Espada na cabeça

15.02.19

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, tem sido aconselhado por aliados próximos a dar andamento aos pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, ao invés de engavetá-los sumariamente, como tem acontecido nos últimos anos. Engana-se, porém, quem acredita que isso significará muita coisa. Esses mesmos conselheiros dizem que o Senado deve dar o pontapé inicial nas denúncias e, depois, deixá-las em aberto como forma de manter os togados cientes de que, a qualquer tempo, podem sofrer a sanção. A ideia, evidentemente, é tornar os processos um instrumento de pressão permanente sobre as cabeças de alguns ministros. Para não ficar sozinho com o ônus, Alcolumbre avalia criar uma comissão especial permanente, com participação de vários senadores, para decidir o destino dos pedidos.

U. Detmar/STFU. Detmar/STFFuncionário trabalha no STF: o Senado quer exercer papel de fiscal da corte

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Espero que o período de presidentes de senado corruptos como Eunicio e Renan tenha acabado.Que o Sr. Davi cumpra devidamente seu papel e desengavetem os pedidos de impchament para começar logo essa faxina no STF.

  2. Nem criativos serão, pois o próprio STF já faz isso há muito tempo. O ministro pede vista de um processo, senta em cima, e passa a manipular, leia-se chantagear, o nobre parlamentar processado. Só a pressão popular pode fazer esses impeachments andarem.

  3. O Senado é o único órgão que poderá fazer algum controle sobre o STF, previsto na Constituição. Esses Togados se julgam Deuses do Olimpo, tomando decisões monocraticamente, transformando sua atuação numa verdadeira ditadura. Certos fatos causam estranhesa como decisões sobre Habeas Corpus caem sempre para os mesmos Ministros. Concessões de Habeas Corpus deveriam sempre ser analisados pelo colegiado, pelos 11 Togados. O STF precisa recuperar sua idoneidade, perdida a muito tempo.

  4. Se ministro ou senador está com rabo preso por problemas, que resolva na justiça, ela é que sim tem que ser imparcial, justa e não como vimos anteriormente tantos descalabros!

  5. Enquanto isso, o reprovado sr mete com Guedes sobre pautas da economia. Pergunto, para que temos presidente, ministros se quem manda é o stf?

  6. nada irá acontecer enquanto os critérios para nomeação de ministros do STF não forem mudados. Pra começo de conversa, nenhum advogadozinho de partido, que tenha sido reprovado em exames para juiz de primeira instancia, pode ser indicado . Especialmente se o for por um semi-analfabeto eleito e reeleito presidente da república.

  7. Eu queria ter entendido pq alcolumbre não enviou o projeto da CPI de volta ao autor senador delegado, para este angariar as assinaturas faltantes. Com base no que ele, alcolumbre, arquivou?

  8. Acho muito inteligente, eles precisam sentir que tem algo e alguém para limita Los caso insistam em seus desmandos como soltar bandidos ou querer sabotar o governo e as reformas principalmente as do ministro Sérgio Mouro que direto contra os amiguinhos da Suprema corte

    1. Que direto prende os amiguinhos ....e que os ministros soltam sem nenhum constrangimento em decisões monocráticas

  9. isso só vai mudar qdo o povo deixar de gastar tanta energia com novela e futebol, e se preocupar com coisas que realmente interessam na sua vida. Tem que sair às ruas e cobrar. O país tá infestado de corruptos, nos três poderes. Se depender deles, nada muda!!!

  10. Acredito que um terço do STF deveria ser impichado. Por decidirem com base em ideologias e não de acordo com a Constituição, por despreparo técnico, por desonestidade e por dissimulação. Entretanto, é preciso registrar que o Senado não cumpriu o seu papel como deveria e referendou todas as indicações. Esperamos que isso também mude.

  11. O BRASIL É uma cleptocracia cheia de Canalhas. Para mudar ,somente com o Parlamentarismo que possamos dissolver o CONGRESSO NACIONAL

  12. Não prosperará. A quantidade de senadores com o rabo preso é muito grande. E a natureza dos motivos de prender os rabos é bem variada. P.ex., até hoje ninguém explicou porque o Tasso mandou o Aécio se calar quando ele estava inconformado e indignado com o resultado da eleição da Dilma. O esforço fôra muito grande, pois o jornalista mineiro Carone diz que foi até preso pra não atrapalhar Aécio, e o cara não levou.

  13. Houvesse moral naquela casa, tão cheia de corruptos, para peitar o Supremo Trancador Festivo de processos engavetados, o caso da mesada dos 100 mil do Toffoli e da terceirização de hábeis hábeas corpus do Gilmar, já teriam dado impedimento. Lá no fundo, digo, lá nos fundos dos seus respectivos fundilhos, quem tem rabo preso teme quem tem rabo preso. O ‘caso’ do Levandowisky-Renan X Constituição Brasileira, no ridículo episódio da cassação da Janete, ilustra isto com impecável perfeição.

  14. Espero que o gordinho não cometa os mesmos erros do Índio! se engavetar não se elegerá nem para síndico de condomínio! o povo acordou e os outros senadores também seram cobramos! senador tem que fazer sua parte fiscalizar! Quem tiver errado que pague.

  15. Acho que o mais rápido seria o impeachment do levandinho, que cometeu estupro da constituição à luz do dia, ao vivo e em cores, diante das câmeras... como é possível que isso não tenha gerado processo por quebra de decoro, uma vez que o supremo exegeta modificou a seu bel prazer artigo constitucional claríssimo, que não admitia interpretação....

  16. Para ser aceito como sócio do estado autoritário que rouba os brasileiros, o cara tem que entrar na suruba geral da corte. E fazer troca-troca. É só olhar pra cara deles pra ver que, depois de um tempo, estão todos felizes.

    1. Que "tá se mostrando..."??? O cara acabou de chegar!!! Vai pra Curitiba, enquanto pode, cantar pro Luladrao!!!

  17. Esperamos que o novo presidente do Senado não se deixe rolar na onda dos velhos senadores corruptos. O cidadão quer, de agora pra frente, DECÊNCIA. Não pode haver decência sem extirpar velhas práticas criminosas

  18. É o velho e costumeiro modo de agir: Sei quem é você, todavia, fazendo o que quero, fico calado. Se não fizer, boto a boca no trombone!!!!!!

  19. Se a comissão a ser formada, não for composta de seandores com rabo preso no STF, podemos até ter um minimo de esperança.

  20. Acabando com a PEC da Bengala, já melhoraria e muito os mandos e desmandos do STF. Moro, Carolina , Bretas e a que condenou Lula(esqueci o nome), ocuparia as cadeiras e o Brasil agradeceria.

  21. Se a maioria tem telhado de vidro fica impossível querer jogar pedras nos telhados desses ministros do STF. Nunca, nunquinha vão mexer uma palha que os deixe ameaçados . Temem as retaliações. Simples assim.

  22. Sem nenhuma dúvida: o povo brasileiro votou na proposta da limpeza e seja lá quem for que esteja a salário do povo ao se tornar sujo ou viciado tem de cair. Vale pra todos, até padre, pastor, porteiro, gari, a começar por mandar pra cadeia mais dois ou três ex-presidentes. Sujos nunca mais. Acabou.

  23. São todos iguais esses políticos. Feitos do mesmo barro. Coitado de quem pensou que esse Alcolumbre era alguma coisa boa só porque ganhou de Renam.

  24. Alcolumbre não seja covarde! Dê andamento aos pedidos de impeachment porque vários ministros não honram as togas que vestem.

  25. Este gordinho vai negociar com toda a banda podre da política e dos outros poderes. Vai fazer o mesmo jogo do outro gordinho da câmara. Se não houver no Senado e na Câmara quem organize um grupo de pressão sobre estes dois malabaristas, eles vão chantagear o governo com joguinho de corpo mole e desfiar o discurso de que tudo é muito difícil. Só dando uns chutes na canela. Ou aplicando a sola do sapato em outro local...

  26. Alcolumbre e senadores! Sejam fortes! A abertura e o desengavetamento dos pedidos de Impeachment para ministros do STF já passou da hora! Escrevam seus nomes no panteão dos heróis nacionais! Não afinem! E cassem Collor, Calheiros e outros que estão aí nessa casa e não merecem estar. Só estão pelo triste voto de cabresto de seus eleitores desprovidos de cultura e ignorantes.

  27. Acho isso, chute nas canelas. Uma defesa á base de pontapés, é uma estratégia de time mal preparado. Sem condições de disputar títulos. Não se deve desprezar a capacidade técnica dos atletas. Devem ser titulares. Os cabeças de bagres, as vezes, não servem nem para ficar no banco. Não se trata só de jogo bonito, mas predicado para um jogo de bons resultados.

  28. Alguns "ministros" corruptos do STF têm violado leis e a própria Constituição. Eles não podem continuar com essa prepotência toda, cometer crimes e achar que nada os atingirá. O senado tem que destituir pelo menos um deles, para servir de exemplo. O país e a Justiça não podem ficar a mercê de inescrupulosos criminosos e covardes.

  29. Moro, na filosofia de acabar com a corrupção com suas drásticas medidas, morre na praia se o Senado ficar cego como a Justiça!

  30. Não. Chega de tanta bandidagem! Que tal brincar de ser e de fazer o correto, pelo menos uma vez, para ver a quem a Força se dá neste modo de fazer as coisas?

  31. Está mais do que na hora desses urubus mostrarem sua verdadeira cara. Por baixa da capa preta escondem muita podridão, com raras e honrosas exceções.

  32. Dois ladrões no Planalto já foram demitidos. Muitos ladrões do Congresso também. Só faltam os ladrões das altas togas....

  33. Embora faltem Juristas no Brasil, existem mais destes na sociedade que no supremo, quando existem elementos suficientes, não há porque arquivar os pedidos de impeachment, ninguém é insubstituível, interpretadores de leis, menos ainda.

    1. Pois é, ninguém é insubstituível, todos são necessários.

  34. Quando houver razões de fato para o impeachment - corrupção; tendência a beneficiar determinado grupo etc. - não tem por que represa-lo, para apenas exercer pressão e conter excessos. Há que se ir até as últimas consequências na limpeza ética.

  35. O conflito é pai de todas as coisas (Heráclito). Excelente idéia para manter a "harmonia" que é uma ilusão, entre os Poderes. Quem pode mais chora menos!! Essa é a regra da vida. Quem quiser é só avaliar a sua própria vida e ver que na essência é uma luta por potencia e poder. Onde começar? Na "vidinha" familiar. Estou errado?

  36. ou seja, os 3 poderes ficam se chantageando entre si, eternamente.... e os otários dos cidadãos, financiam essa brincadeirinha ...

  37. Os três poderes da República seriam realmente independentes se não houvesse os conchavos e as chantagens implícitas no relacionamento dos três. No modelo e condições atuais só existe um poder, o STF.

    1. É sim, mas parece que é o único jogo que (este) STF respeitará.

    2. É sim, mas parece que é o único jogo que (este) STF vai respeitar.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO