O gabinete informal de Sarney

14.09.18

Cinco anos depois de deixar a presidência do Senado, José Sarney continua poderoso por lá. E segue, como antes, usando a estrutura e as verbas da Casa em favor de interesses pessoais. Sarney emplacou como funcionária do Senado sua secretária de três décadas. Aboletada na Liderança do Governo, em um cargo de confiança, Maria Vandira Peixoto recebe 22 mil reais e tem como atribuição continuar servindo ao antigo chefe. Com uma vantagem extra: foi nomeada em “regime especial de frequência”, o que lhe dá o direito de comparecer ao Senado apenas nos dias e horários que bem entender. Como parte de suas funções, ela anota recados, recebe encomendas em nome de Sarney e, quando está ausente, manda que outros servidores do gabinete executem a tarefa. Vandira Peixoto, cujo nome já apareceu em escândalos protagonizados pelo chefe, é muito bem relacionada. Em seu casamento, ela teve como padrinho, além do próprio Sarney, o empresário Antonio Celso Grecco, dono da enrolada Rodrimar, que aparece com destaque nas investigações sobre Michel Temer e o Porto de Santos.

José Cruz/Agência BrasilJosé Cruz/Agência BrasilJosé Sarney: ele até hoje não desencarnou do Senado

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quando vejo isso, fico revoltada. O que que essa múmia ainda tem em Brasília? Temos que eleger alguém que acabe com a mamata de ex.

  2. Cancro emputrecido do País. Vai pro inferno sem dinheiro e poder. Vai fazer o que? Aqui só sacaneou seus semelhantes e afundou o pais todo. Fez Velhos, crianças e famílias passarem necessidades e fome aqui. Verá o que isso vai te beneficiar do outro lado, réptil.

  3. Gente, não é por nada, não, mas estou gostando bem mais do Antagonista, que fica pingando notinhas o dia inteiro. E o povo tácale o pau nas esquerdas. A Crusoé poderia arrumar um meio-termo assim também. Bombas na sexta-feira e traquinhos a semana inteira. Que tal?

  4. É por coisas assim que muita gente não quer um governo honesto, responsável e duro. Essa metástase, chamada sarney, ja devia ter sido defenestrada há muito tempo.

    1. Ele, e mais os pimpolhos dele, Fernandinho, Zequinha e Roseana.

  5. Não consigo acreditar que muitos acreditam nessa gente, e quem não acredita não faz nada, eu não tenho mais como fazer nada, a não ser o que faço, onde tenha oportunidade, falar sobre, escrevendo, após de oito décadas de vida. Tenho certeza, essa corja apinhada no poder, só sairá se tirada a fórceps, porque legalmente, impossível, constituição, leis e imprensa, a eles pertencem.

  6. Estamos em um campo minado de malévolos. E em quanto não aparecer um bem feitor p/ acabar com toda esta patifaria estamos expostos a todas as injúrias e discrepâncias sociais, financeiras ficando a ver navios.....

  7. O Rio de Janeiro não fica atrás! Em breve - creiam - leremos que Crivella estatizou a Marcia. Alias, onde andará Crivella? E a Marcia?

  8. Sarney é o mais sagaz, longevos e um dos mais nefastos políticos do Brasil nos últimos 65 anos. Não é simples descrever a tragédia que sua família representa para o Brasil.

  9. Se ela está lá, ele continua mandando e ambos gastando nosso dinheiro é porquê alguém permite e, além disso, acima de todos os governos e partidos. Donde se deduz que todos os rabos dessa corja política, indistintamente, são presos.

  10. Absurdo e ninguém faz nada . Quê dê os órgãos de fiscalização? É ainda falam e reforma da Previdência tem que mudar isto.Deve ter n deles.

  11. O inferno aguarda e guarda um lugar especial para essa gente, já que aqui, nesse país de bárbaros, nada se pode esperar.

  12. Um local importante onde se deveriam discutir projetos de crescimento para o País e seu povo é um grupelho de pessoas que só pensam em seus próprios interesses sendo custeado por um povo combalido.

  13. Acho que no caso de Sarney só a justiça de Deus mesmo, porque se depender do Judiciário Maranhense e o MP Maranhense ..... ele vai assaltar até o último centavo do último cidadão do Maranhão .... impunemente.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO