MarioSabino

Arthur Lira sempre será

22.10.21

Arthur Lira, presidente da Câmara, é o rio Tietê. Arthur Lira é a mancha de óleo na praia. Arthur Lira é a carcaça de boi na caatinga. Arthur Lira é a queimada na floresta. Arthur Lira é a taturana. Arthur Lira é a vassoura-de-bruxa. Arthur Lira é o muro alto que separa a casa-grande da favela. Arthur Lira é incancelável da paisagem nacional.

Arthur Lira não é um indivíduo, mas uma legião. Na possibilidade de vir a ser eleito senador, substituirá um Arthur Lira concorrente, e outro Arthur Lira o substituirá como deputado. A democracia brasileira produz Arthures Liras em série, e a má velha que tenho a anunciar é que se trata da única coisa que a democracia brasileira é capaz de produzir em quantidade suficiente para não fazer diferença: gente como Arthur Lira. Foi a única coisa que as tiranias também produziram por aqui, que ninguém se engane.

Como prova a sua tentativa de aprovar a PEC da Vingança, uma monstruosidade inconstitucional que extermina a independência do Ministério Público, Arthur Lira é continuidade completamente sem vergonha (de ser feliz) de uma apropriação indébita histórica que nos constitui como nação — e que não admite correção ou corretivos. Essa apropriação foi descrita por Raymundo Faoro, em Os Donos do Poder, que voltou à minha cabeceira nesta semana:

De Dom João I a Getúlio Vargas, numa viagem de seis séculos,uma estrutura político-social resistiu a todas as transformações fundamentais, aos desafios mais profundos, à travessia do oceano largo. O capitalismo politicamente orientado — o capitalismo político, ou o pré-capitalismo —, centro da aventura, da conquista e da colonização moldou a realidade estatal, sobrevivendo, e incorporando na sobrevivência o capitalismo moderno, de índole industrial, racional na técnica e fundado na liberdade do indivíduo — liberdade de negociar, de contratar, de gerir a propriedade sob a garantia das instituições. A comunidade política conduz, comanda, supervisiona os negócios, como negócios privados seus, na origem, como negócios públicos depois, em linhas que se demarcam gradualmente. O súdito, a sociedade, se compreendem no âmbito de um aparelhamento a explorar, a manipular, a tosquiar nos casos extremos. Dessa realidade se projeta, em florescimento natural, a forma de poder, institucionalizada num tipo de domínio: o patrimonialismo, cuja legitimidade se assenta no tradicionalismo — assim é porque sempre foi.” 

Raymundo Faoro já disse tudo faz tempo. A nossa única ideologia é o patrimonialismo. O nosso único programa de governo é manter isso aí, viu. O nosso único país é consequência desse molde funesto que aprisiona e arremeda o capitalismo, agora para muito além de Getúlio Vargas, e pelo qual a sociedade é explorada, manipulada, tosquiada. Arthur Lira sempre foi, sempre é e sempre será.

A menos que você seja um Arthur Lira, tire os seus filhos daqui. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns Mário pela síntese límpida e objetiva da nossa, nem velha e nem nova mas a mesma política, desde Don João VI(odeio Napoleão). Nunca precisei falar com minhas crianças, já decidiram, e só faço, as duras penas, a minha parte, para que eu seja um frequente viajante para lugares decentes a fim de visita-los!

  2. Muito triste que Bolsonaro, em nome de uma governabilidade, tenha se juntado a este vagabundo mor das alagoas junto com Renan, outro vagabundo das alagoas, eleitos por pessoas incautas e na maioria incultas, as quais com seus inocentes votos colocam bandidos como estes no poder, incluindo o Color de Melo vagabundo da mesma safra.

  3. Todos eles só querem o "Pudê". Dá nojo só se ouvir as vozes destes Arthures, Renans, Girões, Barbalhos etc...Parece um câncer que não para de se alastrar, morre uma célula e vem outras abocanhando o País!

  4. Tenho uma filha com 40 anos e um filho com 34. Desde que eram jovens SEMPRE insisti num mesmo mantra: saiam deste país quando puderem. Ainda não chegou a hora, mas ela virá, com certeza.

  5. O contubérnio de Arthur Lira com o presidente Bolsonaro foi um desastre para o país. A conta começou a chegar.

  6. Aí, chega Paulo Freire e diz que não precisa torturar o aluno com ensino de gramática, tabuada, que esse ensino de acúmulo de conhecimento não se aproveita e que eles precisam de aprender a ter senso crítico e que o professor tem que aprender com o aluno. Ou seja: se for pela Educação, nada melhorará. É o império do Lula-livre.

  7. O que será que existe em Alagoas para aquele estado nos brindar com políticos tão nefastos e obscenos como Lira, Renan e Collor? Um lugar tão bonito, mas tão pequeno e tão pobre. E com uma das maiores desigualdades sociais do País.

    1. É uma terra sem Lei: pode matar, mandar matar e fica por isso mesmo. Como disse um entrevistado nessa revista, o povo é subornavel.

  8. Perfeito! Ele e outras figuras dessa república incompleta já levaram o país a um retrocesso de 50 anos. Tire seus filhos daqui.

  9. Não sei como pode aguentar falar desse cara, pois mesmo falando mal,não dá. E se está preocupado com o povo libera as emendas para a bolsa família

  10. É isso! Eu estava pensando comigo, antes de ler essa matéria, o povo só vai e quando vai às ruas para exigir benesses. Sei, que pode haver alguns pequenos grupos mais sérios, exigindo combate sério a corrupção, responsabilidade com o bem público, entre outros fatores importantes. Mas, o povo, mesmo, não quer saber se o político de plantão está roubando ou não, desde que venha a receber suas benesses, tudo fica bem. As pesquisas mostram isso. Resumindo, pergunte o que você pode fazer pelo país.

    1. Faço do seu comentário os meus. Só conseguiremos amenizar esta manipulação dos mais necessitados com uma Educação séria desde a base. E isso é um processo longo.

  11. 💯💯💯💯💯👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👌👌👌👌👌 Uma palavra e uma frase que descrevem bem estas figuras que dominam a Neverland e sua capital, a Ilha da Fantasia: mercenários e homens de Belial.

  12. Lira o coronézinho das Alagoas, em pleno século XXI, um carreiristas da velha e decadente política tupiniquim,um autêntico herdeiro do que há de pior em Rachadinhas,ilícitos, com 28 anos de aprendizado, travestido de político.

  13. Renan Calheiros mais jovem...lados opostos aparentemente, mas mesma essencia. Essencial a terceira via varrer o congresso tambem !

  14. Tanto Lira quanto o petistas são produto do voto de curral, tanto no nordeste quanto nas favelas e periferias do Rio e São Paulo.

  15. O meliante chegou à câmara com os votos, na sua maioria, dos incautos. O meliante chegou à presidência da câmara com o apoio de outos meliantes sob a batuta do meliante maior, chefe do executivo.

  16. Este Artur Lira, todos os outros antes dele e os que virão depois, não estão nem aí para o que pensamos deles. Têm certeza da impunidade

  17. são como javalis no.milharal, devoram tudo e se forem impedidos avançam e mostram os dentes afiados e retornam todos os anos em famílias ainda maiores.

    1. sair de fininho, fingir que nao vê é uma forma covarde de lutar pela pátria amada. Aí eu não dou conta.

  18. Perfeito. Sempre haverá um bando de ladrões e oportunistas na política enquanto o brasileiro não acordar realmente. O que vale uma cesta básica perto de milhões que serão desviados dos brasileiros? Ética, falta isso ao brasileiros.

  19. Não é difícil perceber que a dupla Mainardi + Sabino, está refletindo, de certa forma, um momento de pessimismo em relação ao empreendimento editorial por eles lançado há uns 2 anos. Já comentara na comuna do Diogo, o quanto exaustivo é manter, no Brasil (hoje colônia do do Foro de S.Paulo) o chamado jornalismo independente. Todas as tentativas feitas no país, tais como Jornal do Brasil, Tribuna da Imprensa, Última Hora, deram com os burros n’água. A imprensa (escrita, falada e televisada)..

    1. 2- brasileiras, desde o Império, só subsiste com as verbas chapa-branca, com o compadrio dos donos de jornal, radio e tv, com os governantes de plantão. Qqer tentativa de independência diante do status quo, significa o rompimento dos contratos publicitários de Suas Excelências e os veículos. Críticas? Jamais. E sabem qdo isso mudará? Nunca.. a pior ditadura e cerceamento da liberdade de expressão, é a do capitalismo. É isso aí. Tudo é mto quixotesco! Ponto final.

  20. Um filme repeteco. Há décadas são apresentados. Mudam-se os personagens. Hoje, o personagem é Arthur Lira. Há coadjuvantes em quantidade. Pessoalmente, com humildade, acho que o sistema de governo de nosso país, constituição de 1988, é o maior jeitinho brasileiro já realizado. Não é parlamentarismo, nem presidencialismo. Um faz de contas dos dois.Ainda assim, acho que o maior poder deste sistema é o parlamentarismo. O STF é uma vitrine onde iluminados ministros, são admirados. Surreal.

  21. O aeroporto é a saída para uma minoria privilegiada do Brasil, enquanto a maioria é mantenedora, através de impostos da República do compadrio, da ineficiência, do salve_se quem puder, estamos a mercê da maldita CF 88, dita cidadã, criadora do multipartidarismo ideológico de donos de partidos políticos. A solução é a revolução, acorda Brasil.

  22. Arthur Lira é como tiririca no gramado. E pior, se arrastra por todo o tecido social, notadamente nas hoste políticas. Mas, pensando bem, lá apenas vai competir com todas as demais pragas...

  23. Sim, nada muda nunca. Sempre elegemos os Artur Lira no âmbito municipal, estadual e federal. Só não vamos esquecer que há muita podridão, corrupção e omissão no MP e no Judiciário também. Os altos salários dos 3 Poderes mostram o desinteresse em denunciar e punir, independente de passar ou não a PEC, com exceção de alguns poucos. Infelizmente, como nunca haverá investimento em educação, a saída é mesmo o aeroporto. Pena que 99% da população não pode abandonar esse inferno.

    1. Luciane, você falou do Judiciário. Em 2020, segundo o CNJ, o Poder Judiciário custou ao Brasil 102 bilhões de reais, dos quais 92 bilhões de reais, acredite quem quiser, foram gastos com pessoal. Nessa conta não estão os nababescos gastos com os Ministérios Públicos e com as Defensorias Públicas. Como construir um país com essa gana?

  24. Sérgio Buarque também diz que o Estado é uma instituição que, de regra, se opõe à família, no âmbito da qual predominam os laços de afeto etc. Exceto no Brasil, diz ele. Aqui o Estado é uma extensão da família. Farinha pouca, meu pirão primeiro quer dizer mais ou menos isso, não? "No Brasil, o Estado nasceu antes da nação" (Gustavo Franco). E vamos nós.

  25. Artur Lira nada mais é que o fiel retrato do político deste país sucessivamente eleito por um povo ignorante suicida algoz de si mesmo em urnas ditas fraudáveis . só Mainardi não sabe disto? ah menino tolinho será que se cria?

  26. Não há melhor definição para o Arthur lira! Gente que deveria ser exterminada da política brasileira. Não tenho filhos, mas tenho netos (na verdade sobrinhos-netos). Tenho o desejo de vê-los longe daqui, e odiaria se eles fossem um Arthur lira!

  27. Mário, como sair se muitos de nós fomos morar nas ruas pelo desemprego? Passamos fome, nossos filhos perambulam pelas ruas catando a misericórdia... quem está dentro de barraco, Tb passa fome! Doem alimentos cozidos pq $$$ pro gás ñ tem... Pra que tanto deputado se eles pouco fazem, qdo fazem, pelo seu povo? Em vez de calar o MP faça reforma política: diminua no. deputado, senadores e vereadores. Reduza no. assessores...paguem suas despesas, assim como td cidadão o faz. Coloque $$$ na Educação.

  28. Mário, seu texto está perfeito! Tão real que, em mim, parecia uma faca entrando no meu coração pela constatação de viver no meu país lindo, mas, ao mesmo tempo, cruel, roubado, pisado, humilhado por quem nos jura "proteger". Somos traídos em cada eleição. Vamos dar um basta nessas eleições, votando em Moro PR 2022.

  29. Quando converso com crianças e jovens, sempre me refiro a importância da educação. Se antigamente falávamos em bicho papão, para fazer a criança obedecer, agora falamos em políticos, para incentivar às crianças e jovens a estudarem. Pois essa é a única chance.de não ter os Arthurs Liras, para colocar os seus sonhos dentro dos sacos, enterrando no quintal das suas mansões. MAIS Mor🇧🇷. MENOS Bolsonaro e NADA de Lula. Mor🇧🇷 Presidente. Por um Brasil decente.

    1. Sim, estados do nordeste, principalmente, sem Educação e Saúde com políticos ladrões e coronelismo.

  30. Sr. Mario Sabino, referente " A menos que você seja um Arthur Lira, tire seu s filhos daqui", a maioria da população brasileira não tens condições de sair do pais , pois acaso tivesse já teria saído desse inferno, e deixado para essa legião devorar esse maravilhoso país, com um povo maravilhoso, claro existem exceções.

  31. Valeu Mário, você tem coragem, acho q lira Bolsominio vá qurer prossesar você por fala verdades, você me representa. Q venha Sérgio Moro em em 2022. Fora esquerdalha. Fora Bolsoburo. Viva Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  32. Perfeito!!! e tudo isso é decorrente do famoso pacote de abril de 77 que até hoje ninguém quer mexer que é a quantidade de deputados por Estado. Embora São Paulo eleja os russomanos da vida, também elegem que está fora da curva da promiscuidade, infelizmente nas terras dos coronés ao menos 90% está na curva.

    1. Você tem razão, Saul! O mais inacreditável é que eu nunca vi um deputado ou senador paulista sequer tocar nesse assunto, que dizer propor uma legislação para mudar isso... Lamentável.

  33. Existe três maneiras de se resolver um problema: 1. Resolver o problema mudança total 2.fugir do problema, estou pensando em ir para Luxemburgo. 3. Somatizar e a nossa situação revolução, mudança total

  34. Meus filhos e netos continuam por aqui. É por esse motivo que ainda acredito que possamos mudar. A descrença é grande mas a esperança é maior!

  35. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  36. Temos que fazer do Monte Roraima o nosso Monte Rushmore. Esculpir nele os rostos de Arthur Lira, Bolsonaro, Lula, Collor e Sarney. Afinal, nós passaremos, eles passarinho!

  37. "A menos que você seja um Arthur Lira, tire seus filhos daqui" Já tirei a 10 anos. Agora preciso achar um jeito de sair também. Este puteiro não tem futuro....

  38. Minha derradeira esperança é eleger Sergio Moro presidente para reverter os danos recentes impostos, com a anuência de Bolsonaro, pelo Centrão.

  39. Texto muito inspirado, malgrado verse sobre uma catástrofe que nos assombra sempre. Como é frustrante reconhecer nossa impotência diante da canalhice!

  40. Triste pq verdadeiro. Já desisti e já retornei algumas vezes. Temos q resistir e torcer pelo Sérgio Moro.

  41. Eu sempre comentei que o Gehnocihda,Lira e Pacheco são parceiros, são do mesmo saco, se diferenciam apenas no terno que usam.

  42. De que adianta ser esclarecido sobre política, se meu vizinho ou um parente vota em trastes como Arthur Lira? Precisamos encontrar uma saída para essa ratoeira 🐭

    1. O texto do Mário está te respondendo, não temos saída!

  43. Infelizmente não é tão fácil proteger nossos filhos de "LIRAS" . Mas vou continuar acreditando que o Brasil tem jeito. Tem MUITOS brasileiros lindos. Não é justo que "eles" tenham que ganhar sempre. Temos que ter fé no Brasil e nos verdadeiros brasileiros. Vamos ter uma terceira via.

  44. Infelizmente, pobre de quem passou a vida na torcida de que um dia nos salvariamos. Triste, mas grande e verdadeiro artigo, Sabino.

    1. É isso.... Politicos de baixo nível afundando o Brasil cada dia mais...... A minoria do congresso precisa gritar mais... a impressa precisa dar voz a essa minoria....

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO