O futuro da Petrobras

08.09.22

Uma parcela do mercado financeiro acredita que, muito mais importante do que discutir a privatização da Petrobras, é fazer com que a empresa amplie as  pesquisas e investimentos em novas fontes de energia. “A Petrobras distribui bilhões em dividendos porque não tem um plano estratégico para lidar com as mudanças que já estão acontecendo”, diz um investidor que pediu anonimato. “A empresa não terá um futuro promissor se não prestar atenção a essas transformações” . Em relação aos planos do PT para a estatal, causa incômodo particular a ênfase que Lula tem posto na suposta necessidade de retomar o investimento em refinarias. “Se o plano se reduz a isso, está voltado para o passado”, diz o investidor.

Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilFoto: Tânia Rêgo/Agência BrasilA sede da Petrobras: o mais importante é investir em novas fontes de energia

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Lula é muito ignorante, não percebe o q seu amiguinho Putin está fazendo na Europa! Os europeus vão sofrer no próximo inverno mas todos os países q dependem do gás russo estão se preparando e dentro de 1 ou 2 anos não serão mais dependentes de Putin. Putin vai cair ou morrer e uma nova Rússia mais democrática e livre pode se unir à Europa gerando uma nova Europa rica e democrática. Então a Petrobrás precisa se preparar p novos tempos, novas tecnologias e novos tipos de negócios.

  2. Tanto sol, tantos ventos, tamanha fronteira com o mar, ao Brasil faltam aplicações nerssas fontes e seguimos buscando combustíveis fósseis. “Em se plantando dá” dizia Monteiro Lobato…

    1. O mundo não conseguirá prescindir do petróleo tão cedo. Derivados de petróleo tem uma densidade energética altíssima, é o próprio sol concentrado e fossilizado. O Brasil não conseguirá construir uma infraestrutura adequada (ferrovias por exemplo) para o futuro sem eles. Tem que haver um uso racional das diversas fontes de energia e isso requer planejamento de um governo inteligente e capaz.

  3. O futuro é das energias renováveis. Ou faz como a União Açucar que agora fabrica adoçantes zero açucar ou virará a Kodak com seus filmes fotográficos.

    1. E adoçante faz bem? Que tal melhorar a eficiência e gastar menos energia? Consumir menos açúcar, inclusive? Ser eficiente, frugal... ninguém pensa. Aí não tem jeito. "Não existe almoço grátis".

  4. O objetivo da estatal Petrobrás era explorar petróleo e gás, o que vai ser no futuro tanto faz... Melhor seria se seguisse seu curso natural, saneada de intervenções de politiqueiros de momento e privatizada a preço justo, porque não será num prazo razoável que petróleo e gás deixarão de ser essenciais. E novas fontes de energia ficassem a cargo de empresas realmente inovadoras, oriundas de parcerias entre investidores visionários e estudos científicos de várias áreas e fontes.

    1. desde 1990 quando era Governador/coronel do Ceará. se você resgatar o que ele fala depois das preliminares de 10 minutos é tudo igual: 1992, 1994 , 1996 quando os c sindicatos pagavam 5 mil (só isso? sim) livre do IR para ele repetir ...repetir... repetir... e poder comprar o leite das crianças ...

  5. Tudo errado fora da boa gestão profissional. Estava certa a definição de que a Petrobras deveria fundar subsidiárias para se tornar, realmente, uma empresa de produção de ENERGIA. Ela até veiculou comercial propagando que era a "energia do Brasil". Sem essa abordagem, vai perecer junto com a descarbonização galopante.

  6. E O PIOR: NENHUMA REFINARIA FOI TERMINADA E ROUBOU-SE MUUUIIIITTTTTOOOO NO GOVERNO DO EX-PRESIDIÁRIO QUE, SE ELEITO, VAI ACABAR DE ROUBAR A PETROBRAS, BB, CORREIOS, CRF E SEUS RESPCTIVOS FUNDOS. SE SEGUREM SERVIDORES, VÃO FICAR SEM APOSENTADORIA.

  7. A Petrobras deverá retornar o projeto do poço ao posto e incrementar o pro álcool , diminuindo o consumo de diesel e aumentando o do álcool , junto a isto diminuir o transporte rodoviário e passando para o ferroviário . Diminuindo o custo dos fretes nos transportes .

  8. No início do século, após vencida a ameaça de estrangulamento da força de trabalho e o desmonte da era FHC que visava criar a Petrobrax, e que culminou no vazamento de óleo na baia da Guanabara, a Petrobras conseguiu se consolidar como líder em produção em águas profundas e se dedicar a pesquisas em fontes alternativas de energia, eficiência energética, melhoria de combustíveis (gasolina F1 lembram?), sequestro de carbono (meio ambiente)... Mas aí veio o pré-sal e o Lula resolveu abandonar tudo

    1. O que resultou dessa ganância petista nós conhecemos pelo que nos revelou a Lava-Jato e pelo pouco que o Palocci iniciou a contar. Agora, após 4 anos da monstruosa incompetência bolsonarista, que usou a empresa para fazer política eleitoreira, com a ameaça do retorno petista e o péssimo estado do Ensino, C&T é difícil ser otimista quanto ao futuro da Petrobras e do país.

    1. hoje a Petrobras foi usada para fazer política???? e os outros ??? e o dinheiro da Petrobras que financiou tanta gente?

Mais notícias
Assine agora
TOPO