A caixa-preta do BNDES

08.02.19

O Ministério Público quer testar a disposição da nova direção do BNDES de abrir a caixa preta dos financiamentos concedidos nos últimos anos. Nos próximos dias, pousará sobre a mesa do presidente do banco, Joaquim Levy, um documento indagando se ele autoriza o levantamento do sigilo de informações sobre operações multimilionárias fechadas com algumas das maiores empresas do país. Durante o governo Temer, o BNDES enviou os dados ao MP, mas fez um pedido expresso para que tudo fosse mantido em segredo. Já que agora a nova direção anunciou a disposição de dar transparência às transações, a ideia é perguntar se o apelo que garantiu o sigilo ainda está valendo.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéJoaquim Levy, o novo chefe do BNDES: transparência à prova

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Um banco público jamais deveria ter sigilo em transações de qualquer espécie. Afinal de contas estamos tratando de dinheiro público. Então porquê a razão do sigilo?

  2. As regras para sobreviver na cúpula de um estado autoritário, como a brasileiro, impedem Jair Bolsonaro de bancar o engraçadinho. Ele não vai mandar abrir caixa preta nenhuma, de bnde nenhum. Ele não tem culhão pra isso. Nem ele, nem nenhum general da banda.

  3. Quem se elegeu prometendo escancarar os subterrâneos já começou mal com as restrições de transparência. Resta saber se haverá seletividade, ou seja, escancara as contas alheias mas esconde os seus feitos. Veremos.

  4. Se realmente aparecer as contas do BNDES, aí é que iremos ver o quanto foi a roubalheira monstruosa de nossos impostos pagos.Resta saber é se irão retornar com juros, multas os valores desviados!!!!!

  5. Pode apostar q vão inventar dezenas de razōes para não abrir nada. Levy veio do sistema bancário o maior interessado em manter a caixa preta negrissima sem raio de sol. Mais uma promessa do bolsonarismo q nao será entregue.

  6. Pode apostar q vão encontrar dezenas de motivos para não abrir nada. Tem muito interesse de peso neste negocio. Vai ser mais uma promessa não cumprida do Bolsonarismo.

  7. Se não abrir essa caixa preta, o governo ficará desmoralizado quanto ao discurso de transparência. Há muito trabalho a fazer no BNDES e, quanto ao dinheiro, os eleitores precisam saber quem levou, para que levou, quando levou, como levou, quanto levou e, principalmente, como está o pagamento....

  8. Falou-se tanto sobre os escandalosos financiamentos do BNDES, está mais do que na hora de desvendar e tornar transparentes todas essas operações. A sociedade clama por isso. Estamos sob o comando de um novo Governo, que aliás chegou ao poder criticando muito essas operações escuras. Nada mais justo agora apresentar a verdade para a nação.

  9. Só acredito nisso...depois quebo.pacite do Ministro Moro fir aprovado!!!#ProjetoMoroSim!!!!! E vamo.pra rua por ele!!!!!!!

  10. Se não estou enganado, a nomeação de Joaquim Levy foi uma briga comprada pelo Guedes junto ao Bolsonaro, que não teve como dizer não ao seu âncora. No entanto, o presidente deixara claro que o Levy estaria fora se não abrisse a "caixa-preta". O jeito é aguardar os acontecimentos.

  11. Naada de segredo. Todas as empresas e empresários tem que ser identificados e divulgados. Se mantiverem segredo esse governo começa a acabar.

    1. Abra logo essa * porr.. Levi. Se nao fizer Bolsonaro vai escancarar , regaçar com isso tudo. Precisamos saber . Anda homem lerdo !!!

  12. Joaquim Levy não revelou nenhuma novidade a respeito dos empréstimos. A caixa preta deve revelar cada um dos empréstimos, individualmente. Revelar que a Venezuela recebeu X dólares de empréstimo no total é informação inútil. Precisa revelar as informações de cada empréstimo concedido.

  13. Todo empréstimo prevê garantias. Quem do BNDES deu como válidas as garantias? E quem do governo avalizou o negócio. Os nomes é q são importantes, o resto é perfumaria. Pra cima deles....

  14. o povo exige saber o nome e o montante dos tomadores de cada operação bem como as condições impostas ao financiamento, empréstimos ou seja qual nome se de a cada operação. Foi contando com isso que o povo elegeu este governo, para que haja transparência, governo não tem dinheiro ele apenas administra parte do dinheiro do povo. Então não tem direito de fazer sigilo.

  15. A abertura da chamada caixa preda do BNDS, foi compromisso de campanha do presidente da republica, eu quero crer não será usado como moeda de troca. Com certeza estes dados vão vim a publico, pois se não estou enganado estes recursos tem dono que é o povo brasileiro.

  16. Engraçado que mudam os governos mas figurinhas chaves permanecem. Será que abrirão alguma coisa ? E se abrirem, seŕão nítidas e completas as revelaçóes?

  17. Toda esta falcatrua precisa ser esclarecida ao povo brasileiro inclusive o nome dos técnicos que avaliaram os projetos e se eles também aprovaram. Caso positivo também devem ser punidos e demitidos.

  18. Meu amigo, quando abrirem essa tal de caixa preta do BNDES, podem estar certo, que teremos uma baita de surpresa que iremos ver que muito mais do que pensávamos, foram desviados para paises comunistas a troca de favores com vantagens para essas quadrilhas que ainda tem coragem de dizer que são inocentes!

  19. Os eleitores do Presidente Bolsonaro fazem questão de saber corretamente os destinos dos investimentos do erário e o apurado. Daí a importância da abertura da caixa preta do BNDES. Transparência acima de tudo.

  20. Tudo tem que ser transparente, aliás a quem pertence esse dinheiro? A população brasileira tem que saber, logo somos os verdadeiros proprietários dessa grana, pode chorar STF, CNJ, MP, os milionários, enfim, temos que saber tudo o que fizeram com a Nação, ela é nossa, não pertence à AouB, por isso temos que saber, e, tem que investigar o COAF nos últimos 5 anos, estamos cansados de ver os camaradas ficarem ricos às nossas custas!

  21. Ah, Joaquim Levy.... Fala sério!! Vc está esperando o quê? O Bolsonaro vai sair do hospital e vai te dar ordem pra abrir esta parada de uma vez!! ELE PROMETEU EM CAMPANHA!! Vc assiste Game Of Thrones? E lê não é um Lannister, mas ele cumpre as promessas, pois promessas são dívidas, kkkkkkkkkkkk! Arregaça logo isso, pelo amor de Deus, kkkkkkkkkkkk

  22. Joaquim Levy. Ô meu Deus. Por favor: BNDES é questão de honra BOLSONARO. Nós Engenheiros precisamos resgatar nossa dignidade. É vc sabe. Sem qq dúvida qto à apuração nos votos, 90 a 95% da classe te prestigiou. Ou prestigiaria o Exército Brasileiro. Ainda que o nosso EB tenha uma engenharia padrão ITA.

  23. Promessa de campanha até agora Bolsonaro está cumprindo creio que não será diferente com o BNDS a população tem o direito de saber como e gasto o nosso dinheiro

  24. Se o presidente do BNDES seja Coutinho ou Levy tem poder para manter a caixa fechada, onde está a autoridade do presidente, do ministro da Fazenda? Por que até agora a Presidência da República não revogou o decreto de Lula que mudou o estatuto do banco para permitir ajudar as empresas amigas e os governos idem a a jogar bilhões de dólares, até na modalidade do fundo perdido, como o foi o caso do Porto de Mariel em Cuba.

  25. Votei no Bolsonaro na esperança de ter um Governo com coragem suficiente para escancarar todos os contratos, principalmente, do BNDES, Petrobras, Caixa e Correios. Será uma grande decepção se isso não ocorrer.

  26. Não pode haver sigilo em operações feitas com dinheiro público! Quer sigilo? Faça operações no setor privado, com dinheiro privado. Dinheiro público deve ser usado com transparência.

  27. Qual o motivo do BNDES, prestar contas ao povo BRASILEIRO, que abastecem o seu cofre? Tem que prestar sim, em operações normais e sigilosas ,se houverem. Nada como á TRANSPARÊNCIA ! NÃO É DEVER É SIM OBRIGAÇÃO.

  28. E ruim para o Jair segurar o sigilo. Promessa de campanha. Regaça essa porcaria e joga no ventilador. Queremos saber tim pir tim!!

    1. Petrobras é a campeã disparada. Boa parte da propina saiu via empréstimos do Banco

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO