Dida Sampaio/Estadão ConteúdoA cabeça do ex-juiz Sergio Moro virou troféu para os detratores da Lava Jato

Moro transformado em vilão

A decisão da Segunda Turma do STF que declarou o ex-juiz Moro parcial ao julgar Lula coroa o avanço do establishment sobre a maior operação anticorrupção da história. Mas ainda não é tudo. O plano é criar condições para que os velhos hábitos da política voltem a reinar no país sem obstáculos
26.03.21

Quando a Lava Jato deflagrou suas primeiras ações ostensivas, em 2014, figuras como o doleiro Alberto Youssef e o então diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa eram completamente desconhecidas da população, mas o esquema de corrupção ao qual eles serviam sempre habitou o senso comum brasileiro como um flagelo concreto e irreparável. À exceção do mensalão, inúmeras investigações envolvendo crimes praticados por políticos e grandes empresários ficaram pelo caminho.

Desmantelar um complexo e sistêmico modelo de desvio e lavagem de dinheiro mediante o aparelhamento da máquina pública e o pagamento de vultosas propinas era inimaginável. O ciclo de impunidade só foi rompido há sete anos, quando o então juiz federal Sergio Moro começou a aplicar o rigor da lei aos criminosos levados à 13ª Vara Federal de Curitiba pelos procuradores do Paraná que investigavam os desmandos na maior estatal brasileira. A força-tarefa montada para apurar o escândalo e o amplo apoio popular levaram a Lava Jato a atingir o extraordinário resultado de 219 condenações e mais de 5 bilhões de reais recuperados. Mas à medida que foi se desdobrando em novas frentes, a operação também foi somando novos e poderosos inimigos. Nos últimos anos, não foram poucos os que tentaram destruir a Lava Jato, mas ninguém teve a habilidade – e o poder – para cumprir essa missão como o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Nesta edição especial, Crusoé traz uma série de reportagens mostrando como a estratégia utilizada por Gilmar e outros detratores da Lava Lato para asfixiar a maior operação de combate à corrupção da história alcançou seu ápice, abrindo um flanco de dimensões oceânicas para anular dezenas de condenações, com a declaração, na última terça-feira, 23, de que Sergio Moro foi parcial ao julgar e condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá.

Reprodução/TV JustiçaReprodução/TV JustiçaA sessão da Segunda Turma: 3 votos a 2 pela suspeição
Era praticamente unanimidade entre advogados, investigadores e juristas que o maior golpe que poderia ser desferido contra a Lava Jato era o julgamento da suspeição de Sergio Moro. Embora a parcialidade do ex-juiz tenha sido decretada apenas no caso do tríplex, o alcance da decisão da Segunda Turma do STF tem tudo para se desdobrar em benefícios para muitos outros réus. A suspeição de Moro leva à nulidade de todos os atos praticados pelo magistrado, inclusive na fase pré-processual, quando são decretadas as medidas cautelares como busca e apreensão e quebras de sigilo.

A própria estratégia adotada por Gilmar Mendes no julgamento – fazendo o uso retórico, informal, das mensagens interceptadas pelos hackers para insinuar que houve um conluio do ex-juiz com a extinta força-tarefa liderada por Deltan Dallagnol – acendeu o sinal de alerta dentro do próprio Supremo quanto ao impacto da decisão nos demais processos da Lava Jato. Relator da operação na corte, e desde sempre contrário ao uso das provas ilícitas sem que elas tivessem sido oficialmente validadas, o ministro Edson Fachin afirmou que o material tem “potencial para anular integralmente a Operação Lava Jato”.

Mesmo depois de Fachin anular de forma surpreendente no início do mês todas as decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba envolvendo Lula, inclusive as condenações no caso do tríplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, por considerar que não havia conexão com o escândalo da Petrobras, e com isso extinguir o pedido de suspeição de Moro, Gilmar desengavetou o habeas corpus de Lula, que ele segurava havia mais de dois anos em seu gabinete, para levá-lo a votação na Segunda Turma no dia 9 de março. Na ocasião, o placar do julgamento estava 2 a 0 contra o pedido do petista. Fachin e Cármen Lúcia haviam votado, ainda em dezembro de 2018.

Reprodução/TV JustiçaReprodução/TV JustiçaGilmar no julgamento, via internet: ele bateu na mesa e falou alto para fazer valer sua posição
Com votos recheados de menções às mensagens hackeadas e ataques diretos e pesadíssimos a Moro e aos procuradores, Gilmar e Ricardo Lewandowski empataram o julgamento, que foi novamente suspenso por um pedido de vista do novato Kassio Marques. O suspense perdurou até a última terça, quando Kassio, indicado no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro, levou seu voto, contrário à tese de Gilmar. Ele rechaçou a hipótese de declarar  Moro parcial por meio de um habeas corpus e surpreendeu o Centrão, que o apoiou, ao defender que as mensagens entoadas em prosa e verso pelos colegas configuram provas “imprestáveis” e que seu uso “seria uma forma transversa de legalizar a atividade de hacker no Brasil”.

O voto de Kassio, alinhado com os anseios bolsonaristas de evitar que Lula se tornasse elegível em 2022, provocou a ira de Gilmar. Aos berros, o ministro pediu a palavra e, como se estivesse proferindo um voto de protesto, ressaltou pontos do seu voto que não tinham relação com as mensagens roubadas, classificou como “cínico” o argumento de Kassio e o chamou de “covarde“. Visivelmente alterado diante de uma possível derrota, Gilmar centrou esforços para convencer a ministra Cármen Lúcia a mudar de voto. Não se sabe ao certo se foi ali, em tempo real, mas a pressão funcionou. Sem que a defesa de Lula tenha juntado fato novo no recurso desde 2018, e dizendo desconsiderar completamente as mensagens roubadas da Lava Jato no seu julgamento, a ministra mudou de convicção e votou pela parcialidade de Moro. Decretou, assim, a vitória de Lula – e de Gilmar.

A declaração de suspeição de Moro anula, como já dito, todas as provas produzidas desde o início da investigação que resultou na condenação do ex-presidente por corrupção e lavagem de dinheiro em três instâncias — condenação que o tornou inelegível em 2018 e o levou à prisão por 580 dias. Com a decisão, nem o juiz federal que irá receber os processos de Lula enviados por Fachin a Brasília poderá aproveitar o trabalho realizado pela força-tarefa no caso do tríplex, medida que deve ser estendida aos demais casos do petista que em algum momento passaram pelas mãos de Moro, como a ação do sítio de Atibaia, na qual o petista também já havia sido condenado em duas instâncias antes da anulação de Fachin, e os processos envolvendo repasses da Odebrecht ao Instituto Lula.

A maior preocupação agora é com o efeito cascata que o veredicto pode impingir nos demais processos da Lava Jato que tramitaram na 13ª Vara Federal de Curitiba enquanto Sergio Moro foi o juiz titular da operação, entre 2014 e 2018, quando mais de 100 réus foram condenados. Essa suspeição de Moro, que pode contaminar toda a Lava Jato, tem sido alimentada pelo próprio ministro Gilmar Mendes, de forma até jocosa, e, claro, com base nas mensagens roubadas. “Algum dos senhores compraria um carro do Moro? Algum dos senhores, hoje, seria capaz de comprar um carro do Dallagnol? São pessoas de confiança? São pessoas que nós temos como probas? Alguém o contrataria como advogado, nestas circunstâncias, tendo agido desta forma?”, ironizou Gilmar.

Reprodução/TV JustiçaReprodução/TV JustiçaCármen Lúcia, que já havia votado, mudou de ideia: no auge da Lava Jato, ela era a favor da operação
Depois do julgamento, a Procuradoria-Geral da República entrou com um recurso no STF contra a decisão da Segunda Turma, pedindo para que o caso seja julgado no plenário e para que os onze ministros da corte também decidam se as mensagens roubadas poderão ser usadas como provas por réus da Lava Jato para anular suas condenações. O julgamento ainda não tem data para ocorrer. O ministro Ricardo Lewandowski, que autorizou o compartilhamento da íntegra das mensagens  apreendidas na Operação Spoofing com a defesa de Lula, já antecipou seu voto, dizendo que há “jurisprudência absolutamente torrencial” de que provas ilícitas podem ser usadas em favor dos acusados.

Moro se manifestou sobre a decisão só no dia seguinte, por meio de nota. Afirmou que a Lava Jato foi “um marco no combate à corrupção no Brasil” e que “todos os acusados foram tratados nos processos e julgamentos com o devido respeito, com imparcialidade e sem qualquer animosidade” de sua parte, como juiz do caso. “Tenho absoluta tranquilidade em relação aos acertos das minhas decisões, todas fundamentadas, nos processos judiciais, inclusive quanto àqueles que tinha como acusado o ex-presidente (Lula)”, diz o texto. Em conversas privadas, o ex-juiz foi menos diplomático e usou palavras duras para se queixar da postura de alguns ministros no julgamento. Publicamente, Moro tem evitado o confronto direto até para responder aos ataques mais ferozes de Gilmar, por exemplo. Em sua coluna publicada nesta edição de Crusoé, porém, ele dá a medida do diagnóstico que faz do país a partir das últimas decisões e de seu impacto sobre a Lava Jato. “O Brasil parece, às vezes, uma nau sem rumo ou, pior, em direção ao desastre”, escreve (leia aqui).

Como Crusoé mostrou na semana passada, o golpe arquitetado por Gilmar contra a Lava Jato não se resume aos feitos da 13ª Vara Federal de Curitiba. Durante o julgamento de suspeição de Moro, o ministro já demarcou como próximo alvo a 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, comandada pelo juiz Marcelo Bretas e onde correm os processos da Lava Jato fluminense, braço da operação que mais avançou sobre os esquemas do Poder Judiciário e prendeu políticos e empresários ligados a Gilmar. Ainda não dá para saber como o ministro pretende enquadrar Bretas e a força-tarefa fluminense, como fez com os “tiranetes” de Curitiba que, nas palavras dele, “botavam medo no Brasil“. A bem da verdade, botavam medo apenas em quem deve.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estamos diante de uma polarização, onde os descontentes com o governo atual, através do STF trás a possibilidade de um pretenso candidato como ex-presidente Lula poder nas próximas eleições derrotar o atual governo. Vejo nitidamente essa decisão do STF com muita preocupação, pois poder trazer um efeito dominó de impunidade a um trabalho da magnitude da operação "Lava-Jato"! Meu preocupa o rumo que estamos tomando, pois não há escolhas e sim uma coerção de quem vai nos representar a Presidência.

  2. Como ministros suspeitos podem julgar a suspeição do Moro? Isto é caso de se levar para um tribunal internacional. Esses ministros deveriam se declarar suspeitos ou impedidos de participar de julgamentos de casos onde tiveram envolvimento. Isto é algo básico no processo de justiça.

  3. " Conspiração dos medíocres " é o nome destas decisões. O Jornalista deve dedicar-se a identificar quem são as pessoas que fomentaram estas decisões contra as ações que recuperaram bilhões para os cofres da Nação. O que fez Bolsonaro mudar em relação a Moro e o STF agora voltar atrás ? Aí tem muita coisa e gente safada agindo nas sombras. Falta a luz do bom jornalísmo.

  4. este GILMAR mendes, perguntouy se alguém compraria um carro do Sr. Sergio Moro, ele devia se perguntar se ele, Gilmar caminha em alguma rua aqui do Brasil, ele vive em Portugal, porque não tem coragem de sair nas ruas brasileiras, agora o Sr Moro com certeza caminha e é visto no BRASIL, . ELE ESTÁ FAZENDO ISTO, POIS A LAVA JATO CONTINUANDO IRIA CHEGAR ATÉ ELE E SEUS FAMILIARES, E DE OUTROS HOMENS DO SUPREMO, ELES ESTÃO DESTRUINDO O SISTEMA JUDICIÁRIO BRASILEIRO , É UMA VERGONHA.

  5. Em nenhum lugar do mundo retorica jurídica serve desculpa para legalizar ilícitos cometidos por quaquer detentor de portadores de poder, os ilícitos se justificam.

  6. Muito triste, nos dá um sentimento de impotência diante de fatos tão escabrosos, se aproveitam que a população brasileira só pensa em sobreviver a pandemia e ao atual desastre econômico. Gilmar é uma vergonha para o Brasil! Que Deus tenha pena de nós brasileiros e de alguma forma conforte o Moro!

    1. Não podemos deixarmos nos sucumbir por decisões do STF lideradas pelo Ministro Gilmar Mendes. Temos que pressionar o Congresso Nacional, nossa CF/88 preceitua que tudo só tem validade e eficácia em virtude de Lei. Temos uma idéia equivocada de auem governa é somente o Presidente da República, mas o verdadeiro poder está no LEGISLATIVO quer seja no Congresso Nacional, nas Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais!

  7. Se inveja matasse o beiçudo Gilmar Mende$ já estaria morto. Entretanto, há uma esperança desse energúmeno pegar a Covid 19. Tomara.

    1. vilão são aqueles que não primam pela justiça, pelas desigualdades sociais, pelas prioridades que estamos padecendo que trará efeitos catastróficos ao Brasil!

  8. A corte (risível essa expressão) mais alta do país a serviço da bandidagem de colarinho branco, de corruptos descarados rejeitados pela população de bem. De alguns deles a gente só espera mesmo carniça no trato com a Lei, mas, quem diria, até a Carminha se desnudou penitenciando um cidadão que, ela sabe, só fez o seu melhor pra livrar a população brasileira da máquina insaciável da corrupção. Que o inferno os tenha.

  9. Creio que MORO irá inspirar muitos futuros juristas. A semente de combate a corrupção foi plantada e num futuro próximo muitos MOROS surgirão.

  10. infelizmente o nosso país está cada vez mais voltando aos velhos hábitos de corrupção. Tenho orgulho da Lava Jato e do Sr. Moro, infelizmente foram contra os poderosos e agora estão pagando o pato. O pior que os brasileiros de bem não fazem nada para defendê-los, temos que ir a rua democraticamente e acabar com essa vergonha, senão seremos coniventes com esta vergonha.

  11. Obviamente que eu compraria um carro, uma casa, o que fosse, de Moro e Dallagnol. por outro lado, JAMAIS compraria algo do corvo imundo denominado Gilmar Mendes. Que vergonhoso esse STF.

    1. Precisa fazer nada demais, só deixar a economia quieta e vetar a malandragem... já está ótimo

  12. Deveriam trocar a Foto do nosso eterno Juiz Sergio Moro, ele não está cabisbaixo, e sim de cabeça erguida e orgulhoso de ter cumprido a sua missão, a imagem que devemos mostrar de Sergio Moro, é de altivez.

  13. Carmem Lúcia uma covarde, Gilmar Mendes um p or co corrupto sem escrúpulos, Lewandowisk corrupto, não mudam a cara pra defender bandidos com interpretações esdrúxulas da lei. Deveriam ser todos investigados, ai sim teríamos uma novela de terror pra apresentar a sociedade com tantos amigos bandidos em comum.

    1. Comentário sarcástico, desrespeitoso, demonstrando de forma desqualificada uma colocação infundada e ridícula! Próprio do autoritarismo e revanchismo. Devemos cumprir nosso papel sem querer desmoralizar o magistrado Sérgio Moro, que possui caráter irrepreensível, capacidade e competência jurídica exemplar. Devemos se atentar a discrionaridade de cada membro quer seja do poder judiciário de 1a, 2a e 3a instância!

    2. com certeza eu e muitos brasileiros comprariam um carro de Sérgio Moro e Deltan dallagnol só não comprariam de Gilmar Mendes. eu tenho vergonha do STF! lena

  14. Esquece ! Já era ! O Brasil acabou e não tem mais volta. Como todo investidor, estou enviando tudo para fora e pretendo ganhar cidadania americana e começar uma nova vida. Isso daqui já era !!!

    1. Como disse uma vez o ministro Joaquim Barbosa a Gilmar Mendes vá pra rua ministro para vê como o povo vai lhe receber, tenho vergonha de alguns ministros do STF. lena

  15. Pena que não estajamos mais na Idade da Pedra. Estivéssemos nós, disporíamos dos mesmos armamentos mas com um efetivo infinitamente maior... Haja Brasil para essa turma que hoje está no poder, se esconder para o resto das suas pobres existências...

  16. Moro, eu e a maioria dos brasileiros de bem, compraríamos uma frota de carros sua e do Dallagnol. Já do NOSSO CAUSÍDICO, ia complicar!!!

  17. Sou 100% Moro para onde ele for todavia eu prefiro vê-lo candidato ao senado, posição onde ele poderia contribuir mais com o Brasil.

    1. Sonho com ele pra morigerar nosso vilipendiado STF! Um dia ele estará lá! Será nossa catarse! Ensinará ao Gilmar e muitos outros o que é ser Ministro com M maiúsculo.

    1. O STF sempre foi o guardião dos corruptos poderosos. Como não podiam fazer nada sobre o processo perfeito baseado nas provas, então foram para cima do juiz. Quantos políticos foram condenados pelo STF? Eles são a vergonha nacional.

  18. O pior foi o voto da Carmen Lúcia já tinha votado antes e mudou o voto por causa de mensagens hackeadas ela até que.um tempo enganou os que confiavam na justiça, mas a máscara caiu.

    1. Devemos entender que essa decisão claramente tem cunho político, estão demonstrando ao Governo Federal, que não será fácil a reeleição.

  19. Não esqueçamos do voto vergonhoso da ministra Carmen Lúcia. O que foi aquilo? Gilmar Mendes já é sabido da sua parcialidade e suspeição para julgar os amigos, mas ainda assim o faz e ninguém lhe coloca um freio nas suas ações fraudulentas

  20. Infelizmente a falta de profissionalismo dos procuradores ao ficarem de fofocas na mídia abriram brechas para os marginais que infestam os três poderes. Agora é obrigação de todos e do Moro que busquem e apóiem um terceira via para 2022, para que seja possível salvar o que restar do combate a corrupção.

  21. Infelizmente, a Bento Carneiro, representou muito bem o personagem de Chico Anísio, foi covarde e com medo do Gilmar Mendes, mudou seu voto.

  22. Um povo que abandona à própria sorte os seus homens públicos mais valorosos, íntegros e probos. Só pode ser um povo de merda.

    1. Precisamos agir. A omissão será nossa sentença de morte.

  23. Na minha opinião os ministros de STF e STJ tinham que ter um mandato com prazo de 10 ou até 15 anos. Mas eles se eternizam no poder e ficamos reféns O PT colocou a maioria dos Ministros no STF para poder se beneficiar. Depois que o Teori Zavasck faleceu e o indecente do Fachin petista de carteirinha ,= que nunca escondeu que Lula é seuidolo, pediu pra ser o relator da Lava Jato , e permitiram , nesse momento, foi decretada o fim da lava jato.

  24. Esse sim bandido transvestido de Juiz, não passa de um salafrário, assim penso como cidadão, pelas diversas tramoias que tem feito da nossa justiça. Hoje só vejo aplausos de seus atos bandidos de toda estirpe. Pessoa proba e integra, ainda não vi fazendo, não só elogio ou dizendo que agiu com imparcialidade.

  25. Infelizmente prevíamos isto. A Lava jato andou como andou pq interessava a um determinado grupo político. Mas não contavam com Moro....e agora este mesmo grupo político tenta derrubá- lo. Junto com todos os demais políticos e estes juízes do STF.... q só envergonham, para os quais só palavrões para defini-los.

  26. Quando serão julgados esses ministros de STJ, STF que desrespeitam as leis que deveriam defender, para se protegerem. Urge que se investigue isso.

  27. Anulem-se todas os processos de todos os réus da java-jato; devolvam-se todo o dinheiro apreendido aos criminosos; Entreguem a Petrobras ao ex-presidiário Lula da Silva, bem como o BNDES; Processem os procuradores, juízes e policiais que investigaram e provaram a existência de todos os crimes da operação lava-jato. Esta tudo dominado. O Brasil do bem acabou.

  28. Boa noite a todos ! Inicialmente , desejo cumprimentá -los pelo jornalismo independente , ao contrário da maioria de setores da imprensa nacional ! Quero também manifestar a minha satisfação de poder encontrar-me com o nosso Dr. Sérgio Moro , que para mim , será sempre um magistrado da mais alta envergadura , um personagem símbolo de nosso país , por sua capacidade jurídica , coragem e determinismo na luta contra a corrupção deste país . Grande abraço !

  29. Temos que respeitar o Supremo Tribunal Federal e seus dignos integrantes. Se o STF considera Lula inocente, é porque ele é inocente. Eu aprovo o Lula. Sempre aprovei. Ele é o digno representante das classes trabalhadoras. LULA 2022 !

    1. me desculpe a sinceridade mas você só pode estar brincando

  30. TODOS os ministros do STF são imorais, afinal de contas, enquanto os cinco juízes do jardim do Éden passaram essa vergonha no julgamento mais ilegal e tendencioso da república brasileira (esse aí que determinou a suspeição do Moro); os outros ministros continuam calados e, aparentemente, aceitam essa nojeira todo. Tenho nojo dessa gente

  31. Muitos estão falando de Gilmar, que já virou moda. Gilmar seria voto vencido se não fosse a mudança da minista Carmem Lúcia. Essa não deu para entender.

  32. Gilmar Mendes, Lewandowski e Cármen Lúcia fizeram da Segunda Turma do STF um Tribunal de Exceção. Na fatídica sessão, Gilmar sequer conseguia esconder sua cólera, seu sentimento de ódio, inveja e rancor contra SERGIO MORO, a PF e os Procuradores da Operação Lava Jato. Nem mesmo nos Tribunais do Santo Ofício, se viu tamanha desfaçatez. A corrupção impune venceu. SERGIO MORO continua merecendo a confiança de todos os brasileiros de bem.

  33. Ministros que votaram a favor do maior ladrão da história desse país, não são os seus votos que vão fazer o povo esquecer o que ele fez com o país. Vocês são a maior vergonha que esse país já produziu no campo jurídico.

  34. isso só me deixa mais convicto de que o Moro estava e está no caminho certo, calma Gilmar Mendes, a sua arrogância e prepotência vai ter um final, em 2022 nós brasileiros que não compactuamos com corruptos e ladrões de colarinho branco, vamos colocar o Moro no seu devido lugar. Aguarde.

  35. A atitude de Gilmar Mendes, foi vergonhosa , mas ele sabe que nada, nada será feito contra ele. Pois sabe de seu poder quando veste aquela capa preta. Com certeza a Lava Jato ousou pisar no seu calo. Resta saber o que seria? Alguém saberia dizer?

  36. Pela primeira vez na história deste país se viu um ministro do supremo comemorando a vitoria de um corruptos, chegando ao cúmulo de derramar lágrimas de emoção ao congratular o pseudônimo advogado da causa quando na realidade o verdadeiro advogado ficou bem claro nas falas do Gilmar Mendes e Lewandowski foram os ministros do STF. Pergunto isso não foi uma clara e vergonhosamente imparcialidade? Vamos acordar brasileiros, isso não pode continuar. Vergonhaaaaaa.

  37. na terra onde ocorreu o maior escândalo de corrupção da humanidade, o juiz que recuperou 5 bilhões inclusive de réus confessos, de repente corre o risco de ser preso. é surreal, insano, e animalesco. Terra amaldiçoada e sem esperança

    1. e não foi revisado e confirmado o processo e a sentença em 3 diferentes instâncias? daí do nada aparecem supostas mensagens, obtidas de forma ilicita, não periciada e colocadas fora de contexto e mudam todo o julgamento de vários juízes de 3 instâncias? nesse terra só não é possível a esperança de dias melhores

  38. Eu só quero perguntar ao Brasil: então não houve roubo, não houve safadeza, o dinheiro devolvido pelos réus foi extorquido? É isso?

    1. Essas decisões não absolveram o Pé de Cana. Ele serà julgado novamente por uma VF de Brasília. Mas o Sapo Barbudo, continua sendo tudo isso que vc falou. Imagina a situação abaixo: o advogado fala para o cliente: - vc não é mais corno. : como assim, minha mulher foi presa em flagrante no motel do km 13, sai no jornal, ela confessou. Até o juiz comeu ela. Adv... é que o km 13, pela nova contagem, agora é km 28 e pertence ao outro municio. Então tudo foi anulado, pois o juízo competentes é o de la

  39. É de extrema importância que a mídia, pase a questionar com mais veemência o STF naquilo que beira o escracho, por ex: essa história de pedir vista e não ter prazo para devolver o processo ao plenário, um ministro criticar o voto do outro de forma obscena, demonstrando total interesse no resultado final, declarar voto antes da votação e fazendo lobby junto a outros membros a votarem de acordo com o seus interesse e etc....

  40. Um país que tem um "IN" supremo parcial, político e juízes que vendem sentenças e HCs não dá pra esperar coisa diferente, é doído mais essa é a + pura verdade. Se morasse perto da fronteira mudaria pro paraguay

  41. As forças vivas da naçāo : povo, empresários, congresso e exército de caxias tem a oportunidade de declarar nulo sob pena de insegurança jurídica o voto da ministraCarmem Lucia que prevaricou ao ceder ao nefasto Gilmar Mendes.

  42. Bela matéria. Essa decisão do STF dá ânsia de vômito. Espero que no plenário seja revertida. Tudo dependerá do voto da rosa w, que gosta de deslizar.

  43. Nao vamos nos esquecer de atribuir a responsabilidade pelo fim da lava jato ao bozo tb. Beiçola e bozo sao a dupla mais imbecil que o Brasil ja teve.

    1. Acrescenta.... tirar o Coaf das mãos do Moro... interferir na pdf p não deixar fuderem a família e os amigos.... colocar o amarra cachorro (Ramagi) na Abin para ajudar o 01... etc etc

    2. Sergio Moro não tem mais nenhuma instância para recorrer nessa terra do pau-brasil? Então que recorra a Tribunais internacionais... Busque reparação onde for possível!!!

  44. O Sr. Gilmar Mendes será reconhecido pela história como um juiz protetor do esquema de corrupção no país. Garanto que seus netos esconderão que são descendentes desse Senhor. O Brasil poderia ter avançado como país. Ele além de um péssimo juiz é um elemento pernicioso para a sociedade. Ainda tem a ousadia de dizer que a Lava Jato tem uma péssima imagem no exterior. Mentiroso, é o contrário.

  45. Moro nunca será vilão! São os perversos do poder que deturparam a realidade. Mas deturpar a realidade não a altera! Os ministros do STF não são mais reconhecidos pela população. Falta muito pouco para a pressão popular conseguir o Impeachment deles!

  46. De Gilmar e Lewandowski pode-se esperar tudo o que há de pior na justiça. Mas Fachin e Carmen Lúcia, demostraram, apenas, fraqueza ou falsidade. Ambos decretaram a falência da justiça no Brasil.

  47. Fábio Leite mostra porque o Brasil não recebe mais negócios de fora e porque a OCDE não aceita o Brasil. A corrupção existe e não permitem mais que ela seja combatida. Tudo isto afetou o nosso país que já não vinha bem na sua colocação de como tratar este vírus letal. Estamos sofrendo e mesmo desabafando, de nada adianta.

  48. Infelizmente não tenho mas esperanças nesse país. O que o STF f z foi um acinte a nos pagadores de impostos. O pior eh assistirmos a tudo isso passivamente. Para mim já deu, buscar oportunidade fora desta república de bananas.

  49. Esse STF (Supremo Teatro Federal), tudo combinado entre eles! Faz de conta que são Juízes mas, são atores num cenário de terra arrasada!!! Acorda povo !!!!

  50. A corrupção no Brasil vem de longe. Ela é histórica. E o então juiz federal Sergio Moro, ao enfrentá-la com competência e coragem, assustou muita gente. Incrível é que, mesmo tendo abandonado a Magistratura, Moro continua assustando. Até parece que existe um certo desespero se um dia ele chegasse à Presidência da República.

    1. achei um absurdo a forma como foi feito este julgamento, uma vergonha.

  51. No Brasil o espírito de porco sucedeu ao espírito de corpo...e assim temos essas majestades supranormais engendrando a derrocada dos que fizeram vir à tona as falcatruas dos que vivem de sugar o sangue e suor dos que pagam "por toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer"...

  52. Muito boa a reportagem. Só discordo da parte que fala: "...ninguém teve habilidade - e o poder - para cumprir essa missão como gilmar mendes..." para fazer essa barbaridade não precisa de habilidade nenhuma, só cara de pau para rasgar a Constituição e as Leis.

  53. Perfeito. Quem não deve não teme. Essa perseguição contra a Lava Jato e Moro é o pior absurdo que o país enfrenta. Ministro Gilmar o ditado popular cabe ao STF agora. Quem com ferro fere com ferro será ferido. Tais decisões podem dar razões para também serem usadas provas ilegais contra os ministros do STF. A meu ver a população cansou disso.

  54. Com toda certeza, eu compraria de olhos fechados um carro das mãos do Moro e do Dallagnol. E não compraria nem uma bicicleta das mãos do Gilmar, da Carmem Lúcia e do Lewandowisk.O STF envergonhou a nação.

  55. Parabéns, pelo artigo. Mas há uma pergunta que não quer calar: Moro foi transformado em vilão pelo Povo? O experiente político, Ulisses Guimarães, aconselhava seus colegas para que, na dúvida, consultasse as ruas. É preciso não deixarmos que, situação como essa, contamine 2022. A informação esclarecedora tem um papel fundamental para a população.

  56. Bom era quando não existia Lava Jato, nem Moro, nem Deltan. A maior rivalidade no Brasil era Flamengo e Vasco, ou Lula e FHC. Já tinha muita favela sim... Tráfico, bala perdida, fome, miséria... A escola e o hospital público já perdiam feio pra rede privada... Mas era todo mundo feliz: Lula, FHC, Bolsonaro, Renan, Sarney... Tinha um certo "código". Tudo sempre se mantinha. Nada realmente mudava.

  57. Pequenas empresas de engenharia não tinham vez, mas Odebrecht, Queiroz, Camargo Correa, OAS, UTC, eram prósperas. Esses empresários eram felizes. E os políticos eram felizes também. Nem precisava de um fundão eleitoral tão alto como o que Jair Bolsonaro sancionou. Moro, Deltan, Zavascki, Barroso, Fachin, a PF e o TRF 4 foram como a pílula vermelha da Matrix. O brasileiro teve a chance de ver que vivia em uma bolha. Como assim?

    1. Crusoé, contrate o Guilherme para fazer seu Editorial, com todo o respeito ao seu quadro de jornalistas.

  58. Foi a chance de vermos, nos bastidores, as razões pelas quais o país é o que é. Afinal, o que é que permite tanto tráfico, tanta bala perdida, tanta fome, tanto desemprego, tanta morte? Foi explicado: uma corrupção sem limites. A corrupção mata! Muitos brasileiros preferiram a pílula azul. Querem permanecer na matrix. Rejeitam olhar de fora. Culpada é a LAVA JATO. Ela é que fez o Brasil ser o que é. Lula livre! Viva o Mito e a cloroquina.

  59. um país que chama combatentes guerreiros da 2ª guerra de pracinhas (quase pejorativo) e chama de guerreiros os carnavalesco do Rio- que pessimos advogados viram juizes- que pessimos medicos viram presidentes de AMB-É A REPUBLICA BANANEIRA , AQUI SE O CIDADAO TIVER VALOR VAI TER PROBLEMA, E A ESCORIA VAI SE UNIR PARA DESTRATA-LO.

  60. Antes de qualquer outra FORÇA TAREFA contra a corrupção neste país, é imprescindível que a CPI DA LAVA TOGA seja implantada, como pregava o grande senador MAJOR OLÍMPIO. Sem isso, nada acontecerá de justo com a justiça brasileira.

  61. O Gilmar, Lewandowski e Carmen Lúcia imaginam-se como os grandes baluartes da MORAL e IMPARCIALIDADE nesse BRASIL. Será que eles não percebem que o povo já está esgotado com tanta impunidade de poderosos corruptos. O STF precisa retornar ao caminho reto da verdadeira justiça, antes que seja tudo destruído, e os juízes honestos com sua consciência sejam engolfados nesse mar de lama. Isso me envergonha e me dá asco!

  62. Eu deixaria meus filhos aos cuidados do Moro e do Dalagnol. Quando entramos nessa fase de derrota, a vontade e de desligar-se de tudo e deixar que o país se exploda. Mas infelizmente não podemos, a luta continua, compatriotas!

  63. A essência do mal se manifestou com este julgamento no STF. Covarde foi a ministra Carmem Lúcia que cedeu ao destemperado e corrupto ministro Gilmar Mendes. Mentor da trama diabólica que fica para a destruição da nação brasileira, se não for contido pelo também, até agora, covarde congresso nacional.

  64. Oh Dr. Moro.!. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  65. Luis Fux , não vai fazer nada contra este JUSTICIDIO! Não bastasse o caos da saúde , os três patetas expressaram sua gratidão com pinceladas de terra arrasada. Interesses pessoais e escusos sombrearam esta tela de horror. Na minha aquarela de esperança Moro estará retratado com meu voto.

  66. O pior de tudo é que já se passaram dias dessa triste decisão da 2a #[email protected]&** e ninguém tomou a devida providência. O Povo não se rebelou, a Magistratura "do bem" não se manifestou, o Ministério Público não se manifestou, o Congresso não votou de imediato a admissão da CPI da LavaToga. Enfim, como sempre ouve-se aqui e acolá umas críticas, alguns posts nas redes sociais, algumas piadas e só. Parece que aquele velho ditado está certo: Cada Povo tem o governo que merece! Tiste Brasil!

  67. A pior ditadura é a do Poder Judiciário, contra ela , não há a quem recorrer, não lembro de quem é essa frase mas é o Brasil de hoje , dizem que somente através da politica( nas democracias) mudaremos os rumos das coisas, quando tens políticos com ética, compromisso com o bem publico até acredito, mas no Brasil é melhor ir embora ,uma renovação somente daqui 200 anos

  68. Bandidos de Toga podem espernear , gritar, mudar voto, mentir e até conseguir livrar seus cúmplices masO BRASILEIRO E O MUNDO Q SE INTERESSA, SABEM Q LAVA JATO FOI O MELHOR MOMENTO DO BRASIL! BANDIDOS ESTAO SENDO LIBERADOS MAS POVO NÃO COMPRA ESTA TRAMOIA E SABE QUEM DAO OS BANDIDOS! VERGONHA STF VERGONHA

  69. Como já disse Joaquim Barbosa referindo-se a uma fala do Gilmar , com certeza a funcionaria publica vitalícia e sem concurso - Carmem - deve fazer parte dos jagunços utilizados por Gilmar Mendes contra a corrupção e roubo do dinheiro publico e quem age como bandido jamais chega a ser um Sergio Moro

  70. O caso do triplex, mesmo sem a lava jato é um escarnio. Enquanto mais de 3.000 mil famílias foram lesadas pelo Bancoop, os privilegiados ao redor de Lula receberam "seus" apartamentos, tais como Dona Marisa , Vacari, cunhada do Vacari, etc. Só isso já caracteriza de forma robusta a trambicagem. Que digam os mais de 3 mil cooperados bancários que ficaram na mão. Trabalhadores que foram enganados pelo sindicalista.

    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Talvez os ministros do STF pudessem indicar Lula para ser canonizado como o homem mais honesto do mundo, que tal? O Brasil teria o santo Lula, aquele que saqueou os cofres públicos em conluio com os corruptos do PMDB, PP, PSDB , etc. Estamos em meio a uma terrível pandemia e já esquecemos que no governo Dilma (a poste de Lula) muitas crianças nasceram com microencefalia em virtude das mães terem contraído o virus Zika. O país estava quebrado graças aos esquemas de corrupção do PT.

  71. Tenho oitenta e cinco anos e estou esperando 2022 para dar meu voto a Moro. Sempre estou ao lado dele. Tomara que seja candidato. Acredito nele. Nosso país tem a riqueza da agricultura e ninguém vê isso. Vamos aguardar as eleições. Peço a Deus que proteja nosso candidato. DEUS PROTEJA O BRASIL

    1. Beatriz,breve farei 70.Só voto p/PR e Vice pq moro no exterior.P/votar preciso viajar,ida e volta,360 km.A partir dos 70 ñ serei + obrigada a votar,aliás,sou totalmente contra o voto obrigatório,só elege populistas.Só sairei de casa p/votar em Moro ou Amoedo.Prefiro Amoedo como PR,Moro outra vez no MJ e depois no STF.Gostaria de "esfregá-lo" na cara daquela caterva da qual,agora,até Carmen Lúcia faz parte.Q será q GM tem contra a mineira p/enquadrá-la daquele jeito?Deve ser sério.Q venha logo 22

    2. Muito bacana sua atitude Beatriz, sinal que é do bem!👏

    1. Eu também estou. E desolada com os últimos acontecimentos.

  72. Os resultados da Lava Jato foram positivos, mas, infelizmente, atravessaram o sinal do due process of law. Era melhor deixar quieto, adotando uma postura de pragmatismo jurídico pro-societate. Mas o Gilmar, cínico defensor de princípios (só para os amigos), parece querer estragar o grande avanço social e político que a Lava Jato trouxe.

  73. Traiu o Presidente, agora não é ninguém na fila do pão. kkkkk O candidato da Crusoé já era. Se Lula vencer, vai mandar prender o moro.

    1. Prezados, o Paulo com o seu comentário, típico de um lulopetista ou bolsonarista, quis provocar reações extremas de vcs, e conseguiu de alguns. Ele tem direito de manifestar livremente sua opinião, embora não concordemos com ela, mas não devemos sugerir que faça os comentários em outros veículos como o receptador jurídico ou a jovem pan, o primeiro defende lula e o segundo, bolsonaro.

    2. Esse sem-vergonha, pau-mandado e capacho do Bozo, está aqui escrevendo provocações e com a assinatura paga, seguramente, com o nosso dinheiro, talvez até com cartões de crédito emitidos pela União.

    3. Traiu o presidente???? Esse porra loka que traiu A MAIORIA dos que acreditaram nesse Bozo. Saí às rua três, quatro vezes CONTRA A CORRUPÇÃO, contra a ladroagem lulopetista. Esse palhaço só foi eleito por que dizia ser contra tudo isso. Até que a PF do Rio estava chegando muito perto das rachadinhas, que hoje sabemos ser comandada pelo próprio (ou impróprio) Bozo. Tenho esperança que o kkkkk vai ser quando o maluco tiver indo pro hospício.

    4. Bolsonaro traiu eleitores ao fazer acórdão com lá escória de Bsb

    5. Pagou a assinatura com dinheiro público? Quem te financia?

    6. O teu patrão gosta de capacho. Nem todos se adaptam.

    7. Crusoé, é possível 2 assinantes usarem o mesmo perfil? Isso confunde pois um "Paulo" é defensor lulista e o outro vive dando vivas a Moro.

    8. Como você é errado ! Dá pena ! Por que você assina a Crusoe?

  74. É uma vergonha. Como pode um Ministro do Supremo com essas atitudes e durante os julgamentos. Se faz isso em público, imagine o que não faz no âmbito privado.

  75. Até quando o povo brasileiro vai se curvar à esquemas de corrupção forjados entre a elite empresarial, política e jurídica deste país? Até quando vamos permitir que pessoas sem escrúpulos torrem o dinheiro dos nossos impostos com acertos e conchavos de toda espécie em proveito próprio? Com esses bilhões desviados - recuperados em parte pela Lava-Jato - poderíamos construir hospitais e escolas, investir em pesquisa e segurança pública e avançar em políticas públicas que nos são carentes!

    1. Lucia...temos o espelho da Venezuela ...bem Aki sob nossos olhos...Os poderes absolutos e ditatoriais são uma praga recrudescentete... difícil de combater e dizimar...Nossa democracia é frágil...Mas, povo unido jamais será vencido. Temos de ir às ruas. Lembram-se das "Diretas já?" É disso que estou falando...apenas falta líder...um líder maior!!!

  76. Enquanto esse indivíduo, assim como Toffoli, Lewandovsky e Carmem flip-flop forem ministros do STF não esperem segurança jurídica no Brasil. Enquanto o STF for uma corte de quebra galhos jurídicos para resolver problemas de políticos com foro privilegiado esqueçam o combate à corrupção. Enquanto o brasileiro se calar diante das injustiças e fazer de conta que não é com ele, continuaremos sendo o pais da impunidade (dos ricos).

  77. Quando é que vamos escancarar alguns esquemas de ministros da nossa corte suprema , eles disporiam seus celulares para também serem ranqueados .

  78. Envio toda minha solidariedade a Sergio Moro e a minha certeza de que os atos que dele partiram fizeram toda a diferença na condução exemplar da Lava Jato. Moro 2022!!!

  79. É uma honra para o Moro que colocou corruptos poderosos na cadeia, combateu com poucos recursos quadrilhas de mafiosos ser perseguido pelo rei da corrupção que usa uma Toga no STF. Teria vergonha para trabalhar para o Beiçola, seria chamado de cúmplice de ladrão, salva Baratas e cúmplice de corruptos.

    1. Do Moro e Dentan , sim compraria , total confiança neles. Em Castas brasileiras não.

  80. STF vergonhoso dá um tapa na cara de cada cidadão brasileiro honrado. Queria ver mais combatividade do Moro, um homem exemplar herói nacional juntamente Dallagnol e de nós a luta recomeçou Ah em tempo, Gilmar Mendes lamentável para dizer o mínimo

  81. Porque esse STF ,que deixou prescrever os processos de Renan cangaceiro ,e fecha os olhos para o genocídio da população ,da HC para Baratas ,ladroes e estupradores .corre para punir um juiz que trabalhou para o fim da impunidade e da corrupção ?

    1. Só uma pequena correção: o nome certo do cafajeste é ReNão Calhorda. Respondendo à sua pergunta: Embaixo daquele angu (STF) tem muito caroço. GM grita bem alto na cara de todo mundo "EU SOU CRIMINOSO, ME PRENDA QUEM TEM CORAGEM". Ninguém faz isso. Será por quê, hein? :)

    2. Tu lembrastes bem, Sonia.. esses 2 indivíduos: Gilmar e Renan, têm em comum, terem o efeito "teflon" em suas carreiras criminológicas. Sofrem inquéritos, buscas, deitam e rolam em suas atividades "estranhas" e nada, absolutamente NADA acontece com eles. Surfam incólumes e e livres, destarte mal feitos informados a torto e direito. É o Br que não entendemos. apscosta/df

  82. Mas, o que particularmente mais me irrita é essa "elegância" meio sem sentido da vítima desses calhordas, o próprio Sérgio Moro. Será que a probidade de Moro, e sua quase absorção das calúnias que lhes são atribuídas, permanecerá até o último fragmento de sua honra atacada? Já que a vítima se conforta em sua placidez e confirmação, o povo de bem acabará cansando de defendê-lo. Pena! apscosta/df

  83. Cármen Lúcia - Jogava para a plateia. Deixava para o Celso de Melo fazer ou não o jogo sujo. Desta vez teve que mostrar a verdadeira face. Ricardo Lewandowski - Imparcial desde o mensalão. Vai ficar pagando sua dívida com Lula eternamente. Gilmar Mendes - O Barroso já o definiu muito bem na cara dele.

  84. Amorais e desprezíveis, além de traidores da Pátria. O Moro e os garotos de Curitiba erraram sim, mas por excesso de amor ao país, pois no afã de nos libertar das ratazanas que envergonham e empobrecem o Brasil se excederam aos olhos da letra fria da lei, usada para transformar em vilão um verdadeiro herói dos nossos tempos. Fico a imaginar uma Chapa Moro/Mourão. Teríamos a oportunidade de fazer justiça e, quem sabe, ter a chance de colocar o país e esses velhacos em seus devidos lugares.

  85. Esta patifaria perpetrada pelos escorpiões de sempre, mendes e Lewand, agora somada à inimaginável reversão de sua opinião anterior, carmem mascarenhas, espelha a degradação da justicinha brasileira. Ela se mostra conveniente aos interesses espúrios e fétidos de como as coisas se apresentam num país de 5º mundo. Resta ao povo de bem, se é que isso existe, engolir em seco e qdo mto escarrar sua revolta nesses colos rasteiros dessas figuras anacrônicas. Chegamos ao fundo de todos os poços.apscosta

  86. Onde está o nosso Senado? Será que não percebem o abismo que tem sido provocado por 2 ou 3 notáveis do STF? Será que não percebem que o fortalecimento das nossas instituições exige urgência? Onde está o respeito ao processo judiciário tramitado nas 1as, 2as e 3as instâncias? Qual juízo está sendo mais acurado, o dos Desembargadores que se debruçaram por meses em cima do processo e da análise da sentença do Juiz Moro ou o juízo distorcido do GM et caterva que se valem de fofocas inadmissíveis?

  87. As atitudes tomadas pelo STF, doem no coração de cada brasileiro probo, trabalhador, pagador dos impostos, de onde sai, em última análise, os salários e polpudas vantagens dos detratores do país. D I G N I D A D E, dizia o patrono dos advogados, e, infelizmente, é o que eles em geral menos têm! Pobre país, pobre povo que não encontra uma maneira de terminar com a I N D I G N ID A D E que nos impingem os falsos moralistas que dão expediente no STF. COVARDES, o CÃO cuidará de suas almas!!

  88. Eu jamais compraria um carro de Gilmar Mendes, de Lewandowsky, de Carmem Lúcia, de Toffoli, de Marco Aurélio, de Toffoli e, também de Kássio Concá. Hoje eles diriam que o carro está bom, amanhã diriam que era uma porcaria porque sabe lá quem pediu para fazerem isso. Insegurança jurídica, país de bananas. Alguém graúdo está por trás desses hackers. Mensagens não periciadas sendo usadas como prova, mesmo os ministros sabendo que é possível fazer deep fake em áudio e vídeo? Deprimente, tudo armado.

  89. Esse Gilmar (não merece da minha parte nenhum título) deve ter bem escondido, onde algum hacker poderá achar, um enorme “podre “! Hackers procurai!!!!

  90. Esse julgamento da 2a. Turma ficará para a história como a mais vergonhosa decisão de todos os tempos. E esse beiçola nojento, causa cada vez mais asco. Como pode existir ser tão invejoso, despeitado das qualidades alheias? A inveja que ele tem de Moro, da competência, equilíbrio, destaque e por que não, beleza; é surreal e evidente.

  91. No Brasil a corrupção não é punida, é *glorificada*. Q vergonha, lutamos tanto, fomos pra rua, aos milhares, e derrubados por carminha 😡😡😡

  92. A economista Cristina Pinotti ressalta que embora não haja causalidade, o fato é que países pobres têm índices de corrupção mais alto, mas apesar da não causalidade, o fato real é a fraqueza das instituições democráticas, no Brasil isto é muito claro, basta se observar as atitudes dos 3 poderes e das demais instituições, com raríssimas exceções

  93. Bom, mas o que o Sr. Lula estava fazendo com um empreiteiro condenado por corrupção. Já sei! Por se tratar de uma pequena empresa, foi no lugar do engenheiro que estava de férias para acertar os detalhes da reforma do apartamento. Por favor, nos poupem.

  94. Que tristeza !!! Que país é este?!?! Maior operação anticorrupção sendo tragada dessa maneira?!?! Operação Lava Jato , já nos meus 66 anos voltei a ser feliz com a deflagração de tantos bandidos !! E agora esse beiçola espumando inveja . Moro vc é invejável, assim como Dallagnol e todos os demais. Carminha vc é uma vergonha nacional !!’

  95. Vergonha desses safados que ocupam cadeiras que não merecem !!! Roubar e viver com mordomias pagas pelos idiotas que pagam impostos só pra eles !!!! Leis só pros idiotas que não podem pagar advogados Todas as conversas pegas por essa escrotidão do beiçudo com políticos corruptos deveriam passar em redes públicas como uma publicidade de pizza para que todo mundo possa tomar conhecimento E de dar NOJO TODA ESSA CAMBADA DE SANGUESSUGAS DR MORO bote a boca no trombone

  96. É UM ESQUEMA CRIMINOSO TÃO GRANDE, QUE SE FOR FUZILAR QUEM ESTA ENVOLVIDO, NAO TEM BALA PRA TODO MUNDO. E UM PAIS DE MERDA MESMO. BANDIDOS DO STF, SOLTANDO BANDIDOS, CHEFES DO TRAFICO, LIBEROU GERAL.

  97. Uma pena todo esse jogo de interesses, de mudanças por conveniência! Esse senhor do STF já mudou de posição em outras importantes ocasiões, como prisão após segunda instância, por exemplo! Perde o Brasil! Perdemos nós, brasileiros honestos e ávidos pelo cumprimento das leis...estou perdendo a esperança de vivenciar isto no meu ciclo de vida! Que Deus nos proteja!!! Moro, seremos eternamente gratos pelo lampejo de justiça que vc e a Lava Jato nos proporcionaram!!!!

  98. C. O Brasil está dominado pela bandidagem. Sem pressão externa, a cleotocracia vai continuar cada vez com mais liberdade de ação.

  99. Como pode?!?! Que país é este ?! Já dizia Cazuza ! Moro , um homem íntegro, reconhecido internacionalmente, ser transformado em vilão? Na maior operação antirrupçao desse país!!! Só esse beiçola espumando inveja inverter todo esse inquérito. E a Carminha ??? Ô, Carminha ?! Que vergonha! Como pode?!?! Vergonha nacional !! Muito triste uma pessoa ser manipulada dessa forma. Triste fim!!!!

  100. lamentável que somente uma pessoa tomada pela inveja que espuma e cospe fel, tenha tanto poder, inclusive o de causar medo em outros integrantes do STF...quem deu este poder a ele? Deus ou o Diabo

  101. Sérgio Moro - um verdadeiro GIGANTE em honestidade da Justiça Brasileira. Precisamos de mais pessoas como ele. Onde vcs estao?

  102. Parabéns ao Diginissimo Ex-Juiz Sergio Moro que com tanta seriedade e imparcialidade conduziu todos os processos da LavaJato - junto a sua equipe de Excelência. Fez Justiça ao Povo Brasileiro. estamos com Vcs. Deus é Maior. Tenham FÉ.

  103. Dizem que a esperança é a última que morre... Dia 14/04 será decisivo pra separar o “joio do trigo”, qto virá à luz o resultado da votação no plenário do STF. Neste dia, nas palavras do Senador Kajuru, saberemos se o Supremo está composto mais por “ pássaros ou porcos...” Rezemos para Deus seja brasileiro (mais uma vez) e que os “pássaros” saiam vitoriosos para triunfo da Justiça! Salve-nos Deus!

  104. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. STF, vergonha nacional. Em 2022, Dr.Moro para presidente do Brasil!

    2. Faço votos para que o Dr. Sergil Moro não caia nesta arapuca. Se tiver alguma pretensão da espécie (nefasta) que seja pelo Senado, embora nada muito confiável. É que ainda não se afigura Politica (como Ciencia e Arte), mas artimanas e policialhas, cuja rima foi bem definida por Rui Barbosa, há mais de um século (e nada mudou, até hoje).

    3. Ao que compreendo , Política é conversa. Moro é mudo. Brasileiros , 80% analfabetos funcionais. Como inventar uma boa maneira de Moro ganhar a presidência da República ? Sem chance num Congresso de cobras criadas. Para governar ser honesto é muito pouco. É preciso competência.

  105. De Gilmar eu sempre só espero o pior...mas Cármen...foi para nos tirar qualquer esperança...provando que o Supremo só serve mesmo para soltar crminosos ricos. A Lava Jato foi surpreendente...me deu grandes esperanças...Moro e Deltan merecem todos os elogios...#STFParcial isso sim.

  106. Meu Deus, pode-se chamar um tribunal dessa laia de Superior Tribunal de Justiça? Antes se denominasse superior tribunal das injustiças ( assim mesmo de minúsculas). e eu que acreditei no relator Fachin e na ministra Carmem Lúcia... Quando o mal impera em um lugar, até os menos maléficos são contaminados. Que poder do mal tem esse Gilmar Mendes de persuadir todos os colegas a fazer o que ele quer? Sonho com o dia em que criatura do mal seja desapeada do cargo e perca todos os pod(re)eres.

  107. Por favor, pessoas de bem deste País, deixem de cumprimentar esses três ministros e reservem esse trabalho para os "puxa-saco"! Eles não merecem nossa atenção!

  108. Nem vou falar o que penso de grande parte do STF e da nova indicação do bozo que manipularam um jogo absurdamente sujo. Com tantas tristezas em nosso país , prefiro retificar minha admiração, confiança, respeito, gratidão e torcida para o NOSO GIGANTE MORO. Prefiro ficar falando de um homem de honra e caráter. Não gosto de homens que se descontrolam e sevem usar fraldas embaixo do terno por medo q a sujeira e a verdadeira JUSTIÇA a qq hora chegue GRITANDO SEUS NOMES. Fico com MORO. Sempre será

    1. Sempre será minha escolha. Moro, esperamos vc em 2022. Nossa confiança não se quebra por homens ensandecidos, irados e apavorados pela LUZ que deseja adentrar! Gratidão sempre, Gigante! Ana Cristina

  109. Um dia é da caça outro do caçador. O GM poder ter o seu dia de trevas, quem sabe. Tempos estranhos. O pleno do stf se quiser em sua maioria pode dar um basta a tudo isso, ou afundar de vez o combate a corrupção.

  110. Me sinto triste de ver que a nossa geração não vai ver o sucesso da lava jato e sim seu desmonte, tenho horror de ver a cara de pau dos membros do stf. O que podemos fazer. Além de chorar e ter pena das próximas gerações. Tudo igual na terra dos tupiniquins ...

  111. Não tenho dúvidas que o presidente ao começar a fritar o então MJ Sérgio Moro até a saída deste, e depois toda a narrativa bolsonarista para atacar a reputação do Moro, somando isto às indicações que fez como o PGR, aos apoios que ofereceu no legislativo. Bom, se Moro não sai do MJ e segue o caminho que eu acredito que era o melhor para o país, o STF. Nada disso estaria acontecendo. A Lava Jato estaria em plena operação. Creio num acordo sujo entre membros sujos dos 3 poderes.

  112. O que nós cidadãos podemos esperar dos guardiões da Constituição? Se eles mesmos usurpam o poder, distorcem as leis e roubam a esperança de um povo sofrido pelos impactos da corrupção sistêmica no Brasil.

  113. Gilmarprepotentesupremomendes acabou com a autoestima do povo brasileiro ao cometer esse crime: ao atacar e destruir a Lava jato. E o Brasil volta a ser o país da impunidade. Muito triste.

  114. JAIR MESSIAS BOLSONARO PAVIMENTOU O CAMINHO. PASSO 1, TIRAR MORO DA JUSTIÇA FEDERAL, DEPOIS DECLARAR O FIM DA LAVA JATO, PARA QUE FOSSEM USADAS TODAS AS FORMAS DE CORRUPÇÃO IMPOSSÍVEIS.

  115. "Carminha" salvou o "dindinho". Foi ele que a indicou. Se ela se acha tão incompetente a ponto de atender o dindinho, não deveria ter aceito o cargo. Entrará para a história como uma ex professora de Direito Constitucional que esqueceu tudo o que ensinou.

  116. A minha vontade seria de utilizar todos os adjetivos pejorativos do dicionário para definir o caráter destes Senhores. Mas vou fazer uma simples pergunta que o Brasil quer saber: O LULA não é corrupto?

  117. Ao brasileiro decente, honesto, as forças tarefa de combate à corrupção, encheram de orgulho e admiração. Só puseram medo nos corruptos poderosos que até então, gozavam de total impunidade.

    1. Com Moro na presidência, tem que mudar o modelo das escolhas dos ministros da Corte para que aberrações desse tipo não aconteçam mais. As escolhas deverão ser feitas por diversos seguimentos da sociedade com tempo de mandato de 10 anos para todos eles, como é feito em vários países do mundo. Se aprovada a mudança, os atuais ministros teriam que sair pra dar lugar a outros já escolhido pelo novo modelo de indicação, ou seja, o Gilmar tinha que cair fora.

    2. Nada amigo, é muito provável que estará ao lado dele, pois data vênia, como o ministro mais político da Corte, sempre vai estar ao lado de ........

  118. Verdade. Parecendo uma criancinha indefesa frente aos arroubos de um "papi" descontrolado, violento, etc. MINAS já teve muito do que se orgulhar....

  119. Foi só uma questão de oportunidade , ele aproveitou um país com mais 300 mil mortos e em média mais 3 mil por dia , e a população sem sair com medo , e pegou a oportunidade em conluio com os outros e deu o recado mostrando quem manda e que o senado junto com o STF hoje são mesmo não só uma vergonha Mundial , mas estão levando uma nação a acreditar que somos um país onde o malandro ,o corrupto o bandido tem apoio, e somo 230 milhões refém de meia dúzia .vida de gado , marcado e povo feliz .

  120. O tribunal de defesa dos políticos corruptos, principalmente da 2a turma, está fazendo um estrago e asfixiado o pouco combate à corrupção no País. Nossa última esperança está no plenário do STF

  121. O que estranha é a subserviência da min carmen lúcia ao gilmar que visivelmente estava alteradíssimo. Ninguém com convicção do que fala precisa berrar como ele fez. Se precisou de todo aquele teatro é porque as provas NÂO estavam nos autos. A min carmen lúcia jurou obedecer e defender a constituição. Como se apequenou ao se dobrar ao elemento irado. Q vexame. E pensar que ela foi prof de Direito Constitucional. A menos que tenha sido para proteger quem a indicou: aécio, amigo do gm ?????

  122. Não, ministro Gilmar e alguns da imprensa.Não foi Sérgio Moro o "perdedor"na contenda entre Lula aliado aos três poderes da República X Lava Jato,mas O POVO BRASILEIRO e a DEMOCRACIA.Simples assim!

  123. O TUMOR MALIGNO encontra-se alojado no SENADO. Pautem um só, entre os muitos, pedido de IMPEDIMENTO DE GILMAR, e tudo voltará à normalidade.

  124. Essa reportagem devia ser distribuída a todas as supremas excelências do Supremo Tribunal Federal. Ou Corte dá um freio de arrumação nis processos envolvendo o ex-presidente Lula ou as ruas do país até agora vazias e pacificadas poderão pegar fogo, inclusive com fortes apelo à quebra da democracia. A própria decisão liminar do ministro Fachin que anulou todos os dois processos onde Lula foi condenado, em nome da Justiça, deve ser cassada e remetidos de volta à 13a. Vara Federal de Curitiba.

  125. Tento ficar surpreso com o resultado, não consigo. Já era de se esperar isso. Nenhum tubarão perde no supremo, só sardinha. O Dr Sérgio Moro é sardinha perto desses tubarões do crime organizado.

  126. Muito triste!! O bem que já fez pelo Brasil e brasileiros por sua atuação serena e segura, só um patriota para por a cara a tapa como ele fez. #SouMoroatéofim

  127. Só suplico aos brasileiros lutarem pelo Moro. Moro lutou pelo bom Brasil. Como doi ver esse criminosos fazerem o q querem com o pais. STF ñ tem mais adjetivos de perversidade criminosa com o pais. Fechem esse covil! Concursem os melhores! Temos que lutar, me digam como para afastar esses gangsters do Poder!

    1. Pode ser o adesivo "Eu apoio a Lava Jato". Poderíamos usa-lo em todos os lugares possiveis!

    2. Exato! Precisamos nos posicionar como sociedade. Se não podemos ir às ruas devido a COVID, podemos eleger um símbolo é estampa- ló em carros e janelas.

  128. Botavam medo nos ladrões isso sim. Dia 14 Fux leva ao plenário a decisão do Fachin, que, se os demais ministros tiverem um pouco de coragem vão derrubar abrindo caminho para o julgamento da suspeição de Moro e, aí sim, com o apoio maciço da população derrubar a decisão da segunda tchurma(carminha, gilmarzinho e lewadinho). E.T. veredicto uma ova. decisão prolatada por três mequetrefes.

  129. Lamentável o que temos visto. O País afundando na pandemia e na tolerância (para ficar num termo suave) com a corrupção por parte de quem mais se esperaria, talvez, ter energia para combatê-la: o STF. Já que alguns defendem 'julgamento justo' (ele existiu em relação ao triplex do Molusco, cuja decisão foi ratificada unanimemente por outros 8 juízes, não nos esqueçamos!), que o Moro possa ter o mesmo benefício e que o Plenário do STF possa julgar tudo. Veremos que STF temos no País.

    1. Se não fosse no Brasil seria inacreditável, que um mistro do STF apenas, tenha condições de fazer tamanha transformação: ,Lula inocente e Moro vilão. Além de transformar a maior operação contra a corrupção em uma fraude. E nós pobres brasileiros ainda ganha um presente funesto, pandemia sem vacina. Oh!! Deus misericórdia.

  130. Será sempre um herói para o povo ! Essa narrativa não cola. A História dará a ele o lugar que merece ! Obrigada Juiz Sergio Moro !

  131. 5) invocando a história do moleiro de Berlin, com todo respeito, é de se perguntar, se em Brasília ainda há Juízes? Com a palavra o Supremo Tribunal Federal.

  132. O STF trabalha contra o conceito de justiça e se apequena ao não enfrentar a corrupção sistêmica, inclusive dentro das altas cortes do Poder Judiciário. Enfiar a cabeça na areia e liberar os corruptos por certo não é o que a sociedade espera de sua “Suprema” Corte. STF falha miseravelmente. Mais uma vez.

  133. ações penais submetidas ao TRF-2 e STJ; 4) Juntada retórica de prova de crime para combater outro, como assentado pelo min. Kassio Nunes Marques; 4) Por fim e com vênias, o vacilante voto da min. Carmen Lúcia que embora tenha dito antes que proferiria novo voto, só o fez, após o voto do min. Cássio Nunes e após a “fala” irada e contundente, diria delegante, de Gilmar Mendes contra o voto do min. Kassio Nunes, quando este último já tinha votado, mas juntou argumento retórico extra-autos.

  134. Este texto é um documento histórico, a ser consultado daqui há anos, 10, 50 , 100 quando do estudo deste momento da nossa infeliz história. Pois resume e mostra com exatidão a índole de magistrados e de um grupos de poder econômico e político (que poderá retornar) e sua ação nociva e ultrajante aos cidadãos de bem. Desalento é sensação dos brasileiro honestos.

  135. Eu desafio o GM a usar às mensagens hackeadas por criminosos contra o Moro. Se vai usá-las para soltar bandidos, o problema é do Brasil. Se investir com elas como prova, para processar integrantes da Lava Jato, abre-se a Caixa de Pandora, e aí o problema passa a ser pessoal. Essas mensagens estão nas mãos de outros criminosos que tem poder e dinheiro para modificá-las ao seu bel prazer. Já que o jogo agora é pornografia explícita, vamos saber jogar também essa p****. A Deep Web está aguardando.

  136. A eliminação de Moro, como candidato para PR, é primordal para facilitar a candidatura do Lula. A CF está sendo aniquilada pelo STF. Obrigação das FFAA é defender os dreitos do povo e garantir a CF! Povo na rua, pedindo intervenção! Resta saber: de que lado estão os Generais? Moro Presidente!

  137. Gilmar Mendes já foi pego em escuta telefônica instruindo Aécio, réu em vários processos no STF, não teve vergonha de julgá-lo e liberá-lo. Amigão da maioria de corruptos investigados na Lava Jato, passa em reuniões e jantares nada republicanos com corruptos investigados, bem como com seus advogados.. Esse sim, juntamente com Tofolli, Lewandowski, Carminha.. que inclusive constam em planilhas, delações e emails comprometedores de empreiteras.. esses sim, deveriam ser afastados e investigados..

    1. Em sendo verdade tudo que diz e o que consta na reportagem da Crusoé desta semana, data vênia, parece, em tese, que pode haver crimes cometidos pelo min Gilmar Mendes a serem enquadrados em algum do Código Penal ou de outra lei, passível de seu afastamento.

  138. O que mais me assombrou nessa manobra espúria e vexaminosa, que desqualifica e enfraquece a credibilidade do STF como instituição e poder máximo do Judiciário, foi a humilhante e vergonhosa mudança de voto da ministra Carmen Lúcia, que em minha opinião sempre teve postura equilibrada e atenta ao bem comum, e que inexplicavelmente, talvez submetida a pressões não republicanas, cedeu à pressão do fascínora togado Gilmar Mendes, que desavergonhadamente patrocina a roubalheira desbragada ao Estado!

  139. Data vênia, segue alguns erros que sobressaem na decisão da 2a. Turma: 1) violação da garantia constitucional da razoável duração do processo, vez que habeas corpus deve ser julgado em horas, a liminar e o mérito, em dias; 2) inconstitucionalidade de permitir dilação probatória em HC; 3) Ilegalidade de compartilhamento de provas obtidas por meios ilícitos mediante decisão proferida em outro habeas corpus; 3) Admitir suspeição de Juiz, matéria de lei ordinária, já julgada no locus apropriado,

  140. Os 3 Poderes estão podres. Voltaram à tona e riem da Justiça séria e honesta. Neste mar de lama, os peixes podres estão boiando e sabemos exatamente quem é cada um deles. Mas tenho uma esperança. Que todo bem vencerá todo o mal. #SOUMORO

  141. GILMAR TEM ALGUMA COISA PESSOAL CONTRA O MORO E NÃO CREIO SE SEJA INVEJA, POIS É ALGO QUE FERE DE MORTE O BEÇOLA, ENTÃO É NÍTIDO O ÓDIO QUE NUTRE PELO MORO. ACREDITO QUE MORO SABE MUITO SOBRE ELE E COMO PODERÁ VIR A TONA A QUALQUER MOMENTO O SEU INTENTO INCANSÁVEL É DESTRUIR A IMAGEM DE MORO QUE É UM MESTRE ESTRATEGISTA E USARÁ SUAS ARMAS NO MOMENTO OPORTUNO. TALVEZ ISSO SEJA O "X" DA QUESTÃO. MORO CONTE COM OS BRASILEIROS DE BEM PQ SABEMOS QUEM SÃO OS VILÕES DA HISTÓRIA. FORÇA E HONRA GUERREIRO

  142. Não tem novidade- era questão de tempo para a elite corrupta retomar o controle. A unica novidade é que a esquerda orgânica se assumiu como parte da elite corrupta.

  143. É incrível o ódio e a inveja que o Ministro Gilmar tem do Moro. Quem viu o trabalho do Juiz na Lavajato e foram nas manifestações a favor da Lavajato acho isso inconcebível o que está acontecendo no Brasil. Um senhor que teve todas as mordomias quando esteve preso, foi julgado pela primeira e segunda instância que o declarou culpado e agora o Supremo decide desconsiderar todo o trabalho que o Moro e os Procuradores fizeram. lamentável.

  144. Diante da fúria de Gilmar Mendes acreditei que ele teria um AVC. Tô achando que ela ficou com medo, já que o homem estava pura fúria... Deve ter pensado ele fará comigo o mesmo que com Kassio

  145. Como disse Aloysio Nunes: "NOSSO CAUSÍDICO É F...." Gilmar Mendes será lembrado como o maior traidor da Pátria, o maior cúmplice de corruptos, o DEFENSOR DA CAUSA DA ORCRIM que sangra o Brasil há décadas! Mas não se deve esquecer do papel importantíssimo de Bolsonaro - o "cavalo de Tróia" da quadrilha - que retirou o Juiz Sergio Moro de Curitiba, nomeou Augusto Aras, André Mendonça, José Levi e Kássio Nunes - tudo para proteger a própria família, tão corrupta quanto o restante da ORCRIM.

  146. Até que enfim levanta-se esta pedra chamada Brasil e começa-se a expor à luz do sol os serem que ali habitam e rastejam. Até que enfim percebeu-se que Bolsonaro foi um belo boi de piranha que hipnotizou toda a imprensa enquanto a verdadeira e real boiada trotou desapercebida pelas canetas de algums ministros de instâncias superiores. Até que enfim!

  147. Nunca foi, é ou vai ser vilão, os brasileiros de bem sabem muito bem que são esses ministros e, porquê foram colocados lá!! Supremo Trapaceiros Federais! Esses Sãoos verdadeiros culpados do fracasso do Brasil.

  148. Espantosa foi a falta de caráter e a covardia da ministra (minúscula) . Envergonhou a mulher brasileira. Seguir o histérico babão foi deprimente.

  149. Espero que Dr Moro esteja costurando sua candidatura com a mesma inteligência com que costurou a Lava Jato e seja o próximo presidente da república. Ele contará com os votos da gente que cumpre a lei. Quanto aos bandidos do supremo, estes contam com os outros bandidos que fazem a lei - justiça podre congresso podre. Quem (ou o que) poderia dar um basta ao Gilmar e seus apadrinhados?

    1. Concordo plenamente. Pela rejeição que têm Bolsonaro e Lula, um candidato probo como é Sergio Moro tem enorme chance de vencer.

    2. O Dr. Sérgio Moro precisa uegentemen abandonar o papel de vitima e assumir o protagonismo na disputa eleitoral de 2022. Apoio não há de faltar!

  150. Acho lamentável tudo isso. Estamos trilhando o mesmo caminho da Itália, infelizmente. Aliás, o Moro tem um bom estudo sobre a operação mãos limpas, produzido em 2014, se não me engano.

  151. A loucura cheia de ódio e inveja de Gilmar já era conhecida mas a indecisão e covardia de dona Carmem se curvar aos gritos do Beiçola, surpreendeu.

  152. Proposta à Crusoé: evitar colocar a foto de Gilmar Mendes nas reportagens, sinto ânsia de vômito ao ver a cara desse gângster, padrinho de corruptos endinheirados.

  153. Tristeza tudo isso! Tristeza ver a falta de indignação do povo, a falta de gratidão. Moro não merece tanta injustiça. O Brasil talvez mereça, mas Moro, definitivamente, não.

    1. O Sérgio Moro precisa parar de pousar de vitima e partir para o ataque. Ele tem um grande apoio, só precisa de im pouco mais de coragem.

  154. O Bolsonaro e seus cachorros loucos, enfraqueceram o Dr. Sergio Moro, com mentiras, que espalhadas, confundiram parte dos brasileiros. Aproveitando-se dessas safadezas os mercenários do STF golpearam um Homem honrado usando da mais baixas vilanias, para soltar o maior chefe de quadrilha política do Brasil. Espero que o pleno dessa Corte conserte a falta de caráter dos membros dessa Instituição que assombra os meios Jurídicos e a sociedade acovardada do País.

  155. Vai ter sorte se não acabar preso. Engraçado que o blogueiro moro sempre é tão falante contra o governo federal, mas para se defender não falou nada. Ficou pianinho. kkkk

    1. Paulo, quando penso na expressão "idiota útil" e vejo o seu comentário, fico aqui pensando... Será que existe alguém tão inocente de achar que o Nove Dedos é a pessoa mais honesta do mundo? E que o trabalho de Moro não valeu pois estava em vara errada? É mesma coisa de matar uma pessoa em São Paulo, mas sendo o criminoso carioca, não pode ser condenado em são Paulo.... A legislação não nos atende.

    2. É deprimente saber que tem gente que pensa dessa forma.

  156. Moro, saia desse balaio de gatos...vá viver sua vida, o Brasil ñ merece vc. Sua família deve vir em orimeiro lugar. Mas se decidir ficar, ufa..vamos fazer de tudo oara que vc seja Presidente do Brasil

  157. Se eu fosse procurador, no julgamento do STJ, abria todas minhas mensagens, inclusive aquelas em que gravações e delações que ñ puderam ser usadas legalmente, agora pode né?...gravações que um procurador mandou ao outro, para saber se poderiam ser usadas. Que o povo brasileiro saiba de tudo, mesmo sem poder prender esses corruptos da política e do judiciário

  158. A conversa telefônica entre Dilma e Lula colocada no ar seria suficiente para causar a queda do governo em qualquer país serio apesar das dúvidas da legalidade do ato.Aqui ao contrário o juiz que mostrou a corrupção agora é o réu.Como consertar isso

  159. Antes que ir embora desta lata de lixo que irá se transformar nosso Brasil. Sim, parece que os poderosos são estes corruptos e não a população, esta sim , dona de seu destino.

  160. Gilmar Mendes!! Não esqueçam deste nome e Levandowski, nomes que entram para a história como destruidores da única oportunidade do povo brasileiro ver resgatado o respeito pelo bem público e devolvidos os bilhões que nos roubaram e roubam. A corrupção institucionalizada que suga nossa população, desde o descobrimento, zomba de todos, exceto os poderosos, encastelados no poder. Vamos deixar assim. Concordo com outros que aqui escreveram, Moro, tua candidatura a P é nossa última esperança!!!

  161. É, Moro. Entre na política ,mas antes nos explique como vc se juntou à extrema direita atualmente no poder. Me convença que vc não é igual.

  162. Nunca mais na história do país, teremos uma operação dessa magnetude, nunca..... Obrigado Dr. Sérgio Moro, equipe do MPF de Curitiba e os policiais federais envolvidos.... 👏👏👏👏👏👏👏

  163. O beiçola nefasto e caterva são peças do esquema de quadrilhas que sugam as boas energias do país deixando-o enlameado e empobrecido.

    1. Moro precisa deixar o papel de vitima e virar protagonista. Apoio não faltará!

  164. Sérgio Fernando Moro, tome uma decisão na sua vida, rapaz! Entre de vez na disputa pela Presidência para defender sua honra. Do jeito que vai, vamos terminar com você na lata de lixo da história. Respeite os milhões que clamam pela sua candidatura! Já que não conteve o impulso político, agora entre de vez. Mas esse lenga-lenga de ficar de colunista e tuiteiro educado não ajuda ninguém. "Os mornos serão vomitados".

    1. É..., com certeza o Moro não tem perfil para ser politico brasileiro pois aqui só tem ladrão disfarçado de politico.

    2. Esse é o problema do Moro, técnico qualificado, reto e íntegro. Na Justiça tinha algum poder e o exerceu muito bem, fazendo história. Mas no jogo raso da política ele não tem o menor jogo de cintura, como vc mesmo bem observou. Ao querer Moro para presidente, mais uma vez a população demonstra que não tem discernimento. Da última vez Moro não durou 5 minutos quando sentado entre as feras do ramo. E não será muito diferente se sentado no trono da corrupta Brasilia.

    3. É por ai mesmo! Não pode apenas se apresentar como vitima , tem que ir a luta e aproveitar o grande apoio popular que ainda possue.

  165. Mil vezes CANALHA, esse excremento que não deveria nem ter nome para não envergonhar quem se chama como ele. Gilmar é um câncer produzido pelo estabilishment a serviço da destruição do Brasil.

  166. A decisão do STF demonstra o retrocesso no combate à corrupção que estamos vivendo e viveremos aqui para frente. A ironia que GM fez com Moro e Dallagnol é absurda e sem ética para um Ministro da Suprema Corte (que deixou de ser suprema há algum tempo). "Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado."

  167. Só tenho a lamentar que o STF seja composto por pessoas asquerosa como Gilberto Mendes, Carmen Lúcia e outros. Sinto vergonha do Brasil que prefere a corrupção. Da esquerda que quer o pior é de bolsonaristas que sabem que Kassio Nunes fez teatro pelo medo do Lula. Sinto tristeza. Só isso!

  168. É PRECISO DAR UM ENCAMINHAMENTOS CORRETO AO DELICADO MOMENTO NACIONAL!! Que estamos a deriva e que possuímos um judiciário subserviente e um parlamento venal, já sabemos a muito tempo. Agora, não podemos apresentar o ex juiz Sérgio Moro ( que fez um excelente trabalho no combate a corrupção), apenas como uma vítima que deve ser protegida. Ele precisa apontar caminhos e soluções para sairmos deste atoleiro. Afinal, queremos um bom presidente da república ou apenas uma bom juiz???

  169. Sim. A caça ás bruxas aqui significa "caça à justiça", se é honesto e justo, é perseguido. Isso é Brasil. Tudo parece surreal, inimaginável em uma civilização! Nem com a materialização da corrupção à mostra (como a recuperação dos bilhões da Lavajato) se respeita a justiça. E ainda invertem a realidade, como se os únicos responsáveis pela LavaJato fossem Moro e Dallagnol. Ignoram outras instâncias e o próprio STF no processo. Cegueira oportunista daqueles que estão envolvidos até o pescoço!

  170. Nossa, foi horrível ver o destempero de Gilmar Mendes, lutando, nesse caso, para destruir Sergio Moro! Carmem Lúcia me desapontou enormemente ao mudar seu voto. E assim vamos vendo o Brasil ser destruído, passo a passo. Pobre Brasil, infelizes os brasileiros! Bom dia, Venezuela! Logo chegaremos lá, se o povo não levantar a sua "brava voz".

  171. Foi vergonhoso e nojento ver o destempero do Gilmar . O poder que ele exerce sobre os outros ministro é de se por em dúvida muitas decisões tomada pelo S T F . Que Deus tenha compaixão de todos os brasileiros

  172. Enquanto os TJs ,TCEs, dos estados TCU, STJ e STF no governo federal não forem formados através de concursos estaremos a mercê da Liga da Injustiça, quero ver quem vai ser o governante que vai acabar com a reeleição e esse circo nos julgam.

  173. não teve nada mais vergonhoso do que vê o destempero e a PARCIALIDADE do Gilmar . Só Deus pode salvar o Brasil dos corruptos

  174. o que me assusta, não é a verborréia maligna desses impurios ministos do STF... é silêncio do povo que em qualquer país minimamente descente teria saído para rua e restabelecendo a ordem a qualquer custo.

    1. Brasileiro só é bom mesmo pra espirrar na cara dos outros, furar qqer fila que vê pra se gabar da sua esperteza, estacionar em vaga de deficiente e idoso, furtar pequenos objetos nos supermercados, passar cheque sem fundo, não pagar a quem pediu dinheirinho emprestado, fingir que não te conhece só por arrogância, e outras mais "qualidades". Merecemos esses calhordas do stf. apscosta/df

    2. Concordo Ana, assusta a indiferença popular, onde estão as manifestações contra?? Apodrecemos junto com o STF???

    3. Concordo com vc, Ana. Mas não podemos nos esquecer que a Covid está feroz e matando feroz e indiscriminadamente. Tenho lutado da maneira que posso através da Internet, já que estou na faixa de risco, mas concordo que alguma coisa tem que ser feita, falta alguém de visibilidade e impoluto para nos guiar por esses caminhos.

  175. Alguém há de ter alguns prova contra Gilmar Mendes esse cavalga tem rabo prezo. Este homem dá nojo só de olhar para a cara dele.

    1. Ter provas têm mas em conluio com seus iguais e com asseclas ambiciosos e sem caráter, além da fantasmagórica capa preta, ninguém viu,ouviu ou reconhece a cafajestagem .

  176. Podemos até aceitar que merecemos o Congresso que temos, já que o elegemos, mas um STF destes , com certeza, povo nenhum no mundo merece. Qualquer um dos adjetivos que possam ser usados para qualificá-los, me causam asco.

    1. Pelo visto tua divindade preferida está em sono profundooooo...

    2. Acredito. Mas é duro saber que só a Justiça Divina vai pegar. A daqui bem que poderia dar uma adiantada.

  177. Cadê os juízes de verdade que passaram em concursos e não foram indicados para defender Moro? Vai que um dia desse qualquer Gilmar Mendes/Lewandowisk cismam com vocês!

  178. Ainda que o espetacular grupo de procuradores de Curitiba estivesse sendo conduzido pelo não menos espetacular Sérgio Moro, as provas conseguidas, os valores devolvidos e, principalmente a exposição de crimes do andar de cima antes a cultos, comprova o êxito da operação. Cadê os juízes de verdade para defender Moro e os procuradores?

    1. Boa pergunta? Onde estão os Juízes Honestos para fazer alguma coisa diante dessa barbaridade?

  179. Moro é Moro. Um marco na história. Todo meu reconhecimento de brasileira ao combate ao crime contra todas as instâncias até de de uma corte suprema que legisla com argumentos pífios.

  180. Gilmar é um esgoto humano - a gente só espera receber imundice. Mas Cármen Lúcia foi promovida a coveira do povo e de suas já minguadíssimas esperanças de alguma Justiça. Além de favorecer os corruptos, seu ato submerge a imagem das raríssimas pessoas que não mereciam isto. E ela sabe.

  181. Essa carminha, disfarça, mas é maquiavélica, já salvou o Aécio, mostramos na face o que somos, mensagens roubadas sendo usadas pela "justiça", essa gente não têm vergonha do mundo? Dormem à noite naturalmente? Pela aparência não... Pelo amor de Deus!

  182. Moro fez o impossível, apoiado tecnicamente pela esperacular equipe do Deltan, sob aplausos popular, resgatando a auto-estima do brasileiro e a imagem do Brasil. Tudo agora perdido, sob os cascos da boiada a passar.

  183. Moro fez o que todos nós desejávamos um 🇧🇷livre dá Corrupção, mas como no STF existem Venais, ai está a barbarie vai continuar !

  184. É desalentador ver criminosos no STF destruírem o país e ninguém, com poder, levanta a voz. E o outro os membros do STF? Sejam "falantes" como o BEIÇOLA e façam o contraponto.Deixar esse criminoso sozinho acompanhado do inepto (Bandido) Lewandowski e a FINGIDA (bandida) Carminha falarem sozinho dão força para essa "narrativa" cruel! Vamos combater esses criminosos.O Brasil não pode perder esse rumo.MORO você tem a admiração de todo brasileiro de bem. Os que o criticam (todos) tem medo da justiça

    1. Concordo plenamente, gente mal intencionada, de péssimo carater, até da pandemia se aproveitam pra cometer desmandos e mais desmandos, essa mulher desbotada não me representa, me dá vergonha dessa pseudo representante feminina, sem virtudes, e parece que seu líder, da seita da capa preta é o desastrado GG... do MT, escolha do FHC, outro péssimo exemplo.

    2. Para que 11 ministros do STF se é o supremo beiçola quem decide tudo? Gastamos uma fortuna para manter esse colegiado de fachada, melhor desativar essa porcaria e entronar o Beiçola como o novo imperador do Brasil. Afinal, até os politicos comem lindo na mão desse crápula.

    1. Políticos corruptos, povo fraco, justiça nojenta da vontade de cuspir na cara desses bandidos do STF.

  185. O STF é capaz de anular à independência do Brasil e declarar Don Pedro como suspeito e sem competência para praticar o ato de liberdade.

  186. Vergonha, nojo, impotência e outras foram as palavras que reverberação na última duas 3a feiras e na 2a feira da semana passada com as manifestações, votos e decisões dos “ministros” da 2a turma turma. Ainda tenho esperança, mesmo que pequena, de que a LUZ da decência e da justiça se faça presente no julgamento pelo Pleno do STF em 14/04!

  187. A revista deveria publicar a capivara do Gilmar Mendes com todas as suas decisões estapafúrdias que colocaram em liberdade bandidos poderosos que fazem parte do seu círculo de amizades. Gilmar Mendes é um crápula.

    1. Correto JOSE. . . incluindo o Fachin. Não há surpresas. O país virou do avesso desde o aceite do Dr. Sergio Moro para compor o atual Governo maldito do Bolsonero. Todos acreditávamos na possível consolidação do combate a corrupção, corroborando as ações da lava jato. Imbatíveis serão os que mantiverem a fé e esperança na mudança em 2022. Depende de nós, eleitores.

    2. Gilmar mendes ja estava precificado. Ele e o levando. A surpresa foi carmen lucia. Foi para o lado podre. Mas concordo com alguns comentarios, isso não passa de teatro para nos enganar. Quando o gilmar mendes trouxe para votação, tudo ja estava decidido.

  188. Claro que a Carmem não mudou de voto ali, foi tudo teatro. O voto já estava pronto. Ou vocês acham que ela leu aquele texto enorme de improviso? Não, o pedido de visto do Nunes foi pra ganhar tempo de traçar a estratégia (o Nunes vota contra, pra limpar a barra do Bozo, e a Carmem muda o voto, dando maioria que o Coronel Mendes e o Sapo Cachaceiro precisavam).

  189. A máfia no poder começa nas org crim - os partidos, termina nos cargos eletivos e comissionados. Nas indicações de bandidos ao STF. Carmen covarde

  190. Os esgotos de um Brasil que estava tomando rumo, transbordaram. Da lama fétida, despontam larvas fantasmagóricas, com aspectos de manduruvás e até com horrendos beiços. A matéria prima destinada à Geni, atingiu em cheio o nosso Brasil.

    1. gi , volte ao útero da puta o que o pariu , fezes putrea . Lave com água sanitária seus beiços para ousar falar o nome do Dr Moro. Pessoa mais odiado desse país . Nojo

    2. Se fosse mais jovem ia embora, mais a idade não me permite mudanças radicais, porém viver num país governado por um idiota louco e, um imbecil chamado Gilmar iludir vários ministro a destruir a maior operação contra a corrupção e enxovalhar a imagem de um dos juristas mais competente desse país, não da pra ficar

    3. Mas claro que a Carmem não mudou o voto ali, ela lei um texto voto enorme, ‘PRÉparado’ pra aquele teatro. O pedido de vista do Nunes foi justamente pra ter tempo de traçar a estratégia : o Nunes vota contra, livrando o Bozo, e a Lucia muda de voto, pra dar que o que Coronel Mendes e o Sapo Cachaceiro queriam). Simples assim!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO