

    1. Ele já entrou. Vide atuação no COAF e Receita. E parece que a reação popular não virá a altura. Oremos...

  24. Tá começando a ficar nebuloso as coisas, deveria deixar o filho responder pelos seus atos e continuar defendendo o seu discurso quando candidato.

  25. Parabéns Felipe, como sempre, muito assertivo. A tramoia já está feita. A pergunta é, O QUE PODEMOS FAZER? Temos que reagir, pressionar tanto o congresso como o STF.

  26. Todo Brasil pensava que realmente muita coisa iria mudar no país depois da eleição de Jair Bolsonaro. Infelizmente o que se vê é totalmente contrário. Nunca teve tanto arranjos, tramoias, acertos escusos tudo no sentido de livrar os bandidos corruptos da cadeia e os parlamentares indignos e cafajestes dos processos e da prisão. Diante do que está acontecendo nos bastidores e interior de gabinetes passei a ser um defensor da ideia que só as FFAA terão a capacidade de colocar o país nos trilhos.

    1. José, tentando ser justo, existem fatos que não tomamos conhecimento. Todos sabemos, em todos os escalões, que a vida é uma política. Penso tb que Bolsonaro está em uma verdadeira sinuca de bico e seu filho é só um dos ingredientes. Eu entregaria a cabeça do meu filho que pecou, embora mais da metade do Congresso faça o mesmo, mas exigiria apuração de pelo menos metade dos congressistas. Só no Rio são mais de 2 dezenas na Alerj. E cortem 50% do nº de assessores e $$$ que correspondem a esses 50%

  27. Vivemos um verdadeiro pesadelo, que parecia estar se encerrando ao final da gestão Dilma-Temer. Talvez tenhamos sido enganados, mais uma vez, por um discurso que todos desejávamos. Vamos torcer para que Bolsonaro honre suas tradições militares. #vetabolsonaro

  28. Não entendo a decepção dos que votaram em Bolsonaro. Já estava escrito. Não sabem ler ou não quiseram ler o óbvio? Eu sempre pressenti essa conduta. Há muitos sinais em sua vida pregressa de político acomodado que nos orientavam a desconfiar de sua sinceridade e engajamento à vontade popular. Para muitos que votaram nele, sem confiar muito, apenas para evitar que o PT se perpetuasse no poder, já era esperado que seriam 4 anos perdidos. Mas a realidade está saindo pior que a encomenda.

    1. Vernei... Cara vamos parar com essa historia de 16 de Esquerda, isso já foi combatido... A questao agora é que sob um discurso de mudança, Bolsonaro foi eleito, e em 8 meses de Governo, esta sendo orquestrado a destruição da Operação Lava Jata, isso em 8 meses (oito), algo que a esquerda vinha tentado a anos e não estava conseguindo. Então, enquanto ficarmos nessa de esquerda e direita, ficamos cegos para o que esta sendo feito nos bastidores, na calada da noite, sendo que os sinais estão ai...

    2. Realidade perdida foram quase 16 anos de desgoverno petista, assaltando os cofres públicos e mandando nosso dinheiro para financiar ditaduras. Como podem ser tão cegos esses esquerdopatas.

  29. Infelizmente Bolsonaro se afasta, dia a dia, das suas promessas de campanha! Votamos nele pra presidente mas quem governa é o STF em dobradinha com Maia e Alcolumbre. Na verdade, a família Bolsonaro (pra nossa decepção) tem alguns esqueletos no armário, o que a torna refém do famoso “mecanismo”.

  30. Já que ficou pra ele descascar o abacaxi colhido pelo Maia e lhe oferecido em Bandeja de Ouro, quero ver se escolhe os canalhas ou o povo que o elegeu, simples assim...depois disso teremos continuidade ou fim precoce do seu governo.

    1. Assino embaixo. A sorte está lançada! É o que vai definir o comparecimento dos que o elegeram dia 25 nas ruas.

  31. "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és"! Revele-se Bolsonaro!... Vamos ver se as suas atitudes na Presidência condizem com o discurso de campanha eleitoral sobre o seu apoio à Lava Jato e Sérgio Moro... #InMoroWeTrust

  32. Sempre fui bolsonarista de primeira ordem. Caso Bolsonarose alie a Tofoli, Maia Botafogo , Alcolumbre...pulo fora do barco. Sempre aparece uma terceira via (Doria, Moro, Partido NOVO)

    1. É isso aí. Mas não vou me iludir com esse Dória. "In Moro we Trust"!

    2. Se Bolsonaro se aliar a Toffoli, Maia e Alcolumbre, ele vai se igualar a essa esquerda bandida que a 4 mandatos arrebentaram com nosso país. Se Bolsonaro assim fizer não conte mais comigo como correligionário.

  33. Ele falou que "se o filho cometeu erro tem que pagar"....., quero ver se JB vai apoiar o proposto por Ré-quião e Ré-nan!

  34. Aplausos à Gilmar Mendes, ele vence sempre. O deus todo poderoso dessa falsa república. Quem não o teme, rasteja á seus pés.

  35. Se Bolsonaro preferir ficar ao lado de Toffoli e Botafogo, a corrupção continuará livre e o Brasil longe do mundo civilizado. Lamentável! Parabéns pela análise Felipe.

  36. Felipe Moura Brasil, você continua o mesmo. Claro, conciso e verdadeiro. Infelizmente, O Antagonista parece estar aderindo a grande mídia. Só falta mesmo pedir o Lula livre. No caminho que vai, poderá ser a maior decepção da imprensa brasileira. Mais tarde, voltarei para ver se esse comentário será publicado. Se não, desisto, inclusive cancelarei minha assinatura da Crusoé. Não entenda como uma chantagem. Entenda como um lamento. Um triste lamento.

  37. Toffoli sempre foi militante petista, mudou sua posição a respeito de prisão em 2a, Instância após prisão de Lula. Não tem moral e nem caráter. Maia e Toffoli querem soltar o 9 dedos de qualquer maneira, esse projeto de AAutoridade é tão imoral como Congresso repleto de investigados. Maia (botafogo nas planilhas da Odebrecht)e Toffoli são dois hipócritas ainda por cima medíocres. N O J O dessa gentalha.

  38. É mas diga-se de passagem que os deputados do PSL, e o 01 do Presidente estão vacilando com os eleitores. Em entrevista á GNews Flavio se disse favorável á aprovação do Abuso de Autoridade, que dizer da lider do governo no Congresso defendendo esta aberração? E q dizer do Delegado Waldir que assinou a urgência do projeto? Tá uma merda isso tudo!

  39. O SR presidente tem que vetar (O abuso de autoridade) pois e obra do Requiao e Renan, tudo para libertar ospoliticos,E o Lula e os demais

  40. Bolso vai ter que escolher entre os corruptos e seus eleitores. Vamos ver para que lado ele vai, cumprir suas promessas de campanha ou desapontar seus eleitores.

    1. Vai ser o que sempre foi, um político , com seus interesses .

  41. Sempre torci para q Bolsonaro desse certo no governo, más a sua família está estragando tudo, tornando-o inimigo daqueles q o elegeram.

  42. A análise é esclarecedora, porém, fica muito claro, também, que todos se preocupam com a própria pele, em detrimento da população que clama por transparência nas decisões políticas e principalmente por justiça, doa a quem doer.

  43. Felipe você que é brilhante, cheque pfv : Nos trinta anos desta constituição, por qtos anos a prisão após condenação em segunda instância é a regra x o contrário. Eu diria q seria 25anos x 5 anos.

  44. ESSES CANALHAS NÃO TEM MAIS NADA A PERDER SABEM BEM QUE A HORA DO XADREZ ESTÁ SE APROXIMANDO. CONTAGEM REGRESSIVA 10 9 8 7 6 5 ...

  45. Na verdade o personagem que mais intriga neste show todo é o Presidente! É notório que Dias Toffolli da canetada em diante criou asas. Mas Bolsonaro esta em toda parte entao como ele nao soube do requerimento de urgencia do PSL para votaçao da PL? E porque eles fizeram isso ? Não ha explicação a nao ser um acordo. Agora cabe a soc avaliar melhor ! Além disto vejo muito mais a Lava Jato como moeda de troca do que qq outra coisa. Acho que parou por aqui a Lava Jato. E isso é parte do acordo.

    1. Essa é minha ultima cartada! Se ele estiver fazendo isso para aprovar o seu plano de governo ! Pq nada é pior do que o PT. E esse sera o dilema bras por muito tempo. Nivelados por baixo aceitarmos ou não algumas coisas em detrimento de outras. É um despertar de amor a pátria! Mas teremos que ser maduros e unidos. Aí o Maia vai chorar todo santo dia ... como sempre de raiva !

  46. a verdade é uma só.... esse Flávio tirou a autonomia do presidente em relação ao combate à corrupção. Votar junto com o PT para tentar salvar a pele de corruptos só mostra paridade de receios com os petralhas. espero que Bolsonaro reflita sobre a importância e força de Moro e espero que ele tenha coragem de deixar seu filho pagar por eventuais erros.

  47. O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga. Provérbios 13:24 . Aquilo de usar a Bíblia durante a campanha eleitoral era só teatro para enganar trouxas não é Bolsonaro ? Para tentar esconder as falcatruas do filho corrupto Flavio se alia à bandidos .

  48. A Crusoé esta semana apontou para o momento decisivo do governo. Jair está encurralado e o filho Flávio é refém. Entre família e Estado, qq decisão é terrível para o presidente. Xeque-mate?

  49. Vindo de Renan Calheiros e Requiāo boa coisa é que nāo poderia ser. Atacar a justiça e defender bandidos é a única razāo para esses canalhas.

  50. O Presidente Bolsonaro tem que vetar esta lei , a pedido de 50 milhões de Brasileiros que votaram nele, do contrario ele estará afundando nas pesquisas e se vendendo aos crápulas políticos!!!

  51. É o obvio escondido do povo pela grande imprensa que ainda abana o rabinho para Lula. Eles são cheios de truques e nós procuramos seguir a tabela ...enfim seria também um truque dar 5min diários ao Olavo de Carvalho para falar sobre democracia.

  52. Bostanaro vai bater todos os recordes de picaretagem já vistos no Brasil . O sujeito junta tudo que o Lula, Dilma e o Temer são e ainda é capaz de ter mais safadezas na manga . Isso em apenas seis meses . Vem muita merda por aí , vai ser um tsunami de côcô e um salve-se quem puder . P.Q.P. !

  53. Estou me preocupando com o que faz Bolsonaro, visto que nenhuma investigação pode ser paralisada, especialmente por ação monocrática de um ministro do STF e isto ser aceito por causa do Flávio. Para mim era caso de atitudes mais drásticas do povo.

  54. O Sapão tem uma seita que abrange em torno de 30% da população . Fiéis fanáticos e irracionais. Bolsonaro tem um apoio (como o meu) de uma parcela pensante relevante que votou no seu projeto contra corrupção .Se der mostras de conivência com a corrupção vai perder .

  55. Se não vetar temo que a próxima consequência será a demissão de Moro que não poderá se manter calado ou aceitar passivamente está facada na luta anti-corrupcao principal motivo de ter aceito o cargo

  56. Não há espaço para acomodação... Bolsonaro vai escolher de que lado vai fica. Da sociedade ou de quem luta desesperadamente e de forma covarde para perpetuar as práticas espúrias. A escolha é dele perder ou não o apoio popular.

  57. O problema é estarmos completamente desmobilizados. Temos que ir para as ruas, parar este país, exigir respeito. Temos que mostrar nossa força e não ficar apenas nas redes sociais nos lamentando. Onde estão os movimentos de rua? É urgente a nossa mobilização. O Bolsonaro já está fritando o Moro!

  58. Bolsonaro não pode “rasgar” o discurso anti-establishment e anti-corrupção pelos quais foi eleito, e comungar com essa Lei Criminosa, ardilosamente arquitetada e aprovada pelos maiores pulhas da política nacional, sob pena de ver seu apoio popular e futuro político completamente detonados!!!!! Afinal, que sentido faria continuar apoiando um Presidente que se pretendeu reformista e ético mas que, na primeira oportunidade, fecha os olhos e comunga com os corruptos de sempre...?????! #vetabolsonaro

    1. De acordo. Mas de qualquer forma estaremos ferrados, se não vetar os criminosos ganharam a batalha. Se vetar, todos os corruptos, que são a maioria, se voltarão ainda mais contra o geverno. Se já há má vontade dessa corja, imagine como ficará.

  59. Finalmente o Brasil tem um farsante de direita ocupando a presidência . Vamos ver se consegue superar a turma da esquerda em picaretagens.

  60. Vetar esse disparate é urgente e necessário! Bandidagem não pode sair impune! Chega de impunidade ! O Brasil precisa evoluir e dar credibilidade ao mundo! Retrocesso Não! AVANTE BRASIL! AVANTE LAVA JATO! AVANTE GOVERNO BOLSONARO! 🇧🇷🙏🇧🇷🙏🇧🇷🙏🇧🇷

    1. Tem que ser pressionado, até vetar, integralmente, esse absurdo.

  61. O teste do Bolsonaro vira com o veto a essa lei esdrúxula e a nomeação d PGR. Ele se prova e mantém algum apoio ou confirma o acordão escuso de proteção mútua com o Toffoli, Maia e Alcolumbre e enterra o futuro do Brasil. Veremos...

    1. Gostaria muito de acreditar que o Bolsonaro vetará. Mas acho que a vaca foi pro brejo. Se vetar, a guerra se acirrará.

  62. #ForaBolsonaro, a traição já está clara. #Moronaocbinacombandidos Sr. Moro, largue este governo e prepare-se para a próxima eleição.

  63. Bolsonaro foi eleito para tirar a quadrilha do poder. Foi escolhido com a bandeira de combate a corrupção. Ou faz de verdade ou sepulta de vez as esperanças dos brasileiros e qualquer apoio que o governo ainda tenha dos cidadãos de bem.

  64. Político que fica rico na política o que é ? Um ladrão . Se o Flavio Bolsonaro e sua família tem patrimônio multimilionário então o que são ?

  65. Decepção é o meu sentimento! País de bandidos!! Corja! Cambada de malfeitores! Corruptos! Não tem jeito, o país já se encontra em estado de putrefação! É fim de linha!

  66. Bolsonaro Teu governo não existiria não fossem os inconformados com a corrupção do PT e Temer, e os Evangélicos. Dependendo de sua atitude agora, vai perder a maioria do apoio. Não se reelegerá. A hora é agora. Mostre a sua cara. Escolha o seu lado...

  67. O quê Sarney , Collor, FHC, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro tem em comum ? São todos uns canalhas, ou o popular F.D.P. referentes a aqueles que não sabem quem é o pai . Merecidamente . Vai ver o Adélio estava certo .

  68. Bem, o Dias Toffoli sempre foi PETISTA ROXO. Alguém tem dúvida disso? Mas quero dizer o seguinte: se o Toffoli soltar o corrupto LULA, ele também vai ter que soltar outros 190.000 colegas do chefe da Organização Criminosa, certo? Aí, pro Toffoli mostrar mesmo que é um homem isento, macho, vai passar a andar SEM seguranças (que são pagos com dinheiro do contribuinte), SEM carro blindado, viajar de avião na classe econômica e andar à pé pela rua. Ok?

  69. Crua análise do jornalista acerca de dois tipos deletérios que confirmam a condição de MEROS FANTOCHES, pecha desde muito conhecida pela maioria da população brasileira. Ambos (Maia/"Botafogo" e PToffoli/"Amigo do Amigo do Meu Pai"), se merecem e se completam, tanto no submundo da política quando na vulgarização dos cargos públicos que ostentam com a empáfia e hipocrisia das suas pomposas e desonrosas manifestações públicas, a causarem NOJO e VERGONHA desses dois farsantes/oportunistas.

    1. Sugiro aos leitores da Crusoé a leitura do primoroso artigo de Ana Paula Henkel, intitulado "Escolha o Seu Lado". "Salvei" ambos para a "posteridade". Jamais imaginei que depois de defenestrada a Seita CorruPTa" do poder, os mesmos políticos sujos e os "supremos" premiados com o cargo que jamais fizeram jus por "direito" (desculpem o trocadilho) continuassem desassombradamente promovendo os conchavos e as negociatas espúrias, dentro e fora do lodaçal pútrido que há muito se lançaram

    1. Ainda te resta dúvida? A resposta é óbvia ululante.

  70. Caso Bolsonaro venha a concordar com essa "trama" não terei mais nenhum motivo para apoia-lo... seria a maior decepção para os brasileiros de bem..

  71. Até agora todas as irregularidades de Bolsonaro são do nível mensalinho Severino Cavalcanti, como o caso da Val do Assaí e de outros assessores. Mas o 01 tem se mostrado um corrupto de proporções petistas. Se Bolsonaro quer estragar tudo para salvá-lo então não merece mais a Presidência. Se eu fosse o pastor que Bolsonaro "Deus acima de tudo" ouve, assim o aconselharia: sacrifique o Isaque, Abraão, está na hora de mostrar que para você "O Brasil está acima de todos."

    1. Perfeita ponderação, mas acho que o próprio Presidente está envolvido nas maracutaias, prova indiciária disso é o cheque do Queiroz depositado na conta da Michelle. Infelizmente, Bozo escolheu o lado do crime. Cabe ao povo dar a resposta.

    2. Concordo com você Vinícius! Está na hora do Presidente fazer o que sempre falou

  72. Duas personagens indigestas do cenário nacional. Uma, presidente da casa mais corruPTa do planeta, a câmara. Outra, que muda de opinião ao sabor do vento, presidente do stf (com minúsculas mesmo, tamanha a insignificância dessa corte).

  73. Esse Felipe Moura Brasil, olavista de carteirinha e da rádio JP, é muito comedido nas críticas à família Bolsonaro, apenas citando indiretamente os membros.

  74. Ótima matéria! Estamos diante de um jogo perigoso e delicado! Apoio o governo JB mas não devemos ser lenientes com erros ou abusos cometidos ! Não temos bandido de estimação como a petralhada nossa conhecida! Ele tem que vetar! É o que esperamos ! Qual o motivo do Flávio Bolsonaro ter votado a favor? Lamentável! Do Botafogo não poderíamos esperar outra coisa a não ser isso. Temos que pressionar para que esse governo faça aquilo que prometeu e para aquilo que foi eleito !

    1. E cidadãs como Joyce Hasselman e Janaína pascoal têm que pensar seriamente em sair de um partido que apoiu este absurdo. Os milhões de brasileiros que votaram nelas estão se sentindo traídos.

    1. A Joice e outros foram dissuadidos de peticionar no STF pelo presidente do PSL para não se indispor com os outros partidos tão longe das eleições, e para esperar a “poeira abaixar”.

    2. Antes do fim do ano Moro sai. Pede o boné. A economia vai começar a dar resultados concretos a partir de novembro, mas Moro não acha que economia bombando ou qualquer bom resultado em qualquer área justifique a blindagem de corruptos.

    3. Concordo. Se ele não vetar mostrará sua verdadeira face !!! Seu discurso e promessa foi o de combate à corrupção. Se aprovar essa vergonha estará realmente perdendo o apoio da população, da verdadeira imprensa e do Ministro Moro que colocou todas as cartas em seu governo

  75. Entre salvar o governo ou salvar o filho, está muito claro o lado em que Bolsonaro está. Mais uma vez fomos enganados numa eleição (no 2o turno), por absoluta falta de opções.

  76. A par dessa discussão, quando juízes serão responsabilizadas por suas decisões estapafúrdias, que causam enormes prejuízos ao erário? Nunca! Liminares determinando pagar benefícios sem direito, embargando obras, liberando recursos bloqueados por suspeita de fraudes... a lista é interminável, e no final o Estado (união) arca com o prejuízo provocado pela cabeça de milhares de juízes, e sem possibilidade de ressarcimento. Essa irresponsabilidade total sim deveria ser coibida.

  77. VERGONHA! Tonto de nós acharmos que vivemos num Estado Democrático de Direito. Aqui meia dúzia manda e desmanda com a anuência do STF corrupto. Difícil achar um deputado ou senador sério. Quando acha, os corruptos não o deixam prosperar. É calado e difamado. Democracia só existe para cego ver. Somos e seremos eternas marionetes. Mudanças só serão vistas na BALA, essa é a verdade. Ser humano só aprende na dor, se aprender. Bicho burro e teimoso.

  78. Bolsonaro está numa sinuca de bico! SE participar da FARSA tão bem descrita, vai IMPOR AO FILHO mancha talvez mais grave do que se o caso fosse devidamente esclarecido, ao invés de escondido e blindado. Por outro lado, SE assumisse a luta contra a CORRUPÇÃO, vetando a Lei, iria contrariar parte dos congressistas de quem depende para aprovar seus projetos (e que continuarão a dificultar sua vida). MAS não perderia nenhum dos mais de 55 milhões de eleitores. E ainda precisa escolher o PGR adequado

  79. Bolsonaro de rabo preso por conta do filho! Ganhou Toffoli! Credo! Não governa mais. A ele cabe ficar falando besteiras. Triste fim para tanta esperança!!

  80. Bolsonaro tem que entender que ele está na Presidência pelos votos de 50 milhões de brasileiros e não foi a escolha nem do Rodrigo Maia nem do Toffoli!!!

    1. O JB está no poder porque teve uma grande ajuda do Moro e agora se aliando ao Tofoli ao Maia e Alcolumbre para ajudar o filho.

  81. Uma vergonha . Bozo tu vai ficar apenas com os cegos jumentos que continuarão te chamando de Mito . Talvez uns 5 milhoes de seguidores nos moldes do Lula Livre . Bozo é mais um canalha . Quer salvar o filho corrupto . Votei no Bozo contra o Lulo Petismo . Falta de opção pura . Alckmin é outro do time do Aecio . Sou um tolo .. sempre acredito que Lideres tem ideal ... Realmente tem um Ideal ROUBAR !

  82. Do cacete, bem pensado, bem escrito e fundamentado. O fato real, é que estamos fudidos. Na eleição a escolha era entre o ruim e o pior. O pior perdeu, ficamos com o ruim na expectativa que o Moro e o Guedes transformasse o ruim em, pelo menos, aceitável. Não rolou. O paternalismo protetor contra os filhos políticos espertinhos, mandou na jogada. O Bolsonaro salvou o filho mas esfaqueou a Lava Jato. O Bolsonaro é o Adélio do Moro.

    1. Se não for vetado a maioria dessa lei do Renan e Requião com alguns penduricalhos do Maia, o Bolsonaro vai perder a maioria dos seus seguidores / defensores...eu sou uma!!!

  83. CADÊ O PSL DO BOLSONARO ,E O FILHOTE DEPUTADO .BOLSONARO DEVERIA ESTAR ATENTO A ESSES DESCALABRO E NÃO FALANDO ABOBRINHAS EM PALANQUE COM CORRUPTOS COMO MÃO SANTA E CIRO NOGUEIRA .CADE O DISCURSO DE FIM DA CORRUPÇÃO ? Tomou Doril junto com Queiroz ? Ou está devendo a Toffoli pela blindagem do filho Flávio ???

    1. Até a Joice ta passando panos quentes. No Video diz... Estamos em uma Democracia . Ou seria a Proprinocracia instituída . Espero que A Carla Zambelli mantenha seus principios Republicanos Ou vão pedir Lula Luvre já? .

  84. A verdade, Felipe, é que estamos muito mal de políticos. Desde sempre. E eu, admito, caí no conto do "mito". Bolsonaro tem se mostrado igual a todas as outras raposas, quando visto em maus lençóis com a Justiça e para proteger o filho (que parece ser um criminoso - e pior, dissimulado -, aproveitando da boa-fé do brasileiro.

  85. Qdo isso vai acabar? Os próprios criminosos advogando em causa própria? Aguardar o trânsito em julgado é manter a impunidade dos ricos e poderosos. Bando de cara-de-paus, sem vergonha na cara e cínicos.Isto são os políticos...

  86. Bolsanaro e o PSL esta achando que o povo vai deixar ele governar 15 a 20 anos, como aconteceu com o PSDB e ou PT, vai quebrar a cara, já nas eleições municipais!! Se cuida não!

  87. O Bolsonaro não pode esquecer que são quase 60 milhões de brasileiros eleitores que o elegeram para “moralizar” o Brasil... Portanto, ele está obrigado a vetar essa aberração!!!

    1. Na eleição o lance era escolher entre o ruim e o pior. O pior perdeu. Ficamos com o ruim torcendo pra que o Moro e o Guedes realizassem a qualidade de governo sonhada. Dançamos no sonho. Os filhos do Bolsonaro não detonaram o pai, estão detonando as esperanças que tínhamos. O presidente em 8 meses já está dissolvendo a Lava Jato. O Bolsonaro é o Adélio do Moro. Os petistas estão gargalhando com o Toffoli e o Beiçola orquestrando o sarro em nós.

    2. Concordo inteiramente! Mesmo que ele esteja pensando nos filhos, e quiser fazer valer a sua palavra, cauterização que vetar tudo, e começar tudo de novo! Qual foi a promessa de campanha? Seus eleitores vão todos botar ele para escanteio e votar no Moro!

  88. Duvido que Bolsonaro vai manter o já esquecido lema de campanha "O Brasil acima de tudo e Deus acima de todos"; ele já deu mostras suficientes de que seu lema passou a ser "os meus antes de tudo e eu acima de todos". A farsa está aí. Nunca jamais em tempo algum um governo foi tão rapidamente desmascarado, mas para tentar acalmar o Povo, farão algo semelhante ao bolsa-família, que garantiu 40 milhões de votos à quadrilha pt: vão ajeitar a economia por uns dois anos e cobrar por isso depois.

  89. Será que Mourão vai ficar assistindo o Bolsonaro dançando em cima dos brasileiros q o elegeram? Onde anda o vice Mourão que ainda não se manifestou?

    1. Está na praia de Copacabana! Ele já viu em que enrascada se meteu, sendo o vice de Bolsonaro!

  90. Adeus governo bolsonaro virou de lado que decepção e fica tirando onda se aliando a quem quiz derruba-lo tofolli, Nhonho, Alcolumbre ADEUS GOVERNO BOLSONARO PERDEU TOTALMENTE O APOIO DO POVO

  91. Será péssimo se JB não vetar... Sabe aquele 1/3 do eleitorado ao qual você se refere sempre? Aquele que votou contra! Cá estou eu à procura de um ser humano honesto p/ 2022... Em franca pesquisa.

    1. Já existe um sistema informatizado que administra PROJETOS e não dá carta branca para políticos agirem a vontade. Vai chegar o dia em que vamos priorizar PROJETOS e não políticos.

    2. Eu também! Se ele não vetar voto em qualquer um que não seja de esquerda! Até no Novo! Quem sabe dá certo!

  92. O que resta ao Brasil diante de tanta torpeza contra os que combatem a corrupção : Rezar... para que a luz da sabedoria dos bons princípios, da ordem e dignidade iluminem o Presidente do Brasil.

  93. Para livrar o filhote, o presidente afunda nossas Instituições. Como ex militar sabe que traição é imperdoável. Acorda antes que afunde no excremento.

    1. É isto mesmo! Pelos filhos ele vai nos deixar na mão! Será? Espero sinceramente que não ! Que Deus o Ilumine, para que vete tudo !

  94. Bolsonaro vai cometer seu suicídio político se não vetar esta lei nojenta. O povo, que estava ao seu lado, passará a criticá-lo sem dó. Se ele quer dar o exemplo para todos, que deixe ser filho ser investigado como qualquer um.

  95. O Brasil pede socorro! Bolsonaros tem rabo preso com malfeitos e milícias. Os três "poderes do mal" fizeram um Pacto do Cão para enterrar o combate a corrupção que eles praticaram, praticam e praticarão. Tempos difíceis viveremos!

    1. Concordo inteiramente! Pelo menos o Deputado foi lúcido!

  96. O abuso de autoridade definitivamente não combina com o excludente de ilicitude para os policiais em serviço. O presidente tem que decidir se é esquizofrênico e não vai vetar essa estrovenga ou vai cumprir promessa de campanha e lutar contra a corrupção! Meu voto vale muito, mas minha fiscalização vale muito mais!

  97. Parece que temos mais uma vez o histórico VOO DA GALINHA. Não se consegue sair do estrume e há estrume em todos os lugares.

  98. Felipe, já passou da hora de criticar Bolsonaro mais enfaticamente: esse sujeito está claramente tentando arrumar a vida das crias, colocando em risco o combate ao crime, à corrupção e as reformas. Seja mais duro.

  99. Bolsonaro foi eleito para combater a corrupção . Ele não foi eleito por Bolsonaristas . Se , para salvar seu filho ladrão, ele comprometer todo um país , estaremos perdidos . Mais uma vez o Brasil não sairá do atoleiro por causa de uma aventura no poder . Lamentável ! Desesperador !!!

  100. Até hoje ninguém conseguiu me dizer quando se dá o trânsito em julgado. Sempre respondem que “é quando não cabe mais recurso”. Só não sabem responder quando é que não cabe mais recurso!

    1. Para o Lula sempre cabe mais um! Porque não encerram o primeiro caso do álula de uma vez por todas? Ele perdeu para o Moro, perdeu para o TF4, perdeu para o STF e perdeu para o STJ! O que falta mais para estar com trânsito em julgado ?

  101. Se Bolsonaro não vetar, será uma traição aos seus eleitores. Ele tem uma grande oportunidade de mostrar que é “macho “ mesmo, não só no discurso

  102. Perfeito,Felipe! Só espero que Bolsonaro não decepcione todos aqueles que acreditaram que haveria mudança de rumo na História do Brasil! Veto já!!!

  103. Estamos mal! Votamos nele para tirar o Pt e pela Lava Jato mas a força da leniência e dos interesses pessoais mostra que o Brasil não está acima de tudo!!

  104. Abusam da autoridade para acusar os outros disto. Canalhas. Bolsonaro derretera se aderir a este pacto de cafajestes. Faça sua escolha, presidente.

  105. Dependendo dessa decisão, Bolsonaro poderá perder milhões de votos numa só canetada, mas esquerdopatas não se enganem, Lularápio nunca mais, fora petismo 👆

  106. Dias PToffoli deu um golpe de mestre livrou sua mulher e do Gilmar Mendes e ainda deixou o PR Bolsonaro seu refém. com uma canetada só

Mais notícias
Assine
TOPO