Mateus Bonomi/CrusoéAs imagens da sessão estão sendo analisadas por um grupo de funcionários do Senado

O cerco se fecha

A Corregedoria avança na investigação da fraude histórica na eleição para presidente do Senado, mas uma dúvida persiste: haverá punição? A cobrança popular fará diferença
15.02.19

Foi durante uma reunião no 14° andar de uma das torres do Congresso que Davi Alcolumbre ouviu que é preciso levar às últimas consequências a investigação da fraude na eleição para a presidência da casa, sob pena de iniciar sua gestão desmoralizado. O conselho foi dado ao novo presidente do Senado em um encontro em que também estavam presentes Tasso Jereissati, o dono do gabinete, Esperidião Amin, Otto Alencar, Jaques Wagner e Jarbas Vasconcelos. O grupo de velhos políticos, que virou referência para Alcolumbre, um dos senadores mais novos da atual legislatura, defendeu a necessidade de eliminar todo e qualquer vestígio dos hábitos que dominaram o Senado nos últimos vinte anos. Um bom começo, disseram, seria passar a limpo a fraude histórica na eleição, no último dia 2.

Outra marca a ser apagada, na opinião dos conselheiros, é a oferta de blindagem no Conselho de Ética da Casa a senadores envolvidos em malfeitos. Com o Senado sob o comando de Renan Calheiros e seu grupo, só Delcídio do Amaral não se salvou, justamente por ter delatado o cacique de Alagoas e outros integrantes de seu entourage. Os vários conselhos dados a Alcolumbre naquele almoço de quarta-feira tinham, ao fim e ao cabo, o mesmo pano de fundo: se tudo caminhar como deve, o Senado terá que debater, muito em breve, a cassação do mandato do senador que, mesmo diante das câmeras que transmitiam a sessão para todo o país, jogou na urna não apenas um, mas dois votos. Um escândalo monumental, que precisa ter resposta.

Há uma semana, a Corregedoria do Senado vê e revê as imagens da sessão — são quase 10 mil fotos e cerca de dez horas de vídeos gravados por três câmeras da TV Senado e outras três do circuito interno de segurança do plenário. Já foi possível obter alguns resultados. Como mostrou o Diário de Crusoé, as suspeitas recaem sobre seis dos 81 senadores. O corregedor, senador Roberto Rocha, evita falar em nomes. Mas, nos bastidores, ganha força a leitura de que o autor da fraude está entre os últimos que votaram. Eliminando todos aqueles que as imagens mostram que votaram corretamente, com a cédula acondicionada dentro do envelope, sobrou meia dúzia de excelências. O trabalho prossegue, agora com a ajuda de vídeos de celulares gravados por quem estava no plenário.

Agência SenadoJefferson Rudy/Agência SenadoRoberto Rocha, o corregedor: caberá a ele dizer quem fraudou a eleição
A participação, ainda que indireta, de servidores não está descartada. Nesta semana, o diretor da Polícia Legislativa, Pedro Carvalho, foi demitido por Alcolumbre. A decisão guarda alguma relação com a fraude. Senadores cobraram a demissão ao saberem que Carvalho teria, logo após a constatação da fraude, se trancado na sala de controle em que as imagens das câmeras de segurança são processadas. A atitude levantou suspeitas. Estaria ele tentando proteger alguém?

Se a investigação conduzida pelo corregedor Roberto Rocha avança, há nos bastidores um esforço para evitar que o mandato do culpado seja cassado. Alguns senadores dizem, à boca miúda, que é preciso verificar se houve má-fé no voto duplicado. Outros já pensam até em pena alternativa: lembram que o regimento do Senado prevê sanções mais brandas, como a suspensão temporária do mandato. Em sintonia com esse pensamento, aliados de Alcolumbre relatam que em um primeiro momento sua ideia era não aprofundar as investigações. Além de uma eventual retaliação de Renan, ele temia que um aliado seu pudesse acabar sendo culpado. Isso porque a urna poderia, em última análise, ter sido fraudada para anular a votação e fazer com que o movimento em prol do voto aberto ganhasse força na rodada seguinte, o que acabou ocorrendo. Sim, agora as suspeitas recaem também sobre o outro lado. Até a semana passada recaíam apenas sobre a ala renanzista,

A ideia inicial, portanto, era varrer a sujeira para debaixo do tapete. Mas a pressão cresceu e o presidente do Senado determinou a instauração da investigação. Alcolumbre, porém, tomou cuidados. Proibiu, por exemplo, que terceiros tivessem acesso a qualquer informação que pudesse elucidar o caso. Para se ter uma ideia, a despeito de ser um órgão público, a TV Senado foi proibida de repassar cópias das imagens de todas as suas câmeras. Só a Corregedoria pôde ter acesso às gravações. Tão logo seja possível afunilar ainda mais o rol de suspeitos, a ideia do corregedor é requisitar uma perícia nas imagens, para que não pairem dúvidas sobre quem foi o autor da fraude. O ato seguinte, já planejado, será a discussão sobre o que fazer. Nessa etapa, a voz dos cidadãos que rejeitam a ideia de um acordão será, mais uma vez, de grande valia.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não existe outra solução senão a cassação do responsável por essa fraude que também não importa o motivo se fogo amigo ou inimigo. tem que ir pro pau.

  2. Vejam só quem estar dando conselho ao presidente, velhas raposas, isso não vai dar em nada. É melhor os senadores gastarem energia com o STF e ver o caso do gilmar, isso sim deixaria o Brasil feliz.

  3. Isso ai este fogo todo encima de algo que não tem sentido,eu assisti a votação so porque alguem se atrapalhou no vota,propios concorrentes mandaram descartar um e pronto.vi foi novatos e antigos atrapalhados,la ja tem alguns tropessando no tapete.

  4. Seja de que lado for, mesmo sendo aliado do atual presidente tem que cassar o mandato, vai continuar podre como antes, de jeito nenhum, derrotar Renan foi muito importante, mas manter as práticas dele, de forma nenhuma doa a quem doer, PERDE DE MANDATO P QUEM COMEÇOU ERRADO, OU PRETENDIA CONTINUAR ERRANDO.

  5. Seria ótimo começar com o pé direito.Punição com a perda de mandato,sim,para o fraudador.Outra decisão seria o mesmo de sempre.

  6. Infelizmente a casa ainda está muito contaminada e com o risco da contaminação dos novos, só depende da população a fiscalização e cobrança de novas práticas para sua depuração.

  7. Papo furado. Como sempre vai acabar tudo em pizza e wisky. O melhor para o país é extinguir este antro dispendioso de corruptos. Se na câmara não se preserva o sagrado e democrático direito de igualdade cidadão/voto, favorecendo Brutalmente os estados de coronéis, atrasados e dependentes, então não faz sentido existir esta casa só para proteger estes estados.

  8. O melhor é extinguir o Senado. Porque não se propõe um plebiscito sobre isso? Além de propiciar uma enorme economia de dinheiro público, acabaria com uma célula de poder, corrupta e inútil. Esse papo de punir

  9. Aposto que foi o o Presidente da Mesa Diretora - José Maranhão. Ele estava entregando as cédulas, logicam ficou com duas cédulas na mão, e foi o último a votar. Estavam cobrando que o Bandeira pudesse tirar um voto de Alcolumbre, mas os escrutínio rés não desgrudavam os olhos das mãos dele, o impediu de concluir o Crime de Fraude Eleitoral.

  10. Tanta celeuma por um puta blefe. O Renan só tinha 6 votos convictos de verdade verdadeira, com o dele. Como não votou, teve 5. MAS, se fosse votação secreta, decretinho mesmo, com um silêncio total, sepulcral, ninguém cantando o voto “para todo o país ver”... rsrs, poderia ter também os votos de “todos” os corruptos né?... Baita circo!!!

    1. Concordo, teria o voto de todos os corruptos, inclusive do Flávio...

  11. É preciso dar uma prensa nestes últimos. Uma prensa bem dada, naquela salinha escondida no porão do Senado, muito utilizada na época do Sarney e do Magalhães.

  12. Esse Alcolumbre é filhote de Sarney outro rei do cangaço e vai agir como e a mando desta turma. Precisará sofrer muitas pressoes. Proibir divulgacao da imagens da TV Senado além de ilegal já mostra quem ele é.

  13. Tenham certeza que os senadores não vão se preocupar com o problema. Dizem que a fraude não pode ficar sem apuração, mas depois da apuração os culpados ficarão impunes. O culpado vai dizer que tem um problema de amnésia e não se lembrou que já havia colocado o voto na urna. No Senado tem de tudo, menos transparência e decência. O que esperar se o próprio presidente do Senado é investigado por falcatruas? Sua eleição foi ipsis literis a do Bolsonaro. Escolher o melhor dos piores. O país cara-suja

  14. Não se admite que um crime impune inaugure uma nova história de um Senado que o cidadão elegeu para ser ÉTICO! É absolutamente necessario que seja esclarecido e o culpado exemplarmente punido com nada menos que a perda do mandato. Ou fica provado que elegemos uma maioria de outros (novos) corruptos!

    1. Perfeito!! Quero punição para o criminoso da Fraude Eleitoral ocorrida no Senado em plena luz do dia,

  15. Não há a menor dúvida de que se o novo presidente do Senado não apurar o responsável, ou responsáveis, estará começando muito mal seu mandato. O eleitor está de olho.

  16. Dizem que há 6 senadores na lista e um mais provável. Decisão parece que sai semana que vem. Veremos se o fraudador será cassado.

  17. Jaques Wagner aconselhando, tá de brincadeira né Alcolumbre? Nada fica muito tempo encoberto.. Quando arquivou a CPI da toga, logo vi que este presidente também não é boa coisa.

  18. Não sei de qual grupo é o fraudador, mas sei que o grande beneficiado pela nova votação foi o Davi. Com o aumento da pressão nas redes sociais sobre os parlamentares que não exibiram seus votos antes de colocar o envelope na urna (Flávio Bolsonaro, Gabrilli e outro que não lembro o nome) votos ao Renan foram convertidos em votos ao Davi.

  19. E será que foi “só 1 voto” a mais???Aquilo ali, em dia de votação, é uma puta confa, tipo uma torre de Babel, gente saindo e entrando a toda hora e pelos mais estranhos motivos. E se uns 2 ou 3 vazaram e tinha algum Renanzista de olho, para o esquema de bis? Mas a ficar só neste 1 mesmo, o meu “voto” (rs) é para a Katia. Ela estava uma arara muito histérica lá na hora...

  20. A investigação tem que começar acompanhando os movimentos durante a votação do senador que mandou o Zé Maranhão rasgar os votos irregulares, que, diga-se, não tinham a assinatura do presidente da mesa; só a do renanzista que o assessorava. Mandar inutilizar os votos foi comportamento muito comprometedor!

  21. Mais uma para cobrarmos: 1. A volta à prisão do Zé Dirceu. 2. A mesada dos 100 mil do Toffoli e a cegueira do COAfff sobre isto. 3. A confa do Gilmar Mendes x Receita Feferal. 4. A cassação do senador que fraudou a recente Eleição. 5. 6. 7........ (Me ajudem aí genteee!!’)

  22. Ainda há muito a ser investigado e se houver um culpado pela suposta fraude, que seja exemplarmente punido, visto que, o regime democrático não admite fraude, ainda mais, de um suposto senador da república.

  23. O senador que fraudou a eleição dava ser cassado. Ele não tem moral para representar ninguém, muito menos um Estado da federação

  24. Se um senador da república faz isso debaixo dos narizes dos demais , televisionado, então, imagine o que o mesmo pode ter feito debaixo dos panos?

  25. Não há outra punição ao senador(a) que fraudou o voto senão a cassação do seu mandato. Quem faz isso em frente à milhares de telespectadores e na frente de seus colegas imagina do que é capaz de fazer por baixo dos panos! Senadores, não arrepiem e iniciem bem os seus mandatos expulsando o larápio que usurpou os votos. E cassem o mandato de Renan Calheiros. Há muitos subsídios para isto . Adeus Renan seu tempo de coronel do nordeste está muito próximo do fim!

  26. Veremos, estarei presente nas redes assim que o debate começar. Chega de velha política, os políticos precisam pagar o preço pelos erros cometidos.

  27. Eu não sei se todos estão lembrados de uma fato que ocorreu durante a votação de Katia Abreu, mas ao se dirigir para votar ela foi por tás e me lembro que esticou o braço para mesa e que pegou alguma coisa, aí depois de como tivesse errado o caminho para pegar o voto fez o caminho certo e foi votar. Isso foi o que deu para perceber.

  28. Porque a gente costuma não questionar (nem mesmo aventar) a omissão dos Procuradores da República e Promotores de Justiça? Neste caso, a PGR. Mais grave que os crimes do 304 e 315 do CP é a prevaricação permanente e insistente dos Ministérios Públicos Brasileiros.

  29. Se é para fazer faxina , afastem todos os objetos . Vamos acabar com a corrupção ou nada vai adiantar . NÃO SEJAM COVARDES OU SERÃO JULGADOS COMO CÚMPLICES

  30. Nada de acordo, d3 jogar pra debaixo do tapete. Senadores foram eleitos para servir ao publico, são nossos funcionários. O Brasil não aceita mais conchavos.

  31. É uma piada. Como se fosse tão difícil apurar . Com tudo gravado por câmeras. Eles já sabem quem fraudou desde o dia da votação e ficam de corpo mole, ganhando tempo e torrando s paciência dos cidadãos. Ô raça de inúteis! E desnecessários.

  32. O fraudador tem que ser cassado, seja quem for, independentemente da sua motivação! A sociedade não aceita mais cambalachos! Particularmente, torço para que seja a Senadora Kátia Abreu, que já demonstrou não ter estatura nem equilíbrio emocional para integrar o Senado da República

  33. Mas do que correto levar ao final dessa " bagunça" para não dizer bandalheira que o Senado Demonstrou não uma vez, mas por muitos anos em diversos sentidos. Investigar, encontrar e punir regiamente o culpado e doravante que seja um plenário de respeito e não pior do que escola de " loucos " onde cada um quer aparecer, sem nenhum respeito à mesa, e até mesmo falam sem serem autorizados, gritam, chigam, enfim: companhia de loucos!

  34. Crusoe Brasilll SICORRO ; não passam de um bando de descarados !!! FRAUDARAM a Votação Eleição ..... ao vivo e a cores transmitida para o Mundo ( que baixaria , que vergonhaaa ) ; existem muito implicados e principalmente a tal da Mesa que foi conivente com a descarada FRAUDE que deveria ser levada naquele presente momento a ELUCIDACAOetc etc; e$$e$ pilantras tem que serem punidos não eee Sr Capitão ; se não , toda a sua luta e credibilidade será jogada no LIXO ; passou do tempooooo nee !!!

  35. “É preciso verificar se houve má fé no voto duplicado”. HAHAHAHAHA que divertido. Nossos ilustres Senadores se superam a cada dia.

  36. Será um período de governo que exigirá da Cidadania atuação permanente e proativa(ruas,redes sociais,inquietação em lugares públicos,contestação judicial,etc).Uma transição fundamental para a consolidação do movimento iniciado de lavagem do país.Muita energia para conter a entropia social-política-econômica e moral.

  37. Com certeza não será procedendo desta forma que vão fazer com que o povo volte a acreditar que as coisas mudaram. É preciso ter lisura, ou então vamos continuar achando que nada mudou ou que está pior ainda. Pq continuar escondendo do povo? Doa a quem doer, punem os culpados ou culpado. Só assim iremos começar a acreditar. Na minha opinião, no primeiro escorregão já começou mal!!!

  38. O cerco não vai fechar com Renan Calheiros na suplência da CCJ, com Edson Lobão circulando livremente no Senado e com Ilana Trombka na Diretoria Geral do Senado.

    1. Cassação imediata. Devolver aos cofres públicos todas as despesas.

  39. Não é mero acaso a percepção da sociedade que o Senado seja uma Casa de Tolerâncias, no mais amplo sentido do termo. O Senado tem a avaliação do quanto a sociedade deu um basta nas aleivo$ia$ praticadas na casa e o CIFRÃO não é erro de digitação. Fosse o Senado uma Casa que primasse pela lisura, faria neste momento uma pesquisa séria sobre a Casa do Espanto, como bem a nominou o Augusto Nunes. Ou o Senado faz uma desratização, ou continuará no limbo da História e na descrença dos brasileiros.

  40. Simples de resolver: indiciem os últimos a votar e pesam a cassação do mandato de todos. Assim logo aparecerá o infrator.

  41. E o início do processo de cassação do próprio Renan ficou para quando? Quebra de decoro em rede mundial e nada é feito? A Tebet e a Dora Kremer precisarão se manifestar para tanto?

  42. Tem que determinar quais foram OS culpadoS e cassar OS mandatoS sim! Senado tem que deixar de ser lugar de pilantra, trambiqueiro, vigarista. Punição exemplar!

  43. ***detalhe — independente de apurar esse outro criminoso um deles já está muito bem identificado e comprovado, o Presidente Maranhão, que destruiu documento público (art. 305 Codigo Penal ou no mínimo 314), além de improbidade administrativa e quebra de decoro.

  44. A reportagem diz que alguns senadores duvidam que tenha havido má fé. Má fé existirá se o assunto for esquecido ou tratado como brincadeira de criança!

  45. “Alguns senadores (letra minúscula mesmo) dizem à boca miúda, que é preciso verificar se não houve má fé”. Existe alguma dúvida quanto a isso ?Se o assunto for jogado embaixo do tapete, aí sim será má fé!

  46. Não tem o que se pensar! Comprovado o ato, simplesmente deve ser expulso e perder seus direitos políticos. Todos os senhores senadores honestos sairiam ganhando e a população agradecida!!

  47. Impressionante como a cada legislatura piora o caráter do Senado, palabra pomposa para designar bandido, o caso dos votos rasgados em plenário tem que ser punido. Depois vem o bla nla de “ respeitar as bases” e a danada da Constituição, Renan o primeiro, não me esqueço do papelão com os direitos de Dilma e ele com a Constituição no braço levantado. Ah me poupe jacaré, e ainda tenho que aguentar a jararaca esperneando ( não dá para espernear né?) que é inocente.

  48. incrível a eterna mania desses pilantras, de tomarem sempre como 1a atitude, a censura. Porque esconder as imagens que vão indicar os culpados ?? Estão acima das leis, esses bandidos ??

    1. Qualquer limitação da transparência da apuração da maracutaia joga sombras sobre Alcolumbre.

  49. O que mais impressiona é a falta de compostura dos senadores responsáveis pela investigação querendo dar uma conotação menos grave a um crime vergonhoso. Mais vergonha e menos leniência senadores!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO