SergioMoro

Fantasmas do passado, do presente e do futuro

22.10.21

Há períodos na história nos quais os fatos relevantes se acumulam, dificultando ou facilitando, a depender da perspectiva, a tarefa dos periodistas ou colunistas. Trato nessa coluna de dois fatos verificados nos últimos dias, aparentemente dissociados, mas que, na realidade, estão conectados.

Na última quarta-feira, na Câmara dos Deputados, foi derrotada a Proposta de Emenda Constitucional 5 que, se aprovada, teria o efeito prático de permitir a interferência de políticos na atividade do Ministério Público, colocando fim na independência da instituição. Apesar do placar apertado — faltaram só 11 votos para atingir a maioria qualificada para aprovação –, o resultado final é positivo, representando a rejeição uma vitória para as instituições e para a sociedade. Em princípio, a proposta não pode ser validamente reapresentada, ainda que com texto modificado, mas sempre pode haver surpresas em tempos de incertezas.

O Ministério Público comete, sim, equívocos, por vezes pode extrapolar, mas a resposta institucional não pode ser submetê-lo ao controle de agentes políticos, alguns deles investigados pelo próprio Ministério Público. Recordo-me que, meses atrás, dois membros do Ministério Público promoveram uma ação de improbidade administrativa contra mim e que, com todo o respeito, não tinha qualquer substância, tanto que foi rejeitada liminarmente, mas nem por isso passei a defender que a lei de improbidade fosse revogada ou que o Ministério Público fosse controlado politicamente. É necessário pensar além dos interesses próprios ou momentâneos.

A rejeição da proposta é uma das poucas vitórias recentes do movimento anticorrupção. Infelizmente, desde 2018, com aceleração a partir de quando deixei o Ministério da Justiça, temos assistido ao progressivo desmantelamento dos instrumentos de repressão e prevenção da corrupção pública, frustrando a expectativa daqueles que acreditaram que os fatos revelados pela Operação Lava Jato sensibilizariam a classe política para implementar reformas que evitassem a continuidade ou repetição desses mesmos fatos.

Também na quarta tivemos a confirmação de que o governo federal pretende romper o teto de gastos públicos, sob o argumento de que é necessário atender aos mais necessitados com auxílios de transferência de renda. Quanto à necessidade de aprimorar políticas sociais, incluindo o atendimento dos mais carentes, não há disputa a respeito. É uma causa nobre. A questão realmente relevante é se é mesmo necessário fazê-lo com o atropelo da responsabilidade fiscal. Não se trata aqui de uma questão meramente teórica, mas que tem consequências sérias para o presente e o futuro. Se a política fiscal perde a credibilidade, a consequência imediata é o aumento dos juros e a elevação da inflação, medidas que afetam a todos indistintamente, mas que inegavelmente atingem mais fortemente as camadas mais pobres da população, que não têm mecanismos de proteção contra juros e inflação elevadas. O governo dá com uma mão, que é normalmente ineficiente, e tira com a outra, essa implacavelmente eficaz.

Lembro-me da época da hiperinflação, na qual o país tinha a sensação de viver uma guerra perdida. Muitos, após a sucessão de planos frustrados para domar a inflação, resignavam-se com uma realidade que parecia imutável e até mesmo acreditavam que era inútil combater a inflação. O importante era aprender a conviver com ela, o que representava uma síntese da incompetência dos governos. O tempo mostrou que a resignação era equivocada e, com um plano econômico bem elaborado e implementado, a inflação foi trazida a patamares civilizados.

Não há um trade off necessário entre incremento de políticas sociais e responsabilidade fiscal. O que se demanda é diminuir os desperdícios, realocar despesas e focar as políticas sociais no que é prioritário, além de torná-las eficientes. Não parece ser essa a estratégia do momento. Infelizmente, o risco de retrocedermos a um cenário de inflação descontrolada, normalmente acompanhada por juros altos, desemprego elevado e estagnação econômica, não pode ser negligenciado.

Controlar a inflação, como se fez com o Plano Real, assim como prevenir e combater a corrupção, como se fez durante a Lava Jato, são conquistas civilizatórias. Essas ações não pertencem a governos ou a autoridades públicas específicas, pois só foram possíveis com amplo apoio da sociedade civil organizada e da população. Já os responsáveis pelo descontrole da inflação e pelo desmantelamento dos controles sobre a corrupção são mais facilmente identificados, já que a responsabilidade não é aqui coletiva, mas localizada em políticas públicas equivocadas cujos autores são nomináveis.

Retomo o título do artigo. Essa coluna não é um conto de Dickens, mas estamos assistindo, no presente, ao retorno de fantasmas do passado, como a inflação elevada e a impunidade da grande corrupção. Tornam-se esses os fantasmas do presente e que passam a assombrar nosso futuro. Vamos torcer para que seja apenas um pesadelo. Precisamos acordar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como diz Galvão Bueno: Parta para cima deles, Dr. Sergio Moro! Essa escumalha encostada na política precisa ser banida urgentemente. Sua presença no país incomoda alguns, mas traz alegria a muitos. Contamos contigo para ser o chefe da administração pública federal.

  2. Dr .Moro !Este seu artigo é coerente e assertivo para os 40% dos Brasileiros que tem saneamento Básico...e para os outros 60%? Agora que o Dr Moro começa a definir sua candidatura,se for para o Senado os seus artigos estão absolutamente adequados mas para candidato a Presidente,seu projecto e seu discurso tem que ser outro para puder ser compreendido e aprovado por quem a mais de 50 anos não tem um assunto prioritário resolvido:Saneamento Básico! Os app.60% precisam de entende-lo.Pise firm

  3. Moro, seu discurso de filiação deve ser direcionado para o povo. Palavras fáceis, objetivo e bem humorado. O povo quer preços baixos, emprego, segurança, paz, e justiça. Um pais justo para todos foi genial. Pois abrange tudo e a corrupção só atrapalha. Portanto discurso fácil. Sem rodeios. MORO 2022.

  4. Me chama para a sua equipe de discussão de propostas meu presidente! Quero ajudar no Programa de Políticas sociais e educacionais!!!Rs. Sonhar não é proibido!!

  5. Tenho como única saída para o Brasil a sua eleição como presidente da república. Chega de velhas raposas travestidas de chefes de estado. Dr. Moro vc é a pessoa apta a reequilibrar nossa Pátria, Mãe querida.

  6. Brasil é uma nação rica, só falta pessoas sérias e competentes para administrar. Cabe aos empresários, FFAA´s, MP, povo em geral mudar a forma de ser, partidos políticos mudarem sua forma de fazer políticas. Brasil tem solução. União e competência!

  7. Tem meu voto para 2022. Viva o Rule of Law, processo civilizatório OBRIGATÓRIO para qualquer nação que ambiciona ser levada a sério.

  8. Faltam semicondutores no Mundo, mas , o Governo fecha a única fábrica do hemisfério sul , em Santa Catarina. É correto ? Dói na alma... Não entendo, mas perguntaria ao Sen. Orivisto ( Positivo ) : O que devemos fazer ? #M22.

  9. Não tenho político de estimação, mas no cenário atual, a pessoas mais preparada para ocupar a cadeira da presidência da república chama-se Sérgio Moro.

  10. O comentario do ex ministro Sergio Moro para mim, revela a sensatez, conhecimento e responsabilidade de uma pessoa extremamente preparada para assumir o cargo de presidente desta nacao brasileira e que, caso se candidate ao cargo, certamente sera o escolhido pelas pessoas que realmente nao desejam continuar neste fla x flu politico inconsequente e burro, somente interessando aos atores Luladrao Bozo, onde um nao vive sem o outro numa prova eloquente de que todo extremo revela burrice do povo.

  11. O mais triste é que esse reaparecimento de fantasmas do passado se dá durante um governo que prometia exorcizar definitivamente o fantasma da corrupção! Fomos traídos de maneira vil!!!

  12. Esse é o cara. Não tem ninguém melhor. Para os q achavam q ele só entendia de leis, taÍ ele pontificando, com clareza sobre economia. Ele, é honesto, competente e inteligente. CHEGA DE PASSAR VERGONHA. Em 2022 é MORO MORO MORO.

  13. Excelente artigo. Agradeço a disposição de participar do debate político com vistas à 2022. O país precisa sair da prostração na qual Gilmar e os corruptos nos arremessaram. O Brasil precisa acordar do pesadelo representado por Bolsonaro, Lula, Gilmar, Toffoli, Lewan, Aras, Renan, Lira, Rodrigo Maia, André Esteves, Kakay e cia...

  14. Como é saudável voltar a ler e ouvir alguém que exale retidão e bom senso. Está tão raro ultimamente que chega a surpreender. Meu voto será seu, embora preferisse vê- lo no STF. Você merecia....

  15. 1) Perfeito, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO. Integridade, realismo, equilíbrio, saúde mental, moral e emocional, capacidade de percepção e síntese, que mais uma vez atestam a sua plena qualificação para a Presidência da República. Vossa Excelência sempre coloca o problema e dele a solução com clareza, plausibilidade e segurança.

    1. 4) Será Vossa Excelência e sua Equipe, com sua lucidez, probidade, inteligência, competência e sensatez, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, os que nos livrarão novamente desse inominável fantasma, já em 2022. Certo como 2 e 2 são 4 e... A ÚNICA POSSIBILIDADE!

    2. 3) Nenhum BRASILEIRO que viveu a tenebrosa experiência da inflação de 81% ao mês, tem o direito de esquecer do que fez o ex-presidente Dr. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO como Ministro da Fazenda e sua equipe, pelo POVO BRASILEIRO e pelo BRASIL, nos livrando desse dragão, um verdadeiro monstro devorador de vida e de esperança. Foi essa uma feliz escolha, na época, do Presidente Itamar Franco.

    3. 3) Nenhum BRASILEIRO que viveu a tenebrosa experiência da inflação de 81% ao mês, tem o direito de esquecer do que fez o ex-presidente Dr. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO como Ministro da Fazenda e sua equipe, pelo POVO BRASILEIRO e pelo BRASIL, nos livrando desse dragão, um verdadeiro monstro devorador de vida e de esperança. Foi essa uma feliz escolha, na época, do Presidente Itamar Franco.

    4. 2) Especificamente sobre o fantasma da inflação, claro, temos sim uma experiência muitíssimo bem sucedida e perfeitamente reaplicável, ou seja, temos a fórmula pronta que viabiliza nos livrar dessa tragédia horrorosa, assustadora e também assassina que é a hiperinflação, desde que, é claro, não tenhamos, um néscio na Presidência da República.

  16. Existem sabujos que devem lealdade canina aos corruptos, corruptores e saqueadores dos cofres públicos. Queremos distância dessa caterva!

    1. André, vc jura que paga uma assinatura para expor tua indigência intelectual?

    2. Sr André! O sr.é "poste" de algum político no poder ou fora dele? Se for é compreensível seu destempero ,senão recomendo que troque a cloroquina e ivermectina que deixaram marcas inconfundíveis do Mico em sua vida por uma vacina contra a "senilidade" Caso não o faça recomendo que leia os artigos do dr Moro com a devida atenção pois podem ser de grande valia e evitar a necessidade da vacina. Boa semana

    3. Sempre há a antítese. O ótimo tem seu péssimo o belo tem seu feio. O MORO tem seu andre

    4. André para de falar asneira, vá se informar cara, o Dr Sérgio Moro tem todo o meu respeito , pessoa íntegra, honesta, correu e ainda corre risco de vida por enfrentar os poderosos da política, e se for candidato com certeza terá o meu voto.

    5. O seu português é que é um LIXO. Se não tem respeito por uma das melhores pessoas que fizeram algo por este país, como o Dr. Moro, é indigno de se dirigir a ele. Aliás, analfabetos não compreendem esse tipo de mensagem, não sei porque participam deste canal. Lamentável.

  17. O DR. SERGIO MORO faz da vida pública um sacerdócio a serviço do bem. Como um verdadeiro missionário, sabe de seu compromisso com o Brasil e não fugirá da luta. Saiu do governo Bolsonaro para preservar sua Biografia. Não poderia compactuar com o abandono da pauta anticorrupção, a aliança com o CENTRÃO e tudo o que há de mais podre na vida pública. Mudou-se para os EUA por questão de segurança e necessidade de emprego. Volte SERGIO MORO. A Pátria afrontada o chama!..

  18. Isso mesmo Moro, amplia o debate colocando outros temas em pauta. É preciso que as pessoas te vejam como capaz des ser eficiente em todos os setores da gestão pública

  19. Simples e elegante, um texto claro como o sol. Artigo fácil e gostoso de ler, além de conseguir reproduzir a situação política e econômica atual com objetividade. Nem mesmo a citação a Dickens torna o artigo complicado, pois o brasileiro, em geral, já cansou de assistir ao filme baseado neste conto na Sessão da Tarde. Todos conhecem a imagem dos fantasmas [do Natal] do presente e do futuro. E sim, o fantasma do passado [inflação e corrupção descontroladas] volta a assombrar o nosso futuro.

  20. O artigo inteiro está correto. Claro que não tem a mesma desenvoltura de um cronista profissional, o que é compreensível. Mas o que realmente me preocupa é que ele é de difícil entendimento. Como poderá Moro encantar os eleitores com raciocínios tão complicados?

  21. Dr. Moro, já disse isso outras vezes aqui: Invista em sua carreira internacional, cuide e proteja sua família. O brasil, nas mãos desse congresso, do STF e da PGR não tem mais jeito, e isso nem o Sr. e as pessoas de respeito que estarão com o Sr. conseguirão mudar. Abraço!

  22. Infelizmente, o Brasil é uma republiqueta, bananeira, resultado da corrupção/ miséria que andam entrelaçadas, vias de mão dupla. A desencanto é quase total. Tempos obscuros.

  23. Caro Moro, o Inocente, com todo respeito, mas o desmantelamento do combate à corrupção começou quando vc entrou no governo do Bolsonaro, não quando vc saiu. Com todas as vênias...

    1. O desmantelamento do combate à corrupção começou no STF, quando a Lava Jato chegou perto de ministros do STF e também, dos tucanos. Aí começou a perseguição ao ex juiz e aos procuradores.

    2. Moro, juiz inteligente, conhecedor das leis, homem probo, foi chamado por Bolsonaro, que vendo nele um rival, chamou-o para o covil das mentiras, para matá-lo em casa. E lembre-se: uma moeda sempre tem duas faces!

    3. Moro estava bem intencionado, homem probo, e Bolsonaro, vendo nele um rival, maliciosamente o convidou para o covil dos insensatos, para matá-lo em casa! Essa é a verdade, e raciocine: a moeda tem duas faces!

  24. Mais claro, impossível! Sergio Moro você é o cara que precisamos para por esse país nos trilhos novamente... Eleições 2022 estão logo aí, então é hora de se manifestar e seguir em frente... o Brasil o aguarda ansiosamente! Força, foco e fé (como já dizia Bruno Covas)... Boralá!

  25. É um oasis no meio da política encontrar alguém como Sérgio Moro que quinzenalmente se dedique aos problemas que realmente importam e com um detalhe importante: na sua biografia ele sempre se importou. Diferente de um ex-candidato e agora mandatário que prometia enfrentar todos esses problemas de maneira decente e entregou o inverso. Que as suas preocupações, caro Moro, sejam diárias e dirigidas a partir do Palácio do Planalto a partir de 2023.

  26. Mais claro, impossível Dr. Sergio Moro. Ótimo artigo, com a clareza necessária neste momento complicado de subida vertiginosa de preços e de movimentos esdrúxulos da câmara de deputados contra a competência constitucional do MPF. Contamos com vossa candidatura para 2022. Esteja conosco, de mãos dadas contra a corrupção e demais avanços contra a ética e a moralidade pública.

  27. Saudades da República de Curitiba . Onde os políticos e poderosos meliantes tinham muito a temer e a perder. Mesmo com alguns excessos, segundo os críticos, tivemos na Lava Jato mais acertos e esperanças que esta nefasta República de Brasília.

    1. "...excessos..."? Quais? Já reparou que quem fala em excessos, não consegue citar nenhum, com fundamento?

  28. Moro está no muro porque ainda é muito cedo para descer. Ele quer primeiro ver o que ele vai enfrentar antes de se entregar aos leões. Deve ter aprendido alguma coisa depois de ter se aliado ao Bozogenocida sem ter analisado criticamente o que isso significaria para a sua carreira. Ter capacidade de analisar criticamente qualquer situação é essencial para ser o presidente que o Brasil precisa. Moro ainda está devendo muito neste aspecto!

  29. muito bem colocado , com a lucidez e ponderações que requer o momento , esperamos sua candidatura , mesmo com um mecanismo tão grande , e com tantos fabricantes de " verdades " jogando tudo para inviabilizar sua candidatura , tem uma parte muito grande do povo que não colocou venda e nem tampão no ouvido , e que não adota político de estimação.

    1. Gostei da sua colocação. Muito bem analisada. Que Deus lhe proteja Presidente Sergio Moro!

  30. O povo pode necessário de um líder para acordá-lo. Moro presidente 2022. Pelo menos a garantia de ter um cidadão insuspeito na cadeira presidencial, o que não temos há mais de década.

  31. o Lula e o Bolsonaro luderam parcelas relevantes da nossa população. Precisamos de liderança para o segmento da população avesso às práticas populistas e favorável ao enfrentamento da corrupção endêmica em nosso País. Parte dessa parte da população votou no Bolsonaro acreditando que ele poderia ser esse líder, mas se revelou esse estelionatário eleitoral

  32. O que pretendem, realmente, os 297 deputados que votaram a favor dessa PEC 5? Espero que os eleitores não esqueçam seus nomes nas próximas eleições, pois eles não merecem estar onde estão. #SÉRGIO-SIMONE/22.

  33. Sergio Moro tem meu voto para presidente. Tem meu respeito e admiração pelo seu trabalho e pela Lava Jato. Vou respeitar qualquer decisão que ele tomar apesar de precisarmos desesperadamente que ele se candidate à presidência. Estou aguardando com muita esperança a sua decisão.

  34. O maior e mais difícil julgamento do Dr. Juiz Sergio Moro: " Devo ou não ser candidato à Presidência da República? " Os brasileiros esperam a decisão.

  35. Sugestão de programa de governo: convide o Jorge Caldeira para o projeto do Paraíso Restaurável e o Geraldo Rufino para o projeto da Felicidade

  36. Dr. Sérgio Moro, Presidente Senador Álvaro Dias, vice-presidente Dr. Deltan Dallagnol, PGR Dr. Paulo Hartung, Casa Civil Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, MJSP Dr. Maurício Valeixo, Polícia Federal Dra. Maria Sílvia Bastos Marques, Planejamento

    1. Sensacional. Infelizmente parece uma utopia. Mas não custa sonhar num Brasil melhor.

  37. sr Moro prove que vc não foi um juiz parcial no caso Lula,é sua obrigação para com os brasileiros que um dia o admiraram e o apoiaram

    1. O ônus da prova é do acusador, não do acusado... Lula nunca foi inocentado pela Justiça. Ele foi solto pura e simplesmente porque o STF resolveu que só se pode prender um meliante após todo o transitado em julgado (ou seja, nunca...). Moro fez o trabalho dele com maestria e merece todos os nossos aplausos. #Moropresidente2022

    2. Uma mentira contada mil vezes vira verdade.

  38. Moro, meu caro, com todo o respeito, sai do Muro pelo amor de Deus e se candidata Homem !! odeio acreditar na panacéia de todos os males, mas você é a única opção viável pra virarmos essa página maldita da nossa história...

  39. Prezado, Sergio Moro! Precisa-se acordar, sim! Mas muito mais faz-se necessário que os eleitores brasileiros desenvolvam pensamento crítico contra esse fisiologismo e compadrio entre nossos agentes políticos, e façam às mudanças de que tanto precisamos, por meio do voto consciente e patriota. Seja bem-vindo!

    1. Com um Homem sério na PGR e mais duas nomeações no STF, acredito que dariam cabo do Centrão.

  40. O artigo do Dr. Sérgio Moro mostra a realidade do atual momento no Brasil. Momento de desesperança e preocupação. Pobreza, desemprego, inflação e muita fome.

  41. Concordo plenamente com você Zoeloner; Sérgio MORO é o único que tem moral ilibada para nós tirar desse esgoto que esse Desgoverno nos colocou!

  42. ... Com efeito, aqui não é uma coluna do Dickens nem esotérica. O diagnóstico socioeconômico e político está cristalino. Crive seu plano Real e de combate às Iniquidades Assistenciais em Saúde e Educação, antes que aventureiros tomem esse chapéu! Forza Moro!

  43. Estou em campanha a vários meses pela sua candidatura. Não será fácil, mas você é nossa única alternativa para recolocar nosso país nos trilhos. Vamos a luta.

  44. Sergio Moro, há anos voto no PSDB. No PSDB de Montoro, Ulisses e Covas. Mas agora meu voto é seu! #MoroPresidente2022

  45. O problema do Moro é que o fantasma da sua decisão de se juntar ao genocida sempre lhe assombrará! Não há como fugir deste fato! Simples assim!

    1. Sérgio — O problema é que todo mundo com um pouco de inteligência sabia que o Bozo era louco. Portanto, está história de ingenuidade do Moro não vale. A não ser que você me convença de que o Moro é 100% tapado!

    2. este problema já foi resolvido, assim que ele notou quem era o louco ele saiu !

  46. Essa coluna é o melhor que li nos últimos meses. Excelente diagnóstico, Dr.Moro. Contamos com o Sr.

  47. Além de seu apreço pela ética, Sérgio Moro tem deixado transparecer um bom esclarecimento na seara política. Considero um ótimo candidato alternativo à polarização "bollso / lulla, mas tem que estar bem nas pesquisas próximo da eleição. Pra que seja viável, só pode haver um candidato de terceira via. Na torcida ...

    1. "NÃO SAÍ DA JUSTIÇA PARA FAZER POLÍTICA ,ENTREI NA POLÍTICA PARA FAZER JUSTIÇA "

  48. Este artigo mostra a lucidez e a compreensão do momento. Agora é precisa falar com o povo de forma clara e objetiva, mostrando a importância da mudança de rumo que o país precisa. Moro 2022 é a esperança de um país no caminho certo. Vamos fazer a coisa certa SEMPRE. MORO precisa ser pop.

  49. Perfeita análise, como sempre! Pena que a maioria do povo é mantida intencionalmente num patamar educacional raso, justamente para não ter habilidade de raciocínio e compreender as consequências das "esmolas" inventadas por populistas. Será preciso muito didatismo para esclarecer esses pontos para o grosso do eleitorado. Na torcida para que seja possível! O importante é não desistir do Brasil!

  50. Moro, assim como imenso contingente de eleitores, acreditou que a política de combate à corrupção teria continuidade e seria incrementada no governo federal. Assim que percebeu que o projeto não seria realizado simplesmente saiu do governo. Foi fidelíssimo às suas convicções e valores, com total desapego ao poder. Trata-se de uma figura ímpar pela competência, caráter, combatividade e domínio da luta anticorrupção. Agradeço ao Moro pela seu legado. Terá meu incondicional voto.

    1. O meu voto vai também para Moro! Trabalharei arduamente por ele.

  51. Estou bem acordado, caro dr. Moro. Aguardando pacientemente sua presença de volta a este combate tão importante. Meu voto é seu. Estarei engajado na campanha. Tudo que quero ver é a transformação desse país. Não há milagre. Isso demandará tempo. Mas não consigo ver os ladrões de um lado e de outro destruindo tudo. E ninguém pagando pelo que fez e faz. O discurso está bem ajustado. Vamos embora que tem muito o que fazer. O Brasil virou terra arrasada. Conte comigo. E obrigado por tudo.

  52. A coluna do Moro conversa com a coluna do Diogo, colocando a palavra de ordem: precisamos acordar! Nada acordaria tanto os brasileiros quanto o anúncio de sua candidatura à presidência da república. É o que esperamos.

  53. Pois é. Os autores desta tragédia são nomináveis, bem conhecidos e com uma enorme ficha corrida bem. É por isso que eu me pergunto é como alguém inteligente pode se juntar a este governo que tanto mal fez à nação por tanto tempo? Esta é a questão que precisa ser respondida.

    1. Explicar porque entrou em uma canoa que qualquer ser com um pouquinho de inteligência sabia de antemão que era furada.

    2. Ele entrou, trabalhou, não foi reconhecido seu trabalho, pelo contrário, quando percebeu que o esforço seria inútil saiu, com 1 ano e 4 meses no cargo. Não só saiu como denunciou a politica vil que ali estava mostrando as caras de forma arregaçada. Fez o que gente honesta faz, precisa explicar mais o quê cidadão(?)

    3. Joãozinho é tão inteligente, mas tão inteligente, que continua zurrando em apoio ao genocida que destruiu o país. Como é brilhante o Joãozinho, kkkkkkkkkkkkkkkK Joãozinho Brilhante, kkkkkkkkkkkkkk!

    4. Caro Waldemar…Fui direto ao ponto, como sempre faço. Até hoje o Moro não explicou como ele se deixou levar pelo conto do bozismo, coisa que gente medíocre como o Joãozinho Necrofilo continua apoiando. O Paulo ofereceu uma resposta mais elaborada que a sua. O Paulo assume que o Bozo foi no mínimo ingênuo. Entretanto, com a ficha corrida prévia do Bozo, creio que a hipótese da ingenuidade não explica nem 10% da verdade. Você tem algo mais para contribuir?

    5. Waldemar,com o Zezinho não adianta argumentar,ele é muito burro,mas muito muito…..

    6. Moro, assim como imenso contingente de eleitores, acreditou que a política de combate à corrupção teria continuidade e seria incrementada no governo federal. Assim que percebeu que o projeto não seria realizado, simplesmente largou o poder e saiu do governo. Foi fidelíssimo às suas convicções e valores, com total desapego ao poder. Trata-se de uma figura ímpar pela competência, caráter, combatividade e domínio da luta anticorrupção. Agradeço ao Moro pela seu legado.

    7. Seja claro José! Você quer desqualificar as ideias deste texto ou desqualificar seu autor? Será este seu comentário mais uma das formas ensinadas na guerra fria e mantidas hoje, que é “acusar o outro daquilo que você faz e xingá-los daquilo que você é? Que para 2022 tenhamos pessoas com o quilate de Moro , além dele mesmo. Esperar que Lula saiba o que fazer nestes tempos de mar revolto é acreditar que um cajueiro possa dar mangas. Bolsonaro não é diferente. Haveria réplica?

  54. Lembro bem deste tempo de inflação , não existido Excell, era uma odisséia calcular preços constantemente. UFA ! nunca mais espero.

  55. 1-La venho eu, de novo, palpitar sobre Sergio Moro, e suas aspirações, agora penetrando, cuidadosamente, na sua futura carreira política. Terá sempre meu respeito e minha admiração por ser a pessoa que é. Todavia, caro Sergio, na esteira de todos os meus comentários anteriores, muitos, por sinal, valho-me deste privilégio de poder mandar-lhe mais um recadinho, que sei, será lido, como os anteriores. Pedindo minhas escusas, me arrogo o disparate de sugerir-lhe, que caso decida-se pela disputa à..

    1. Gostei, Álvaro. ... Também tem de abandonar a expressão 'sociedade brasileira'. É população brasileiras. Brasileiros e brasileiras. ... "Sociedade brasileira" é uma expressão que não tem sentido. Somos um amontoado de pessoas que nasceram no Bananão."

    2. 3- e mais caro Sergio. Prepare-se, exaustivamente, para os futuros debates entre candidatos. Passe sua integridade, e maneira de ser, sem meias palavras. Vá nas feridas. Treine a linguagem do povo, que, no BR vê no seu candidato o justiceiro, o de opiniões solidamente embasadas, o seu herói, enfim (@brasilia_urgente apscosta)

    3. 2- à PR/2022, lembre-se do detalhe mais importante de todos: 70% do eleitorado brasileiro está entre o analfabetismo radical e o analfabetismo funcional (sabem até ler, escrever, mas não sabem interpretar). Muna-se de toda a paciência para ser assertivo, decidido, duro até, crítico e propositivo. Textos mais diretos (nem precisa ser tão elegante), e ao nível do entendimento da maioria de seus futuros eleitores. Despreze, desde já, sua proverbial elegância, e “bote quente” no estilo.

  56. Moro, muitos já aguardam sua confirmação de candidatura ao Planalto, para começarem a fazer campanha por ti!! MORO PRESIDENTE!

  57. Perfeito como sempre. Brasileiros precisamos acordar urgente. Não podemos repetir as tragédias passadas. Temos que votar em deputados e senadores sem manchas de corrupção. Não devemos achar que um presidente mudará o país. Nós precisamos mudar. Chega de corrupção. Sérgio Moro é meu candidato e meu herói. Hoje é sempre. Mas precisamos aprender a votar em candidatos ao Congresso também.

    1. Concordo! Apenas retocarei o termo ser “meu herói”. Imagino que o sentido desta palavra seja outro: alguém com grande senso de justiça , de moral, de abnegação, de força de caráter,de resiliência à adversidade e com conhecimentos, saberes e competências para tomar decisões certas e difíceis. Na minha visão, o herói é um arquétipo. Faz o que gostaríamos de fazer e que não temos o poder para fazê-lo.Na democracia liberal não há heróis, embora todos procurem e votem acreditando ter encontrado um.

  58. Parabéns Moro pela visão acertada do artigo. Precisamos de mudanças reais e eficientes. O Brasil será um grande país dependendo das lideranças trabalhando com honestidade, competência com projetos bons, dedicação e responsabilidade. Siga em frente e acredite em seu potencial para ajudar a nossa sociedade a viver dias melhores. O poder é ilusão, mas poder colaborar humildemente é uma grande oportunidade na vida.

    1. Dr.Moro, seja candidato para que no mínimo, nós, os brasileiros que pensam no futuro de nossosfilhos e netos, possamos votar em alguëm com caráter, honra e patrotismo.

  59. Mas como o Sr. Dr.Moro vai aceitar ser candidato à Presidência e obviamente vai ganhar, este pesadelo que nos assombra há décadas (desde 2003), vai ter fim. Acho que é essa esperança, a única, que me mantém esperançosa. #AceitaMoro. #Moro2022.

    1. esperança esperançosa não dá. Quando vi, não deu mais pra corrigir. Sorry

  60. Sérgio Moro não se afaste da política. Desejo ter o prazer de poder votar em seu nome! Mesmo que não seja candidato a Presidente, precisamos de sua participação em um novo governo, sem Lulla, sem Bolsonaro. com chances de salvar o país.

  61. Precisamos de pessoas que amem e respeitem este país, não pessoas que querem um projeto de poder. Precisamos de mais Sérgio a Moros. Temos que tirar os sanguessugas do poder.

    1. Propaganda seria caracterizada se houvesse uma candidatura. Por isso não podemos processar ninguém: Lula, Bolsonaro, Doria, Ciro, etc . Se isso fosse assim, os primeiros a entrar na lista já nominei.

  62. A turma da esquerda, que passou a mão nos recursos públicos, foi para a cadeia, mas recebeu a liberdade por filigranas jurídicas alegadas pelo STF e a turma da direita, que está levando o país a bancarrota em todos os sentidos, alegam que não há terceira via. Existe, sim, 3a. via com o candidato com Sérgio Moro, sério e competente. É mais do que óbvio que os políticos larápios de hoje não querem Sérgio Moro como Presidente, pois seria re-estabelecido no Brasil a seriedade e o combate à corrupção

  63. Este Moro desconhecia. Um Moro crítico a essa política econômica e defensor sem biombo, do combate à corrupção. Há também um viés político em seu comentário. Confortou-me, o Moro se preocupar com futuro destino do país.Nasce um estadista? Basta de populismo.O populista só pensa em eleição. O estadista na próxima geração.

    1. Me parece que está em gestação, um Estadista. Precisamos fazer uma cesariana ano que vem.

  64. ECONOMIA: Qual teoria explica o fato de JOHN FORD diminuir o preço de venda de seus veículo e concomitante aumentar salários ? Dois principais fatores : Aperfeiçoamento das técnicas de produção e escolha de pessoas capazes ( os melhores ) para gerenciar os projetos... Na política isto é possível ? Enquanto for dirigida por corruptos que visam a enriquecer a qualquer custo com o dinheiro alheio NÃO...

    1. Parabéns pelo excelente artigo tenho 68anos e esperança q com sua credibilidade possa unir as cabeças brilhantes de nosso país buscando um excelente programa de governos nas áreas afins, em um projeto q acorde nosso gigante adormecido, para o bens de nossos netos #moro2022eduardo leite vice

  65. A grande mídia marrom não revela a notícia dos bastidores do poder devido aos interesses escusos, infelizmente, a maioria do povo brasileiro não tem acesso ao comentário do Dr Moro, pois são massa de manobra de políticos ineptos, criado pela maldita CF 88, que permitiu a política da pátria educadora dos esquerdopatas, a qual colheu até a data de hoje uma geração de jovens massificada sem competência para fazer o exame de PISA, é estarrecedor, não é novidade, a educação retrocedeu.

  66. Dr. Moro vivo um dilema existencial. Pelo muito que gosto do senhor, eu lhe desaconselharia ingressar na carreira política, esse covil do que temos de pior nestas terras de Pindorama, mas, pelo tanto que gosto de mim, gostaria de vê-lo presidente. Neste seu texto são tratadas duas situações, únicas, que me deram esperanças de alguma luz no fundo do túnel: o plano Real e a Lava Jato. As conquistas do plano Real ainda estão por aí, capengas. As da Lava Jato foram solapadas. Moro 22. Quem sabe!!!!

  67. não por acaso a politicalha desconstruiu Moro picado pela mosca azul algoz de sua ambição até justa por sinal . a elite por ele acossada vai lhe viabilizar a terceira via? acordem caras os idiotas querem matar dois copos num tiro só mostrando sua megalomania e arrogância.

    1. Marco, o seu comentário foi um sarcasmo divertido, porém ácido.

    2. Marco, não é só vc que não sabe! O Francisco também não sabe!

    3. Favor refazer seu texto com a correta e devida pontuação. Até agora eu não sei se o megalomaníaco e arrogante é o Moro, a elite, os idiotas, os dois corpos mortos com um tiro só ou se é a mosca azul...

  68. Estou muito feliz com a notícia da sua candidatura, que Deus o proteja, estou ansiosa para comprar o seu livro, tem minha admiração, farei campanha para o senhor de graça com muito prazer. Que venha logo 2022!

  69. Dr. Sergio Moro terá meu voto, caso se candidate. Cidadão sério, honrado, que com certeza terá as melhores propostas de governo. E com certeza também convidará pessoa com as mesmas convicções para compor a chapa. Gratidão!

  70. Sérgio Moro tem razão, claro! Precisamos focar nas questões importantes do presente para não continuarmos a ser assombrados no futuro.

  71. Na verdade, vamos torcer para que você decida se candidatar à presidência. O candidato mais forte da terceira via tem nome: Sergio Moro!

    1. Tem uma grande parte da sociedade que acha quê é o presidente que tira do seu bolso o auxílio emergencial. Se fazem de bestas para pegar essa grana. Outros realmente são trabalhadores país de família que precisam desse auxílio. Os outros são aqueles que não querem trabalhar e vivem da bolsa família. Para muitos não importa se o país está no fundo do poço,o que importa é o auxílio. Sabem tudo sobre vida de artista e jogadores famosos,mas não sabem nada dos políticos que roubam um futuro melhor.

  72. Excelente artigo, MORO. Infelizmente o cenário descrito por vc não faz parte apenas de um pesadelo. É a mais pesada realidade. Por isso, peço que não sucumba ao canto da sereia. Vc morrerá sozinho amarrado ao mastro pelos quadrilheiros aboletados em todos os poderes.

    1. Discordo. O Brasil ainda vive de heróis. É preciso de um conjunto de pessoas como o Dr.Moro. Só assim evitaremos os Lulas e Bolsonaros, que se fazem de heróis e paladinos dos pobres, mas mostram que não são nem, gestores, nem estadistas e sim políticos. Mesmo assim, da pior espécie!

  73. Se a PEC 05/21 obtivesse êxito, seria o fim do Estado Democrático de Direito, sem atuação eficaz do MP, provavelmente teríamos um judiciário principalmente no STJ e STF, como juízes ditadores, investigariam, julgavam e sentenciavam.

  74. Perfeito. Aguardamos sua decisão para apoiá-lo com nosso voto nas urnas e assim, renovar e arejar nosso país. Me sinto sufocada a cada dia.

  75. ... ñ sei se o brasileiro é preguiçoso, alienado, perturbado, corrupto ou o quê? Se essa tragédia fosse num país civilizado, quem intentasse contra os interesses republicanos, contra o povo, seria derrubado. Aqui, não!

    1. A base é corrompida pelo auxílio a fundo perdido e por tempo indeterminado. Não existe uma política de assistência que recupere o cidadão para torná-lo um ente ativo da economia. Existe uma confusão,por ignorância histórica, de que a usurpação legal dos “ricos” tem que ser feita pelas pessoas dos governantes (heróis/pais da pátria) e não por uma política de estado de inserção de todos para gerar riquezas para si e para a sociedade. Por isso os populistas vicejam tanto no Brasil.

  76. Moro, em algum dos seus artigos ou em entrevistas, favor, fale do saneamento básico. É algo como nome diz: básico, mas é praticamente inexistente no Brasil e isso é causa de tantos problemas.

  77. Caro Sergio Moro Eu e milhões de Brasileiros torcemos pela sua candidatura em 2022 a Presidência. Você tem credibilidade e competência para assumir o cargo. Contamos com Você !!!!!

  78. Obrigado Moro. Para quem tinha dúvidas se entendias de economia mostraste em dois parágrafos que o básico, e essencial, sabes. Estou aqui torcendo para que sejas candidato, assim pelo menos teremos algum lúcido nos debates.

  79. Em 2018 votei nulo Ja tinha ideias desse presidente autoritario. Sei que dr. Moro foi para o governar para tentar implementar a suas ideias. Ja que isso nao foi colodo em pratica agora so resta se canidatar a presente. O senhor e o unico que podera levar esse mais ao caminho da honestidade. Com o senhor vou poder cantar: Se gritar pega o centrao e nao fica um meu irmao

  80. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Mude de País.Você pode. Tente fazer a sua parte dentro da democracia. A primeira: pensar.

  81. Estimado Moro: um dos prioblemas é a (in) Segurança Jurídica que baliza relações de curto e longo prazos entre pessoas e organizações privadas e públicas. Sem segurança jurídica ficamos sem a certeza das relações de troca: empregos, negócios, investimentos, decisões, tudo prejudicado. Em outra frente, Matriz de energia é base na formação de preços (e de obstáculos e injustiças). Cartéis impedem expansão de alternativas. Moro Presidente!

  82. Grande Sérgio Moro que DEUS permita abrir uma luz na lixeira política do país e sua possível candidatura a Presidente ganhe força !!votei no Bolsominto e nunca mais vou entrar nessa!

  83. Um pacto com Sérgio Moro: os cidadãos de bem demandam que Moro concorra à presidência. Sabemos que será uma campanha marcada pela vilania e baixeza dos concorrentes Lula e Bolsonaro. Se tudo der certo ao final, teremos uma esperança para os nossos filhos. Se der errado, Moro terá lutado a boa batalha e entenderemos perfeitamente caso deseje um recomeço no exterior. Temos um acordo?

  84. Com todo respeito, é a segunda coluna que o bravo ex-juiz e ex-ministro bolsonarista escreve que é um Festival de lugares comuns. A relação da Pec do MP com furo do teto de gastos foi de lascar também. Já li coisas melhores do outrora bom articulista.

    1. Com certeza, Waldemar, a troca de ideias e opiniões nesse bom nível sempre agrega. Abraços

    2. Márcio, quais seriam os lugares “incomuns” e que tenham relevância para o País em qual horizonte de tempo que você desejaria tratar? Posso não concordar com suas palavras, mas lutarei para você poder dizê-las. Espero que o mesmo venha de você para mim e para os outros.

    3. De fato um espaço democrático, você criticou o colunista e por sua vez recebeu alguns comentários críticos. A idolatria ficou por conta da sua imaginação.

    4. Cara Silvana, Os textos dele já foram melhores, é apenas uma opinião de relevância igual às demais aqui escritas. Ninguém está imune a críticas e a idolatria não é benfazeja nesse espaço democrático.

    5. Duas colunas não foram do seu agrado? Com todo o respeito, isso não é relevante.

    6. Caro Paulo, obrigado pelo comentário. A minha crítica foi ao texto, que poderia ser escrito por qualquer um sem maior esforço (daí as referências ao lugar comum). Talvez esperasse mais do articulista e a minha expectativa tenha-se frustrado, dado o nível alto da revista e de seus leitores. Tomara que ele saia candidato, certamente qualificará as eleições. Abs.

    7. Marcio, com todo respeito ao seu comentário (estou sendo sarcástico), muitas vezes, a beleza das coisas está na simplicidade. A relevância do texto do Mor🇧🇷 transcende as palavras, pois estamos assistindo aqui na Crusoé, o crescimento de uma onda, única que poderá livrar o Brasil do populismo barato do Lula e do Bolsonaro. Quer discutir algo em profundidade? Estou à disposição. Mor🇧🇷 Presidente.

    8. Pedirei ao Dr. Sergio Fernando Moro para escrever um texto 'under demand' para você. ... um pouquinho de respeito é sempre civilizatório.

  85. Já é um bom começo Moro. Você começou a se posicionar sobre os terríveis problemas do Brasil gerados pelo PT, digo Lula e recentemente por Bolsonaro. Esperemos

  86. Coluna sensacional !! Análise certeira da realidade nacional e das prioridades a serem enfrentadas ! Uma fala de Presidente Sérgio Moro !!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    1. 👏👏👏👏👏👏👏 Concordo inteiramente com você!

  87. Dr. Moro Cinco deputados do podemos votaram a favor da pec do Lira conhecida como pec da vigança. Caso o senhor venha a se filiar esses deputados a favor da pec vao continuar no partido? Estou na expectativa de sua afiliação para que eu possa me filiar tambem. So assinante da crusoe nao so pelo senhor e sim por esta revista isenta e que fala a verdade.

  88. O caminho que nos levará a uma situação de maior tranquilidade, permitindo então a dedicação a aspectos mais elevados desta existência, está exposto. Que possamos trilhá-lo, haverá pedras à direita, à esquerda e ao centro.

  89. 👏👏👏👏Seus conceitos são a certeza que,com o Sr na presidência,teremos progresso e justiça.Aceita Moro,além de ter o meu voto,quero trabalhar na sua campanha.

  90. Como eu esperava, suas ideias para temas como economia e questões sociais são calcadas em ótimos em conceitos de evolução e modernização para a sociedade. Não me resta dúvidas que vc sabe o que fazer ! O grande problema é como fazer, com este congresso corrompido ??

  91. Estamos num momento muito triste...sem nenhuma esperança...sou tão grata a tudo que a Lava Jato fez pelo Brasil...que não quero vê-lo como candidato a presidente...sofrendo ataques de todos os lados...quero que você seja muito feliz.

  92. Tanto na questão da PEC da Vingança quanto na Irresponsabilidade Fiscal com fim eleitoreiro, há evidências claras de construção de falácias convenientes para enganar o povo. Portanto, o raciocínio lógico deve ser considerado com o devido cuidado para evitar os riscos de falseamento das verdades para construção de mentiras que visam o estabelecimento de malfeitos.

  93. Parabens Sergio Moro! Não esmoreca! Você e a unica razao de minha família não ter cancelando assinatura desta revista, ainda!

  94. Como é bom ler um bom texto de alguém que ainda pensa positivo nesse Brasil. Temos que acreditar na terceira via e num Brasil de brasileiros e não políticos corruptos.

  95. Fazer a coisa certa sempre! Combater a Corrupção, e todos os tipos de desvios, inclusive no setor público, deveria fazer parte de todo Brasileiro, com “B” maiúsculo. Não é o que temos assistido, pelo contrário, políticos, com “p” minúsculo, tem desmantelado os instrumentos do poder público para coibir a corrupção. Em adição, permitir o descontrole das contas públicas, é retornarmos à realidade pré-plano real. Temos que ter políticas sociais compensatórias, mas com responsabilidade fiscal!

    1. Brasileiros, em sua maioria, não gostam de gols como os marcados por Zico, o talentoso jogador do Flamengo e exemplar cidadão. ... Gostam de cavadores de Pênaltis como o NeyMarra, Romário e outros. ... O importante é o gol, não importando o artifício - um erro do árbitro, por exemplo. Gol!!!

  96. 20/04/2020: deve ter sido difícil, mas que attitude acertada! Sempre está correto o momento de se fazer o que é certo, mas quando a decisão é coletiva....... Trabalhemos todos pra ajustar a rota o quanto antes!

    1. Tou com medo de anularem a tua eleição por propaganda antecipada.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO