Agência Brasil

O risco-Flávio

As investigações que envolvem o primogênito do presidente Jair Bolsonaro pressionam o governo. Mas até onde elas podem causar danos irreparáveis a Jair Bolsonaro? Generais se mostram incomodados. E há, dentro da equipe do presidente, quem já pense no dia seguinte
25.01.19

A imagem da mesa com quatro cadeiras vazias e placas indicando os lugares de “Araújo”, “Guedes”, “Moro” e “Bolsonaro” na sala de entrevistas do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, mostrava que havia algo fora do lugar. A sessão de perguntas e respostas que ocorreria ali no início da tarde de quarta-feira com o presidente Jair Bolsonaro e os ministros Ernesto Araújo, Paulo Guedes e Sergio Moro fora cancelada dez minutos antes. As versões para o cancelamento foram do cansaço à agenda extensa do presidente e de seus auxiliares. Mas não era bem isso. A comitiva presidencial brasileira não queria enfrentar a previsível bateria de perguntas sobre Flávio Bolsonaro.

O filho mais velho do presidente, deputado estadual pelo Rio de Janeiro e senador eleito em outubro com a maior votação da história, viu sua situação política se agravar nos últimos dias. Primeiro veio a revelação de um novo relatório do Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) que o apontou como beneficiário de 48 depósitos de 2 mil reais em dois meses de 2017. Depois, a informação de que seu ex-assessor Fabrício Queiroz, suspeito de recolher caixinha de funcionários de seu gabinete na Assembleia fluminense, movimentou 7 milhões de reais entre 2014 e 2017. Por fim, na esteira de uma operação do Ministério Público contra milícias, descobriu-se que o filho do presidente empregou em seu gabinete a mãe e a mulher de um dos chefes do Escritório do Crime, a mais antiga e mais violenta organização paramilitar do Rio.

A escalada de notícias negativas coincidiu com a ida de Bolsonaro pai a Davos. Após o embarque do presidente para a Suíça, o país ficou sob o comando do vice, Hamilton Mourão. O general, de partida, deu o tom da estratégia do governo para o caso: “Problema do Flávio é dele, não do governo”. Nos corredores do Planalto, sempre que eram indagados sobre o inferno de Flávio, assessores também tentavam afastar o problema. A ideia era fazer todo o possível para desvincular o caso da imagem do presidente. Na quarta-feira, começou a ganhar força o discurso oficial de que Flávio deve ser punido caso fique comprovado seu envolvimento em ilucitudes. Mourão falou em “apurar e punir se for o caso”. Em Davos, falando à agência Bloomberg, o próprio Jair Bolsonaro embicou nessa direção: “Se Flávio errou, ele terá de pagar”. A estratégia mudaria horas depois, ante a percepção de que, com ela, o filho do presidente estava sendo atirado de vez no precipício. Bolsonaro, então, recuou. Passou a dizer que os ataques a Flávio são, na verdade, uma tentativa de minar seu governo.

O esforço não foi suficiente para debelar as chamas. Inclusive internamente. Os militares que integram o governo não verbalizam publicamente, mas nos bastidores criticam a condução do caso pela família presidencial. Avaliam que o próprio Jair Bolsonaro e o filho deveriam agir mais enfaticamente não apenas no sentido de explicar o que está sob o manto da suspeita, mas também de adotar providências concretas. Por exemplo, defender mais explicitamente que o motorista enrolado seja punido. Indaga-se, em especial, por que há certa hesitação da família ao tratar das evidências que pesam contra Queiroz.

Mais do que isso, em menos de um mês desde a posse, peças importantes do governo já naturalizam as consequências de um eventual recrudescimento da crise. Chega a ser inquietante a leitura que alguns desses aliados fazem à boca miúda, como Crusoé pôde presenciar mais de uma vez nos últimos dias. Eles dizem que, caso o próprio Bolsonaro seja atingido, os riscos para o país não são tão grandes porque, numa situação limite, o vice Mourão assumiria e manteria os planos que importam (em especial na economia e na área de segurança), ao conseguir segurar no time algum ministros vitais, como Moro e Paulo Guedes.

Não há sinais de que a crise será estancada tão cedo. Há vários flancos em aberto, com potencial de dano para o governo em diversas frentes. A seguir, alguns deles.

A ligação com as milícias

À diferença do pai, cuja base eleitoral sempre esteve nas Forças Armadas, Flávio Bolsonaro centrou seus quatro mandatos como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio priorizando interesses de policiais militares e civis. Tanto que o homem forte de seu gabinete era o agora notório Fabrício Queiroz, um PM amigo da família há mais de vinte anos. Nesta semana, uma operação do Ministério Público do Rio batizada de “Os Intocáveis” acabou por trazer à tona as relações de Queiroz com uma das mais violentas milícias do Rio de Janeiro, o Escritório do Crime. Um dos alvos da operação era o capitão Adriano Magalhães da Nóbrega, conhecido como Gordinho, líder da organização criminosa. A mãe dele, Raimunda Veras Magalhães, e a mulher, Danielle Mendonça da Costa da Nóbrega, foram empregadas no gabinete de Flávio Bolsonaro. Nóbrega está foragido. Mas um de seus principais parceiros, o major da polícia Ronald Paulo Alves Pereira, o Tartaruga, acusado de participar de uma chacina no Rio em 2003, foi preso, além de outros quatro integrantes do grupo. A ideia do MP do Rio é que eles façam delação premiada. Os investigadores tentarão, claro, saber até que ponto Flávio sabia ou se beneficiou da relação entre Queiroz e o Escritório do Crime. Ao longo de seus mandatos, o filho do presidente homenageou os dois milicianos na Assembleia. Ele diz que ambas as iniciativas, assim como a nomeação da mãe e da mulher de Adriano Nóbrega, partiram de Queiroz. A investigação sobre os segredos que restam da história seguirá como uma espada de Dâmocles.

As transações financeiras

A crise com Flávio Bolsonaro começou a partir de uma operação do Ministério Público Federal chamada “Furna da Onça”, deflagrada em novembro de 2018 para investigar suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro na Alerj. A partir dela, o Coaf produziu um relatório com movimentações financeiras atípicas de servidores da Casa, dentre as quais as de Fabrício Queiroz. O documento, que veio à público em dezembro, mostrou primeiro que ele movimentou 1,2 milhão de reais entre janeiro de 2016 e janeiro 2017 — 600 mil de entradas e 600 mil de saídas. Havia depósitos de vários funcionários do gabinete para ele, feitos sempre em datas próximas às do pagamento de salário pela Assembleia. As coincidências levaram à suspeita de que poderia haver um “esquema rachid” no gabinete de Flávio. Por essa razão, outra investigação foi aberta pelo MP do Rio. A Receita Federal também investigará as transações não só dos funcionários do gabinete de Flávio Bolsonaro, mas também dos de outros 26 deputados estaduais cujos assessores apareceram no relatório do Coaf. A ideia é cruzar as movimentações com as declarações de renda de todos. Para além desse primeiro documento tabulado pelo Coaf, o órgão (agora sob o comando de Moro no Ministério da Justiça) seguiu escarafunchando seus arquivos e constatou que as movimentações de Queiroz classificadas como suspeitas totalizavam um valor ainda maior: passaram para 7 milhões quando foi considerado um período maior de pesquisa, de 2014 a 2017. Só a mãe do miliciano procurado pela polícia depositou 92 mil reais na conta do motorista – os depósitos, nesse caso, foram feitos em espécie, em uma agência bancária localizada em frente a um restaurante do qual ela é sócia. O novo relatório do Coaf passou a abranger também transações realizadas pelo próprio Flávio Bolsonaro. Foi desse relatório que se extraiu a informação de que o filho do presidente recebeu, entre junho e julho de 2017, 48 depósitos de 2 mil reais, todos feitos em um caixa eletrônico da Alerj. Flávio Bolsonaro sustenta que o dinheiro é referente a um negócio imobiliário.

Os imóveis de Flávio

Entre 2014 e 2017, Flávio Bolsonaro registrou a compra de dois apartamentos no Rio por 4,2 milhões de reais. Antes, fez negócios que lhe renderam lucros de 260%. Comprou, por exemplo, dois imóveis em 2012 por 310 mil reais e os revendeu em 2013 e início de 2014 por 1,1 milhão. Ao explicar os sucessivos depósitos de 2 mil reais em sua conta, o filho do presidente disse que eram parte do pagamento um apartamento na Barra da Tijuca que vendera por 2,4 milhões de reais — o comprador do imóvel, o ex-atleta Fábio Guerra, confirmou que fez parte do pagamento em espécie. Flávio explicou que os depósitos dessa parcela do pagamento foram feitos de maneira fracionada, porque o caixa eletrônico só permite o limite de 2 mil reais por envelope. Faltou explicar por que um único depósito não foi feito diretamente na boca do caixa. Mais genericamente, ao explicar a origem do dinheiro que deu origem a negócios tão vultosos, ele apontou para suas atividades como empresário. O filho mais velho de Jair Bolsonaro é dono de uma franquia da loja de chocolates Kopenhagen em um shopping no Rio.

Os elos com Bolsonaro

Embora a estratégia do Palácio do Planalto seja afastar as suspeitas em torno de Flávio Bolsonaro da imagem do presidente da República, alguns pontos o aproximam da crise. O mais relevante deles é o fato de a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ter sido beneficiária de um cheque de 24 mil reais assinado por Fabrício Queiroz. O próprio Jair Bolsonaro disse que isso ocorreu porque Queiroz lhe devia 40 mil reais por causa de um empréstimo antigo. O valor, segundo o presidente, caiu na conta de Michelle, porque ele não tinha tempo de sair para ir ao banco. Esse não é o único liame de Bolsonaro com o caso. Queiroz é amigo do presidente há mais de vinte anos. Foi ele, inclusive, que colocou o motorista no gabinete do filho. Além disso, empregou a filha de Queiroz, Nathália, em seu gabinete na Câmara dos Deputados entre dezembro de 2016 e outubro de 2018 — nesse período, ela trabalhava como personal trainer no Rio. A depender do rumo das investigações, o próprio Bolsonaro poderá ser chamado a dar explicações.

O golpe no discurso

Independentemente dos desdobramentos que o caso terá, as suspeitas já causaram danos ao governo. Jair Bolsonaro se elegeu tendo como um dos pilares centrais de sua campanha um forte discurso em favor da ética, sempre pregando o combate ao velhos vícios da política – com alusão frequente aos escândalos revelados pela Operação Lava Jato, que levou o ex-presidente Lula à prisão. Não resta dúvida de que os crimes da era petista são, em números e grau, muito maiores que as suspeitas que até aqui recaem sobre Flávio Bolsonaro. Por ora, contra ele há indícios e suspeitas. Mas é impossível negar que o caso enfraquece o discurso do presidente e dá munição a seus adversários. Além disso, pode contaminar as ações prometidas pelo governo para varrer da administração pública as práticas nefastas que corroem a política e o estado brasileiro. O golpe no discurso é reforçado pela forma como Flávio e Queiroz reagiram ao caso. O ex-assessor faltou a dois depoimentos ao MP. Sobre a primeira falta, seus advogados informaram que “não tiveram tempo hábil para analisar os autos da investigação” e que Queiroz teve uma “inesperada crise de saúde”. Na segunda falta, foi dito que ele teve de ser internado para tratar um câncer. Depois, a filha e a mulher do motorista também faltaram, sob a justificativa de que o acompanhavam no hospital. Já Flávio tomou a decisão de recorrer ao Supremo Tribunal Federal para suspender as investigações sobre o caso, que correm no MP do Rio. Para o pai, que se elegeu defendendo investigações amplas e irrestritas sobre políticos de todas as cores, doa a quem doer, é um prejuízo e tanto. E o governo não completou nem um mês ainda.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que a pauta de Davos teria a ver com os rolos do Flavio? Não entendi. DavoS não trata de temas mais abrangentes , a nível nacional e internacional?

  2. Deputado que homenageia milicia, humm. Deputado que contrata mãe de milicia, e mulher de milicia, humm. Deputado que tem franquia da Kopenhagen, humm. Deputado com apartamentos de mais de 2 milhões aqui e ali, humm. Deputado com negócios estranhos com seu amigo motorista, humm. De repente, o rapaz é honesto mas, humm, não parece.

  3. Acredito sinceramente que o Presidente não sabia dessas maracutaias! Ele é muito honesto e convincente no combate à corrupção! Mesmo FB sendo filho dele, não sabia desses rolos! Pois, os pais não podem ser responsabilizador pelos atos de seus filhos adultos! Acho que O pai, mesmo indignado com a perseguição ao filho, deveria sim ser franco e verdadeiro! E isso que os Brasileiros esperam! Enfrentar o problema!!!

  4. O Ministro Marco Aurélio vai mandá-lo para a 1ª Instância. Foi o maior tiro no pé pedir algo ao STF quando ele não foi empossado no cargo de Senador. E, o que vale são os atos praticados no exercício do mandato. O Ministro vai mandar a ele Flávio para 1ª Instância da Justiça Estadual do Rio de Janeiro. O advogado e ele erraram quando procuraram o STF, e mexer ali não é moleza não, e depois o General Mourão é que está certo se errou vai pagar. É isto, que não afeta nenhum pouco ao pai Presidente.

  5. concordo 100%... Mas acho que os jornalistas da "ilha" fizeram um puxadinho e transformaram em uma península do jornalismo tendencioso. Lamentavelmente conectaram a ilha ao continente esquerdopata.

  6. Toda vez que um Presidente fala em reforma da previdência tentam barra-lo criando factoides. Como fica difícil encontros noturnos com Bolsonaro estão tentando atingir o filho. Tudo para inviabilizar o governo. O relatório do COAF apresenta diferenças de 207 milhões e focaram em apenas 0,5% deste valor. Como já perceberam que o Flávio está documentado inventaram esta história de milícia. O pior é Crusoé focando neste assunto e esquecendo os outros 99,5%. Falta bom senso.

  7. O problema nisso tudo é que os grandes corruptos querem usar essa desculpa para não serem punidos e continuarem roubando, apoiados pela imprensa marrom, inclusive esta, que dá ênfase nitidamente tendencioso ao fato

  8. Regis, concordo 100% com você! Os 96 mil foram totalmente explicados: mas a midia podre se faz de idiota e continua a dizer q é movimentação atipica. A CEF e o comprador do apartamento confirmaram tudo q Flávio falou.

  9. Flávio tem que se comportar como homem e se entregar!!! Que decepção para todos que se encheram de esperanças em uma mudança de paradigma!

    1. Dimas, náo concordo com alguns da sua relaçao mas sim, o FB deveria estar na sua relaçao

    2. Aham, ele está na fila, por ordem: Dirceu, Dilma, Aécio, Renan, Haddad, Gleisi, Lindbergh, Paulo Pimenta, Jucá, Temer, Ceciliano, Mercadante, Dhamous, Paes, Lulinha, Pimentel, Collor, Barbalho, Maria do Rosário, Paulo Bernardo, Marco Maia, Humberto Costa, Arlindo Chinaglia, Ciro Nogueira, Edison Lobão, Jacques Wagner, Piccianis, Paulo Teixeira, Vicentinho, Edinho silva, Delcício do amaral, Tião Viana, José Sarney, Moreira Franco, Meurer, Paulinho, Kassab, Serra, Alckmin, Raupp, Blairo, Padilha,

    1. Deixa eu entender, 48 depositos de R$ 2k/mes sáo 96 K....enquanto náo der por ex....100 milhoes náo é nada, é perdoado, devemos deixar pra lá!!? É isso Isso em um mes, em uma batida simples o tal de QUEIROZ MOVIMENTOU 7 MILHOES!!!!! Somos uma piada mundial, náo tenho duvida

    1. Perfeito Helio! Se roubou, não interessa o quanto, roubou tem que pagar!

    2. Crime é crime, cometeu tem que pagar! Não era isso que eles pregavam na campanha?

  10. Claro que tem caroço nesse angu. Mas se for "só" isso daí, dá pra passar. O que não dá é envolvimento com milícia. Lembram de ÁLVARO LINS? Poiseh. Espero que não.

  11. Realmente os fatos tem que ser apurados. O que, espanta, porém, é a ligação que se faz,,, como se o que o filho de um presidente faz necessariamente interferisse no governo... Qualquer afirmação neste sentido decorre, justamente, da própria vinculação tendenciosa que a mídia está fazendo, incluindo crusoe, antagonistas...

  12. tá na hora do presidente excluir os filhos do seu cortejo , do governo , tá na hora de parar de ser papai e ser presidente ! tá virando palhaçada , será que não vamos mudar nunca ?

  13. Complementando: Caio Junqueira, peço que acrescente os fatos a esta reportagem (é a grande vantagem de ser online), informando a data e hora de atualização. Quero que a Crusoé se mantenha uma referência ao bom jornalismo.

  14. Uma coisa é certa a "Imprensa Podre a Serviço da Esquerda Globalita", é a mesma, tanto lá, como cá. Bolsonaro e sua comitiva agiu corretamente. Deixou aquela trupe canhota falando sozinha.

    1. Porque ele já esta preso cara palida, simples assim, o capitáo é a bola da vez, vai ser vigiado sim

    2. Estão caçando o Bolsonaro. Porque não ficam no Lula, o maior padrão do planeta, seus filhos ET caterva?

  15. A pergunta deveria ser ... Até onde a imprensa tendenciosa leva a risco um país ??? Crusoé se transformou em mimimi ... podre ...

  16. Aos petistas que estão lendo nesse momento esse comentário: as eleições acabaram e o Brasil vai decolar inclusive pra vocês. Favor todos nós desapegarmos das eleições. Deixemos a justiça para a justiça. Com um pequeno detalhe: chupa PT

    1. Espremendo tudo, secando bem, restará a cicatriz a magoar a família Bolsonaro e seguidores, é nada mais além da VILEZA do MPRJ e da constatação do grau de apodrecimento precoce da Crusoé. Que decepção!

  17. CRUSOECA VAI TENTANDO DESESTABILIZAR O GOVERNO, QUE MAL SE INICIOU, MAS QUE FOI O PRIMEIRO A TOMAR REAIS MEDIDAS CONTRA A ROUBALHEIRA, NOSSA IMPRENSA ABUSA DE VENDER MENTIRAS APENAS FALANDO VERDADES.

  18. A Crusoé tem o dever de repercutir o assunto "Flávio Bolsonaro"; mas a revista poderia ser a primeira a repercutir de forma mais incisiva as investigações relativas aos demais deputados estaduais do Rio e seus respectivos assessores.

  19. A Globo também não está gostando nada de ser ignorada e atacada por Bolsonaro aí o MP simplesmente vaza ilegalmente dados bancarios de Flávio para ela e esse assassinato de reputações fica por isso mesmo. O MP é uma aberração nessa nova república, um quarto poder que faz o que bem entender, não há sigilo nem privacidade, há apenas justiçamento e show midiático.

  20. A questão do Flávio Bolsonaro, sendo ele culpado ou não é simples: o MP quer travar as reformas que o Brasil precisa. Foi o que aconteceu com o Temer. Por mais que o Temer seja o maior bandido do mundo, o Janot armou uma arapuca nas vésperas da Reforma da Previdência para inviabiliza-lá. O MP soltou fake news para o Lauro Jardim que não foi verificado nas próprias gravações. Joesley Batista ganhou imunidade de Janot e Marcelo Muller tinha ganhado milhões.

  21. A questão do Flávio Bolsonaro, sendo ele culpado ou não é simples: o MP quer travar as reformas que o Brasil precisa. Foi o que aconteceu com o Temer. Por mais que o Temer seja o maior bandido do mundo, o Janot armou uma arapuca nas vésperas da Reforma da Previdência para inviabiliza-lá. O MP soltou fake news para o Lauro Jardim que não foi verificado nas próprias gravações. Joesley Batista ganhou imunidade de Janot e Marcelo Muller tinha ganhado milhões. O MP quer manter privilégios.

  22. Jair Bolsonaro não tem que se meter nisso nem falar nada. Flavio como ex-deputado que se resolva. Pedir julgamento no STF são 2 erros: jurídico e político. Não vou julgar precipitadamente, vou aguardar as investigações. Obs1 - sou eleitor do Jair com muito orgulho. Obs2 - tomara que o coaf faça uma devassa nos 15 anos que se passaram hahahhahhahaha

    1. O Flavio é muito mais que ex deputado, é SENADOR DA REPUBLICA, deve explicacóes sim, e muitas

  23. De fato, ele deve tomar providencias, para que seja atingido. Determinar imediata apuração e se houver culpa do filho afastá-lo do governo. Só assim ficará livre dessa espada de "Damus"

    1. interessante que a imprensa omite o porquê dele ter entrado no STF. O procurador quebrou o sigilo bancário dele sem autorização da justiça. Ou seja um ilícito. Esse detalhe a Crusoé não relata ?😠

  24. Tenho minha duvidas sobre o tratamento que a imprensa está dedicando á esse assunto e me estranha que á Crusoé que tantos tem nos alertados sobre as armadilhas da imprensa, temblem tenha entrado nessa. Estranho é saber que a grande maioria dos Deputados do Rio estão envolvidos nos mesmos crimes e substancialmente em valores maiores.A imprensa sei analisar quais são os motivos e os interesses dela nesse assunto, más á Crusoé, me esforço para não querer acreditar, que os motivos sejam os mesmo

    1. O desespero é exatamente esse! O FB pode suceder o pai e, se for, vai ser votado. Em uma reunião de 1 semana (Davos) o JB conseguiu R$23TRI. Imagina quando o Brasil decolar? Mas infelizmente a Crusoé parece que cresceu muito rápido e não soube fazer peneira nos repórteres.

    2. eu penso que a esquerda tá desviando o foco. O presidente e o ministro Moro deviam exigir a lista de todos do Coaf antes de massacrar o Flavio.

    3. Heloisa, perfeito...antes de mais nada, o FB é SENADOR DA REPUBLICA, eleito com discurso probo e cotado para suceder o pai,,,,,,natural que chame mais atençao, assim como o Renan Calheiros no epsódio da mesada para a filha e que ninguém ficou indignado com o holofote......

    4. Mostrar o que fizeram os outros deputados cariocas, diminui ou perdoa os atos do Flávio? Entre um filho do presidente, eleito senador, e os outros deputados, o que é realmente notícia? Que os deputados estaduais do Rio, são uma corja, todos sabemos, mas também o filho do presidente? Bater no mensageiro a Garcia (o portador da má notícia) é coisa de petista é isso eu não sou.

  25. A estratégia é pagar a conta e fazer os outros pagarem tbem...jogar a merda no ventilador, pq o brasileiro está esquencendo o histórico dos políticos....mmas vão ter que pagar!

  26. É a grande estréia do discurso de campanha. Se proteger o filho, B17 não será alguém melhor do que Sarney. Se não interferir nas investigações, pouco importará o resultado final. Terá cumprido seu dever para com o seu eleitorado e o país.

  27. a Crusoé está na mesma esteira sensacionalista do resto da mídia. ilações e especulações que 3m nada contribuem com o esclarecimento da verdade ao público. lamentável era uma vez uma ilha... afinal, tem que vender né?

  28. É melhor que se esclareça o quanto antes esse assunto pois, ao se alongar a novela, maior será o prejuízo. Se o cara cair, paciência. Antes ele que o governo. Seria, inclusive, uma demonstração de isenção e seriedade do JB.

  29. O fato do Presidente afirmar que seu filho Flávio deverá pagar pelo erro que, caso tenha cometido, e dizer que todo esse ataque, está sendo feito para minar seu governo, em minha opinião são duas coisas diferentes! Realmente a midia podre está sim, querendo minar a gestão do Presidente, e isso, não significa que o mesmo esteja passando a mão na cabeça do filho! Faz sentido ambas as afirmações! Quanto a protegerem esse tal motorista Fabricio, acho que poderá custar caro sim a eles!

    1. Anota ai,o Queiroz vai assumir tudo até aqui, tem é que torcer para náo aparecer coisa nova...BRASIL!

  30. É muita burrice afirmar que a base eleitoral de Jair Bolsonaro são as Forças Armadas; ui, ai, pum, bam, algo novo, e ou é a mesma meleca da imprensa de esquerda?

  31. Não há dúvidas que emabixo deste angú tem caroço.. Mas, se errou, pague por isso, ele, o pai, o Queiroz.. todo mundo.. mas entra na fila.. tem muita coisa pra ser vista antes..

  32. O caso de FLÁVIO tem que ser punido e é uma grande oportunidade de fazer o mesmo com os incontáveis políticos do RJ e do País com problemas no COAF, Flávio deveria assumir e o COAF apontar todos os outros, todos pagam juntos a justiça. Simples demais, passar o Brasil a limpo, onde estão os outros???

  33. Lendo sei de tudo que está descrito na reportagem o que falta é a investigação dos outros muitos milhões da COAF principalmente dos 49 milhões. Flávio é filho do presidente não é o presidente. Deve pagar pelos seus erros , agora basta, vamos investigar quem quer ser presidente da Alerj e os demais. Tem muita sujeira não esclarecida. Eu quero saber porque só o Flávio. Parece que querem atingir exclusivamente presidente.

    1. Concordo. Só ficam atacando o Flávio. Tem que investigar todos os políticos no Brasil a fora. Todos nós sabemos que assessores de deputados, senadores e vereadores colocam dinheiro na conta de seus assessorados. Por isso que devem sim investigar todos os políticos, pelo Brasil a fora, tem assessor que só assina o ponto e deposita parte de seu dinheiro para o seu assessorado. Isto tem que acabar.

    2. Tania, uma "pequena"observacáo do que o Flavio tem de diferente dos demais investigados alé, de filho do JB....ele é SENADOR DA REPUBLICA, que fez um discurso se dizendo probo, prometendo leis de seguranca para o cidadáo e combate a impunidade, só isso,,,,precisa ser investigado com RIGOR sim

    3. Penso da mesma forma! Acho que todos devem ser investigados e punidos, se comprovada a culpa. Mas não vi e nem vejo tanto empenho da mídia e da própria COAF na investigação de tanta roubalheira que houve e continua a acontecer com os vários outros figurões da nossa política.

  34. O presidente Jair Bolsonaro se apresentou à população Brasileira como o paladino da moralidade e inicia o seu governo com as notícias de possíveis improbidade administrativa e crime contra o erário de seu filho. Muito discurso dos Bolsonaros para nada de exemplo moral.

  35. Acho que comprei gato por lebre. O que admirava em vcs e que não distorciam os fatos para não desagradar a uma tendência Mais á esquerda.tentar desconstruir Bolsonaro e impossível , ele significa transformação independente do filho!!!!

  36. Assinei e me arrependi. Muito. As reportagens - como esta - são sofríveis. Presidente da República não pode ser investigado por atos anteriores ou estranhos a função. Que negócio é este de que o pai vai ter o mandato atingido por qualquer ato do filho ? É sempre um achismo sem tamanho. Cadê falar do encontro do PGJ do Rio com repórter da Globo News ? Autoridades Públicas não tem almocinho com repórter. Tem agenda. O encontro é suspeitissimo. Mais que qualquer depósito no caixa eletrônico.

    1. Carlos toma vergonha nesta cara toda essa merda de noticia de roubalheira do senador Bozo nao é historia pra boi dormir e voce fica ai fazendo vista grossa. Calma rapaz! Antes do final de 2019 você verá a verdade.

    2. Irenice é a promotoria do Rio. E quanto a Jair Bolsonaro realmente não tem nada a ver essa história do filho, as pessoas que votaram nele continuam com expectativas boas.

  37. Crusoé precisa ser mais imparcial. Cadê a reportagem sobre os outros envolvidos pelo COAF? Está ficando parecida com a VEJA...

    1. Mostrar o que fizeram os outros deputados cariocas, diminui ou perdoa os atos do Flávio? Entre um filho do presidente, eleito senador, e os outros deputados, o que é realmente notícia? Que os deputados estaduais do Rio, são uma corja, todos sabemos, mas também o filho do presidente? Bater no mensageiro a Garcia (o portador da má notícia) é coisa de petista é isso eu não sou.

    2. Falou tudo Francisco. Cadê a Crusoé, que se vende como jornalismo sério, exigir explicações dos outros nomes do COAF?

    3. Verdade, cadê o Coaf dos 16 anos de desmandos esquerdistas????

    4. Entrei em uma furada isso é um puxadinho da Carta Capital.

    1. Atitude de petista disfarçado de gente séria. A verdade deve ser encarada de frente. Pague quem deve, seja quem for.

    2. Estou tendo a mesma impressão. Considerando não renovar assinatura. Não quero assinar outra VEJA.

  38. A impressão que me dá é que "O Antagonista" e a "Crusoé" apoiaram Bolsonaro visando as verbas publicitarias que viriam da Globo e do Grupo Folha. Como isso não aconteceu, voltou suas baterias contra o novo governo e se esqueceu da esquerda. Revelou-se da mesma laia dos que condenava...

    1. Errei feio em assinar esse mural, isso é filial da Carta Capital.

  39. O Nosso discurso (conservador) sempre foi em busca de investigações e punições contra os corruptos, mas ao que me parece alguns colegas estão copiando e colando o discurso dos petralhas, só falta o "Flavio Livre". Evidente que há algo muito anormal na divulgação pela mídia sobre o caso Queiroz, não há uma reportagem sobre os outros investigados, com volumes financeiros muito maior. Mas não é por isso que devemos passar a mão na cabeça do Flávio. Esse é o caminho mais fácil para a volta do PT.!!

    1. Estou de pleno acordo e espero que eles consigas se explicar, senão ficará muito mal para Bolsonaro!

    2. Concordo plenamente. Mas quero que isso aconteça com os demais políticos também, inclusive os filhos do Lula.

  40. Estou decepcionada com essa reportagem. O Presidente Jair Messias Bolsonaro conta com seus eleitores e o fato do filho dele estar envolvido em supostas transações ilícitas, sendo que nada disso foi comprovado já se consubstancia em perseguição. Porque a Crusoé não faz una reportagem de cabo a rabo dos filhos do Lula. Gostaria e muito de saber do Coaf, como que eles enriqueceram nesse período sem trabalhar??

    1. A reportagem apresenta fatos. Quem tiver errado, pague pelos seus erros, diz o Presidente. Isto é o correto. Quem critica essa reportagem deve ser petista com.seus artifícios criminisos de desqualificar quem fala a verdade.

    2. Pois é, investigação no Flávio, mas nos outros também!

    3. Eu acho que a Crusoé poderia se dedicar um pouco aos outros acusados da investigação da Assembléia do Rio, e mostrar a todos os brasileiros como todos fomos roubados pelo esquema de Cabral com os deputados da Alerj e também com o Tribunal de contas do Estado do Rio de Janeiro!

    1. Olha, se nós nos comportarmos assim, vamos fundar um novo PT . É claro que tem exagero da imprensa, principalmente Globo e Folha, mas esta matéria da Crusoe é equilibrada. Fatos existem ninguém pode negar, o que temos que fazer não é ficar criando ilusões para lado nenhum, mas exigir e aguardar apurações sérias, não jornalística mas forense, daí vai caber um juízo de valor. E não sei quanto a vocês, mas eu não tenho bandido de estimação.... Nem gosto de promover injustiça.

    2. É verdade, vocês estão se comportando muito mal! Eu só continuo assinante pois sei que vocês são de Direita, e erros existem dos dois lados!

  41. Os meus também kkkkkkk estão furiosos porque o Queiroz vai assumir a culpa a imprensa se uniu por causa do corte de verbas e resolveram fazer o papel de juiz claro que tudo orquestrada pela Globo que paga o salário de muitos kkkkkk

  42. O país nunca sai desse atoleiro, e quem paga o pato sempre somos nós! A corrupção, o trato com o dinheiro público, o levar vantagem está nas entranhas dos políticos, que hoje agem de maneira ilegal com a maior desfaçatez, que se dane a população eu quero o meu nesse bolo, e ficamos a mercê dessa bandidagem !

    1. Divulgar tudo faz parte de um jornalismo sério, agora ficar com dodoi porque os fatos são do candidato da preferencia é coisa de direita burra, os fatos estão ai, defenda-se quem tem o fazer, agora os Bolsonaros são vidraça, a crusoé tem obrigação de divulgar tudo, e dá espaço a se defender, então não vejo o porque de ficar criticando este veículo, que continuem assim

  43. Continua tendenciosa e parcial a revista Crusoè. Sò fala do Flavio Bolsonaro. Não se fala sobre as denuncias do jornalista da plim plim e das denuncias das altas cortes na forma de mesadas e dinheiro para parentes. Tambem uma pergunta que não quer calar,e o COAF o que diz ?

    1. kkkkkk...Como assim Maria?! São 4 minutos pra postarem seu comentário, que você pode ficar escrevendo por três dias se quiser.

  44. Espero que a Crusoé não entre nesse jogo sujo contra o novo governo. Suposições são suposições. Que os condenados, só os condenados, paguem pelos erros cometidos e nada mais.

  45. É claro que investigar é mandatório, independente de quem seja. O que dá margem às críticas é : por que o caso Flavio Bolsonaro recebe um super-destaque diário, e dos outros nada é mencionado ? Será que as delações de Palocci e Pinheiro não merecem também serem exploradas ? Apure-se tudo ... com rigor ! Mas “samba de uma nota só” dá para desconfiar.

    1. Concordo plenamente. Cadê os filhos do Lula Coaf?? Tudo tem que ser passado a limpo.

  46. CRUSOÉ ESTÁ ENTRANDO NO JOGO SUJO DE ESPECULAÇÕES SEM FATOS CONCRETOS ! MAINARDI A QUEM RESPEITAMOS DEVERIA FAZER CONSIDERAÇÕES SOBRE ESSA FORMA DE ATUAR DESSE QUE PODE SER UM CANAL IMPORTANTE PARA O POVO BRASILEIRO.

  47. Uma pessoa aparece na TV se dizendo honesto , pede seu voto, vira SENADOR da REPUBLICA,,ai descobrem um monte de coisas estranhas,,depositos mal explicados, assessor ligado com gente que DEVE, fazendo fortuna VENDENDO CARROS, homenagens oficiais quem náo merece,,etc,,etc..e a culpa é da globolixo ou da folha de sp ou da imprensa FDP...cacete,,,,o cara teve votos pq disse que era probo probo, e a culpa é da imprensa???? A coisa nem chegou na Marielli!!!

  48. Todos sabemos que não existem Santos, nem no meio político nem entre grande parte da população. Não por vontade própria, mas devido ao sistema que pressiona as pessoas a usarem o famoso jeitinho brasileiro para resolver problemas . Não vamos crucificar ninguém antes de um julgamento justo. Temos que seguir em frente e torcer para que tenhamos um governo melhor que os anteriores.

  49. Antagonista, digo antagonista para cobrar a todos da revista, é muito importante cobrar o Flávio Bolsonaro explicações , mas tão importante quanto é todos nós e em especial a revista cobrar o motivo do MPRJ e rede globo estarem alinhados e esquecendo dos outros investigados . Vcs sabem o motivo “desestabilizar e derrubar Jair Bolsonaro”

    1. já está mudando ficando tendenciosa tbm, cobre tbm dos outros, não é justo pegar no pé de um se os outros é preciso MULTIPLICAR, 40 (quarenta) VEZES, é não fala nada, não cita os nomes, qual o objetivo, imprensa ter que ser imparcial, o que não está acontecendo com esta revistas, são todas iguais, sou mais os youtubres.

  50. No Resumão Antagonista, Felipe Moura Brasil foi bem mais claro e imparcial do que essa matéria. Flávio Bolsonaro já explicou algumas coisas e precisa ir além, mas isso é problema dele. É irritante essa insistência em querer contaminar o presidente, lançá-lo na fogueira como parceiro ou cúmplice (de que?). A imprensa, capitaneada pela asquerosa rede globo, continua a querer o terceiro turno e não para de dar bordoadas em um governo que mal começou. Já nós que elegemos JB torcemos pelo Brasil.

    1. Filho errou, bota de castigo, tira o celular, tira a tv, assim tem que ser, tira o cargo e depois vai se corrigir, (ou seja, vá mostrar que não fez nada de errado, mas com provas). Pai tem que ser mais enérgico, e não banana.

  51. Pois e’, tem que investigar tudo mesmo e já que e’ guerra bota pra quebrar com todos: seca o financiamento pra imprensa e cai com tudo via Receita Federal nos “imparciais” que querem tudo limpinho. Se você erra R$15,00 na sua declaração, cai na malha fina. Reune os generais e passe a missão: revirem tudo e publiquem tudo, tomem o dinheiro, e se a justiça e’ lenta publiquem os nomes, CPFs, endereços de todos os canalhas para que o povo tenha a noção do tamanho do roubo das ultimas décadas.

    1. Pois é O Renan quer ser presidente do Senado e se fosse falado com a mesma veemência do que falam do Eduardo talvez o. Isto secreto não iria salvar a velha raposa felpuda Por que nada dia crimes do Renan que estão sendo investigados e toda mídia calada Cheira mal esse fato Rabo preso?

  52. A revista Veja dessa semana voltou ao seu velho hábito de calúnia e difamação pra tentar ganhar uma graninha pra não falir e sustentar os jornalistas mercenários. Ta ficando legal kkkk

  53. Bolsonaro está blindado pelo povo que o elegeu! Esse assunto do Flávio é bucha que logo apagará! Mourao não vai golpear o mito!

    1. Votei em Bolsonaro e votaria de novo! Os pais não são responsáveis por atos de filhos adultos!seu governo não só irá até o final,como repetirá em 2022 👍

  54. Imprensa que não busca erros de terceiros não tem jornalismo decente, os suspeitos que se defendam, acho que devemos ter a idéia da correção ser o nosso norte.

  55. Rolo bem complicado mesmo. Ainda mais que, por razões que todos conhecem, toda uma equipe de poderosa usina de comunicação está mobilizada para amplificar tudo o que for encontrado .... Flavio pisou na bola ao se envolver com esses policiais militares do Rio , gente muito complicada.....

  56. me causa inquietude perceber que a maioria dos leitores desta revista não aceitam jornalismo imparcial...aliás não aceitam a realidade obvia dos fatos. São a fotografia do que juram abominar. Querem uma imprensa vendida para babar ovos de seu eleito. Votei no Bolsobaro no segundo turno por falta de opção e fico feliz em saber que a Crusoé reporta os fatos doa a quem doer. Parabéns!

    1. Fatos? realidades? ainda estão sendo investigados, o que a Crusoé está fazendo são ELOCUB RAÇÕES, lembrando Caio Copolla da Jovem Pan, cuja foi cortada o tempo todo por Edgar.

  57. Nem 3 dias de assinatura e já horrorizada com mais um grupo tendencioso... não faz mal que perdi dinheiro, faz mal que é tudo filhote da velha educação clandestina. Não torcem por um Brasil grande; torcem pela fofoca, pelo sangue derramado na sarjeta. posso pedir meu rico dinheirinho de volta? O Cliente insatisfeito pode?

  58. MPRJ-Globo: Procurador Geral - Não existe vazamento no MP Foto: Ele em encontro PRIVADO com jornalista Globo News. Jornalista Globo News: Estou fazendo o trabalho para o qual sou pago consultando minhas fontes. Globo : Vazamento Seletivo. Do ponto de vista do jornalista ok fazendo seu trabalho - DESDE QUE NÃO HAJA SUBORNO . IMPORTANTE: Confirmou na Globo News que consultava sua FONTE. PROCURADOR: Flávio vai acionar o CONSELHO MP, IMPRENSA ; Corporativismo NÃO

  59. A imprensa está tão preocupada em desestabilizar o governo que logo logo vão começar a dizer que o Flávio tem participação direta na tragédia de Brumadinho. Tá passando da hora de deixar a parcialidade de lado e dividir os holofotes para todos que tiveram a mesma movimentação suspeita.

  60. li os comentários de muitos aqui. Gente sem bairrismo, pau na canela de quem errou. Denuncia, depoimentos, concretização da prova em juízo ou nao e julgamento. Quero ver o governo funcionar e essa Cruzoé tá precisando perder o vício, não assinei a revista por causa de sensacionalhismo, quero saber das ações dos governos boas ou más, economia, judiciário, cultura de verdade. Chega de ficar na torcida por sangue. Não aos leões de Roma, não vamos oferecer carne humana.

  61. Caio Ja que é independente mostre tb. que é anticorporativista,comente o flagrante de um "colega" seu em um encontro no minimo suspeito com o procurador geral do MP do RJ. Uma vez que dizem que as investigaçoēs são sigilosas para uns e não para outros

    1. A propósito o Ministério Público do Rio de Janeiro é muito “confiável”. O Procurador Geral de Justiça anterior foi preso. Alguém acha que a situação do RJ chegaria onde chegou se o MP/RJ não fosse um órgão corrupto e prevaricador? Tem que investigar sim, TUDO, inclusive os investigadores.

    1. Espero que a Crusoe nunca censure animaizinhos deste tipo. Sempre é bom ser conhecida a realidade em que se vive.

  62. Cada vez mais vocês são uma sucursal do sistema Globo de comunicação. Por que não fazer uma reportagem sobre o Dominicano, ou sobre a possibilidade do Jean Willis estar envolvido no ataque ao Bolsonaro? Estou arrependido de ter feito está assinatura. #Crusoénuncamais.

  63. Não consigo entender essa tal contaminação do governo. 1-O Flavio Bolsonaro, cidadão maior,politico por profissão mesmo antes de seu pai se eleger presidente da republica. 2-Os fatos ocorridos se deram em data anterior a eleição e a posse do presidente e em ambito estadual e nada na esfera federal. 3-Outra coisa que não falaram é que o que chaman de agencia bancária dentro da Alerj é na verdade um PB(posto bancário)que as vzs. não teem caixa bancário e sim terminal eletronico.

    1. Luiz, você foi preciso. Parabéns! As coisas tem que ser bem dimensionadas. Não é que não se tenha que investigar. Mas, por favor, separemos a responsabilidade para cada um assumir o que lhe cabe responder.

    2. Que conclusáo mais imbecil e desonesta,,Flavio B SENADOR da republica, precisa ser probro,,,simples assim

    3. o Flávio depois do pai eleito praticamente se intitulou a voz do pai, inclusive viajou para o exterior, fez reuniões, conferências e se deixasse assumiria a presidência no lugar do pai. ah...não esqueçam o pai também está envolvido nas falcatruas do filho.

  64. Esse tipo de transação existe em TODAS as assembleias e prefeituras do Brasil. Até agora a imprensa não tomou nenhuma atutudr. O caso em si seria mais uma dessas transações. Não tenho duvidas. Só espero que a imprensa mais uma vez não derrube a reforma da previdência, vai eleger o Renan, soltar corruptos e fuder com economia.

  65. Lastimável,mais reportagem sobre Flávio! Coisas positivas aconteceram,em menos de 30 dias de governo, e pouco li sobre isto na Cruzoé.Qto mais se fala num assunto,mais marca,se ele errou q pague e ponto final!Votei em Jair e sou contra qualquer protecionismo,então vamos nos focar no governo. Depois de uma eleição estressante,vamos dar ênfase a fatos relevantes ao bom funcionamento do governo.Cansei de ouvir sobre Flávio,Globo,fakes news...está uma guerra de extremistas da esquerda e da direita!

  66. Muito sensata a matéria. Realmente é um prejuízo e tanto, ter defendido tanto a impunidade e velha política e conter laços do que se diz combater. Espero e confio que o presidente fará muitas coisas boas pelo Brasil, mas esse tipo de atividade, gerará efeitos no congresso e na câmara enfraquecendo o governo e dificultando a governabilidade.

  67. O fato de votar antiPT , não significa defender cegamente o atual governo. Os fatos devem sim ser apurados e os culpados punidos. Só assim se constrói uma nação ética.

  68. O Antaglobista também patrocina a ideia de q lavagem de dinheiro se faz com depósitos na conta "salário" e não através de intrincadas operaçoes envolvendo offshores, como fez o pt, psdb, psdb, etc?

    1. Penso como vc. Mas a imprensa precisa gerar assuntos e criar debates. Não tem interesse em fazer as pessoas raciocinarem de forma lógica.

  69. Incrível a coincidência do COAF mostrar serviço justo no início do Governo Bolsonaro. Nos últimos 16 anos ocorreram movimentações bilionárias da quadrilha petista e da família Lula, mas ninguém levantou uma vez sequer a questão. Por quê só agora? A assessora de um deputado do PT, movimentou R$ 40 milhões só em 2018. Ninguém está falando dela, só do Flávio...muito suspeito! É o aparelhamento do COAF pela esquerda...tem que fazer uma limpa no COAF para que todos sejam investigados.

    1. Valdecir, concordo com você. Até parece que o Coaf não existia nessas duas últimas décadas... Tanta roubalheira nesse período que levou o nosso Brasil à bancarrota e nada de Coaf. Somente agora apresenta tamanha eficiência... e o estrago feito parece esquecido.

  70. Excelente matéria e análise. O caso Flávio deve ter tratamento exemplar do novo governo, mostrando q é realmente diferente em tudo ao anterior. Mas o próprio Flávio de imediato ao se ver acoado tratou de barrar a investigação no STF, o q não colabora em nada, ao contrário, é combustível para a oposição! Investigação total e irrestrita sob o comando de Moro, é o mínimo!

  71. Já estou profundamente arrependido de ter assinado Crusoé... está entrando na mesma linha deteriorada que assumiu a imprensa brasileira, deixando de investigar e publicar matérias sobre as reais mazelas desse país enquanto cria Tempestades em Marolas... enquanto gastam energia e nosso tempo nisso, os que deveriam estar sendo colocados à opinião pública por roubos de bilhões, assassinatos, extorsões, desvios e outras ações semelhantes ficam felizes por a imprensa não tocar no nome deles...

  72. Esse caso do Flavio foi bom. Agora o COAF está legitimado para fazer uma devassa nos 15 anos que se passaram sem trabalhar. Pra cima deles Presidente !!

  73. Ao contrário da atual linha editorial do blog @oantagonista, achei matéria honesta. O objetivo foi alertar para o óbvio, a evidente contaminação da credibilidade do governo com a situação. Deve-se observar que o COAF é um indicador de transações atípicas não necessariamente ilícitas. Transações atípicas ocorrem na vida de um cidadão em casos como herança, doações, e quaisquer empréstimos acima do atual limite de 10k. Muita gente passou pelo COAF inclusive eu e provavelmente vc também.

    1. E bom saber que o COAF esta finalmente assumindo suas atribuições... concordo com vc a reportagem é honesta, um pouco tardia, alerta para um risco. Apresenta fatos, acho que deveria apresentar os mesmos fatos dos outros 26 deputados envolvidos tb... esperava uma revista mais isenta ao escolher e comentar fatos..

    1. exato, Caio, o COAF deveria 'vazar' para a extrema imprensa as movimentações da elite do psdb, mdb, pt, etc. Ahhh, não dá, essa gente realmente lavou muito dinheiro roubado de mim em offshites

    2. COAF tinha que agora pegar o pessoal do PSDB como Alckmin, Aécio, FHC. Porque se depender dos Ministérios Públicos Estaduais como os de SP e MG vai prescrever tudo. O Santo da Odebrecth está rindo à toa. Aposentou milionário com a Odebrecth. Os Promotores de Justiça fingem que não é com eles. Que verhonha.

    1. Exatamente, mas está faltando reportagem de outros 19 deputados. O que parece não terem qualquer interesse em divulgar.

    1. O mais importante já foi dito, porque não investigam o COAF, lembram da Marisa, é aquela dona de casa que vendia Avon, esposa de vs sabem quem, que ao morrer deixou uma herança de mais de 14 milhões, como o COAF não viu isto, acho por isto que é bem merecida uma investigação dos componentes do dito órgão.

  74. A matéria é objetiva e ponderada, nada mais faz do que expor as investigações que estão em andamento. Estranho seria se não abordassem o tema, que é claramente de interesse público. Não é crível que apenas os petistas e associados tenham esqueletos no armário.

    1. Corretíssimo o artigo da Crusoe. É preciso isenção, mas precisamos de informações corretas. Não devemos tapar o sol com peneira. Os fatos precisam ser aprovados. Doa a quem doer.

  75. Diogo é um péssimo perdedor. Perdeu quando apostou na Hilary, jogou todas as suas fichas no Amoedo, perdeu novamente. Ai destila seu ódio e põe fogo no país. Mas vive na Italia saboreamdo bons vinhos . Com toda a humildade que somos os seus leitores o banquete do Diogo sai daqui também dessa revista.

  76. Senti-me lendo o Globo... não quero relativizar a conduta do Flávio, que haverá de esclarecer e/ou responder, mas admira o foco dado a essa situação e, sobretudo, redigir uma matéria quase inteiramente baseada em ilacões apressadas!!! Não é melhor aguardar as apurações para depois “julgá-lo”?

  77. O antagonista está colocando fogo no Brasil, assim como incendiaram roma. Mas o Diogo está na Italia rindo , vendo o estrago que eles estao fazendo.por aqui. O problema que Diogo e um perdedor jogou todas suas fichas na Hilary e perdeu. Fez campanha abertamente para o Amoedo perdeu de novo. Ai so resta incendiar o pais com seu ódio vingativo. Que pague quem tiver errado, mas antecipar uma pena é nao dar o direito do outro se defender. Diogo continuua tomando seui bom vinho italiano .

    1. Eu concordo com vc.Desconfio que Dogo tem um caso mal resolvido com o presidiario. Tem mutreta nessa obsessão. A mesma coisa aconteceu com o caso de Janot e os free boys. Na época a vitima foi Temer.

  78. Em um post aqui, comparei acertadamente os bolsonaristas aos petistas. Pois, estes, prezam a negativa geral, e parece que isso é contagioso. Só para esclarecer sou um dos eleitores de Bolsonaro. Vejo também outros criticando duramente a reportagem, porquê não escreve o que vocês querem ler... ou é burrice, ou hipocrisia ou ainda cegueira. Fatos são fatos. E os fatos estão aí para quem quiser ver. Tirem os óculos da ignorância e enxerguem os fatos como são, sem maquiagem. Parabéns Crusoé.

    1. Que diabos de venda nos olhos é essa q acaba por atingir a todos os q praticam a idolatria!!!! Eleger Bolsonaro e torcer para q seu governo tenha sucesso é absolutamente lógico e necessário, mas negar a lama na qual está atolado o seu filho e acusar a imprensa de divulgar os fatos é o mesmo q dizer q Lula foi condenado sem provas.

    2. Comparar bolsonarista com petista é coisa de petista enrustido tentando arrastar Bolsonaro pra impopularidade. PT perdeu. Aceitem

    3. Concordo, Anselmo. A propósito, foi Bolsonaro que ganhou ou foi o pt que perdeu as eleições? A propósito, votei em Bolsonaro contra o pt, então...

    4. Deve ser pq a reportagem fala em "indícios e suspeitas". Ñ tenho corrupto de estimação, mas acho q as reportagens devem ser baseadas em fatos comprovados. E como todos viram quase q o presidente eleito perdeu a vida por causa de uma "organização criminosa", a qual, afirmou tb q o mesmo ñ chegaria a tomar posse. Devemos observar o momento bem delicado no Congresso, pois ñ queremos Renan na presidência e eles muito menos 1 filho do Bolsonaro. o jogo político é sujo. Queremos responsabilidade.

    5. Nada contra crusoé e antagonista, vou responder ao seu post. Comparar eleitor do Bolsonaro com Petista é desonestidade. Simples assim. Infelizmente, vejo uma tentativa de muita gente da imprensa tentando rotular os eleitores do Bolsonaro como “bolsominions”. Aceitem a soberania popular. Aceitem que Bolsonaro venceu e VAI governar !!

  79. Bolsonaro não tinha nem que ter respondido quando indagado sobre o Flavio. Flavio é senador e tem que responder por si mesmo. Jair tem que colocar um bom porta-voz, porque 95% dos jornalistas (Ñ estou incluindo crusoé e angagonista) querem a destruição de seu governo. Na era FHC, quem se lembra sabe que o comunista desaparecia em tempos de ataques e a coisa esfriava. O fdp tocou 8 anos assim. Essa lição precisa ser aprendida e usada corretamente. Obs. O Estadão aplaudia FHC 🤢

  80. Acho que precisamos ter um pouco de calma. Honestamente, não entendo o motivo da demora nas explicacoes.. Se o Flávio agiu errado, tem que ser punido... Mas é duro ver a direita fazer uma matéria enorme como esta é não contestar os vazamentos que, tanto o Coaf quanto o MP fizeram deste caso para a rede Globo. Sequer contestam o fato de já haver uma matéria pronta na Globo, falando da milícia, poucas horas depois da operação feita no RJ para prender os milicianos! Não vamos abandonar o Jair !

  81. Muita gente revoltada com a materia e CRUZOE...mas a pergunta é "Qual a inverdade aqui? Caros, o JB se destacou dizendo que era diferente de tudo isso ai, e trouxe a reboque os filhos.....e mais, o Flavio aqui náo é filho do presidente, trata-se de SENADOR DA REPUBLICA, cotado para suceder o pai, precisa ser transparente, independente do destaque que estáo dando

    1. Gostaria que a imprensa informasse também todos os depósitos dos outros investigados , dando a dimensão do que acontece no legislativo brasileiro todo. Todo o legislativo deste país é podre infelizmente.

  82. Pelos comentários vejo alguns comparando eleitor do Bolsonaro com petista. Quanta má fé !! O eleitor do Bolsonaro só quer ter o direito de ver o Presidente que elegeu governar o país. É óbvio, escancarado, que essa agressão ao eleitor do Bolsonaro rotulando-o como “bolsominion” ou “petista 2” é uma afronta à soberania popular, ao direito do cidadão eleger seu Presidente sem ser rotulado e difamado.

  83. O filho do presidente está jogando o pai na fogueira. Ele precisa pensar bem no que fala e faz, tem que ser mais preciso em seus pronunciamentos e em suas atitudes. As nossas esperanças de um país limpo e altivo está indo pelo ralo; Para que as coisas voltassem aos trilhos seria uma atitude a moda japonesa;

  84. Assinei ontem a Crusoé e já tô arrependida. Puxa vida ! até assustei agora. Achei que estava lendo a Folha de São Paulo.... kkkkkkk (Decepcionada com a Crusoé. Nunca mais vou renovar minha assinatura)

    1. Luciana tenha a certeza que tb não farei renovação, até pq pessoas sendo deselegantes em seus comentários, não só com a revista mas, principalmente, com aqueles que postam seus comentários, coisa típica de petistas, daqueles bem raivosos.

  85. Lendo os comentários é que vc percebe que aquela história de não ter bandido de estimação era balela. Cada dia me convenço mais que não há nada mais parecido com um petista que um bolsominion....

    1. O problema é a vinculação tendenciosa, como se o que o filho de alguém faz necessariamente desabone o pai. Vinculação tendenciosa, sim. Flavio ta sangrando e tem que se laskar mesmo, mas eu votei foi no Jair

    2. "Detected"? "Raciocínio confuso e distorcido"? Eu mesmo me identifiquei como Bolsominion... Não é nem capaz de interpretar um texto? Onde estão seus argumentos. O que eu escrevi é sincero e é a verdade. Só que não serve para você defender seus bandidos, então parte para a ofensa? DNA de hipócrita "detected"...

    3. Raciocínio confuso e distorcido. Só enxerga o mundo em branco e preto. Bolsominion detectado, mais um pouco e vira petista.

    4. Hipocrisia militante...O q nós"bolsominions" defendemos é q não se dê peso desproporcional em comparação a tudo q tem acontecido no país. E q não misture,de forma desonesta e sem embasamento, os problemas de Flávio c/ o governo federal,no qual a maioria dos assinantes aqui votou e tem esperanças de q mude muitas coisas no Brasil p/ melhor. Aliás, a maioria dos eleitores (de verdade,não isentões farsantes) está satisfeita c/as primeiras ações do governo,cortes da estrutura,propaganda estatal,etc.

  86. Esperava que a Crusoé fosse uma mídia chapa branca com o Mito. A partir de agora, me informarei somente com as mídias sociais dos Bolsonaros !!! Só aceito denúncias se forem contra a esquerda. Não importa se tem Bolsonaro suspeito de falcatruas ou envolvido com milícias para angariar votos na favela.

    1. Vamos ver se entendi bem, então. Você fala que a situação do Flávio não tem nada a ver com o governo e depois me acusa de atacar o governo quando concordo com a reportagem sobre a situação do Flávio. Ou seja, o Flávio não é governo, mas questionar o Flávio é atacar o governo. Quero que o governo dê certo, mas como eleitor não posso fechar os olhos para coisas suspeitas. Ficando essa brecha do Flávio aberta, vai vir a esquerda de novo posando de Vestais da virtude. Era só o que faltava.

    2. É desonestidade ou militância de oposição atacar governo que mal começou e está procurando acertar. É desonestidade também querer desmerecer quem defende governo eleito por grande maioria p/ tirar o Brasil do esquerdismo atrasado, das mãos de Renans e PCC's, de empresários avarentos que sugam dinheiro público. Não quero 200 mil brasileiros morrendo/ano por violência e falta de saúde. Sou Bolsominion sim. Quero que o governo dê certo. Isso não é ser radical nem cego, rejeito essa análise rasa.

    3. A história de Flávio é do Flávio. Não tem a ver c/ governo federal ou Moro. Deveria ser tratada entre todas as outras histórias da ALERJ e não enfatizada fora de proporções pela mídia sanguessuga de dinheiro público e cúmplice de bandidos q estamos tentando derrotar. É clara tentativa (embora fraca) de desestabilizar o governo. É reação de quem quer q o Brasil continue paraíso de corruptos e bandidos. O que dizer de um promotor que separa um p/ atacar e vaza informações seletivas à imprensa?

    4. Não sou militante, Dimas. mas tenho a impressão que muitos apoiadores dos Bolsonaros se comportam como petistas. Gostam que investiguem somente o espectro político aposto. Te faço então uma pergunta: se está história do Flávio ganhar mais vulto, como fica a situação do Sérgio Moro? Vão perguntar se ele julga com a lei com base em critérios políticos. Vai complicar o combate a corrupção!

    5. Êta Dimas nervoso! Se acalme, bom rapaz, e espere. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém!

    6. O que tem isso a ver com o governo? Militante hipócrita.

  87. agora o telhado de vidro! Tem de julgar com imparcialidade, o primeiro teste para Moro e, para os militares que trocaram as fileiras das forças armadas para o terreno pantanoso da política nacional

    1. Isso aqui está igual a 247 só tem petralha, foderam com a revistinha, está faltando jornalista.

  88. Não enxergo nada disso desta forma, a despeito da respeitável opinião colocada no texto. Cada um deve arcar com as consequências dos próprios atos. O Flávio não é um adolescente que precisa da autorização do papai pra fazer qualquer tipo de negociação... O Presidente Bolsonaro não tem nada a ver com essa celeuma.

  89. A Crusoé perde uma grande oportunidade de se mostrar diferente. Bastava, além de dizer td o que disse mostrar o outro lado. O que há por trás desse fato. O que se pretende e se está orquestrando. Para enfraquecer o governo do Temer utilizou-se essa mesma estratégia covarde. Quem articula td isso? Não se quer que a Crusoé seja uma mídia chapa Branca mas apenas que relate os fatos de forma imparcial e isso definitivamente não está acontecendo. Decepção.

  90. Pois é prezado Caio Junqueira, um golpe e tanto na imagem do recem empossado Jair Bolsonaro, que assim vai perdendo força perante seus apoiadores e eleitores. É como aquele jogador de futebol que, pra não perder nenhuma partida, joga com mesmo estando machucado. Bolsonaro não devia deixar este flanco aberto, como ele não pensou nisto antes? Agora é tarde. Agora ele tem que vir perante seus eleitores e dizer com todas as letras que se tratava mesmo de um esquema e os envolvidos deverão ser punido

  91. Pela primeira vez, estamos "participando" do destino da nação. As mídias sociais acabaram suscitando uma "dimensão" na qual todas as tendências se encontram e em tempo real! Tal fato é uma gigantesca novidade. Os embates são sem sim, assim como as controvérsias. Na verdade, estamos vivenciando um novo mundo, onde o virtual passe a ser priorizado! Assim, nos deparamos com situações em que a exatidão dos fatos é precedida por um mundo de discussões, desavenças, etc. Nos angustiamos em vão.

  92. O que Crusoé está fazendo, é o mesmo que criticou do UOL/Folha: potencializou, como fizeram com os disparos de WhatsApp em massa, uma notícia sem fundamentação. Aí a credibilidade vai embora, mesmo. Ou já viram aquele site dizer mais uma palavra a respeito?

    1. Pois é... assinei de besta... uma dica é o renova mídia, excelente para se informar

  93. Não há santos nem vestais neste mundo. Só homens e mulheres que fazem seu próprio destino. Numa nação, temos que escolher os melhores para governar. Se ficarmos só bombardeando a todos, enfraqueceremos não só os escolhidos, mas nossa própria capacidade de acreditar nos que escolhemos. Antes tínhamos só o veneno, disfarçado de doce. Agora temos o remédio e quanto mais eficaz, sabe-se, mais amargo pode ser. Crusoé e demais brasileiros de direita: parem de se ocupar com as pulgas e cuidem do cão.

    1. Muito bem analisado. Que os valores envolvendo o Flávio Bolsonaro são gorjetas perto do que se verifica com o pessoal do PT, está patente. Todavia, não é montante roubado que define quem é ladrão ou não. É o ato de roubar. Que existe uma campanha pesada contra o FB, está evidente. Porém, não dá para ficar enrolando. Tem que assumir uma postura e encarar de frene. Este é o preço de se dizer honesto. Não existe meio honesto, é com ser meio grávida. Paciência, se tiver que pagar o preço, pague.

  94. Sinceramente acho que vocês estão excessivamente críticos em relação a Flávio! Tudo bem que há coisas que estavam muito estranhas mas e o que a Globo está fazendo é bem pior! Onde estão vocês com a sua "isenção" para equilibrar esse jogo! Porra! Olha essa notícia aqui! Cadê algo sobre a parcialidade da Globo sobre o assunto em tela! Onde está a autocrítica de vocês?!

    1. É lamentável ver brasileiros como muitos que postam comentários aqui acharem que sabem escolher seus políticos e "só os nordestinos não sabem"! Chega desse lenga de tudo culpar a Globo, o PT e o Lula. os tempos são outros sim, a informação está mais acessível e i governo está engatinhando com grandes chances de se comprovar uma deformidade que, ao que parece, é genética. O atual presidente se elegeu principalmente porque acreditram na estoria da carochinha que ele propagou agora,agir.

    2. Isso é jornalismo e não rede social. Parabéns Crusoé pela imparcialidade e se atentar aos fatos.

    3. Concordo, Samuel!! Vão procurar os falcatruas do PT que são mais polpudas!

  95. LIXO DE REVISTA, PENSEI QUE ESTARIA CONTRIBUINDO PARA UM JORNALISMO DIFERENCIADO MAS NÃO PASSAM MAIS DO MESMO. DEVOLVAM MEU DINHEIRO E CANCELEM MINHA ASSINATURA, FUI ENGANADO!

    1. Esperança de quê, de repetir reportagens da Globo. Sou eleitor de todos os Bolsonaros, e tb acredito que se culpado deve pagar, mas o problema é que estão julgando antes das provas, já aqui comentei, culpado após o julgamento, a mídia só têm o direito de apresentar os fatos, mas fato é que ao apresentarem carregam uma dose de culpa ao acusado. Mas acho que algumas ilações já começam a aparecer, se teu filho sai e assalta alguém na rua, tb és culpado?

    2. Claudio, pelo amor de Deus, o que é isso? O pior cego é o que não quer enxergar. Os Bolsonaros deixaram este flanco aberto e ele vai ser explorado até quando der. Não tente negar a realidade, com todo o respeito prezado Claudio. Se for só o esquema rachid, beleza, basta todos assumirem suas culpas. O problema maior colega, é se comprovarem o elo entre ele e a milícia. Ai fudeu. Aí não adianta reclamar da mídia. Condene quem praticou o crime. Não o mensageiro. Revista Crusoé é a nova esperança.

    3. Quer revista chapa branca? Segue o Bolsonaro pelas redes sociais ou o MBL. assim como os Petistas devem seguir a mídia ninja.

  96. Tem que ir fundo e investigar tudo, os culpados precisar responder pelos crimes, inclusive se o(s) culpado(s) se não for Flávio Bolsonaro. Ou vamos ter as mesmas consequências de sempre? Se for provado que Flávio não tem nada com isto, os que acusaram ficam impunes? Tem que “ despedizar” muitas áreas, inclusive a imprensa.

  97. Aqui não cabe concordar ou discordar. Muitas suspeitas, alguns fatos e muitos boatos que precisam ser apurados sob risco de jogar mais pessoas contra pessoas e inviabilizar o governo que mal começou. Os imbecis que negam isto não enxergam que a esquerda está esfregando as mãos de tanta satisfação? Flávio fez [email protected]? Apure-se, puna-se, porque o Brasil é maior que o senador filho do PR. Quero muito que dê certo, precisa dar certo. Negar que a coisa é o que é, é arriscar-se a ser engolido pela mesma

  98. Com certeza não renovarei minha assinatura. A revusta até começou bem, mas esta se distanciando da isenção e passou a swr um puxadinho do PT. POUCOS ou quase ninguém renovará a assinatura. ADEUS CROSUÉ

  99. Todos estão fazendo um estardalhaço nesse assunto dos assessores de Flavio, vocês como repórter investigativo, nunca souberam disso, inocentes. Eu, uma simples mortal, com pouco estudo, sempre soube, sempre fui contra a essa verba. Cada um que pague os seus funcionários, como eu quando preciso pago o meu. No portal do PT, estou sabendo que lá é obrigado todo membro deixar 20 por cento. Aqui na Bahia também tem, a COAF e MP só vai ficar no Rio de Janeiro. Trabalhar pessoal, quero um pais melhor.

  100. A Folha e o Reinaldo tem uma ideologia clara, nem surpreendem. Mesma coisa Renan que se mantém firme devido aos supostos dossiês amealhados. Se isso é verdade, saberemos logo.

    1. E o Jeânus Wyllys sendo provavelmente um dos mandantes da tentativa de assassinato de Bolsonaro é a vítima. A imprensa imunda fazendo o trabalho sujo de criar fatos para desviar as bombas Wyllys, BNDES, Venezuela e o [email protected]@lho todo.

    2. Folha, Veja, Estadao e Globo reúnem os maiores criminosos desta república. E isso não é de hoje não !! Ninguém está acima das leis, nem mesmo jornalistas !!

    1. Entenda Caio, o que está por vir vai demolir a esquerdalha no Brasil. Estão desesperados.

    2. A hostilidade da imprensa é recorde. 20 dias de mandato. Quero fatos concretos e provados que atinjam o Presidente no qual eu votei. Ninguém vai tirar meu direito de eleger um Presidente só porque os derrotados não gostam dele e votaram em outro. Fora derrotados !!

  101. As investigações mal começaram, sequer há denúncia do MP, e o Reinaldo Azevedo e a turminha da Folha já pede a renúncia do sujeito... sobre o Renan, que responde a 14 processos, nenhuma matéria, nenhuma manchete, nenhuma coluna .

    1. Jair Bolsonaro é uma coisa. O Presidente Bolsonaro é outra. O Presidente está isento de qualquer coisa. O Jair se tiver que responder só o fará depois do fim do mandato. É lamentável ver a " patologia ideológica " embaralhar amente de jornalistas qualificados como o Reinaldo e outros...

  102. Os Bolsonaros deviam agradecer a imprensa e ao MP carioca por ter freado a tempo a ligação do Flávio com as milícias. Elas poderiam tentar estender-se pela federação aí " a bosta ia feder mesmo ". O Flávio poderia ser o " ponto cego " do governo na questão da violência. A história nos dá muitos exemplos desse tipo de ligações.

  103. É uma questão que não envolve muitas considerações. 1. O pedido junto ao STF vai ser negado, pois se investigação há, e houver crime, este será da competência da Justiça Estadual do RJ, pois os hipotéticos crimes foram cometidos no exercício de mandato de Deputado Estadual. 2. Por hora só existem investigações, e o pedido ao Supremo é um verdadeiro tiro no pé, e sem sentido jurídico algum. 3. Se houver algum deslize ou crime o Deputado será criminalizado e punido se houver culpa. Simples.

  104. o Flávio deveria dar um gesto de grandeza, em nome do Brasil e de seu Pai, se afastar até que tudo seja apurado e assumir no caso de culpa.

  105. Se vc referendar roubo pequeno (a tal merreca) o país será sempre isso..tanto fará esquerda, direita..para mudar, tem que se mudar a conduta pois não é pq é roubo "pequeno" que tá valendo. Pense nisso!

    1. Sim, mas forçar a barra p/ envolver Jair Bolsonaro, *do nada*, é pura desonestidade e tendencioso (contra).

  106. Esse todo dia chora em uma emissora diferente..isso me lembra o "é golpe" do PT, ou "o Moro persegue Lula". Em vez desse mimimi, explique a denúncia base! Aí sim vai poder dirimir as dúvidas!! Lamentável e decepcionante isso..não votamos para mudar e continuar no mesmo!!

  107. amigos , as coisas são claras. atribua-se a Cezar o que é de Cezar. vamos acabar com estas frescuras. há provas contra flavio ? então que pague! há provas contra bolsonaro ? então que pague! ou será que terão de matar a da. Michelle tambem! vão se danar ! 24 contos não dá pra ser chamado nem de merreca !!!!

  108. Eu não tenho bandido de estimação, mas estou achando q há interesses em esticar esse assunto do filho do Bolsonaro!! Alguém dessa imprensa tão bem informada, pode me dizer sobre os filhos e parentes do LuLLa como conseguiram amealhar fortunas e ninguém viu?? A imprensa tão bem informada pelos órgãos de fiscalização se calou ou foi comprada tbm??? O Povo ignorante serve bem como massa de manobra, não é???? A minha satisfação é q se Bolsonaro for atingido teremos um vice a altura do País. Hahaha

    1. Parafraseando Cid Gomes:" O Lula tá preso Babaca..." quem está no poder vai ser sempre vidraça. Melhor "Jair se acistumando"

    2. Digo mais. Leio "inesperada crise de saúde"...Será que Queiroz resolveu dr opetar de um CÂNCER NO INTESTINO só para fugir de investigação. A CRUSOÉ entende, a meu juízo, que bom jornalismo significa ficar EM TOM MONOCÓRDIO perseguindo o governo eleito. Haja saco! Por que não cita todos os investigados? Essa predileção por atacar o governo de plantão é um moderno paradigma de nom jornalismo? Repito: HAJA SACO! Paguei minha assinatura deste folhetim à vista, por isso, estou ferrado. MASNÃO RENOVO

    3. O país não suporta uma paralisia estamos quebrados 13milhoes de desempregados e vamos ficar discutindo Flávio é pra cabaaaaaaa Bolsonaro foi a Davos CDE notícias????? Fez contatos tentando trazer investimento CDE notícias????

  109. O governo tem que ser pragmático. Deve-se investigar muito rápido e apontar se houveram culpados. Se sim, devem pagar. Muito mimimi. Chega disso. Em uma boa empresa o Sr Flávio e demais seriam afastados até final das investigações. Votei B17, porém, não sou escravo dele e sim da Ordem e Progresso.

    1. O problema de afastar todos os suspeitos de crime é que não vai sobrar ninguém. Ou são acusados por crimes cometidos ou por vingança política.

    2. Concordo 100 % com vc. José. Chega de acobertar ladroeiras. O sr Flávio tem que ser afastado até o final das investigações.

    3. Concordo 100% com vc. José. Quero que este governo de certo mas não adianta fechar os olhos. Estamos cansados de tantos

  110. O rolo do Flávio é claro,ou Bolsonaro afasta o caso do governo ou ele vai se enfraquecer e muito!!Sorte que temos o Mourão!!

  111. Votei no Bolsonaro e tenho esperanças que com seu governo o Brasil vai melhorar! Da mesma forma que temos que aplaudir os acertos temos que criticar quando pensamos que coisas são erradas. No podemos imitar os petistas para os quais qualquer coisa que faça “santo” Lula e sua corja, tenha que ser aplaudida e qualquer critica considerada calunia! Sejamos democráticos e consistentes.

    1. Por enquanto são indícios, não há acusação. Isto deveria ser um fato normal, como é o caso dos outos 26 deputados. Existem meios legais para julgar e punir criminosos. Estes assunto já deu o que tinha de dar, nesta fase. A vida segue.,,

  112. FB tá enrolado! tem coisa fedendo aí neste caso! Talvez o meu Presidente fique sabendo de toda verdade por aqui, porque os pais são os últimos a saber a verdade dos fatos praticados pelos filhos, não é mesmo? Parabéns equipe Crusoé!

  113. Bem, acredito a "estratégia" de considerável parte dos eleitores era enviabilizar o retorno do PT sabendo que os bolsonaros não era o fim, somente o meio. Eu quero é justiça pra todos, doe a quem doer. Eu quero é um Brasil passado a limpo. Investigação, apuração, processo legal, e cadeia pra todos os corruptos e criminosos não importa o sobrenome. Muda Brasil, muda de verdade!

    1. Caso do Lula vai virar contravenção quando chegar ao final das apurações das milícias.

  114. É evidente que todas as denúncias contra o Flávio devem ser apuradas. Mas quanto aos demais investigados, por que a imprensa não dá as mesmas manchetes?

    1. Isso!! Todos os investigados devem ser expostos da mesma maneira!!

  115. Não estariam vocês super valorizando o fato? Deve ser investigado sim, foi grave sim, mas sinto um exagero nas divulgações.

    1. concordo, muita ênfase ao Flávio. E os outros? vcs não falam nada??

  116. O ponto chave do caso é O Presidente quer realmente mudar o país.Pergunte Crusoe Quem tem interesse em não deixar isto acontecer?Esta é a questão que a Crusoe deveria mostrar Infelizmente estou desapontado pelo rumo que vocês estão tomando .Reflitam se quiserem que muitos dos assinantes permaneçam com a Crusoe.

    1. Concordo com você Roberto muitos ainda não perceberam o que está por trás a quem interessa desestabilizar o governo? Fazer intriga,jogar como sempre tem uma fonte que está sentindo o corte de verba que é a que acha que manda no país e de fato ela tem reinado e os outros vão atrás repe tindo o padrão Globo de agir quando se sente ameaçada só que dessa vez não vai funcionar ela cai o Bolsonaro não

    2. “Imprensa é oposição, o resto é armazém de secos e molhados “

    1. Muito ao contrário. Então muitas coisas boas serão feitas agora, certo? ;)

  117. Embora eleitor convicto de Bolsonaro, sou imparcial pra analisar. Não há nada que possa atingir Jair Bolsonaro, nada. Ele está tentando exercer o poder legitimamente conferido pelo povo brasileiro. Pela 1ª vez um verdadeiro brasileiro sem compromisso com empreiteiras foi eleito, em uma eleição baratíssima, sem rabo preso, sem ter que “pagar em licitações e contratos públicos”. Nunca um Presidente assumiu em meio a tanta hostilidade considerando ser o 1º mês do 1º mandato. Superou um atentado ...

    1. Uff. .. até que enfim alguém lúcido. A Crusoé tá igual aos jornalecos. Esquecem de priorizar o fato do Brasil ter sido resgatado daqueles que o vendiam sem NENHUM amor à Pátria e focam nas matérias produzidas pela esquerda a fim de desqualificar o novo governo conforme ameaçaram o tempo todo. Qual é Crusoé? tá vendida ou mudou de lado. Assim o Brasil nem precisa da esquerda. Tem vcs

  118. Lamentável que tudo isso esteja acontecendo. O Rio de Janeiro está poluído pela corrupção. Um estado doente, a beira da morte, vivo sob aparelhos. A política é uma desgraça.É para sentar no meio fio e chorar lágrimas de esguicho.

  119. Mídia pensando que somos ingênuos. Esquecem que elegemos Bolsonaro, mesmo ela sendo contra. Se derrubarem Bolsonaro, não derrubam o General.

    1. Vão derrubar coisa nenhuma. Só se ele cometer algum delito grave no exercício do poder. É golpismo estilo petralhas até falar nisso agora. Nojento.

  120. Queda de Bolsonaro? em 2018 falava-se de bilhões e bilhões, um buraco negro na corrupção. 15 milhões de desempregados. Rombo no BNDS. Genocídio na Segurança Pública. Educação ridícula. Saúde criminosa. Etc. Tudo isso foi esquecido pela "mídia viseira de burros" e o país emperrou no filho de Bolsonaro? Então: se não fosse o filho do Bolsonaro todos os problemas do Brasil estariam sanados? parabéns!!!

    1. Desse jeito. Acho que aqui nós estamos no lado errado. Crusoé esquerdou Uff...

    2. Perfeito. A cegueira tem dominado os Antagonistas. Espero que encontrem um caminho sensato. Contribuíram muito contra o petismo. Mas estão perdidos. Acham que têm de fazer oposição. Mas estão enviesando pela militância e pelo sensacionalismo. Acho que reportagens sobre o caso Queiroz são bem vindas. Mas estão exagerando e fazendo extrapolações não embasadas em fatos. Há muitas coisas importantes acontecendo que estão sendo deixadas de lado e ofuscadas por essa novela que virou o caso.

  121. Lavar roupa suja em Davos não era e não é do interesse do país,mas claro pouco importa aos jornalistas Bolsonaro teve o bom senso de se afastar e manter a agenda que é importante quanto ao resto a imprensa está empenhada em associar o caso Flávio ao governo é filho do presi dente não vai deixar de ser,certo ou erra do ele será responsabilizado por seus atos, mas para impressa não e suficiente essa declaração do presidente nem do Sérgio Mouro creio que isso tem a ver com o corte de verba

    1. Os bolsonaristas não estão entendendo que o caso Flávio é muito grave e atinge sim o governo Bolsonaro,eleito pela plataforma da ética.A posição de Bolsonaro em relação ao filho já compromete o Moro,infelizmente.

  122. Reportagem desonesta, mal-intencionada, sensacionalista. Lembra tons golpistas de militantes esquerdopatas dos comentários dO Antagonista. Como se pode, com o que se sabe até o momento, escrever "...caso...Bolsonaro seja atingido,...Mourão assumiria..."??? Isso é impeachment!! Com base em que?? Nem os petralhas levantaram essa hipótese ainda. Considerando a luta dos brasileiros p/ colocar o país na linha do progresso (em todas as áreas), é impatriótico, raso, indecente.

    1. Vejo um monte de gente ameaçando não renovar assinatura da revista Crusoé. Eu já fiz o mesmo, antes. Agora a revista está no rumo certo!! Viva!!!

  123. Só essa que faltava. Acho que todos os habitantes desse pobre Brasil têm que tomar banho de Sal Grosso. Que decepção!!! O que fazer? Quando vamos nos livrar dessas esparrelas? E a ainda dizemos que DEUS é brasileiro.... Me engana que eu gosto...

  124. Idiotas são os esquerdistas que pensam que, uma eventual queda de Bolsonaro, implicará em uma mudança nos projetos do governo que, na figura do gen. Mourão há de colocar em prática todas as metas do Capitão ou torná-las ainda mais rigorosas. Aguardem, quem viver verá! Tirem um Capitão e terão um General com todos os militares que já estão no governo.

    1. Isso é o que nos deixa mais tranquilos. Tirem o capitão, virá o General.

  125. No meu entender, esses ataques da imprensa em geral , de forma seletiva, ao sigilo pessoal de FLÁVIO BOLSONARO não está surtindo efeito algum, nem contra ele, nem contra o pai. Mas está DESMASCARANDO sim os veículos de comunicação . Foi bom isto ter acontecido, pois permite a nós leitores saber que é quem. Na verdade a imprensa é quem caiu numa ARAPUCA, sem se dar conta disto

  126. Análise perfeita e precisa sobre o imbróglio que o filho criou para o presidente. E se ele n cortar as asas dos rebentos, eles minam seu governo.

  127. ESTA REVISTA, LAMENTAVELMENTE, VIROU A CASACA E PASSOU A FAZER UM COPIA E COLA DA IMPRENSA IMUNDA E VENDIDA AOS CORRUPTOS, SOLAPANDO UM GOVERNO QUE MAL INICIOU E QUE, PELO MENOS, FOI O PRIMEIRO A APONTAR A PROA NO RUMO CERTO

    1. Antonio. Concordo que é hora de apoiar o governo no qual votamos.Mas quem se elegeu fazendo apologia da honestidade perde força na sustentação do discurso.Fatos são fatos.A insistência com que Crusoé escreve talvez sirva para sanear já de início às condutas dos filhos de Bolsonaro.

  128. Entendo que a Justica seja feita, senha indícios, que se apure. E se for o caso que responda pelo investigado. Mas uma coisa temos quebrar presente, a quem interessa tudo isso? Por outro lado, não vão investigar a riqueza dos filhos de todos políticos que tiveram transações volumosas e que o COAF, BACEN e RECEITA FEDERAL ficaram calados ou amordaçamos pelos quadrilheiros PETISTAS? Pau que bate em Chico tem que bater em Francisco e aí nossa IMPRENSA VERMELHA, subserviente, nada diz?

  129. Se comportando como papagaio da globolixo, a Crusoé está nos decepcionado. Mesmo sabendo que o contra ataque da esquerdalha seria feroz e muito sujo. Será que em breve vou me arrepender de ter assinado? Heim! Ainda dou um voto a vocês. Me parece que querem que vão achar ótimo o governo cair e isso aqui virar uma baderna. Estão dando muita atenção a essas notícias, assim como as emissoras perdedoras da mamata nas tetas da viúva. Dêem atenção, exponham com vigor as falcatruas expostas pelo Palocci

    1. Boa Rosangela! É isso mesmo. E o povo diz que DEUS é brasileiro....Me engana que eu gosto. Acho que não tem mais jeito. Que decepção....Abraços bons

    2. Assinei a Crusoé para ler um conteúdo neutro e isento. Esta reportagem é uma boa análise, isenta e imparcial. Rosângela, não enxergar que tem fumaça nessa história, é ser um "petista de direita". Vamos tentar evitar isso para o bem do nosso país!

  130. O Flávio Bolsonaro precisa sair da "zona de conforto" e deixar tudo em pratos limpos. Ficar na sombra do STF não demonstra transparência nenhuma.

  131. Nada novo, todos os jornalistas ficaram de mimimi porque a entrevista foi cancelada! Vocês notaram que foi pré crise da Venezuela, do reconhecimento de Guaido, do qual o governo brasileiro foi um dos responsáveis? Vocês merecem uma COLOSTOMIA !

    1. Sim, adicione-se ao problema na Venezuela o stress da viagem e choque de um frio de -14°C em um convalescente colostomizado. Não sei como o Bolsonaro aguentou a agenda cheia de encontros e jantares.

  132. Crusoé está sendo apenas uma repetidora de notícias e analista destas. Incapaz de fazer jornalismo investigativo, acaba sendo "mais do mesmo"... E olha que assinei a revista "não tem nem um mês"

    1. Caro Antonio, concordo com vc, já até fiz comentários a esse respeito, e pior, têm colocado apenas um lado, e sem investigar como vc diz.

  133. Se meu pai fosse o presidente eu já teria esclarecido a situação ou admitido a culpa se fosse o caso. Ele está prejudicando o país e o próprio pai.

    1. Eu vivi pra ver o Diogo Manaidardi ser chamado de PTista 😂😂😂

  134. Ta ai um governo q envelheceu rapido por conta de mentiras em relaçao a $ e relacionamentos. Ou Moro e militares descem o porrete nisso ou afundam rapido, levando pro lixo seus currículos e o pais pro lodo de sempre. É uma pena ...

    1. Se este envelheceu em um mês, não sei, o do PT custou a envelhecer e veja onde chegamos.

  135. Que a Crusoé não seja uma Foice de São Paulo que fale a verdade. Seja uma mídia isenta que não fique só no governo e nos seus respingos. As investigações são muito maiores que as movimentações só do Flávio. Um saco geral da imprensa. Crusoé tem que ser mais que isso.

    1. Eu acreditei que fosse, do site e da revista, acreditei no jornalismo isento, minha principal fonte de informação, desde o início do site e da primeira leva de assinantes. Que decepção!!! Não esperava por está virada, notícias copiadas, fogoquibhas anônimas. Pobre Brasil, pobre gente brasileira. Que se investigue, mas com isenção, não tenho bandido de estimação.

  136. Toda suspeitas precisa ser apurada, com rigor e responsabilizar os envolvidos. Evidente que a vitrine agora é Bolsonaro e filhos. Votei no Bolsonaro contra a permanência do PT e para estancar trilhões de prejuízo que já deram ao paí.

  137. Blá-blá-blá, quanto blá-blá-blá, contra números não há argumentos. Porquê o Queiroz está se escondendo? Porquê o Flávio fica tergiversando? Que venham a público e coloquem a questão em pratos limpos. O tempo, a Globo e a Forja de São Paulo estão correndo contra eles e certamente irá respingar no governo. Quem tem rabo de palha não pula fogueira. Votei em Bolsonaro e não quero me arrepender, mas é muito blá-blá-blá e pouca ação. É disputa de bastidores, é intrigas, péssimo início de governo.

  138. Franqueado com loja em shopping: está lavando dinheiro... Tal como a grande maioria que votou em Bolsonaro, não tenho bandido de estimação. Investigue-se e, se culpado, prenda-o junto com os petistas.

    1. Quanta maldade?... Quer dizer que um político só pode viver do seu salário. Não pode ter nenhuma outra atividade? Para certos indivíduos, todo político que não seja de sua corrente é culpado de alguma coisa, embora diga a lei que todos são inocentes até prova em contrário.

    2. Caro Gerson, dizer que a loja, é uma lavanderia, é um pré julgamento seu, e desculpe, errado. Não podemos e não devemos pré julgar nada.

  139. O governo é triunvirato da familia Bdonato? Ou talvez, monarquia? Depositos de rachid ou apartamento ou pagamento por proteção? A fossa está começando a transbordar..... que nojo....

  140. Se prepara brasileiros o pai do senador Bozo passou mais de 30 anos na política. Vem aí mais descoberta sem dúvida o presidente Bozo tem telhado de vidro. Só estou esperando a posse dé Mourao; presidente da República do Brasil. kkkk

  141. Eu so votei no Jair e nao na familia toda. Nao cabe a filharada eleita para o legislativo, dentro de reunioes ministeriais, desfile de posse, aviao presidencial etc. Virou almoco de domingo! Que venha o Mourao!

  142. Como voe sabe que o motivo era esse? Por que Paulo Guedes e Sergio Moro seriam questionados sobre Flavio Bolsonaro? E se foi isso, estavam certíssimos, ali na era hora nem lugar para esse tipo de pergunta , roupa suja se lava em casa!

    1. Sophia, concordo plenamente com o seu comentário, se for para afundar o novo governo, prefiro a volta dos militares. Só ressaltando tenho 70 anos, vivi todo o período militar, que recuso a dizer ditadura, e vivi esplendidamente, melhor que hoje, saia a rua trabalhei e nunca um militar me interpelou, sabem porque, eu trabalhava, e não bagunçava.

    2. Belo comentário. Vamos priorizar o que precisa ser feito pelo Brasil e não minar, tá ficando feio.

    3. Acho que o Flavio tem que pagar pelos erros , mas acho que voces jornalistas estão forçando um pouco a barra par afundar um barco que mal zarpou,espero que tenham plena consciência das consequências, eu enxergo duas possibilidades : ou a volta triunfal do PT ou a intervenção militar direta. Qual das duas voces preferem?

    1. O José C., qual é o motivo de você xingar um outro leitor (Moisés) que só expressou sua opinião e não ofendeu ninguém? Ofender aliás é algo que você faz todas as vezes quando menciona o Presidente da República - com esse apelido infantil. Sem ofensas, pode ser!?

    2. Moisés, tb tô mto arrependida de gastar o meu dinheiro suado com esse jornaleco.

    3. Moisés seu imbecil você está fazendo vista grossa das roubalheira do senador Bozo. A revista Crusoé está falando a verdade. Nota mil pela matéria.

  143. Poxa! Querem mais o quê? Flávio que se exploda! O presidente já disse: "se errou, que pague!"....SE, se...se errou... Ainda não se sabe. O que mais a imprensa quer ouvir do governo sobre este caso? E a ligação do PT com o PCC, e o enriquecimento dos filhos de Lula, por que nunca entraram em pauta?

  144. IMPORTANTE : As possíveis conexões MP-GLOBO no vazamento de informações ALTAMENTE SIGILOSAS merecem ser investigadas. Já começam a circular na internet fotos de reuniões MP-GLOBO !!!! Imagino que em algum momento o Flávio deverá solicitar apuração destes vazamentos .

    1. Como no governo Temer. Nas vésperas de uma aprovação da reforma da previdência, vem à tona casos relacionados direta ou indiretamente ao presidente/ governo.....Mera coincidência? Ou o MP não deve estar gostando da reforma?

    2. Nesses comentários tem de tudo: Ignorância Política forte. Gente posta apenas para Detonar o Presidente. Tem muita gente expondo como eu sua decepção com a Crusoé. Tem gente que quer o bem do Brasil, mas, está vendo como isso é difícil.

    3. Parabéns Gilberto, observações dadas na mosca, a Crusoé que se diz tão independente pq não correu atrás disso.

  145. Discordo integramente desta reportagem , não pelos fatos e , sim pelas insinuações. Senão vejamos dois pontos: Ausência da entrevista em Davos: Fato ocorrido no início da crise na Venezuela - Será que não existia a necessidade do presidente usar de uma dissimulação para se dedicar a uma articulação de ações com os parceiros internacionais ? Me parece uma hipótese plausível ! Flávio : se for culpado que pague (presidente) - pai jogou o filho aos leões . Acredito em você (pai) - RECUOU!!!

  146. Creio que este jornal está no nível da Folha e do Globo início como de DIREITA para ganhar assinantes e agora está mostrando o que é. Estou vendo que o objetivo das matérias São para prejudicar um governo que está a poucas semanas e que já estamos tendo resultados para os BRASILEIROS, estou entendendo vocês querem a CHUPETA OUTRA VEZ , mas podem esquecer agora com os militares acabou. Se está ruim com BOLSONARO vocês estão é precisamos é do chicote do MOURÃO aquele acaba logo com estes PETISTA

    1. Já estou arrependida de assinar essa revista.Não vou renovar !

    2. As coisas precisam ser esclarecidas sem o viés ideológico do grupo Globo que coloca a matéria insistentemente em todos os telejornais certamente um revide às insinuações de Bolsonaro ao seu império.

    3. Tentei ler o artigo do Caio. Impossível! Indivíduo perigoso e tendencioso. Vai se informar antes de vomitar asneiras...

    4. Poxa! Querem o que mais? Flávio que se exploda. O presidente já disse: "se errou, que pague!". Querem mais o quê?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO