A democracia relativa de Lula e Geisel
Na Europa, petista trocou a relatividade de Einstein pelo perdão às sanções com eleições livres e diretas na Venezuela, sob observação de fora
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Em 29 de junho passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista à Rádio Gaúcha, que a “democracia é relativa”, ao responder à pergunta do repórter sobre a devoção pública da esquerda brasileira não ao regime do povo e para o povo, mas à autocracia chavista venezuelana. Não foi original na resposta. O site Memorial da Democracia, na ocasião, lembrou que o autor do conceito, na verdade, foi um dos cinco chefes do Executivo da ditadura militar no Brasil. E aqui peço vênia para citá-lo: “Um mês e um dia depois de fechar o Congresso e decretar o Pacote de Abril, o general presidente Ernesto Geisel diz a jornalistas franceses que o Brasil é uma democracia relativa. Todas as coisas no mundo, exceto Deus, são relativas”, disse Geisel. “Então, a democracia que se pratica no Brasil não pode ser a mesma que se pratica nos Estados Unidos da América, na França ou na Grã-Bretanha.” Uma semana depois, em entrevista à também francesa RTF 2, reafirmou: “O Brasil vive um sistema democrático dentro de sua relatividade.” Finda a citação, segue o cortejo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
luiz antonIo-rj
2023-07-23 10:50:47Sempre que vejo declarações do luladrão, antigas e recentes, me cresce um sentimento de repulsa e nojo incontrolável. Definitivamente Deus não é brasileiro e o diabo domina o Brasil
Leonardo
2023-07-22 16:12:52Vivemos de fato “tempos estranhos “! O pior é que a escalada autoritária disfarçada com atos que buscam “restabelecer a democracia” cresce com o apoio do judiciário, do legislativo e da imprensa.
Maria
2023-07-21 21:25:12Fantástico, elegante, culto.
@Cambridge
2023-07-21 13:48:19Câmara de gás?
Amaury GF Mané
2023-07-21 08:40:58Quem viveu a época tem saudades, era autoritarismo sim mas bem melhor que a a ditadura e a roubalheira escancarada de hoje povo sob curatela de uma máfia ladravaz e assassina, chefões do tráfico soltos pelas cortes,, cínicos ladrões do erário impunes e de volta à ribalta que o digam ... estou mentindo? mas não tenho dúvidas e alerto .. isto vai acabar muito mal.