SergioMoro

O destino de Pequod

26.03.21

​“Chamem-me de Ismael.” Com essa breve sentença se inicia Moby Dick, de Herman Melville, uma das aberturas de livros mais conhecidas da literatura. O recurso narrativo é a porta de entrada para o relato testemunhal da história do Capitão Ahab e sua obstinação para capturar e matar Moby Dick, a grande baleia branca. Os tripulantes do navio baleeiro, o Pequod, são seus reféns e compartilharão o destino fatal do capitão enlouquecido. Além das descrições realistas da prática de caça à baleia no século XIX e dos recursos retóricos e poéticos da escrita de Melville, Moby Dick é acima de tudo uma história sobre a obsessão e a loucura que muitas vezes a acompanham.

​Há várias interpretações sobre a caça à baleia branca. Para alguns, ela representa a luta do homem contra a natureza ou contra o próprio destino. Para outros, a baleia é a encarnação do puro mal, enquanto há quem vislumbre a sua caça irracional como uma metáfora sobre a tentativa fútil do homem desobrepujar Deus. Como diz o próprio Ahab, “os objetos vísiveis não são mais do que máscaras de papelão” — atrás deles, assim, pode-se encontrar qualquer coisa, a depender da interpretação. A história pode ser utilizada como metáfora para vários empreendimentos ou acontecimentos humanos, nos quais a busca sem freios por objetivos inalcançáveis resultaram em tragédia.

​A busca pelo poder e pela manutenção do poder é uma delas. Quem exerce o poder quer nele permanecer, seja pelo prazer de exercer o poder ou pelo próprio temor de perdê-lo. Mas o poder sem finalidade é vazio. A questão fundamental é se há um projeto que transcende o mero exercício autorreferente do poder pessoal. Não me convenço dos conselhos de Maquiavel, constantes em O Príncipe, para manutenção do poder. Melhor ser temido do que amado pode ser um conselho válido para o século XVI ou para os Bórgias, mas não para os tempos atuais, salvo para candidatos a tiranos.

​Li recente entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no Estadão reconhecendo brevemente o valor de meu trabalho como juiz e o legado da Lava Jato, mas ressalvando que, como ministro, não teria mostrado “muita apetência”, ou seja, apetite, pelo poder. Não interpretei como uma crítica, mas como um elogio. Ingressei no governo como Ministro da Justiça e Segurança para desenvolver um projeto, não pessoal, mas para o país, de fortalecimento do “rule of law”. Quando verifiquei que, independentemente do que eu fizesse, o projeto não iria adiante, por motivos que já expliquei exaustivamente no passado, eu simplesmente saí. Não sou daqueles que ficaria no cargo apenas pelo cargo ou em busca de miragens.

​Mas essa não é a praxe comum no mundo político ou da administração pública. Não raramente o detentor de um cargo o exerce pensando não em fazer o seu melhor, mas, sim, na oportunidade para obter outro cargo maior. Alguns representantes eleitos buscam, desde o primeiro momento, a reeleição, esquecendo que o exercício do poder que lhe foi atribuído tem uma finalidade maior do que a mera continuidade. Fazer a coisa certa sempre exige sacrifícios, inclusive o de ficar longe do poder. Vejo atualmente o Brasil com certa tristeza, mais de 300 mil mortos na pandemia, as dificuldades na economia e o desmantelamento de algumas conquistas institucionais do passado, como o combate à corrupção.

O Brasil parece, às vezes, uma nau sem rumo ou, pior, em direção ao desastre. É claro que o país é maior do que esses problemas e deve superá-los, embora o tempo seja aqui um fator relevante. Não acredito que o povo brasileiro tenha vocação para repetir o destino da tripulação do Pequod.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Muito bom texto, analogia fantástica! Prefiro mergulhar desse navio conduzido pelo capitão e voltar pra terra firme que não é plana. rs

  2. ....só para não deixar de comentar a questão política ...e a questão das máscaras ....já lá no final dos anos trinta no século passado Hitler e Stalin faziam um pacto ...e quem eram os patos (com todo o respeito a essas Nações e Povos) os Poloneses os Finlandeses e outros países e povos massacrados por essas duas pestes travestidos de gente! Dr Moro de novo muito obrigado por nos ter feito sonhar que o Brasil poderia ser para todos e não só para uma pequena corja de usurpadores

  3. Dr Moro! Seus artigos e análises são bálsamo para quem acredita que o círculo virtuoso deste Povo e País tem que começar!Há 45 anos atrás 60% população não usufruíam de saneamento básico ... e apesar de governos militares/esquerda/direita em períodos similares no poder esse percentual mantém-se assim como os déficits em tudo que e importante como educação e saúde!Porém a blindagem aos corruptos e a corrupção ganham em cada governo novos defensores ! Dr Moro o Sr fez-nos sonhar que era possivel.

  4. Muito poucos neste país tiveram a coragem que teve. Tem minha admiração. Temos que entender o problema para poder resolvê-lo: Problema: Como regra, pessoas competentes e íntegras se afastam da política; pessoas de má índole e mal intencionadas são atraídas pelo poder e impunidade. Dado: A justiça não funciona para os que detêm o poder. Solução: Precisamos candidatos competentes e íntegros na política; precisamos trabalhar com outros eleitores para elegê-los.

  5. Parabéns Dr Sérgio Moro pelo maravilhoso feito por nosso país junto a lava jato, tenho esperanças que o Dr possa vir a presidente da República, sei que esta política podre não lhe merece mas o Brasil sim!!!

  6. Uma vez que Sérgio Moro não mais está na Magistratura, nem no Ministério (nem na justiça, nem na política), e sofre ataques e bombardeios diários da esquerda, da direita e de setores internos maleficamente influentes do Judiciário, é de se imaginar a difícil encruzilhada em que se encontra: ou assume de vez, já, um projeto político definido, claro, objetivo (teria sido Presidente em 2018, se tivesse se desincompatibilizado até abril), ou assume um projeto no Exterior, preservando sua história.

    1. Concordo plenamente com você. Espero que decida pela candidatura à presidência da República.

  7. Análise perfeita sobre o momento político atual. O que ou quem está por trás das decisões de Bolsonaro e , agora , do STF contra o pessoa de Sérgio Moro ? Bem , José Bonifácio e Rui Barbosa foram exilados. O traço comum é que, assim como Moro, eram incorruptíveis , inteligentes e competentes. Jânio uma vez falou do poder avassalador das " forças ocultas ". Forçar um presidente e um Poder a agir contra uma pessoa não é coisa de " fracos "

  8. Continuo colocando o brilhante ex juiz nas minhas orações, pedindo que Deus o proteja e guarde a ele e sua família. Somos eternamente gratos ao bem que Moro fez ao Brasil. Jamais conseguirão apagar a esperança e luz que ele trouxe à escuridão, nos anos 2016, 2017 e 2018, muito menos a memória. Os brasileiros do bem o amam e o admiram e se me permite gostaria de deixar aqui uma frase que sempre repito nos momentos de desânimo: ...A diferença entre perder e ganhar é a persistência!

  9. Mesmo que as investidas contra a baleia branca em Moby Dick tenham sido intensas, ela nunca deixou de ser um gigante dos mares, na memória de quem leu o clássico, ainda que fosse a personificação do mal para uns ou simples força da natureza para outros. De fato o povo brasileiro não pode e nem deve sucumbir ao insano capitão do Pequod. Não o faremos. Qualquer que seja a decisão do nosso querido Moro terá o apoio dos que acreditam e apostam que as tempestades são passageiras e no bem do Brasil!

  10. Sr. Sérgio Moro: em tempos de Lava Jato, rezei por sua vida. Em tempos de Bolsonaro, rezei pela sua integridade. Hoje peço para que busque um novo lugar na história desse país tão tripudiado. Se não o de presidente, não o vejo com estômago para isso, mas como senador. Uma arena política um pouco menos selvagem, onde seu caráter, formação e erudição poderiam criar raízes, e lhe dar espaço para desenvolver o líder político que precisamos.

  11. Admiro muito o Sr ! Essa política que está aí , acho muito difícil mudar porque eles têm o aval de alguns ministros corruptos do supremo , a bandidagem a corrupção estão com as portas escancaradas! É tudo muito triste, ver todo empenho da lava jato e virar em água de Abóbora!!! Não me conformo !!!!

  12. Sei que é pedir muito, mas gostaria de poder votar em V.Srª em 2022. Ao vê-lo desapontado e decepcionado com Bolsonaro, sinto-me um pouco reconfortado por saber que pessoas sábias cometeram o mesmo erro que eu: eleger um sociopata.

  13. Perfeito Entendimento! Pena que seja uma raridade entre os Políticos e outros que exercem a Liderança, a esquerda, a direita, no Brasil. Como é sexta Feira Santa, cito: Quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á.

  14. Também não acredito que o povo brasileiro tenha vocação para repetir o destino da tripulação do Pequod. Excelente artigo, como sempre!

  15. A pergunta que teremos de fazer para Moro é: o Sr tem estômago para enfrentar a política brasileira? Está preparado para o jogo sujo e rasteiro? Se Ele responder sim as duas perguntas tem meu voto e faço campanha para ele. Se a resposta for não, devemos agradecer a enorme contribuição que ele já deu e seguir em frente.

  16. Excelente esse resgate de outro famoso capitão delirante. Nesse caso, a evocação do Capitão Ahab nos lembra das consequências nefastas que um líder demente pode provocar. O problema é que, voltando para a realidade, o Brasil pode, sim, naufragar como o Pequod. Não para sempre, mas por um período que poderá atravessar gerações. Lembrem-se das revoluções russa, chinesa e cubana e do nazismo. Quantas gerações foram arrasadas.... Poderemos seguir pelo mesmo caminho com Bolsonaro, PT e outros.

  17. Dr. Moro, muitas vezes penso se o Sr. não se arrepende de deixar um carreira sólida, segura e com muito sucesso em troca de um sonho de tornar nosso país melhor, será que se tivesse continuado na magistratura não poderia estar contribuindo mais com o futuro de nosso Brasil? Normalmente essas perguntas vem seguidas da resposta de que devemos lutar por nossos sonhos e que o Sr., assim como milhões de brasileiros, fomos enganados por um alguém tão malandro quanto os de antes. Continue a sua luta!

  18. Sérgio Moro é, certamente, um dos raríssimos homens que poderá dar um freio na falts de vergonha e pudor que encontramos nos atuais politicos. Tem caráter, inteligência, decência e capacidade para dirigir o Brasil!

  19. Registro minha admiração pelo Senhor, da mesma forma, me entristece os últimos acontecimentos em nosso país.

  20. Acho que precisamos tomar rédeas de nosso país e isto passa pela eleição do Moro presidente e Deltan no senado. Temos que mudar a classe política.

  21. Por favor, pense na possibilidade de vir como candidato a presidente da República nas próximas eleições. Mas faça-o logo, para termos não uma terceira, mas a melhor via para optarmos. #somostodosmoro

  22. E' muito triste o caminho que estamos seguindo quando tivemos um vislumbre do que seria um pais com menos corrupcao, parece que nao passou de um sonho, uma nuvem passageira. Parabens ao Dr. Moro e todo pessoal da Força Tarefa

  23. A democracia é uma falácia americana. Pior, uma utopia maior, bem maior que a utopia comunista. Nunca serviu ao Brasil.

  24. Minha admiração por Moro é gigante. Ele e Deltan me dão esperança mas é preciso ajuda-los nesta caminhada. Pode demorar , mas precisamos dar o primeiro passo.

  25. Parabéns Moro! Você é um brasileiro e patriota de VERDADE! Não desista de sua luta pelo Brasil! Ele precisa de pessoas de bem como você. Meu pai chegou ao Brasil em 49 fugindo do comunismo na Hungria. Naquela época conheceu me avô que lhe disse : Akos aqui no Brasil gente de bem não se mete em política. Nós temos de mudar isso!

    1. Sobre lula/bolsonaro, votaria até no Chico-Picadinho caso fosse ao segundo turno contra um desses dois, por votar no menos pior. Caso fosse o Moro, aí o voto seria positivo, em finalmente alguém decente para esse país.

  26. Pessoa lúcida, equilibrada, sem rancores, honesta. O Brasil precisa de você, Moro. Dê aos brasileiros de bem a chance de elegê-lo presidente da república.

  27. Ainda é cedo para Moro decidir. Mad está na hora de nós organizamos para construir sua candidatura. O Brasil é nosso e a omissão pode nos condenar a um provável pesadelo.

  28. Espero que Sérgio Moro não seja uma miragem num deserto sedento e o oásis não esteja lá quando precisarmos iniciar o verdadeiro processo de colocar este país no caminho que sonhamos. O texto é extraordinário.

    1. Moro teve sabedoria e competência para abalar o " sistema " que sufoca o desenvolvimento do Brasil. O sistema é formado por pessoas que manipulam os poderes da república. Estas ficam nas sombras manipulando os ocupantes dos três poderes, Quem são ?

  29. Parabéns!! Triste País o nosso onde não existe memória , e se repete sempre os mesmo erros . E se acredita sempre em “ Salvadores da Pátria “, que estão mas para salteadores , Lulapetismo de volta é inacreditável !! 😔

  30. Seu desalento, nessa matéria, é triste, porque espelha o desalento de milhões de brasileiros, com o futuro desastroso da Nau.

  31. Precisamos de um capitão para nosso barco, ou que seja um sub-comandante, mas precisamos de você em 2022 de alguma maneira, ou afundaremos de vez.

  32. Quanto mais observamos os fatos, mais constatamos a grandeza do trabalho da lava jato e de Sérgio Moro. Gilmar Mendes teve seus interesses frustrados por muitas decisões do grande Juiz de Curitiba, quando este alcançou muitos amigos criminosos daquele outro

  33. Excelente texto e conexão com o cenário que estamos vivendo hoje no Brasil ! In Moro we trust ! Não desista do Brasil ! Eu não desistirei !

  34. Confio e acredito em tudo que fez. Infelizmente este supremo .... julgar você ....uma ironia...um bando de ......nunca votam com coerência...votam oportunamente.....de acordo com o momento.....inacreditável o voto da Carmem Lúcia....me sinto sem esperanças....te desejo forças, q tenho certeza encontrará em sua família.

    1. Respeito sua opinião, mas discordo dela, pois nenhum homem poderá salvar o Brasil, só Deus e nosso Senhor JESUS CRISTO!!!

  35. Quando se tem determinados integrantes em tribunais superiores, escrito na testa como vai votar...que maravilha de imparcialidade.

  36. Grande Ministro Sérgio Moro, felizmente ou infelizmente (DEUS o sabe!), essa é a nossa dura realidade! Que DEUS ajude a todos Nós, Brasileiros! Amém!

  37. Mais do que nunca, se Sérgio Moro se candidatar à presidência, ganhará fácil! Precisamos de uma terceira opção! Lula, jamais votaria nesse verme. Bolsonaro, tá difícil também.

  38. Digníssimo Sérgio Moro. Metáfora apropriada a nossos tempos. Seu legado jamais será esquecido, pelos homens de bem. É um lamaçal fétido.

  39. Dr. Moro, tenho uma pergunta, que ate ja fiz em outros comentários. Como poder escolher os Juízes do STF, STJ, Desembargadores, TCUs, PGR sem ser indicação politica? Precisamos mudar esse mecanismo de escolher essa pecas fundamentais numa democracia. Enquanto tiver indicação politica para esses cargos sempre teremos, mendes, marques, tofolis e companhia... Gostaria de saber do senhor uma outra alternativa para esse problema, e que possamos começar a defender essa mudança. MORO PRESIDENTE..

    1. Perfeito! Essa é uma das razões da nossa fragilidade democrática. Enquanto isso acontecer estaremos permanentemente em risco

  40. Se quisermos livrar o Brasil da tragédia bozo-petista temos que criar as condições para colocar lá alguém confiavel e que compreenda claramente o que é necessário ser feito sem populismo. Só depende de esclarecer a população. Cada um de nós temos um papel. Já vencemos batalhas impossíveis antes. Moro2022.

  41. Parabéns Dr Sérgio Moro como brasileiro minha única esperança é contar com a sua candidatura para Presidente da República e podermos reiniciar o Brasil de novo num longo e penoso projeto para arrumar tudo isto

  42. O sofrimento imposto aos brasileiros nestas últimas décadas, poderia ter sido menor se FHC não tivesse indicado mendes (me recuso a escrever a inicial de seu sobrenome com letra maiúscula) ao STF! Se estamos também sem a Lava Jato neste momento como sonhávamos é também responsabilidade do partido do FHC! Os crimes cometidos pelos políticos do PSDB tiveram suas investigações podadas e desde então, este "ministro" ensandecido interpreta nossa Constituição como bem quer! Sérgio Moro sempre!

    1. Sem essa de mito. Moro é um líder íntegro competente e muito humano. Não precisamos de mito e sim de coragem para enfrentar obstáculos.

  43. Parabéns pelo texto Dr. Sergio Moro. Só tenho um senão a ele: “ o Brasil parece uma nau sem rumo”. Infelizmente, o Brasil já é uma nau sem rumo e, o pior, com um capitão louco, mentiroso e genocida! Pobre Brasil 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  44. Já vivemos uma catástrofe. Ela já chegou. Ficará mais claro quando olharmos para atrás, ao longo do tempo ou nos livros de história. A pandemia é grave, mas é grave também a parcialidade do ministro GM, e de todos os outros que vez ou outra o acompanham. A nossa democracia é muito frágil, tanto quanto as nossas instituições. Os titulares do poder subvertem o sentido da justiça, criam juris prudência de ocasião, torcem e destorcem os fatos como de fossemos todos um bando de zumbis. Tristes tempos

  45. Dr Moro, eu acreditei em um país melhor, graças a LAVA JATO. Acreditei que todos os políticos corruptos seriam punidos e assim, o Brasil cresceria. Agora, acho que o Brasil é um Titanic e não há salva vidas suficientes. Triste!

  46. Dr moro sempre sensato . O Brasil e uma nau sem rumo . E não tenho a certeza que o povo brasileiro irá evitar o destino da tripulação do Pequod

  47. Lamentavelmente concordo com o país ser uma nau sem rumo. E as trocas dos capitães, que estão aí, não a colocarão no rumo certo, aliás, acho que ficaremos pior girando no mesmo. Triste realidade.

  48. Moro. Vc tem que entrar para a política de uma vez. Temos alguns outros poucos com a sua consciência, um deles e o João Amoedo.

  49. Que texto fantástico! Que metáfora! Parabéns pelo trabalho, que é sempre sinônimo de excelência. Impressionante! Assim como outros excelentes que já desembarcaram desse governo traidor, você detém o respeito do povo brasileiro. Parabéns pela admirável retidão e bom senso. É exatamente disso que o povo brasileiro precisa. Obrigado!

  50. Eu sempre encontro os peixes. Sempre!, afirma o capitão do barco Andrea Gail, Billy Tyne, indo em direção à tempestade perfeita criada pelos maiores temporais da História que ocorreu em 1991 em função de uma rara conjunção de fatores meteorológicos que inspiraram o filme baseado em uma história real, Mar em Fúria. Um comandante cego por ambição talvez seja a dose necessária para uma tragédia e quando todos os fatores contribuem fica evidente que o resultado será uma história dramaticamente real

  51. Dr. Moro sou um admirador da sua postura e da sua ética. Um dos motivos de assinar a Crusoé foi justamente pelos seus artigos. Mantenha de firme na sua postura, pois é a de um homem de bem que marcou a história desse país de forma séria.

  52. No Brasil de hoje, o poste mija no cachorro. A raposa toma conta do galinheiro. E o cabrito da horta. A lava jato era o orgulho nacional, tipo exportação. Mas o diarreia (Gilmar Mendes), ajudou com seu fim. Só falta prender o Moro. Cambada de fdp

  53. Dr Moro, Mantenha-se firme e tenhas em mente que, as duras pancadas virão e os que resistem serão referência para o futuro.Fernando Henrique Cardoso, apesar do conhecimento e do que significou para minha geração, perdeu-se no devaneio pelo poder. Restaram-lhe decrepitude , solidão e quiçá o nome em algumas obras irrelevantes . O Sr. entendeu tudo, deixe que essa nau errante em chamas encontre seus caminhos. Obrigada pelo que representa para os meus filhos, Dr Moro!

  54. Gosto e admiro tanto o dr Moro que não desejo a ele a podridão da política do Brasil, mas que seria MARAVILHOSO vir o ENORME DESESPERO do beiçola invejoso vendo o Honrado Moro receber a faixa de presidência do bozonada! Meu Deus seria BOMMMMM demaisssss😂

    1. Concordo com vc, Dr. Moro não tem que entrar neste lamaçal que é a política brasileira. No pouco tempo que permaneceu no Ministério ele deve ter sentido lixão que rege a política em Brasília. O que vc falou do beiçola foi ótimo, 😂

    2. Torçamos para que isso se torne realidade! Moro 2022!!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  55. Excelentíssimo Dr MORO, tem um brio e honradez do tamanho do universo, que pena que existem muitos vermes com muito poder que se mordem de inveja de tamanho excelente caráter! MORO🙏❤️

  56. Sérgio Moro,para se defender dos ataques que lhe dirigem praticamente toda classe política(vingança ),judiciário(inveja),PT,Bolsonaro e infelizmente setores da própria imprensa,deve ter um palanque. Candidate-se e terá os votos dos brasileiros de bem.

  57. A imagem do navio capitaneado por um obstinado doentio, que submete a tripulação ao seu único interesse e a um destino perigoso e mortal é perfeita. O problema não é cenário atual, apenas.Os capitães do país, também prometeram levar os inocentes à ilha dos prazeres e os transformaram em burros(Pinóquio). Tinham em comum a satisfação das suas ambições e das de seus apoiadores; mentiram e iludiram o povo ou o fizeram pelo terror e o medo.Em 2022,mudemos para sobrevivermos como Nação justa.

  58. Quando digo que meu voto será para Moro, retrucam dizendo que: mas ele não é político... mas será que precisamos de políticos corruptos?... não está na hora de termos alguém honesto , de moral inabalada, alguém a quem admiramos, alguém como exemplo a seguir para presidente?

    1. O Brasil não precisa de políticos desses que temos aí. O Brasil precisa de homens de honra, que honrem o voto recebido. O Brasil precisa de muitos MOROS para sair da lama.

  59. Dr. Sergio Moro, aqueles que amam ao Brasil mais do que a partidos ou governos lhe são gratos! Que Deus nos ilumine nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  60. Prezado Dr. Sérgio Moro. Para que o Brasil seja acordado por uma notícia boa, anuncie que você é pré-candidato a Presidência. Veremos as reações.

  61. Terás milhões de cabos eleitorais pedindo voto no corpo-a-corpo diário e nas redes sociais, que será a nova Ágora da democracia participativa. Nenhuma Suprema Injustiça de Tribunal Supremo algum te transformarás no que nunca fostes e não és: um criminoso. Montesquieu ensinou que “a injustiça que se faz a um, é uma ameaça que faz a todos”. Os brasileiros de bem compreendem perfeitamente o momento histórico que atravessa o país. Esperaremos por tua decisão com resiliência e esperança. MORO-22.

  62. Parabéns Moro, não deve se fácil ser digno em um país onde corruptos são venerados ou permitidos como fatos comuns diários. afinal sempre foi assim. Não ser omisso com corruptos e agir, lembro de poucos no país, o Sr. e o time da lava jato são pontos divergentes do povo dessa nação. Oremos.

  63. e o que fez quando o filho n. 01 foi envolvido em “rachadinhas”, começou a desprestigiá-lo e forçar a saída do governo. O povo deste país sabe onde está a verdade. O sonho continua e não é mais só teu, é dos brasileiros de bem, é do Brasil. Por isso, tens que ser candidato a PR ou vice. E se isso não for possível, a governador ou senador pelo Paraná. A luta apenas mudará de locus do Judiciário para o Executivo ou Legislativo. Milhões contribuirão financeiramente para tua campanha. Moro22.

  64. Caro Dr. Sérgio Moro, Sabemos quem és, de onde veio e o que fizestes. Acompanhamos teu incansável trabalho que se prolongou nas noites mal dormidas, sábados, domingos e feriados. Aplaudimos os resultados auspiciosos para o combate à grande corrupção e contamos as condenações dos réus e os bilhões de reais que devolveram. Sonhamos teu sonho de fazer ainda mais pelo país quando assumiu o Ministério da Justiça. Fostes traído por um PR que te prometeu carta branca e o que fez quando se apurou ...

  65. Contra todos os corruptos, corruptores, saqueadores dos cofres públicos e defensores da corrupção impune, SERGIO MORO para Presidente. Não deixaremos por menos. Aqui no Paraná já elegemos três excelentes Senadores: Álvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães. Agora, queremos oferecer ao Brasil o melhor candidato à Presidência da República: SERGIO MORO. Corrupção nunca mais! Pedro Geraldo

  66. Sr.Juiz Moro, seu trabalho e sua luta ficarão na história desse país com honra e a glória que só o futuro reconhecerá, ao passo que a seus detratores será reservado o lixo da história.

  67. Por isso espero sempre com muito interesse a sua coluna a cada 15 dias , me dá esperança , confiança (apesar de tudo ) e inspiração . Somos tomados por um desânimo muitas vezes , gerando um medo do que será nosso futuro .... Mas assim como o sr não podemos desistir do nosso pais , vamos encontrar uma saída .... vai doer e muito, 300.000 mortos será uma cicatriz profunda .. .... só depende de nós a reconstrução .

  68. Como cidadão brasileiro razoavelmente informado e amigo da razão, concordo com as convicções de Sérgio Moro. Entendo que o país ainda precisa de seus serviços para sair do atoleiro em que foi jogado. Não há dúvidas de que existem inúmeras forças que desejam eliminá-lo do cenário político porque o temem e não se conformam em perder os privilégios acumulados. Porém ele tem a solidariedade e admiração de ampla parcela da população por sua coragem no enfrentamento aos usurpadores dos bens públicos.

  69. Excelente!!! Confio e apoio o seu trabalho!!! Parabéns pela coragem e determinação em quebrar paradigmas e mostrar que é possível combater a corrupção endêmica do Brasil!!!

  70. O tempo tem um papel realmente relevante, Dr. Moro, mas nem sempre esse tempo como o consideramos é o mesmo que nos é dado... Tenho a mais absoluta certeza de que, por pior que se nos apresente o horizonte, caminhamos de forma inexorável para o que já foi escrito e não há como fugir do que parece ser a pior tormenta. Ela virá e devemos nos curvar, flexíveis, enquanto ela passa para levantarmos inteiros, íntegros após o que parecia ser o pior para constatar que foi o necessário.

  71. É verdadeiro, caro Sergio, o clamor de indignação que paira sobre um expressivo grupo de brasileiros, e aqui pode ser um fragmento da opinião geral, excluídos, claro,os 30% de petralhas que ainda vagam pelo país. Todavia, não se encante com isso. Mas, não fuja do BR. O seu lugar é aqui, como Senador pelo Paraná. Construa, sob sua liderança, um novo País: parlamentarista. alvaro costa (@brasilia_urgente)

    1. Não, não fará um ótimo trabalho. Qualquer trabalho que ameaçar o establishment terá o mesmo fim do pacote anticorrupção do ex-ministro. O único cargo que o Dr. Sérgio Moro teria chance de fazer a coisa certa seria como Presidente da República.

    2. Excelente ideia. No Senado, Moro pode fazer ótimo trabalho.

  72. Excelente artigo! Eu gostaria de colocar aqui a minha gratidão pelo seu trabalho como Juíz e tambem como Ministro da Justiça (foi uma tentativa válida)! Fico triste, desapontada com a injustiça que estão fazendo com o seu trabalho e o trabalho dos procuradores da forca tarefa de Curitiba. MA luta contra o sistema estabelecido é dura e se mostra quase impossível!

  73. Pois aí está o seu equívoco, caro Sergio Moro. O BR, desde que "encontrado" pelos portugueses, e por eles espertamente colonizado e apropriado-se, pelo que narra a sua história, tudo indica que iria abrigar um povo sem fibra, e mto afeito ao mal-feito. Não há como dissecar as razões, mas o fato é esse. Nosso povo só pensa no "jeitinho" e em tirar vantagens sem mto esforço. Não creio que hajam mudanças no feudo de Gilmares, Cunhas, Aras e outros semelhantes.Seja Senador, Moro,nunca PR. apscostadf

    1. Discordo. O povo brasileiro tirou Collor e o PT do poder. Isso sem violencia. Há esperança sim.

  74. Será que não vamos encontrar nenhuma conta do Gilmar onde o Lula depositou algumas centenas de milhões para ele ser liberado????

    1. Gilmar Mendes sempre foi conhecido por isso. O problema é que ele usa de uma truculência absurda desde sempre. A hora dele vai chegar.

  75. Sr. Moro, entendo seu otimismo. Porém não consigo me desvencilhar de um grande horror pelo futuro do Brasil. Não quando “ tudo isso que aí está”, dito nem sei por quem há algum tempo, ainda estiver por aqui. Não há perigo de darmos certo. Não com isso tudo. Não com esses todos.

  76. Ilmo. Dr. Sérgio Moro! Muitas vezes estava em frente a PF, enquanto o senhor trabalhava; sonhava com um Brasil mais”limpo”! Minha admiração , respeito e carinho sempre! Obrigada!

  77. Gostaria de ter seu otimismo Excelência, pois é o que contínuas sendo para muitos de nós. Entretanto, temo pela sociopatia no DNA brasileiro. como não somos propensos a guerra, imagino que mau triunfará sobre o bem por mais algumas gerações nesta terra tropical.

  78. Quando um homem público como Sérgio Moro é massacrado por um ministro do porte de Gilmar Mendes, fico na dúvida de onde está a justiça e dou razão a Rui Barbosa sobre a ditadura do judiciário. É triste!

  79. Fui às lágrimas ao assistir a injustiça do julgamento sumário da suspeição do juiz Sergio Moro na segunda turma do STF. lágrimas de indignação. Um atordoamento generalizado ao antecever uma perspectiva sombria do que virá, além de uma vontade imensa de estar próxima do ser humano chamado Moro e abraçá-lo e fazê-lo sentir o quanto o amamos e que gostaríamos que tudo fosse diferente... abraçamos sim a sua causa e temos fé que haveremos de ver o mal maior deste país: A corrupção.

    1. *o mal maior deste país implodido, finito, game over...

  80. Concordo com Luis. Mas a pergunta que não quer calar: A lava jato julgou e condenou mais de 200 reus e m 6 anos, quantos réus foram julgados pelo STF, que cuida do fórum privilegiado? Muito suspeito, né?

  81. A questão é : vamos deixar a corrupção e os bandidos vencerem? Vamos deixar as mentiras do pt envenenar a população? Vamos deixar Bolsonaro destruir o país? Temos as redes sociais, Vamos simplesmente falar a verdade. Fazer que o antagonista chegue ao máximo de pessoas. Não adianta chorar, temos que agir. As maiores nações do mundo construíram seu futuro com luta, educação e povo organizado.

    1. Povo organizado. Aí é que está o x da questão. Com esse povo que temos, esquece.

    2. Tô contigo Maria! Lutar pra manter saudáveis nossas instituições, precisamos nos organizar melhor.

  82. Acho que as pessoas que estão conscientes do desastre de Bolsonaro é o desastre que a volta de Lula pode trazer , deve se organizar e buscar um nome para 2022. Moro é o melhor sem dúvida. Mas teremos que criar o ambiente para isso. Depende de nós . Não sejamos covardes. Os bandidos não vencerão se o povo brasileiro compreender o que está ocorrendo. Vamos esclarecer nas redes sociais. Vamos fazer a coisa certa.

    1. Maioria do Povo brasileiro tem educaçao basica precária, educaçao politica, pior ainda. Daí ser dificil uma renovaçao eticamente qualificada, considerando ainda q caciques de partidos definem candidatos q querem q sejam eleitos, injetando neles muito mais recursos do fundo eleitoral. Nesse contexto, chance de renovaçao etica no Congresso é menor. E nesse contexto, Moro presidente teria mta dificuldade pra governar, teria q negociar com a marginalia, q o boicotaria. Senado seria melhor?

  83. Gostei da brilhante parábola, mas, não concordo desculpe Dr. Moro, com a censura ao comentário de FHC sobre sua inapetência pelo poder como ministro da justiça. FHC está certo, o candidato tem que ter "tesão" para governar, para trabalhar pelo que acredita ser o melhor para o país, se não pra que se candidatar?

    1. Dr. Moro, um político da sua envergadura não deve se candidatar a cargo legislativo. Ficará decepcionado de não conseguir fazer nada do que sonhou para o país. Por fim, tem que ter estômago forte para participar da política, não é lugar para madres Tereza de Calcutá, infelizmente.

    2. Concordo Maria. Quaisquer reticências sobre a biografia do Dr. Sergio Moro é uma ignomínia descomunal ao caráter e reputação ilibada do nosso eminente ex juiz, hoje Cidadão emérito Sergio Moro.

    3. E quanto a Maquiavel, "O Príncipe": "é melhor ser temido do que ser amado", aqui no Brasil é assim que funciona, não sei nos outros países. Gilmar Mendes é temido, ele tem o poder, tem informações de todos os seus desafetos e as usa em público ou no privado, mais no privado, acho. Bolsonaro é refém dele, Lula também, Aécio Neves até o pescoço, José Serra e muitos outros. Carmém Lúcia, Toffoli e Rosinha, além de Renan e outros senadores, maquiavélico é o Gilmar.

    4. Moro é político agora, mas não é populista, basta ver as atitudes corajosas que tomou quando pediu exoneração do cargo de juiz federal para assumir o ministério da justiça. Quando pediu exoneração do governo pelos motivos que ele declinou, porém, quando Maia começou atacar o governo por causa da lei anticrime, o "recorta e cola" entre outras ignomínias, ele deveria ter reagido a altura dizendo a Maia que explicasse o porquê do codinome "botafogo" nas planilhas da odebrecht.

    5. Acho que FHC está errado. Políticos populistas que enganam são aqueles cegos pelo poder. Moro é diferente, para ele o poder só tem sentido para que o país avance. É um verdadeiro estadista. Por isso os bandidos tem tan8 medo dele.

  84. Dr. Sérgio Moro, é inconteste que estamos, em velocidade de cruzeiro, rumo ao desastre definitivo. Como mudar a trágica trajetória? Como disse o Presidente (merecedor verdadeiramente do título) FHC em reportagem do Estadão, de hoje: “... Podemos ter conhecimento, experiência. Mas, se não tiver coragem, não adianta...” A indignação e a coragem, as duas lindas filhas da esperança, com disse Santo Agostinho, são atributos/virtudes que o Sr. as possui. Que Deus continue iluminando seu caminho.

    1. "Permanecer no poder ou perdê-lo" Decisão do homem probo que sabe que é estéril permanecer no poder sem objetivo.

  85. Adorei o seu artigo, simplesmente perfeito, só me incomoda o "fazer o certo" é o sr se afastar. Será que é o certo mesmo?

  86. Continuando, talvez pessoas que pensam como nós teríamos um futuro melhor em outro país. Só posso dizer que o jogo foi estratégico para minar a esperança do brasileiro que quer uma vida melhor, sem corrupção e destempero. Infelizmente nos brasileiros somos culpados por não saber raciocinar e perceber o que está em jogo. Paralisados pelas mortes de mais de 300 mil, estamos estagnados diante de tal crime cometido contra a Lava Jato e Moro. Peço desculpas pelo país.

    1. Não acho que devemos mudar de país. Acho que devemos atuar para melhora-lo. As grandes democracias também viveram momentos muito incertos, mas construíram com raça seu desenvolvimento. Vai demorar mas não podemos desistir. A lava jato foi inspiradora. Eram jovens competentes e idealistas que fizeram a diferença. Eles deixaram sementes apesar de hoje acharmos que foram derrotados.

  87. Infelizmente Dr Sérgio Moro o Brasil já começou errado em 1500. Hoje o que vemos são poderosos e corruptos mantendo seu status. Pela primeira vez me senti protegida, pois a Lava Jato e o você fizeram a coisa certa. Infelizmente ou o brasileiro tem memória curta ou a corrupção é conveniente para muitos. Moro em uma pequena cidade e me deparo com a mesma diariamente. Mas infelizmente nas eleições municipais muitos vendem seus votos.

    1. Também tenho está dúvida. Com a palavra os juristas.

    1. Parabéns pelo seu artigo e pelo trabalho feito até aqui pelo nossos Pais, por favor não desista, conte com o nosso apoio.

  88. Doa em quem doer, mas não há como apagar a importância da Lava-jato, na História do Brasil, de seu Juiz e de seus Procuradores. Como Ministro, o que lamentei, foi que o Ceará necessitou tanto do trabalho de Dr. Sérgio Moro, que quase não sobrou tempo para os demais Estados. Quanto aos julgamentos, gostaria de lembrar que ele ainda não foi julgado pelo Povo. Embora esteja claro que ele continua exposto à inveja e ao ódio, que quando não matam, maltratam.

  89. Dr Moro, sempre tive uma total admiração, respeito e afinidade pelo seu trabalho na Lava Jato e pelo senhor como pessoa! Sinto uma profunda INDIGNAÇÃO por toda essa inversão de fatos e de valores. Ficamos sem chão e meu sentimento predominante além da raiva, é claro, é uma tristeza sem fim...

  90. Ótimo artigo Dr. Sergio Moro. Desde o começo da Lavajato tenho uma admiração enorme por você, mas não acredito que a nossa tripulação do Pequod sem educação e movida a gratificações possa tomar a si o comando do navio. No momento tenho muita vergonha de ser brasileira ao ver a atuação do nosso Congresso e do nosso Judiciário maior.

  91. Sem nenhuma dúvida, eu compraria um carro das mãos do Moro, do Dallagnol ou dos procuradores de Curitiba. E não compraria nem uma bicicleta das mãos do Gilmar, da Carminha ou do Lewandowisk.

  92. Dr Moro , se me permite um conselho, fique longe de candidatura política e saia do Brasil enquanto é tempo! Nosso futuro é sombrio. Todas as instituições públicas estão dominadas por criminosos, eles fazem as leis , aplicam e fiscalizam , a imprensa aplaude e apoia , o povo também tem grande apreço por bandidos . Quem tentar enfrentar o monstro, será perseguido. Digo isso com muita tristeza

    1. Concordo com a Ana. Acho que o Dr. Moro deveria pegar sua Família e ir embora daqui. O País não está fazendo por merecer seu sacrificio pessoal e familiar. E não o fará!! Vá embora Dr. Moro, trabalhar, ganhar dinheiro e ser feliz.

    2. Concordo plenamente com tuas palavras. Você deixou uma carreira porque tinha um pensamento e uma vontade de mudar determinadas coisas, o “mecanismo” é muito mais forte. Siga sua vida, infelizmente grande parte dos políticos e a população são medíocres e ignorantes. Já estamos a deriva.

  93. Olha Sergio Moro, se voce vai ser candidato ou não eu não sei, mas tenho voce como exemplo de cidadão do bem brasileiro. Nesta nação cheia de pilantras são poucos aos quais podemos tomar como exemplo de vida. Assim como eu muitos brasileiros se orgulham de seu trabalho, se voce estiver disposto a ir para guerra, estamos aqui para te apoiar, se voce simplesmente desistir de seguir desse barco ruma a guerra, eu te agradeço pela coragem q teve no passado em peitar tanta gente safada nesse Brasil.

  94. Tenho fé em Deus que o Sr. Será o nosso candidato a presidência da República. a nossa última esperança de um país melhor.

  95. Dr. Sergio moro, infelizmente estamos na mão de "loucos" cuspindo desatinos. Vc será sempre importante para a história do Brasil, não como um juiz desonesto, descompensado e corrupto, mas como o homem com coragem e honestidade. Hj Tenho vergonha de ser brasileira !

  96. Como sempre, em sua coluna, preciso fazer a reverência à coerência do Sr. (pensar, falar e agir na mesma direção), obrigado! Ainda não sei em que cargo mas depositamos grandes esperanças no senhor e nos seus exemplos, obrigado!

  97. Dr. Moro, tal como o capitão Ahab, existem no Brasil muitos poderosos consumidos pelo ódio de terem perdido a liberdade de chafurdar na corrupção do poder e querem restitui-la. Somente uma candidatura a presidente como a sua que imponha respeito e o povo nas ruas poderá impedi-los.

  98. A conduta e o legado de Moro nunca serão esquecidos por pessoas de bem... Parabéns pelas atitudes e por nos fazer ver que ainda existem pessoas de bem em nosso país!

  99. Mais uma vez o senhor, Dr. Moro, nos brinda com um excelente artigo, onde a lucidez, elegância e concreta visão de realidade, reforçam a sua importância para este país!

  100. Dr. Moro, o povo brasileiro não tem vocação para repetir a tripulação do Pequod. Só que ele se encontra acorrentado e refém no porão de um baleeiro comandado por um Bolsonaro travestido de Ahab, guarnecido por milicos com pijamas e pantufas e financiado por banqueiros que oferecem juros capazes de enrubescer o mais ganancioso dos agiotas.

  101. Não sei se Bolsonaro combate o combate à corrupção por motivos pessoais, familiares, políticos ou todos eles. O certo é que ele combate.

  102. É importante acrescentar ao sensato texto do Dr. Sérgio Moro que a principal arma do poder tirânico é a corrupção que precisa ser combatida, sempre.

  103. Os ingênuos - ou ambiciosos incautos - sempre foram e sempre serão triturados pelo poder e pela política, seja hoje, seja no século XVI. Maquiavel 1 X 0 Moro.

    1. Então não tem esperança? Como as nações venceram os populistas e construíram uma democracia sólida? Não sejamos covardes. Talvez demore gerações, mas desistir jamais.

  104. O Brasil tem uma eterna dívida de gratidão para com dr. Sérgio Moro. Ainda temos esperança de elegermos líderes da qualidade e estatura ética como ele. Um verdadeiro homem do bem. Somos todos Moro!

  105. Dr. Moro, a cada texto seu, eu o admiro mais e mais. Sua honestidade e serenidade as distingue e nos encanta. COM MORO ONTEM, COM MORO HOJE E COM MORO AMANHÃ.

  106. Cumprimento ao Dr. Sérgio Moro pelo oportuno artigo. Com simplicidade, sem citar um só dos seus algozes, colocou todos eles nos seus devidos lugares como meros ocupantes do poder pelo poder. Esqueceu apenas de dizer que todos esses senhores , além do vazio do poder são portadores de mentes apodrecidas e vazios de consciências.

  107. Quando a gente vê figuras horrorosas como Gilmar Mendes, Tofoli, Alexandre de Moraes ocupando a mais alta corte do país, e vemos Dr. Sérgio Moro um exemplo de caráter e compromissado com Brasil premiadíssimo no mundo inteiro fora do STF é de dar pena desse nosso país!

    1. Perfeito Cláudio, NÓS que aplaudimos a enorme honradez do Dr Sérgio Moro, o merecíamos no STF!

  108. "O poder sem finalidade é vazio" e fazer a coisa certa incomoda àqueles que não fazem. Há várias formas de interpretar a narrativa, o mais interessante é que a grande baleia Moby Dick não foi vencida pelo obstinado e raivoso homem.

  109. Político no Brasil não tem projeto de nada e só querem o poder. Dr. Sérgio Moro é um exemplo a ser seguido por todos nós: fazer sempre o que é certo! MORO 2022!!

  110. O Brasil não só tem vocação para repetir o destino de pequod como seu destino é samba e futebol, nunca deixamos de ser província. Os ditos e não ditos de um "ser" desprezível , seguido de votos submissos de outro ser , envergonham sua antiga profissão Dr. Inadmissível voltar atrás numa descisao É como criança mimada que diz: Eu não quero mais brincar disso, cansei dessa brincadeira. Oras não sabe brincar não desce pro play!

  111. Continuando esse sistema presidencialista continuaremos a eleger esses cretinos aque nao tëm a menor capacidade de serem Chefes de Governo de um pais. Precisamos do Parlamentarismo para dar responsabilidade ao Congresso Nacional e evitar que sejam eleitos o menos pior, mediocres, chefes de quadrilha, mitos de internet, estoquista de ventos, cacador de marajas

  112. NA BOA... bonito esse texto, mas citando Martin Luther King "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."... PARE de discursos vazios... E SE FILIE AO PARTIDO NOVO E MONTE UMA CHAPA PURA COM O AMOEDO (SEM união com "forças de centro", pois PSDB, DEM, Huck, Doria, Fernando Henrique, Mandetta, ACM Neto são todos farinha do mesmo saco, não mudando a essência) E SEJA O PRÓXIMO PRESIDENTE DESTE PAÍS. No NOVO, boas pessoas irão ao seu encontro, não o contrário!

    1. É por aí mesmo. Mas nao com o Amoedo, q já nao fala pelo partido. Precisaria de um vice de outro partido... Tem alguns senadores decentes...

    2. .. Seu comentário não é "vazio" ... É cheio de "gritos", como diz o Diogo quando alguém coloca tudo em maiúsculas. ... Dr. Moro é dono do próprio nariz. ... Sutilezas.

  113. Admiro tua lucidez e calma ao navegar em mares tão turbulentos. Infelizmente, a corrupção está entranhada em todos os setores do Estado, inclusive a alta cúpula do Poder Judiciário. O país precisa de pessoas com princípios morais e éticos, que não se vendam, não se corrompam e nem se deixem seduzir, inebriadas pelo Poder. O país carece de reformas, inclusive constitucional, fim da reeleição para todos os cargos eletivos, mandato definido para todos os tribunais, etc. Conte conosco, sempre!

    1. A primeira de todas é mudar o povo. Enqto for "esse aí", continua tudo na mesma. É o mau DNA! Claro q há excessões, mas essas ñ entram na política e qdo entram, ninguém melhor q Moro p/contar: são traídas, massacradas, estraçalhadas, pisoteadas. Isso desanima qq um q tenha boa intenção. Qdo vejo um Gilmar Mendes,um Lewandowski,um Toffoli,um Renan Calheiros,um Bolsonaro ou um Lula - e há mtos dessa laia nos 3 Poderes! - entendo perfeitamente porque alguém se torna terrorista. Vontade não falta.

  114. Ñ acredito em mudança no BR,o problema está no brasileiro,eleito ou eleitor.Infelizmente uma verdadeira corja!Em seu niver de 100 anos,Eugenio Gudin disse "Brasil,a amante q me traiu".Disse q em 100 anos de vida,mtos no governo (Min. da Fazenda de Café F°) só viu mudarem os nomes na política,a corrupção,a imoralidade parlamentar,a falta de ética sempre foram as mesmas. https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/gudin-engenheiro-pai-dos-economistas-brasileiros-floricultor-em-petropolis-20333494

  115. Excelentissimo Juiz (de verdade) e Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, o seu legado nunca será esquecido pelas pessoas de bem, contra fatos incontestes não ha argumentos por mais que os canalhas tentem difamá-lo. A melhor coisa seria que o Sr. tocasse sua vida com sua familia em paz longe deste país onde os criminosos infestados nos poderes são acobertados. Este país não é sério, não entre na política aqui que é suja, nefasta e sorrateira. Estaremos sempre do seu lado.

  116. Texto brilhante. Espelho de inabalável conduta pessoal. Infelizmente pensaste mais nos rumos do país que no juridiquês. Outros brasileiros foram grandes como tu e prestaram enormes serviços à nação, longe do poder.

    1. sempre apoiei a Lavajato e o juiz Moro. Lula e o pt fizeram horrores, sem dúvida . Mas sempre achei uma pena que a Lavajato tenha pego o Lula somente em três casos frágeis, só roubos de galinha. Isso facilitou a vida para o Gilmar e seus seguidores. Lamento.

  117. Moro, você é um herói. Por isso, só restam duas opções: a Presidência ou fugir do país. Eu sugiro fugir; a Presidência não garante nada, situada por vagabundos como ela é. Por outro lado, seria, sim, uma fuga. Os marxóides e seus chupins fisiológicos irão prendê-lo, e à sua família também. Não se iluda que sua compaixão de inventar o preso VIP será reciprocada; marxistas sempre se vingam da fraqueza alheia. Concorra, ou nos deixe à nossa própria sorte. Não merecemos mais sacrifícios da sua parte

  118. Parabéns pelo excelente artigo, infelizmente, tão verdadeiro... Já ouvi dizer que o Sr. se deixou encantar pelo canto da sereia do poder.. não acredito nisso e torço para que não se candidate a cargo nenhum pois o senhor não merece o esgoto que jogariam no Sr. e em sua família...

    1. Concordo plenamente. Moro longe desse esgoto fétido do poder.

  119. O PAÍS LHE DEVE MUITO POR TODO O SEU ESFORÇO EM TENTAR MUDAR A DIREÇÃO DESTA NAU E HOJE A DESESPERANÇA É ALGO QUE ATINGE DIRETAMENTE NOSSO POVO TÃO SOFRIDO POR CONSEQUÊNCIA DESTE TERRÍVEL MOMENTO DE VULNERABILIDADE AO VÍRUS DA COVID19 QUANTO AS ABSURDAS DECISÕES DE UM JUDICIÁRIO QUE SÓ NOS ENVERGONHA COMO NAÇÃO. SABEMOS QUE SERIA MAIS UMA VEZ UMA DECISÃO DUVIDOSA VOLTAR AO COMANDO DE NOSSA ESPERANÇA MAS LHE PEDIMOS NO QUE PESE O SEU SENTIMENTO DE BUSCAR FAZER O CERTO, PELO MOTIVO CERTO E DO JEIT

    1. JEITO CERTO, ESTAREMOS DISPOSTOS A LUTAR AO LADO DE NOSSOS COMANDANTES MESMO QUE PARA ISSO CUSTE VIDAS PQ TRISTE A NAÇÃO QUE SE ACOVARDA DIANTE DO MAL. CREMOS NO DEUS DA JUSTIÇA E NO SENHOR DOS EXÉRCITOS QUE ESTARÁ AO NOSSO LADO NESTA GRANDE BATALHA. "UM LÍDER JAMAIS DEVERÁ INICIAR UMA GUERRA MOTIVADO PELA IRA - SUN TZU". ENTÃO TEMOS O MOTIVO DE LUTAR DE FORMA INTELIGENTE E VENCER ESTE CONFRONTO DO BEM CONTRA O MAL. NÃO TEMOS ESCOLHA E A VITÓRIA CONTRA ESTE SISTEMA É A NOSSA SALVAÇÃO COMO PAÍS.

  120. Se tivessemos um povo esclarecido e, por consequência, eleitores críticos, poderíamos ter esperança em novos rumos. Não temos, hoje, e nem num amanhã próximo, realidade diferente e, porisso, a busca por um acontecimento místico, por mais ilógico que seja, é o meio mais plausível para alcançar algum objetivo que contemple os anseios da parte mais racional da nação.

  121. Admiro seu trabalho e sua persistência no combate à corrupção! Infelizmente talvez o Brasil não esteja suficientemente “maduro” ou “desenvolvido” para se livrar desse papel pequeno e desimportante de país sul-americano em processo de crescimento e, ao contrário, trilhar novos caminhos que o levem à condição de grande nação. Tomara consigamos chegar a esse outro patamar na próxima década porque nossa atual condição não deve se sustentar por muito tempo. Nossa gratidão eterna por tanto esforço!

  122. O Dr Sérgio Moro continua sendo uma referência para mim em termos de altruísmo e vontade de consertar essa Nação. Mas o mecanismo que favorece e luta ao lado dos corruptos continua impávido. Ministros do STF - Gilmar e Lewandowski, são representantes dessa legião maldita. E parte da grande imprensa contribui muito para isso - UOL, Folha e outros.

  123. O senhor, Dr. Sergio Moro, foi alvo da mais baixa torpeza. E o torpe maior nessa ação vil foi o ministro Gilmar Mendes, figura nefasta. Ele, como disse o Diogo Mainardi, com seus HCs malcheirosos não tem moral para julgar ninguém. Pode não haver quem queira comprar um carro usado do Moro ou do Dallagnol mas há e houve quem fez negócio com GM, negociante de chaves para abrir porta de cadeia. Jacob Barata foi um deles, entre inúmeros outros bandidos de colarinho branco.

  124. MORO, semana passada vc não quis falar muito. Nesta semana, eu é que perdi a vontade de comentar. É uma falta de esperança profunda. Estamos na terceira ditadura da nossa "república". É muito estranho ver o poder total de GILMAR, agora seguido por HUMBERTO MARTINS. Homens que não respondem a ninguém. Que fazem o que querem. Estão destruindo o que tínhamos de melhor em 30 anos. Muito triste... Ano que vem tem eleições. Ainda sonho com uma mudança considerável na Presidência e no Senado

  125. Gostaria muito de vê-lo como candidato a presidente para de fato, fazer um governo decente e fazer estabelecer o “Rule of Law”. Fiquei indignado com o STF (não de agora) com o sociopata e quadrilheiro nem se fala do Bolsonaro. Dê-nos uma alternativa eleitoral!

  126. A história sempre mostra que são os verdadeiros, heróis ! com vc não será diferente! Viva sua vida com toda sua dignidade sua família merece ser feliz e vc também. Que Deus te proteja dos seus inimigos demoníaco! Força ! o Brasil ainda precisa de vc.

  127. Obrigado Sr Moro. Sua coragem e determinação fez história. Devemos muito ao seu sacrifício pessoal. Espero que consigamos convencê-lo a tentar a Presidência_ Precisamos urgentemente de um homem equilibrado e correto para combater esse milhares de ratos instalados no Poder, Precisamos como sociedade investigar como eh possível um juiz que está há 20 anos trabalhando no STF acumular um patrimônio de mais de R$ 20 Milhões. Fácil entender o motivo para o Ministro odiar a Lava Jato.

  128. Não existe uma Corte Internacional para denunciar os Supremos do Brasil? Afinal, julgaram e condenaram o senhor e a Lava Jato, sem direito à defesa. Quem julgou foram os ministros que demonstram desequilibrio e ódio pessoal por vocês e são intimos do Lula e corruptos em geral. O filho do Presidente do STJ também é investigado, e ele é o que julga os Procuradores. Onde ficam a imparcialidade e a Justiça? Como podem romper todas as LEIS para proteger os poderosos? A quem recorrer ou dar denúncia?

  129. Parabéns por tudo Sérgio Moro. Esses últimos dias mostrou-nos que é falso o jargão popular que não existe o crime perfeito.

  130. Belo texto ao usar a metáfora do Pequod rumando em direção a sua destruição e submetido à loucura obsessiva do capitão. Exatamente o que o Brasil é. Os tripulantes da aventura não sabem que a morte os aguarda, como no Brasil da pandemia sob condição do louco capitão. E como alternativa, lançam um imediato também maluco.

  131. Belíssimo texto Dr. Moro . Saudade do tempo que eu tinha esperança de um Brasil melhor com seu trabalho na Lava Jato... Sérgio Moro 2022!!!!

  132. Também graças a esse filme de terror que estamos vivenciando, tudo indica que vamos assistir a autodestruição do Brasil. Isto porque graças à corrupção perpétua da máfia existente no Congresso e no Poder Judiciário, se mantém no poder um perfil psicopático governando às custas das vidas sendo perdida, onde tudo de destrói ( não vejo construir nada de bom), e onde há algo bom acontecendo ou existe competência profissional técnica e científica, então o dedo podre é colocado para se destruir, tudo

  133. Graças à lava-jato e a você Moro, que toda essa lama entranhada de corrupção que envolve os 3 Poderes, ficou cada vez mais exposta. Inclusive e principalmente agora, que assistimos de forma totalmente refém e como vítimas, o filme real de terror, no qual todos os mecanismos possíveis e impossíveis estão sendo utilizados e criados para destruir tudo que se tentou construir combater esse crime organizado. Infelizmente vemos ao vivo, você se tornar um mártir vivo, por sermos incapazes culturalmente

  134. Ou seja, o Brasil é hoje fruto de uma população em que sua grande maioria é inculta, não instruída, que acredita da lei de tirar vantagem em tudo, altamente corrupto, ignorante, tão esperto que só se dá mal. O resultado é a existência dos 3 Poderes, que existem graças a essa população que vota em manter políticos corruptos, numa rede mafiosa que visa se preservar no poder através de gerações e clãs familiares, representado pelos eternos "coronéis", cujas leis são criadas por eles - autoproteção

  135. Obrigado Moro, por tudo que fez para combater e punir a máfia de corruptos que dominam o Brasil. Infelizmente o Brasil precisaria de mais de 100 anos para se transformar num país sério, desenvolvido e sustentável. Tempo necessário para construir uma nova sequência de gerações de brasileiros, devidamente instruídos e éticos, solidários e capacitados profissionalmente, moralmente e civicamente. Tem sido desde a instalação da República, salvo raríssimas excessões, um processo exatamente o contrário

  136. Vamos torcer para que pessoas como estas possam em um tempo breve ser lançadas ao ápice do poder em um país tão carente como o nosso.

  137. Dói muito no coração a gente ver o que estão fazendo com a Lava Jato, e são flechas lançadas de várias direções; STF, políticos corruptos, PGR e infelizmente do próprio Presidente da República que após o Brasil saber das atitudes que ele e seus filhos faziam nos gabinetes tanto da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, como também na Câmara dos Deputados onde rachadinha era um negócio para ganhar dinheiro fácil, enquanto milhões de brasileiros trabalham para sustentar tudo isso.

  138. A necessidade faz o sapo pular! Sou pintor mecanizado e vim parar no Balsas no MA forrando com gesso e pvc (mas estou vivo). Sua cabeça está a prêmio! O povo esta com vc nessa guerra! Ou como diz...nessa virada de mesa!

  139. Se não fosse a pandemia, o povo estaria nas ruas, e os políticos desse país se aproveitam desse fato... Mas 2022 tarda, mas não deixará de chegar... E espero poder contar com seu nome como uma das opções para que o Brasil retome um bom caminho... E que Moby Dick arraste apenas Ahab para o fundo do primeiro turno...

  140. fiquei deprimida com a mudança de voto de Carmen Lúcia a quem eu considerava que lutava contra corrupção. penso o que a fez mudar? Foi Gilmar ou foram as mensagens roubadas?

  141. Infelizmente esta foi a única e grande oportunidade que o Brasil teve de se livrar da corrupção e se tornar uma nação de justiça e respeito. Obrigado Moro!!

  142. Não tem Dr. Moro, mas, desde que pessoas como o senhor, e tenho certeza que existem, se disponham a fazer o supremo sacrifício de se candidatarem ao cargo de presidente, para renovar nossas esperanças.

  143. Fico tão comovida...acompanhei desde a primeira operação da Lavajato, participei das manifestações de apoio, muita esperança que renovo na expectativa de uma nova oportunidade para a luta contra a corrupção, principalmente aquela instalada nos podres poderes do nosso país😢🙏

  144. Como sempre brilhante! Que sonho ter um presidente com essa envergadura. o que mais me impressiona é o seu otimismo, veja o final do texto. Infelizmente Moro muitos brasileiros já perderam a esperança. Quem sabe a recuperamos com você em 2022

  145. Essa gandalha que está destruindo o pais está se aproveitando da pandemia que impede o povo de sair para as ruas. Contudo, a pandemia vai passar e tudo vai mudar, principalmente em 2022.

  146. Dr. Sérgio Moro, primeiramente parabéns pelo texto. Bravo! Eu não conseguiria traduzir em palavras a indignação que sinto em relação aos pareceres da 2a. Turma do STF e ao que ocorre no Planalto central. Minha desesperança só se abranda quando vejo que ainda existem homens como o senhor.

  147. Caro Juiz Sérgio Moro, p/ mim o Sr. será sempre o melhor e maior juiz do Brasil. Se candidato, terá o meu voto. De fato, o tempo vai passando e o Brasil continua andando para trás. A miséria, a saúde, a educação, o desemprego, tudo vai ficando para trás! Bolsonaro é um indolente, inerte, só destrói, só mata, e o povo sem perspectivas d melhora, d criação d novas fontes de trabalho, coloca nosso dinheiro em mãos erradas, realmente desanima, rezo p/ q este pesadelo chamado Jair Bolsonaro suma logo

  148. Sinceramente, muito envergonhada como brasileira , do que aconteceu e de termos ministros do Supremo como o Sr Gilmar Mendes. Acho que o constituinte erraram, no afã de proteger as instituições, no fato de o povo ñ poder se blindar de entes públicos como os ministros do Supremo, sem que haja autorização do congresso, que por sua vez defende seus interesses. Quem nos liberta desse círculo vicioso? Mais suspeição do que alguns ministros? E com fatos comprovados. Ñ com fatos suspeitos.

  149. Dr Moro, ando tão indignada com as coisas que estão acontecendo que me sinto como a tripulação do Pequod, com o peso da pandemia que dificulta reações populares. Obrigada por ser como é, saiba que o sr é nossa esperança de dias melhores. Por favor, esteja apostos, porque os caminhos vão se abrir, com a graça de Deus.

  150. SERGIO MORO vem sendo perseguido e odiado pelos agentes trevosos que não suportam a presença da luz. Não triunfarão. A força da Luz da Verdade revelará tudo, desnudando os corruptos, corruptores e seus serviçais. Sigamos o conselho de Chico Xavier:"O MUNDO NÃO É DOS ESPERTOS. É DAS PESSOAS HONESTAS E VERDADEIRAS. A ESPERTEZA UM DIA É DESCOBERTA E VIRA VERGONHA. A HONESTIDADE SE TRANSFORMA EM EXEMPLO PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES. UMA CORROMPE A VIDA; A OUTRA ENOBRECE A ALMA." MORO#22 Pedro Geraldo

  151. Eu sou admirador inconteste do trabalho realizado pela Lava Jato. Infelizmente, a continuidade da operação sofreu diversos revezes pela falta de interesse de instâncias superiores. Mas, o legado do Juiz Sérgio Moro jamais será esquecido.

  152. Seu trabalho na lava jato foi excepcional. Deu ao povo brasileiro razão pra acreditar que a justiça pode ser feita do homem mais simples ao mais poderoso. Não tenho dúvida que o senhor tem muito a contribuir para o Brasil. Concorra a Presidente. O resultado vai surpreender muito os que torcem pelo seu fracasso. Seja mais atuante no cenário político. Que Deus o abençoe e o proteja sempre.

    1. Resguardado o teu lamentável direito à livre expressão, paspalhão, mas te denuncias como um verme humanizado. O que fazes aqui, micróbio? apscosta/df

  153. Estou de luto. Pelos 300.000 mortos, mais do que a AIDS em todos os tempos. De luto pela crise econômica sem fim, sem ninguém para tentar mudar isso. De luto pela qualidade dos nossos políticos, que só pensam em se locupletar. De luto pelos poderosos de plantão, que só usam o seu poder em proveito próprio. E mais triste ainda pelo final melancólico que se prenuncia para a Lavajato. Luto.

  154. Moro, o STF, num tiro no pé, eternizou seu nome e sua luta. Foi revigorante e esclarecedor, mesmo que por pouco tempo, ver a face colérica e agonizante da toga-mor, enegrecida pela malversação do direito e do poder, saltar à tela num misto de pavor e desespero. Foi apoteótico! Somente Sérgio Moro para nos oportunizar um momento como aquele, mesmo ausente. Você estrapolou a si mesmo, Moro. E, somente raras pessoas conseguem isso. Mais que nunca, somos todos Sérgio Moro, com muito orgulho!

    1. Sabe meu chapa.. apesar de seres um imbecil, é bem capaz de estares certo. Uma lástima a existência de ambos:,tua e a do teu herói ladrão. apscosta/df

  155. Espero que em um futuro próximo possamos mudar de Capitão. Sair de um que somente caça poder, e migrar para o que já sabemos ser um exímio caçador de "corruptores poderosos". O BR precisa disso...

  156. Não esmoreça, a vida dá muitas voltas e os corruptos e bandidos vão perder essa guerra, os poderes se uniram contra, embora a narrativa seja do combate à corrupção, mas os radicais, só conseguem fazer seu gado acreditar, e cada vez o rebanho é menor e já há vários brigando entre si, e vão nos ajudar a provar, não há ética entre corruptos, só auto-proteção

  157. Da um desespero porque o povo parece acomodado.. só uma manifestação pública gigantesca para sermos ouvidos ! Essa a diferença de porque nada ainda aconteceu.. o elástico não cederá mais.. e o STF vai cair com o povo nas ruas aos milhões 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  158. Li essa coluna e me veio à memória uma vez que levei meu filho Bê e o amiguinho dele Oscar para tomar um sorvete. Acabamos o sorvete no tempo normal e ficamos incomodados com a lerdeza do Oscar para terminar. A certa altura, impaciente, meu filho perguntou porque ele demorava tanto com sorvete, e ele respondeu: sou diabético, tenho que saborear devagar, não posso tomar sorvete todo dia.

  159. Parabéns, Moro, pelo artigo e pela postura. O povo de bem não caiu na canastrice mambembe daquele julgamento do STF ("não é, ministra Carmém?"). Sabemos que os inimigos são poderosos e contam com microfones de aluguel, advogados e todos aqueles que sempre faturavam, direta ou indiretamente com os esquemas de corrupção. Continuo admirando seu trabalho e o dos procuradores de Curitiba. Fazer a coisa certa sempre, belo lema. Gratidão!

  160. Vivemos um momento de destruição no Brasil. Além das mortes de muitos brasileiros pela COVID, vemos a morte das instituições. Momento de muita tristeza.

  161. Muito triste a declaração de suspeição de Sérgio Moro. Pior foi a dor que senti em relação à Ministra Carmen Lúcia. Que decepção! Estamos de olho nas eleições de 2022 porque acreditamos que o Brasileiro possa repetir o mesmo erro. Pior se houver Lula e Bolsonaro pleiteando à Presidência do País. Nós não merecemos um Chefe de Estado ladrão e outro que não cumpre seu compromisso de Campanha e ladrão também. Ambos incompetentes para gerir o País. Havia outra opção no primeiro turno.

  162. Votaria em Sérgio Moro, com toda certeza.Mas sabemos que o STF, a digo, Gilmar faria de tudo para afastá-lo da corrida eleitoral em 2022. O ódio por Moro é compartilhado na alta cúpula do poder.

  163. mais algumas gerações perdidas pois nossos filhos só pensam em estudar e trabalhar fora do país. ainda viveremos sob a constituinte gilmârnica por mais 10 anos. eu gostaria de me colocar na fila para compar seu carro usado, combinado ? continuarei sendo muito grato por toda sua coragem e trabalho. fica firme! obrigado!

    1. Parabéns pela postura de sair do desgoverno BolsoPetismo na hora certa.

  164. Assim com vc, Sergio Moro, muitos acreditaram q teríamos um futuro muito melhor. Fomos enganados e você não nos decepcionou, saiu na hora certa. Se não fosse as restrições sanitárias certamente voltaríamos as ruas, aos milhares, pela Lava Jato e por você. Força, estamos juntos. ❤❤❤

  165. A unica chance que temos agora está na insurgencia de um nome que possa representar os cidadãos que não querem afundar junto com algum maluco na liderança. Acredito que o senhor entende que tem um papel importante nisto.

  166. O Brasil recebeu essa Sindemia caótico!!! Educação, Saúde e Segurança destruídos por décadas de incompetência e corrupção. De repente, quando começamos a acreditar que iria melhorar, o grande teatro do STF resolveu mudar a representação. Resolveu representar o lado mais PODRE do poder: censura, autoritarismo, agressividade, ranço. Ah!! E a incompetência, por eles próprios declarada! Quanto mais se movem contra a Lava-jato, mais mostram de si.

  167. Sérgio Moro é a última reserva moral da nação, que vem sendo “criminosamente” perseguido, por advogados, pelos políticos com processos engavetados no Congresso, no STJ e no STF, todos sócios de bandidos e corruptos de carteirinha. Excelente metáfora do navio comandado pelo GM, representando o capitão Ahab, e o senhor Dr. Moro, como a baleia branca de Moby Diky sendo perseguida, tudo para acobertar as traficâncias de bandidos. E o povo, que o aplaudia, assiste carneiramente a esse teatro do GM

  168. A jornada ainda não terminou. Assim como a tripulação do Pequod, vamos aguardar uns e outros se destruírem e se fagocitarem deixando uma estrada mais reta para o futuro

  169. Com certeza Moro. Nao haveremos de ser reféns eternamente de um louco alucinado. Graças ao trabalho incansável da lava jato e à sua incrivel capacidade tecnica de detectar corruptos nossos olhos estão bem abertos.

  170. Dr. SÉRGIO MORO! O SR. LEVANTOU A ESPERANÇA DE UM PAÍS. ACREDITAVA NUM FUTURO MELHOR PARA MEUS FILHOS E NETOS. HOJE VEJO O CRIME SE AVANTAJANDO. A ESPERANÇA SE ESVAINDO E COM O SENTIMENTO QUE AMANHÃ SERÁ PIOR QUE HOJE. OBRIGADO POR TER NOS DADO A TÊNUE ESPERANÇA.

  171. Lamento discordar. A maioria dos brasileiros é de desonestos. Se eu fosse você esqueceria o país q prova diariamente q não merece alguém da sua grandeza

  172. Feliz do pais que tem um lider da estatura do Dr Moro. Ainda resta um pouco de esperança, não vamos baixar a guarda. Dr Moro é um exemplo e com certeza terá muito mais seguidores no momento oportuno.

    1. Ufaaa.. ora viva.. menos uma tapada por aqui. Apscosta/idf

  173. O artigo teria realmente um grande valor se nele houvesse alguma manifestação acerca da suspeição que paira sobre a sua atuação no caso específico do Lula. Generalidades, como tem afirmado, de que sua conduta foi totalmente correta, em nada ajudam o futuro do combate à corrupção. O seu comportamento e dos procuradores, em especial o Deltan, deixaram margem, e os maus se aproveitaram dele. Verdadeiramente honroso seria admitir que deveriam ter agido de outra forma. Mas aí vem a vaidade...

    1. Alvaro, uma pena que nem ao menos consegue fazer uma mínima interpretação de texto, pois se assim fosse, não escreveria besteiras. Vou te ajudar, nobre apedeuta: "e os maus se aproveitaram dele" é uma observação que engloba, ao mesmo tempo e termo, o luladrão e os magistrados que o estão livrando das barras da justiça. Você deve ser um dos patinhos amestrados do moro, que fecha os olhos aos erros cometidos, simplesmente por ter adoração ao sujeito. Ninguém está acima da lei... lembra disso?

    2. Impressionante como vez em qdo saem do anonimato os que se julgam mais espertos, inteligentes e sensatos. É o caso desse comentarista aí de arriba. O cara, suto julgsndo-se um "iluminatti", escreve um monte baboseiras, que mal disfarçam seu lulopetismo. "Tás" por fora meu chapa. És o único senão aqui. Mesmo assim respeito teu direito de errar. Apscosta/df

  174. Dr Moro para mim o senhor é a esperança de um Brasil melhor. Sei que o senhor na merecia o que está acontecendo mas saiba que a verdade sempre vencerá a injustiça e principalmente os corruptos do nosso país. Sempre Moro

  175. Mais uma vez, o Sr tem as palavras certas para definir nosso país. Infelizmente não acredito mais no povo, não acredito mais em político e governantes . Minha única esperança é o Senhor Dr Sergio Moro, mas acho que você não merece um país igual o que vivemos, o país está muito abaixo de sua pessoa em todos os sentidos. Eu sou Moro até o fim.

  176. Excelentes observações e que servem de carapuça a muitos poderosos que não merecem a confiança do povo brasileiro e que com sua sanha nos privam de verdadeiros líderes como o sr.

  177. Dr Moro, como o senhor deve saber, a ética , infelizmente não é suficiente para vencer os corruptos, principalmente os que estão na suprema corte. A Lava Jato foi uma brilhante estratégia, que foi vencida pelos corruptos, agora precisamos de outra estratégia mais poderosa.

  178. Meu caro Dr. Moro. Cada vez mais e mais cresce minha admiração pela pessoa que é. Seus valores e critérios, sua análise dos fatos e até sua compreensão digamos assim, pela falta de caráter dos seus algozes. Que pessoa íntegra! O Brasil de bem tem orgulho de tudo que fez para tornar nossa pátria mais justa, mais limpa.

  179. Belo texto, Dr. Moro, o senhor é gênio! cada vez o admiro mais. Concordo que a busca do poder pelo poder é uma tragédia. Se um "certo" ministro tiver acesso a esse artigo, certamente sentirá um tapa na careca e fará mais muxoxo ainda com aquela boca horrorosa de quem tem raiva da mãe. Acho que a pessoa que ele mais odeia é a mãe dele, pelo fato de tê-lo posto no mundo. Ele não se suporta e por isso não suporta quem faz a justiça que ele não sabe fazer.

  180. Amigo Moro. Me permita dirigir-me a você nesses termos. Como já tuitado várias vezes a seu respeito, volta a afirmar "Você sempre será a reserva moral desse país". Obrigada por não se curvar ao "jeitinho". As latidas que te são direcionadas, deve servir somente para te forjar ainda mais o seu caráter, a sua retidão e o seu compromisso com a lei e o direito. Quiçá tivéssemos mais agentes da lei dessa estirpe. O seu legado jamais será esquecido. A história se cercará disso. Não desista, nunca!!

  181. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  182. Só nos resta acreditar que “Não há mal que dure para sempre!”. E quanto a certas pessoas nefastas, esperemos que um lugar particularmente quente as esteja esperando no além mundo!

  183. Dr Sérgio Moro o bem sempre vence o mal, pode passar o tempo que for, uma hora vai se prestar conta de todo o mal que essa gente corrupta vem fazendo ao Brasil, mesmo eles protegidos por Ministros do STF e do STJ nomeado por eles mesmo para defender os seus interesses pessoais, ou seja, advogados de circunstâncias ao momento, mas uma hora isso vai se acabar acredito, continue firme nas suas convicções, ética e respeito aos seus ideais de vida, nós estamos vigilantes aos passos desses corruptos

  184. Ah! Dr. Sergio Moro. Que pena!, que pena, repito. Sem mais nada de bom para comentar, digo, respeitosamente, que me sinto extremamente agradecida por saber que o Brasil ainda possui homens de seu calibre, honrado e grande. Nada importam as palavras nojentas proferidas por pessoas abjetas, como vimos, infelizmente, sairem da boca do dito ministro. Sinto-me agradecida por sua pessoa, Dr. Sergio Moro. Obrigada.

  185. Parabens Dr Moro,sempre com elegância dá um belo tapa de luvas nesses mercenarios políticos ou gente sem brio e ética para tratar órgãos públicos para chamar de seu.

  186. Parabéns Dr. Moro por tudo que já fez, precisamos de mais homens como vc. Persevere naquilo em que acredita. O mal, por si só, destruir-se-á. Continue a nos ajudar da melhor forma que conseguir.

  187. Moro você é um raro momento de orgulho de ser brasileira. Tenho muito respeito por sua postura reta e honradez inequívoca. Você jamais caminhará só.

  188. As pessoas decentes apoiaram a operação lava jato e vão continuar apoiando o combate à corrupção. Infelizmente é muito difícil lutar contra os corruptos, porque eles têm o apoio do maior jornal do país, e de políticos criminosos. Aliás os políticos corruptos que ocupam cargos importantes na República só estão lá graças a inoperância e cumpricidade do STF em puni-los. Por isso essa "vitoria" do Lula é imoral. Parabéns Sr. Sergio Moro por tudo o que fez pelo Brasil!

  189. Há de haver uma luz no final desse túnel Brasi.... e você nos mostrou o caminho e o iluminou... Tentam apaga-ló usando a fragilidades das instituições que cheia de anuetes dos malfeitores sempre se colocam a sua disposição.... Moro a verdade ainda que tardia vencerá sua luz está entranhada nas pessoas de bem....

  190. O Brasil é, sim, uma nau avariada, desgovernada. Um capitão mais louco do que o outro, movido pelo desejo de poder e não de governar racionalmente o país, tem o timão nas mãos.

  191. Moro, você fez tudo certo, tão certo que incomodou os bandidos de plantão enciumados e invejosos com a sua competência. Até sua serenidade incomoda o boquirroto do STF.

  192. Silvino parabens!!! Expressou muito bem o meu pensamento e de tantos outros brasileiros. Moro não desanime pois está certo e os brasileiros sabem disso.

  193. O Brasil terá o tempo histórico para reconhecer o seu trabalho. Sérgio Moro já é parte da história do Brasil. Um divisor de águas. A forma serena com que você lutou o bom combate é um exemplo de equilibro e honradez. No final das contas, o importante é fazer a coisa certa!

  194. Gostaria de ter seu otimismo, Dr. Miro! Sua caminhada jamais será apagada ou desvirtuada pela turba diabólica. Nossa gratidão será eterna, quem conhece as entranhas da justiça sabe o tamanho do seu feito, da sua coragem e sensatez. Que Deus te ilumine e guarde.

  195. Moro é herói nacional! Bolsonaro maior estelionato eleitoral que já vi. Do PT ja esperamos todo tipo de maracutaia.....o bolsonanos deu esperança, porém se mostrou ainda pior que o próprio PT.

  196. Dr. Moro, seu único erro foi acreditar que Bolsonaro iria fazer diferente, assim como nos eleitores, o sr. foi vitima do maior estelionatário eleitoral da historia do Brasil e do mundo, lance logo sua candidatura a presidente do Brasil e nos brasileiros teremos esperança por dias melhores.

  197. Moro fica tranquilo o Senhor, com todo respeito que merece, nunca será lembrado pelos condinomes: Beiçola, Lewan (para os íntimos), Carminha pela justa e demonstrada fraqueza moral, Tofinho (aquele reprovado em 02 concursos para a Magistratura paulista). Esses personagens remetem ao que há de pior na justiça brasileira, porque expuseram algo de podre nos porões do reino Brasil, pois são coniventes, ciumentos, autoritários, falsos e que têm um objetivo em comum -abrandar o combate à corrupção.

  198. Realmente o cenário é pavoroso e entendo que o sacrifício não compense, mas peço a Deus todo dia que lhe dê forças e que vc não abandone a política e o Brasil, . Mesmo que não seja para ser presidente, tenho esperança que o Sr ainda possa fazer mais por nós

  199. Moro gostaria muito que não perdesse o desejo de lutar e trabalhar para um país mais justo! admiro sua coragem... que Deus proteja sempre você e seus familiares.

  200. Parabéns Moro,você é um raro e bravo cidadão! Sempre terá o meu Voto. O Brasil está a deriva,os Ratos estão nos 3 poderes!

  201. Texto excelente! Quero externar minha concordância com as ideias expressas nele, minha admiração por sua pessoa e por seu trabalho, sr. Sérgio Moro, e minha torcida por tempos muito melhores. Sucesso! O sr. merece!

  202. A Lava Jato está na história como a maior operação anti-corrupção do Brasil, mas também como aquela que nos tirou da inocência e da ignorância. Contra isto, não há o que Gilmar, Toffoli, Carmen Lúcia, Lula, Bolsonaro possam fazer. Obrigado, Lava Jato ! Tenham força e resiliência neste momento de covardia do sistema contra vcs. O Brasil precisa de vcs, não precisa de Gilmar.

  203. De fato, nossa Constituição afirma que TODO PODER EMANA DO POVO. Fico me perguntando qual foi a parte que os 3 Poderes não entenderam da clara mensagem que 56 MILHÕES DE ELEITORES depositaram nas urnas em 2018 - há meros 2 anos atrás. De lá para cá, os 3 Poderes se empenharam em BOICOTAR nossos anseios por um país melhor, a começar pelo Presidente eleito, que confundiu VOTO DE CONFIANÇA com CARTA BRANCA para fazer o INVERSO DO PROMETIDO. REVOLTANTE que tentemtransformar nossos heróis em vilões.

  204. Dr. Moro, parabéns pelo magnífico trabalho desenvolvido na Operação Lava Jato. Pena que se tenha tantos "Pepé Le Pew" em todos as Instituições públicas. Entretanto, discordo de seu ultimo parágrafo, ao não querer comparar o brasileiro com a tripulação do Pequod. Somos um povo que nos falta moral, não fazemos a menor ideia do que isto significa. Ética? sem comentário! A razão é simples, as intenções de voto para PR em 2022, o Big Corrupto, continua tendo votos da população. Como é possível?

  205. Moro sempre elegante,discreto. Não como certos cães raivosos e enfurecidos agarrados à uma falsa justiça. Ordinários e pulhas são os daquela segunda turma. Não excluo nenhum. São de segunda classe mesmo. Quem será o próximo "injustiçado" que eles vão salvar? Infeliz a nação que tem nessa classe nojenta seu destino. Conseguiram o que queriam, desmoralizar o Moro e soltar o abjeto molusco. Esse sempre foi o único objetivo. Nunca foi a verdadeira justiça, pq se fosse, esse canalha seguiria preso.

  206. A situação atual, de prevalência dos ministros defensores de políticos corruptos na 2a turma, é deprimente. Torço pra que o plenário do STF reverta essa tragédia e devolva a esperança de um futuro mais justo ao país

  207. Fique tranquilo dr. Moro, o tempo é o melhor juiz, e seu nome já está inscrito na história deste país como parte da operação mais bem sucedida de combate a corrupção. Gilmares, Lewandowskies, Tofolies vão para o lugar que merecem: o escárnio.

  208. Caro Dr. Sergio Moro, uso as palavras do Rei Juan Carlos ao contrário: "Porque não te falas?", não achas que está na hora expressar para o Brasil sua decepção com isso tudo que está acontecendo? Houvi dia desses que o Senhor não é um "animal político", mas não está na hora de "botar o bloco na rua" e assumir um projeto político? Serei sempre seu apoiador, seja qual for esse projeto.

  209. "Ingressei no governo , não para desenvolver um projeto pessoal, mas para o país." Não considero a saída do ministro banhada de tristezas. São descritos na coluna apenas os fatos, reais e racionais. A ocupação de um cargo pelo simples fato de poder, este sim, é imerso em tristezas.

  210. Os brasileiros na sua maioria agem, pensam com o ex-Ministro Sergio Mouro. Infelizmente, somos capitaneado por uma minoria de políticos cujo objetivo é misturar o público com o privado. Um país que foi tomado pelas corporações que futuro tem?

  211. Caro Dr. Sérgio Moro, Brilhante esse seu artigo, como foram tantos os que já li. Compartilho das suas tristezas e decepções. Não foi para o senhor e os membros da Força Tarefa de Curitiba lutarem contra o Mecanismo. Só me resta agradecer por tudo que fizeram e por nos dá um fio de esperança por alguns anos. Estamos retrocedendo décadas no combate à corrupção.

  212. O poder pelo poder necessita de riqueza, fama e da estátua de bronze, normalmente fica em praça, para ser reverenciada ou lembrada, mas tudo passa pela futilidade da vida, no final é a vanglória esquecida com o tempo. Parabéns 👏👏 Sr. Moro, a sua luta sempre terá apoio de milhares de brasileiros em prol de um Brasil mais igualitário, estamos acompanhando a sua via crúxis, não desanime, é a nossa oração, mas caso queira candidatar algum cargo político meu voto e de milhares estarão a seu dispor.

  213. Sergio Moro, independente do seu destino político em 2022 (PR, Senado, grande colaborador de uma Terceira Via, espectador), seu nome já está escrito na história (e esperemos os futuros livros didáticos a respeito para ver como vão tratá-lo e a LJ...) como um grande marco (para o bem) no Brasil. Seu trabalho (e o de todos que participaram da LJ), com muito mais acertos que equívocos, certamente inspirará outros trabalhos no exterior. E aguardamos o lançamento futuro de seus livros a respeito...

  214. Como disse o próprio ex-juiz Sérgio Moro, citando John Adams, “Fatos são coisas teimosas e quaisquer que sejam os seus desejos ou inclinações ou os ditames de sua paixão, eles não podem alterar o estado dos fatos e das evidências”. Simples assim.

  215. Belo e articulado artigo. Tem guarida nas mentes e corações do Brasil decente. Que Deus tenha misericórdia e nos direcione a fazer a o que é certo - afastar as figuras das trevas incrustadas nos três podres Poderes de BSB, que se alimentam do poder pelo poder. Não podemos admitir o fracasso como projeto de Nação. É hora de agir, de agitar. Embora à deriva, vamos expelir do barco as inutilidades evidentes que contaminam o dia a dia do País.

  216. Ditadores corruptos não ligam para anseios do povo, desde que possam contar com a resguarda das FFAA (ex.: China, Rússia, Venezuela). O que eles realmente temem: protestos do povo COM APOIO MILITAR! As FFAA devem garantir que a CF não seja aniquilada por corruptos no poder! Resta saber em que lado estão os Generais.

  217. Estamos em pandemia mas precisamos nos posicionar. 10 sergios moros não são suficientes. Não podemos delegar ao Sr Sério Moro o papel que cabe a todo nós.

  218. Meritíssimo, para mim o senhor sempre será O MAGISTRADO. Reconheço a sinceridade e legitimidade dos desejos, tanto dos que o aconselham a afastar-se da podridão que é a política nacional e gozar de uma vida plena de realizações profissionais e felicidade familiar a que fez direito, como dos que dos que enxergam no senhor um farol no meio da negra tempestade que se abate sobre nós. Eu, particularmente, atrás dos meus 82 anos de janela, muita observação e muita reflexão, escolheria o curso do meio

    1. Meu curso do meio seria o recrutamento, organização, coordenação e liderança de um grupo de cidadãos e líderes civis, apartidários e comprometidos com o desenvolvimento e justiça social do país para, num projeto articulado em âmbito nacional, tentar refundar, desde os alicerces, o Estado Brasileiro, para conseguir-nos levar nossa nação aos níveis de justiça social e prosperidade, aos quais tem condições sobrando de chegar, se afastada a corruptocracia exploradora do poder.

  219. a sensatez de Vossa Excelência em todos os seus artigos é um bálsamo para nós leitores da Crusoé. o Brasil carece de rumo, de vergonha e não sei mais quê... Esperar 10 anos para que esse bossal seja retirado a pontapé do STF é muito tempo para nós. acredito que o Brasil não sobreviva até lá. cada vez mais me lembro da máxima dos anos da ditadura "o último a sair desliga a luz" É só o que nos resta, claro... só para os ricos... Nós pobres brasileiros trabalhadores continuaremos aqui..

    1. >> Fazer o quê no Senado ?? ... É muito melhor cuidar de sua vida pessoal/familiar e profissional num país civilizado. ... Somente meu ponto de vista. ... Sem achismo.

  220. Acredito que Sérgio Moro não tenha o perfil para enfrentar um Centrão ávido por cargos e disputas políticas. O certo seria a gente contar com Moro no cargo de Senador e daí seguir uma carreira mais consistente. Como tudo muda na vida adoraria depender dele e de uma assinatura só para instalar o impeachment de um certo João Plenário, o famoso Beiçola, o homem que referendou provas ilícitas como válidas para impor a suspeição de Moro. Covardia, Ciumeira e Inveja, hein GFM.

  221. A sociedade precisa se manifestar. Temos de nos posicionar urgentemente contra a corrupção e em apoio à Lava Jato e seus atores - juízes e procuradores. Poderíamos estampar uma mão vermelha em nossa janelas e carros - vermelho é a cor da justiça. Não à corrupção institucional.

  222. Sergio Moro, já cansei de repetir que o senhor é um benchmark para mim. O SENHOR É O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS. Talvez um dia nesta p**** de Brasil consigamos fazer o certo, que virtudes sejam sempre virtudes, e que vícios sejam sempre vícios. Fico muito triste e decepcionado comigo mesmo, por não ser capaz de avançar contra todos esses hipócritas cretinos, que afundam o Brasil. Mas é o custo de ser correto. Esses caras são todos doentes, acumuladores compulsivos, de dinheiro e poder.

  223. A eliminação de Moro, como candidato para PR, é primordal para facilitar a candidatura do Lula. A CF está sendo aniquilada pelo STF. Obrigação das FFAA é defender os dreitos do povo e garantir a CF! Povo na rua, pedindo intervenção! Resta saber: de que lado estão os Generais?

  224. Preciamos do Sr. como senador, junte-se a nós, por favor. Como presidente ol sr. seria destruído mas como senado tem a chance de votar pelos bons projetos.

  225. Obrigado Sérgio Moro por se manter firma às suas convicções. Obrigado por tudo que fez para que o Brasil desse um passo decisivo na direção da legalidade, da honestidade, do zelo pela res publica. Ainda que os corruptos históricos tenham se aglomerado em inusitada coalisão para tentarem garantir a manutenção do status quo, e ainda que obtenham vitórias momentâneas, o tempo lhe dará razão e tenho a esperança que seu sonho de mudar esse país se realizará. Deixo aqui minha solidariedade e admiração

  226. Parabéns Dr Moro, mais texto excelente. O Brasil precisa de homens como o sr, e são muito poucos. Infelizmente sobram gilmares.

  227. Moro, esqueça tudo isso e vá trabalhar nos estados Unidos. Finque raízes lá, com seus filhos e esposa, pois aqui vão te perseguir até conseguir algo irreparável em sua biografia. Dê um tchau à estes politicos vagabundos, e por tabela você sabe a quem, e vá viver uma vida mais decente!! É o meu desejo à você que tentou mas foi derrotado por gente que não quer saber de melhorar o País e sim melhorar sua conta corrente!!!!1

  228. Realmente o Brasil, neste momento, é uma nau sem rumo, isso não quer dizer, que não possa ter um comandante, 2022 está aí, Moro, não esmoreça!

  229. Vou chamá-lo de Presidente. Não interessa e se a baleia é boa o ruim. O que importa é que todo mundo sabe quem é o senhor e seu papel na história do Brasil como homem que caçou os ladrões poderosos da política e das grandes empresas de construção, enraizados num só objetivo de sungar a Petrobrás. Todos cometeram crimes e foram condenados. O Supremo na canalhice costumeira, tanta macular o seu nome. Mas o senhor hoje é uma vítima do sistema imoral e um herói do povo de bem. Moro Presidente

  230. Dr. Sergio Moro Tenha a certeza que o Senhor sempre terá o apoio dos Brasileiros honestos. Ninguém jamais vai esquecer seu excelente trabalho na Operação Lava Jato e como Ministro da Justiça fez tudo o que estava a seu alcance e apresentou bons números. Em relação ao combate a corrupção só não fez mais, pois foi bombardeado por todos aqueles que há décadas desviam o dinheiro do povo. Torço para que o Senhor seja candidato a Presidência, pois terá o meu voto e de milhões de outros Brasileiros.

  231. Dr Sérgio Moro, lembro do lula te lo chamado de “ analfabeto político “, achei também um grande elogio. Boa sorte na sua nova carreira. Esqueça o Brasil. O país já demonstrou que o esqueceu. Pessoas como o senhor não combinam com a política brasileira.

  232. O que incomoda aos desafetos e aos invejosos não são seus possiveis enganos ou erros, mas sobretudo suas qualidades e seus acertos. Todos estamos sujeitos a erros, enganos ou pecadilhos. O que diferencia uma escorregadela de outra é a intenção , a finalidade. Os mal intencionados não suportam quem resiste ao assédio dos corruptores e menos ainda quem não se acovarda diante das ameaças. Os bem intencionados pagam caro por suas decisões, seus atos e principalmente por seus descuidos.

  233. Que bom saber que o gentil Fernando Cardoso destinguiu os meritos de nosso grande Sergio MORO ,,pALMAS AOS 2 DOIS GRANDES BRASILEIROS

    1. FHC foi o imbecil que abriu as portas do BR a ao novededos ladrão, e não satisfeito inventou esse crapuleto gilmar mendes. É um execrável. Caso vcs tenham esquecido, foi esse pilantra FHC que chamou todos os servidores públicos de VAGABUNDOS, tendo ele 3 aposentadorias cumulativamente ilegais. apscosta/df

    1. Os brasileiros de bem são e sempre serão gratos ao senhor, dr Moro. A reação do establishment o senhor mesmo a previra, tal qual ocorrera na Itália. Que triste destino o desse país!

  234. cada dia que passa mais me convenço de que o lugar de Sérgio Moro é na política. o Senado seria perfeito para ele, que trabalha por um objetivo, não pelo poder.

  235. Dr. Sérgio, o crime organizado em partidos está no conteúdos poderes há séculos. Não podemos mudar isso com voto. Admita, vc quis o melhor, mas juntou-se ao estelionato eleitoral de Jair, foi inocente

  236. O abc de Sergio Moro Adeus, Sergio Moro. Adeus bela viola. Agora só teremos choro e a esperança de uma esmola. “Que vença o mais nobre”, dizia o belo cavaleiro. Agora virou algoz de todo o povo brasileiro. Foi montado grande circo, com cãezinhos amestrados e pomposos palhaços togados. Mas com fundilhos remendados. Salve, salve Sergio Moro e seu destino traçado. Mas outros sonharão o sonho sonhado. Sonho igual ao que um dia sonhou o que por nós foi crucificado.

  237. Gostaria de ainda ter um minimo de esperança nesse futuro, como no final do seu excelente texto. Mas está cada vez mais dificil. Depois de ver o senhor ser alvo da sanha do poder que mantem as coisas como estão, me deu um nó no estomago, um sentimento de frustração que, acho que desta vez, não vai passar. Não há mais tempo. O retrocesso é tamanho que acredito pelos proximos 50 ou 100 anos o Brasil ainda vai ser essa piada de mal gosto, com uma população sempre escravizada pela ignorancia.

  238. A postura do ex-juiz, ex-ministro (felizmente...) Moro só prova que existe possibilidade de saída, por mais difícil e improvável que se apresente. Para qualquer cidadão de bem, que se irrita em ver situações onde ser honesto é confundido com ser idiota ou inocente demais, saber que existem pessoas ainda com caráter e imbuídas do genuíno desejo de exercer a missão pelo bem comum é o que nos alimenta. Continue assim, coerente com seus princípios, que são os mesmos da maioria das pessoas de bem!

  239. Sr Moro, grato estou por tudo que fez e tentou fazer pelo País , mas infelizmente os canalhas venceram. Quanto a FHC esse não é base para nada.

  240. Nenhum cargo,por mais alto e poderoso que seja,o apetece,se para consegui-lo precisa abdicar de seus princípios éticos e morais!Esse é o grande diferencial do Juiz Moro!

    1. Dr. Moro veja que o povo brasileiro sempre lhe será grato, se for candidato a Presidente em 2022

    2. Dr Miró quanto mais perseguido pelos corruptos deste País, mais forte será na s eleições de 2022,

  241. Ótima resposta ao FHC e outros... Seria a Glória tê-lo como presidente, mas acho que é pedir demais a uma pessoa só. Parabéns, querido!

  242. Brilhante, como sempre!!! fico duas semanas a espera de tamanha lucidez!! Aconteça o que acontecer Moro sempre, orgulho dos homens de bem!!!

  243. O Senhor Dr. Moro para mim e minha família é um exemplo de caráter, decência e acima de tudo de patriotismo, diferente destes urubus que o perseguem, eles acham que sabem voar. Inúteis

  244. Prezado e admirado Sergio Moro se todos exercem suas funções com o seu espírito de realizar o melhor para construir algo próspero o Brasil seria um exemplo universal. Mas o que temos são bolsonaro+gmendes+lira+aras+noronha como maus exemplos que lideram uma corja enraizada no poder.

  245. Já entrou para a história como um corajoso defensor da justiça. Com um posicionamento forte da sociedade, poderia seguir adiante ( mesmo não sendo candidato), mais não foi o que assistimos até agora.

  246. Parabéns, Moro, brilhante como sempre. Eis o motivo pelo qual desperta tanta inveja nos abrutes do poder. Infelizmente o Brasil vive o seu pior momento, muito triste tudo isso.

  247. Parabéns Juiz,ministro ético Sergio Moro. Sou uma lavajatista. Também votei em Bolsonaro achando que o país seria diferente. Ledo engano !

    1. Dr.Sergio Moro,como a maioria, sou um cidadão trabalhador brasileiro, imagino o quão difícil foi seu período na Lava Jato, ameaças, perda da liberdade, abrir mão de muitas coisas, muito trabalho, dedicação e esforços, o senhor não desistiu e cumpriu sua missão de forma correta e teve apoio da maioria dos brasileiros de bem. Os brasileiros não querem que o senhor desista do Brasil. Moro 2022.

  248. Parabéns!!!! Estamos ao seu lado. O vento muda constantemente e logo quebra a vela do barco. Até aquela que se acovardou será cobrada.

  249. Perfeita a comparação com o livro de Herman Melville. Mas a comparação fica mais perfeita ainda se compararmos o ministro Gilmar Mendes com o comandante da nau que sai em perseguição da baleia branca

  250. Bom dia Dr. Moro. Como sempre brilhante. Neste artigo fica claro o porquê do senhor sofrer tantos ataques, pois o senhor é tudo o que eles não são e isso é para poucos, muito poucos. Todo meu respeito, admiração pela sua pessoa e o seu trabalho impecavel, como juiz e ministro. Não és herói ou deus, mas sim um homem que acredita que fazer o certo, sempre, é o caminho a ser trilhado. Fique com Deus.

  251. Perfeita visão do Brasil, que infelizmente aí está! A luta por poder, mordomias e outros interesses é o que prevalece , no legislativo, executivo e infelizmente e principalmente nas altas cortes! Triste realidade, sinto pelos meus netos!!

  252. A esperança está em homens como o senhor Sérgio Moro... E tenho certeza que temos muitas pessoas de boa índole e caráter em nosso país, preocupadas em fazer o certo em oposição ao que é fácil e ou conveniente...

  253. Já que se falou tanto em nau, cabe relembrar as navegações portuguesas, que afinal foram uma empresa lucrativa e que ajudou a povoar e aculturar o Brasil enquanto país lusófono. Bom, o Brasil pode até parecer uma nau, contudo não somos, somos sim o repouso das naus portugueses, onde eles acharam suprimentos e depois trouxeram a espada da lei (sobretudo romana) e a cruz (cristã), então, receio que temos sim um Moby a matar: 'corrupção sistêmica' e só se mata com a cruz e a espada limpas.

  254. Infelizmente, o recado foi dado: que ninguém ouse repetir o que o Sr Moro fez, combatendo a corrupção de frente, com muita coragem e integridade. As forças contrárias ficam à espreita esperando uma oportunidade de contra atacar. E não faltam Gilmares para conduzir a empreitada. Eu rezo pelo Sr Moro, e que um dia ele se torne nosso presidente!!!

  255. Grande Moro!!! Parabéns por ser este homem íntegro, reto, honesto e competente... Não serão Gilmares, Tofollis, Lewandowskis, Carminhas ou qualquer outro defensor de corruptos que ira ofuscar o seu brilho.. Todos indicados por juízes, fazendo o jogo sujo e corrompendo nossas leis e o sistema... Só enganando aos já que querem ser enganados... Sérgio Moro tem e terá sempre meu apoio, respeito e admiração!!!

  256. O momento é difícil mas a gente acredita que ainda é possível construir uma nação justa qdo sabe que existem brasileiros como o Moro.

  257. Triste, muito triste! Está difícil manter a chama da esperança, temos que buscar equilíbrio e sabedoria para seguir em frente. Você nesse processo acendia a esperança, por isso agradeço. Um grande abraço

  258. Difícil acreditar que nosso futuro será promissor com tantas baleias Mendes a enfrentar. Fica o legado ético e corajoso dos obstinado Moros.

  259. Dr.Moro só tenho agradecimentos a sua pessoa .Quando seu brilho começou a ofuscar JB, a irá dele afetou seu cérebro e estamos ainda sofrendo....Nao foi diferente com o Gilmar e Levandowisc são seres menores, incapazes de ter seu brilho, seu caráter e sua honestidade.Se resolver ser Presidente terá meu apoio.O povo te ama # Mimistros do STF, vocês bem sabem o que o povo brasileiro pensa de vocês.

  260. Os brasileiros têm todos uma grande dívida de gratidão com o senhor pelo excelente trabalho realizado como juiz da lava jato. O seu nome já está eternizado nas páginas da História mundial e no coração dos brasileiros de bem. Deixe para aqueles entorpecidos pelo poder e pelo $ perseguirem suas baleias brancas. O seu equilíbrio de caráter e sua moral elevada se contrapõem às dos seus sequazes, que ganharam uma batalha, mas não a guerra. Espero estar vivo para vê-lo presidente um dia. Abs.

  261. Sérgio Moro, sou 100% orgulhoso de você e confiante em seu trabalho. Lamento os acontecimentos recentes. Peço a Deus, Nosso Senhor, pelo nosso país, que o abençoe.

  262. Moro, você é e sempre foi grande no sentido de humanidade. As pessoas que têm essa dimensão dentro delas estarão sempre de seu lado. Porém, muitas são doentes e desejam o poder pelo poder, tentando preencher um vazio de sua existência que nunca será preenchido. Opiniáticas, mas nunca empáticas. Fique com Deus!!

  263. Dr Moro, ñ esmoreça! Um pedido esperançoso de uma pessoa de 90 anos. Espero, ñ para mim, mas para meus netos, um Brasil mais justo.

  264. O establishment teme Moro na política. Gilmar sentou em cima do pedido de suspeição por dois anos para ver como seria o novo governo com Moro empoderado. Fora do governo, Moro enfraquecido abriu as portas para Gilmar. Agora vem a fase da aniquilação, com uma condenação criminal para tirar Moro de qualquer processo eleitoral. E assim, regredimos à velha republiqueta tropical corrupta...

    1. Todos estes manifestos dão a dimensão de Sergio Moro. Se cada um multiplicar esta posição com seus amigos, teremos uma união pelo Brasil!!!

  265. Dr Sérgio Moro, só tenho a agradecer por tudo. Por sua honestidade, por sua conduta, por seu amor à pátria, por ter feito o correto. Seu texto retrata bem a sanha dos que o odeiam. Sei que o senhor não será candidato. Suas atitudes e seu texto deixam claro, mas tenha a certeza que uma boa parcela de brasileiros o admiram. O senhor será sempre lembrado por querer ajudar o Brasil.

    1. Também acredito que Moro não será candidato... entendo perfeitamente essa opção. Mas seu poder de influência, pela retidão do seu caráter e pelo que fez pelo Brasil, é muito grande e isso ninguém pode tirar. Estaremos com Moro e qualquer indicação dele será um norte nas eleições de 2022.

  266. Caríssimo Moro, em outro livro muito conhecido diz que "Os mornos serão vomitados". A frase do filósofo Jesus, para além de ser o verdadeiro Messias (não me contive), pode inspirar você a ultrapassar a fronteira dos tuítes amenos e das belas colunas que escreve. Existem milhões clamando por um caminho para uma libertação futura das malhas desse estabilishment. E este caminho passa por você. Qual parte disso ainda não entendeu? Seja quente como lava de vulcão pra cima desses porcos!

    1. Não transfira paea o Moro o que todos nós devemos fazer, protestar, cobrar, fiscalizar. Estamos mornos, quase frios mesmo, parados somente empurrando nossa responsabilidade para ele. O Moro já fez muito, mais do que muitos de nós que só sabemos acompanhar e se revoltar diante dis absurdos. Se o destino de nós for a destruição pela nossa covardia, que então, cheguemos lá, pois quem sabe entre as cinzas possa surgir alguma luz, um povo melhor e consciente de sua força!!

  267. A minha esperança em um Brasil mais justo é que Sergio Moro se candidate em 2022. Este é o maior temor dos corruptos, entre eles os bandidos do STF.

  268. MORO, a história mostrará de forma cristalina todos os benefícios que sua conduta inflexível trouxe para o Pais. Mesmo as custas de sacrifícios pessoais. Sua luta é a nossa luta. Você tem a maioria dos brasileiros do seu lado. A maioria do BEM. Que condena a corrupção. Corrupção tão bem representada e defendida pela tríade do STF (Gilmar, Lewandowski e Carminha). Continue nesta linha. O futuro é alvissareiro. Estamos contando com você em 2022!! Você será UNGIDO nas urnas. E os RATOS fugirão.....

    1. Concordo contigo Simone. Não é bom nem pensar o que aconteceria, caso o Moro se declarasse candidato. A sociedade está apática. Votarei num terceiro nome, torcendo que seja alguém “mais ou menos” , ficha “mais pra limpa”, algo assim.

    2. concordo com você Simone 😔. Dr. Sérgio Moro, oro pelo senhor e sua familia todos os dias

    3. Lúcio, entendo você, mas ele será perseguido, destruído por esses ratos do STF, do congresso, do PT. Se ele quisesse o poder, tinha permanecido no ministério da justiça e Segurança pública. Eu votaria nele também. 😔 mas não vão deixa-lo em paz.

  269. Dr Sergio Moro, muito, mas muito obrigada por sua colaboração ao país, bem como a todos os que trabalharam nas Forças- tarefas da Lava-jato. Graças a vocês, nós, do povo, tomamos cada vez maior consciência da corrupção mortífera que está nas entranhas do poder, e vislumbramos a possibilidade de combatê-la. A luta continua, apesar dos psicopatas no poder.

  270. 30 % dos Brasileiros querem um país melhor . Esses como o senhor desembarcaram do governo Lula quando souberam do mar de lama que se meteu o " Barba" e agora esse mesmo 30% desembarca da sociopatia bolsonarista. São esses 30 % que falarãm a seus netos com orgulho que alguns homens tentaram mudar o Brasil e alguns canalhas o impediram , mas quando nossos netos escutarem esse exemplo saberão que a mudança de um país é difícil e leva , às vezes , séculos, mas é possível

  271. Excelente texto! É uma tristeza o que estão fazendo com o Brasil. Mas é uma inspiração ver a sua coragem e a dignidade diante de tudo isso! Siga firme, não nos abandone!

  272. Dr Moro,precisamos do Sr na política para dar o rumo certo ao Brasil.Os sapos e as serpentes de togas supremas estão vencendo as batalhas,mas sem pessoas como o Sr na política,vencerão a guerra.Estamos juntos.

  273. Por todo o trabalho que o Sr fez na lava jato tem minha eterna admiração , respeito e confiança.Essa semana assistindo a seção do supremo tive vergonha de ser brasileiro .

  274. Excelente. Contudo, na linha de Deleuze e Guattari, o delírio individual ou coletivo é sempre histórico-mundial. Nós, a tripulação, podemos tender ao aniquilamento.

  275. Siga firme, precisamos de vc em 2022, se prepare para debates acalorados, para subir o tom na oratória, para colocar Lula e Bolsonaro nos devidos lugares.

  276. Moro: seu trabalho mereceu a admiração de honestos do Brasil e do mundo. Provocou a ira de ministros do STF tendenciosos e suspeitos. Avante! #Moro22

  277. Desejo-lhe força e muitas bençãos. Quem é inconformado com a atual situação desse país está com Sérgio Moro. Sofri com os berros de um togado insandecido,mas o q conforta são os 99,9% q comprariam um carro de Moro e Dallagnol.

  278. Há um velho ditado que diz que " são os inconformados que levam o mundo prá frente". Moro, és um destes!. Não obstante as injustas críticas que recebes neste momento já fixastes o teu lugar na história do Brasil e, mais importante ainda, em lado oposto àqueles que hoje te detratam.

  279. Que sorte poder ler seu texto! Obrigada por ter coragem de falar e defender a ética, algo tão difícil de encontrar em pessoas que tem espaço na mídia. Muita luz, sempre!!!

  280. Os tempos atuais da informação são outros ! assim como subestimarão a vitória do caricato Bolsonaro vai acontecer um grande repudiu popular com os atuais políticos. O joio e o trigo são revelados muito rápido. Cicatrizes são eternas. A centrifugação começará após pandemia, apertem os cintos !

  281. Moro você é um exemplo de homem honrado, que se sacrifica em prol dos outros. Lula, Bolsonaro, Gilmar Mendes e o resto dessa gentalha acabarão no lixo da história, mas você, Deltan e outros tantos virtuosos prevalecerão. Meu voto é seu!

  282. Sinto uma tristeza imensa em seu texto. Isso me preocupa mais que as injúrias lhe proferidas. Não nos abandone. Ainda existe um Brasil de homens honestos por quem lutar.

  283. Ao mesmo tempo que novamente fiquei estarrecido e decepcionado com este país, senti um certo alívio com a maneira que a lava jato e o juiz Sérgio Moro foram aniquilados pela classe dirigente. Pois acho que desistir de ser candidato é o melhor. O Brasil não lhe merece. Pessoas como o senhor são a exceção. Que isto nos incentive a tocarmos nossas vidas e dependermos cada vez menos da nossa podre elite. Excelente artigo! Continue frequentando estas páginas. Precisamos de brasilidade verdadeira.

  284. Sr Sérgio Moro, a sua honestidade, decência e coragem é o que mais incomoda esses crápulas. Por isso o desespero e a obsessão em querer desacreditá-lo. Cuide-se muito!

  285. Infelizmente choro ao ler esse artigo. Desde muito pequena "brigava" por tudo que considerava injusto . Assim foi nos meus tempos de escola, assim foi na minha carreira profissional e até na vida pessoal. Assistir o julgamento contra o senhor e a Lava Jato, tendo um ministro ensandecido pelo ódio e sede de vingança, se transformando em justiceiro acima das próprias Leis, doeu na alma. Pobre do país em que as Leis deixam de ser cumpridas! Mas tudo voltará à normalidade. Assim será! #SouMoro

  286. "A renúncia é a libertação. Não querer é poder." Esse excerto de Fernando Pessoa é ilustrativo. Lembra-me dos tristes episódios que o levaram à renuncia do ministério da justiça, mas também da altivez e o simbolismo do ato em si, de homem sério e inabalável. "Mas essa augusta dignidade de que falo não é a dignidade dos Reis e dos mantos, mas a dignidade abundante que não se cobre com os trajes de gala". Parabéns pelo texto, e por tudo.

  287. É uma pena que Moro não possa concorrer à Presidência do Brasil. Moro sempre será um herói nacional. Senti uma revolta tão grande com o que fizeram com o Sr, que adoeci.

  288. Imagina um juizeco de primeira instância enfrentando uma bancada poderosa de advogados influentes “no STF”, tentando fundamentar uma decisão contra um presidente da república? Renan Calheiros estava certo, a justiça brasileira é medíocre.

  289. Aos que tem Sergio Moro e Deltan como heróis por nos livrar do PT, um aviso: Neste momento em que tentam incrimina-los por terem mudado os rumos do país, eles não precisam da gratidão dos covardes que silenciam neste momento tão angustiante para eles e para o nosso futuro.

  290. O fanatismo dos bolsopestistas se tornou tão nocivo que suas crenças já não se baseiam mais em fatos e sim na profunda necessidade de acreditar e defender o Minto, perdendo a capacidade de crítica honesta e de escrúpulos. Como os petistas, vivem de narrativas desonestas.

  291. O Bolsonaro prometeu tudo para o Moro aceitar o ministério, como não cumpriu o Moro apenas disse que estava saindo porque o presidente além de não cumprir o prometido estava TENTANDO interferir na PF, o que foi comprovado. Ele não fez nenhuma acusação. QUEM É O TRAIDOR?

  292. Como nunca antes, hoje o crime compensa no Brasil, ninguém mais fica preso. Nem na época do PT os corruptos se blindaram tanto como neste governo, por culpa do legislativo, judiciário e do Bolsonaro. Nenhum presidente boicotou o combate à corrupção como o Bolsonaro.

  293. Populistas como o Luladrão e o Bolsonaro, exercitam a tática da exploração indevida da boa-fé de pessoas inocentes, tornando-as escravas das suas necessidades, tratados como trouxas que cegos pelo fanatismo são induzidos a praticar crimes ao divulgar narrativas desonestas da caterva.

  294. Bolsonaro se elegeu graças a Lava Jato do Sergio Moro & cia, os traiu covardemente e ainda jogou sujo ao acionar os chifrudos do gabinete do ódio, para difundir junto ao seu rebanho que foi ele o traído. Usam as mesmas narrativas desonestas dos petistas https://twitter.com/MovPatriotas/status/1305154410515968002?s=20

  295. Felipe Moura Brasil Era uma vez um país onde bandidos se aproveitavam da bonança para roubar, causando prejuízos bilionários aos cofres públicos, até que eles eram descobertos. Então eles mudavam as leis para punir aqueles que os descobriram, aprovavam reformas econômicas e voltavam a roubar em paz. https://twitter.com/FMouraBrasil/status/1161833163850731520?s=20

  296. Foi a Lava Jato do MORO que mudou o Brasil, o resto não passa de narrativa desonesta. Só vejo falar mal dele, corruptos e tudo que não presta. Espero que estes sejam apenas inocentes que não sabe o mal que estão fazendo ao fazer o jogo sujo dos corruptos para se livrar da cadeia

  297. 3 bilhões em emendas parlamentares e cargos para eleger presidente da Câmara um criminoso pego pela Lava Jato, amigo do PT e zero para aprovar o pacote anticrime do Sergio Moro, além do boicote. Somente o gado cego pelo fanatismo tem dúvidas sobre de que lado o Bolsonaro está.

  298. Dá pena destes coitados que desdenham do Sergio Moro, dizem que virou isso ou aquilo. Bolsopetistas e petistas são a escória da nossa sociedade, são ignorantes e vivem de narrativas desonestas. Geralmente são fracassados e assim continuarão se não mudarem de postura

  299. Me impressiona a sintonia que os advogados dos corruptos tem com as pautas do STF. Jamais suspeitaria que o Gilmar Mendes os orienta, já o Sergio Moro... https://www.youtube.com/watch?v=UBdiRKf4tH4

  300. Bolsonaro foi oportunista ao surfar na onda do antipetismo e da Lava Jato do Sergio Moro & cia. Hoje apenas está confirmando ser o medíocre que sempre foi, ao descartar a Lava Jato e o Moro para servir seus companheiros de ostracismo do Congresso. É a velha política dos crápulas.

  301. Belo texto. Dr. Sérgio Moro, nos brasileiros honestos confiamos e nos orgulhamos do senhor. Vá viver sua vida longe dessa política suja, o senhor já fez sua parte. Deus te abençoe e te dê muita paz e coragem. O STF é uma vergonha para o Brasil.

  302. Bolsonaro se elegeu graças a Lava Jato do Sergio Moro & cia, os traiu covardemente e ainda jogou sujo ao acionar os chifrudos do gabinete do ódio, para difundir junto ao seu rebanho que foi ele o traído. Usam as mesmas narrativas desonestas dos petistas

  303. A Lava Jato do Sergio Moro & cia matou o PT e a esquerda , caberia ao Bolsonaro apenas enterra-los, porem está fazendo exatamente o contrário, só falta gritar Lula Livre.

  304. Bolsonaro entregou todos os órgãos de combate à corrupção a petistas e corruptos. Prometeu Moro e veio de PeTista Kassio para o STF, indicou o Pestista ARAS para acabar com a Lava Jato, além do Petistas como ministro da Justiça.

  305. O Bolsonaro evitou a CPI da Lava Toga e impeachment de ministros do STF. Prometeu Moro e veio de PeTista Kassio, avalizado por Gilmar e Toffoli. PORTANTO, PODEMOS AFIRMAR QUE ESTE STF É O STF DO MINTO. Os coniventes com as traições do MITO nos trouxeram retrocessos irreversíveis

  306. O Bolsonaro é o mandante e todos aqueles que fizeram o jogo sujo dos corruptos, atacando a Lava Jato, Sergio Moro & Cia, são no mínimo cúmplices deste crime. Também não podemos esquecer dos que se omitiram ao não defende-la. “Corrupção é uma arma de destruição em massa”

  307. Quem dá credito ao Gilmar Mendes bom sujeito não é, só corruptos, mercenários, incautos, beócios, parvos, obtusos, doentes ou inocentes, que em tese acreditam neste nefasto a Democracia. Miseravelmente estão fazendo o jogo sujo dos corruptos, são a escória da nossa sociedade.

  308. Em apenas dois anos, o governo Bolsonaro destruiu tudo que foi construído para o combate à corrupção nos últimos 25 anos e promete mais. Neste período ele fez mais pelos corruptos que o Lula, Dilma e Temer juntos.

  309. Se todos os corruptos são contra o Sergio Moro, quem o ataca não é esperto o suficiente para saber que está fazendo o jogo sujo deles? Como seria se este pessoal usassem a mesma régua que usam para medir o Sergio Moro, para julgar seus políticos de estimação?

  310. Sr.Moro, o seu trabalho e de todos envolvidos na Lava Jato nos deu esperança de chegarmos a Terra firme tão sonhada. Precisamos continuar , batalhas virão e o Capitão não abandona o navio. Estaremos contigo. Siga em frente!!!! O sonho não acabou!!! Tenho muito orgulho do senhor.

  311. Se o Moro tivesse sido indicado ao STF, além de nada disse estar acontecendo, os corruptos já estariam todos atrás das grades. Também são culpados os omissos e principalmente quem compartilhou as fakes News para desconstruir o Moro, muitas produzidas pelo próprio governo

  312. Aos que tem Sergio Moro e Deltan como heróis por nos livrar do PT, um aviso: Neste momento em que tentam incrimina-los por terem mudado os rumos do país, eles não precisam da gratidão dos covardes que silenciam neste momento tão angustiante para eles e para o nosso futuro.

  313. Aos que tem Sergio Moro e Deltan como heróis por nos livrar do PT, um aviso: Neste momento em que tentam incrimina-los por terem mudado os rumos do país, eles não precisam da gratidão dos covardes que silenciam neste momento tão angustiante para eles e para o nosso futuro.

  314. Moro, o seu trabalho e de todos os envolvidos na Lava Jato nos deu uma esperança de chegarmos a Terra Firme e tão sonhada. Não desista da luta!! Siga em frente!!! Precisamos de um Capitão de verdade!!! Batalhas duras ainda virão e estaremos juntos.Muito orgulho do senhor!!!

  315. Dr. Sérgio Moro, Presidente. Dr. Pérsio Arida, Petrobras. Dr. Armínio Fraga, Privatizações. Dr. David Uip, Saúde. Dr. Mozart Neves, Educação.

  316. Obrigado por mostrar ser possível! Obrigado pelo trabalho sério e árduo! Obrigado pela esperança de um País melhor! Obrigado por se exporem, em um “sistema” podre! Cabe, agora, a sociedade assumir sua responsabilidade, e limpar o País da podridão! Fazer a coisa certa sempre!!!

  317. Fazer a coisa certa sempre! Difícil no Brasil atual, mas não impossível! O Ex-Juiz Moro, a Juíza Hardt, alguns Desembargadores do TRF-4, alguns Ministros do STJ, os membros do Ministério Público, os Policiais Federais, os Auditores da Receita Federal, e outros que atuaram na Lava-Jato (original - Curitiba/PR), demonstraram que é possível, apesar de muito difícil! E nos deram esperança de que, um dia, este País, e seus líderes, possam ser limpos, probos, íntegros! Simplesmente, muito obrigado!

  318. Seu nome ficará para sempre na nossa história. Nunca um juiz teve tanta coragem para enfrentar os criminosos . Esse teatro horrível dessa semana só serviu para jogar na lixeira os nomes dos juízes que defendem bandidos.

  319. S. Moro. Não sei se vc terá escolha, pois parece que os ataques ao Sr. não vão parar e vai ter que ter defesa e a unica que estamos vendo é a sua entrada para a politica. O Sr. não estará sózinho. O sr mete medo nestes canalhas. Força e estaremos contigo

  320. As muitas e enormes "baleias brancas" inventadas ainda agora para combater os frutos do trabalho incansável realizado na lava-jato dão a dimensão do impacto histórico desse legado. Milhões são os que se inspiram e que, inevitavelmente, farão a coisa certa em suas vidas.

    1. Parabéns pelo texto Prezado Dr Sérgio Fernando Moro. O senhor continua a ser a nossa única esperança . Essa pandemia , que matou milhões de pessoas pelo mundo , foi extremamente favorável aos três maiores bandidos do Brasil , chefiados pelo asqueroso , fétido gilmar.A sociedade civil organizada , tem que se levantar para dar um basta nesses omens( sem h), que são os maiores advogados dos corruptos e genocidas . O Brasil lhe deve honrarias .Muito obrigado sempre!!!!

    2. Luiz Fernando, beleza todos seus comentários que você postou. Disse tudo. A corrupção e a pobreza andam juntas.

    3. Moro se cuida pois o Gilma e quadrilheiros do congresso querem sua cabeça no prato a lá João Batista

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO