RuyGoiaba

Jesus enforcado e o Felipão do Zorra Total

25.01.19

Chegamos a um ponto em que –apesar dos esforços dos meus bravos colegas de O Antagonista e Crusoé e de ótimos repórteres em outros veículos — pessoas preferem acreditar no tiozão do WhatsApp que repassa o boato da mamadeira de piroca a crer na imprensa. É gente que certamente sabe das sacanagens dos governos porque um passarinho contou, e não pela “mídia”.

“Ah, a imprensa é tendenciosa.” Não raro, é. Mas, mesmo quando não é, as pessoas não querem informação – querem se sentir bem, na definição precisa de um brilhante amigo meu. Querem consumir só o que confirme aquilo que elas já pensam, porque, como dizia outra pessoa sábia (minha avó), a verdade não é bonita. E o bonde da dissonância cognitiva segue sem freio, reforçado pelas bolhas (ou câmaras de eco, escolha sua metáfora) de WhatsApp e redes sociais.

Dá até saudade dos erros da imprensa tradicional. Não os sérios (aqueles terríveis de fato, que podem destruir reputações e até vidas), mas os que são motivo de piada – coisas absurdas que, no entanto, foram publicadas, porque o papel aceita tudo. Vi muitos deles em todos esses anos nesta indústria vital.

Por exemplo, a escola de inglês Coronel Lep. Os poços cartesianos (“penso, logo perfuro”, diria Descartes). A peste na Índia transmitida por “filhotes de perdiz” — o primeiro significado que o redator encontrou para “perdigotos” quando foi consultar o dicionário. Ou o grande rei zulu Malcolm 10. Essa merece explicação do contexto: repórter vai a Nova York e manda matéria de turismo citando Malcolm X, ainda pouco conhecido no Brasil (foi anos antes do filme de Spike Lee). Pessoa gênia na redação lê o texto, pensa “hm, nós não usamos algarismos romanos” e bingo: Malcolm X se converte em Malcolm 10. Isso saiu, juro.

Os campeões da modalidade, porém, continuam sendo o grande homem de imprensa que entrevistou o Felipão do Zorra Total achando que fosse o de verdade – e, depois de receber um cartão do sósia com os dizeres SÓSIA, continuou achando que era o Felipão verdadeiro tirando um sarro — e o Jesus enforcado. Repórter vai à Bienal de artes plásticas, vê uma instalação com ternos em forma de cruz chamada “Neo-Gólgota” e – numa daquelas distrações fatais — mete uma explicação didática: “Gólgota é o lugar onde Jesus foi enforcado”.

Neste ponto, é lícito perguntar: por que você quer que a gente confie numa imprensa que publica essas enormidades? E eu respondo: porque a boa imprensa se corrige, por mais vexatório que tenha sido o erro (“diferentemente do que foi publicado no texto X, Jesus não foi enforcado, e sim crucificado”). Fosse um boato de WhatsApp, correríamos o risco de milhares passarem a achar que Jesus foi mesmo enforcado, mas “a mídia escondeu”. Daí para o pessoal fazer o sinal-da-forca ao passar na frente de uma igreja é um pulinho.

Reprodução/MASPReprodução/MASPEsse é o “Cristo Abençoador”, do Ingres, na coleção do Masp. Mas pode
ser também a cara que Jesus fez ao ler que ele foi enforcado: “Aff”.
 

***

A GOIABICE DA SEMANA

Jair Bolsonaro cancelou uma coletiva em Davos – alegadamente, por recomendação médica. Depois deu uma entrevista à Record, que certamente também constava da receita médica (“conversar só com a imprensa amiga”). E declarou que no seu discurso na Suíça, em poucos minutos, fez “uma retrospectiva do Brasil do futuro”.

Ou o presidente não conhece a palavra “perspectiva” ou é um grande e insuspeito fã de Renato Russo (“o que aconteceu ainda está por vir e o futuro não é mais como era antigamente”). Que país é este?

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. GENIAL!! Como vc consegue?! Saio um pouco redimida de tanta torpeza e banalidade com que a dejeção de cada semana nos encobre. Obrigada!

  2. Quando o Goiaba anunciou que em janeiro (êta mês abençoado) ficaria ausente da Crusoé, por tirar férias, Agradeci ao Bom Deus pelo alívio temporal e cheguei a desejar que ele não voltasse (acontece muito o desemprego depois das férias em que o infeliz mostra o quanto é desnecessário, como no caso dele, nesta revista}. Mas, ele voltou !!!! Passe aqui para dar uma olhada; quem sabe? Milagres acontecem. Mas, ele mantém as características da imprensa marrom que pratica, a espera daquele "dindin".

  3. Goiaba,a Crusoé continua sendo minha principal fonte de informação política.Agora,os comentários dos assinantes,ultimamente,muito superiores aos seus.Você vai entender que isso pode ser plausível.Sem ressentimentos, mas momentos infelizes existem.Hoje foi o Felipão do 7X1 contra a Alemanha.Mas torço para não ser o Tite do jogo da Bélgica e nem o Neimar com seus faniquitos.A verdade é filha do tempo e não da imprensa.Humildade de Galileu pra fugir da fogueira.E pur se mueve!

  4. Caco, a Crusoé e o Antagonista são excelentes veículos da nossa imprensa; mas, não há como concordar em tudo; chamar de chorões os discordantes é no mínimo injusto. Por exemplo, discordo em muito do Diogo, nem gosto do estilo literário que usa em sua coluna; porém; concordo em quase 100% com sua visão política. Por outro lado, é com imenso prazer que leio Mario Sabino, embora eu não admire os franceses, como ele admira. Devo ser classificado como chorão? O que choro mesmo é o Ruy Goiaba aqui.

  5. ´É lícito perguntar: por que você quer que a gente confie em uma imprensa que publica essas deformidades ? Tenho 78 anos e desde os 14, lia um dos jornais: JB, Diário de Notícias, Correio da Manhã. O Globo e Tribuna da Imprensa; na TV, era espectador do Observatório da Imprensa, da antiga TV E. Tínhamos, naquela época, uma caricatura do que é hoje imprensa lixo, era a imprensa marrom. Como sua seção, só publica o que há de negativo; espera um "faz-me rir" para mudar a linha editorial, talvez..

  6. O pior é que náo saem, ameaçam (os mesmos) todos os dias e continuam aqui se informando e percebendo que a noiva náo era virgem, nem táo pouco preparada para ser uma boa dona de casa.......

  7. "Hay gobierno, soy contra!" Eu também sou, um pouco, assim. Meu negócio é bater, onde vai pegar a porrada, não estou nem aí. Chutar cachorro morto, não tem graça nenhuma. Gosto de chutar cachorro vivo e que esteja no foco. Não serve qualquer cachorro. Eu também sou, um pouco, assim. "Hay gobierno, soy contra!"

  8. Goiaba, parece que você atingiu o que um pelotão de fanzocas queriam ouvir, porque pensam assim. As notas que Crusoé publica não são inocentes, minam a credibilidade da revista. Você, o Mainard e o Sabino estão se colocando num Olimpo e acham que não devem satisfação a quem financia esta revista, porque acreditou que produziriam notícias sempre de forma isenta. Nós assinantes cumprimos nossa parte, pagamos para vocês funcionarem, falta vocês cumprirem com a sua, um bom jornalismo.

    1. Só para deixar claro: eles não são pagos pra escrever o que vc quer ler. Quer imprensa pra bajular governo? procure uma DITADURA!

  9. Goiaba, vc foi assertivo, as pessoas náo gostam de ler coisas contra o que pensam, sem se dar ao trabalho de analisar o contexto......passada a eleiçoa, onde tudo posso (prometer), vem o jogo real e como em um casamento, por vezes o veu cai......é duro perceber ainda na lua de mel que foi traido, que o(a) parceiro náo era virgem, como prometido......conheces a historia adulterio no sofa onde a soluçoa foi....trocas o sofa???!!!! Comentario brilhante o seu

    1. Por exemplo. o que é mais grave e náo teve repercurssáo aqui?

    2. MarcoA, é o Goiaba, o Sabino e o Mainardi, que não estão gostando de ler coisas contra o que pensam e fazem. Eu (e acredito que todos que criticaram os rumos que Crusoé tomou) não tenho bandido ou jornalista de estimação. Mas deve haver um senso de proporção na ênfase do noticiário. Temos uma enxurrada de casos gravíssimos, que devem ser tratados com igual destaque, mas Crusoé prefere o caminho fácil das notas sem conteúdo que só lança uma cortina de fumaça nos casos atuais muito mais graves.

  10. Uma sugestão, esses audios deveriam ser gravados por cada autor de matéria, deixando mais explícita a sua opinião, talvez não desse tanto margem a interpretações errôneas.

  11. Eu quero notícias verdadeiras, sérias e apartidarias. Aí Você escreve, em tom de queixa aos seus leitores, tudo bem, direito seu, mas ao final, o que faz?? debocha do Presidente, colostomizado, talvez Você já tenha usado uma bolsa dessas, não sei, e o crítica por "achar" que Ele simplesmente não quis atender os ESQUERDISTAS, que é, o que a maioria da mídia realmente é. Feio heim.

  12. Goiaba, infeliz seu comentário. Vejo no WhatsApp muitas fakes e fatos e notícias verdadeiras. Nada diferente da mídia tradicional, incluindo vocês. A diferença é que sabemos que as fake do WhatsApp são brincadeiras, que não devem ser levadas a sério. Vocês produzem boatos e fakes e querem que levemos a sério? Já passou da hora de vocês fazerem uma autocrítica! Os assinantes e a Crusoé fizemos um trato. Nós pagamos e vocês fazem jornalismo sério. Nós já fizemos a nossa. Cumpram a sua parte!

  13. Seguindo suas recomendações, assisti, nesse fim de semana, ao concorrente japonês ao Oscar de filme estrangeiro, ‘Assuntos de Família’. - ‘Federal’, como diziam os antigos.

    1. Acho q o Presidente Bolsonaro dá entrevistas p quem ele quiser. Chega de mídia tendenciosa!!!!

  14. A prática mostra que o whastapp se corrige com mais frequência e eficiência do que a imprensa. Nunca vi a imprensa condenar a quadrilha paramilitar da esquerda e absolver as forças armadas que nos livraram da ditadura comunista. Também não vi os terroristas nem a imprensa pedirem desculpas.

  15. Tantos aspectos mais importantes para ser abordado, como por exemplo 97 pontos na Bolsa de valores após o evento, contudo o presente autor faz uma goiabice.

  16. Sabe-se que o Bolsonaro não é um intelectual, mas também não reside aí as motivações para sua vitória. “ Retrospectiva do futuro” - quem sabe foi o nervosismo diante da seleta platéia! Kkk

  17. Eu sei que serei censurado mais uma vez, mas já tem uns 11 anos após realizar um curso sobre propaganda passei a ver a imprensa da maneira como ela é, toda ela tem algum viés, não existe a tal da isenção, isto é uma falácia, sempre depende da linha editorial e do interesse do editor, por isso leio de tudo, mas acredito muito pouco.

  18. Goiaba, os tiozões do Whatsapp também frequentam este espaço e lhe fazem concorrência . Não raro rio mais com as intervenções deles que de seu humor a sério.

  19. Besteirol. Já vi inúmeras pessoas se mobilizarem para contrapor ou desfazer boatos digitais. O fato é que os dias do quarto poder acabaram. Chorem jornalistas.

  20. É, Goiaba, a verdade pode não ser bonita, mas as distorções e meias verdades (ou meias mentiras) são sempre horrorosas. Muitas bobagens circulam pelo whatsapp, mas tb muitos coleguinhas seus de imprensa são ótimos para propagar "verdades sob encomenda", tão danosas quanto os boatos. Portanto, não venha com esse papo corporativista, porque o famoso emblema do "compromisso com a verdade" que todo jornalista gosta de falar pomposamente é só uma moldura para intenções nem sempre nobres.

  21. Gosto do que escreve. Gosto de ironia inteligente e usada com sabedoria. Tem que dominar as palavras. Eu sou da área da saúde gosto de ler e sou do tempo que o jornal de papel era a nossa fonte mais confiável. Troquei pelo celular mas ainda gosto do jornal e de bons artigos em revista. Agora restam poucos. Eu indico a todos os meus amigos a Crusoé e Antagonistas porque hoje são o melhor tratamento terapêutico para entender o Brasil na atualidade.

  22. Goiaba, a prova de como é grande o meu amor por você: começo a leitura da edição da semana pela sua coluna. E olha que acho o Mainardi e o Sabino os maiores jornalistas do Brasil!

  23. Caro Sr Goiaba, Tenho a impressão que entre os comentaristas deste texto estão alguns jornalistas/repórteres, possívelmente algum dos citados como "exemplo ". Espero poder continuar lendo suas publicações ainda por um longo tempo. Saudações.

  24. Sou a vovó goiaba. Votei no EB. Sou senil. Jean wilis virou bispo. O que é imunidade parlamentar? Sou débil. Sou a vovó goiaba.

  25. Imprensa que eu gosto (bloco de carnaval), outra da imprensa. Quem vai substituir J.Willys? quem, quem? o marido/esposa de um iminente jornalista , carne e unha com a Dilma, o Gleen Greenwald, que conheceu seu boy friend na praia da Garcia dÁvila, jogando futevoley... ele é o suplente surpreedente do cospe-cospe, imagina o Alexandre Frota ex-Globo, ex-ator pornó, tatuadissimo , debatendo infra estrutura com o tampáo de mandato do Jean...Oh, My Gosh!

  26. E tem mais, muito mais...Silvio Santos obrigar um menino de +/- 8 anos a fazer a danca pornográfica da garrafa no seu sacrado palco e olha ele é um judeu praticante. O ambiente jornalistico/midiatico/artistico/religioso/politico é pornografico, excecáo para o Joáo de Deus,ha ha ha, ou o que o pariu.

  27. Isso tudo sobre a imprensa (TV é um dos instrumentos, náo é) me faz lembrar a apresentadora (infantil?) Xuxa, entrevistando p Ney Latorraca em frente a seu publico alvo: - Ney o que vc gosta na hora de namorar? Ah, gosto que me apertem meu mamilos , ou para uma menininha presente, - Feche suas pernas que tá dando pra ver o útero (desce a cortina) , entende agora o público ou seus ídolos?

  28. É preciso lembrar, também, um erro 'proposital' da Globo: quando o Brizola foi eleito governador do Rio se o Jornal do Brasil não tivesse adquirido computadores recentemente e o Brizola, aconselhado pelo então estatístico da (e por isso demitido)

    1. Por um problema de hardware meu comentário ficou truncado. Queria comentar que a Globo, em possível acordo ou simpatia com o governo começou a divulgar a derrota de Brizola. Ele ligou para Homero Icaxa Sánches, então estatístico da Globo e deu uma bronca, já que este garantira sua vitória. Ele mandou que corresse atrás por que estava sendo tinga do e que sua pesquisa estava certa. Foi ao Jornal do Brasil, que fazia uma apuração paralela e surgiu o caso Proconsult e acabou eleito e Icaza demitido

  29. A imprensa que o presidente se refere tem endereço certo: Organizações Globo! Desde sua campanha que ele não esconde sua aversão por esta empresa, e o verdadeiro motivo poucos sabem, durante o regime militar a globo apoiava tudo que os generais faziam, isto deixou uma marca muito profunda na mídia brasileira, os militares atuais não querem saber da Globo em volta deles, sem falar nas vultuosas verbas de propaganda que foram cortadas.

  30. Demais. Só me senti mais diminuído em minha grande ignorância. Mas saboreei e me diverti...rsrsrsrsrss.....a do sósia eu juro que não conhecia....ahahah

  31. Excelente matéria !! Acho que há vantagens e desvantagens. O whatsapp é um excelente instrumento para derrubar fake news vindo da imprensa tradicional e rebater fatos jogados na imprensa de maneira ardilosa. Coincidência ou não, Brasil se livrou da esquerda com o whatsapp. Se dependesse da imprensa estaríamos sendo governados pelo PT, PSDB ou PMDB. Bendito seja nosso whatsapp 🙏

    1. Pouco cérebro, muita arrogância e imensa vaidade pueril. Do goiaba (também com esse nome) e de LDa e demais adoradores de totem.

  32. kkk seu goiaba, o sr é incrivel...diz que devemos confiar na grande midia, de que Bolsonaro esnobou a imprensa internacional pois deu entrevista para a record bem de saude..KKKK ....o sr esta me saindo um grande fake news.....kkkkk.....como diria o caseta e planeta sobre FHC...assim não dá...KKKK

  33. Prezado Ruy: sua digna avó tinha razão, a verdade raramente é bonita. Já seu brilhante amigo é manipulador. Ninguém, nenhum jornalista só informa; ele comenta, tempera, adoça, azeda. Às vezes com um simples adjetivo, ou até pronome; ou com aspas. Reticências nem falar. Por que? Para ser simpático?crítico/instigante? Para que os leitores/ouvintes retornem? Achem-no interessante ou inteligente? Se Crusoé fosse a "Força",( já penso que não) escrita por Jedis, você seria Lord Sirius,o Lado Escuro.

  34. Bem sabe vocês, que pais é esse, quanto as desculpas de alguns repórteres, ele só vem, se é que vem, depois que tem uma investigação e descobre a verdade. Infelizmente estamos com poucos profissionais confiáveis. Minhas condolências a vocês. Espero um bom trabalho de vocês, espero não arrepender- me dessa assinatura, sejam imparciais, e não mais uns babacas na mídia. Boa sorte.

  35. Vcs estão exagerando nos julgamentos precipitados sobre as decisões tomadas pelo presidente e sua equipe. Deveriam e tem a obrigação de acreditar em Atos e fatos acontecidos nos primeiros 25 dias de governo. As reportagens e Artigos estão completamente Ácidos para a tolerância Zero sobre as Promessas de campanhas. Vocês não conseguem esperar 100 dias para Artigos agressivos sobretudo aos ministros que ainda estão patinando em alguns encaminhamentos. REFLITAM um pouco...

  36. Parei de tecer comentários a respeito de política. Está cada dia mais claro que os novos defensores ferrenhos do governo são tão idiotas quanto os antigos baba ovo petista. Cansei.

    1. Parece guerrinha de fã cluble de celebridade. Muito cansativo e sem nenhum efeito positivo, só aborrecimento mesmo. Credo.

    2. Militância é igual de qualquer lado que se observe. Da dir. em relação à esq. e vice-versa. Mesmo aos moderados estão reservadas bordoadas ideológicas, frases de efeito e xingamentos no atacado e varejo.

  37. Não custa lembrar que a principal "fake news" da campanha não veio do tiozão do ZAP, mas da capa da Folha de São Paulo, repercutido em massa na "imprensa séria"

  38. Antagonistas e Crusoé, além da Jovem Pan, são minhas reverências. Não são perfeitos, mas vou continuar com eles com certeza, são as fontes mais confiáveis atualmente e foram muito importantes para nos livrarmos do PT. Nós leitores atentos às vezes vamos criticá-los, mas a democracia é assim, certo Antagonistas?

    1. Concordo mas tem um casal na Jovem Pan e um jornalista na Crusoé que não tem acesso a furos de reportagem. Ele acabam comentando/escrevendo coisas dignas da revista Caras. ( ou torcem contra, não dá para ter certeza onde acaba a ruindade e começa a maldade e vice-versa )

  39. Relevem. Está na fase de adaptação à mudança da droga. Sabe como é, quando o antigo fornecedor é morto (alvissareiros tempos!), a qualidade entregue pelo novo pode não ser a mesma.

  40. Se não existe imprensa livre no mumdo, obviamente não seriam vcs. Não há saída, na mídia brasileira, para leitores sedentos de verdade e ética!

  41. Parem de chorar, Cacilda! É a edição inteira dessa vez? Se a imprensa é livre, o tiozão é livre para acreditar em quem quiser. Nego acreditava até em João de Deus e nunca vi médico choramingar todo Santo dia na mídia devido a isso. Ao menos, deem-se ao respeito.

  42. ultimamente só estou lendo reportagens do antagonista e da Crusoé porque o resto da mídia é um lixo não dá a notícia correta e ainda tem medo dos ministros do STF. e indico o programa pingo nos is da jovem pan.

  43. Há quase 10 dias OANTAGONISTA resolveu atacar o Governo, com cópias de matérias da Veja, Folha, Estadão e Globo. Sem lógica e sem ética. E não é desconforto meu como leitor. A observação clara de ser uma ação orquestrada. Apoio o Governo mas não sou cego ou fanático, e sei ver erros e criticá-los. O que estou vendo é uma fábrica de crises. Uma pena. Achei que aqui seria diferente.

    1. Não entendi! Sem lógica? O quê é, sem lógica? Algum edital de um grande jornal? Qual? Alguma matéria inverídica? Os citados estão processando por calúnia, injúria ou difamação alguma mídia? Sem ética? Como assim? O site reproduz conteúdo relevante, goste-se ou não, de outros veículos, e isto é faltar com a ética? Tem gente que fala demais do quê entende de menos... apenas para passar um ar de inconformismo, indignação artificial, sem dominar o conteúdo e entendimento do que escreve.

    2. Esse watsap , YouTube, criticados muitas vezes trás mais informações verídicas e isentas da contaminação de ideologias preferida que essa imprensa, decepção total, pensei que fosse uma imprenssa imparcial.

    3. É verdade, que ê uma ação orquestrada pra tentar inviabilizar o governo, em cima de acusações maldosas sem provas, enquando temos processos com inúmeras provas de bilhões do nosso dinheiro roubados e de assassinatos como queima de arquivos, de pessoas,, que essa imprenssa não está dando tanto ou nenhum destaque. Se ao final das apurações restar comprovado que Bolsonaro, ou qualquer pessoa tenha cometido ilícito que seja penalizado, mas essas acusações desttuidas de provas plantadas pela esquerd

  44. A Record é tão escrota quanto a Globo, mas não posso deixar de dar aquele sorrisinho maroto ao verificar que A Globo está perdendo a "exclusividade" ! Não sei o que aconteceu, mas voce se esqueceu da goiabice da semana. Posso ajudar: a goiabice da semana é a Crusoé com ciúmes do protagonismo da Record no novo governo! kkk gostou? Ficou à sua altura?

    1. Errata: me desculpe, houve sim a goiabice da semana, eu que não percebi ! Mas ainda acho a minha mais engraçada! rsss

  45. O final do artigo do "Bicho de Goiaba" é digno de estar na Foice de São Paulo. O proprio O antagonista deu o nome do petista infiltrado em Davos que espalhou a falsa noticia que Bolsonaro mencionou imprensa tendenciosa. Isso prova que os articulistas da Crusoé não léem as notas do Antagonista.

  46. Vocês estão se posicionando como bebe rejeitado e ainda não entenderam o motivo. A mídia em geral não aceita bem os sinais de rejeição . O sinal que vocês estão recebendo parece indicar que a VISÍVEL nova linha editorial não está agradando . Pensem nisso !

    1. Esta revista se consagrou por uma linha editorial com mais fatos e menos insinuações . A edição desta semana visivelmente se destina a insinuar que os leitores não aceitam a “verdade” de seus competentes jornalistas. Fiz questão de elogiar os artigos de boa qualidade e rejeitar o CHORO. Reflitam sobre a crítica dos seus leitores. Se todos não comentam Camila lembre-se apenas do poder da maioria silenciosa .

    2. O número de assinantes que deixa comentários nas matérias deve ser de aproximadamente 1% do total de assinantes da revista. Destes que comentam, metade fala mal da revista. Portanto, acho que a revista não vai mudar o seu perfil por causa de 0,5% de assinantes descontentes.

    3. Quantos assinantes será que somos e o que fazemos aqui...

    1. Que besteira eu fiz assinando essa mesmice, nao vou renovar. Pensei que fosse de diferente.

    2. Muito fraco, ficar copiando, Folha, Estadão e Globo, não vai agradar os assinantes, eu que o diga, pois esses veículos já foram repudiados por assinantes que agora se encontram aqui; pelo simples fato de serem incoerentes e parciais. Crusoé, que não embarque por esse caminho.

    3. Já estou arrependida de assinar essa revista.Não vou renovar.

    4. Não está agradando mesmo. E este cara, não é a primeira que ele faz aqui, em CrusoÉ...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO