DiogoMainardina ilha do desespero

Eu me libertei do politicamente correto

15.02.19

Jair Bolsonaro, em seu discurso de posse, disse que o Brasil estava se libertando “do socialismo e do politicamente correto”.

Na semana passada, publiquei uma coluna que só pode ser caracterizada como politicamente incorreta. Ela extrapolava – e muito – os limites do bom gosto, porque eu discorria sobre os movimentos intestinais do presidente enquanto ele convalescia no hospital, depois de sofrer um atentado brutal.

Para um determinado tipo de leitor – quase todos, na verdade -, o discurso era asqueroso. Eu entendo. Não foi a primeira vez que fiz algo assim. Em minhas colunas de opinião – e é importante ressaltar que eram de colunas de opinião – superei frequentemente as fronteiras da indelicadeza e da grosseria.

Sempre considerei que a única coisa que eu tinha a oferecer aos leitores era uma certa sem-cerimônia no trato com as autoridades. Numa cultura habituada à subalternidade, a rispidez com nossos próceres – que me é natural – podia até ter algum valor.

Por maiores que fossem os danos provocados por esse meu pendor, nunca fui despedido dos lugares em que trabalhava. Agora, na qualidade de colunista e sócio da Crusoé, pensei em dar um chute em meu próprio traseiro, mas o Mario Sabino não deixou. É um mau sinal. Cedo ou tarde, vou causar algum outro desastre. Sabe como é: eu me libertei do socialismo e do politicamente correto.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Conheco Mainard da Revista Veja salvo engano desde 2004 e sempre fui e sou sua fã fervorosa. Estou feliz por assinar Crusoé pela petulancia e coragem de enfrentar os rigores dos bastidores de nossa politica vergonhosa. Tenho 68 anos de idade e somos em 15 irmãos sendo q papai da roça nunca dependeu dos cofres publicos para sua família. Trabalhamos, estudamos e temos na família advogados, medicos, engenheiros muitos mestres e doutores. O Brasil tem.jeito sim. É só arregaçar as mangas.

  2. Você reconheceu menos mal. Não dá para chutar o próprio traseiro, se conseguisse poderia se candidatar à artista do CIRQUE DU SOLEIL. Você escorregou, ninguem é perfeito. Continue com suas tiradas geniais e de grande sabedoria. Seus comentários na maioria, alinha-se com o que de melhor que se espera de um jornalista de verdade. Vai em frente a imprensa brasileira precisa de caras como você. Ajuda aí, temos muito que arrumar a terra arasada que esse maldito PT deixou de rescaldo.

  3. Diogo, fiz hoje minha assinatura nesta sua revista, agradeça ao seu amigo Caio Blinder que fez um quase comercial de voce e sua revista, politicamente incorreto você sempre foi, faz parte, mas o importante para mim que ler uma coluna sua e de outros de seu nível vale o preço.

  4. Se cedo ou tarde vc vai repetir o seu surto aconteceu 2 erros primários. O primeiro foi vc n refletir na sua carreira jornalística e ter o senso crítico de q chegou a hora de parar. Pelo menos aqui no Brasil, onde, literalmente defecou no povo brasileiro, povo, aliás, q vc n faz parte mais, apesar da sua dupla nacionalidade. Sua realidade é outra e n dá a vc autoridade de fazer o quê faz. A segunda foi "aceitar" a infeliz proposta de Mário S. Fique no Manhattan Connection,Lucas M.o controla bem.

  5. Estava escrevendo um “testamento”, como dizem meus filhos, mas perdi (sou ruim nessas “novidades”). Nada como papel, lápis e borracha para escrever, ler, corrigir, reler e não “perder” tudo. E não enviar o que escrevemos com impetuosidade. Discorrer sobre “os “movimentos intestinais” do Presidente” não me parece tão grave assim. Além disso, os parágrafos seguintes são muito bons. Só pessoas inteligentes e sensíveis se desculpam, se culpam sem desculpas. Nada de metáforas, contextos. Parabéns!!!

  6. Jornalista tão bom, inteligente, astuto e impetuoso eu espero sempre ler o que escreve. Temos que respeitar nosso presidente. Ele representa muitos. Fez um bom trabalho. Venceu o PT, montou boa equipe, mudou o jeito de fazer política. É corajoso, falta se lapidar nesta função. O papel da Crusoé é nobre. Valorizar o Bom e nos mostrar o Errado. Como leio Mainardi desde que começou eu o conselho respirar fundo, beber vinho, lei mais antes de finalizar. Talvez possa ainda melhorar.

  7. Diogo, acredito piamente que a sua acidez natural é necessária para trazer equilíbrio a um mundo cada vez mais adoçado artificialmente. Por isso, às sextas-feiras, leio primeiro seu artigo (tomando minha dose de limonada suíça (batida no liquidificador com casca, sem açúcar ou adoçante)) antes de ler qualquer outro artigo ou matéria. Como está escrito em João 8:32 (versículo bíblico preferido de Bolsonaro): "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Um grande abraço agridoce.

  8. Diogo, você eh um dos jornalistas mais preparados, íntegros e educados da mídia brasileira. Pegou um pouco pesado dessa vez, mas , com boa vontade, entendi o seu ponto. Pode ser que voce tenha razão. O Bolsonaro não tem o preparo que gostaríamos e muitas vezes pode atrapalhar. Mas foi graças a sua coragem e perseverança que nos, brasileiros, conseguimos nos livrar do PT e temos imensa oportunidade de mudança. Precisamos ser alertas e críticos, mas precisamos respeitar o nosso presidente.

    1. Corretíssimo. Nada justifica tamanha grosseria ao presidente, que levou uma facada, teve partes do corpo destruídas e que mesmo assim honrou suas promessas de montar uma equipe sem o toma lá dá cá de sempre. Foi uma baita mudança, há que se reconhecer. Merece nosso respeito e receber criticas honestas e respeitosas. Jornalista precisa desprezar respeito e cordialidade para se mostrar independente?

  9. Gente, que história é essa do anão vazador que apareceu no Antagonísta?Agora, as notícias precisam ser decifradas, porque sào recados pontuais, né?

  10. Ninguém que torce pelo Brasil sair da merda quer que vocês fiquem babando o ovo do Bolsonaro. Queremos apenas que vocês não puxem o nosso presidente para baixo, como se ele estivesse fazendo um mau governo. Em menos de 2 meses já fez mais coisa que nos últimos 16 anos. E com problemas sérios de saúde nesse curto período. Espero que vocês não sejam Antagonistas da Ordem e do Progresso.

    1. Perfeito! A crítica pela crítica é absolutamente nociva, principalmente num momento em que estamos saindo de 20 anos de socialismo no Brasil e temos um presidente corajoso que junto com sua equipe , não menos corajosa, está tentando trazer o país de volta ao progresso. No mínimo irresponsável certas colocações da Crusoé. Acho que a Crusoé deve se empenhar na análise das reformas , trazer entrevista com especialistas, ajudar o povo a compreender a necessidade dessas reformas. Isso, sim, ajuda!

  11. Diogo, ser politicamente incorreto é o que todo brasileiro de bem almeja ser. Parem apenas com a postagem de fofoquinhas e picuinhas. Senão vão perder todos os assinantes.

    1. Isso, assim, perdem assinantees! Se é que precisam deles, senao pode continuar nessa linha editorial...

  12. A coluna teria ficado melhor se tivesse acrescentado algo sobre o funcionamento dos intestinos do Lula . Será que agora ele caga melhor ou pior do que quando estava solto ? O PT logo vai dar a resposta .

  13. Se eu assinei a revista por causa do texto anterior, a certeza de que fiz a coisa certa veio com esse aqui. Parabéns Diogo!

    1. Concordo inteiramente! Também sou assinante e estarei esperando sempre por suas boas crônicas!

    2. O Diogo fala sobre as fezes do bolsonaro e você se subordina a um sujeito que fala de fezes.

    1. vocês da Crusoé que não informam só fazem fofocas..faz pouco que assinei mas parece anos de arrependimento.Agora entendi depois de 15 anos de pt o porquê que vocês nunca informaram das viagens do elemento Lula com amante.estou aborecido com vocês.WALNEY

  14. Assistia Manhattan Connection só p ver o q Diogo e o Ricardo Amorim (Nota 10) falavam do Brasil, mas parei total de ver. Nem sei se aqueles comunistas ainda têm o programa, pq não assisto mais Globolixo! E me arrependi de ter assinado a Crusoé! Êta gentinha furiosa c/a VITÓRIA do Brasil = Bolsonaro!! E ainda censuram nossos comentários. Têm mais que se fuder.

    1. Esse seu pensamento BETIN-HO é a cara do atraso, do roubo, da mesquinharia, da cegueira estupida da esquerda caviar que por 16 anos achacaram o país ! Agora senta filho, e presta atenção no que democracia para todos e não pra meia dúzia de pobres mortadelas ignorantes. Precisamos assistir a tudo, para podermos criticar e não deixar passar nada que não seja o melhor para o Brasil ! Se toca , rapá !!

  15. O que vem me incomodando na atitude dos jornalistas é o reforço a uma das falácias mais desonestas da história do Brasil: a de que os episódios mal contados e "malfeitos" de pessoas ligadas ao novo governo são da mesma natureza e gravidade do que vinha ocorrendo durante os governos do PT. Não elegemos o atual governo para extinguir completamente os deslizes e maus hábitos dos políticos, e sim para tirar a quadrilha, desaparelhar instituições e parar de financiar narcoditaduras.

    1. Concordo com você! O importante é tirar todos estes” PTistas “ que nos roubaram por vários anos e fazer o nosso país finalmente crescer!

    2. Bem falado. O problema, acredito, é que a própria imprensa teve anos de convencimento, via universidades, de que o pensamento de esquerda é viável. Neste tipo de pensamento, não há meio termo, ou é certo ou é errado. Conseguir se libertar de vício de raciocínio, mesmo para os bem intencionados, às vezes é muito difícil.

  16. Mainardi, apesar de sócio do Crusoé, você com seus artigos está depreciando a revista. Siga o exemplo do Sir. Guzzo que escreve todas as verdades a quem quer que seja, mas com um português clássico e não com termos chulo que você usa. Tome vergonha na cara!!!!!!! leve a sério o jornalismo!!!!

    1. Concordo com você. Pena que o Diogo gosta de baixaria.

  17. kkkkk ... TRISTE ... você esta se deixando iludir pelos comentários de seus leitores sociais democratas Mainardi ... demonstrar fragilidade agora é bobagem, e apenas servira de alimento para seus opositores (bocejo de preguiça). E eu não assino essa porcaria de revista pra "ver neguinho" passando a mao na cabeça de ninguém ... siga firme Mainardi, continue batendo pesado

  18. Se Diogo Mainardi não amenizar os seus comentários Crusoé vai ter vida curta.Mesmo sendo sócio alguém tem que chamar atenção desse jornalista revoltado

  19. Mas e agora que foi pro beleleu a riquíssima fonte de informações do Bebiano-trairão será que não é melhor pensar em novas estratégias?

  20. Diogo deixe de ser infantil, criança mimada. Voce pode e deve se libertar do politicamente correto, porem não precisa ser escatológico, grosseiro, tosco...adolescente !....isto não faz jus minimamente a sua inteligência.......

  21. Diogo , alguém no Antagonista está pendendo para o políticamente correto . Alguém está pensando pelos moldes do "Sistema" . Vocês são o que são hoje por irem contra isso . Estão decepcionando . Vocês são muto importantes nessa luta contra o stablishment . Não queriam se fazer forçadamente e artificialmente de imparciais . Sejam naturalmente . Por favor voltem às origens de O Antagonista . Um abraço Paulo

  22. Está certíssimo. Essa besteira de politicamente correto deixou a vida uma chatice tediosa. Só podia mesmo ter sido inventada por essa esquerda mau-cheirosa, que se alimenta do mau-humor, da contestação sem propósito e da ignorância ideológica.

  23. Um chute no pau da barraca de vez em quando é até salutar. Estou certo que não foi o último. Queremos bom e honesto jornalismo, que o que testemunha a história. Liberte-se para falar como quiser.

  24. A culpa da crise Bebianno foi sua, Diogo! Foi você dizer que, hospitalizado, o homi não conseguia fazer besteira (deixo a estologia com você rs), pra ele e o pateta 02 provarem que sua inépcia não pode ser posta a prova.

  25. para emitir opiniões com credibilidade são necessárias cultura e naturalidade. cultura adquire-se com estudos. A naturalidade vem dos elementos da psicanálise. Ego , superego e do Id ( Freud ). Suas reações são fundadas no conhecimento, na. ética social pura e expressam um sentimento puro , honesto sem maquiagem. essas qualidades me fizeram assinar a Crusoé. Diogo é Diogo. não temos com quem compara-lo. quem não o engole, engasga.

  26. Não é questão de ser ou não politicamente correto. Como você mesmo diz extrapolou todos os limites ao tripudiar sobre uma pessoa que convalescia em um hospital após sofrer um atentado brutal. É limite. É respeito. É saber que deve existir uma certa decência mesmo que você odeie seu adversário. Acompanho você há anos desde a época da Veja, depois na internet e jamais havia lido algo tão desprezível, neste caso vindo de alguém que não esperava. Enfim, boa sorte.

  27. Diogo, admiro seu trabalho e sou testemunha do quanto O Antagonista e a Revista Crusoé foram importantes para a visão de uma luz no fim do túnel......entretanto, assim como a democracia lhe é favorável enquanto jornalista, ela também nos servirá para dar aso à nossa liberdade de expressar nossa insatisfação ou não, enquanto leitores. Queremos qualidade e jornalismo crível e parece que asua empresa voltou à rota que nos ajudou a trilhar o "politicamente incorreto" e a nos livrar da cor encarnada.

  28. Gostei muito do seu texto, Diogo. Acredito que a reação negativa ao anterior tenha ocorrido única e exclusivamente pelo modo indelicado de se referir à alguém (autoridade ou não, JB ou não) que se recupera da terceira cirurgia após uma tentativa de assassinato.

  29. Cansou do politicamente correto? Quem é que ainda não cansou do puritanismo com novo conteúdo, mas na antiga forma? Então, deixe logo de viadagem, porque essa história de dar um chute no pp traseiro não me cheira bem🤔😅

  30. Seria muito irreal você se dar um ponta pé no traseiro mas está sendo bom para todos essa sua visão eu também DETESTO esta P O R R A de "politicamente correto", não posso nem chamar ninguém de viadinho, carinhosamente como fazia na minha adolescência ou de negão, ta muito chato esse negócio.

  31. Fique, se a questão é essa! Você tem prestígio e é a alma do Antagonista. Faz a diferença! É um plus considerável nesse jornalismo investigativo! É claro que toda grande mudança INCOMODA , principalmente a grandes caciques... é assim mesmo! Temos que combater o “ politicamente correto”... já exauriu... A União faz a força! Grande abraço Diogo Mainard Heloísa

  32. A questão é.muito simples: Bolsonaro era a única opção, mas é surtado, assim como o Diogo. Cadê essa p. desse psiquiatra que não aparece? 😱

    1. O Gabeira poderia colaborar com o governo: se dá bem com.os militares e é o tipo de pessoa que poderia ajudar o capitão, os filhotes e os ministros a colocarem a cabeça no lugar

  33. Lamento pelo Brasil não ter uma imprensa independente de verdade. Tudo depende da boa vontade dos governantes. E dos pixulecos, obviamente. Para os que se julgam jornalistas, o Brasil jamais poderá dar certo. É pena, pois sou brasileiro e não me identifico com os ladrões da pátria e os que os protegem.

  34. Assinei essa revista para ser uma “ilha”. Não se demita filha da mãe. Deixe o Felipe Moura falar tb..... por favor critique o Presidente se necessário. Mas, mantenha o padrão e nos traga também as agendas positivas como vêm fazendo. Não é possível acompanhar notícias via uol e g1, infelizmente. Que os insatisfeitos cancelem suas assinaturas!

  35. Nunca cedi ao Politicamente Correto, portanto, não tive a chance de me libertar do mesmo. Não é uma conduta sem custos, o PC já está incrustado na mente popular, perdi amigos e ganhei inimigos apenas por expressar minha opinião com sinceridade e desprezo pela polícia das ideias. No entanto, sempre me policiei para não cair na armadilha do anti-PC, que serve apenas para revelar sujeitos grosseiros e babacas. Cuidado para não virar um babaca, vire o disco.

  36. Não se sinta assim, Diogo! Seu trabalho é fantástico! Você fora da Crusoe seria terrível! Sou Bolsonaro! Mas, não fecho os olhos para o que está errado. Sei que estamos numa guerra ideológica. Mas, precisamos ser sensatos. Ou perderemos toda a credibilidade. O mesmo desejo por justiça que me aproximou de Bolsonaro, hoje me faz enxergar o que está errado! Não podemos trair nossos valores. Continuo Bolsonaro! Mas, não passo pano no errado!

  37. para min vocês estão sendo imparciais....comentam e opinam dos dois lados. Agora se em algum momento perceber que esta sendo um "dogmatismo" de esquerda, como tenho visto pelos outros meios de comunicação... menos um assinante.

  38. Pelos comentários que li, é cada vez mais reduzido aqui o número de leitores fanáticos do Bolsonaro. Estão deixando a revista ou se calando, a exemplo dos petistas ou esquerdistas que ali e acolá faziam algum comentário impregnado de cegueira ideológica.

  39. Parabéns pela suicídio. Na próxima anuidade, ficarão somente os petistas e vocês terão transformado uma possibilidade de revista séria na Carta Capital.

  40. Diogo vc não é perfeito graças a Deus. Fica por aí O leitor pode não concordar com vc mas gosta do seu caráter rebelde autêntico nada provinciano

  41. Ola. Após ler este texto fui ler o anterior para ver o que de tão grave teria sido escrito. Nada. Acho que você deveria continuar escrevendo sem se importar com nenhum comentário, apenas com seu próprio instinto.

  42. Pois vou te dizer q., apesar da coluna ter resvalado na grosseria, foi excelente!! O que não esperava era essa coluna de hoje, meio “ pedindo desculpas” por ter sido vc mesmo!! Se mudar, vai perder seus assinantes!!

  43. Não estou entendendo nada dessas reclamações e mimimis! Adorei a matéria do Diogo. É notório que muita gente que votou no Bolsonaro o considera um imbecil e apostou nele basicamente para tirar o PT, pelo projeto do Paulo Guedes e pela esperança de alguma melhoria na segurança (que acabou nos brindando com o Moro). Muita gente apostou no que seria um novo Itamar Franco que, deixando trabalhar quem sabe trabalhar, nos deu o Plano Real. Assim, o melhor que o capitão pode fazer é não atrapalhar.

    1. Sou um deles, mas não só por causa do maldito petismo. Eduardo e Carlos são liberais e tem boa formação. O Clã montou uma solução para essa merda total, começando pelo Guedes e chegando até mesmo a Damares (sou meio avesso a fanatismos) são todos INFINITAMENTE superiores e com projetos e ações INFINITAMENTE superiores a qualquer outro governo anterior. Bolsa pode ser um imbecil, seus filhos não são, e sim votamos no Clã, só um Clã forte para acabar com uma mafia comunista.

  44. Sempre tem um pra sabotar o liberalismo e conservadorismo, não precisa ser você nas tuas idiossincrasias. Mas que é divertido isso é!!! kkkk

  45. Diogo, era sua a única voz contra um certo presidente, amado por todos e que criou uma legião de fãs. Era sua a única voz que dizia que tinha muita sujeira, falcatrua, conchavo e comunismo por baixo daquela barba aparada e daqueles ternos Armani... Nessa época, muitos jornalistas foram demitidos, perseguidos ou silenciados. Mas você continuou. Eu espero que você nunca se cale. Falando o esperado ou o não esperado, espero que sua voz continue sempre livre e dizendo o que precisa ser dito.

    1. Precisa ser dito? Não creio, depende do momento. Não considero o presidente Bolsonaro um ser acima de tudo e de todos. Mas há que se respeitar as pessoas, principalmente quando estão impossibilitadas de se defender.

    2. Exatamente. Era o único que tirava o véu de santidade colocado na anta e mostrava as coisas como eram de verdade. Sempre esperava a veja da semana pra ler a coluna do Mainardi e dar risada do humor sarcástico contido em doses cavalares.

  46. Não vi nada assim tão politicamente incorreto, escatológicas a parte, que convenhamos causa um certo mau estar, mas você nunca escreveu o que eu gostaria de escrever pra essa escumalha de mandatários ridículos aqui das terras tupiniquins. Eu diferente de você nem penso em palavras chulas, penso jacobinamente em peste guerra e fome! E que conste: Pra essa escória daqui é pouco , muito pouco, pouquíssimo!

    1. Há muitas dúvidas e questionamentos no ar voando pra lá e pra cá, ao léu. Quem mandou matar Bolsonaro. Qual a verdade sobre o envolvimento com milícias. O povo perde ou ganha com a reforma da previdência? Onde o neo-liberalismo econômico deu certo? Por que Direita ou Esquerda se a verdade virou pós verdade? Em qual país o povo vive feliz? A concentração de renda aumentou? E sigo em dúvidas... Certamente o antagonismo é necessário sempre foi no psicodrama político no teatro desde os gregos...

  47. Ou seja, um monte de eleitores do Lula ou do Alckmin , imbecis de carteirinha que buscam um motivo "intelectualizado " para suas escolhas ridículas .

  48. Existe uma segunda corrente de comentários que apregoam o 'não radicalismo ' , sendo que para estes inocentes úteis, nada deve mudar no Brasil, ou seja tudo deve continuar a mesma merda....

  49. Graças ao Diogo, os comentários da Crusoé estão sendo invadidos pelos lixos esquerdistas que afundaram o Brasil, para essa escória só tenho uma coisa a dizer...O Lula tá preso babacas...

  50. Meu caro Mainardi desejo secesso pra Revista e que nos traga informações completas, da causa a origem, sem omissões sem dissimulações, se estás vendo ao que chegamos esperamos uma confissão de culpa, dar a mão a palmatória calçadas com grosas luvas não nos traz confiança, sabes muito bem que o mal maior não é o Lulismo, mas o capitalismo que de selvagem passou a ser assassino que usa o socialismo do mundo sub-desenvolvido para destruir nações juntando mais dinheiro na sua reconstrução.

  51. Suas crenças do tipo : "sempre considerei que a única coisa que tinha a oferecer aos meus leitores era uma certa sem-cerimônia no trato com as autoridades. Numa cultura habituada a subalternidade, a rispidez com nossos próceres - que me é natural - podia ter algum valor." Acredite, aos leitores não interessa ações, pensamentos ou imagens de truculência. Queremos a verdade sobre os fatos e interpretações sobre suas consequências, etc - não precisamos de paladinos.

  52. Diogo, você continua fingindo que não entendeu que pisou feio na bola. Seu comentário sobre os intestinos do presidente, ainda que desagrade a alguns, foi perfeito. O que afasta os leitores, você sabe muito bem, é a sua pressa em exigir respostas em 40 dias de governo em uma semana de Congresso instalado com o Presidente acamado em em um hospital. Nessa situação, você sugere cinicamente que Bolsonaro permaneça tuitando e entregue o governo aos outros. Por favor! Você é muito melhor que isso!

    1. Você foi injusto!!! O que mais queríamos, falo como uma eleitora do Bolsonaro e porque não dos seus milhares de eleitores, era sabermos notícias sobre o estado de saúde dele. Inclusive sobre trânsito intestinal sim, se tinha febre ou se estava com pneumonia. A reforma da previdência, etc...etc...etc...não são mais importantes do que a vida de um amado presidente que nos deu esperança de um Brasil melhor sem os malditos bandidos do PT criminoso. Não nego que você foi um grande aliado contra Lula

  53. Escreve exigindo soluções em 20 dias de governo.Faz premonições catastróficas sobre o futuro destilando rancor e ódio por vaidade ferida.Os filhos preferem Olavo e Amoedo e o novo perdeu.Pensa ser gênio.Como diria N.Rodrigues:"certas virtudes fedem,seu artigo compromete os valores que defende"Mas tudo bem!Estamos numa democracia.Perdeu pontos e Bebiano.Perdeu sua fonte mas, driblou bonitinho e ganhou um emocionante "dia do fico".Grande Diogo!Mas o artigo continua cheirando mal.

  54. sou contra o politicamente correto, sempre fui. Mas confesso que o ato em si, neste caso, não tem nada com o PC...sutileza é de bom gosto! principalmente em se tratando de pessoas em situação de fragilidade! Apenas isso!

  55. Pc. Diogo é alvo dos camisas pardas tupiniquins, que podem ter o mesmo fim de seus homônimos apoiadores do ex-cabo psicopata e genocida.

  56. Nos livramos do PT temporariamente. Mas onde estamos? Monarquia? Realmente estou assustada. Siga em frente Mainardi, por favor!

  57. Sua rispidez com nossos próceres pode ser ainda mais produtiva. Que tal escancarar de vez a seus leitores a nossa Corte, o estado que diz que nos governa mas nos escraviza? Faz tempo que isso não passa de uma casa de doidos (3 casas, na verdade) que atrai incompetentes, psicopatas e bandidos em busca de poder e dinheiro fácil. Que governo é esse? Que sociedade livre é a nossa?

    1. Os que estão lá são o substrato do que somos...um lixo como povo,nação e cultura. Como dizia Paulo Francis é....sabe sambar???

  58. Desejo ardentemente que o politicamente correto desapareça do Brasil. Isso é uma praga que só nos tem feito mal. Entretanto, acho muito difícil que tal graça nos seja concedida.

  59. Diogo,vc esta sempre certo. Nao ligue para os comentarios e por favor continue sempre escrevendo sua coluna. so assinei a cruzoe pra ler sua coluna, o mesmo fiz com a veja qdo vc escrevia a coluna la.

  60. Isso aí, Diogo. Nada de governismo, mantenha a sua independência. Aliás, se o governo tivesse um pouco de inteligência, ouviria as críticas construtivas. Estão conseguindo criar instabilidade em um momento em que a oposição nem entrou em campo ainda.

  61. Grande Diogo, é isso aí, de vez em quando, faz bem, tocar um foda-se! Nosso presidente, precisa é descansar, no mínimo até o final do carnaval , pois passou um tranco grande, e pode até já estar, com depressao e pânico pós-cirúrgico.Devia passar o bastao para o Vice e descansar, pois nota-se que está despombalizado ,e os 3 filhos deviam se tocar ,que ele precisa de descanso, para voltar ao eixo. Se continuar assim o nosso BARCO BRASIL, irá fazer água !!!

  62. O Diogo, como um prócer brasileiro, infelizmente passou a contribuir para conturbar, ainda mais, os brasileiros que o acompanham, com suas declarações ansiosas, intempestivas e temperamentais. Recordo que no Manhattan Connection, gravado em 04 de janeiro de 2019, quando Jair Bolsonaro havia completado apenas 03 dias do exercício da presidência, o egrégio Diogo declamou opiniões escatológicas acerca do futuro governo usando, como exemplo, os exíguos dias após a posse. Inquietude de adolescente!

  63. Nem pensar Diogo,quando o criticamos é porque o queremos bem,nada contra seus arroubos,aliás quem não os têm.Estamos tão esperançosos com Bolsonaro que queremos relevar um pouco das suas caneladas.Permaneça e deixa de egoísmo nos privando dos seus ricos comentários. Te adoro.

  64. Pc. Os cegos pela ideologia ou por outros interesses inconfessáveis são perigosos, especialmente ao vagarem pela sala de cristais chamada democracia.

  65. O pior é que talvez o Diogo estivesse coberto de razão em relação àquilo que escreveu na semana passada. Talvez, Bolsonaro presida melhor o país da UTI. Não conhecemos todos os elementos da atual crise, mas me parece claro que o presidente não está sabendo conduzi-la com habilidade.

    1. Tb achei de mal gosto, Jacques. O Diogo, como Bolsonaro e seus filhotes, é surtado e como eles, tem muitas qualidades positivas. Mas o caso da família presidencial surtada é mais complicado. É preciso que apareça alguém para colocar aa cabeça dos quatro no lugar😿

    2. Eu pessoalmente, achei os comentários do Diogo sobre o Bolsonaro de muito mal gosto, cheguei a questionar se deveria renovar a minha subscrição. Quanto ao fato de Bolsonaro estar na UTI e ter conseguido com a sua equipe, o que conseguiu, é porque ele tem uma equipe de boa estirpe, com autonomia. Caso contrário, seria um ditador. Se conseguir implementar a maioria dos planos já traçados, o Brasil estará avançando a passos largos, o que eu sinceramente espero e desejo.

    3. Corretíssimo, Diogo. Seu comentário anterior, infelizmente, se concretizou.

  66. A questão aqui Diogo, é você, volta e meia, um dia vir a ser uma ilha dentro desta ilha. “Eis a questão”, diria você bem sabe quem.

  67. Não vi nada errado na publicação a qual você lamenta haver dado à luz. Então, por gentileza, pare de se vitimizar e continue com o seu bom jornalismo.

  68. Pc. Persista, Diogo. Sempre haverá os cegos de oportunidade dispostos a acusar o mensageiro que revela a nudez do Rei. Nos extremos, direita e esquerda tendem a se igualar, como dito pelo pensador francês.

    1. Pena que o Alckmin não ganhou....esse sim ia mudar o Brasil .kkkkkkkk

  69. Isso é perda de tempo. Nossa problema não é o politicamente correto nem o Diogo Mainardi. Não fedem nen cheiram! Nosso problema é o SISTEMA. Nosso problema é sermos roubados, sem parar, pelos juízes, pelos parlamentares e tudo mais que nos dita regras. Em vez de criar condições para mudar o país, está todo mundo discutindo abobrinhas. PQP!!!

    1. Concordo!! Vamos deixar o Bolsonaro e sua Equipe de Notáveis trabalhar. Deixem de ser urubus na carniça. Essa história de Bebiano não ficou clara: se o Bebiano com sua declaração que tinha falado três vezes com o Bolsonaro estava ou não querendo puxar Bolsonaro para o meio do laranjal do PSL.

  70. Diogo continue escrevendo. Precisamos dessa revista e de todos vocês. Algumas vezes vamos discordar, noutras vamos aplaudir...mas, por favor, continue escrevendo.

  71. Opinião contrária ñ é sinônimo de grosseria. Mas tudo bem, agora vc já pode andar de mãos dadas com Olavo, Diogo. Jesus!

  72. Dizer o que pensa, sem agredir, sequer está no dicionário do politicamente correto, excrescência imposta por alguns para que a verdade não seja dita. Um dos parlamentares que leva a sério o "politicamente incorreto", o Alexandre Frota, não vai durar mais do que um mandato.

  73. A acidez e veemência quando estão fora do perfil de quem a pratica, assusta. Foi o caso do já saudoso Boechat-Malafaia e mais recente a sua coluna. Vc teve tempo para corrigir.

  74. Eu sou sua leitora há muitos anos. Parabéns, sempre. Vc incomodou FHC, Lula, Caetano e outros . Quer saber? cara feia é fome.

  75. Diogo, você me parece um pouco de saco cheio da maneira com que as pessoas deixam de analisar o fato e argumentam focado na pessoa. Mário Sabino fez bem de te controlar.

    1. Entendi o contrário: Mário Sabino impediu que ele parasse de escrever por auto censura. Realmente achei o tal artigo de mau gosto mas... vamos defender a "licença poética " porque não só artistas tem direito de extrapolar limites

  76. É interessante ver, ler, ouvir, debates em todos locais sobre politicamente correto! Gostaria de saber onde existe essa verdade de haver politicamente correto quando vemos em todos setores a iniciar dentro das famílias e alcançar aos todos poderes a aplicação do politicamente INCORRETO?

  77. Ceder ao politicamente correto é ceder a ditadura das minorias sobre a maioria!!! Não é possível; por exemplo, que seja considerado saudável admitir mulheres defecando, urinando e transando no altar de uma igreja, tudo isso em nome da sua liberdade de expressão! O politicamente correndo tem que acabar! Vamos assumir nosso lugar na sociedade que é majoritariamente nosso, com valores de família, valores cristãos e respeito a todos, mas acima de tudo a nós mesmos!!

  78. Diogo , paciência não é uma de suas virtudes ! Virulência parece ser ! Quando voltada para sanguessugas como o lixo do PT e Lula é uma arma bem direcionada ! Neste governo que vc , querendo ou não ajudou a eleger, críticas também são bem-vindas porém a que se examinar o tamanho dos malfeitos ! Se merecedores .. otimo ! Caso contrário calma e prudência são bons conselheiros !

  79. Essa sua atitude demostra a sua capacidade de reconhecimento das imperfeições humanas, das quais todos somos vítimas. Reconhecê-las é sinal de altruísmo. Portar-se de forma politicamente correta, além de ser uma hipocrisia é um saco sem tamanho. Continue assim, é desse tipo de jornalismo que precisamos.

  80. Sejamos politicamente incorretos senhor Diogo Mainardi. Piadas do Costinha, Mussum e Jô Soares são pérolas da cultura. Quem votou pelo Brasil peristáltico, funcional e excretor, detestou e condena ver exercícios excretores públicos, que por ética mínima são privados e autorais. Os excretores de imbecilidade estão adubando com força Mourão 2022. O Brasil funcional detesta atos administrativos eticamente condenáveis, ineptos e imbecis. Ainda bem que foi agora e não daqui a dois anos. Saúde.

  81. Sua coluna da semana passada foi um diagnóstico e uma profecia. A partir dessa semana a "família Buscapé" volta a Brasilia e vamos ficar aguardando o resultado, no ministério e no Congresso, da estrepolia do pit bull hidrófobo que, provavelmente açulado pelo "tutor", atacou um dos artífices da ascensão de Bolsonaro à Presidência.

    1. correto Nelson. o Carlos falastrão e presidente que teve meu voto micou. Na UTI, drm visita estavs conduzindo melhor.

  82. Diogo Mainardi finalizou sua coluna mencionando que se libertou do Socialismo e do politicamente correto. Contudo, essa posição contrasta com a postura da Revista Crusoé em deletar vários comentários que divergiam do texto de Diogo publicado na edição 41. Esse cheiro de hipocrisia pode ser o prenúncio de uma guinada à esquerda.

    1. Parabéns Mainardi. Mas eu já tinha percebido seu cinismo em outras reportagens onde você revelou seu caráter. Acho que o Olavo tem razão quando diz que o marxismo cultural consegue incutir sua ideologia socialista na educação, sem que as pessoas percebam. A prova disto é você e outros comentaristas, que volta e meia acabam se traindo e tentando se justificar só comprovam a VERDADE dita pelo Olavo. Obrigada por sua honestidade. E obrigada ao Olavo, por abrir os olhos da nação brasileira.

  83. .....Diogo, tem todo o meu aval para o quanto quiser ser politicamente incorreto....tô c.....com isso....rsrs.... viva o Brasil liberto do politicamente correto e sem viadagem (no sentido de frescuras, não naquele outro sentido de que poderiam me julgar homofóbico.....rsrs.....)....aliás, viadagem qualquer um pode cometer, até o mais dos hetéros......

  84. Sua última coluna foi perfeita e você não precisa de permissão dos assinantes dos leitores para expressar em sátira o seu pensamento. Pelo menos da minha parte tem todo meu apoio. Quem não gostar que não leia e procure outra revista.

  85. Diogo : tb não gostei do que vc escreveu mas às vezes a impulsividade nos leva a cometer excessos. Com o Presidente isto tb acontece. Vamos em frente.

    1. O Mainardi não derrubou nem o Lula. Se o Bolsonaro cair, vai ser sozinho, ou pelos filhos, aqueles 3 patetxs.

  86. O Brasil não tem jeito. Aqui, na CRUZOÉ, em vez de fazer pressão com as denuncias do Reguffe, do Kataguiri e do Kajuru, todos estão preocupados com o Mainardi. FAÇAM-ME O FAVOR!!!

    1. Desculpe, se vc não consegue abarcar mais que um interesse e assunto, o problema é você, não o Mainardi, rsrsrs

  87. Essa última mensagem é bem óbvia. Diogo recebeu retorno, passou um tempo lá pensando, e voltou aqui para dar um 1/2 pedido de desculpas e ao mesmo tempo dizer que está certo e é apoiado na revista. SE o texto original fosse bom, não seria necessário pedir meia desculpa, não seria necessário dizer que foi salvo da auto-demissão - se é que ela é verdadeira. Diogo foi vulgar e agressivo - não politicamente incorreto. Literalmente fez m* e saiu bem arranhado. Fim da história.

    1. Perfeito comentário. Endosso totalmente. O que ele escreveu ultrapassou todos os limites da vulgaridade. Quis ridicularizar Bolsonaro, acabou por ridicularizar a si mesmo. Foi um vexame total. Poderia ter escrito a verdade de maneira elegante. Ser letal sem descambar para o filme de terror é uma arte que muito poucos dominam. Diogo está há anos luz de perceber isso. Infelizmente, pois todos nós saímos perdendo.

  88. Toca o terror Diogo. Assim como tu fez com o Lula, não poupe o Bolsonaro. Nunca seja politicamente correto, não é pra isso que a maioria dos assinantes estão aqui. Leio você há mais de 15 anos, quanto mais pesado tu pega, melhor.

    1. Concordo plenamente Élide, mas acho que você é o Diogo....

    2. Também acho! Jornalismo não é militância. Pau que bate em um, tem que bater em todos. Urinou fora do vaso, vai ter reprimenda sim! Doa a quem doer. É bom Jair se acostumando, kkk.

  89. Parece que Brasil não tem jeito. Com Sarney:anos e anos à custa da viúva, Tancredo: raposa velha, Collor nosso filhinho de papai, Itamar:mérito de acabar com a maldita inflação, FHC muito universitário mas foi medíocre em relação ao QI, Lula o descamisado deslumbrado com as adulações, Dilma pobre coitada e agora Bolsonaro apesar de anos de Congresso sem rumo, fala muito e tem que retroceder, nem precisa de inimigo, PT imbatível na oposição. Senado dando vexame rasgando votos! Onde vamos parar?

  90. Nem vem, Mainardi. Esse papo autoglorificador posando como desculpas humildes não colou! O seu texto trouxe uma análise bosta do papel do presidente, dizendo que ele deveria se manter longe do governo. Não foi só baixo nos termos mas foi, principalmente, leviano e injusto na análise de um governo que estava iniciando e de um homem, vítima de tentativa de homicídio, que estava lutando pra viver no hospital. Se não pode se conter nisso, faça terapia.

  91. Parabéns Mainardi ! O reconhecimento de palavras proferidas com injustiça sobre alguém é uma virtude dos grandes homens, desejo muito mais sucesso no seu empreendimento. Que venham grandes textos.

    1. Verdade, deveria se aposentar ! Demitir-se é pouco.

  92. A verdade, senhores, sempre a verdade!! Querem empulhação, mentira, hipocrisia, leiam a Grande Imprensa?! Estamos virando um povinho asqueroso, que tem medo de encarar a verdade crua dos fatos e nos “chocamos” com as declarações mais que lúcidas de ministros que vêm a público dizer na nossa cara:” Somos canibais quando viajamos ao exterior”. “Somos a pior nação da América do Sul pra criar meninas.” Encarar a verdade pode nos ajudar a fazer um mea-culpa e melhorar nossas falhas.

  93. Mário Sabino foi sábio em te aconselhar e você da mesma forma em ouvir, e na medida do possível não fazer mais como na coluna passada.

    1. Não foi isso que ele quis dizer, Marilia. Ele disse que ele quis se auto-demitir, e o Sabino mandou ele continuar sendo politicamente incorreto. ;)

    2. Não foi isso que ele quis dizer, Marilia. Ele disse que ele quis se auto-demitir, e o Sabino mandou ele continuar sendo politicamente incorreto. ;)

    3. Não foi isso que ele quis dizer, Marilia. Ele disse que ele quis se auto-demitir, e o Sabino mandou ele continuar sendo politicamente incorreto. ;)

  94. diogo ...nao tem o mentor sentido vc parar de escrever suas colunas.... è seu talento!...sua irreverencia de um cronista de costumes....nao pare!mesmo que o critiquem....siga em frente...nao esta nesta midia pra agradar os outros...siga em frente por favor!!!!

  95. Quê decepção! Valendo-me do mesmo artifício usado pelo Crusoé, em suas matérias e fofocas: um jornalista muito importante da mídia nacional, me aconselhou não acreditar no Mainardi, por gostar muito de dinheiro, ser irresponsável e, ainda, volúvel.

  96. Está tendo repentes de preguiça, Dieguito? Assinei a revista com a expectativa de que teria o deleite de ler artigos como os da Veja em seus bons tempos de inspiração. Bolsonaro não precisa ser sua anta, pois os causídico dos tribunais superiores e nossos legisladores sempre despertam nossos piores instintos.

    1. Walter e Fabiana , dias conclusões são perfeitas.

    2. Também tô arrependida. Eles me parecem cada vez mais grosseiros, fechados em seus mundinhos sofisticados e fora da realidade. Que saco!

  97. Acho uma excelente oprtunidade para abrir mão do pro labore. Mantenha se como socio, mas deixe o time de profissionais da revista tocar o dia a dia. Entendo que o Sabino com os control c + control + v de colunas antigas pode seguir um caminho semelhante. Sério, todos reconhecem a história e a credibilidade de vcs, mas talvez vcs consigam manter o bom nível da revista atuando no backstage.

    1. Também tenho achado as colunas do Mainardi e do Sabino meio preguiçosas ultimamente. Parece que a editoria (não à toa, os dias estão agitadíssimos) tem consumido muito tempo.

  98. Diogo, a maior virtude de um ser humano é reconhecer os seus excessos, buscando a sabedoria pelo caminho do meio. Você, alem de um cara brilhante, demonstra tambem um ser humanizado e de maestria impar nessas suas colocacões. Espero que use do bom senso e nao da impulsividade na tomada de decisoes!!

  99. Ô, Diogo, para de frescura e bota um pouco de pimenta na pauta! No Senado, o Antonio Reguffe deu a dica; na Câmara, foi o Kim Kataguiri e, o Senador Jorge Kajuru jogou bosta no ar refrigerado do STF. Três oportunidades de ouro pra mudar as sacanagens costumeiras no Legislativo e no Judiciário... A Imprensa toda parece que está cega, ou de sacanagem: NINGUÉM SE MANIFESTA! Enquanto isso, as manchetes são para o "ligou-não ligou" pro presidente. Queremos sangue na pauta, porra!

    1. Quê isso Flavio? Quais suas fontes de informação róseas? Será que toda a imprensa está equivocada ou há mesmo algo de podre no Planalto, que precisamos extirpar para não trocar seis por mais dúzia?

    2. Mas você ainda não entendeu que a única pauta da Crusoé é desgastar o governo Bolsonaro e assassinar a reputação dos filhos para poder enfraquecê-lo? Não acha estranho que 90% das pautas esteja sincronizadas com a Folha, Estadão e Globonews?

  100. O Diogo Mainardi é o máximo, sou mais uma apaixonada! Graça a ele, ao Mario Sabino e ao Cláudio Dantas, estamos nos livrando da desgraça petista. Vida longa ao Antagonista e à Crusoé que são canais sérios e competentes compostos por jornalistas de verdade.

    1. Estou contigo. Admiro e respeito demais o Diogo. Mesmo qdo ele acorda de TPM.

    2. Exatamente! Muito bem dito. É por gratidão a eles que assino e continuarei assinando essa revista - escrevam o que quiserem, o pior já passou e nunca serão esquecido por seus grandes méritos na derrocada esquerdista.

  101. Aparecida para que falar do filho do Mainardi,sem noção nenhuma,deus me livre de gente assim,política senhora,falamos de política

    1. A coisa mais linda que vi Mainard foi você falando de seu filho no programa roda viva.Fiquei emocionada de ver o carinho imenso que te por ele.Felicidades a VOCÊS

  102. Em resposta a alguns comentários: enquanto o Diogo, o Sabino bem como os outros jornalistas, O Antagonista e a Crusoé forem totalmente isentos, como sempre foram, continuarei lendo seus artigos e compartilhando sempre que possível.

    1. Isento? Eu ainda não sei de que... são críticos de tudo baseado-se em concepções do seu mundinho sofisticado... tá difícil.

  103. Claro que o Sabino estava certo: vc não pode e nem deve sair. Estamos todos aqui pelo conjunto da obra. Achei o artigo anterior ótimo.

  104. Diogo Mainardi sempre foi um referencial de justiça, aliado aos anseios de todos brasileiros por uma vida decente, representados pelos políticos que elegeu. Que engano, hein? De repente, vc está indo contra tudo o que defendia... é muito triste, será que a demência está confundindo tua lucidez?

  105. Diogo, vc faz o serviço sujo! Defende e cobra visceralmente o que nós, eleitores do Bolsonaro, queremos. Semana passada ficou claro! Só não seja tolerante com a grande mídia, que espreita o governo esperando apunha-la-lo. Também espero que não alivie com os militares. São falíveis, como sabemos. Bolsonaro segue no caminho certo. Vc segue no caminho certo!

  106. Nem se atreva a ser politicamente correto. Adoro sua grosseria. Sabino tem razão. Força Crusoé! O Presidente deve ter dado boas risadas com vc, ok?

  107. Eu sempre tive orgulho de ser politicamente incorreta. Acho uma hipocrisia das grandes. Nojenta, falsa, covarde e outro adjetivos da mesma linha. Nunca dei a menor importância a esse tipo de atitude. Conheço um senhor que é cego, mas a família só se refere a ele como deficiente visual. Deficiente visual sou eu, que não enxergo nada sem óculos. Quem mora em "comunidade" continua a ser favelado. Trocar o nome não resolve problema algum. É pura questão semântica. Ridículo isso! Parabéns, Diogo.

  108. Acho que tu estás cumprindo teu papel de oposição e, pra isso tem mesmo que ser livre do politicamente correto, o que aliás, muito mal aplicado e usado em nossa sociedade ultimamente, provocou muitos erros, por assim dizer.

  109. Dioguinho...ah..Dioguinho.. Voltei à revista só depois de ler esta matéria..daí fui procurar a anterior. Pq já não leio mais a revista...o unico que ainda se salva é o Claudio Dantas no YouTube. Vc deveria ter escutado sua consciência..e ter saido mesmo. Teria sido mais digno !! Lembra como foi doída a época da midia maldosa sobre os comentarios do seu filho Tito ??? Agora vc fez o mesmo..faltou RESPEITO ..em todos os sentidos desta única palavra !

  110. Eu acho que voce é mesmo meio indelicado, mas vou ler sempre seus artigos, então acho melhor, pra Crusoe, você ficar por ai mesmo.

  111. Meu Deus,os caras parecem o PT,só na ignorância,calma gente, deixa o cara se expressar,pode não concordar ,mas para que dando ódio,pedimos mudanças para acabar com esse tipo de coisa,continue assim Mainardi,posso não concordar,mas jamais atacar com ódio.

  112. Não vi nada de exagerado no artigo.Verdade nua e crua dói mesmo. Discurso asqueroso é esse ti ti ti de filhinhos adolescentes pendurados nas redes sociais fazendo fuxico e fofoquinha o dia inteiro.É hora do Capitão(ou já passou da hora) dar uma ordem unida nesses garotinhos e colocá-los para fazer faxina em casa e as tarefas da escolinha.Santo Deus.Continue Diogo, por mais que pareça um paradoxo, você é o único que pode salvar o Capitão dessa mixórdia!

  113. quando se espera fervorosamente uma boa cagada do presidente da república, é compreensível que se escreva sobre esse fato, em revistas de grande circulação. você está certíssimo Diogo.

  114. Não se preocupe Diogo, foi a minha mais sonora risada daquele dia, estou rindo até agora, KKKKKKK..., mas que foi de mau gosto, isso foi !! Pode repetir que vou rir de novo, KKKK...

  115. errar é humano, reconhecer o erro é sinal que estamos a caminho da conquista da sabedoria. parabéns Diogo por refletir sobre seu artigo anterior.

  116. Senso de humor não cabe na alma das várias formas de proselitismo. Não desanime! É provável que o presidente tenha achado engraçado.

  117. Quer saber, vc tinha total razão. O Brasil funcionou melhor com Bolsonaro no hospital, bastou sair pra criar uma crise absurda e que acabou mal resolvida e agora se sabe que ele usou o filho pra fritar o ministro só pq agendou uma reunião com executivo da Rede Globo chamando a emissora de inimiga. Não se governa assim, ele está fazendo o mesmo que o Lula (nós contra eles). A emissora é uma empresa brasileira, emprega muita gente, não pode ser tratada assim, tá tudo errado.

    1. Fanáticos e radicais são os que não possuem argumentos, cadê seus argumentos Elide?

    2. Chris, não adianta discutir com fanáticos e radicais. O horizonte se abarca do ponto da visão. Quem se posta nos extremos só enxerga parte do espectro. Jamais tem uma ideia geral da paisagem.

    3. TRATAR BEM A GLOBO, COM CERTEZA SERIA DAR TODO O DINHEIRO E O PODER DE ESCOLHER MINISTROS QUE ELA TINHA...

    4. Só pra finalizar, em países desenvolvidos, sonegadores são tratados como bandidos, o que são com certeza.

    5. A verdade é que os sonegadores, assim como os corruptos, provocam incontáveis mortes de inocentes em filas de hospitais, falta de segurança, estradas mal conservadas, etc. Sendo que a Globo faz um discursinho de correta e na verdade age desta forma sórdida.

    6. O discurso é bonito, pena que os sonegadores, assim como os corruptos, provocam incontáveis mortes de inocentes em filas de hospitais, estradas mal conservadas, etc. Sendo que a Globo faz um discurso de correta e na verdade age desta forma....

    7. O fato de ser devedora não significa inimiga, não é assim que se governa. Pelo contrário, será uma excelente oportunidade de lembrar a empresa dos seus débitos.

    8. Sua empresa querida está devendo um bilhão de impostos, dinheiro este que poderia estar em hospitais, escolas, etc.

    9. Continuando. Tem que receber sim, ouvir o que a empresa tem a dizer. Se a proposta for indecorosa como autoridade ele tem poder de prendê-lo. Não se governa fazendo inimigos seja no Palácio, no empresariado ou em qquer outro lugar. Muito menos usar o filho pra se vingar de quem ousa tentar alianças. Pra governar é preciso ter estômago e aposentar o fígado. Deveria ler os livros do FHC e deixar de lado o OC pq a campanha acabou. Vc tem razão, do hospital ele governada melhor.

  118. Na realidade vc está se mostrando um grande babaca, cara! Fica falando besteira de cima do muro. Escolha um lado, isso é ser honesto com os leitores da revista, que na minha modesta opinião, não precisa de vc.

  119. Seria bom deixar que o Sabino lhe desse um pontapé no seu traseiro. Por mais que queira, você jamais terá sucesso. Deixa a oposição ladrar. A nós a esperança da caravana passar e seguir o bom caminho.

  120. Ja ‘não confio mais no Diogo Mainardi.Afinal,vc está de que lado?So’ do dinheiro?Cancelei a Crusóe.Trabalhando na Globo já e’ um sinal negativo.

  121. Caro Diogo, tive oportunidade de elogia-lo aqui e em conversas com amigos. Mas, cuidado com a arrogância. Quando estiver com TPM, por favor, contenha-se.

  122. Sua coluna da semana passada foi ótima! Agora, se vc começar a dar ouvidos para fanáticos - e espero sinceramente que não o faça -, certamente suas colunas vão piorar e cair na vala comum da absoluta mediocridade que existe na imprensa em geral.

    1. É Adauto com "u", aprende a escrever. Ainda bem que Lula está preso. Lugar de bandido é na cadeia mesmo.

  123. Diogo, Eu tenho 66 anos, mas não sei quantos anos você tem. Eu já decidi que na minha idade posso falar de modo politicamente incorreto, pois gozo de isenção. Então, acho legítimo você agir da forma como age. Aproveitando o ensejo relembro a célebre frase do Paulo Francis no Programa Manhattan Connection num dia em que se sentiu acuado pelos colegas em uma discussão: “Vou embora daqui, pois aqui não tem inimigo à altura do meu ódio”.

  124. Diogo o que lhe instiga a escrever sem medo é ter nascido ou aprendido a ter coragem. Escrever sem maldade mas com coragem é para poucos. E você a tem consigo há longos anos.

  125. Já deu para notar o cheiro da covardia esquerdista nos comentários. Não podem mais defender Lula e o PT, a ordem agora é se passar por leitores interessados(aqui e no Antagonista) e desiludidos, não estão interessados em criticar duramente ou discordar de opiniões, que é sempre bem vindo e justo, estão aqui para tentar destruir.

  126. Sou sua leitora há muitos anos rsrs,muitos mesmo. A sua forma de expressão é essa, sempre foi. Por um breve tempo por causa do Lula vc acabou sendo lido por muito mais gente e estranhamente aplaudido. Era passageiro até que Lula fosse substituído no imaginário comum por Bolsonaro. É isso aí, Diogo, td de novo , desejo que não haja briga judicial mas um bom livro será bem vindo. Abraço

  127. Eu não sou todo mundo e gostei da sua última coluna por concordar com o que quis dizer. Grosserias têm vindo de todos os lados, a começar pelos robôs de Bolsonaro. Avante!

  128. O protagonismo é essencial para o antagonismo. Apenas uma crítica, acho pobre e de certa forma descredibiliza um pouco notícias com referências a outros veículos de imprensa. Entendo que vocês acabam assumindo a mesma posição do veículo de origem e sabemos que muitos deles tem intenções obscuras em relação ao nosso país. Sei que não é o caso de vocês, e sugiro sempre matérias de fato protagonistas como essa matéria sobre o nosso juiz "solta ladrão" G.M. abs

  129. Caro Mainardi, solicito que não abandone seu estilo. Já temo politicamente corretos aos montes no jornalismo brasileiro. Quem não gostar, é só não ler. Quando você vomita daí, eu sinto alívio na minha ânsia daqui. Grande abraço!

  130. Sr. Diogo, assinei recentemente a Revista, exclusivamente pelas suas análises e suas reflexões. Ler ou ouvir qualquer parágrafo é um aprendizado único.

  131. Diogo, parabéns! O ato de se desculpar pela deselegância com o Presidente, é digno de pessoas de bom caráter. Como dizia o saudoso Jornalista Ricardo Boechat: toca o barco!

    1. Ele não pediu desculpas. Ele atribuiu a culpa do que fez ao Presidente, porque este disse que iria acabar com o politicamente correto. Atribuir a própria culpa a outrem é uma prática petista, logo, está explicado.

  132. A classe política brasileira é muito xexelenta, muito mixa. Não merece nenhum requinte. Pode continuar tratando-a assim mesmo que já está bom.

    1. Boa! poderiam fazrr um teste por umas semanas, tira umas férias e vamos ver como se sai...

  133. Ainda bem que temos o Mário pra te proibir de largar a coluna. Principal motivo da assinatura é isso. Mas vale ressaltar a qualidade das reportagens que é acima da média.

  134. Que isso Diogo, desistir de nós? Na-na-ni-na-não! Não importa as “besteiras” ou “grosserias” ditas por vc pq boa parte do sucesso do Antagonista e da Crusoé é de sua responsabilidade. Nem sempre concordo com vcs, mas o que espero da imprensa é tb o contraditório. Não há nada mais patético que só querer ler o que nos satisfaz. Não de atenção aos fanáticos pq eles já estiveram do lado de lá, precisam de um mito para chamar de seu. Vc é muito maior que os politicamente corretos totalmente errados.

  135. Conhecemos a acidez típica de seus comentários. Mas acidez e grosseria são coisas bem distintas. A grande imprensa já tem praticado e adulado o que há de mais grosseiro na politica brasileira. O suficiente para que não a queiramos na Crusoé.

  136. Este foi o MELHOR comentário! Concordo muuuuito com vc. Ele não se importa. Deve ter pesado em algo para ele ter escrito estas últimas palavras.

  137. Falta de ombridade, foi oque achei do seu comentário. Já tentou se imaginar na condição de sofrimento físico do paciente? Você foi deplorável...

  138. Em recentíssima reunião no Planalto as Autoridades de bom senso republicano enquadraram o Presidente. Bebianno fica, o pitbull volta para casa, infelizmente sem focinheira. Até quando... VERGOGNA um presidente levar pito de ministros e ainda ser publicada a notícia, para acalmar o Mercado, os políticos e a opinião pública. Haja cacca.

    1. É que a verdade está vindo à tona: o Mito não passa de um grande bundão.

    2. Henrique, você não entendeu nada. Coitado. Acho que mentalidade petista é a sua.

    3. Petista continua crente na imprensa parcial e corrupta deste país. Invencionices esquerdopatas. Quer o retorno do Lularápio...

  139. Legal Diogo, na conjuntura atual, a Nação toda está tão otimista com a vontade de acertar do governo, que eles pulam mesmo no pescoço daqueles que tentam denegrir de alguma forma o governo! Pensam com certeza..... hei dá um tempo....tem muita coisa errada pra arrumar de uma vez, e o próprio governo tem que se adaptar uns aos outros, trabalho complicado no início. Por isso eu, que gosto muito de você e admiro o Antagonista e a Crusoé, deixo meu humilde palpite: você principalmente....vá com calma

  140. Semana passada pensei ( e desisti a tempo) em postar um comentário semelhante à autocrítica que você faz esta semana. Que bom! Muito confidencialmente, acho que está faltando tesao nos seus textos. Muitas vezes cheiram a mero e aborrecido cumprimento de obrigação. Sem tesao não há solução!

    1. LUIZ, você não entende a alma italiana, a criatividade, as metáforas, o até lirismo que os textos jornalísticos de lá contém. Dá prazer ler o Corriere della sera, o La Repubblica, L`Espresso. A qualidade jornalística é imensamente maior do que a brasileira. Jornalistas de alta qualidade intelectual e analítica. Mainardi é criativo, e como todo italiano, tem sangue nas veias, e usa desse sangue para escrever seus textos. Leia os textos de alguns jornalistas brasileiros sem sentir sono.

    1. Diogo Estamos esperando há tempos uma coluna a sua altura de inteligência e sabedoria porque as últimas estão bem aquém da sua capacidade intelectual. Mentaliza e te inspira! Abraço

  141. Diogo Mainardi, para mim a Famiglia Cacca não é do Veneto, eles devem ser da Hrvatska, nome originário deles Borsonartsk. Fica perto, mas não é Itália. A gente Veneta é brilhante. Dio Santo !!!

  142. Vc pode escrever o que vc quiser; a empresa é sua. Mas o dinheiro é meu, e eu tb posso levá-lo para onde eu quiser. E certamente não será para cá. Abraços.

  143. Caro Diogo, sua genialidade é inegável, embora esteja apagada. Atenha-se a falar não do PT que certamente ela voltará a brilhar.

  144. Hahahahshaha todo mundo indo lá ler o texto da última edição e se emputecendo. Hahhahahahah dá-le Diogo!!Ame-o ou deixe-o🤣🤣🤣🤣

  145. Permitam-me a licença poética de mudar o nome daquela família de origem italiana para FAMIGLIA CACCA. Nome apropriadíssimo. Leiam meus comentários logo abaixo em resposta ao Jorge. E pergunto ao Mainardi, eles são realmente do Veneto... ...meus avós, mãe, tios e tias estão gargalhando lá em cima.

  146. Não chute a si mesmo , nós já estamos nos afastando pouco a pouco , inclusive da revista... papinho de politicamente incorreto foi de um cinismo... já tive admiração por duas colocações inclusive no Manhattan Connection...

  147. Como adorei a coluna tão criticamente discutida, devo ter também me apoderado do discurso nada politicamente correto. Se o presidente manda mensagens que acabou essa era, ele tem que estar preparado para provar o que faz a população passar nessa modernidade sem coitadismos.

  148. Tá loco Mainardi? Se render a miopias políticas transloucada de rede social e comentários, seja da direita ou da esquerda... Fique firme aí... #tmj

  149. Eu achei a coluna da semana passada ótima e os últimos acontecimentos mostraram que evacuações e cagadas é mesmo com a família Bolsonaro.

    1. Verdade Ricardo. Seria comigo se não fosse trágico para o país.

    2. JORGE, de fato. Por onde eles andam eles vão espalhando a matéria fecal. Muitas vezes eles a importam dos USA via Olavo de Carvalho. No andar da carruagem, deverão mudar o nome da família para um outro nome italiano: FAMIGLIA CACCA. Combina, você não acha... IL PAPÀ CACCA, IL FIGLIOLO CACCA NUMERO UNO, NUMERO DUE, NUMERO TRE. Soa poético, até. E todos eles dançando a TARANTELLA: CACCA, CACCA, CACCA... Os generais vão ter um ataque...

  150. Continue tentando Diogo, um dia você consegue. Espero que seu contorcionismo para acertar o próprio traseiro demore muitos anos e continue rendendo "bons desconfortos" para seus leitores. Jamais esqueço aquele vexame histórico da cobertura ao vivo da apuração da eleição do Trump. Enquanto as cheerleaders se afogavam em lágrimas e guacamole, torcendo deseperadamente por uma reviravolta, Diogo já sabia "ferrou...acabou...". Foi a enxaqueca mais honesta de toda imprensa brasileira.

  151. Diogo parabéns ! Você é genial. Existem os que não gostaram de sua coluna anterior. Algo natural. Mas os que reagiram agressivamente mostraram ser tão fanáticos pelo Bolsonaro quanto eram/são alguns petistas pelo Lula.

  152. rrrss vc tinha um inimigo..um tal Lula..acho que era esse o nome...ñ lembro direito...acho que está prsso..ñ sei que fim levou.. Natural achar outro... Esses 3 patetas poderiam ir para...China ou sei lá..voltar só 2022..única solução. Ô Jair..tá faltando umas palmadas, vê se coloca esses filhos no canrinho para pensar.

  153. É, Mainardi. Você ficou incomodado com as críticas e busca uma forma de aceitá-las. E mais: nos tempos de mídia livre, as críticas ficaram mais ácidas, vísiveis e incursas no mundo do "não esquecimento". Mas, não esqueça: melhorar o social sem violência do arbitrário, a qual se encontra o politicamente correto, é sinal de que existe civilização e aos respeito aos "iguais" e "diferentes".

  154. Quem frequenta as colunas/livros/manhattan do Mainardi nunca deu bola para o politicamente correto(forma de criminalizar a liberdade) sem dúvida a "rispidez com nossos próceres" a "sem-cerimônia no trato com as autoridades"(FHC, Lula, Eike, Bolsonaro e tantos) sempre direto ao ponto são altíssimas qualidades de um jornalista livre. Na semana passada, me permite, foi um ataque gratuito(e enigmático) numa hora sensível para todos nós e que colocamos muita fé no Antagonista/Crusoé.

    1. Uma criança de oito anos não tem formação política para entender isso.

  155. Ainda bem que se libertou assim como a linha editorial da Crusoé. Ainda be que gracas a Mario Sabno que, com maestria segurou as pontas, não cancelei minha assinatura. So um conselho: qdo tiver " em surto" evite escrever. Seus leitores agradecem!

  156. Diogo, tratamo-nos ‘A tapas e pontapés’ (excelente livro de crônicas). Nada mais ‘politicamente incorreto’ ! Creio que podemos suportar isso. Fortalece a relação.

  157. Continue assim...é disso que precisamos....dessa "falta de respeito" com qualquer pseudo-autoridade que esteja no poder...Votei em Bolsonaro e torço pra que esse governo dê certo...mas a liberdade de expressão é valor inalienável.

  158. Fala verdade ai, Diogo. Voce nao e' so socio, e' socio mahjoritario, ne? caso contrario, depois da coluna da semana passada, se nao fosse "o patrao" jamais estaria escrevendo essede hoje, ne? Nem mais nenhuma outra.

  159. Caro Diogo, um conselho: ESQUECA CARLOS BOLSONARO. Sua questao pessoal co ele e' mais do q evidente a todos. Esse filho do Presiente lhe tira o prumo. Basta ele estar envolvido q vc se perde em ataques pessoais. Isso so favorece a ele, nao a voce. Se ele pereceber q exerce sobre vc tal poder, podera arruinar sua reputacao pois podera leva-lo a trilhar caminhos nao-profissonais. Ele ja o acusou de ataca-lo e ao pai pq nao recebeu a SECOM como Bebiano havia prometido. ESQUECA CARLOS BOLSONARO.

  160. Não há possibilidade de comparar um escritor sarcástico como você sempre foi, com um comentarista asqueroso. O politicamente errado que você usa, e abusa, refere-se justamente à recusa aos beija-mãos sociais e à irreverência no trato das autoridades, mas não ao desrespeito às regras sociais mais elementares, tarefa que o Gentili desempenha bem melhor e sem apresentar náuseas.

    1. Vacilada? Nada! Ele cagou lindo pro politicamente correto!

  161. Vai causar outro desastre, se quiser, como as opiniões são por escrito, pode pensar 3 vezes antes de publicar. É o que desejo e espero de uma pessoa tão brilhante como você.

    1. Neli, voce nao entendeu o que ele disse, voce é muito mimimi, voce é muito politicamente correta... ô povo chato, "ninguem pode falar mau do meu presidentooo, mimimimi" Parece um povo da esquerda aí...

  162. kara a gente está de saco cheio do MIMIMI da outra imprensa... não ligue para as nossas críticas... são as mesmas asperamente deferidas para quem tenta difamar ou enfraquecer nossa esperança a qual confiamos ao PRESIDENTE Bolsonaro. Força e não se abale não!!!

  163. FABIANO, CORPORATIVISTA, DESCONTROLA EMOCIONALMENTE e JUVENIL... fora isso, quando a razão assume o controle, é um jornalista de qualidade, talentoso e brilhante. Seu pai tinha a parte emotiva, mas ele usava com a razão/justiça. Assisti debates homéricos do Enio na Band, com a Poppovic. Converse com seu pai, se aconselhe nele, seu pai é um cara foda, inteligente e de sabedoria ímpar, o momento é de guerra, Bolsonaro é só um meio, uma ponte frágil que precisamos conservar p chegar ao outro lado.

  164. Diogo, eu não tinha lido, mas corri lá e me deleitei! Mas vai ser incrível mesmo ver o Nizan/ Donata lerem! Vc sempre elegante e sutil! Parabéns, recado dado!!!

  165. Diogo, os primeiros textos que eu leio quando sai a Cruzoé é a sua coluna e depois a do Sabino. As opiniões dos outros também fazem parte da formação da opinião de cada um de nós. Concordar ou discordar faz parte do jogo. Portanto, continue dando suas opiniões por aqui que tá ótimo assim.

  166. Mantenha-se liberto e nos permita estar liberados também. O politicamente correto é muito escroto... desculpe o palavriado final...que foi politicamente incorreto

  167. Como você vê Diogo você tem vários seguidores que querem você exatamente assim. Os que não suportam são o outro lado da mesma porcaria que era o PT

  168. Politicamente correto vc, felizmente, nunca foi. Mas socialista foi e ainda é. Se não fosse não teria quase chorado com a derrota de Hillary. Ou vc não sabe que ela e Obama são de esquerda?

  169. Diogo, vc pode escrever o que bem entender e os leitores têm o direito de criticar. Não precisa ocupar seu espeço para fazer "DR" com os assinantes desta revista. Espero ansiosamente pela sua pxma coluna!

  170. Soou mal seu anterior artigo. Deu impressão de que estava a prestar contas ao público politicamente correto! Hay que endurecer.....ternura jamais! Mas não vou chegar ao ponto de deixar de apreciar teu trabalho, segue o baile.

  171. Diogo, sou um pouco mais velho que você e também me libertei do politicamente correto. Acho positivo que o intestino do presidente esteja funcionando corretamente (piada pronta: porta voz Rego Barros falando de barros no rego); o que mais me preocupa é o intestino do bolSON Carlos, que parece estar com problemas e está enviando o resultado de seu processamento para o orifício errado.

  172. Pois mediante o que estamos assistindo desde que Bolsonaro saiu do hospital, acho que pegou até leve na semana passada. Que coisa mais ridícula esse pittifilho! O deputado saiu do baixo clero, mas o baixo clero não saiu do presidente e da família de barraqueiros truculentos.

  173. O diabo- sempre ele!- é não deixar sua Anta voltar.Aquela Anta que você deu por morta. Estou aturando Bolsonaro vestido de bahiana com laranja e abacaxi na cabeça pelos próximos dois anos.

  174. Voltei aqui só para falar uma coisa: Fale o que você quiser, como quiser, que ninguém tem nada com isso, a revista é sua, a gente adora, e quem não gostar que se dane!

  175. Antes que eu esqueça. Você é como Ricardo Boechat. Todos gostam de ler suas matérias, todos te admiram e você mora no coração das pessoas de bem. Então, agora enquanto você está vivo, e esperamos que seja por muitos mais anos, continue teu trabalho como tem feito nestes anos todos.

  176. Ainda bem que o Sabino te convenceu... Parei de ler a Veja quando aquelas duas colunas do mal no fim da revista deixou de ser publicado rsrsrs. E no mais concordo com oq vc escreveu no artigo anterior o Brasil fez um teste e parece que não aprendeu nada ser um bufão e falar idiotices q agrada boa parte da população não é o principal requisito para escolha de um presidente.

  177. Seus "rompantes" fazem parte do seu folclore!!! Sou Antagonista desde o dia 01/01/2015.Caminhamos juntos até aqui DIARIAMENTE. Concordamos muito mais do que discordamos, mas estamos imbuídos no mesmo espírito. Crusoé é Antagonista e a alma os Antagonistas

  178. Desde os tempos da Veja, que corria para ler a sua coluna. Acredito que, como eu, nenhum leitor seu queira um Diogo “politicamente correto’ e, muito menos, com “trava na língua” (ou no teclado). Por outro lado, aquela lá foi desnecessária, sem graça, porque ultrapassou aquele limite fino entre o “pol. incorreto” e a grosseria. Quem nunca? O Mário fez bem: continue a escrever, de preferência com aquele humor velado tão presente nos seus textos. Forte abraço.

  179. Espero que você continue sendo politicamente incorreto. Me lembro que há anos atrás, no manhattan você, na entrevista com o então bilionário Eike Batista, mostrou quem ele era. Com o FHC você também não se intimidou mostrando a mudança que aconteceu no Brasil. Então, para nosso bem, por favor não mude.

  180. Sig.Mainardi, Buon giorno! Per quanto riguarda quello ciuco, me ne frega un cazzo essere politicamente corretto; l`uomo è pazzesco. Come senso commerciale, però, meglio dare qualche scusa ai V. lettori. Avanti, ragazzo. Augurone.

  181. quando achamos que derrotamos os petralhas, criamos um outro grupo... o bolsominion... dois lados da mesma moeda. seres que não pensam, e que pior, não gostam de pensar. Eu votei no Bolsonaro sim, mas pra mudar o Brasil e não pra ver as mesma coisa, só que com time adversário. É Brasil acima de tudo e não Bolsonaro acima de tudo. Fica a dica para os fanáticos...

  182. Vamos em frente e consertem este servidor. Por culpa dele, depois de eu digitar três vezes, vc, Diogo, deixará de receber muitos elogios por sua atitude e, principalmente, pelo seu histórico profissional. Att

  183. Diogo, estou ansioso para ler uma opinião sua sobre o filhinho do presidente Bolsonsaro que não participa do governo mas tem o poder até de demitir ministros de forma deselegante e estupidamente apoiado pelo pai que não exerce nenhuma autoridade sobre ele. Aguardo ansiosamente desde já antevendo o que vou ler.

  184. Diogo, parabéns pela suas colocações, é muito difícil para muitos que chegam no nível de admiração que vc chegou ter esta capacidade de reconhecer falhas ou enganos de maneira tão nobre. Sobra-te cultura, inteligência e coragem no ramo jornalístico e por isto mesmo vc é uma referência. Fiquei novamente confiante em permanecer assinante de sua revista. Vamos em frente e use seu talento para nos ajudar a destrinchar as grandes questões políticas do nosso Brasil. Atenciosamente

  185. Como é um caso de convalescência de uma tentativa de homicídio, achei que nesse caso, pegaste pesado. Mas nunca, jamais pense em nos deixar, a luta é nossa - juntos! Tá tudo bem, passou. Te amamos, Dioguito e continua sendo sempre quem és 🌹💕

  186. o Antagonista não nasceu para passar pano para político ou governo. Está deve ser a principal orientação a ser seguida por todos no site e na Crusoé, do dono à toda a equipe. É isso ou cairemos fora. Imprensa existe para fiscalizar, criticar e denunciar.

  187. Agora sim! A nossa luta contra a bandidagem já é um problemão. Cheguei a pensar que vc tinha mudado de lado. Mas sei que sensatez é seu forte. Extrapolar só de vez em quando, ok? Não nos deixe só!

  188. Prefiro o politicamente incorreto e verdadeiro do que ver a maior parte dos eleitores do Presidente Bolsonaro escandalizado com qualquer crítica que se faça ao governo, por menor que seja. Não queremos carneiros, queremos cidadãos críticos. É como educar um filho, se passarmos a mão na cabeça a cada vez que ele faz uma coisa errada ao invés de corrigir vamos criar uma pessoa mimada e egoísta. Criticar não é torcer contra, é mostrar que estamos atentos. Continue assim!

  189. AInda estamos no ínicio de Gov, esta coisa ainda vai piorar muito para ficar aceitavel, é muita loucura atuando contra as novas ideias, Deputado é um bicho rasteiro o Jair sabe disso.

  190. Impossível agradar a todos, enfrente, em frente. ( Gostei da tua coluna da semana passada pois penso o mesmo) Quanto a ironia, a tua é ótima!

  191. de forma alguma você ira abandonar o barco , sou assinante da crusoé por sua causa e culpa , não é porque você foi um dos responsáveis pela saída do pt do governo , que isso te libera , agora que o trabalho vai começar e você vem com esse papo de politicamente correto, numca seja politicamente correto , passamos mais de uma decada no politicamente correto e veja no que deu.

  192. Diego Mainardi o teu passado te favorece. Semana passado você pisou na bola mas graças a esse teu passado e a tua mensagem desta semana para minha sorte continuo teu leitor e assinante da Crusoé

  193. Continue assim! Entretanto, O Antagonista tem me decepcionado... constantemente tem reproduzido textos de Folha de SP, Estadão, G1... se fosse pra isso, eu teria mantido minhas assinaturas desses veículos de comunicação, que caíram em meu descrédito... saudade de Boechat...

  194. Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo. A revista fica pior sem Mainardi.

  195. Não à toa que eu o acompanho desde a VEJA (quando esta prestava). Chegava a revista, eu ia ler de trás para frente. Você primeiro

  196. bom..eu particularmente gostei da coluna da semana passada... estou decepcionado com a coluna dessa semana, aonde não há "rispidez com os nossos próceres"

  197. Gosto muito de você! De sua inteligência arguta e sem meias palavras...mas , precisamos não esquecer de recorrermos à nossa sabedoria.. sem perdermos nossa autenticidade...(?) Sim... mas com (alguma ;-) ) delicadeza! Grande abraço , com minha admiração!

    1. Vir com o papinho que o Sabino não deixou eu ir embora simplesmente RIDÍCULO!!!

    2. Realidade: Diogo se auto afirma dizendo quer sócio da revista, portanto, ninguém pode mandá-lo embora.

  198. A liberdade é libertadora! Mas uma coisa é certa, Diogo. Vc tem uma legião de fãs q não consegue se libertar de vc!

  199. Essa joça chamada de POLITICAMENTE CORRETO, até com certa pompa por parte de manobráveis à bestialidade, é da lavra dos mesmos que criaram o empoderamento, #Mexeu com uma mexeu com todas, #Ele não, Lula Livre, essas coisas tristes de passado tão recente. Relativizar o CERTO ou o ERRADO não nos ajuda em nada. Dizer que o meu bandido roubou menos que o bandido dos outros não vai ao centro da lambança.

  200. Cara, o politicamente incorreto, em algum momento, foi a única arma contra Lula e sua legião de zumbis, li um artigo em que alguém o chamou de "gentinha" e pensei: "Como alguém pode escrever isso sobre o presidente que acabou com a miséria?", quando li todo o texto percebi que noticias sobre mensalão, desvios de verbas de estatais e caixa dois, tinham passado por mim como a luz do sol por uma peneira, sabe, Bolsonaro e seu PSL não são nosso time de futebol, ou nossa religião, vamos cobrar, sim!

  201. Entendi! Mainardi acha que assinantes estão pagando para compactuar com assassinatos de reputação, injurias, difamação e desinformação porque só pode oferecer uma "certa sem cerimonia no trato com as autoridades"... Imagino que de fato deve devem ter algum interesse em participar do desmonte e enfraquecimento de um governo recem iniciado ainda refém de 25 anos de aparelhamento esquerdista, esquemas mostruosos de corrupção. Não precisa sair, basta fazer jornalismo e respeitar o publico pagante.

    1. Falou tudo. Espero que ele em sua mostra de humildade apresentada neste "artigo" possa ler e considerar o que aqui foi exposto.

  202. Acho genial sua opinião, prefiro o politicamente incorreto... Adorei a transfiguração do FHC , sentado na bancada do Manhattan...super oportuna, excelente resposta, não combina com vc a omissão...Vc manda bem! Por favor, deixei o Diogo falar!!!

  203. politicamente incorreto é uma coisa... mau gosto e grosseria são outra coisa. ainda ironiza o leitor se auto-afirmando sócio e por isso inadmissível. quem está pensando em me demitir sou eu nesmo

  204. É só parar de levar tudo da gozação que da certo! Sua opinião não pode ser sempre uma grande gozação, porque envolve fatos e coisas sérias!

  205. Diogo, me desculpe, mas você está querendo chamar atenção para si tratando Bolsonaro como vc fazia c Lula. queremos sua opinião. A sua não cópia da Folha

  206. Exatamente. A revista Crusoé ataca por atacar , sem fundamentos e com uma pobreza de vocabulário sem precedentes. Uma decepção, um vexame. Parece uma Globo News escrita e piorada . Eu quero meu dinheiro de volta. Não paguei por isso.

  207. Esse é o Diogo., se desculpa atirando., kkkkkk, quase não sinto falta do Paulo Francis. Mainardi nem pense em chutar seu rabo., minha renovação da revista, fica condicionada aos textos que ele abana.

  208. Não, vc só quis ser diferente e ficou igual a toda a mídia em uma época que leitores clamam por bom senso e uma boa análise. Aquela coluna sua poderia muito bem ter sido escrita por Reinaldo Azevedo ou Gilberto Dimenstein, tanto faz, vc quis aplicar sua velha fórmula que sempre foi sua marca registrada, (e te admiro por isso) mas esta dissolveu-se como açucar no discurso único propagado pela mídia atualmente. Foi mais do mesmo Diogo. Vc consegue fazer melhor que isso.

  209. Como disse, quase todos lhe condenaram pelo seus texto, agora a retratação, confirmando. Você está no limite, chutando o balde porque você foi formado na esquerda, trabalhou nos locais de esquerda e agora quer ser DIREITA, como, se está no sangue, passou a vida toda falando e criticando como esquerda, é claro que não vai aprender ser de direita rapidinho, é assim mesmo você aprende. Aprenda com Claudio Dantas e Felipe M Brasil. A minha não renovação continua, seu projeto vai afundar.

  210. Confesso que me chocou a sua coluna da semana anterior, não por discorrer dos movimentos intestinais do presidente. O que me chocou foi o não reconhecimento de que Moro e Paulo Guedes estão no governo graças a Bolsonaro. Ou seja, desconsiderar o protagonismo do presidente nas escolhas dos superministros e supergenerais no governo e que as mudanças anunciadas semana passada faziam parte de suas promessas de campanha.

  211. Não vi nada de desrespeito no artigo da semana passada...inteligente e real. Tem uma minoria que quer transformar Bolsonaro num inatacável ícone como fizeram com Lula. A Crusoé não é imprensa oficial e tem que se posicionar diante dos fatos, o que tem feito com isenção e preservando opinião de seus articulistas.

  212. Diogo, muito bom você ter se libertado do socialismo e do politicamente correto, o que você não pode é se libertar é do seu humanismo. O que me assustou não foram os termos grosseiros, aos 68 anos já me libertei de muitos pruridos, o que me assustou foi a agressão a um ser humano fragilizado, sofrendo a dor causada por outro ser humano. Imagino a dor que causaria ao teu coração se alguém que perdeu a humanidade, se dirigisse ao teu filho como você fez com o presidente.

    1. Perfeito, Rosa. Falta de humanismo se assemelha à de educação.

  213. Todos nós nos libertamos do socialismo e do politicamente correto... Mas que sua coluna anterior extrapolou todos os limites do bom gosto ah, extrapolou!

  214. Pois é. Mas de vez em quando é bom ler um artigo escrito por um ser humano. Só toma cuidado para não ficar que nem o mala do Olavo de Carvalho, que é insuportável.

  215. Você vai acumular elogios e críticas. É normal. Esse texto tem muito mais deboche ( considero o deboche fundamental) que o da semana passada.

  216. não perdendo a sobriedade e com o objetivo especifico de chacoalhar o onibus afim de que todos se acomodem,e ele volte a seguir seu caminho rumo ao almejado,ps o intestino ñ é asqueroso,é funcional

  217. Enquanto as pessoas transitam pelas veias e artérias das cidades ordinárias, circulas pelas belas tripas e cloacas de Veneza, apropriadamente chamadas de "cananais". Tens razão, Mainardi: o Bolsonarismo foi válido durante a campanha. Agora devia ser o "hay gobierno? soy contra". Na campanha era o "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". Agora é o "Pragmatismo acima de tudo, meus filhos acima de todos". Infelizmente. Espero que o PT não volte!

  218. Diogo, você tem razão. Você e todos nós, os assinantes da Cruzoé, nos libertamos do Socialismo. Mas não se esqueça que grande parte do país, ainda está em processo de libertação, ou bem longe dele. E nós, e especialmente vocês, somos FORMADORES DE OPINIÃO. Vomitemos nossos descontentamentos, nosso humor NEGRO (como é bom poder falar...) e nossas opiniões mais escatológicas com os nossos amigos, nos botecos da vida... Ou corremos o risco de nos Carlosbolsonarizar... Valeu... e sigamos na batalha.

  219. Enquanto isso o Jair parece ainda muito cioso do ‘politicamente correto’ e do socialismo, em todo o episódio envolvendo o Bebbiano. ‘Socialistas’ são experts em ‘bois de piranhas’; ‘Politicamente corretos’ agem, com certo grau de injustiça, segundo projeções de sua imagem pelos outros.

  220. Aff......deve mesmo estar faltando inspiração e assunto. É realmente um problema, ter que escrever e não ter o que dizer. Deve ser saudades do lula.

  221. Apoiar, elogiar, criticar, analisar fazem parte do seu trabalho. Por isso assinei a Crusoé para me manter lúcido, vigilante e ter um contra ponto. É óbvio que você e nós queremos que de tudo certo no final.

  222. A sua coluna é perfeita, meu amigo. Com a morte de Boechat, para mim um dos símbolos do jornalismo-coragem, só nos restam vocês da Crusoé! Continuem firmes e fortes!

  223. Texto chulo, desrespeitoso e pouco inteligente, definindo com toda má vontade e parcialismo uma situação cujas circunstâncias não foram levadas em conta. O cara está operado, ferrado, com um monte de urubu torcendo contra e ainda deixa sua equipe trabalhar e é criticado. Se estivesse centralizando também o seria, e qualquer coisa que fosse, idem... Não adianta, quando alguém que tem o seu espaço na mídia e o seu prestígio não tem responsabilidade com o que escreve, acaba o respeito. Demita-se!

  224. O Naloch que popularizou a expressão nas suas lições de História verdadeiras, que temos o privilegio de ter na Cruzoé, deve estar influenciando o Dioguinho. Só que, para mim, soou o seguinte: Ele, por alguma razão profissional ou psíquica, precisa de um inimigo. Lula não serve mais, então escolhei Bolsonaro. Ok!! É bom termos uma visão crítica do Governo, mas, prefiro a linha o WW - análise, cenários, explicações. Mas para isso é preciso ser JORNALISTA DE VERDADE e não simples "colunista".

    1. Eliana, sugiro que o escolhido seja o Renan Calheiros!!!

    2. Na mesma direção do que venho dizendo há tempos. Diogo é órfão de Lula e precisa de alguém para atazanar e esse alguém tem que ser bem popular, para que possa aparecer.

    3. Perfeito! Então Crusoé, pare de apagar os comentários de quem discorda de vocês. Sejam decentes , e permitam que o assinante que esperava um jornalismo de conteúdo e imparcial rescindam o contrato e devolvam o dinheiro remanescente. Eu não quero continuar pagando para ler um pasquim.

  225. Não vi problema algum na semana passada. Continue assim. É correto. É opinião e ironia. Não leiam os incultos e melindrados. Vida longa Diogo !!!

  226. Diogo , reconhecer nossos próprios erros é um passo , também achei de muito mal gosto aquela sua coluna. Por tratar de um ser humano agredido covardemente e que quer tão bem a este país tão sofrido. Releia mais vezes antes de teclar SEND. A oportunidade perdida e a palavra proferida não possuem volta. Você não merece por tudo ,que também fez na sua luta a favor do Brasil ter esse arrependimento. Mas acontece com quem faz , não com quem se omite.

  227. caro Diogo, se como me parece a maioria dos assinantes da Crusoe se revoltou com a tua coluna da sem passada e adorou essa significa que tem algo errado, algo n esta’ dando certo, que vc n estão atingindo o publico que se propuseram ao criar a revista, vc esta’ falando para uma maioria de aduladores burros ??? e’ isso ??

  228. Olá Diogo : Como você é bacana, gente fina e verdadeiro em suas ações. Continue assim, que nós te apoiamos. Um abraço ao Sabino e ao Dantas. sds

    1. Todo mundo pode falar o que quer, mas tem que estar aberto para ouvir o que não quer! Isso é democracia! A coluna é dele, mas o espaço de comentários é do leitor/assinante. Ou estou errada?

  229. Olá Diogo : Onde vc. achou tanta gente "bacana" para te apoiar ? A coluna de agora parece aquela justificativa do Faustão depois da grosseria de se referir ao presidente como idiota e imbecil ou o Delfin Neto no tempo do regime militar falando sobre economia ou ainda a Zelia Cardoso esplicando o Plano Colllor : fala muito, não diz nada nem pede desculpas e fica novamente bonito na foto. Vedneza que te compre ! Sds

  230. Você Diogo, tem condições intelectuais de ser incisivo e implacável sem apelar para o mau gosto e o baixo nível. Assinei a Crusoé, em busca de informação, farta, independente, imparcial, para que eu possa formar minha própria opinião. A opinião dos jornalistas não me interessa. A revista está longe de proporcionar esse tipo de informação. Enveredou pelo jornalismo pobre de conteúdo e rico em fofocas mesquinhas. Sejam honestos e permitam que os assinantes insatisfeitos se retirem .

  231. Nem sei se vc faz...mas queria ser uma mosca em sua sessão de analise. Entender como vc se estrutura emocionalmente. Te admiro muito e queria aprender como vc lida com seus conflitos internos. 🌷

  232. Durante muito tempo senti saudade da coluna do Diogo na Veja. Sempre foi a mais chocante. Agora posso acompanhá-lo na Crusoé. Muitas vezes discordo das opiniões, mas continuo considerando que o brasileiro precisa de um choque de realidade para tomar atitude. Parabéns Diogo!

  233. O seu jeito de ser é esse. Enquanto leitor aceito e continuarei lendo. Entretanto também critiquei por ter achado desproporcional. Por outro lado me causa espécie os comentários, tanto dos radicais que não aceitam deslizes quanto dos puxa-saco.

  234. Lembro-me de ter comentado e ter dito algo em torno de entender seu vômito , mas que não entendia a hora de fazê-lo. Mainardi, vc é um profissional de biografia invejável, culto, polêmico e que mora em um continente onde a civilização já chegou. Vc esqueceu o que é Brasil? No momento que estamos, a travessia perigosa e delicada que vivemos ( vc sabe mais que ninguém), brincar com fogo e usar essa habitual ironia, não dá. Segura a mão na caneta. Aqui, tá [email protected]

  235. Eu li, não achei assim! e se foi, quem nunca ? é o stress do Brasil, Diogo, você é um escritor, um artista, artistas captam tudo, eu digo que artistas são antenas "paranoicas" (me incluo) ahahahah, captamos tudo, sensibilidade dá nó, nem ligue, continue como vc é, seus milhares de fãs adoram.

  236. Vcs apagaram meu comentário?????? E os de três outros assinantes que entraram na conversa????? Que tipo de gente São vocês????

    1. Não concordo. Mainardi pode ser tudo mas medíocre com certeza ele não é.

  237. Não achei de mal gosto ou desrespeitoso o artigo. Continue falando assim. Tenho a impressão de que a mesma proporção que amavam Lula amam o Bolsonaro.

  238. No dia em que ele passar a escrever para agradar a maioria, deixará de ser Mainardi. Nos provoque, nos faça pensar, nos dê um chute no saco de tempos em tempos. Em frente, Diogo!

    1. Prezado Raymundo, com a expressão "nos dê um chute no saco" no teu comentário tu ignoras todas as mulheres assinantes desta revista. Seu machista, fascista, misógino. Porém, como eu não sou estupidamente imbecil (que é o mesmo que politicamente correta), concordo plenamente contigo. Beijos, amigo!

  239. Bom dia, Diogo! Você não é perfeito e nem tem obrigação de ser. Curiosamente percebi em alguns leitores a mesma postura que vejo em alguns eleitores, a necessidade de aprovar sempre seu "idolo" qualquer que seja a besteira que ele diga ou faça.De certa forma foi bom você ter extrapolado para que viesse à tona essa percepção de mantermos nosso espirito critico sempre alerta, inclusive com quem amamos.Pais sabem disso, embora "certos pais" parece que se esqueceram!

  240. Kkklkkl muito bom ,é isso por isso que eu to com você é não abro mesmo dando umas derramadas que faz parte se não não tem graça. Vida continua.

  241. posso dizer q fui uma das únicas que não te atacou,pq entendi a revolta. Realmente,ter q saber e imaginar q o Presidente da República fez cocô duas vezes e q tais é de amargar. Fique. Sem vc pra não ter q aturar o hipócrita politicamente correto, seria insuportável. Esses fanáticos a la PT são de amargar pq são o PT as avessas q Janaína alertou lá atrás.

  242. Por essas e por outras que me tornei seu admirador. Desde os tempos da Veja. Vc tbm é o unico motivo que me tornou assiduo do Manhatan.... Com meus 82 anos tenho capacidade e competencia para escolher. Parabéns. Continue assim !

  243. Bom dia Diogo! Você sempre foi livre do politicamente correto. Isso é um mérito. Aceitamos a mea culpa mas não tem necessidade nenhuma de "auto chute" no traseiro. Depois da irritação ou da raiva fica a análise do conteúdo do texto e a certeza de que sempre teremos você para dar uma chacoalhada nas nossas opiniões. Não foi o primeiro e nem será o último texto polêmico tenho certeza e já li outros no passado que achei até mais pesados do que esse. Precisamos de jornalistas como você. Um abraço

  244. Diogo, gosto de seus artigos pq você sempre foi politicamente incorreto mas verdadeiro em suas convicções. Achei um absurdo o ataque q você sofreu e para mim está foi uma das piores colunas que você escreveu. Mantenha sua acidez, por favor.

  245. Por isso você é quem é: um cara sem papas na língua é muito importante neste mundo chato do politicamente correto. sou sua seguidora á muito tempo.

  246. Vc é esperto !!! Caiu na real, né... Sentiu que vai custar caro no seu bolso, esses seus ataques de "chilique" de menino mimado, quando não é obedecido e bajulado. Assinante não é base militante. falou besteira, toma porrada mesmo !! É assim que funciona na Democracia ...

  247. Eu odiei sua última coluna e tomei a liberdade de dizer isso. Também falei que, no caso da última edição, você não podia demitir o estagiário, e era verdade. E falei, também, no Twitter que, de 15 textos da edição, apenas um havia me desgostado. Agora eu digo: muito bem, Diogo! Não tem mesmo que pedir desculpas. Seu texto, suas regras. Kkkk Sqn. Capitalismo e liberalismo exigem que o cliente seja agradado. Obrigada, voltarei sempre!

  248. correto. a maioria da imprensa a receita que o eleitor é alfabeto funcional e acha que não sabemos discernir a verdade ou as intensões de quem escreve um artigo de opinião ou relata um fato.

  249. Vc mesmo diz q superou os limites da... bom tenho certeza de q nao eh assim q gostaria de ser lembrado. Nao se va, faria muita falta.

  250. Reconhecer seus erros é atitude nobre. Deixar os leitores se expressar sem censurar seus comentários (impedir a publicação quando não há ofensa a pessoas identificadas nominalmente ou palavras de mau gosto) é bom senso e democracia. O contrário é censurara a opinião.

  251. Sim, foi um pedido de desculpas mal disfarçado. De qualquer modo espero acidez de seu lado mas com argumentação e uma boa dose de...literatura. Ah, e com coerência!

  252. Estamos juntos Diogo, não deixe de ser você, você ta certo. O presidente só fez cagada naquele hospital, deixou o filho detonar um ministro pelo Twitter. Tem que ser Antagonista mesmo, a gente paga pra isso! Estamos juntos!!!

    1. Diogo comentei que nossa amizade enfraqueceu com a reportagem anterior, mas com esta explicação de hj FORTALECEU novamente vc é bom no que faz

    2. Diogo, parabéns! O ato de reconhecer sua deselegância, foi típico de pessoas de bom caráter. Como dizia o saudoso Ricardo Boechat, toca o barco!

    3. Desculpa nada. Ele só está reforçando que o Bolso deve deixar quem sabe governar. Está é a msg.

    4. No referido texto, passou uma idéia de não importa quem esteja no comando, será combatido. Ainda bem que parece querer corrigir a rota.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO