Jefferson Rudy/Agência SenadoO ministro da Economia, Paulo Guedes: a cada dia mais fraco e mais vulnerável

Guedes derrete

Quatro integrantes da cúpula do Ministério da Economia pedem demissão. Bolsonaro garante que o ministro fica, mas uma certeza inquieta Brasília e o mercado: ele já não é mais o garantidor de uma política econômica responsável
22.10.21

Na manhã desta quinta-feira, 21, o ministro da Economia, Paulo Guedes, trocou de pele diante de todo o Brasil. O liberal cascudo, o homem que havia prometido apresentar ao país o “capitalismo de verdade”, o adepto intransigente da austeridade fiscal, realizou uma live para explicar como ele e Jair Bolsonaro, em parceria com luminares do Congresso, pretendem arrebentar o teto dos gastos públicos. Não deixa de ser chocante. Até poucos dias atrás, parecia que Guedes seria apenas o personagem derrotado numa guerra em que se opunham um grupo político empenhado em instituir um novo e polpudo programa assistencial, apto a aumentar os índices de aprovação do presidente, e uma equipe econômica comprometida com o controle dos gastos públicos. Depois da live, ficou claro que o ministro abandonou suas próprias ideias.

Foram muitas as consequências. O dólar subiu a 5,67 reais e fechou só um pouquinho abaixo disso, a 5,66. A Bolsa chegou a cair 4%, recuperou algum terreno e encerrou o dia com queda de 2,75%. Esses são sinais de que os investidores – aqueles com dinheiro grosso, capazes de criar novos negócios e novos empregos, e de fortalecer a economia – já não confiam no governo.

Quem acha que os solavancos na Bolsa e na cotação do dólar são apenas reflexos de um mercado excessivamente arisco deve olhar as taxas de juros de longo prazo. As taxas de 30 anos, que estavam em 4,2% no final de 2020, chegaram agora a 5,4%. É uma variação enorme para esse tipo de indicador, em apenas dez meses. Significa que o mercado já percebia as pressões para um relaxamento da disciplina fiscal. Agora que o próprio Guedes se abandonou à esbórnia, é improvável que essas taxas desçam.

Uma outra demonstração de perda de confiança veio de dentro do próprio Ministério da Economia. Quatro auxiliares de Guedes pediram demissão: o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, e seus respectivos adjuntos. Todos alegaram “motivos pessoais”, mas ninguém acreditou. Como apurou O Antagonista, os secretários temiam responder por eventuais irregularidades na gestão das contas públicas.

Fred Loureiro/Secom-ESFred Loureiro/Secom-ESFunchal era visto como o fiador da responsabilidade fiscal
Pouco depois da debandada no ministério, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, do Progressistas, disse que Paulo Guedes permaneceria no governo. Mais tarde, Jair Bolsonaro disse o mesmo em uma entrevista. Isso mostra que eles não entenderam a verdadeira dimensão dos acontecimentos. A permanência de Guedes já não tem o mesmo significado. Desde que endossou a manobra para burlar o teto de gastos, o ministro já não é o garantidor de uma política econômica responsável.

“A percepção de que Paulo Guedes servia como dique de contenção já era”, afirma o economista Fabio Giambiagi, pesquisador associado da FGV-Ibre e um dos grandes especialistas em contas públicas no Brasil. “O governo está incidindo em todos os erros históricos de condução da economia brasileira. Encurtou-se bastante o caminho que nos separa dos desastres de uma Argentina.”

A opinião de Giambiagi tem um peso peculiar porque ele não é um xiita do teto de gastos. No final de 2019, Giambiagi e o colega Guilherme Tinoco divulgaram um estudo cuidadoso, sugerindo uma flexibilização progressiva do teto a partir de 2023 – três anos antes da data estabelecida para uma revisão. A dupla partiu da hipótese de que o Brasil pode chegar a 2023 não só com capacidade nula de investimento, mas também sem recursos para cobrir os seus gastos correntes.

“Nosso argumento é que uma discussão honesta do assunto, pensando no longo prazo, não deveria ser tabu. Mas não é isso que está acontecendo agora. Do jeito que está sendo feita, a mudança que o governo quer fazer é puramente casuística e eleitoreira”, afirma Giambiagi.

O governo procura há meses um meio para viabilizar o lançamento do Auxílio Brasil, um Bolsa Família turbinado. Imaginou-se, primeiro, interromper uma série de programas assistenciais menos vistosos para liberar recursos para a nova iniciativa. Bolsonaro avaliou que os riscos políticos eram excessivos.

Mais recentemente, Guedes se articulou com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para instituir a tributação dos dividendos em meio a uma reforma do Imposto de Renda. Essa cobrança seria a fonte de recursos para o Auxílio Brasil. Logo ficou claro que havia uma espécie de desvio de finalidade na mudança do IR. Ela não servia a nenhum objetivo propriamente tributário, como simplificar o sistema fiscal ou aumentar a sua progressividade: servia apenas para atender ao desejo de Bolsonaro de ter um Bolsa Família para chamar de seu. A reação foi grande e o projeto empacou no Senado.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéBolsonaro: em entrevista, ele garantiu que Guedes fica no governo
Diante desses fracassos, Guedes capitulou. Deixou de pensar em cortar gastos existentes ou criar novas fontes de receita. Apelou à gambiarra. Pelas regras do teto de gastos, o governo precisa manter estáveis suas despesas de um ano para o outro, reajustando-as apenas segundo a inflação. Atualmente, esse índice é o IPCA apurado entre julho de um ano e junho do ano seguinte. Pretende-se, agora, utilizar o IPCA apurado entre janeiro e dezembro. Estima-se que essa mudança possa aumentar em 44,7 bilhões de reais a margem de despesas do governo.

A gambiarra do IPCA foi incluída nesta quinta-feira numa PEC que já tinha um quociente elevado de malandragem. Trata-se da PEC dos Precatórios, que permite ao governo atrasar o pagamento de dívidas do poder público já reconhecidas pela Justiça. Os precatórios a serem pagos em 2022 equivaliam a 89 bilhões de reais. O governo foi pego de surpresa pelo valor – o que, dito sem rodeios, significa que foi incompetente. O espantoso é que, ao pedirem ao Congresso e ao Judiciário licença para dar calote em quem tem precatórios para receber, Guedes e Bolsonaro se dispuseram a desembolsar no ano que vem menos do que desembolsaram neste ano com essa conta. O valor cairá de cerca de 60 bilhões de reais em 2021 para 41,5 bilhões em 2022. A PEC foi aprovada ainda nesta quinta.

Entre a mutreta do IPCA e o calote dos precatórios, o governo terá aproximadamente 86 bilhões de reais para torrar acima do teto de gastos, no ano que vem. Cerca de 30 bilhões serão direcionados ao Auxílio Brasil, que deve entregar todos os meses 400 reais a 17 milhões de famílias – 300 reais dentro do teto, e 100 fora dele.

Depois do baque da pandemia, não seria justo e correto direcionar recursos para quem mais precisa? Sim. O problema é como isso está sendo feito. Lembremos que os cofres públicos não contam com esse dinheiro. O país vai aumentar ainda mais o seu rombo fiscal ao despender esses recursos. Como visto, o baque na confiança do mercado causado pelos ardis do governo tem reflexos como a desvalorização do real diante do dólar. Tudo isso se reflete em mais inflação, em menos crescimento da economia e num Brasil que se afasta da rota do desenvolvimento. E quem pagará mais caro por isso são os cidadãos mais pobres, que o governo diz querer ajudar sem interesse eleitoreiro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Paulo Guedes - o cavaleiro corajoso, que enfrentaria todas as intempéries para manter a economia estável e intocada e que privatizaria todas as estatais CAPITULOU. Isso é vergonhoso e mancha definitivamente a sua biografia, mas ele não aceita largar o osso, como se fosse um cachorro 🐕 esfaimado.

  2. Guedes é a grande decepção desse governo. Quem assistia as entrevistas em campanha acreditava num novo rumo pra nossa economia. Era um baita engodo. O amor a cadeira superou em muito a ortodoxia liberal. Azar o nosso.

  3. Somente seres lunáticos pensariam que um chicagoboy medíocre que nunca conseguiu ser um economista respeitado e teve que ir para o setor privado por causa disso poderia ter alguma sensibilidade social e capacidade de fazer as transformações liberais que o Brasil precisa. Bozistas são seres pervertidos!

  4. Eis a realidade de um país que vive destruindo desde idos da ditadura de Getúlio Vargas infectado pela cirrupçào palaciana de Gregorio Fortunato, seu segurança pessoal.

    1. Concordo contigo 👏👏 mas o Centrão quer muito mais, sangrar de vez o país para embolsar milhões de reais, ao belo prazer, estão nematódeo para os pobres necessitados, isso é só justificativa de fachada.

  5. Guedes não deixou de ser liberal. o Congresso e outras forças é que para destruir este executivo, estão destruindo o Brasil. Guedes e Moro apresentaram reformas mas o Congresso as disvirtuam e enrola para não votar. ou mudamos o Congresso em 2022 ou adeus Brasil.

    1. Esse precatório, em sua maior parte, é fraude da elite privilegiada.

    2. E ainda mais, no meio econômico é tido como incompetente. Nunca foi um cara de expressão, assim comigo líder dele, o que podemos esperar mais desse governo?

    3. E deveria ser feito um levantamento a respeito desses precatórios. Vai ver é um amontoado de ações de marajás do serviço público achacando e assaltando o Erário com a benevolência de cúmplices togados (privilégios disfarçados de direitos adquiridos)

  6. ACORDA BRASIL !!!!!!! POLITICOS CORRUPTOS E INFLAÇÃO SEMPRE JUNTOS SENDO REELEITOS E O POVO POBRE PAGANDO A CONTA E SENDO ILUDIDOS PELA PROPAGANDA DA MIDIA COMPRADA TAMBEM COM O NOSSO DINHEIRO, EIS O CIRCULO VICIOSO DO BRASIL, ARGENTINA , VENEZUELA, NÃO QUEREMOS ISTO!!!!!

  7. Guedes não tem lastro. Lhe faltam príncípios. Faz qualquer coisa para manter seu cargo. Se fosse sério não se sujeitaria a essas péssimas práticas eleitoreiras. Ele sabe o tamanho do buraco que Bolsonaro e sua trupe irá enfiar o país, mas é subserviente aos desejos do candidato à presidente dono da máquina pública.

  8. VAI DESTRUIR A ECONOMIA BRASILEIRA EM NOME DE UMA REELEIÇÃO E DETALHE, NÃO SERÁ REELEITO E DARÁ UMA DESCULPE AO FUTURO PRESIDENTE, LULA, DE COLOCAR A CULPA DO FRACASSO NO DESGOVERNO BOLSONARO.

    1. Cara, esse comentário de Bolsonaro em 2022 e Guedes em 2026 só tem duas explicações: ou se trata de ironia ou de esquizofrenia braba...

  9. a elite insana não aceita que se tire nada dos ricos para os pobres MAS isto será feito mesmo sob fogo de uma escória cínica ignorante e cínica que só enxerga seus bolsos e rabos frouxos . é o fanatismo ignorante suicida algoz de só mesmo . chorem babacas os pobres serão atendidos por justo.

  10. Guedes já deu seu jeitinho pra convencer o gado, cortar despesas e mostrar transparência de como será empregado o orçamento paralelo essa corja não quer…

    1. O problema da internet é dar voz ao maluco da esquina. Waldemar, claramente, nada entende de finanças públicas. Não faz a mais pálida ideia dos efeitos de se gastar mais do que é arrecadado. Não percebe quem, inexoravelmente, paga a conta.

    2. O boi mesmo sendo mais alto que os outros na manada, segue como os demais para o abatedouro. Não existe UM ÚNICO comentário (este meu também) que possa apontar caminhos diferentes do que Guedes está nos colocando.Com o gás a $100, são $300 para subsistência do pobre, que passa fome, e em maior número.A pandemia está adoecendo a economia e a paz social.Não existe milagre.O dinheiro tem que sair do povo que ainda tem como pagar, trabalhar e consumir.O resto é seguir a Alemanha antes de vir HITLER.

  11. 😁😂😅🐁. Em um país que quer a volta da esquerda vcs querem o que? Imprensa comprada, lacradores sem noção e esquerda MALDITA sem escrúpulos ninguém governa.

    1. PAULO me manda um destes baseados que você usa para meditar.

    2. Colega, primeiro fica claro que o Bolsonaro não tem nenhuma chance na próxima eleição. Qual posicionamento que ele vai adotar? O liberalismo na economia do Guedes, se transformou numa gastança populista, tal qual a adotada pela Dilma. Verifica, vcs bolsonaristas não tem mais argumentos. Chorar como vcs estão fazendo, é somente engraçado. O choro é livre. Mas não ganha nenhum voto. Mor🇧🇷 Presidente. Mais Mor🇧🇷. Menos Bolsonaro. Nada de Lula.

    1. a faca ainda pode ser usada para cortar os chifres que você tem no cérebro podre . canalha.

  12. GOLPE nas CONTAS PÚBLICAS, BOLSA REELEIÇÃO, RACHADINHAS, CORRUPÇÃO nas VACINAS e MANSÕES para o 01 e 04! BOLSONARO é um DEGENERADO MORAL que IMPEDE o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  13. O país não é sério, principalmente na política fiscal. O jeitinho brasileiro sempre esteve presente.Uma criatividade tóxica que, mais adiante, o povo pagará com juros de cartões de crédito. Responsabilidade é um personagem que não faz parte no cenário nacional. O populismo vive no organismo político. O povo é tão carente que tem medo de encarar a realidade, e opta pelas promessas nunca cumpridas pelos candidatos farsantes.

  14. Guedes. SE ENGANAM QUEM PENSA QUE O MINISTRO BOSTA está preocupado com a situação da economia brasileira. A grana em dólar que ele possui no exterior, apenas numa offshore (fora as outras), é de 10.000.000 em dólar, equivalente a R$ 56.700.000,00. Somente nesta semana ele ficou mais rico mais ou menos em torno de R$ 4.000.000,00. Desde o início o Guedes criticava o preço baixo do dólar no Brasil e até xingou as domésticas por estarem indo à Miame nos USA. Defende o que é dele. E o Brasil...

    1. 000.000 mais 000.000.0000 ora bolas! Deixem o Guedes trabalhar!

  15. GUEDES VIROU OFFICE BOY DE ONYX LORENZONI E DE WALDEMAR COSTA NETO ,MAS ESTÁ COM AS CUECAS BOMBANDO ,ENQTO DEIXA O PAÍS EM ESCOMBROS

  16. Quem vai querer investir no Brasil com a inflamação voltando, com um judiciário muito lento, com uma educação deficitária ,sem falar na violência e na corrupção

    1. Com certeza! Bolsonaro, Dilma e Lula vão pro pódio de piores presidentes do Brasil: medalha de ouro, prata e bronze!

  17. Quem não sabia desde sempre que Guedes era um posto sem combustível?Politica econômica responsável nunca foi seu foco,pois a única responsabilidade que tem é com o lucro de sua offshore custe o que custar.Certamente está gerenciando uma conta offshore para a familia bolsonaro,pois qual seria outro motivo para ser mantido onde está?Falastrão, tudo que falou que faria pela economia não passou de palavras ao vento.

  18. O que derrete é a terceira via. Já gastaram os 8 milhões do mamata connection? Esse dinheiro tem que durar mais 4 anos... kkkk

    1. Sabe? Esses caras “criam” do nada, ou do “papo de orelha” que ouviram dos vizinhos, umas maluquices sem pé nem cabeça. Esse destrambelho é típico do fanatismo brazuka. Inventaram agora esse tal de “mamata conéquixon”, tirando não sei de onde.. são uns gaiatos.

    2. Está cada dia mais difícil defender este governo. O que um programa de televisão tem haver com a matéria?

  19. Não acredito em nada que se lança desse governo de contornos fascistas. Nada tira da minha cabeça que essa inflação galopante, o retorno da fome ao cenário midiático, o desemprego são estratégias à "lá Olavo de Carvalho" para escravizar o povo às "bolsas esmolas" e lucrarem com votos dos miseráveis que disputam ossos no lixo. parece conspiração? parece loucura? Sim. Este governo é louco pelo poder e capaz de qualquer coisa.Prestem atenção, somos o celeiro do mundo, porque estamos nessa situação?

    1. Não gostaria de ter razão, acredite! Mas não podemos ser ingênuos. A situação é grave demais para sermos ingênuos!

    2. Sinceramente já não consigo entender mais nada! Quem sabe você tenha razão?! Os Miseráveis!?!?!?

  20. Paulo Guedes está cagando e andando, com o perdão do termo, para a monumental crise do governo deste psicopata. Está sorrindo enquanto sua offshore no paraíso fiscal das Ilhas Virgens a cada dia engorda mais. Quer mais é ver, o U$, a 10,00.

  21. governo incompetente povo e economia doente. infelizmente nosso povo não sabe votar , acreditam em qualquer caudilho mau caráter.

  22. O lixo cala está boca seu Gado vagabundo , não está vendo o que está acontecendo seu idiota , teu jumento mor não tem estofo para ser Predidente da República, despreparado , corrupto e um idiota cagao ,o ameacam com paralisação e ele è capaz de dar até o cartão corporativo, pois viveu de rachadinhas e do estado , nunca lutou por nada , por isto as Vagabundas ficaram ricas casando e corneando este bosta!!!Sò fica do lado do Bozobosta quem e Ladrao e incopetente!!

    1. Você tem alguma solução que você imagina para o problema? Se sim, qual será o resultado que você espera até 2022? Com a palavra.

  23. Os gravatinhas esqueceram que tem um pandemônio que arrebentou com a economia mundial e fabricou mais pobreza e fome no Brasil? Se o presidente do Brasil não faz esse gesto social o congresso o faria e bateria o bumbo se passando de sensivel e bonzinho. Vamos sim pagar todo o efeito desta praga chinguilingue. Guedes é forte e patriota. Creio bque ele suportará as porradas dos gravatinhas fique em casa da imprensa brasileira.

    1. PAULO analisar a pandemia sob os dados e papo dos jornazistas da GloboLIXO é a prova óbvia que o teu fuminho está alterado mudado com bosta de junenta prenha de burro . mermão isto mata rs.

    2. Qual é A SUA PROPOSTA DE SOLUÇÃO? O País precisa de suas melhores inteligências para este momento em que a fome, a pobreza que se intensifica, a desestabilização da moeda e da economia e a disputa eleitoral são variáveis desta equação muito complexa.Além de reclamar, temos que PENSAR. 2022 mostrará que temos tudo para fazer escolhas erradas,DE NOVO! Além de nomes, temos que ter meta, um plano e educação (no sentido dos comportamentos das pessoas)para que o País saia desta situação. PENSE E FALE!

    3. 2- Então até um imbecil como vc, consegue deduzir quem será mais afetado com isso. Vou te dar uma pista. Não será os Bolsonaros, que assim como os Lulas, estão milionários. Tão pouco será o Guedes, que vai lucrar muito com isso, em virtude das suas contas no exterior. SERÃO OS MAIS POBRES, AQUELES QUE VC DIZ QUE O GOVERNO QUER PROTEGER. Na próxima eleição, teremos Bolsonaro e Lula disputando quem é o mais POPULISTA, e Mor🇧🇷, mostrando que o populismo no final, sempre leva a mais MISÉRIA.

    4. 1- ANDERSON, tem algo de muito errado no seu comentário. O Brasil sofreu mais com a pandemia, tanto na quantidade de mortos, quanto nos impactos na economia. Compara com o demais países p/ verificar. Isso ocorreu em virtude da omissão do Bolsonaro em comprar vacinas, e dele ter insistido no tratamento precoce. A turbinada no bolsa família, como disse Eduardo Leite, e eu concordo, é a cloroquina da economia. Vai gerar desconfiança no mercado, aumentar os juros e aumentar ainda mais a inflação.

    1. PAULO meu véi tu tá ficando cada dia pior hômi mude o fornecedor do mastruz senão isto não acaba bem . seita Morista-Mandetista? nem santo daime aguenta kkkkk.

    2. O governo Bolsonaro explicitamente se tornou uma seita, cujos membros só dizem amém. Guedes sempre diz amém, então continua no governo. Desta vez, Funchal e outros 3 integrantes do ministério, disseram: "ESTOU FORA." Nem todos se curvam a seita bolsonarista. Mor🇧🇷 Presidente.

  24. guedes, o boca-de-trilhão, o paulo next week, o ministro palestrante. mais uma vergonha nesse governo de MENTECAPTOS E MALANDROS . infelizmente votei nesses shit bags , fui enganado.

    1. 2-Ninguém é contra o Auxílio , e quem é contra è idiota, o que todos de bom senso estão criticando é que para fundo eleitoral , tratoraço e outras falcatruas tem DINHEIRO, entendeu ou quer que DESENHE??? Gado isto não é um jogo , simples se fizer a coisa certa se reelege, é que por pessoas como vocês eles acreditam que o Brasil só tem IDIOTAS!!!

    2. Vamos lá então; Sabe para que serve a Bolsa de Valores??? Não é para especular, é um investimento a longo prazo que mede a seriedade econômica de um governo, nos EUA è um tipo de previdência e até para futuro pagar faculdade dos filhos; este investimento vai direto nas empresa e mede sua credibilidade, gerando empregos; por isto não podemos ser comandados por Picaretas e Amadores!!!Os gravatinha são os que trazem investimentos para o Brasil em Energia, Saneamento, ciência e infraestrutura etc..

    3. Você e trouxa ! Facilmente enganado! Agora sendo enganado por está revistinha!

  25. 2-problema, nós temos ; Pazzuquidroga na Saúde e Pazzufria na Cultura, Pazzuroma na Cidadania,Pazzudamares das Mulheres, Pazzulorenzetti no Trabalho e previdência, Pazzubraga na Defesa e Agora Pazzutragigogóguedes na Economia!!!O problema do Idiota , não é ser Idiota , é ser um “IDIOTA COM ATITUDE”

  26. 2-O Jumento Mor é tão Burro, que ele anunciou 400,00 de auxílio par caminhoneiros, não fala com ninguém, por isto o Seg. escalão se mandou todo, com este anúncio o que acontece advinha???o U$ SOBE , aí vêm aumentando do Diesel,gás e gasolina, ou seja , ele fala , não consulta, da de um lado, tira de outro, ele acha que estes jovens não tem caráter, igual ao Gogó Guedes!!!

  27. O problema não é ter votado nele Ney,o que muitos que votaram como você é eu , não conseguimos entender como continua existindo este “TIPO” de “PATRIOTA”, vulgo GADO,que continua apoiando este desgoverno, corrupto e totalmente sem rumo , só a mercê de uma tentativa de reeleição!!!! E o Paulo Gogó Guedes , está lá , só por Vaidade , e não dizer que foi incopetente!!!Eles estao conseguindo o Máximo , destruir Tudo , Economia, Social , Educação e Seguranca!!!

    1. Eu não votei, pois estava fora do País, mas fiz campanha pra esse “louco, psicopata, demoníaco, enganador”. Não entendo como há pessoas que não enxergam isso! Estamos acelerando nossa queda para o abismo da inflação, que é o mal dos males , PRINCIPALMENTE para os mais pobres que eles dizem querer proteger. Um bando de cobras venenosas e traiçoeiras!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO