Foto: Alan Santos/PRBolsonaro, entre a mulher Michelle e o empresário Luciano Hang: um 7 de Setembro sequestrado

A direita que grita

Bolsonaro reafirma o seu poder de mobilizar multidões e deve continuar influindo na política, mesmo que perca as eleições
08.09.22

Durante o 7 de Setembro, Jair Bolsonaro conseguiu levar, mais uma vez, multidões de apoiadores para as ruas de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais. Essa exibição de força política levanta duas questões. A primeira diz respeito às eleições que se aproximam; a segunda, ao futuro do bolsonarismo.

Na noite de quarta-feira, o QG de Bolsonaro estava exultante. A campanha tem dados mostrando que, quando critica o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas, ou insulta ministros do STF e do TSE, Bolsonaro faz sucesso entre os seus seguidores fanáticos, mas exaspera os eleitores indecisos.

Nos dias que antecederam o 7 de Setembro, um grande esforço foi feito para convencer Bolsonaro a evitar esses assuntos. Com o microfone na mão, ele ainda incentivou suas plateias a vaiar integrantes do STF e ameaçou “enquadrar quem joga fora das quatro linhas da Constituição”. Mas Bolsonaro não disse nada que se equiparasse, em virulência, ao seu discurso na mesma data, em 2021. Daí a comemoração dos assessores.

Não espantar o eleitorado, no entanto, não é o mesmo que conquistá-lo. Quais outros benefícios Bolsonaro pode extrair das celebrações do Bicentenário da Independência?

Ao contrário do que seria de esperar numa data histórica, os discursos do presidente em Brasília e no Rio de Janeiro não lançaram nenhuma luz sobre o passado, nem projetaram uma imagem inspiradora do futuro – daquilo a que o Brasil pode aspirar.

As poucas frases ditas sobre economia não serão lembradas por aqueles que mais precisam da ajuda do governo – os 33 milhões de esfaimados do país – nem pelo imenso contingente de eleitores com renda entre dois e cinco salários mínimos que ainda não têm firmeza em sua escolha de candidato.

As mulheres que se decepcionaram com o trabalho de Bolsonaro – especialmente durante a pandemia, quando ele deixou escancarada sua falta de empatia – dificilmente encontrarão em suas palavras qualquer motivo para reelegê-lo.

De tudo que Bolsonaro disse ao longo do dia, já se sabe o que ficou marcado: o coro de “imbrochável” que ele puxou, exaltando a si próprio e à sua – suposta – potência sexual.

A maneira como Bolsonaro sequestrou as comemorações do Bicentenário, transformando-as em um evento de campanha, também pode acabar se voltando contra ele.

Na própria quarta-feira, diversos partidos acionaram o TSE, alegando que o desfile cívico-militar de Brasília e as apresentações de navios e paraquedistas no Rio de Janeiro se confundiram completamente com os comícios que vieram em seguida, configurando abusos de poder político e uso de recursos públicos em proveito próprio. O que se pretende obter é a inelegibilidade de Bolsonaro.

Ainda que esse desfecho jurídico não aconteça, a demonstração de que o presidente não teve nenhum escrúpulo em usar a máquina pública em seu favor pode prejudicá-lo. As imagens falam por si próprias. Não é difícil para ninguém perceber que, ao contrário de qualquer outro ano, cidadãos que não rezam pela cartilha do bolsonarismo não se sentiriam à vontade, nem seriam bem-vindos, nos festejos nominalmente “públicos” de 2022.

Na verdade, as imagens de multidões vestidas de verde e amarelo, exibindo faixas e entoando gritos de apoio a Bolsonaro, são mesmo o único troféu que sua campanha conquistou no 7 de Setembro.

Não existem estimativas oficiais para o tamanho das reuniões de bolsonaristas nas três principais capitais onde elas aconteceram. Usando fotos aéreas e modelos de ocupação do espaço em grandes eventos, pesquisadores da Universidade de São Paulo estimaram em 32 mil pessoas a presença em São Paulo e em 64 mil, a presença no Rio de Janeiro.

Com método semelhante, o site Poder 360 calculou que o número de apoiadores de Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi um pouco maior do que cem mil pessoas.

Os bolsonaristas acham pouco. Na quarta-feira, o locutor de rodeios Cuiabano Lima, convocado para animar o comício de Bolsonaro na capital federal, foi instruído a multiplicar por dez o número de presentes (assista o vídeo, acima). “Aqui hoje na Esplanada, mais de 100 mil pessoas”, disse Lima, com seu chapelão de cowboy. Imediatamente, um militar emergiu do fundo do palco – era o coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do presidente – e sussurrou algumas palavras no ouvido do locutor. Que logo mudou o discurso: “Aqui na minha frente, cem mil. Mas, em toda a Esplanada, chegaram os dados, um milhão de pessoas! Um milhão de brasileiros, levantem as mãos!”

O bolsonarismo deve se agarrar a esse número inflado. Ele dará suporte à narrativa prevista para as próximas três semanas: a de que o “datapovo”, baseado no olhômetro e nas conversas entre amigos, diz a verdade, enquanto os institutos de pesquisa – pelo menos aqueles que continuarem mostrando Bolsonaro atrás de Lula em intenções de voto – mentem.

Ricardo Stuckert / DivulgaçãoRicardo Stuckert / DivulgaçãoLula ao lançar sua campanha: o PT já não ocupa as ruas como antigamente
É preciso reconhecer, contudo, que, ainda que não lhe garantam uma vitória em outubro, essas imagens de gente nas ruas dão a Bolsonaro algo que nenhum outro político brasileiro – nem mesmo Lula – tem atualmente: uma prova de que ao seu redor se articula um movimento político coeso, sempre pronto a responder a um chamado e com alguns objetivos claros.

Por muitos anos, Lula e o PT é que puderam se gabar disso. A situação começou a mudar durante as manifestações de 2013, quando ficou claro que o partido e seus satélites (especialmente os sindicatos) já não podiam se apresentar como porta-vozes exclusivos da vontade popular. A eclosão da Lava Jato, em 2014, e as grandes passeatas que se repetiram dali em diante, até o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, desbancaram de uma vez por todas a esquerda dessa posição de que ela julgava ser dona.

O fato de que grandes sindicados, depois de algum tempo, precisaram oferecer  sanduíches aos participantes de seus eventos de apoio a Dilma, para convencê-los a comparecer, adicionou uma expressão ao nosso léxico político: “mortadelas”, em referência aos militantes de esquerda. A reforma trabalhista empreendida por Michel Temer, que pôs um fim à contribuição sindical obrigatória, fez com que até mesmo manobras como essas se tornassem difíceis. As bandeiras de sindicatos estavam presentes tanto no lançamento da candidatura de Lula, em maio deste ano, quanto no seu primeiro evento de campanha, em agosto. Mas os dois eventos empalidecem diante a lembrança de outros comícios, nos tempos áureos do PT.

O bolsonarismo, atualmente, conta com apoio financeiro de alguns empresários como Luciano Hang, que ocupou um espaço de honra no palanque oficial de Brasília, desalojando inclusive o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Souza, que ali estava. Conta, principalmente, com o apoio de líderes evangélicos. Foi o pastor Silas Malafaia, por exemplo, quem pagou pelo carro de som de onde Bolsonaro discursou na quarta-feira, no Rio de Janeiro. Mesmo assim, o presidente não dispõe de estruturas como os ricos sindicatos dos anos 1990 e 2000, para ajudar a organizar seus seguidores.

As redes sociais são as ferramentas de que ele necessita para mobilizar uma base social que, apesar de heterogênea, responde aos mesmos estímulos,  como a defesa da família, das armas como meio de autodefesa e da pátria contra globalistas, comunistas e o que mais for.

Bolsonaro tem hoje algo entre 32% e 35% nas pesquisas de intenção de voto. Ainda que sua base fiel seja bem menor, da ordem de 20% ou 15% do eleitorado, trata-se de uma força política incontornável. Como mostrou mais uma vez o 7 de Setembro sequestrado, quando Bolsonaro chama, o seu povo acode. Pode ser que ele perca as eleições em outubro. Mas nem ele, nem o bolsonarismo deverão perder a voz – e nesse caso, o Brasil vai descobrir o que significa tê-los na oposição.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vou votar em Lula! Para tirar o Bolsonaro do poder, em 72 grupos que faço parte : todos diz a mesma coisa. Vamos votar em Lula, jamais ele vai fazer tanta maldades ao povo brasileiro, como esse Bolsonaro faz, de cortar todas ajudas que vai beneficiar os mais pobres. Para da á um parlamento , para deitar e rolar sem transparência num tal orçamento secreto. Lula 13 !

    1. Lula fez 10 vezes pior em seu reinado de 16 anos e no maior esquema de corrupção da história em todas as democracias! Ora, defender um governo péssimo, responsável pela pior recessão do século e 14 milhões de desempregados, além de 65 mil homicídios anuais simplesmente não tem o menor sentido. Sinceramente, eu NUNCA imaginei na minha vida que Lula sairia da cadeia e voltaria ao poder, após a novela de terror que se desenrolou na década passada.

  2. Burra a reportagem que fala sobre ser imbrochável, e fazem comparação com a força sexual do presidente. Imbrochável é um ser que sempre vai em frente não deixa seu inimigos bater, sabem que também vão ter resposta a altera da burrice deste brasileiros.

  3. Será que os bolsonaristas serão mesmo oposição ou vão rapidamente integrar a base de apoio no congresso em troca de alguma benesse??

  4. Com muita tristeza leio nessa revista matéria que usa chavões que pensei estarem restritos à "velha imprensa" como "Bolsonaro sequestrou o 7 de setembro" e "o Brasil tem 30 milhões de pessoas passando fome". Por favor, não envelheçam tão cedo, mantenham o senso crítico e a independência que os fez chegar até aqui. Todo mundo sabe que os famintos não são uma fração desse número e que os símbolos nacionalistas foram rejeitados pela esquerda. Não se pode sequestrar aquilo que não tem dono.

  5. O meu medo é se Bolsonaro perder e o governo do Larápio for um fiasco o Bolsonarismo vai voltar em 2026 e nunca mais sairemos desse lupim.

  6. Quem elegem o presidente são as mulheres e os pobres. Todos estão com Lula 13. Essas camisas amarelas , como fosse um uniforme, suponho que foi doados pelo presidente e seus acéfalas, ninguém tem dinheiro para comprar tantas camisas amarelas e novinhas. Daí da de ver a maracutaia para enganar os bobos da corte. Lula 13 !

  7. Isso não serve de comparação, quem vai eleger o Lula , são as mulheres e os pobres que são a maioria. Veja aí? Todos de camisas amarelas, doadas que os pobres não pode comprar nem pé de galinha, mas camisas amarelas como fosse um uniforme doados. É lamentável! Lula 13.

  8. Se BOZO perder ele deverá incomodar tanto quanto Trump está fazendo nos EUA. Mas, o pior de tudo é estarmos aqui discutindo o menos pior. Nenhum dos dois, Bozo ou Lularápio, poderia estar disputando as eleições. Ambos já deram muitas provas que são corr.uptos e legislam em causa própria.

  9. Simone Tebet é a diferença. Lula e Bolsonaro são farinha do mesmo saco.Ambos são ditadores enrustidos. São democratas por conveniência para se chegar ao poder. Pela vontade deles não dividiriam poderes. Como todos os déspotas são populistas, farsantes. prometem o paraíso, escondendo a realidade do país.Bolsonaro é um doente mental. Lula um criminoso corrupto. Por que votar em um deles? Sabemos quem são e o mal que fizeram ao país. Chega de mesmice. Simonte Tebet é de outra linhagem.

    1. Achar que essa Tablet é a "diferença" é tão viagem quanto os iludidos ao bozopetismo....

  10. Eu gostaria de ver Lula e Bolsonaro pelas costas, mas como isto parece cada vez mais improvável, acho que a vitória do petista seria um mal menor. Ele não deve ter muito tempo de vida pela frente ...

    1. Se o Lula ganhar por causa da omissão dos limpinhos e isentoes, ai depois não reclamem, aimmm Lula é corrupto, não é minha culpa, não votei nele. vtnc

    2. Pragmaticamente, Bolsonaro seria um mal menor. Enterraria de vez a era Lula e “só” teria mais 4 anos, com uma possibilidade de terceira via no futuro. Se Lula ganhar, podem ser 8 anos e eventual retorno de Bolsonaro. Daí esquece terceira via. De qualquer forma, não voto nos dois.

    3. Foi apenas uma conjectura, pois meu voto tb será nulo ...

    4. É uma maneira interessante de pensar. Mas como vaso ruim não quebra, segundo o dito popular, vou anular entre os dois.

  11. Excelente análise. Um fato ficou claríssimo após as manifestações de 7 de setembro: Lula pode vencer ( como dizem as pesquisas), mas terá uma legião de brasileiros à postos, a qualquer momento e com disposição, para confronta-lo! Lula não é unanimidade, está longe disso e essa verdade deve estar lhe tirando o sono!

    1. Simone Tebet no primeiro turno por convicção, é a melhor candidata. Num segundo turno, com os candidatos populistas à frente das pesquisas hoje, voto nulo também por convicção, gastam nosso tempo e nosso dinheiro em interesses próprios, apenas pelo poder a qualquer preço.

    2. No primeiro turno voto na Simone no segundo turno vou anular pra mim nem Lula nem Bolsonaro merece meu voto. Lena

    3. Toda República Democrática tem que ter oposição. Lula é um democrata, que sempre apoiou o aprimoramento das instituições republicanas e o aprimoramento da polícia federal, sem intervenção. As denúncias comprovadas, feitas pela UOL, sobre a compra de mais de uma centena de imóveis pela família Bolsonaro, quase a metade em dinheiro vivo, aguardam explicações e justificativas do presidente.

  12. Bolsonaro é o que é é não vai mudar, tornou-se previsível. Caso reeleito a condução do país não sofrerá grandes mudanças. Por outro lado, o populismo e as promessas de que a água vai se transformar em vinho entre outras coisas, vejo como um risco muito maior para o destino do país.

    1. sabe, Marcelo, acreditei na Lava Jato e votei no Jair. ele logo desmentiu todas as promessas de campanha e, as poucos, vimis as sujeiras deles aparecerem. agira me apavora ve-lo destituir STF, continuar orçamentos secretos, desmontar, ainda mais, saúde, educação, cultura, liberdade religião...

    2. ...por outro lado... Lula é um risco maior...

  13. E uma horda de opositores, mal amados, recalcados e desconsolados, sem acusação de fatos concretos, reclamando de bobagens, bobagens e bobagens. Tolices e mais tolices.

  14. Esse pseudo presidente só nos deixa envergonhados. A história do coro para “imbrochavel” será muito difícil dos bolsominions defenderem. A tendência será achar qualquer gafe que o Lularápio fez. Nada justificará, no entanto.

    1. Esse legítimo presidente que tem arrebanhar multidão de brasileiros cansados dos roubos dos políticos de boca aveludada, não se preocupa com tolos detalhes, inflados pela oposição desconsolada, por não ter de que acusá-lo.

  15. O broncossauro e seus marqueteiros mequetrefes multiplicaram grotescamente - DE NOVO - a """multidão""" de """apoiadores""" no vídeo da campanha dele veiculado nas TVs!!! Observem atentamente p/ constatarem + 1 episódio dessa humilhante e recorrente vergonha editada!!! E computam os VERDADEIROS BRASILEIROS simplesmente PATRIOTAS vestidos de verde-amarelo como se fossem parte do gadobronconéscio!!! A q nível de vulgaridade e baixeza as condutas e o palavreado chulo do broncogenocida chegaram.....

    1. E, em acréscimo, nas cenas humilhantes no palanque do último 7 de Setembro, essas figuras ridículas acopladas, como esse sanhaço saltitante que não desgruda do bolsonero nem um minuto!!! Huuummmm..... 🤔🤔🤔🤔🤔🤔

    1. Impossible situation, não tem pior... O único pior que existe é votar em algum deles e chancelar e fortalecer a eleição de um corrupto mal intencionado.

  16. somente duas coisas ficaram do ato circense de 7 de Setembro: 1) Vergonha mundial, um im-becíl com faixa de presidente ladeado pelo piriquito verde (conhecido por bobo da corte). 2) Os verdadeiros brasileiros nem foram as ruas pactuar com tamanha insanidade do beócio e seu gado, suportados por meia dúzia de milicos aloprados.

    1. Leandro ... para jumentos que tem visão limitada por antolhos que lhes enfiam os donos o ladrão delator acusado de assassino é um Zeus ... come capim idiota.

  17. "...Uso de recursos públicos em proveito próprio..." Me pergunto o é o fundo eleitoral, qual sua origem e destino? Considerando que as eleições são um tipo especial de concurso público, porque os candidatos tem direito a um "fundo eleitoral oriundo de recursos públicos" quando, nos demais concursos, cada candidato precisa desembolsar a grana pra pagar confecção de provas, locais de realização, pessoal? O que atrai os políticos é o fincanciamento público. Acabe com isso e eles somem.

  18. Quando a rainha nos deixa um exemplo de decência, dignidade e senso de dever fica ainda mais chocante vermos o exemplo degradante do presidente. Desrespeito, indecência e falta de noção da liturgia do cargo. Nunca descemos tão baixo. E ele ainda se diz conservador e cristão! Deboche puro.

  19. Não se trata mais de ideologias nas da dignidade nacional cujo povo jamais permitirá que o país seja um lixo comuNAZISTA assassino ... quem viver verá.

  20. Só o fanatismo poderá deixar de reconhecer duas coisas: a uma a de que as manifestações de 07 de setembro constitui-se na maior festa democrática do século e que este dia nunca mais será o mesmo entre nós, a duas, a de que só a vitória de Bolsonaro poderá nos trazer de volta a paz e harmonia retirada pelo STF, ao lançar Lula às eleições com a "fantasia de mártir", após anular 07 anos de combate à corrupção. Namastê!

  21. Agora falta pouco para extirparmos o beócio e sua OR-CRIM do poder em Brasília. Dia 02/Out #TEBET2022, está preparada para a função. Chega de tanto ódio e ignorância cognitiva.

  22. Além desses aloprados, quem mais acredita na bes-ta-fera? Fala em liberdade, do que? eu posso, ir e vir, comprar o que quiser, morar onde quiser, viajar, votar. Que liberdade estes beócios se referem? talvez seja a violência urbana que vivemos, alavancada pela venda de armas e a omissão da força policial derivada das milícias que Bolsonaro apoia e tem vários aliados. Chega, falta pouco para 02/Out !!!!! #TEBET2022

    1. Perfeito comentário, Leandro! SIMONE TEBET é, sem dúvida, a mais preparada.

    2. comprar e morar onde eu quiser não, onde meu trabalho (salário) permitir, mas ainda sim, SOU LIVRE.

  23. Fazer o Brasil avançar, superarando os desafios mundiais q se impõem, abarcando todos, de empreendedores aos que voltaram ao mapa da fome, passando pelos funcionários públicos, precisamos de um PR com o coração de mãe. Bolsonaro passeiou de motocicleta, enquanto o Lula descansou na sombra, aproveitando os bônus pessoais dos governos petistas, q sistematizaram à corrupção. O q menos precisamos no momento, é de um motoqueiro, ou de um corrupto tirado da aposentaria pela justiça falha. Simone 15.

    1. Isso Paulo, chega de discursos de ódio, "nós ou eles". Vamos pra frente, com desenvolvimento, quem tiver oportunidade de trabalho, educação financeira, consciência, verás que não necessitamos de Messias e salvadores da pátria. O povo é independente se votar correto, fazer as escolhas certas e cobrar. Chega, agora falta muito pouco para 02/Out. #TEBET2022

  24. UM PAÍS ONDE UM EX PRESIDIÁRIO LARÁPIO E UM PSICOPATA BURRO LIDERAM PESQUISAS DE VOTO E AINDA SÃO OVACIONADOS POR UMA PARCELA DO POVINHO ALIENADO, ESSE PAÍS NÃO TEM FUTURO. E TEM MAIS! SÓ NO BRASIL TEM FÃ CLUBE DE LADRÃO.

    1. Caracoooo.. impossivel que alguem suponha que que so o Rio e SP tenham aeroportos. Será o Benedito? E os outros 547 aeroportos brasileiros não contam não? Quanta ignorância.. barbaridadeeee.

    2. perfeito! só existem duas saídas, guarulhos e galeão...

    3. Edmilson meu heroi fallout Tudor o Que pens o todos os Dias. Fora luladrao

    4. Concordo contigo, Edmilson, em gênero, número e grau.

  25. Getulista, Lacerdista, Brizolista, Lulista, Bolsonarista...etc. Enquanto o Brasil não se libertar do culto à personalidade não seremos uma Nação.

    1. O povo não quer saber de porra nenhuma.. quer mais é atrasar o pagamento da empregada e sonegar o INSS?

    2. Ladrão que distrai os opositores com rachadinhas, mas que em tenebrosas transações consegue comprar mais de 100 imóveis, incluindo mansões e apartamentos de luxo, sendo 51 deles pagos em dinheiro vivo. O povo quer saber de onde vem tanto dinheiro.

  26. O problema da legislação é que a punição aos candidatos será em forma de multa em dinheiro, que claro, será coberta por nós pagadores de impostos. A lei poderia mudar a multa para redução do tempo de TV, rádio ou verba partidária e eleitoral. Mas a multa que realmente faria doer seria cancelar milhares de votos ao candidato na soma final. Ou seja trocar multa em dinheiro por multa em votos.

  27. se fosse o Lula presidente no 7S, teria sido tudo igual... é do jogo, tudo farinha do mesmo saco, enganação encima de enganação.

    1. Pobre de nós brasileiros conscientes, condenados a assistir esses shows de horrores populistas. Penso que viveria menos angustiada caso fosse eu uma imbecil.

    2. Concordo Ney, o beócio não é de direita, ele é um cri-mi-no-so. Patéticas cenas do 7 de Setembro 2022. Chega de Bolsonaro, Lula e seus asseclas (mortadelas e gado). #TEBET2022, está preparada para a função.

  28. A força demonstrada no 7 de setembro foi muito grande!! Apesar dos pesares é um candidato muito melhor que um ladrão condenado que não consegue nem discursar mais, que dirá presidir o Brasil. Estou com Bolsonaro!!

  29. Antes de mais nada, afirmo que não sou bolsonarista, mas de direita, acredito que o socialismo marxista é uma atraso, e não trouxe prosperidade a nenhum pais. Agora o lamentável e que não pude nem mesmo explicar a meu neto, como pode um condenado, ex-presidiário ser candidato a presidente da república. Bolsonaro demonstrou de forma incontestável que é o grande lider das multidões, que não foi fabricado por intelectuais nem por doutrina.

    1. Tenho a mesma dificuldade para explicar aos meus netos, dois deles já adultos, como Lula, um comprovado ladrão, condenado por uma dúzia de magistrados em várias instâncias da justiça, consegue ser candidato. E tenho a mesma dificuldade para entender como que Bolsonaro, por tudo de mal que nos vem fazendo, consegue esse elogio vindo de você que parece ser uma pessoa inteligente.

    2. Tenha amor próprio, colega... Idolatria a um bandidinho mal intencionado e medíocre como o bozonaro faz do sujeito um ser menor ainda. Sério qeu vc está nessa ilusão? O que difere você das amebas que idolatram o outro bandido vagabundo do lula?

  30. Talvez tenhamos que passar por isso para termos claramente partidos com propostas verdadeiras, seja de direita, esquerda e/ou centro. Nessa eleição temos dois lixos na frente, mas na próxima, quem sabe, talvez se consiga acabar com os partidos esses partidos fisiológicos e tenhamos uma esquerda, direita e centro consolidados. Aí sim vamos votar em ideias, não em populistas

  31. bolha, simples assim, apoio a bolsonaro não aumenta. existe vida inteligente além de Lula e bolsonaro

  32. Quem perdeu mesmo, seja qual for o resultado das eleições, são todos dentro do sistema que fingiram repudiar todos os crimes de Bolsonaro ao longo de 4 anos, impedindo o impeachment mais que justificado em todas as oportunidades perdidas. E claro perdemos todos.

  33. Pra mim, o dia 07 de setembro dessa semana foi um show de horrores, de absurdos e de cenas ridículas! Diminuiu tanto o bicentenário da Independência q a data passou "despercebida" pela sociedade! As falas machistas e patéticas é q tiveram espaço... Essas pessoas usam uma frase q diz "o choro é livre", ñ digo q chegue a chorar, mas bate um grande desespero olhar o tipo de evento e de gente q atrai multidões tão grandes pq mostra q as pessoas estão muito longe de aprender com os próprios erros!

  34. Pobre do eleitor brasileiro que está diante de uma escolha entre dois candidatos - Lula e Bolsonaro - que representam o que há de pior na política sendo ambos corruptos, intelectualmente medíocres e despreparados para exercerem posição de comando em qualquer cargo. Pobre Brasil.

  35. O melhor eleitor do Bolsonaro é o jornalismo esquerdista...o que distorce falas, números e pesquisas e esconde iniciativas desse governo..Até 20/30 dias atrás, estava convicto em votar num candidato da terceira via. As Cantanhede, Bonners, Mônica e outros pseudos jornalistas me mostraram que eu estava errado. Decidi de maneira definitiva...vou de Bolsonaro e Tarcísio, para afastar o perigo de sermos governados por um Corrupto condenado e delatado por parceiros. Uma banana p a mídia esquerdalha.

    1. Não é deixar de gostar ou gostar da rede globo , Alexandre , é-o modo como dão a notícia , e irritante , o dia todo os trejeitos o revirar dos olhos , o andar , fazem tudo pra irritar o telespectador , tudo aquilo que um bom jornalista não faz com exceção justiça seja feita do Valdo Cruz

    2. Sinto muito Carlos , mas vou ter de contesta- lo” levar multidões , vestindo verde e amarelo foi o único feito que Bolsonaro levará deste sete de setembro “ Carlos não foi só multidão foi um avalanche de gente , quem consegue isto ????? ninguém ousara pelo menos nesta campanha. Quisera eu conseguir , ou quem sabe os camisas vermelhas ??????????

    3. Engraçado. Na época da Lava-Jato a direitalha adorava a rede globo, principalmente quando o dia iniciava com mais uma operação contra a corrupção. Hoje, também é curioso, tanto a esquerdalha como a direitalha odeiam a rede globo, ou qualquer outro que procure revelar os fatos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO