Adriano Machado/CrusoéGilmar é, hoje, a voz mais eloquente da ofensiva à Lava Jato

O ministro da artilharia

O papel central de Gilmar Mendes na ofensiva contra a Lava Jato mostra que a guerra está longe de ser só pela reabilitação de Lula
26.03.21

No dia em que Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo da condução coercitiva ordenada por Sergio Moro para depor em São Paulo, em março de 2016, Gilmar Mendes fez piada com o episódio durante uma palestra para estudantes em Fortaleza. “Antes, batiam à nossa porta e a gente sabia que era o leiteiro, não a polícia”, ironizou. Duas semanas depois, o ministro do Supremo Tribunal Federal se apoiou em outro ato de grande repercussão determinado pelo então juiz da Lava Jato – a divulgação de uma conversa interceptada entre o ex-presidente e sua sucessora, Dilma Rousseff –, para anular a nomeação de Lula como ministro do governo, alegando que, com a manobra política, o petista buscava o foro privilegiado no Supremo, para escapar de uma possível prisão preventiva decretada pelo juiz do Paraná. Na ocasião, Gilmar decidiu ainda manter a investigação do tríplex do Guarujá na 13ª Vara de Curitiba e, em seguida, minimizou uma outra queixa dos advogados de Lula relacionada aos grampos, dizendo que Moro “justificou” a “confusão” que resultou na quebra de sigilo da linha telefônica usada pela banca que defende o ex-presidente.

Era abril de 2016. A Lava Jato já havia completado dois anos e o governo do PT agonizava diante de novas descobertas no escândalo da Petrobras que inflamavam os protestos de rua. No dia seguinte à histórica votação em que a Câmara dos Deputados deu início ao processo de impeachment contra Dilma, Gilmar se mostrava plenamente satisfeito com o curso das investigações, no centro do programa Roda Viva, da TV Cultura. Durante mais de uma hora de entrevista, o ministro fez reiterados elogios à condução da Lava Jato, citando a atuação da força-tarefa então liderada pelo procurador Deltan Dallagnol como exemplo de que “as instituições brasileiras estão funcionando” e que a operação se desenrolava bem “graças a Deus e graças ao juiz Moro”. “Eu acho que ele (Moro) está conduzindo um processo extremamente complexo, sofrendo uma pressão imensa, e tem conduzido muito bem”, afirmou o ministro no programa. Àquela altura, Gilmar dizia enxergar a super exposição de Moro, que passou a estampar cartazes em manifestações e a figurar nas pesquisas de intenção de voto para presidente da República, como reflexo da “carência de liderança” no país. “Eu não vejo essa transformação de magistrados em justiceiros“, salientou.

Divulgação/PFDivulgação/PFPoliciais em ação em uma das fases da operação: para Gilmar, Moro e procuradores agiram como “gângsters”
Cinco anos depois, os mesmos fatos endossados por Gilmar em 2016 e rechaçados em três instâncias da Justiça como provas da parcialidade de Moro para julgar Lula ganharam uma nova interpretação do ministro do Supremo em sua cruzada para fulminar a Lava Jato. A condução coercitiva de Lula, as interceptações telefônicas autorizadas pelo ex-juiz e até a manutenção da investigação do petista em Curitiba foram descritas por Gilmar na sessão que declarou a suspeição de Moro na última terça-feira, 23, como exemplos de “práticas autoritárias” de um “modelo soviético” de persecução penal adotado pela “República de Curitiba”. O pano de fundo da decisão que anulou todos os atos do ex-juiz na ação do tríplex do Guarujá vai muito além do que o ministro definiu como a “chance de um julgamento justo” a Lula. Na mesma sessão, Gilmar deixou claro que pretende usar o caso do ex-presidente como “alicerce” para atingir um objetivo ainda maior contra a operação que desmantelou o maior esquema de corrupção já visto no país. “Faço os mais sinceros votos de que o julgamento de hoje não apenas se encerre neste processo”, afirmou. “Estou terminando esses dias como alguém que ganhou a batalha”, disse aos colegas.

O início da guerra de Gilmar contra a Lava Jato coincide exatamente com a queda do PT do poder e o avanço das investigações sobre empresários e políticos que são próximos do ministro, como o ex-presidente Michel Temer, o senador José Serra e o deputado Aécio Neves, no segundo semestre de 2016. Considerado o mais político dos membros do Supremo, não apenas pela estreita relação com esses caciques, mas também por opinar sobre tudo, Gilmar foi semeando aos poucos o que hoje representa uma completa guinada retórica sobre a operação anticorrupção. Tanto que o ministro tem dito que “desde o começo apontou que havia atrás desse modelo de prisões alongadas desígnios totalitários”, uma narrativa desmentida pelos fatos. Para sustentar o que hoje afirma ser o “maior escândalo judicial da humanidade”, o ministro teve de varrer para debaixo do tapete o “modelo de governança corrupta” do lulopetismo que ele criticava e chamava de “cleptocracia”. De “líder da oposição” ao PT no STF, rótulo que ele mesmo explorou para se dizer “insuspeito” no julgamento contra Moro, Gilmar assumiu o posto de líder da oposição à Lava Jato no Judiciário. E para proteger os amigos e a si próprio – o patrimônio da família de Gilmar chegou a ser alvo de uma apuração da Receita Federal –, o ministrou não se furtou a usar o caso de Lula como emblema de sua nova guerra particular.

Para conseguir levar a cabo o plano de destruição da Lava Jato, que chegou a prender Temer e a denunciar Serra e Aécio, Gilmar se viu obrigado a mudar de posição no campo de batalha. O ministro garantista que soltava os poderosos presos na primeira instância passou também a atacar os juízes que ousavam encarcerar políticos e empresários acusados de corrupção e lavagem de dinheiro. De goleiro, apelido que recebeu do notório operador tucano Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, o ministrou assumiu a função de artilheiro para conseguir virar o jogo sobre a Lava Jato. O placar do julgamento estava 2 a 0 contra a suspeição de Moro quando Gilmar pediu vista do processo e levou o habeas corpus impetrado pela defesa de Lula para o seu gabinete. Era dezembro de 2018. À época, o ministro temia uma derrota com o voto do decano Celso de Mello. Gilmar só voltou a cogitar retomar o julgamento depois que as mensagens roubadas dos telefones celulares da força-tarefa começaram a ser divulgadas, em junho de 2019. Ainda assim, a vitória não parecia garantida na turma. Com a aposentadoria de Celso de Mello em 2020 e o aval de Ricardo Lewandowski para que a defesa de Lula tivesse acesso formal ao acervo de mensagens, no início deste ano, o cenário mudou.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéKassio Marques votou contra a suspeição e ouviu impropérios de Gilmar
Aos poucos, os advogados do ex-presidente foram municiando os ministros da Segunda Turma e a imprensa com novos trechos das mensagens hackeadas, enquanto Gilmar sinalizava que estava prestes a retomar o julgamento após mais de dois anos. O movimento acabou sendo precipitado por uma outra reviravolta – esta sim, imprevisível –, quando Fachin decidiu anular todas as decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba envolvendo os casos do ex-presidente, inclusive as condenações nas ações do tríplex e do sítio de Atibaia, por considerar que não havia relação dos crimes praticados pelo petista com o escândalo da Petrobras. Ao determinar a remessa dos casos para a Justiça Federal de Brasília, Fachin conferiu ao juiz que receberá os processos de Lula a possibilidade de usar as provas produzidas contra o petista no Paraná e extinguiu o habeas corpus que pedia a suspeição de Moro. Indignado com a decisão do colega, que beneficiava Lula mas não punia Moro, Gilmar ignorou o despacho e pautou o habeas corpus de Lula para o dia seguinte. Seu voto foi carregado com uma série de diálogos hackeados para desqualificar toda a operação, imputando crimes aos procuradores e a Moro. O mesmo fez o ministro Ricardo Lewandowski.

O estratégico uso retórico das provas ilícitas, como “reforço argumentativo” para declarar Moro parcial com os mesmos fatos conhecidos desde 2018 se mostrou exitoso. Embora não tenha convencido o ministro Kassio Marques, que rechaçou o uso das mensagens roubadas e demonstrou certo alinhamento aos interesses do presidente Jair Bolsonaro, quem o indicou para o Supremo, o plano de Gilmar triunfou quando a ministra Cármen Lúcia alterou o voto de dois anos atrás para julgar Moro parcial, alegando que o “cenário” que se tinha em 2018 mudou. Ela descartou ter levado em consideração na mudança de sua convicção as mensagens de Telegram lidas e relidas por Gilmar e Lewandowski, mas certamente não deve ter gostado de ter sido chamada de “fraquinha” e “amiguinha de Gilmar” nas conversas entre procuradores. Agora, como foi autor do voto condutor da vitória por 3 a 2 sobre Moro, o artilheiro Gilmar fica responsável por apreciar casos semelhantes – ou seja, ele será o relator de todos os outros pedidos de suspeição do ex-juiz que outros réus da Lava Jato devem endereçar à Segunda Turma para tentar anular suas condenações. Há novas batalhas nessa guerra e ela agora é controlada por Gilmar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse Gilmar MENDES E um fracasso so tem feito malditos expurgos de malignos celerados que estavam cumprindo cadeia usta, mostrando o seu terrivel carater, ainda por cima foi um artifice infeliz que acabou com a lava jato, deixando o Brasil a merce do abandono e da desmoralizacao,, Sem a LAVA ATO O Brasil ficou a deriva da maudade humana ele tera uma triste mencao na Historia do Brasil, e isto que eu digo me assino RITA QUEIROZ

  2. No futuro, quando se contar a história de como o STF perdeu prestígio, conceito e credibilidade junto ao povo brasileiro, as "guinadas" apontadas pelo articulista serão apontadas como decisivas. Pena que duas aposentadorias (Joaquim Barbosa e José Celso) e uma morte (Teori Zawascki) levaram os que, internamente, mais podiam resistir às investidas deletérias!

  3. Tudo que foi feito, foi para evitar a prisão do Barata, do Temer, do Serra, do Aécio e de muitos outros coligados, bem como para proteger-se de futuras investigações. Uma vergonha nacional!

  4. Antes se dizia que a criminalidade era fruto da pobreza e falta de educação. Hoje fico espantada com toda essa gente educada ,rica e poderosa cometendo crimes e sendo absolvida pelo STF!Afinal,para quem teve educação e sabe muito bem o que está fazendo,a pena deveria ser dobrada e não ser liberado para continuar delinquindo.

  5. O Lula tirou férias em Cuba até fim de janeiro. Lá(no Caribe) ele organizou as "mesadas" para Gilmar e colegas. Por isso que houve essa mudança brusca. Investiga aí

    1. Cuba nos deve (BNDES) 65 milhões de dólares. Tem que desenhar????

    1. a desgraça do Brasil é alguns ministros do STF STJ tenho vergonha do STF

  6. Caramba! Eu fico pensando no que fez o gilmar mendes mudar seu pensamento. Deve ter sido muito forte, seja o que for, para querer "enterrar" a operação lava jato depois de tecer tantos elogios à equipe e ao juiz Sergio Moro.

  7. Como pode esse ministro ignóbil segurar um habeas corpus por mais de 2 anos? Fez isso porque sabia que seria derrotado com o voto do então ministro Celso de Mello. Mais do que parcialidade, isso é um abuso e uma fraude processual do Gilmar Mendes

  8. Gilmar Mendes é muito mais um político amigo dos grandes criminosos e o quase nada magistrado. Na verdade, a palavra magistrado não se aplica a esse ser abjeto!

    1. como disse Joaquim Barbosa , vá pra rua ministro para ver como o povo vai lhe receber. lena

    1. Será que o Brasil aguentar esses ministros que parece mais advogados de bandidos, por quanto tempo? lena

  9. Sr. Gilmar Mendes, "vc é um ser abjeto, um mau secreto, vc está no supremo apenas em busca de seu próprio interesse, vc não possui nenhum patriotismo, vc envergonha o STF" disse o ministro Barroso.

  10. Carmem Lúcia prevaricou, no sentido técnico da palavra, pois mudou seu voto já público, para satisfazer sentimento pessoal, fraca e instável como é.

  11. Esse sujeito está descontrolado. Sua figura repulsiva e babante, com opiniões que mudam conforme os ventos são a causa da insegurança jurídica desse país e da desmoralização do STF.

  12. Gilmau um conselho de amigo, saia para dar uma volta no quarteirão ou na quadra de seu lindo condominio ou em uma área comum (afinal ele pode, nè), para sentir o clima ameno das tardes de verão ou outono. Vamos ver como está sua avaliação perante à população em geral. Você que desponta como valentão teria coragem de enfrentar o Kássio com K ( apesar de tudo), e peitá-lo frente a frente, o Ministro oriundo do Piauí . A pandemia faz bem a quem diz merda no dia a dia. Usa e abusa e se esconde.

  13. Cada vez fica mais aparente q sem acabar com esta máfia do Judiciário será impossível tornar o Brasil uma grande nação.

  14. Tanta mudança de opinião deixa claro que há muita podridão debaixo do tapete, eu acredito que os procuradores tem provas ainda a apresentar e estão aguardando o momento propício para apresenta-las, ou falta coragem para expor a podridão dos poderosos?

  15. No TST é a mesma coisa... tenho um AIRR pendente de julgamento há mais de 5 anos. Pessoa idosa, com comorbidades, etc..... mas os banqueiros seguram

  16. O Brasil tem acerto! Vejamos, o congresso nacional empurrado pelos empresários e pelo povo estão exigindo a saída dos ministros do meio ambiente e relações exteriores. O mesmo deve ser aplicado a ministros do STF que prevaricam,desdenham das leis e da justiça.As forças vivas da nação apoiadas pelo exército de Caxias devem corrigir este estado de calamidade: volta a prisão do corrupto e anulação da suspeição do processo do Lava Jato .

    1. Bandidos do Congresso precisam dos seus padrinhos protetores nos tribunais. Não faltam pedidos de impeachment que seguem engavetados no Senado.

    2. Bandidos do Congresso precisam dos seus padrinhos protetores nos tribunais. Não faltam pedidos de impeachment que seguem engavetados no Senado.

    3. Esses caras do congresso advogam em causa própria. É só entrar com pedidos de impeachment contra todos eles. Simples. Mas são políticos, mordem e assopram

    4. Uma mudança que está em andamento, todos os impérios que existiram , caíram um dia . vamos acreditar

    5. Uma mudança que está em andamento, todos os impérios que existiram , caíram um dia . vamos acreditar

    1. Não é covardia não. Eles estão lá pra proteger a bandidagem e seus apadrinhados. Vejam o caso escandaloso do pres do STJ querer processar procuradores por terem levantado a delaçao premiada com a roubalheira do filho. Ou o Brasil reforma este Judiciário ou eles acabam de vez com o Brasil.

  17. Ministro da COVARDIA ,com a vontade do povo Em abril de 2016 quando os TUCANOS estavam ainda fora de foco elogiou a equipe da lavajato inclusive MORO. Os argumentos da epoca 2016, do elogio, agora foram usados para condenar MORO ,que vira casaca .Nocaso da seg. instãncia mesma coisa Tudo depende do NOME NA CAPA DO PROCESSO, conteudo do processo é o que menos importa

  18. Gilmar é covarde perante a vontade do povo ,Lewandovsch é obrigado atuar como juiz do stf e fazer parte da defesa de lula ,sem capcidade juridica ganhou mesmo assim ganhou presente de lula para os stf e Carminha sabia que Gilmar não podia perder a causa . Porque será???????

  19. Palestras para estudantes que estagiando nos escritórios de advocacia estão na rede de relacionamentos da casta jurídica.

  20. Somos obrigados a conviver com as decisões destes ministros q mudam de posição para atender interesses de terceiros ou próprios. Como é triste assistir a este teatro de horrores, ver nosso país desacreditado, “na lama...”

    1. concordo com sua opinião, sou leigo, mas acho estranho um juiz enaltecer o trabalho dos advogados do barbudo.

  21. Graças a está figura horrível o Brasil é campeão em corrupção. Quem combate a corrupção vira alvo dele e também tem a Carmen, que é uma Maria vai com as outras, o Brasil está perdido com este STF.

  22. A cara de pau de dizer que não usou o que usou só mostra que lobo em pele de cordeiro não falta na seara que supostamente deveria zelar pela lei maior que nos protegeria da barbárie, caso fosse de fato assim feito...

    1. gilmar mendes é o imperador do Brasil. Só há uma forma de demonstrar o porque de suas mudanças de posição: COAF ! Faça -se a evolução patrimonial deste monstro abjeto é teremos o maior corrupto lesapatria da História do Brasil !

  23. A República de Curitiba repudia todas as decisões contrárias a Lava Jato, proferidas por juízes parciais do STF, que não mantém nenhuma coerência com suas próprias convicções. Convido todos os brasileiros a não aceitar esse acinte promovido pelo STF!! Vergonha no STF que temos!

  24. Esse urubu carniceiro CORRUPTO está zombando de todos nós que pagamos seus polpudos salários e benefícios. A praga da covid há de enviá-lo para o inferno logo. Xô demônio.

    1. Vamos fazer uma corrente para que a justiça divina caia sobre ele.

  25. A ministra Carmen Lúcia decepcionou milhares de brasileiros. Traiu o povo. Infelizmente a batalha é árdua. É mais uma vez em terras tupiniquins o herói se transformou em bandido por conta dessa decisão. Até quando o país suportará os desmandos de uma casta de ministros que se consideram acima do bem É do mal? Até quando suportaremos pessoas que se consideram acima da lei e de Deus? A preocupação é internacional. Não é só aqui.

    1. Não podemos permitir que Ministros do STF sejam políticos. Eles têm que se limitar a serem Juízes !!!

  26. Gilmar Mendes é o maior vilão do Brasil hoje, seus interesses, seu lobby, sua capacidade de mentir e distorcer a verdade em busca de interesses pessoais está desmontando o país ,esse home precisa ser neutralizado de qualquer forma, a qualquer preço!

  27. A hora em que a *LAVAJATO* for restaurada - E SERÁ !!!! - porque como a Economia, ela é FÊNIX, CONTINUARÁ LATENTE E É MUITO MAIS FORTE E VITAL DO QUE OS MARGINAIS do """mecanismo""" , essa corvolândia maldita será pega, a capivara será quilométrica e o tombo será grande, total e definitivo!!!! Caso o senado não se mova, nós o "moveremos" removendo-os" nas URNAS.

    1. eles estão esperneando com força máxima, porque sabem que nós os pegaremos!!!!!!

    2. EXCELENTÍSSIMO SR. PRESIDENTE 2022 DR. SÉRGIO FERNANDO MORO.... PRA CIMA DELES!!!!! ESTAMOS JUNTOS!!!!! 🤝🤝🤝🤝🤝 🤜🤛🤜🤛🤜🤛🤜🤛 DEFINITIVAMENTE!!!!

  28. Pior não é ver Gilmar delinquir, como o esperado, mas ver a ministra Carmen Lúcia, a quem ainda admirava, se associar ao ato delituoso... VERGONHA E DECEPÇÃO!

  29. Carmem Lúcia, Carmem Lúcia. Como és fraca e pobre de espírito. Dizem que és um ser solitário que vaga nas trevas. Uma demente cujos atos comprovam que está longe de Deus e perto do Diabo. Observa-se que não tem amor pelo Brasil e nem cultiva mais a sabedoria jurídica que um dia o seu amado pai lhe sorria com alegria. Hoje, o que és para o povo brasileiro? Absolutamente nada. O povo acha que a senhora é um excremento do maligno GM. Triste fim, Carmem Lúcia solitária. Mas ninguém tem pena de ti.

  30. Gilmar Barata o insuspeito e Carminha Covarde demonstraram falta de caráter ao mudar de posicionamento perante a LJ. Antes apoiavam e depois mudaram de opinião. Quais faces deles é a verdadeira?

  31. Bom era quando não existia Lava Jato, nem Moro, nem Deltan. A maior rivalidade no Brasil era Flamengo e Vasco, ou Lula e FHC. Já tinha muita favela sim... Tráfico, bala perdida, fome, miséria... A escola e o hospital público já perdiam feio pra rede privada... Mas era todo mundo feliz: Lula, FHC, Bolsonaro, Renan, Sarney... Tinha um certo "código". Tudo sempre se mantinha. Nada realmente mudava.

  32. Pequenas empresas de engenharia não tinham vez, mas Odebrecht, Queiroz, Camargo Correa, OAS, UTC, eram prósperas. Esses empresários eram felizes. E os políticos eram felizes também. Nem precisava de um fundão eleitoral tão alto como o que Jair Bolsonaro sancionou. Moro, Deltan, Zavascki, Barroso, Fachin, a PF e o TRF 4 foram como a pílula vermelha da Matrix. O brasileiro teve a chance de ver que vivia em uma bolha. Como assim?

  33. Foi a chance de vermos, nos bastidores, as razões pelas quais o país é o que é. Afinal, o que é que permite tanto tráfico, tanta bala perdida, tanta fome, tanto desemprego, tanta morte? Foi explicado: uma corrupção sem limites. A corrupção mata! Muitos brasileiros preferiram a pílula azul. Querem permanecer na matrix. Rejeitam olhar de fora. Culpada é a LAVA JATO. Ela é que fez o Brasil ser o que é. Lula livre! Viva o Mito e a cloroquina.

    1. concordo plenamente. Não há Bolsonaro ou Lula que consiga se comparar ao mal causado ao país por GILMAR MENDES. Aliás, penso que é GILMAR que faz com que ainda tenhamos BOLSONARO e LULA disputando o Poder.

  34. O povo brasileiro que trabalha, paga impostos e taxas PRECISA virar o jogo no Supremo dia 14.04.21 Será um dia para descansar deixar ladrão triste! Dr. Sérgio Moro, Presidente

  35. Sugestão de pauta(pelo amor de Deus): devassem a vida profissional deste monstro de toga. Façam uma faxina no tal Instituto que ele é o sócio(dono na verdade) . Mostrem e investiguem os patrocínios que o instituto ganhou de estatais, mostrem de novo e outras vezes. Mostrem as viagens e congressos em Portugal. Investiguem a esposa e suas participações societárias e jurídicas. Mostrem para sociedade quem é Gilmar Mendes por trás da toga. Por favor! Obrigado

  36. Acredito que existem dois interesses: acabar com a lavajato e mandar um recado a todos os juízes e procuradores que se contrariar interesses dos poderosos vão sofrer sérios danos. Nós temos que tomar a vacina (que não chega) e ir para as ruas nos manifestar a favor da lavajato e de Moro

  37. GM mudou a direção do vento para não expor e espalhar o odor fétido das suas m......! Um dia,ao final da putrefação, virão à tona .

  38. Pessoa mais intragavel esse sr. GM que se acha deus. Havera de vir uma luz divina para cobrar desse boçal todas as malediscencias que referiu ao sr dr. Sergio Moro. Esse sim um carater exemplar por tudo que beneficiou o Brasil com seus atos e Lava Jato, que foi uma luz no alem do panorama desse Brasil. O que mais me indiguina é o fato desse povo brasileiro ainda nao ter se levantado e ter feito algo para impedir esses senhores de mandar e desmandar como o tem feito. Ainda tenho esperanças.

  39. Como membro do STF Gilmar não poderia fazer ativismo dentro do Supremo! Ele tinha que se mostrar isento e julgar com imparcialidade, coisa que ele exige de Moro mas não de si!

    1. O Senado é co-responsável pelos desatinos do STF, porque cabe a ele dar andamento aos pedidos de impeachment de Gilmar e outris da mesma laia

  40. Viu Fabião, faltou um ponto que deixa mais suspeitas sobre quem encabeçou esse crime dos hackers: logo após divulgar as msg roubadas o SENHOR DE ESCRAVOS/GOLEIRO, proibiu qquer investigação sobre o VERDEVALDO que se fosse preso com certeza delataria o esquema! LAVATOGA já!Esse Sr sinistro precisa ser investigado!

    1. O plano maquiavélico criado para acabar com Lavajato foi muito vem arquitetado: contrataram os hackers pra roubar as mensagens(quem contratou?),divulgação seletiva, sem perícia, das conversas da força tarefa, considerar Moro suspeito, soltar o Luladrão e todos os outros implicados.

  41. Será possível que os brasileiros ainda não perceberam q esse juiz que mora em Portugal, numa bela quinta, Mas que enriqueceu nesse país de mer.da, onde ele manda e desmanda, tem ódio do seu país e do seu povo, e que faz das tripas coração pra se vingar de não poder andar a vontade nos lugares públicos sem ser xingado? apscosta/df

  42. Um juiz que proclama seu voto com uma faca entre os dentes e tamanha raiva como a proclamada contra Moro por Gilmar mendes é um juiz no mínimo meio esquisito, não acham?

  43. O ordenamento do judiciário brasileiro precisa ser revisto com urgência. É inadmissível que um ministro do STF faça ativismo político barato e enxovalhe a reputação dos procuradores e membros das instâncias inferiores, como se estivéssemos em uma república de bananas, onde o STF detém poder absoluto. Será que os nossos legisladores não percebem isso? Até quando vamos conviver com essa ditadura onde 2 ou 3 ministros resolvem bater a mão na mesa e ganhar no grito? Os Senadores vão reagir ou não?

    1. JUSTIÇA ÀS CEGAS Decisões monocráticas, frequentemente tomadas pelos ministros do STF, o Supremo Tribunal Federal, mergulham o país num cenário de incertezas, descrédito e desconfiança. A mais recente, que anulou as condenações impostas ao ex-presidente Lula e transformou em réu o juiz Sérgio Moro, é o último capítulo da série de canetada com motivações políticas. Vale lembrar que foram os ministros do STF que soltaram o medico estuprador Roger Abdelmassih. Também foi essa corte que pôs

  44. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa

  45. Destempero de um Dr. invejoso. Chega às raias da loucura o Dr. invejoso. Completamente alucinado e corroído pela inveja. Parece possuído por Lúcifer. Sr. Ministro vai se cuidar

  46. GENTE, NÃO ESQUEÇAM QUE O PODER ESTÁ NAS ATITUDES DO POVO BRASILEIRO, DÁ NOJO TODA ESSA PODRIDÃO POLÍTICA, ESSES DEUSES QUE PODEM TUDO ATÉ ESTABELECER SUAS PRÓPRIAS LEIS SE OFUSCAM COM CRÍTICAS E NÃO COM ROUBO E DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO SÓ PENSAN NAS LAGOSTAS E VINHOS PREMIADOS ! VERGONHA ESSES INÚTEIS TRISTEZA NÃO TEM REALMENTE FIM 😢😢😢

  47. Como diria o ex-ministro GM (agora e sempre advogado de defesa): “Até as pedras estão cansadas de saber”! “Alguém compraria um carro de” GM, RL ou CL?!?! A parcialidade de Moro é inversamente proporcional à imparcialidade de GM, RL e CL.

  48. CLARO QUE ESSE ÓDIO CONTRA A OPERAÇÃO LAVA JATO COMEÇOU QUANDO FORAM DESCOBERTAS AS PESSOAS APADRINHADAS DESTE CORVO DO MAL, E AQUELA ADMIRAÇÃO POR MORO PASSOU A SER UM PERIGO POIS A FORÇA TAREFA DE CURITIBA TEVE ACESSO À ALGUMAS INFORMAÇÕES COMPROMETEDORAS DE AUTORIDADES DO JUDICIÁRIO, E DENTRE ELAS O CAPUT É O BEÇOLA. DIANTE DESSES FATOS A FORMA DE ESCONDER SUA PILANTRAGEM QUE VIRÃO A TONA A QUALQUER MOMENTO, É TENTAR DESQUALIFICAR O GRANDE MORO E A LAVA JATO. A MESMA TÉCNICA USADA PELO BOZO.

  49. Esse sugeitp GM deve ter o rabo preso com todos os condenados da lava-jato. A conta dele deve ter engordado muito. E com a maior cara - de-pau ele vem atacar o que melhor foi feito contra a corrupção neste país. Ser abominável. Haveremos de nos livrar dele.

  50. A raiva desse sujeito Gilmarginal Mendes é por que ele sabe que é um verme nojento! A raiva e a inveja dele é por que ele sabe que ele é um moleque e Sérgio Moro é um Homem de verdade e com postura e moral! Coisa que esse Gilmarginalzinho com toda toga dele nunca foi e nunca vai ser!

  51. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Gilmar , minúsculo sem preparo , sem decência, com inveja.Achp q deve haver também , algum complexo

    2. Realmente, e como .... a inveja destrói. Muito triste!!!! mas Jó superou e venceu. Se Deus quiser, nosso Diginissimo Ex-Juiz Sergio Moro consegue vencer com tantos apoiadores.

  52. A cara dessa pessoa mostrada na revista, diz tudo. Inveja, inveja, inveja. Inveja do Dr. Sergio Moro, por sua personalidade, sua conduta de homem MAIOR que aqueles que se julgam, a si mesmos, supremos. A inveja mata, destroi o invejoso.

  53. para Guilmar o sonho da nação brasileira é colocar um miliciano ou o Lulaladrao no poder.Esse é o projeto do Brasil.Que grandeza tem esse ...travestido de juiz

  54. A única esperança seria a ação do Senado onde a maioria está implicado com o roubo. Sempre acho que a solução e sabermos escolher os políticos do Legislativo. Nas próximas farei uma escolha muito criteriosa

    1. Isso mesmo! Eu votei no Serra e agora descubro que o sujeito é bandido e dá cobertura para esse traste.

  55. Li a esclarecedora reportagem com o estômago embrulhado tal a manipulação jurídica de baixíssimo calão. Realmente e repugnante observarmos quem são os verdadeiros gangster. Essa nossa justiça envergonha os brasileiros honestos

  56. Já contei à vocês que eu conheci um cara chamado Jilmar e ele era um canalha safado vagabundo? Sei q o assunto não tem absolutamente nada a ver com a matéria, más, sei lá, resolvi escrever aqui.

  57. Segue o teatro chinfrim do STF. Atuação de péssima qualidade! Conseguiram a admiração que tanto procuravam: a do lado mais PODRE da sociedade brasileira.O lado que resolveram representar; censura, corrupção, atraso, POPULISMO,...

  58. Neste imbróglio, digno de Mario Puzo, algumas, muitas, lacunas ficaram sem preencher e uma em particular chama a atenção deste velho. Por que não se divulgaram apropriadamente as investigações a respeito da operação criminosa "Intercept" algumas perguntas são latentes, por que os hackers resolveram roubar somente as mensagens de juiz e procuradores da Lavajato? foram encomendadas? Por quem? Por que não roubaram dos advogados? Por que procuraram o Glenn? Agiram gratuitamente? Um dia saberemos!!!

  59. Há alguém mais suspeito neste País do que Gilmar Mendes? Este que julga processo de afilhado? Há alguns mais do que os ministros do STF para promover a insegurança jurídica? Não há Justiça, tampouco judiciário! Cansa!!!

  60. carmen lucia, o gIlmar rei do PERDIGOTO gritou e ela demostrou: era fraquinha MESMO. ERA E É FRAQUINHA. POBRE BRASIL

  61. Saiba Senhor GM, que gente honesta sabe que a polícia não costuma visitá-los assim, à toa como o sr. diz, quem se preocupa com isso alguma culpa tem, e o que mais me enoja, é saber que estudantes pensam que aprenderão alguma coisa útil com esse senhor!

  62. Já me disseram que Gilmar Mendes é possuído. Acreditei de primeira, mas não entendi. Aí, disseram também que era uma possessão diabólica, incurável que o tornava por vontade própria, um canalha. E completaram: uma vez canalha, sempre canalha e que nem o exorcismo cura, uma vez que o escolhido passa ser especial do “vermelho”. Pelo que eu entendi, o “coisa” tem o poder de colocar os seus súditos em posições de destaque que possam provocar e distribuir a maldade no país. Hum!!!

    1. Vamos fazer uma corrente para que a justiça divina caia sobre ele com toda força.

    2. Antonio, infelizmente suas suspeitas são razoáveis, pois, com todo respeito, o Gilmar Mendes teve verdadeiros espasmos de fúria quando votou e depois do voto contrário do min. Kassio Marques, como gravado e assistido por milhões e tudo para beneficiar Lula. Já há pessoas achando que tem pacto com o próprio demônio. Assim, amigo, vamos orar a Deus por ele, para que mude e salve sua biografia e, mais salve sua alma do fogo do inferno. Vamos fazer uma cruzada para salvá-lo, porque só Deus na causa!

  63. que é a sua finalidade, para que por via oblíqua não se alcance êxito em declarar a parcialidade de Juiz já rechaçada nas instâncias próprias antes citadas. A sanha destrutiva da Operação Lava Jato p/beneficiar alguns poderosos é muito prejudicial ao Brasil e coloca em cheque seu sistema de Justiça diante dos brasileiros de bem e do mundo. Uma vergonha. Esperamos que o Plenário do STF corrija a horrível decisão e restabeleça o império da lei, p/que o povo indignado não apoie a ditadura.

    1. Ta bem, meu chapa..agora explicou direitinho, desculpa aê ta?

    2. Álvaro, claro que sou a favor da Lava Jato. O texto tem alguns erros de grafia, mas seu conteúdo jurídico é claro: utilizou-se o habeas corpus indevidamente para alcançar o que a defesa de Lula não conseguiu nos processos-crimes onde foi condenado e essa matéria sobre suspeição que levou 2a. Turma do STF decretar a imparcialidade de Moro, foi recusada pelo próprio Juiz, TRF-4 e STJ. Abs!!

    3. Dom Mario. Não entendi porra nenhuma do teu texto. Tu és pro ou contra a lava-jato? Explica aí..

  64. Lembro-me de uma visita de Lula à esse elemento que foi muito repercutida na mídia na época, onde esse sujeito se mostrou incomodado com a visita,a partir dali o sacripanta mudou totalmente de opinião.

    1. É isso aí, Josimar. Ninguém me tira da cabeça de que o "carniça" deu um cheque mate nesse rábula de toga. Nada como ter o rabo preso para dar uma guinada como essa !!!

  65. Na realidade, LULA encomendou o serviço sujo dos Hackers, durante sua entrevista dada, na prisão (com aval de Lewandoviski), a Verdevaldo, dizendo, com um sorriso sarcástico: _"O que eu queria mesmo é que alguém arranjasse uma delação premiada contra Moro e Dallagnol". Menos de 15 dias mais tarde, o mesmo Verdevaldo começou a publicar o material criminoso. A PF deveria checar até que ponto Lula não foi o MANDANTE do crime, afinal foi ele quem melhor usufruiu do produto dos hackers.

    1. O que seria encontrado em celulares usados por Gilmar Mendes???... Pq não hackeiam...?

    2. Cara Dayse, já foi dito que o dono do site Intercept Brasil, um tal de Grunwold (não sei se o nome está certo), marido de um ex-deputado do PT que foi morar fora do Brasil, pode está por trás da quebra do sigilo das conversas privadas dos procuradores e do Juiz Moro. Não esqueça que o tal americano é amigo de Snowden o super hacker americano asilado na Rússia e que o Intercept é um site russo. No seu voto na 2a. Turma, o min. Kassio disse q/não se pode legalizar a atividade de hackers no Brasil.

  66. quando lhe convém, como mostra a reportagem e aos seus interesses, fatos que demonstram, data vênia, a sua imparcialidade e não a de Sérgio Moro. Ao quer parece o STF é dominado por Gilmar Mendes, pois transforma matéria de lei ordinária (suspeição) que deve ser julgada pelas Instâncias ordinárias (Juiz e TRF/4) e especial (STJ) em matéria constitucional, essa sim, privativa do STF, consagrando ao habeas corpus uma interpretação expansiva indevida para proteger não a liberdade de ir e vir, que é

  67. - [ ] Ditadores corruptos não ligam para anseios do povo, desde que possam contar com a resguarda das FFAA (ex.: China, Rússia, Venezuela). O que eles realmente temem: protestos do povo COM APOIO MILITAR! As FFAA devem garantir que a CF não seja aniquilada por corruptos no poder! Resta saber em que lado estão os Generais.

  68. - [ ] Ditadores corruptos não ligam para anseios do povo, desde que possam contar com a resguarda das FFAA (ex.: China, Rússia, Venezuela). O que eles realmente temem: protestos do povo COM APOIO MILITAR! As FFAA devem garantir que a CF não seja aniquilada por corruptos no poder! Resta saber em que lado estão os Generais.

  69. Meu Deus, ecoando erra banda brasiliense, é desse perguntar: que país é esse? Como reportando e com todo respeito, é um país que tem um ministro da sua mais Alta Corte como politico e que age para destruir uma exitosa operação judicial de combate à corrupção sistêmica nas mais altas esferas de governo e, como se isso fosse pouco, ainda quer destruir a do Juiz e dos Procuradores que a conduziram. É um min. que julga um processo de habeas corpus que deve ser o mais célere de todos, quando lhe

  70. Gilmar Mendes como ministro do STF está a um milhão de anos luz na frente dos demais ministrecos. Ainda, tem demonstrado um verdadeiro camaleão, vez que suas opiniões e votos é como o câmbio do BC simplesmente flutuante. Pensa num malaco é o próprio.

  71. Carmem Lúcifer mostrou que não é "fraquinha". É sim uma tremenda nulidade jurídica. E não é "amiguinha de Gilmar". É uma abjeta serviçal do tenebroso Beiçola.

  72. A eliminação de Moro, como candidato para PR, é primordal para facilitar a candidatura do Lula. A CF está sendo aniquilada pelo STF. Obrigação das FFAA é defender os dreitos do povo e garantir a CF! Povo na rua, pedindo intervenção militar! Resta saber: de que lado estão os Generais?

  73. Gilmar tem algo sério, seríssimo a esconder. Suas atitudes, seu palavreado, sua postura até com os próprios colegas demonstram destempero e desespero. Tinha que ser investigado.

    1. Ele faz de tudo pra se auto proteger, a revolta e o ódio que emana dessa criatura malévola diz tudo!

  74. Análise perfeita. Pena que a gente não possa compartilhar a não ser para aqueles que já fazem parte do nosso exército de defesa do Brasil e do Moro. A guerra particular do ministro Gilmar Mendes não pode ser conhecida pelo grande público. Em prol da defesa de Moro, a Crusoe poderia fazer como faz a Folha de SP que permite o compartilhamento de até 5 mensagens escolhidas a dedo pelos editores do jornal....

  75. Sem o impeachment desses senhores indicados pelos corruptos , nosso país vai continuar sendo dominado por organizações criminosas inseridas em todos os poderes, ao Brasil só resta o povo não ter amnésia e assim que melhorar essa pandemia da qual claramente estão usando para acabar com a Justiça enquanto o povo não pode sair às ruas , mas tudo passa , e 11 pessoas indicadas nunca estarão acima de 230 milhões, uma hora acordaremos.

  76. Moro precisa se dedicar à política. O Senado é o lugar perfeito para quem precisa dizer o que pensa sem medo de retaliação.

    1. Ora viva.. uma voz a serviço da inteligência. É isso aí Eloísa. Acertou na mosca. apscosta/df

  77. Este mesmo supremo anulou a operação boi barrica família Sarney e o caso que envolvia Daniel Dantas usando o argumento que as provas obtidas eram ilegais e agora usou provas ilegais para condenar Moro é poste mijando em cachorro

  78. Com relação à Condução Coercitiva, Gilmar afirmou que Lula não chegou a ser levado de avião para Curitiba porque uma autoridade maior intercedeu a seu favor. O Ministro deveria dar nome ao boi, porque TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI e o fato de se tratar de um ex Presidente é AGRAVANTE do crime, não atenuante. A interferência dessa OTORIDADE causou aquele tumulto no aeroporto, não o Juiz Sergio Moro. A Crusoé deveria investigar essa estória a fundo.

  79. O episódio revela que realmente, a segunda turma do supremo (com minúscula) tem mesmo dois canalhas, um capacho e uma fraquinha.

  80. Com atuação desses três ministros do stf ficou a clara impressão de que o crime compensa. Infelizmente assistimos essa corja castigar o país e ainda por cima pagamos a conta. é revoltante.

  81. não valeria uma reportagem sobre o IDP do GM? Como ele mistura a função de juiz com a de empresário? Como usa se prestígio de juiz para vender cursos?

  82. Gilmar Mendes é um dos muitos "ministros da justiça" indicado para ser superior a um juiz de verdade. Como dizia Joaquim Barbosa: "vossa excelência está destruindo a justiça".

  83. Tenho certeza que o Lula e sua gang sabem muita coisa sobre ilícitos do Gilmar Mendes (e têm provas!) e aí a jogada é essa: ou alivia ou a gente te entrega!

  84. Antes eu tinha dificuldade de entender o que era politicagem. Hoje não só entendo como tenho o exemplo concreto de homens que deveriam exercer a JUSTIÇA.

  85. Gilmar Mendes,esse o nome a ser escrutinado com lupa, encarna hoje o alicerce da corrupção no país. Os políticos omissos e corruptos hoje estão gostando, veremos até quando as águas permanecerão tranquilas.

  86. Sergio Moro e Deltan Dallagnol não vendem carros e Gilmar Mendes é negociante de sentenças. Jacob Barata é seu ótimo cliente. Aliás, GM tem como clientes outros criminosos abastados.

  87. Gilmar Mendes é um criminoso. O que fez, o que está fazendo e o que fará tornam-no um cancro que precisa ser extirpado. Figura nojenta. Fétida!

    1. João, tem q colocar mais gente nesse balaio... Lewandovsky. Toffoli, GM, CL, AM, Lira, Renan, entre outros

    2. João, o supremo Beiçola é praticamente o dono do PSDB e tmbm tem metade dos políticos comendo lindo na mão dele. Inclusive o nosso presidente genocida e seu filho rachadinha. Acredito até que deveriam mudar o quadro do STF, pra que gastar uma fortuna com 11 ministros se o Beiçola é q tem a ultima palavra e é sempre ele quem decide tudo?

    3. creio que o Capeta seja outro, escolha qual dos três ou a alternativa d: a) Temer; b) Aécio; c) Serra.; e d) todas as alternativas anteriores.

    1. Beiçola , maldito seja vc e seus descendentes. Um dia e talvez não muito longe pagarão o sofrimento do povo brasileiro. Como bem disseram :a inveja do Dr moro desmoronou o cérebro desse animal . Quem está por trás da marida( glen)?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO