DiogoMainardina ilha do desespero

O grande sono

22.10.21

Michel Temer tira cem mil leitores por dia de O Antagonista. Foi assim na segunda metade de seu mandato, quando ele conseguiu sedar o impeachment, comprando o Congresso Nacional e mancomunando-se com o STF. A sangria voltou a ocorrer agora. Desde que ele salvou Jair Bolsonaro do impeachment, resgatando-o da farsa golpista de 7 de setembro, cem mil leitores por dia sumiram do nosso site.

Entenda, por favor: o faturamento da minha empresa cai com Michel Temer, porque a perda de leitores tem um impacto na área de publicidade, mas o tema desta coluna é puramente sociológico, e não comercial. Michel Temer abate e deprime a sociedade inteira. A fuga, de fato, não se restringiu aos leitores de O Antagonista – ela afetou todos os brasileiros, como se viu no fiasco dos protestos contra o sociopata. De um dia para o outro, os bolsonaristas escaparam das redes sociais, os lulistas escaparam da cadeia e os terceiristas escaparam do planeta. O asco do eleitorado pela escumalha brasiliense aumentou descomunalmente. Ao mesmo tempo, aumentou também o sentimento de que a pasmaceira nacional é imutável e eterna. A certeza de que jamais seremos capazes de nos livrar dessa bananice, nem se fincarmos uma estaca no peito de Michel Temer, prostrou e paralisou o Brasil.

Desoladoramente, fomos dominados por um torpor patológico no momento em que o engajamento seria mais necessário e urgente. Em vez de estarmos esperneando nas ruas, nas redes sociais e na imprensa, com o propósito de pegar o sociopata pelo cangote, arrancá-lo do Palácio do Planalto, condená-lo pelas monstruosidades cometidas durante a epidemia e trancá-lo para sempre numa masmorra, estamos esparramados na cama, em estado comatoso, à espera de um choque nas urnas, daqui a um ano.

A corrida presidencial vai restituir os cem mil leitores que Michel Temer tirou de O Antagonista. Talvez ela seja capaz de restituir também um mínimo de linfa para o eleitorado exangue. Pessoalmente, conto com a candidatura de Sergio Moro para me levantar da cama e me arrastar até o computador. O ódio que ele desperta em gente que eu desprezo vai me animar durante a campanha. Dependendo do resultado final, porém, corremos o risco de uma parada completa. A OCDE, alguns dias atrás, avisou que o Brasil pode permanecer estagnado pelos próximos 40 anos. A coisa é plausível, uma vez que já estamos estagnados há 40 anos. Pode ser que eu esteja contaminado pela abulia doentia provocada por Michel Temer, mas meu palpite é o seguinte: ou acordamos imediatamente, ou vamos dormir para sempre.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não adianta só um presidente bom. Se não trocarmos o congresso e o senado, qualquer um que entre fica refém deles. Nosso parlamentarismo disfarçado acaba por atrapalhar qualquer iniciativa no sentido de atrapalhar os interesses dos mesmos. Façamos campanha tb por um congresso melhor

  2. Prezado Diogo, acabei de reler seu texto. Vou reler de novo. E de novo. Isso me ajuda a passar o tempo que de fato parece cristalizado em um pesadelo real que é acordar todo dia, como no filme “O Dia da Marmota”, sob o mesmo dia! E, como no filme, o direito de acordar em um novo dia só se realiza após fazer tudo que é correto e necessário. Nosso novo dia só acontecerá com a posse do Moro Presidente.

    1. Meu recado é... continuem !!! só gostaria de informar que percebo falhas no site... o site para assinar a revista precisa ser mais simples... por exemplo: eu fiz a assinatura completa... mas nunca tive acesso ao antagonista +. E. gosto demais das reportagens de Claudio também... se liguem nesta questao burocratica também. Para finalizar, afirmo que vcs são otimos... Sigamos na [email protected]

  3. Fato. O cenário politico brasileiro está tão cansativo quanto a Globo. Difícil ter paciência para parar e ler / ouvir algo na TV ou no jornal. Leio livros e estudo. Muito mais produtivo e nada brochante .

  4. Diego é com um ex juiz que adota a regra de que os fins justificam os meios que vc acha que o pais vai acordar? É com uma tese leninista. Vc precisa acordar agora e ver as outras altenativas pra 3 via Eduardo Leite adota o programa de Mario Covas e pede o fim da reeleicao e choque de capitalismo Leite foi vereador,prefeito e como governador do falido RS saneou o estado e baixou imposto e sabe que a ynica maneira de melhorar a vida do Brasileiro é com crescimento economico sustentavel

  5. Estou exatamente no mesmo estado de espírito que você, querido Diogo. Grito o mais alto que posso, nos comentários, no twitter... mas parece que o povo enlouqueceu... um torpor coletivo... ninguém reaje aos descalabros que os bandidos da câmara renovam a cada dia... Só um milagre! Não durmo direito, não como direito... horror com o cenário dantesco... e a massa alienada assistindo porcaria nas tvs... é desanimador. O Mário está igual. Não sei como vamos aguentar.

  6. Faço tuas palavras as minhas...que tristeza me abate com estes imundos que calam nossas vozes....talvez eu tambem não acorde mais em minha cama(no Brasil)....

  7. Diogo sai da cama para o computador e isso não é o bastante para ele entender o Brasil, o Brasil real, que faz mercado com pouco dinheiro. Aposta novamente num pessedebista ( Moro é o mais puro sangue PSDB) para tentar nos salvar. Vê-se que não temos mesmo solução. Moro é opção viável para Diogo e só para ele.

    1. Ele escreve dos seus aposentos do velho continente, tão desconectado da realidade brasileira quanto o Dória...

    2. Tás totalmente enganado chapa.. moro ta nas cabeças..

  8. Resumo da ópera, todos temos nossas esperanças e preferencias pessoais. Porem, se não aparecer uma opção viável, e ficarem o Lula e o Bolsonaro para o segundo turno, quem merece ser eleito? Essa é pergunta que todos nos devemos fazer todos os dias. Lembremo-nos que a evasão ou voto nulo favorecerá quem estiver na frente. Eleição no Brasil é a arte de se escolher o menos pior.

    1. Durante os meus 64 anos de vida, fiz a escolha do 'menos ruim" em eleições várias muitas vezes. Hoje vejo onde essa escolha nos trouxe. É tempo de não nivelar mais por baixo. Se a escolha for entre o ruim e o pior, NENHUM é a opção inovadora. Que o ganhador vença com o mínimo de votos e não se sinta o ó do borogodó com 50 zilhões de votos a nos jogar na cara por 4 anos. Melhor anular e ganhe o ruim ou o pior, com poucos votos.

  9. Verdade, Diogo. Parece até que você lê os nossos pensamentos, é perfeito na análise sobre o que queremos e precisamos. O Brasil NECESSITA URGENTEMENTE de CANDIDATO HONESTO, que NUNCA foi político e que SEMPRE FEZ A COISA CERTA. É isso que dará a ESPERANÇA de dias melhores. Obrigada por você falar, pelo Antagonista e pela Crusoé. Estamos juntos nesse pensamento.

  10. Deveria dormir para sempre; maisnada você e um covarde! Sem moral. Penna que ainda tem alguns aqui e m baixo que te atura! Mas seu tempo já era e a sua revistinha também! Meu pêsames!

    1. Covarde é você que usa o anonimato para atacar pessoas do bem! Você nem sabe escrever em português direito!

  11. o Congresso está comprado e o povo anestesiado de tanta maluquice do presidente. Talvez, acordemos com a carestia dos básicos.

  12. Ultimamente, tenho até medo de vir ao noticiário. Além de Crusoé, Estadão e Gazeta do Povo, sendo esta última um tanto bolsominion, que eu acompanho, desanima a leitura pelo horror que se vê. Tudo pode nesse governo? Quantos mal feitos e ninguém age? Só a Providência! Divina!

  13. A pasmaceira nacional é tudo que a gentalha espera. A república bananeira teria a sina de andar sempre para trás?!!! Mas sobra um fiozinho de esperança teimando florecer no nosso coração.

  14. Diogo vc tem razão, como sempre aliás. O desânimo dominou os que acreditavam em uma reviravolta na história deste país, ao imaginar uma punição imediata do chefe maior da nação pelo impeachment. Contudo, acredito que a candidatura do Dr. Sérgio Moro se consolide e traga esperanças renovadas aos que aguardam por mudanças, quiçá, em 2022.

  15. Diogo, discordo. O Brasil não está em sono algum. A população foi picada pela mosca tse-tse desde tempos imemoriais. A passividade da população em aceitar políticos medíocres e corrupção sistêmica é apenas mais um caso grave de saúde pública.

  16. Maynard, louvo a sua disposição para a feroz luta que travaremos contra um desequilibrado e irresponsável presidente. É tão covarde que para apaziguar problemas diplomaticos, se socorre da raposa mais nefasta que militou na república, MICHEL TEMER, que também foi chamado pelo MITO a interceder a seu favor junto à um ministro do STF.

  17. A constatação quanto à desilusão dos brasileiros é correta. Agora, glorificar Temer neste artigo, é besteira. Mas talvez Crusoé recupere mais rapidamente seus leitores se caprichar mais na informação e menos na opinião ou na versão.

  18. Parabéns pela excelente revista so fico triste que tem alguns artigos que gostaria muito de compartilhar para ver se esse Brasil acorda !! Ta um sonambulismo De quinta …

  19. Para mim so tem Sergio Moro como presidente e a nossa única sadia desse lamaçal que esses dois Lula e Bolsonaro nos colocaram !!

  20. Lula e Bolsonaro são bons encantadores de idiotas. Uma disputa eleitoral entre esses dois pilantras no segundo turno, envergonharia o Brasil perante as Nações. Por um Brasil decente SERGIO MORO Presidente!!!

    1. Gostei.....Para um Brasil decente. Sergio Mouro presidente.

  21. Parabéns mais uma vez. Te admiro demais. Não tenho mídia Facebook etc nem faço parte de grupos de WhatsApp. Parece que sou alienado? Não! É que já vi vivi e sofri um bom tanto nesses longos 65 anos de vida. Mas o que m conforta é ter vcs da cruzoe que abordam o importante sem nos manipular. Abraços a todos vcs

  22. Concordo com a sua opinião Mainardi. Michel Temer foi um verdadeiro trapalhão, quando se meteu com o caso Bolsonaro e o 7 de setembro. Mas no caso Dilma, ele foi esperto demais. Aguardo com muita esperança a terceira via com Sérgio Moro.

  23. A perda de assinantes não se deu por causa do Temer.O Vampiro não tem o poder.Ainda assino a revista e o A+ por causa da informação.Se fosse pela opinião já teria desistido. Não consigo mais dar LIKES p o Cláudio mesmo assistindo todos os dias. O fato do JB ser 1 imbe cil não faz dele um genocida ao defender o tratamento precoce. Jornalista não pode julgar, principalmente se só acredita em "especialistas" da folha e do globo, que adoram holofotes e kgam ciência e certezas.Perdi gente queridatamb

  24. Este é o meu sentimento também, não temos para onde correr? Um real desvalorizado, sem perspectivas de um Brasil melhor. Falar em Lula me dá náuseas e depressão só de pensar em segundo turno entre Lula x Bolsonaro

  25. reli o que Mainardi escreveu e fiquei PASMO . escreveu bonito em linguagem intelectual que idiotas sem saber interpretar aplaudem ou ignoram . traduzindo firmo convicção .. Diogo enlouqueceu e o mal é incurável.

  26. Isso mesmo, também levanto da cama com a esperança de um político decente no comando deste país. Chega da antiga política, torço por Moro !

    1. Eu também torço por Moro Presidente e Simone Tebet vice. pra frente Brasil.

  27. Parabéns Diogo. O meu marido é brasileiro e, daqui de Portugal eu sigo atentamente O Antagonista, o Diogo, o Mário e não sei onde vocês vão buscar forças, energia e ânimo para continuar. Mas eu quero que continuem e, principalmente o vosso país PRECISA que continuem, pois, de outra forma, é o caos (pior ainda). Cumprimentos e força!

    1. O Maurício tem marido, éh? __ PQP!, o nosso planeta está doente mesmo.

  28. este é mesmo o pais dos desmemoriados e até parece que a pandemia aqui foi de Alzheimer . quem dias atrás pontificou nas TVs preso algemado com direito a cela especial da PF? o dr. Temer ou não foi? senhores sejam mais coerentes e honestos OU comprem uma sativa melhor pois a que usam é pura bosta de jegue e come seus cérebros já podres . vão lamber xuxu babacas.

  29. Cirúrgico como sempre, Diogo! Depois de ler a sua coluna, também vou me arrastar até o meu notebook e mandar um e-mail para o MBL para tentar convence-los a irmos às ruas pelo impeachment do Artur Lira e do Augusto Aras, pois, na realidade, eles são os maiores problemas do nosso país atualmente.

  30. Tava concordando contigo… pois tbm estou em estado de asco letárgico. Mas, depender de Sérgio moro pra sair da letargia, vai te matar de inércia

  31. Se continuarmos com este Congresso com a maioria de desqualificados e bandidos e um Supremo de péssima qualidade, com exceção de poucos com qualificação pra serem considerados Ministros, nenhum brasileiro competente, honesto e interessado no bem do Brasil conseguirá tirar o País do buraco e realmente levá-lo pra o futuro de progresso, com educação de 1o.mundo, cultura, ciências e consequentemente orgulho de sermos brasileiros

  32. Diogo não se iluda achando que só você pensa assim. Muitos de nós pensamos. O que está acontecendo? Por que o país não reage? Talvez porque quando reagiu produziu um monstro que está difícil de abater.

    1. Concordo, temos medo de errar de novo. Mas temos que mudar e hoje só vejo Moro capaz de trocar o clima toma lá dá cá em clima de avante Brasil. Pelo menos temos a garantia da boa intenção. Moro 2022

  33. E a enquete para PR 2022 não para, uma nova já está em andamento com pequenas alterações nos protagonistas, VEDE! __ Bolsonaro MITO __ Ex-Detento Cachaceiro e Maior Ladrão da História da Humanidade __ CâncroCiro __ Moro Iscariotes __ Agripino __ Mutretta "Fique em casa até faltar ar" __ Santos Cruz "Melancia Traíra" __ Datena __ CB - Daciolo __ Marina "Who?" Silva. ___ Com esta catrevagem, o MITO fatura em 1º Turno facinho, facinho, .. kkk!

    1. Xiiiii tem muito mais do que erva. Quantas toneladas foi rouba-la da PF???

    2. Comeu capim estragado, gado? O corno genocida, seu padroeiro, vai para a cadeia.

    3. quanta bos* pi, quanta mer* pi, sai da boca do gado......pi...nyco

    1. E o que você no presente? É melhor? Seres inteligentes não querem nem Lularápio e nem Bozogenocida. Cair na dualidade, tal como você está fazendo, é sinal de decrepitude.

  34. O Diogo tem razão, daqui um ano os MUARES serão eletrificados, choque de alta tensão, basta conferir a última enquete para PR. 2022 da "eleições ao vivo". Confiram os números: Total de votos: 2.138,632. __ Bolsonaro MITO: 46,5% __ Ex-Detento cachaceiro e maior ladrão da História da Humanidade: 18,2% __ Hang: 13,5% __ CangaCiro: 8,9% __ Moro Iscariotes: nímios 8,2% __ Datena: 2,0% __ Temer "Sempre pela garagem, viu?": 1,1% __ CB-Daciolo: 0,8% __ Alckmin "Santo": 0,6% __ Marina "Who?" Silva: 0,3%.

  35. Longe de mim aparecer como uma sumidade, apesar da minha formação como jornalista, bacharel em direito (sem registro oab por decisão pessoal, e publicidade e propaganda. Nada a ver, mas me atrevo a um diagnóstico, caro Diogo, qto às defecções da Crusoé/Antago-nista e cia. Esse sempre será o ônus da independência editorial. A primeira leva de leitores deveu-Se aos militantes direitistas, certos de que as publicações eram ideologicamente bolsonaristas. Obviamente,…

    1. 4- e pra terminar. Até entendo que vc considera como seu principal algoz, o dissimulado Temer, mais por conta da sua maléfica influência e seus desacertos institucionais. Todavia, o seu infortúnio- se assim posso dizer- tem sido o de crer que vc conseguiria magnetizar a minoria dos brasileiros esclarecidos (minoria, porque o são mesmo) e convencidos de que o BR já merecia um veículo que investisse na linha editorial independente. Isso até pode acontecer, quem sabe daqui a 300 anos.

    2. os leitores, se decepcionaram, e na mesma velocidade com que aderiram, desaderiram. Esta é a sina da midia independente e comprometida com a divulgação de fatos verdadeiros. O capital e os governantes são implacáveis com a liberdade de expressão. E se tiverem, como no BR, a cumplicidade criminosa dos demais Podres Poderes, é o que basta para esses corajosos jornalistas verem seus projetos terem vida curta. Não mudará forever. É triste mas é verdade.

    3. 2- que a cambada pró-bolsonaro, no embalo da vitória eleitoral, elegeu a revista e o site como o escoadouro ideológico de suas fantasias de poder. Por outro lado, tendo o Mainardi, por sua linha opinativa corajosamente Anti-Lula, sobejamente conhecida pelos seus seguidores e leitores, nenhum indivíduo sabidamente esquerdista jamais faria assinatura nesses veículos. Na medida dos fatos, ao carregar suas tintas numa linha editorial crítica ao governo empossado, pelas razões evidentes, e justas,

  36. O Diogo psicopata tem a insolência de falar em "monstruosidade" cometida pelo presidente. A Itália vacinou apenas 42 milhões de pessoas, já o Brasil do "sociopata", já vacinou 108 milhões de pessoas, sendo o 3º país que mais vacina no mundo. Pra mim, "Monstruosidade" foi a rapinagem do PT durante seus mandatos (Mensalão e Petrolão), considerado o maior roubo de todos os tempos.

    1. o bostonaro pelo q eu saiba n vacinou ngm. por ele estariamos no 0 x 0

  37. "... fiasco dos protestos contra o sociopata ...". __ Até hoje o Diogo y sus burritos doutrinados estão em estado de choque com a maior manifestação de todos os tempos em apoio a um Presidente, eleito democraticamente. Agora, o Diogo sonha em ir pra rua pegar o MITO pelo cangote, que rua?, se aí só tem canais de água contaminada, ... kkk! . __ Continue nesse teu marasmo, nesse teu estado comatoso e durma para sempre. ____ MITO 2022, a última TRINCHEIRA contra o comunismo.

  38. Nunca parei de gritar e espernear contra o sociopata no Twitter.Vc tem razão sobre a apatia que se espalhou pelo povo brasileiro. Antes recebia mais retorno. Agora a oposição não me apoia e nem os b-minions me xingam mais rs. Parece que estou gritando sozinha no meio do deserto.

    1. Então pq vc paga pra ler a revista dele? Vc é doida?

  39. Mainardi meus sentimentos após 7 de setembro são muito parecidos com os seus! Estamos todos entorpecidos pelos acontecimentos em todas as esferas. O que está me deixando mais desanimada é pensar o que o Moro ou outro conseguiria fazer frente ao Congresso que temos, neste regime político vergonhoso!

  40. Mainardi, hoje me animei mais um pouquinho, ouvindo Nando Moura no Papo Antagonista. Parece que ele e Gentilli estão dispostos a ajudar Moro em sua campanha. Acho que eles têm grande potencial de comunicação e são muito cultos. Espero que Moro sej muito bem recebido por todos. Moro é humilde, sério, capaz e aceitará boas idéias e sugestões. Torço para isso. #SOUMORO

  41. Chegastes ao " Santo Graal "... República : Forma de governo onde o político gerencia bens público no interesse d Povo ( Cícero). RECORRUPTA : forma de governo onde AGENTES gerenciam em proveito próprio bens de propriedade do Povo(eu) Recorrupta Federativa do Brasil . Engavetamento , segredo deJustiça e prescrições de processo contra agentes do mal confirmam o aparelhamento do Estado. MORO os enfrentou. Daí o ódio. #M22.

  42. Também me sinto assim Diogo meu querido , cada dia pior que o anterior....tambem a candidatura do Dr. Moro poderá me reanimar....oxalá....

  43. Deitado em berço esplêndido, é o destino imutável do país. O esplêndido anima um pouco o ego nacional. O Brasil é sempre o país do mesmo. Uma entranha em seu intestino.Não há nada de positivo para uma mudança em nosso desenvolvimento econômico e dai um desenvolvimento social, nesta ordem. Governantes, parlamentares, ministros do STF, são grupos que não pensam o país.Pensam no interesse pessoal, político partidário, corporativismo, paternalismo, populismo, etc. O produto não pode ser outro.

  44. No momento, estou torcendo para que Sergio Moro não se candidate. Votaria nele por convicção. No entanto, acredito que somente Ciro Gomes tem chances reais de derrotar a dupla maligna: Bolsonaro e Lula: o mentecapto e o ladrão.

  45. Caro Diogo, estou c/ vc. A campanha d Sérgio Moro p/ conquistar a Presidência me anima a lutar contra o desânimo, a decepção, a falta d esperança. Esperamos q Sérgio Moro ajude a colocar o Brasil no rumo à modernidade, rumo ao progresso, saúde de 1ª qualidade = na Inglaterra, França e Alemanha, educação de 1ª = nos EUA e Europa, justiça q seja celere e justa, fim dos privilégios e foro privilegiado, prisão em 2ª instância, Liras, Renans, Gilmares Mendes e Dirceus na cadeia c/ voto distrital puro

  46. A LARGADA SERÁ COM A CONFIRMAÇÃO DE MORO PARA PRESIDENTE. CREIO QUE MUITOS NÃO SE MANIFESTARAM PQ NÃO TERIAM UM CANDIDATO PARA DEFENDER QUE NÃO SEJA A DUPLA BOZO-LULA. ENTENDO QUE A SOCIEDADE VIVE UM MOMENTO DE TOTAL DESCRENÇA E ISSO SERVE PARA QUE O MILICIANO AINDA PENSE EM DAR UM CAVALO DE PAU, O QUE É IMPOSSÍVEL, MAS ACREDITO QUE A MUDANÇA DE PENSAMENTO ESTÁ ACIMA DE TUDO. OS PROCURADORES E POLICIAIS FEDERAIS DA LAVA JATO DEVEM SE UNIR NESTA MISSÃO RUMO AO CONGRESSO. SALVE MORO E A LAVA JATO!

  47. Se Sergio Moro confirmar sua participação no pleito, haverá um despertar imediato daqueles que não tem bandido de estimação e muito menos idolatram políticos, esses tem que ser cobrado 24/7. Falta pouco para sabermos se teremos um candidato confiável que não faça parte do sistema/mecanismo.

  48. O engraçado eu estar lembrando das lutas qdo fomos às ruas pela Lava jato, contra Lula, Dilma … e hoje estamos morgados. A pandemia fez isso, mas tenho fé que vamos todos levantar em 2022 e lutar contra esses políticos ladrões que acham que o povo não tem poder de derruba-los, e como temos.

  49. Não tem nada haver com Michael Temer... é que Antagonista e Crusoé é repetitivo de mais. Além do mais, deram importância a pessoas tipo Renan Calheiros... Tudo que é feito pelo Brasil é criticado. Será que esse novo governo não nada até hj que mereça uma matéria positiva. Eu também vou cair fora dessa assinatura. Afinal, faz um mês que perdi o interesse pela revista Crusoé.

    1. ... Não tem nada a VER com MiCHEL Temer ... Antagonista e Crusoé SÃO repetitivos DEMAIS. ... Vá se catar. .... governo NÃO NADA. .... Governo tem de governar.

    2. E porque não saiu ainda e fica perdendo tempo em ler e comentar as colunas da revista? Se for por falta de adeus; ADEUS!

  50. Graças à TEMERidade , o impeachment que estava quase ao alcance volatizou-se embrulhada nas palavras da malfadada carta . Enquanto a banca que guarda o cofre não entrar na jogada e virar a mesa , nada acontece . E.... a farra continua, e para a equipe política está prá lá de especial ! Bolsonaro gargalhando como fazem as hienas risonhas .

  51. Terceira via , concordo , mais ainda com o Moro.O que eu discordo totalmente e numa revista como essa , espaço para um senador "sem papas na língua " há pouco tempo era confidente do 00 ... cem mil e mais um .

  52. Perfeito na sua análise Diogo. O sentimento de impotência contra essa corja política e tão grande que a sociedade está anestesiada diante de tanta barbaridade é que só cresce. Sei que você não acredita, mas peço a DEUS que Moro de candidate. Sei também que ele sozinho não resolverá o problema , mas certamente é o único que conseguirá nos dar alguma esperança.

  53. Que Sérgio Moro tenha como primeiro mandamento em suas tábuas da lei para 2022 : " Que o Povo Brasileiro não se arrependa dos votos à minha pessoa em 2022." Que Sérgio Moro tenha em sua mente , um mínimo para o desenvolvimento deste país.

  54. A questão é: a população de algum modo se levantou para tirar o PT, festejar a lavajato, mas essa mesma população, com pelo menos 4 ou 5 boas opções p/ votar, preferiu levar ao 2turno o q havia de pior. Afinal, era a mesma população q foi capaz de reeleger Dilma... e a mesma população que vai votar em 2022... ainda q a pandemia possa ter levado alguns, ñ sei se isso modificou em essência o q move a mente desses q são capazes de eleger presidente, mas incapazes de avaliar a decência do sujeito.

  55. Verdade, eu sou uma dos brasileiros acometidos desse torpor patológico. Tenho passado ao largo das ditas redes sociais, limitando-me a espiá-las de vez em quando. Só não deixo de ler O Antagonista e Crusoé, na esperança de me curar, mas a dose do remédio não tem sido suficiente.

  56. De alguns anos para cá, este país está voltando para a Idade da Pedra. Os governantes não têm o desejo pessoal de, no mínimo, levar consigo, na saída do Planalto, a comemoração de ter realizado um mínimo para um desenvolvimento. De Século XXI, somente temos neste país, a esperançosa chegada do 5G. Onde está o material HUMANO neste país?

  57. Que a 3A VIA chegue ao fim de seu mandato, agradecendo, sim, por ter realizado o máximo possível ao mínimo desenvolvimento deste país chamado Brasil, subdesenvolvido.

  58. Q CONVERSA MALUCA E ESSA! RAPAZ CUIDADO, VOCE CORRE RISCO DE SE ENFORCAR! CARAMBA, SERÁ QUE ALGUEM GOSTA DE VOCE!? SE TA MALUQUINHO! SÓ INTERNAR! GENTE POR FAVOR AJUDE O MAISNADA!

    1. Tá doido vc? Mainardi é tudo de bom! Ele é o antagonista personificado. Tem a Jovem Pan pra vc usar seu cerebelo kkkk Abraço

  59. Peço ajuda a Deus, mas peço que venha ele pessoalmente, porque a coisa está braba, não é para filho nem para anjos, tem que ser ele mesmo.

  60. Vc conhece a oração: "Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo…”? Este é o país que deu certo para a elite e seus satélites que o dominam. O país do futuro que nunca chega pertence àqueles mantêm o primeiro.

  61. Concordo que todos que são honestos só querem uma coisa, como é seu caso, morar fora do País, porque realmente os fatos comprovam que aqui é terra de bandido.

  62. Mainardi, eu passei pelos 27 anos, mesmo envenenando o meu corpo e mente, com muita droga, bebida, e ouvindo rock, vendo estrelas morrerem com essa idade. Já passei também da idade da razão. Sou um pessimista a curto prazo, e um otimista a longo prazo, no destino da humanidade. É o subterfúgio mental que uso, para levantar da cama todo dia. MAS POR VEZES, SOU TOMADO POR UM ENTUSIASMO, como agora com a candidatura do Mor🇧🇷. Eu acho que temos uma GRANDE CHANCE COM MOR🇧🇷. Vamos acreditar.

  63. Uma estaca ( metafórica) no peito de Michel Temer resolveria vários problemas. Também me nutro do ódio, de gente que desprezo, a Moro. E acredito que a candidatura, em breve, de Moro vai chacoalhar e acordar muita gente.

  64. A falta de caráter, honra e justiça defendida por políticos e defensores deste "método " me fez perder a fé em uma solução. Ninguém tem mais vergonha de defender o indefensável. A derrota de Lira ontem me deu uma pequena esperança , mas precisamos de muito mais que isto. E pensar que me ofendia quando outros países falavam mal do caráter do brasileiro. Sinto que o Brasil é paciente terminal prestes a ter o respirador retirado.

  65. Moro é a esperança de um Brasil melhor. Estamos andando de ré, já caindo no abismo da ignorância, da corrupção, da insensibilidade, do mal....

  66. Diogo, tem o Eduardo Leite também. Ele e Moro podem fazer uma dupla ótima e aquele com melhores condições vai na cabeça e o outro na vice.

  67. Exato,certeiro, Diogo! Eu sou uma entre tantos que não acredita que este país seja minimamente desinfetado depois do que fizeram com a Lava Jato e os criminosos que ela apontou. Não acredito porque o cerne do problema é o povo brasileiro, ele é o responsável e se prova, mais uma vez, o quão verdadeira é a velha máxima, " o povo tem o governo que merece".

  68. Desistir jamais pois tem gente como o Sergio Moro que nos mostra que lutar é preciso. Não está morto quem peleja! O drácula é parte do esquema que nos infelicita e rouba, inclusive as esperanças, mas vamos em frente.

  69. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  70. Prezado Diogo, você continua sendo (em O Anta e na Crusoé) uma luz a mostrar a opção que temos: Moro Presidente! Ironias e desânimos em nossa caminhada são próprios do biorritmo de cada um. O que o Moro desperta chama-se, acima do ódio, pavor nos que têm certeza de que seus dias de rapinagem estão em contagem regressiva.

  71. Esses fenômenos são cíclicos Mainard. Na ditadura durou vinte anos. No petismo catorze. Acho que no bozismo serão quatro. Esperemos que. Dória não atrapalhe.

  72. o povo comum só quer sossego, trabalhar e pagar as contas. Ter que ficar vigiando político cansa! Eu estou cansado de tentar ser otimista e depois me decepcionar, quando pensávamos que o país tomaria um rumo mais decente (com a lava jato), logo depois os mesmos pilantras deram a volta por cima e hoje os procurados estão pagando caro por cumprirem com suas obrigações. A inversão de valores assusta qualquer pessoa.

    1. Tem razão. A apatia vem daí. Quando percebemos que " a gente somos inútil ".

  73. Obrigado pela persistência, Diogo! Eu acredito que a verdade prevalecerá. Lula e Bolsonaro não conseguirão se safar tão facilmente. Sempre haverão os "subornáveis", como disse Antonio Risério, mas acredito que a reação dos caminhoneiros ao "bolsa diesel" é um termômetro: "o caminhoneiro não quer esmola, quer dignidade, quer os compromisso que foram assumidos e até hoje não saíram do papel" Ladim, o Chorão.

  74. Penso diferente sobre o fato real de o desanimo ser grande ... Acredito que isso mostra que ninguem esta empolgado com as duas opçoes que apareceram. Por outro lado, interpreto como um sinal de que surgindo uma terceira via, esta vai ser a vencedora. Torcendo para Moro sair candidato ou apoiar alguem ja escaldado como nos.

  75. Fui à Avenida Paulista e continuo assinante d'O Antagonista. Mas admito que o desânimo é imenso. Só não é maior porque o Congresso barrou a temporariamente a [email protected] do Artur Lira. Esse povo traz à tona os meus piores instintos.

  76. Fui à Avenida Paulista e continuo assinante d'O Antagonista. Mas admito que o desânimo é imenso. Só não é maior porque o Congresso barrou a temporariamente a [email protected] do Artur Lira. Esse povo traz à tona os meus piores instintos.

  77. DM, senta e chora tomando um vinho e mastigando um queijinho italiano, talquei? Venha aqui passear nas periferias ou nos centro das cidades, onde o povo aglomera, pra você entender que o que você mais quer não é o que a maoiria quer. Queremos um Brasil melhor, mas com o menor trauma possível.

  78. seu Site é bom, mas TODA HORA não permite ao ASSINANTE COMPLETO E ANUAL, JÁ PAGO EM ANTECEDÊNCIA, de poder acessar ao site! Eu mesma já pensei muitas vezes denunciar por desserviço, acabei mandando e mails para refazer o processo! Leio MUITO MENOS O SITE DO QUE LIA,

    1. Na última renovação fechei o pct completo, mas dias depois desabilitaram a leitura do app Antagonista. Só consigo acessar a revista.

  79. Tenho dito, que precisamos voltar às manifestações de rua, urgentemente, senão as milícias continuarão dominando o país, e seremos sempre como uma Argentina ou Venezuela.

  80. Percebi q conheço muita gente em estado de abulia doentia, acho q essas pessoas sempre foram assim, e foi isso q, ao longo do tempo, nos fez chegar nesse atoleiro! Mas tem gente q tá correndo com outras coisas, por ex., essa pec5 (pela 1. X mandei msg p deputados p saber como iam votar nesse caso, coisa q nunca fiz, devo a mudança ao Antagonista e a Crusoé. É sério!). Aqui o q ñ falta são "outras coisas", inclusive, a luta árdua, diária p viver com o mínimo de dignidade. Bom dia, Diogo! E obrgd!

  81. Esse seu artigo só confirma análises individuais q eu vinha fazendo.Os brasileiros estão em estado de torpor, apáticos, prostrados ; cansados de tantas bandidagens e de todas as instituições que nada valem . Mas vamos reagir , minha gente! Mais política e menos futebol!!!!

  82. Sorry Diogo! Não gostamos de bolsonaro mas gostamos menos ainda de corruptos protagonizando CPI s e, infelizmente o jornalismo de vocês vem perdendo objetividade e oferendo materias como esta de hoje sobre a CPI. Dando uma ajudinha para eleger a escumalha corrupta deste país de novo?

  83. perfeito! Triste... eu mesmo jé desisti e "des-desisti" do Brasil algumas vezes... parece que nunca perdemos uma boa oportunidade de estragar tudo.. fomos dominados pelo centrão novamente e a polarização fez a sociedade ignorar os fatos e buscar culpa no outro lado... tudo correndo como planejado

  84. Estou acordada e lendo sempre. Qualquer movimento FORA BOLSONARO estou dentro. Mas concordo que está difícil fazer os bons brasileiros se mexerem. Acabo de sair de um Covid que não passou de uma dor de garganta graças à vacina, e ainda falam na cloroquina!! Será que posso continuar acreditando que o Brasil tem jeito??

  85. Diogo, bom dia. Para nós resilientes, O Antagonista é o último baluarte contra a apatia total. Muito obrigada por sua batalha diária que me mantém acordada.

  86. O Brasil está cansado , doente, desequilibrado, triste. Quem vai conseguir aplicar a injeção de ânimo com efeitos positivos?

    1. O Brasil sempre foi conhecido internacionalmente pela alegria de seu povo.

  87. O ódio que Sergio Moro desperta em gente que nós desprezamos. É isso que fará a sociedade sair deste estado de torpor. Vamos ao segundo turno, sim. E à vitória! Gilmar Mendes e toda a escumalha que ele tão bem representa vão ter que nos engolir.

    1. E o bebê chorão Rodrigo Maia? Vagabundo de última categoria?????

    2. A pandemia impediu muita gente de ir aglomer nas ruas.... A união entre os podres poderes para acabar com a lava jato , levou a essa "apatia". Só tem notícia ruim, o que reforça a alienação de muitos, mas acredito que o voto vai revelar a indignação que sentimos. Vamos continuar lutando!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO