SergioMoro

Novamente sobre a Lava Jato

12.02.21

São incessantes os questionamentos por parte do mundo político sobre a Operação Lava Jato. Cabe lembrar alguns fatos objetivos.

A Operação Lava Jato foi uma ação institucional e não de indivíduos específicos. Magistrados da primeira à última instâncias nela atuaram. Polícia Federal e Ministério Público Federal formaram forças-tarefas em um modelo de sucesso, contando com o auxílio de outros órgãos. Os processos iniciados em Curitiba depois foram espalhados para outras cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Destaco alguns resultados alcançados nos processos originados de Curitiba. Foram 174 condenados em primeira e segunda instâncias a partir de 130 denúncias. Houve 132 decretos de prisão preventiva. Trinta e cinco ações de improbidade foram propostas. Foram celebrados 209 acordos de colaboração com indivíduos e 14 acordos de leniência com empresas. Mais de 4 bilhões de reais em subornos foram recuperados e já repassados aos cofres públicos. Há previsão de recuperação, no total, de 14,7 bilhões de reais. Caso se somem a esses dados os resultados dos desdobramentos das investigações de Curitiba, inclusive no Supremo Tribunal Federal, os números serão ainda mais expressivos.

Entre os condenados e que cumpriram pena, estão poderosos homens de negócios e políticos de elevada hieraquia. Não por terem essa condição, mas porque cometeram crimes.

Nem todas as acusações prosperaram. Já na primeira instância, vários pedidos do MPF e da Polícia Federal foram indeferidos. De 291 sentenciados, 63 foram por mim absolvidos (21%). O Ministério Público recorreu de 44 das 45 sentenças que prolatei.

Desdobramentos da Operação Lava Jato geraram uma onda anticorrupção na América Latina. Países como Peru, Colômbia, México, Equador, Panamá, entre outros, receberam provas compartilhadas pelas autoridades brasileiras e desenvolveram suas próprias investigações e processos, com resultados diversos. Em toda a região, pessoas que, por seu poder político ou econômico, se imaginavam impunes, tiveram que responder perante as cortes de Justiça. A Lava Jato robusteceu a cooperação jurídica internacional em matéria criminal, com 723 pedidos de cooperação. O Brasil passou a ser visto como um país aberto à cooperação, não somente requerendo auxílio, mas também o provendo.

No setor privado, serviu como um momento de clareza para a responsabilidade das empresas em políticas anticorrupção. A lei de corrupção empresarial, de 2013, já tinha propiciado o primeiro grande impulso para a disseminação de práticas de integridade no âmbito dos negócios. Mas a Lava Jato foi o verdadeiro diferencial, com um número crescente de empresas despertando para a necessidade de prevenir práticas de corrupção e assumir postura ativa na sua correção. Pesquisa realizada por uma empresa de consultoria revelou, em uma amostragem de 250 empresas, que, em 2015, somente 57% delas tinham programas de ética e de compliance, enquanto que, em 2019, o percentual já havia alcançado 97%.

Para além dos números, o grande mérito da Lava Jato foi revelar e desmantelar, ainda que provisoriamente, um sistema de corrupção e impunidade que estava entranhado em nossas instituições e que constituía um dos motivos de nosso atraso.

Não há investigações ou processos anteriores nos quais tenham sido alcançados resultados sequer próximos aos da Operação Lava Jato. Tudo foi feito com observância ao devido processo, um princípio inegociável. Agora, não se entenda o devido processo como uma garantia de impunidade criminal dos poderosos. Essa confusão é uma perversão que se explica pela profunda desigualdade existente e praticada entre nós.

Há algum tempo a Lava Jato tem sofrido alguns reveses, isso é inegável. A culpa não é daqueles que se dedicaram à operação ou a fortalecer o movimento anticorrupção. A culpa tampouco é dos astros, mas sim dos adversários da mudança. E a Lava Jato contrariou muitos interesses especiais, sendo de se esperar resistência e reação.

Volta e meia ouço alguns elogios à Lava Jato, com críticas a alguns supostos excessos, sem que estes sejam identificados com precisão. Pergunto-me com frequência quais seriam os excessos. Os números elevados de condenados por corrupção? O número de condenados presos ou que cumpriram penas? Os bilhões recuperados aos cofres públicos? Que não se apontem como excessos as dificuldades sofridas por aqueles indivíduos ou empresas que cometeram crimes. Foi a escolha pelo caminho do crime e a demora em assumir as suas responsabilidades que geraram as dificuldades e não a aplicação da lei.

Nenhum país decente pode se ressentir da aplicação da lei em casos de corrupção. Se a Lava Jato falhou em algo foi em não mudar a política que gerou as condições que nos levaram à prática da corrupção como rotina. Cabe ressalvar que ela nunca se propôs a isso. Melhorar a política não é resultado da ação da Justiça, embora ela possa dar uma mão, afastando pontualmente políticos criminosos. Melhorar a política depende do eleitor, da imprensa livre e da sociedade vigilante. Forçoso reconhecer que temos falhado nesses aspectos. Não vou neste artigo falar da violação criminosa de aparelhos celulares de procuradores, das narrativas fantasiosas criadas em cima de supostas mensagens roubadas ou da desconsideração da lei e da jurisprudência que vedam provas ilícitas. Apesar das tentativas de desacreditar a Lava Jato, os atos objetivos dos processos e os resultados concretos da Operação falam, por si só, de sua correção e mérito.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se você for candidato em 2022, pode ter certeza que contará com o apoio de muita gente do bem. Cada um ajudando com sua especialidade em troco de ter um governo honesto, decente e que traga esperança ao povo.

  2. Moro, desejo muita força pra você e toda equipe da Lava Jato, que tanto fizeram por este país. Com vocês eu e grande parte dos brasileiros conseguirmos entender como funciona essa máquina da corrupção que aniquila o país . Obrigada!!!

  3. Se decisões como a de ontem e os devaneios de hoje (para usar uma palavra leve) nos revoltam e entristecem, nem consigo imaginar como é para o senhor e sua família. Força e fé. O tempo e a história lhe farão justiça. Alguns são e serão apenas o lixo da história.

  4. É explícita a vontade de tornar o Brasil em um país sério, vinculando sua história ao cenário mundial não só por suas belezas, mas por um país que leva a justiça a sério. Hoje o retrocesso da justiça vem a tona com os fatos da suspensão dos processos de Lula e não menos grave a volta do julgamento de extinção bdos processos de Moro. Dentro de um tribunal que come na mesma mesas, em jantares e festas, com políticos corruptos, barra ações penais contra os mesmos.

  5. O Brasil é um país da corrupção . Em 2022, tenho fé, que teremos candidatos a presidência da republica que darão continuidade ao caça corruptos . Moro 2022.

  6. Prezado Juiz (eterno Juiz) Sérgio Moro, Vivemos tempos complicados! Onde as pessoas que defendem o indefensável, se arvoram de justos e corretos, para promover atrocidades contra o Brasil e o Povo. Lutar contra a Lava-Jato e seu legado no combate a corrupção, somente produz, mais injustiça! Nos últimos dias observamos comportamentos dos 3 poderes, além do Ministério Público e do Tribunal Re Contas no sentido de justificar o injustificável, de criar “narrativas” alternativas, ...

  7. Sr.Sérgio Moro. Não desista de 2022. Você sabe de fatos seríssimos deste governo. Votei no Bolsonaro e hoje me arrependo. Ele não tem nível para ser presidente. Veja o vocábulário que ele utiliza. Não se dá o respeito. Espero você na próxima eleição. Você vence no 1o turno. Sou bisavó e espero um Brasil melhor!!!!

  8. De Moro! Obrigado por nos trazer factos! A Lava Jato nunca foi o problema (a não ser para os presidentes e chefes de esquemas de corrupção que drenam os recursos desta nação ) mas sim a solução para esta Nação e seu Povo se livrarem destas corjas mantenedoras do círculo vicioso que impede o Brasil de transformar seu Povo em 220 milhões (+-) de cidadãos Dr Moro está muito claro que existe uma parceria LULNARO de objectivos que passam pelo controle de quem deveria cuidar e representar o Povo !

  9. Não se candidate, Dr Moro. Não ceda ao sonho de mudar o inexorável destino dessa nação de surdos, cegos e coniventes com o mal. Observe os movimentos dos que se esforçam para denegrir tua imagem e trabalho.

  10. Relato perfeito e síntese perfeita da mais longa, pormenorizada e espetacular História de luta pela DECÊNCIA que o BRASIL já viveu, indelevelmente registrada para as presentes e futuras gerações, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO!!! Mas a nossa certeza é incontestável: a LAVAJATO está apenas stand by. Continuará a sua trajetória com os fortes e determinados BRASILEIROS DE VERDADE que jamais jogarão a toalha!!! A bandidalha-corruptalha que ponha, *definitivamente*, as barbas de molho.

    1. O BEM E O LÍCITO SÃO TAMBÉM UMA FORÇA DA NATUREZA E DA COMPETÊNCIA HUMANA. VOSSA EXCELÊNCIA, SEU TIME DOS SONHOS E O POVO BRASILEIRO O COMPROVARÃO QUANDO FOR O HONRADO E HONROSO PRESIDENTE DO BRASIL EM 2022, DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!!!

  11. Infelizmente esse grande mérito está se esvaindo, os criminosos de colarinho branco (e de outras cores) foi mais forte e o crime venceu. No Brasil o crime compensa.

  12. Sou entusiasta do trabalho do Moro e votarei nele, se a candidatura estiver posta. Mas, com to respeito, uma assessoria jornalística faria bem ao texto do ex-juiz.

  13. Mais uma vez Moro mostra sua imparcialidade, serenidade e discernimento. Largou sua carreira consolidada para arriscar-se em um Governo que prometia mudar o Brasil. Decepcionou-se como a ampla maioria dos brasileiros que são realmente de direita. Moro fez muito mais pelo Brasil que Bolsonaro. Entrou para a história nacional como um herói, pois trouxe novamente a esperança aos brasileiros de que é possível haver justiça. Parabéns nobre Moro! Verdadeiro estadista.

  14. Concordo plenamente e ainda não perdi a esperança de retomar a jornada. Meu sonho é poder acreditar na política, e poder dormir sabendo que homens honestos cuidarão da nação. Conto com a sua ajuda.

  15. Lamento ter que me render aos fatos: o Brasil, representado pela maioria dos integrantes do Executivo Federal, do Parlamento Federal, do STF e de mais algumas instituições, não merece o sacrifício de Sérgio Moro. Ele, e muitos outros integrantes da Lava Jato, quer do Judiciário, ou do Ministério Público, serão demonizados por esses elementos e o povo, como de costume, voltará a elegê-los quando se candidatarem

  16. Dr. Moro, meu respeito e consideração a sua pessoa e, como o senhor insiste corretamente em lembrar, a toda a equipe que fez a Lavajato trazer esperança real de um país melhor. Os caminhos adiante não serão fáceis, a corja existente no legislativo, executivo e judiciário, hão de dificultar a vida dos brasileiros por mais algum tempo. Resta saber em caso resolva nos ajudar a governar o país, se as forças contrárias lho permitirão. Que Deus te abençoe e ajude nessa difícil empreitada.

  17. Dr. Moro candidate-se a Presidente 2022. Estamos juntos para a reconstrução do Brasil após a completude da Operação Lava Jato!

  18. Excelente artigo. Mas do jeito que o Brasil está hoje com um presidente descompensado um congresso comprado e um supremo legislando contra a CF tenho pouca esperança no futuro. Estamos perigosamente flertando com o modelo venezuelano.

  19. Perfeito, Sérgio Moro. Simples assim. A luta será árdua, mormente por envolver também membros do STF de condutas a desejar, maculando indelevelmente a história dessa corte. Todavia, chegar-se-á lá.

  20. Moro, vocês deveriam entrar com algum tipo de ação no STF contra as decisões de ministros que estão indo contra nossas leis e a constituição! Afinal poderíamos analisar no plenário ao pé da letra, se eles realmente estão contra a sociedade ou não

  21. Grande Sergio Moro. Se a ala de lá encerga vicio onde há virtude, a esmagadora maioria da população sabe que a César o que é de César. Viva a LJ. Fora anti-Lj.

    1. Estamos nos aproximando da Venezuela, Bolsonaro quer formar um exército de civil. Se denunciou, MILICIANO

  22. Passei aqui para para ressaltar minha admiração. Acabei de assistir o Diogo explodindo o cérebro do Haddad e, dentre tantas asneiras, encontrei uma pérola. O professor da USP, Ministro da Dilma e apoiador do Lula afirmou que você conseguiu serJuiz de Direito sem ter lido um único livro. Nasceu com esses poderes? Conquistou com o tempo? Também quero!!! Esse Bozolulopetismo é um pesadelo! Muita falta de noção!!! Mente tanto, que acaba acreditando? Só pode.

    1. parabéns 👏👏👏👏👏 moro ! tenho medo de você entrar na política, são muitos os inimigos principalmente alguns ministros que parece mais advogados de bandidos mais com certeza sou moro sempre. # Fora bolsonaro e sua cateva! lena

    2. Maria, também vi isso. Absurdo dos absurdos. O poste não sabe o que fala.

  23. Fique bem Moro... lamento vc não ser Mais Juiz, vc tentou ....mas são muitos bandidos com poder.... o seu lugar é o STF. Vc estar junto às empresas evitando q caiam nas armadilhas d políticos corruptos é muita coisa. Já ajuda o país. Mas infelizmente estou em um momento pouco otimista ....bons tempos da lava jato!

  24. Obrigado Dr, o senhor foi brilhante no seu trabalho na Justiça e deixou um legado que já faz parte da História do Brasil! Faço um apelo ao senhor para que não abandone a carreira pública. Peço que considere o meu pedido. Gostaria de vê-lo na tribuna do Senado Federal em 2023. Conte com o meu apoio!

  25. Os fatos são concretos,avaliados e corroborados por todas as instâncias; não concordo e não compreendo essa expressão " excessos da lava jato" ditas por jornalistas respeitáveis, aos quais admiro,mas que não aprofundam suas opiniões. Dr Sérgio Moro foi pontual, com dados reais, transparentes e com visibilidade internacional no combate à corrupção sistêmica. O que estão fazendo com a lava jato é injusto, mas estaremos atentos e ativos no combate à essa velha política "podre"

  26. A Lava Jato foi um sopro de esperança que percorreu o país e nos fez acreditar que um Brasil diferente era possível. Depende de nós, cidadãos e eleitores. Como sempre esbarramos no problema do eleitor cativo de políticos corruptos. Solução? Educação de qualidade, sempre prometida. Concordo com Darcy Ribeiro, quando ele diz: "A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto." É o projeto de poder de pessoas oportunistas, populistas, corruptas, vaidosas e invejosas. Pessoas do mal.

  27. Para nossa infelicidade a corrupção se entranhou de tal forma nas instituições de estado que imensos são os desafios. Entendo ser papel de todos nós, o apoio e buscas constantes, contra as ações das pessoas que buscam se utilizar do estado em benefício próprio. Acho que ainda é possível, a partir da próxima eleição, revitalizar e retomar o combate a corrupção. Este cancro tem que ser extirpado.

  28. Persevera Moro. Sua contribuição e a de outros Procuradores servem de exemplo e esperança no combate à corrupção intrínseca neste país. Busquemos um legado q valha a pena.

  29. Moro, não desista da missão que desempenhou de modo tão espetacular! Você e a equipe do MPF, PF etc, são raros exemplos que temos para gerir a coisa pública! E lutar contra os desmandos dos togados criminosos do stj, stf etc!!

  30. Excelente retrospecto da Lava-jato, muito oportuno para refrescar a memória de muitos que já se inclinam a acreditar nas versões alucinadas dos corruptos e meliantes de plantão. A verdade é que essa operação encheu de orgulho e de esperança todos os corações que, de há muito, ansiavam por Justiça, por moralidade na coisa pública! Eu não esquecerei jamais do trabalho desses honrados brasileiros, ainda que os ímpios pareçam ter tomado novamente a cena política de assalto...

  31. Moro, vc foi o único, juntamente com esta equipe do Ministério Público a ter coragem de fazer o que fez na lava jato. vcs tem minha admiração e meu apoio. vcs tiveram culhões roxo paraencarar um povo acostumado a fazer o que bem entender. Só te critico por se envolver neste governo, acredito que vc acreditou como muitos acreditaram. Vc pode refazer e fazer tudo que imaginou se candidatando, meu voto será sempre seu, independente de qq coisa. Você foi formidável.

  32. O que mais me deixa preocupado, com essa caça às bruxas na Lava Jato, é que se as sentenças forem anuladas, parte desses R$ 4 bilhões recuperados serão devolvidos aos legítimos donos corruptos, ou seja, Barusco poderá receber de volta seus U$ 100 milhões. Aí, será como uma máxima sulmatogrossense, pois só ouvi essa expressão lá: É PARA CAIR O CU DA BUNDA. E ainda poderão requer indenização do Estado por danos morais. Então após isso, farei igual a um antigo quadro do Jô: vou voltar para Ilha.

  33. Lava Jato, sua equipe e Moro tem meu apoio e admiração!!! Quem não gosta dela são os corruptos.. STF e PGR rasgam as nossas leis e garantem injustiça e impunidade para o nosso pobre Brasil!!!

  34. É impressionante como Lula e Bolsonaro começaram a ter discursos e comportamentos tão parecidos! Não dá mais para saber quem disse o quê sobre tudo, inclusive sobre a Lava-jato. É muito óbvia a intenção desses "elementos" e do grupo de apoio que se formou. A questão é a cegueira que reina no Brasil e no mundo, (nas mídias, nas instituições. Nas educacionais, inclusive): excesso de militância e zero reflexão. Mudanças rápidas e complexas. Firmar posição política vem antes de pensar o problema?

  35. Que país e esse? Só mesmo no Brasil acontece isso, juízes e procuradores sendo perseguidos por políticos corruptos e ministros da alta corte apadrinhados

  36. Quem defende político ou empresário corrupto está muito longe de ser inteligente. Parabéns a todos que trabalharam pelo país e pelo fim da impunidade.

  37. A LAVA HATO foi um marco no desmantelo da corrupção. Mas agora estamos ameaçados por sua volta com força total devido à falta de lealdade do PGR e do STF com o Brasil. Infelizmente, por conta da educação falha que temos, não há esperança que haja mudança através do voto. De qualquer forma, SOMOS MORO 2022.

    1. e o xerife preso pelo bandido lamental o nosso brasil, acorda povo

  38. Querem desqualificar a Java jato, mas a população sabe da importância dessa operação. Sérgio Moro a população sabe da sua importância e a dos procuradores para colocar os corruptos na cadeia. É isso que Gilmar Mendes e Levandowisky não suportam. Eles têm é inveja de Sérgio Moro.

  39. POR MAIS QUE TENTEM DESQUALIFICAR OS VALOROSOS TRABALHOS DA LAVA JATO, A POPULAÇÃO ESTÁ ACORDANDO E VENDO QUEM REALMENTE TRABALHA FORTE A FAVOR DA IMPUNIDADE...STF, BOA PARTE DO JUDICIÁRIO, GOVERNO E CONGRESSO...

  40. Caro Moro, existem pelo menos 3 grupos de pessoas que o criticam: (1) os hipnotizados pelo discurso do Lula (2) os hipnotizados pelo discurso do Bolsonaro (3) os bandidos. O problema é que é muita gente. O seu maior trabalho vai ser quebrar o encanto dos cidadãos dos grupos (1) e (2), pois a solução para o (3) o senhor já encaminhou com maestria quando era juiz: cadeia.

  41. Dr Moro em cada postagem nesta coluna aumenta a minha admiração à sua pessoa e à sua participação na Lava Jato, juntamente com procuradores, PF, Receita Federal e outros atores que nos animaram na esperança de mudar este país com relação ao combate à corrupção sistêmica. Infelizmente muita gente em todos os poderes trabalham para anular todo esse hercúleo trabalho. Continuo me orgulhando de todos vocês, pois não foram inocentes que foram julgados e sim uma grande organização criminosa.

  42. Obrigada a todos que apesar de sofrerem revéses se dedicaram a Lava Jato! Obrigada por nos darem alento num país onde pensávamos que não havia mais jeito! Concordo com tudo Dr Moro e apoio o que dizes ! Quem tem que mudar é a política e quem a gente elege neste país!

  43. Uma andorinha só faz verão?... O mundo teima em empurrá-lo a se candidatar em 22. Temo por vc. Queria tanto vê-lo no STF, ao invés desses indivíduos sem notório saber jurídico, q o acusam daquilo q eles fazem: são parciais, se manifestam fora dos autos, são corruptos. Ah, como eu queria q os hackers divulgassem conversas desses senhores...Fomos ingênuos em acreditar em Bolsonaro. Vc mais q ninguém perdeu muito por ter confiado nele. Admiro sua resiliência em encontrar caminhos alternativos...

  44. Nos meus 75 anos de vida só tive esperança no futuro do nosso país durante a operação Lava Jato. Será que fui ingênuo ao acreditar no sucesso dela conhecendo nossos políticos? Será que nosso Brasil vai continuar sendo o país onde o crime compensa? Em 22 voto no Moro ou desisto de vez.

    1. Mário,sou um tiquitinho + jovem,mas só um pouquinho, e concordo c/ vc em tudo.Em 22 estarei liberta dessa aberração de voto obrigatório e só sairei de casa se for p/ votar em Moro.Se ele ñ candidatar-se (no lugar dele eu ñ faria isso,esse povo ñ merece tal sacrifício!) quero q o Brasil se exploda, tou longe.Vou repetir até morrer: POVO BUNDÃO! Acomodado,parado,aparvalhado.Querer ajudar quem ñ quer ser ajudado é perda de tempo,de energia e de $$.E nós dois,Mário,ñ temos + tanto tempo a perder.Abs

  45. Dificil pedir isso, quando por várias vezes penso que quando me aposentar, vou-me embora desta terra... o desânimo é grande e a esperança de o Brasil não ficar para os gatunos, cada vez diminui... Mas, não esmoreça; não desista! Somos muito melhores do que essa gente... não é possível que nào consigamos mudar a orientação dessa nau!!!

  46. Felicitações, augusto doutor Sérgio Moro, pelo esplêndido labor. Congratulações que devem ser estendidas aos eminentes procuradores da Lava Jato. É axiomático que os infratores e seus asseclas, não ficariam inertes. É o contra-ataque dos bandidos e suas maltas, contra os paladinos da equidade.

  47. Parabéns Dr. Sérgio Moro. Que os brasileiros que desejam um país melhor não caiam nas narrativas desses corruptos que querem destrui-lo. Será que não aprenderam que o ditado: Só se atira pedra em árvores que dão bons frutos? Quanto mais tentam destruir a Lava Jato mais vão se destruir. Todos nós, inclusive o senhor fomos enganados por um certo presidente. Não precisa proclamar em nome de Jesus, mas ele o está protegendo. Que venham os bandidos. O Sr. Sempre estará protegido por DEUS.

  48. Verdade nua e crua , só esperamos a sua candidatura em 2022 , mesmo sabendo que o sistema contaminado e podre , vai fazer de tudo para torná-lo inelegível . Pelo Brasil espero .

  49. Parabéns pela exposição. Sucinta, diagnóstica, isenta. No mais , é continuar denunciando os canalhas. Eles justificam a pena de morte.

  50. Falou tudo que os brasileiros precisam ouvir. Cansados de tantos que pregam a pauta anti corrupção e depois desistem, nós temos que acreditar que há caminhos para enfrentar "brasilia".

  51. Parabéns ao trabalho. O passar do tempo e o curso da história revelarao a importância da Operação e a infeliz escolha dos nossos mandatários, que adotam caminho flagrantemente inverso.

  52. Concordo em numero gênero e grau. Quem reclama de possíveis excessos são idiotas doutrinados por algum tipo de ideologia ou corruptos

  53. O que podemos fazer para ajudar a combater a corrupção? Desanima ver no cenário pessoas como Artur Lira e Augusto Aras agindo contra os interesses do povo brasileiro, favorecendo privilégios e corruptos.

  54. Infelizmente nosso país tem o hábito da corrupção e quem se opõe a ela passa como vilão, enquanto isso não mudar nunca será um país decente.

  55. Dr Moro, agradeço ao senhor por tanta dedicação a um país que não lhe merece. Infelizmente, aqui, os desonestos são premiados com inúmeras ações distorcidas por interesses escusos e, da noite para o dia, se apresentam como respeitáveis probos indivíduos. Já assistimos à diversos casos de beatificação por toda a nossa história. Recordo-me da condenação de poderosos contraventores do jogo do bicho pela juíza Dra Denise Frossard, no RJ, que, como o senhor, conseguiu colocar na cadeia uma gangue.

  56. Pois é: para o ministro da corte suprema, Sr. Gilmar Mendes, o problema é a Lava Jato e não a CORRUPÇÃO. Aceitam provas ilícitas???! Nao só ele, tbm, Dias Toffoli, Lewandowsky, o "Nosso Kassio", rss,. Ok, vamos contratar um hacker para levantar conversas de Roberto Teixeira, Zaninni, Jose Dirceu, Kakay e tantos outros. Pronto!!! Depois é só pôr a Constituicao no lixo por àqueles que pensam ser seus guardiões.

  57. Parabéns! Vc me representa! Talvez hoje as coisas estejam ruins, mas pode ter certeza q o bem vai vencer e vc será reconhecido por tudo que fez!

  58. Até quando o país vai ficar a mercê do lado negro da força da justiça, capitaneada pelo empresário político que veste toga conhecido como Boca de Tucunaré? Tal grupo tem autoridade para humilhar a decisão de todas as instâncias envolvidas? Se sim, por que elas existem já que são párias deste sistema dominado pelos demiurgos intocáveis?

    1. Bem lembrado IAS! Sendo o judiciário, o campeão entre altíssimos salários e inúmeros privilégios ! Que se iniciem os cortes em todas as instâncias! #MoroMeRepresenta! #EuApoioLavaJato!

  59. Dr Sergio Moro, parabens mais uma vez, a luta continua, ninguém imaginou que seria facil embora os brasileiros de bem esperassem mais de Bolsonaro. Estamos com o senhor nesta caminhada, para que 2022 tenhamos uma nova guinada no curso do pais !

  60. Como disse o ministro Barroso em seu recente livro Sem Data Venia: “Nós não somos atrasados por acaso. Somos atrasados porque o atraso é bem defendido”

    1. Nem parece o mesmo Barro que, esta semana, disse numa entrevista, que a Venezuela é uma ditadura de direita. Não sei o que ele conceitua por direita. Acho que ele sofre de crise de identidade.

    2. Ministro Barroso sempre perfeito! Min. Fux e Min. Fachin também! Obrigada (não deveria precisar agradecer...mas infelizmente, o resto... me obriga a diferenciá-los!) #VivaLavaJato!

    1. É isso, o que esperar de um eleitor que elege João Campos para prefeito de Recife só porque ele é filho de Eduardo Campos?

  61. LAVAJATO, esse modêlo inovador de investigação, acusação e julgamento de corruptos e/ou outros tipos de criminosos envolvendo várias instituições, tais como: PF, Receita Federal, COAF, MPF; culminando nos Tribunais de 1a, 2a e 3a Instâncias, representou para a nação brasileira sua única chance de libertação desse sistema perverso que a domina desde o Império. Perdida essa oportunidade o Brasil volta a ser como antes, um país onde o crime compensa. Triste filme onde no final o mau vence o bem.

  62. Retomando o comentário, a Lava Jato reacendeu nossa esperança no Brasil, deu-nos orgulho de sermos brasileiros. Os atingidos direta e indiretamente, alguns encastelados na que até então seria a mais alta corte da Justiça, agora se aliam aos criminosos para destruí-la e sobretudo só senhor. A simples lembrança dos feitos da Lava Jato, já nos reanima. Parabéns novamente e também a Crusoé, por manter viva sua voz.

  63. Concordo que a Lava Jato fala por si só, e que vai ser muito difícil acabar com todo um trabalho de combate à corrupção, sem precedentes, pelo menos no Brasil, com reflexos positivos na esfera internacional. Os bandidos, no entanto, farão de tudo para destruí-la. Avante, Sérgio Moro! Sua missão ainda está em curso. Boa sorte!

  64. Sabemos de tudo isso. Quero ver absorver agora e a união e a petrobras devolver dinheiros para os bandidos. O mundo gira E só esperar

  65. Força Dr. Sérgio Moro, estaremos na esperança de tê-lo em 2022. Para isso estará nas minhas orações. É a única coisa que posso fazer.

  66. O Jair Bolsonaro é um enganador. Enganou a todos nós, brasileiros de bem, que nele votamos. Enganou o SERGIO MORO, abandonou a pauta anticorrupção e fez da prometida economia liberal uma miragem no deserto.

  67. O povo Brasileiro em sua maioria sempre apoiou e apoiará operações como está, temos que continuar lutando contra tudo e todos que tentam desprestigiar essa nossa aguerrida luta a favor da moralidade.

  68. O sonho do Brasil decente de tê-lo na presidência da república não resultará nos benéficos e renovadores ares sonhados, a menos que haja uma grande mudança dos parlamentares que compõem a câmara e o senado... Que venham os heróis do Ministério Público disputar as eleições de 2022 para avalizar e serem os coadjuvantes indispensáveis aos tempos de crescimento e moralização do país, tão desejados pelo nosso povo, sempre iludido e frustrado pela atuação de políticos corruptos

  69. extraordinaria a narrativa de explicacaõ do juiz Sergio Moro. Inquestionavel a sua explicacaõ lúcida,precisa e consistente merece o nosso apoio e repúdio as forças contrarias a sua atuaçaõ parabens Sr Sergio Moro.

  70. Excelente . Como foi dito essa semana por parte da imprensa isenta do Brasil. Nosso país não merece a correção da Lava Jato.

  71. Prezado, Sergio Moro! O povo probo, que não se coaduna aos malfeitores, têm afinal motivos para se orgulhar de um brasileiro honrado. Muito obrigado! Os poderosos das instituições de Estado, maculados pela desonra e a desonestidade, subalternos ao poder econômico e apoiados pela maioria da grande mídia e juristas, sedentos de recursos públicos e do grande capital, formam esse monstruoso conluio, que tem por missão a perpetuação da corrupção no Brasil. O povo saberá dar a sua resposta.

  72. Volto aqui p/ registrar que esse microcosmo de mais de 300 pessoas (creio ser um recorde de coments) ser 100% pro-Moro, refletindo o sentimento de uma gde parcela (inquantificável) da sociedade brasileira em seu apoio. Todavia, que isso não signifique um estímulo à aventura incerta de disputar em 22 as eleições. Seja Senador, e dedique sua fibra à implantação do Parlamentarismo no BR. Será o 1º Primeiro-Ministro no BR. Alvaro Costa (brasilia_urgente)

  73. Prezadíssimo Dr. Sérgio Moro, Espero sincera, mas incredulamente, que um dia a sociedade brasileira seja merecedora da Lava Jato. Por enquanto, demonstra de forma inequívoca ñ estar à sua altura, pois segue cultivando, persistentemente, seus bandidos de estimação. Quanto s mim, estou desolada e indignada com o vil desmonte da mais importante iniciativa que já houve contra a cleptocracia nacional, que agora impera cada vez mais impunemente.

  74. Muito bem detalhado. Infelizmente nós brasileiros votamos de forma irresponsável em 2018. E não me refiro apenas ao presidente, mas ao conjunto da obra.

  75. Vem Moro!!! Divulgue suas propostas ... Alie-se a pessoas preparadas nas diversas areas.. Estude , prepare-se para a guerra , pois te atacarao com golpes baixos .... Seus opositores serao, ou melhor, sao, fracos, sujos e despreparados, nao gostam de trabalhar e precisam ser desmascarados cada vez mais.

  76. Dr Moro, sou muito grato por toda coragem e obstinação com que conduziu todas as ações de combate aos corruptos dessa nação. Sinto pelo seu equivo em apoiar esse governo que o abandonou as feras sem a menor cerimônia. A resposta a estes traidores virá em 22. Boa sorte e força sempre!!!

  77. Bom que vc saiu da porteira do esgoto que é a política brasileira. Permaneça na esfera privada, fora daqui e longe da vagabundagem que governa essa terra invadida.

  78. Julgo que é necessário investigar quem foi o mandante dos hackers de Araraquara.Parece realmente que foi uma coisa orquestrada!

  79. Esse povo maldito reclama que as leis são fracas e não funcionam, mas quando funciona, reclamam também. É melhor deixar essa nação morrer, esse povo hipócrita merece o que tem

  80. um artigo como as sentenças da Lava Jata: irretocável! deixemos as hienas grudarem - se com a própria carniça e sigamos nos avanços que a Lava Jato deixou e não poderão ser alterados; pois carne podre só serve para ser entregue a corruptibilidade e carne viva serve para respirar os bons ares do futuro. Boa sorte senhor Sergio Moro; seja qual for teus destinos pessoais sabemos que a tua figura e de outros representantes da Lava Jato já são parte da nossa melhor história.

  81. Prezado Moro, Quando vc aceitou ser ministro eu comentei com pessoas próximas que achava que vc tinha embarcado numa canoa furada. O tempo, e não muito longo, mostrou que meu receio era fundado. Embora vc seja, pra muitos brasileiros, o nome certo para a presidência, não caia nessa de novo. Vc já prestou um grande serviço ao país. Vá viver sua vida, ser o profissional competente que é e cuidar da sua família. Sim, parabéns pela condução da Lava Jato.

  82. Caro SM.. enfim, seu pronunciamento, claro, cristalino e objetivo. Muita pena por estar publicado num veículo de circulação restrita. Por enquanto, fora Fux, e um minúsculo extrato da imprensa de bom senso, todas as atenções estão voltadas pro indefectível Gilmar, os Levandovsky, toffolis, kássios (com k mesmo). Ô Diogo, leva o Sergio no Manhattan, colega! Estão trucidando o juiz. Uma avacalhação. Alvaro Costa/df(brasilia_urgente)

  83. Para além de Moro, precisamos apoiar políticos que apoiam o combate à corrupção, como os membros da corrente Muda Senado onde, entre outros, estão os Senadores Álvaro Dias, Mara Gabrilli e Major Olímpio, esses últimos dos poucos em que votei e não me arrependi depois.

  84. A história registrará que a operação lava jato foi a fase mais promissora e esperançosa do Brasil. Chegamos até a acreditar, que esse país poderia ainda ser uma grande nação respeitada pelo restado mundo.

  85. Parabéns, Dr. Moro. Parabéns a toda a equipe que desnudou criminosos na maior operação contra a corrupção no Brasil. É libertador assistir a justiça sendo feita contra gente da laia dos petralhas, representados pelos Lulas, Dirceus, Genoínos, Vaccaris, Pallocis, Delúbios, Lindberghs, João Paulo Cunhas. Sem falar nos plumados Aécios, Serras, Alckmins, Aluísios. Tantos. Tudo isso credencia a turma da Lava Jato, por "todos os séculos amém", a se defender das armações poderosas do STF e cia.

  86. O brasileiro é ingrato.. eu fiquei passada que não comentaram o fim da lava jato .. quantas vezes eu gastei sola de sapato em Curitiba, Brasília, São Paulo para defender a operação que mudou o Brasil.. e foi saber que votei e acreditei no fdp que nomeou alguém para acabar com tudo isso

    1. Patrícia! Milhões estão sentindo a mesma decepção que você! O mistério é saber de onde está saindo o calculo político de Bolsonaro e seus seguidores, que o fazem supor que não terão trágicas consequências eleitorais decorrente deste voto no STF. Será que reside nisto a reivindicação do voto impresso? Namastê!

  87. Gratidão Moro! Nada do que está sendo divulgado faz desaparecer uma cozinha planejada, um elevador privativo em tríplex sem dono e sem pagamento, faz aparecer um Estado atrasado com instituições precárias. Como pode matéria jurídica de ampla repercussão política já julgada por 11 juízes de 4 instâncias JF,TRF,STJ,STF, ser reformada por apenas 03 do STF?A revelia da colegialidade de 11 deste prevista pela CF.E todos calados! MPF inclusive, como se o RISTF pudesse prevalecer sobre a CF. Namastê!

  88. Nós,brasileiros que trabalham honestamente para sobreviver, ficamos estarrecidos com a inversão de valores quando um ministro do STF, regiamente pago com o nosso suor, chama a brilhante equipe da lava jato de quadrilheiros.Fora Gilmar Mendes!!!

  89. As pessoas de bem apoiam a Lava Jato. Esse fato incomoda os poderosos e detentores do dinheiro público. Ao senhor, Sérgio Moro, apenas a minha gratidão, pelo seu altruísmo, honestidade e competência. As suas virtudes sempre serão maiores do que as ofensas praticadas contra o seu trabalho na Lava Jato.

  90. O livro "A Organização" de Malu Gaspar, é fantástico em desenrolar esse novelo nos meandros do que foi montado pela Odebrecht, para comandar a maior quadrilha que se tem noticia no mundo. Se não fosse a Lava Jato, com certeza hoje seriamos uma Venezuela ou uma Nicarágua. Só lendo, e comprovando com os depoimentos de centenas de empregados da empresa a que ponto chegamos!! É estarrecedor!!

  91. Os cães estão a ladrar. Ignore-os , é o que sabem fazer. Continue a sua trajetória de homem idôneo, não se preocupe com eles: a cada um segundo suas obras. Minhas orações e vibrações sempre estarão com o senhor e sua família.

  92. Sabiamos da força da banda podre de políticos e também do judiciário brasileiro. O que não contávamos era com o apoio de um governo que jurou combatê-la.

  93. Estou com o senhor. Tem meu apoio por tudo o que o senhor, sua equipe e demais pessoas da área juríca deste pobre país fizeram. Vamos em frente.

  94. A uma, nada do que está sendo divulgado descaracteriza o respeito aos princípios do Livre Convencimento do Juiz, do Contraditório e da Ampla Defesa devidamente respeitados por Sergio Moro na condenação de Lula, preservando-se, ademais, o da Verdade Real ínsito ao Processo Penal, a duas , afronta a bilateralidade das relações jurídicas se, ao Estado for dado o direito de absolver com provas ilícitas e não o for para condenar, em detrimento da proteção da Sociedade. Namastê!

  95. Só em um país ainda muito atrasado institucionalmente como o nosso está se mostrando ser, se concebe, que, uma matéria jurídica de gigantesca repercussão política já julgada por 11 Juízes: 01 da JF, 03 do TRF, 05 do STJ e 02 do STF, seja revista e reformada por apenas 03 do STF, cuja colegialidade de 11 é determinada pela Constituição da República. Ou seja, desrespeita-se não só a proporcionalidade matemática, mas também e principalmente a própria Carta Política Nacional. Namastê!

  96. "Árvores que dão bons frutos é que são apedrejadas, para que estes caiam e sejam consumidos". Infelizmente é assim desde que o mundo é mundo do qual disse não ser daqui o seu reinado JESUS, quando indagado por Pilatos se era Rei. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  97. A Lava Jato é um marco na nossa história!Ela sempre foi combatida,mas agora,mais ainda,com a união de tds os poderosos corruptos!Uma vergonha para esse governo,que tinha como estandarte de campanha,a luta contra a corrupção e o fortalecimento da Lava Jato!

  98. Sou um entusiasta da operação lava-jato. Acho lamentável o que o STF, liderados por GM, tem feito pra destruir todos os avanços dessa operação.

  99. Um pedido, entre na politica sei que o partido Podemos quer sua filiação, vc se filiando a esse partido ou outro talvez, já vai colocar muita coisa no seu devido lugar , inclusive no supremo. Nós vamos te ajudar , nós precisamos de vc,. Reflita! sei que a família é mais importante, mas uma boa conversa eles vão vão te apoiar!

  100. Os políticos serão soltos e os empresários corruptores continuarão presos, como no mensalão. São os políticos que indicam é aprovam os supremos assim tem a vantagem de escolher por quem serão julgados.

  101. A lava jato junto com o plano real foram as únicas coisas que deram certo nesse país, infelizmente destruídas logo após pelos políticos que elegemos. Seria fantástico vê- lo como presidente, mais ainda como senador, para equilibrar aquele congresso corrupto. Pense nisso.

    1. Comentei isso outro dia em uma conversa com amigos. Menos essa do senado.

  102. Não foi a lava jato que errou, como querem fazer crer a elite corrupta deste país, encastelada nos três poderes, mas o povo. Sim, nós, o povo brasileiro que não soube defender a força tarefa e seus heróicos membros. Sim, todos vocês, juízes, promotores, polícia federal e demais servidores que dela participaram abraçaram uma causa que incorria em risco, até risco de vida. Sérgio Moro e todos aqueles que atuaram na lava jato são heróis brasileiros abandonados pelo povo a que serviram. Tristeza...

  103. Uma assinante aqui da CRUSOE propôs voltássemos usar o adesivo EU APOIO A LAVAJATO. Não podemos ir às ruas, mais podemos fazer essa frase voltar a circular! Consultei os mais próximos, 80% vai querer o adesivo.

  104. O excesso foi reduzir o butim. São Bilhões em jogo. Os falcatruas não vão abrir mão disso sem luta, até porque estão no poder, fazem leis e acusam e julgam.

  105. Ou o sr se candidata a presidente, vice ou apoia alguém em 2022, ou continuaremos assistindo a desmoralização da Lava Jato e a volta de tudo como era antes. Pense nisso!

  106. O Sr é um herói, nesse nosso país tão pobre em exemplos e cheio de vilões. Não desista, o Sr tem o apoio de muito mais gente do que evidenciam as pesquisas de opinião. Se a Lavajato teve erros, foram ínfimos frente aos resultados conseguidos. Não sei se o Sr terá estômago para se aventurar na Presidência, mas se o fizer, terá o meu voto e de toda a minha família. Muito obrigado por ter trazido esperança de dias melhores a esse nosso eterno País do Futuro...

  107. Dr Moro, o sr é um orgulho nacional. O povo é massa de manobra há décadas e não sabem bem o q pensar. Mas nós, brasileiros do bem - bem educados, bem informados - vamos apoiar o sr. Não acredito em Salvador da Pátria, mas em trabalho duro. O sr já fez isto, vai fazer de novo e mais.

  108. Perfeito Moro. Você se tornou nossa única opção para mudar a política. Precisamos de você em 2022. Preciso de você pelo meus filhos. Pode acreditar, faremos muito barulho pra te defender e te apoiar. Não nos decepcione.

  109. Lamento constatar que os corruptos estão virando o jogo. Não me surpreenderá se em breve os julgadores de ontem se tornem os julgados de amanhã, quiçá até condenados

  110. Exatamente, Moro! A Lava Jato foi uma janela de oportunidade para o Brasil. Desvendou e detalhou poderosos esquemas de corrupção. Chegou no andar de cima, na “cobertura”. A reação é óbvia, violenta e agressiva. Minha esperança é que há uma parcela relevante da sociedade brasileira que não aceita mais a impunidade dos criminosos poderosos. Tem de sair da pré-revolução francesa.

  111. Nunca antes a Justiça conseguiu avançar tanto no combate a corrupção como a Lava Jato conseguiu, e é claro que os detentores do poder reagiram. O massacre que o Moro e Procuradores vem sofrendo só mostra o quanto eles chegaram perto de desmascarar os corruptos que se instalaram em vários setores, até da Justiça. O pior é ver a pessoa que se elegeu com a bandeira da Lava Jato e do combate a corrupção ser a pessoa que conseguiu acabar com a Lava Jato e garantir a corrupção e sua impunidade.

  112. Engraçado ver os falsos defensores do “devido processo legal” aplaudirem de pé a maior violação aos direitos fundamentais já vista nesse país. Simplesmente entregaram um acervo indiscriminado (e ilícito), sem qualquer segurança de sua preservação e autenticidade, nas mãos de um Apenado, o qual está utilizando da forma que melhor lhe convém com o apoio de parte da mídia.

  113. Assisti ao manhattan connection a entrevista que o Fernando Haddad deu na Tv Cultura. É muito lamentável que o candidato de Lula para 2022, "o poste", vale salientar, comentou sobre o Sr. Moro. O chamou de "líder de gangue" e citou também que se o Sr. Moro fosse aos EUA, "seria preso e iria para prisão de Guantanano". Infelizmente é isso que ainda existe no Brasil.

  114. Se, o Senado fosse composto por Senadores honrados e probos, a corrupção não prosperaria. Bastaria um processo de impeachment ser aberto contra um Ministro do Supremo para termos paz e confiança na justiça. Mas, isso não passa de uma quimera.

  115. Se deixarem o Sr se candidatar a presidência, gostaria muito de saber as propostas que seus adversários teriam para acabar com a corrupção, esse é o medo que eles tem se o Sr for candidato, porque só este questionamento eles perderão muitos votos. Queremos o Sr como nosso presidente.

  116. Penso que a decência prevalecerá no Brasil. Chega de tanta desconstrução, atrasos e excesso de poder nas mãos de criminosos do colarinho branco. O povo brasileiro precisa e merece líderes de verdade, que trabalhem com retidão, afinco e com espírito de servidão e respeito àqueles que os elegeram. Parabéns ao Moro e à Força Tarefa da Lava Jato por nos permitir acreditar, apesar da esperada reação exacerbada da turba de meliantes contumazes (não tinha como ser diferente), no sucesso do Brasil.

  117. Pois é, o Gilmar Mendes está supervalorizando, até como receptador, dos documentos surrupiados pelos hackers de Araraquara. Mais esquece das milhares de delações que mostraram as vísceras dó establishment brasileiro. O que de melhor aconteceu no Brasil, nos últimos tempos foram SÉRGIO MORO e LAVAJATO.

  118. Dr Moro, sigo as ações da lava-jato desde o início. Admiro a tenacidade de todos, juízes e procuradores diante da muralha proposta pelos corruptos a vcs. Sempre digo que vcs foram os únicos q levaram a punição parte dessa orcrim, e retornaram os bilhões p o Estado. Me revolta ver essa corja espalhando mentiras, sobre ações q ajudarám o Brasil. Ame revolta mais ainda ver pseudos Ministros agindo e falando absurdos, usando ilícitos vindas de criminosos, isso tudo mostra o pavor de sua candidatura

  119. Conte com meu voto . O Senhor foi o único que fez alguma coisa pelo povo . O resto é escória. Não precisa ir em frente , o Sr. Já está nela.

    1. Muito bom!!!! apesar dos bandidos estarem unidos inclusive com parte da impressa, para desacreditar o seu trabalho e o dos procuradores da lava jato. Temos que continuar na luta acreditando num pais menos corrupto. Nao se intimidem...

  120. Continuando... O uso conveniente de pedaços escolhidos de conversas roubadas agora é usado para desacreditar toda a Lava Jato, com apoio, inclusive, de muita gente da imprensa. Não está na hora de todo o pessoal envolvido na operação também exigir cópia das conversas roubadas e partir para ataque contundente contra esses corruptos e seus protetores, demonstrando que tudo não passa de um circo para que continuem livres, usufruindo o produto da corrupção com tranquilidade?

    1. Amigo, conversas roubadas não são auditáveis. Seu conteúdo é por definição, forjado. É lixo imprestavel sendo utilizado para propaganda política antecipada e manipulação jurídica rasteira.

  121. A Lava Jato sempre será, para mim, a melhor coisa que este país presenciou deste a implantação da república. Ela mostrou a todos a verdadeira face da política, deixou o rei literalmente nu. Mostrou que uma árvore não pode parar em pé se não eliminarmos os cupins que a corroem. Podem acabá-la na prática, mas só a reforçam no imaginário coletivo.

  122. Os atos objetivos e os resultados concretos falam por si sós, porém se a Lava Jato conseguiu tirar um pouco o Brasil do poço da corrupção, os ratos que ali habitam estão fazendo o possível e o impossível para desacreditar a operação. O Desembargador Fausto de Sanctis em entrevista a José Neumanne afirmou que com leis aprovadas recentemente voltamos a uma epoca anterior à Lava Jato e que não mais será possível uma operação como ela.

  123. O mal que Gilmar Mendes faz à operação Lava-jato nós fará o bem de tornar Moro presidente do Brasil. Não há mal que não traga um bem. Moro 2022. Estamos juntos, Dr.

  124. E assim é, o mais vil dos pecados humanos, tomado em totalidade, consumido pela vaidade, eis que, o ministro STF Gilmar Mendes, não se contém em si de tanta INVEJA, que lhe expõe sua incompetência, dissimulação e falta de escrúpulos. O dito Juiz, "ISENTO", vai julgar a parcialidade de Moro. O Bolsonaro é muito ruim, mas como já disse Tatcher, a democracia não é o sistema para escolher o melhor, mas para evitar que o pior fique para sempre! Mas como se faz com esse STF vitalício?

  125. Sem dúvida, a Lavajato teve mujtos méritos. No entanto, no que tange ao chefe da quadrilha, que roubou para si, deixou roubar a vontade e ainda entregou o país, a Lavajato deixou a desejar. Só con- seguiu, aos trancos e barrancos, condenar o Lula pelo triplex do Guarujá e pelo sítio de Atibaia. E o todo da obra do criminoso, como é que fica?

    1. Aos trancos e barrancos é a ideia que os corruptos e o STF apadrinhado por esses corruptos querem fazer parecer. Os processos estão repletos de provas contra o chefe da ORCRIM, mas os canalhas vão continuar lutando para desqualificar os trabalhos da FORÇA TAREFA. Mais uma vez o Brasil mostra ao mundo o poder de destruição das leis contra o crime organizado e a corrupção, pelos mesmos bandidos que controlam o executivo, o legislativo e o judiciário, há dezenas de anos. Lamentável.

  126. Dr. Moro, O Brasil aguarda ansiosamente a notícia de sua candidatura à presidência da república nas próximas eleições.

  127. Ate que enfim temos um heroi nacional que deu um exemplo de intgridade e decencia tenho 72 anos e nunca tinha visto isso.Voce é meu heroi SERGIO MORO

  128. É muito triste presenciar o que está acontecendo no Brasil. A Lava jato sempre será motivo de orgulho e de esperança de um Brasil melhor. Espero que já em 2022 possamos corrigir o engano de 2018 nas urnas e retomar o caminho trilhado por Sérgio Moro.

  129. Eu, na condição de cidadã brasileira, pagadora de impostos, me ORGULHO de todos vocês que atuaram na Operação Lava Jato.

  130. Sérgio Moro você foi e sempre será o maior ORGULHO que eu tive nesse tempo que me interessei por política, obrigada por tudo + tudo mesmo.....Quem governa nosso país esse sim ,é uma vergonha .

  131. Que pena que o Brasil está voltando a ser o país da impunidade. A Lava Jato foi uma das melhores coisas que aconteceu no nosso país.

  132. Meus amigos dizem que sou “lavajatista” por defender a operação, mesmo com as mensagens da “vazajato”. Vcs não acham muito estranho uns caras de Araraquara invadirem o telegram de procuradores em Curitiba? (Teoria da conspiração? Sei não...) Sempre achei esse história muito mal contada. O único momento que Moro me decepcionou foi quando aceitou ser ministro do Bozo. Ali iniciava o fim da lava jato e da admiração de muita gente. Foi uma péssima decisão!

  133. Parabéns pelo seu trabalho, Dr Sérgio Moro. O sr foi um juiz de altíssima competência e tornou efetiva a aplicação da lei posta a uma classe social (políticos de primeiro escalão e empresários muito ricos) que sempre ficava impune. O sr inaugurou o fim da impunidade; agora, nós, do povo, não a tolaremos mais. Obrigada.

  134. Parabéns pelo excelente trabalho realizado. Como bem diz o Barroso, há aqueles que não querem parar de roubar, estes são os opositores da Lava Jato.

  135. Sabem por que poucos se interessam em saber qual o teor das conversas hackeadas, mas inúmeros se sentem incomodados com os ataques à Lava-jato? Simples: A verdade, mesmo dura, nos libertou!!! Esperemos pois, pacientemente o "SIM", 2022 é logo ali!!!

    1. Moro ainda está escrevendo a historia . Já entrou nos livros e permanecerá por muito tempo ainda.

  136. Verdades inconvenientes: - A reputação de Lula jamais será limpada e a de Moro jamais será maculada, cada um dos dois fala por si só; - Atualmente a imagem do STF é o que é: Aberração Distorcida; - As armações constantes para acabar com a Lava-Jato só comprovam uma coisa: - que ainda há ratos a serem eliminados no Planalto; - Um bando de idiotas nunca conseguirá ofuscar a luz onde houver um único sensato. - Nada substitui a competência. - Moro continua assombrando Brasília! - 2022 promete!

  137. Brasileiros que foram às ruas, o fizeram para fortalecer a força tarefa da Lava Jato. Estamos perplexos com os acontecimentos que viram notícias e nos enchem de vergonha. Sim, fomos ingênuos em acreditar "que agora seria diferente". Infelizmente, ainda não foi desta vez mas não iremos desistir. Muito bom, saber que ainda temos pessoas integras, como Sergio Moro - referência " de fazer a coisa certa sempre". Estamos juntos ao senhor.

  138. Fique certo, dr Moro, q essa força demoníaca, formada por conhecidos espertalhões e criminais de alta periculosidade integrados nos Poderes da República não abalarão o espeque q assegura a sua conduta, em todos os sentidos, de homem honrado, humilde, competente e q se tornou o temor dos vigaristas agora assanhados e encorajados com esse Presidente da República q vai acabar na lata de lixo da história.

  139. A canalhice que estão armando contra o senhor, digníssimo Sergio Moro, não prosperará. Essa vilania sem precedentes se virará contra os seus detratores. Significativa parcela do povo brasileiro está com o senhor. Se for candidato e espero que seja, sairá vencedor.

    1. Não tenho dúvida que será eleito, quiçá no primeiro turno, se o quadro for o que se apresenta hj. Moro 2022. para salvação do Brasil.

  140. ministros do stj que mudam o voto, vejam o caso de prisão em segunda instância. Quem mudou o voto? advinhe...corrupção não quer deixar rastro, imóvel fruto de corrupção não tem assinatura do corrupto é o conjunto da obra. Eu estava para votar no Dória, mas agora voto em moro para pesidente.

    1. Enfrentar essa corrupção não é mole, somente um homem de coragem como o Dr Sérgio moropra conseguir e esta pagando um preço muito alto.

  141. O senhor entrará para a história deste país como símbolo de ética e honra! Infelizmente não será agora. Mas terei orgulho de saber q vivi este momento! Obs: meu filho fez direito por sua causa!

  142. Dr Sérgio Moro , com certeza , apesar da maré da corrupção insistir em permanecer nesse país, tenho certeza que outros juízes e promotores continuarão com o propósito firme de varrer esse país desses CANALHAS profissionais. PF eu confio! Gratidão sempre Dr Sérgio Moro ! Deus lhe proteja sempre 🙏🙏🙏

  143. CONCORDO DR.! NO MACRO NÃO HOUVE UM ESTRUTURAL DESRESPEITO AO DEVIDO PROCESSO LEGAL. Aqui e ali podem ter havido excessos, mas houve recursos suficientes. LI E RELI a sentença e o acórdão da condenação de LULA, só cego não via prova ali. DISCORDO quanto a VALIDADE DA PROVA ILÍCITA para defesa de réus em PROCESSOS PENAIS. É VÁLIDA SIM. BELA REVISÃO DE TEXTO, SABINO!

  144. Dr. Sérgio Moro, com toda convicção, sempre terá meu apoio e, esperamos que o senhor se candidate a presidência, terá o meu voto!

  145. Única saída p nós brasileiros é encher as ruas igual 2016 p defender a lava jato , serviços públicos de qualidade e investimento na ciência !

  146. Vamos ver o qto o PGR, indicação de Bolsonaro e o STF De Gilmar , toffoli e Lewandowisk vão conseguir enfraquecer a lavajato

    1. Faltou o ultimo, escolhido pelo MINTO, esta no mesmo caminho!!

  147. Dr. Sergio Moro, lucido como sempre. O Sr. é um homem honrado e o povo o espera como próximo presidente. Não para se vingar, mas para governar como verdadeiro Estadista, olhando para o bem comum. O mSr. é o único que tem meu voto. Porque dessa cambada de vagabundos estou farto !

  148. Um artigo lúcido, claro e objetivo; digno de uma pessoa ética que sabe os seus limites. Que Deus possa lhe iluminar nas suas próximas decisões e se essa decisão for de se candidatar à presidência, seria muito bom para o amadurecimento político do nosso país. Que Deus lhe ilumine e proteja, sempre.

  149. Aos "juristas" e supostos combatentes contra a corrupção que criticam a lavajato, peço só uma coisa: façam e publiquem um balanço semelhante de sua carreira profissional. Só isso.

  150. Como não reconhecer os feitos da Operação Lava Jato? Vendo esse cenário atual e assistindo os últimos episódios, a impressão é que as instituições, ou melhor, o ator político, conflita com a verdade em prol de seus interesses. Isso não é bom para a imagem de um país. É nítido camuflar a corrupção, mas impedi-la, é surreal. Acreditamos no sr., dr. Sergio Moro, vimos o quanto fez pelo Brasil e faria tudo de novo.

  151. No nosso país , a prática da corrupção está enraizada. Os que estão no poder se acostumaram a usá-lo em proveito próprio, sua família e seus amigos. Portanto, não é de admirar que voltaram a se unir num projeto em comum ( garantir a corrupção), independente das divergências “ ideológicas”.

  152. Grande dr. Moro. Espere a hora certa e se lance candidato. O Brasil sério, honesto e trabalhador que é a grande maioria desse país caminhará com você.

  153. Será que vou deixar de acreditar em Juiz honesto como o Moro, para acreditar no STF? Os mesmo que desejam uma casadinha entre Lula e Bolsonaro em 2022. para que o Brasil continue com as mesmas praticas de corrupção. Será que o Brasil tem jeito. Eu espero que o Doutor Moro se candidate.

  154. Admiração a todo o grupo que atuou no combate à Corrupção. Inacreditável como o dinheiro vai para o ralo e o Brasil nesse atraso. E o Supremo ?

  155. A mínha e acredito de grande parte do povo honesto brasileiro não tem dúvidas do que representou esse enfrentamento mas a escumalha política e jurídica tenta reverter esse ganho. só peço q se candidate em 2022 à presidência para reverter esse atraso perpetrados pelos savanas de sempre.

  156. Vão querer impedir o Moro de se candidatar retirando os direitos políticos dele, aí nós vamos às ruas protestar e quebrar o pau.

  157. Globo Play exibe " Castor de Andrade. Abordará as ligações de Castor com Antonio Salamone ( maquininhas e drogas ) e franceses da Union Corsa? Quem apresentou Salamone a Castor e deu cidadania para o Capo que pôs o México e o Brasil no tráfico Internacional e viabilizou a " Pizza Conecction " em NY ? Essas ligações são importantes para entender nosso " sistema Político ". Salamone tinha empreeitera aqui e em Palermo ( reconstrução - Totó Riina ...)

  158. Sou Suíço e moro há 25 anos aqui no Brasil. Eu tenho amigo procurador lá na Suíça que trabalha no combate à corrupção em Genebra. Ele fala do trabalho do Senhor e da operação Lava Jato com maior admiração. Para mim só resta torcer para que em 2022 Sérgio Moro seja candidato! Muito obrigado pelo seu trabalho incansável no combate à corrupção!

  159. Fico na torcida, Dr. Moro, para que o Sr. combata com argúcia e resiliência o bom combate contra a corrupção na arena onde as coisas acontecem, a arena política, se candidatando ao cargo de Presidente da República, para nos encher de orgulho de termos um estadista comandando os destinos do país.

  160. A Lava Jato nunca será esquecida...a corrupção tem que ser combatida, noticiada e julgada por uma justiça séria e imparcial. Parabéns Dr. Moro o senhor terá sempre o meu apoio

  161. Infelizmente até a Côrte se dobrou a quadrilha lá instalada. Se candidate. Estamos rolando pela ribanceira da corrupção.

  162. excelente artigo!!! a maioria dos brasileiros pensa da mesma forma, o que está acontecendo é a reação do sistema corrupto, como aconteceu na Itália, em 2018, pensávamos ter renovado o congresso e o governo, mas esses dois ao invés de fortalecer a lava jato como esperado, tem feito o seu desmonte!!! que em 2022 consigamos o que foi esperado em 2018!!!

  163. A Lava Jato foi a melhor coisa que aconteceu no Brasil. Como vocês cansaram de avisar, e citando o exemplo da operação mãos limpas da Itália, os poderosos reagiram e o establishment fez a nomeação de Augusto Aras e Kassio Mendes para fortalecer a impunidade de poderosos e ameaçar quem pregava a mudança. Para completar, a pandemia gerou o medo que junto com o discurso do “fique em casa” calou as ruas. O pior de tudo, a mais alta corte do país, está envolvida com o crime organizado.

  164. Eu apoio Sergio Moro e a LavaJato. E, por consequencia, desaprovo a conduta dos ilustrissimos e indignos membros de nossa Suprema Corte.

  165. As pessoas de bem Elegeram Collor depois Bolsonaro para mudar o sistema como prometiam. FHC foi bem mas não mexeu no sistema. Moro está mais preparado do que Collor em 89 e Bolsonaro em 2018. Acho que criará meios para " sanear " nosso sistema político. Tem conhecimento , competência , habilidade e paciência para fazê-lo. Não é preciso prender ninguém , basta escolher políticos bem intencionados para dirigir as instituições estratégicas.

  166. Ao mesmo tempo q desejaria Dr. Moro como nosso Presidente, tenho medo dos gângsters do STf, pcc , Congresso e por aí vai. Eles dão facadas...não vale a pena. Quero Dr. Moro em paz com sua família.

  167. Prezado Sérgio Moro, aguente firme...sua missao nao acabou...e deverá continuar no local correto, o STF....não embarque na furada de assumir o Planalto....seu lugar é no STF...o candidato que prometer te indicar em 2022 será eleito...A lava jato não devia parar nunca...precisamos de homens de Toga crajosos e rigorosos e não um bando de safados...saudações,

  168. Moro demonstrou competência e habilidade na condução da lava jato e isso o credencia a , se Presidente , governar sem " bridão ". Collor tentou caiu. Bolsonaro foi domado. A política brasileira é = Siciliana na reconstrução de Palermo ( Mafiosos comandando políticos e religiosos ). Aquí não é diferente. Antonio Salamone ( Massacr Ciacculli ) tinha construtora aquí Como era sócio das de Palermo. O inst. Falcone font informações.

  169. Nobre Sérgio Moro, é evidente a competência que já demonstrou e tenho absoluta certeza que seria um excepcional presidente desta Repúbliqueta Bananeira. Porém o conselho que te dou é assim como eu que já abandonei esta Repúbliqueta a 3 décadas, and no regrets! Abandone também e fuja do pântano chamado Brasília! Quando se tem até ministro do supremo que para mim vale menos do que vermes comendo carniça te atacando ou atacando promotores e a bem sucedida LJ da pra ter certeza que o Brasil já era!

    1. Por favor, se candidate! Tambem saih do BR ha 25 anos mas votarei no senhor. Minha Família esta toda no BR. Gente honesta e trabalhadora precisa do Sergio Moro! Mesmo que muitos nao saibam!

  170. Sei que o senhor é um otimista e que nunca vai fugir da raia, mas me parece certo que vão destruí-lo, no pior sentido da palavra, como infelizmente aconteceu a Giovanni Falcone. O nosso Corrado Carnevale não hesitará em usar seus capangas do Mato Grosso. O senhor já se sacrificou demais, vá embora com sua família para um país decente, esta terra maldita não tem mais jeito.

  171. Dr. Sérgio Moro, Presidente. Dr. Deltan Dallagnol, PGR. Senador Álvaro Dias, vice-presidente. Paulo Hartung, Casa Civil. Pérsio Arida, Petrobras. Gustavo Loyola, Economia. Gustavo Franco, BC. Dra. MARIA SÍLVIA BASTOS MARQUES, Planejamento. Armínio Fraga, Privatizações.

    1. dr. sergio va para o partido cidadania voce e luciano hulk assim voce na cabeça da chapa como presidente e o hulk como vice vai ser imbatível,voces levam no primeiro turno

  172. Muito bem colocado! Esses ataques à operação que revelou esse esgoto a céu aberto, que é a corrupção nos altos postos da política brasileira e cuidou de punir os culpados, fala muito sobre nós, como sociedade! Infelizmente, mal! O senhor fez o certo, na hora certa e do jeito certo! Minha família e eu rezamos, constantemente, pelo senhor, sua vida, seu futuro e o de sua família! Deus saberá recompensá-lo pela constância e pela coragem. Muitos se inspiram no senhor. Deus o abençoe sempre!

    1. Porque a LJ ficou a ponto de desnudar o sistema judiciário podre de Brasília, tanto do lado das bancas de advogados, cujo maior símbolo é aquele asqueroso que entra de bermudas no STF, quanto dos ministros mafiosos e suas respectivas esposas.

  173. Acho que já está na hora de sairmos a rua e gritar: FORA BOLSOPETISMO. DEIXEM NOSSO PAÍS EM PAZ. Enquanto assistirmos calmamente os canalhas tomarem conta de nossa nação iremos perder a oportunidade de termos um homem de bem, serio e preparado. Cobram que Moro seja candidato, mas isso depende mais de nós do que dele.

  174. As grandes bancas de advocacia dos autointitulados garantistas estão sentindo muito a falta dessas verbas, para receberem seus polpudos pagamentos com o dinheiro do crime.

    1. Fora presidente SUPOSITÓRIO presidente dos Maricas presidente MiLiciano. Fora Bolsobosta

  175. MORO PRESIDENTE, para dar continuidade a essa obra grandiosa de limpeza ética na política brasileira. Para que isso seja feito, é necessária a eleição de uma grande bancada de apoio no Congresso. Conte conosco nessa empreitada Dr. Moro.

  176. A argumentação contra é tão medíocre que só focam na sua pessoa ! Acho que mudaram seu nome para Sérgio PAPÂO Moro rssss

  177. Ministro Sergio Moro, apelo para que o senhor se candidate a presidência da república em 2022. Se quiserem barrar a sua candidatura (já sabemos claramente quem tem interesse nisso) eu me comprometo a ir para as ruas nas manifestações a favor da sua candidatura que certamente ocorrerão, apesar da minha idade.

  178. Ministro é sempre assim, quem luta pelo bem as vezes tem que dar explicações para acabar com as narrativas das pessoas sem caráter. Pelo Brasil, saia para presidente já. Conte com o apoio das pessoas que pensam como o senhor.

  179. Respeito e aplaudo os resultados da Lava Jato. Nosso país é de terceiro mundo (para os mais otimistas) e não é à toa. A diferença entre ser de primeiro mundo e o que somos foi parar nos cofres de paraísos fiscais, em contas numeradas. Parabéns pelo seu trabalho e por sua luta.

  180. Muito absurdo e triste o que está sendo feito com a Lava Jato. Espero que vc se mantenha firme e combativo na defesa de seus atos que foram nossos também.

  181. Sérgio Moro é a figura mais relevante que apareceu no cenário brasileiro nos últimos 50 anos. Pena que as forças nefastas que mandam no Brasil, vão destrui-lo.

  182. Rui Barbosa dizia que o STF tem o privilégio de errar por último, e, com todo respeito, o que a maioria do povo espera, é que não utilize esse privilégio contra a Operação Lava Jato. O julgamento da história está feito, que ninguém, por mais “supremo” que seja, tente mudá-lo.

  183. Tá fácil explicar a inveja é uma das doenças mais graves da humanidade. Gilmar morre de inveja do MORO, deve acordar todos os dias com a imagem do MORO na sua retina e pensar "maldito como pôde conquistar tanto prestigio sendo apenas um juiz de primeira instância, e eu, um poderoso juiz do supremo com o maior conhecedor jurídico do país não consigo ser reconhecido? A inveja martiriza, a inveja mata de raiva. Espero que haja uma união dos não bolsolulas com gente decente pelo bem do BRASIL.

  184. Sérgio Moro e a Lava-jato foram o sonho de todo cidadão de bem que desejava o fim da impunidade e da corrupção no país. Infelizmente o sistema é mais perverso e poderoso do que poderíamos imaginar. E o mais triste é ver a inversao dos valores, a moral relativa daqueles que antes estavam ao lado dessa luta e agora se desvirtuam disto para manter seu foco em uma narrativa ideológica tão nefasta para o país quanto outrora era a esquerda. Mais sórdido ainda é o papel do judiciário.

  185. Vejo 2 excessos principais na atuação do senhor, dos procuradores da Lava Jato e da PF: excesso de competência e excesso de coragem para fazer a lei chegar onde ela nunca chegou. O resto é inveja, vingança e medo de que a operação chegasse mais longe. Particularmente, acho que não deveria ter deixado a magistratura, mas entendo que foi uma tentativa de promover mudanças estruturais que entendia possíveis. O império contra ataca, mas a saga ainda não acabou.

  186. Alguns ministros do supremo, provam em suas decisões que são a favor da corrupção que destrói nosso País. São A vergonha da nação. A reação pedida por Moro virá.

  187. Brilhante defesa. Enquanto os bandidos se defendem com argumentos mentirosos e provas criminosas manipuladas, o sr se defende com essas verdades absolutas. Parabéns! Sempre correto e consistente. Nosso maior patrimônio moral. Pra frente Moro, estamos com o sr. Que Deus o abençoe sempre.

  188. Siga firme, Sr. Moro. As legiões de perfis bolsonaristas e petistas contra a Lava-Jato não encontra respaldo na população. É impossível votar múltiplas vezes, algo que ficará cristalino em 2022. Apenas gostaria que não precisássemos esperar até lá para remover os criminosos que estão no poder.

  189. Quero ver o Sr. como presidente do Brasil, para calar essa canalha que domina os três poderes democráticos e mudarmos, de fato, esse país.

  190. Os números da Lava Jato e os fatos gritam, mas o que APAVORA mesmo os políticos envolvidos e comparsas é a possibilidade de o Sr. entrar na política. Ataque e mentiras sem nenhum pudor ou limite. Que lamentável.

  191. Lúcido e corajoso. Um exemplo para todos que lutam contra a corrupção. Um brasileiro que engrandece o país no conceito internacional. Salve Sérgio Moro! Força!

  192. Os brasileiros de bem apoiam a Lava Jato sem nenhuma restrição. Quem tem culpa no cartório faz de tudo pra aniquilar. Quem acreditou nesse presidente que se elegeu contando que ia fortalecer a operação agora está desapontado e decepcionado com o pior presidente que já tivemos. O sr. Fez bem em sair, não dá mesmo pra encarar essa gentalha.

  193. Pois é. Mas parece que para brasileiro que tenta fazer a própria parte tem outros 200 nas câmaras e tribunais prontos pra desqualificar e destruir legados. Por isso se foge do país quando se pode.

  194. Gostaria que esse artigo fosse publicado em todos os jornais e não só na Crusoé. Depois de tudo que a Lava Jato conseguiu, agora só se lê o que Moro e outros teriam feito de "errado" durante o processo e só metem pau. Inclusive a Folha. Não posso entender! Finalmente conseguiram ir atrás e pegar poderosos e querem que tudo vá por água abaixo e façam de conta que a Lava Jato nem existiu!! Que país e esse??

  195. Prezado Dr. Moro, infelizmente, entramos em um retrocesso "como nunca antes visto na história deste país". Ironia a parte, é a verdade. Apostamos no JB, e hoje colhemos a mais amarga desilusão, ao vermos o quão baixo um político pode chegar: usaram as nossas conquistas e esperanças, a Lava Jato, o seu prestígio e tudo apenas para voltar ao status quo. Sou sua fã, adoraria vê-lo como PR. Mas hoje prefiro dar-lhe um conselho: não espere que "eles" lhe façam mal para deixar o país. Temo pelo Sr.

  196. Serginho 2022,o único que pode derrotar o Bolsonaro e o Lula,sei que será um sacrifício,pois já saiu da magistratura para servir o país,mas para o bem do país é a única esperança de mudarmos alguma coisa neste país

  197. A Lava Jato nos encheu de orgulho e esperança! Por mais que tentem massacrá-la, os "resultados concretos da operação falam por si só".

  198. Caríssimo Sérgio Moro, reconheço os inúmeros riscos que sua candidatura à presidência em 2022 pode representar para o você e sua família. Como dizem aqui na Alemanha em determinados momentos temos que pular em águas frias... Sem medo e sabendo que não será confortável... Uma vez na água, o corpo se acostuma. Esse pulo em águas frias foi feito por mim e milhares de brasileiros que se impuseram um auto-exílio, saímos do Brasil devido à corrupção e violência. Estamos aqui torcendo por você.

  199. Dr Moro, artigo perfeito. O que temos no momento são corruptos tentando colocar a culpa de seus crimes na operação e no Sr. Com ajuda do STF, que deveria cumprir seu papel ao inves de colocar mais historias imaginadas na cabeça dos outros

  200. Caro Dr. Moro. Não o considero um herói, mas sim, um homem íntegro que tentou melhorar este país juntamente com tantos outros procuradores jovens e determinados!! Como muitos tantos, não acredito no sistema politico brasileiro, ele já nasceu podre . A lava jato foi a única coisa boa que ocorreu nesse país nos últimos anos e que me deu alguma esperança!! A guerra dos corruptos é vil e baixa. A maioria das pessoas de bem continuarão a apoiar vocês . Força!!

  201. Que se inicia a Lava-Jato cidadã, quando nós eleitores limparemos o Congresso e o Planalto, pois a lavagem da justiça será feita pelos seus ocupantes. Avante, Sérgio Moro!

  202. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Triunfaremos! Sir Claiton

  203. Como Diogo Mainardi escreveu na sua coluna dessa semana, a melhor resposta que você deve dar é se candidatar em 2022, você aniquila de vez os detratores, principalmente os de Brasília. Vai, Moro, você vai ter apoio do povo. Acredite!

  204. Favor não deixe os brasileiros de bem órfãos em 2022. Você tem compromisso com a história do país, e não pode deixar de ser candidato a presidente da República.

  205. Obrigada. A Lava Jato foi um sucesso e por isso incomoda tanto aos políticos e aos poderosos corruptos. Mas, por favor, não se candidate em 2022 pq ninguém sozinho ou integrando a minoria consegue vencer o sistema mafioso,corrupto e indigno que está instalado no Brasil.

  206. Parabéns Dr Sergio Moro e a todos que fizeram parte da operação Lava Jato. Vocês deram orgulho as pessoas de bem desse país. Quem crítica a operação, boa coisa não deve ser. Muito obrigada por tudo!!! Digamos confiantes. Estamos passando por um grande mal agora, além de uma pandemia terrível, mas não há mal que dure para sempre. Deus o abençoe e proteja!!!

  207. serei eternamente grato ao seu trabalho e de todas pessoas que participaram desse processo corajoso de tentar fazer simplesmente o certo. o meu sentimento é que o brasil perdeu mais uma bela janela de oportunidade para nos tornar mais civilizados. nossos netos terão a mesma chance que tivemos ? eles terão que viver em outro país ? ao que tudo indica, infelizmente sim. desejo muita força para você e sua família. sinto que o brasil ainda não está preparado para ser liderado por gente honesta.

  208. Você confirmou com provas, o q já sabiamos: no Brasil o q impera é a corrupção, roubalheira. Descobrimos tb q a justiça foi feita com a Lava Jato. Infelizmente como vc fomos enganados. Q tristeza 😭😢😦

  209. Sou muito grata a Lava Jato e ao se trabalho e coragem. A população reconhece, senão o senhor não estaria tão bem colocado nas pesquisas. Quem critica, está do lado dos bandidos ou gosta de ser roubado.

  210. Combate à corrupção e defesa das instituições que fazem esse combate é a bandeira que o levará à presidência deste país, Moro. Essa é sua especialidade. Esse é o assunto que une as pessoas do bem. Continue assim. Evite comentar sobre assuntos dos quais ninguém tem certeza de nada, que dividem as pessoas, como medidas de combate à pandemia. Sobre essas, nem a OMS tem certeza do que prega. Pegue sua bandeira e nós, que queremos um Brasil sem corrupção, vestiremos sua camisa.

    1. A falha mesmo foi ter deixado escapar a fumaça do fósforo antes de jogar o combustível. Ao sentir o bafo da lava jato no cangote, os bandidos de toga pegaram suas mangueira de pressão da impunidade e se anteciparam ao incêndio.

    1. Torcendo para que me seja possível votar em MORO 2022! Embora egoísmo de minha parte. Temo por vê-lo sendo engolido nessa luta tão desigual e injusta. Brasília contra Moro...

  211. Se, por um lado, o Diogo acredita que o melhor caminho para o Moro seja a candidatura presidencial em 22, eu acho que ainda existe o risco do Moro ser punido por algum Gilmar Mendes ou algum desses conselhos da justiça. Espero que você não tenha que sair do país...

  212. Como cidadão que espera e quer o melhor para o seu país, parabenizo Dr. Sérgio Moro e todos os que participaram da Operação Lava Jato. Infelizmente, como o próprio Dr. Moro descreve no texto acima, os 'malambros', em todos os níveis de poder deste país, (Executivo, Judiciário e Legislativo) já estão 'construindo suas narrativas fantasiosas" e 'vendendo-as' como se verdadeiras fossem. Pobre país!!!

  213. A pandemia do coronavírus influiu até nas nossas instituições, infelizmente. Sem poder se manifestar nas ruas os eleitores mais esclarecidos se viram tolhidos da possibilidade de usar publicamente as suas armas de combate à corrupção. Em decorrência disso os corruptos de todas as matizes se aventuraram abertamente em claras ações destinadas a acabar com a operação lava jato. Esperamos que essas aventuras infames não progridam a esmo. Esse artigo do Dr. Moro é oportuno e esclarecedor.

  214. Não há o que acrescentar, apenas a agradecer a esse Brasileiro e os demais que participaram e contribuíram para o sucesso da lava jato. O ponta pé foi dado, sabe-se que a ruptura com o sistema infelizmente não se dará de forma polida. O bandido pode fazer conluio para roubar o erário, a justiça não pode para combater o bandido. O resultado por sí só mostra, se um dia o bem fez conluio, o fruto só pode ser do bem. Portanto, valeu muito a pena. O valor das cifras recuperadas demonstram isso.

  215. Como sempre Sérgio Moro é brilhante em suas explicações a respeito da Lava Jato. No entano, não se pode deixar Beiçola apregoando dia e noite pela imprensa seu ódio contra essa operação que resgatou a moralidade no trato da coisa pública. Da forma que o empresário travestido de juiz do Supremo destila sua mágoa dá impressão ao cidadão comum que tudo foi feito de forma combinada entre o MP e o Juiz Sérgio Moro. Esse nefasto individuo tem que ter uma resposta a altura de sua pequenez. Força, Moro.

  216. Parabéns e obrigado pela sua dedicação ao combate da corrupção no Brasil. Torço para que você se candidate à presidente em 2022.

    1. O povo brasileiro com a qualidade de educação q recebe é um "povo marcado,povo feliz", não vão nem entender nem perceber o q passa,mas como sempre vai pagar.

  217. Dr. Moro, estava ansiosa para ler seu artigo, pois tinha certeza que iria fazer a defesa da operação que resgatou o orgulho dos brasileiros do bem. Minha eterna gratidão. Peço em nome dos brasileiros do bem, cuide-se, em especial da sua defesa. Deus o proteja.

  218. Parabéns! Como sempre seus artigos são excelentes! Só lastimo termos uma parte significativa de nossa população não compreender profundamente as consequências e efeitos causados por anos e anos de corrupção generalizada neste país.

    1. A população não entende pq é fruto da indústria da ignorância gerada pela péssima qualidade da educação brasileira.A ignorância do povo dá lucro aos politicos corruptos.Se os políticos brasileiros fossem honestos lutarariam pela qualidade da educação.

  219. Enquanto a imprensa livre não tiver acesso às investigações de Ministros do STF, continuaremos assistindo a morte lenta da Lavajato. Cabe o desafio à Rede Globo, à Folha e ao Estadão, principalmente.

  220. C. Parabéns, Sérgio Moro. A corrupçāo e a impunidade sāo males que sufocam a maioria do povo brasileiro, por permitirem ao sistema corrupto furtar o dinheiro público impiedosamente. A esses canalhas engravatados, pouco importa o sofrimento da populaçāo, desde que eles continuem a enriquecer e a manterem residências em Lisboa, Paris, Miami, etc. É triste ver o STF coonestando atos ilícitos. Como disse o deputado: bandidos, quadrilheiros, vagabundos!

  221. Sergio Moro é o meu herói. Conseguiu colocar de forma clara às virtudes da Lava Jato, que foram ao encontro dos vícios da nossa política, empresariado e justiça. Quando o STF decidiu pela liberação das mensagens criminosas para o criminoso Lula, externou para o Brasil, o Antro que é. Carmem Lúcia compactuar com essa vergonhosa decisão foi a maior decepção. É como se a Lava Jato tivesse levantado o sarrafo e saltado para cima da impunidade. O Bolsonaro, PGR, STF o Antro, advogados querem abaixar.

  222. Devemos muito a quem lutou por punir os corruptos e corruptores que destroem o Brasil. Temos que, pelo menos, mostar nossas caras. Vamos colar adesivos em nossos carros: "EU APOIO A LAVA JATO".

    1. Boa Maria, essa iniciativa pode ser tomada já, por todos nós. 99% dos assinantes dessa revista certamente apoiam a LavaJato.

  223. Depois de assistir ao espetáculo deprimente protagonizado pelos Ministros do STF inimigos declarados da Lava Jato muito antes de surgirem as conversas obtidas ilegalmente, entendi que o STF abriu um precedente que permite também tirarmos conclusões negativas - SEM PROVAS - de que Lula tenha sido o mandante do crime cometido pelos hackers, na medida em que, menos de 3 semanas antes, numa entrevista ao mesmo jornalista que divulgaria o material ilegal, ele sugeriu uma "delação premiada" contra LJ

  224. Se houve excessos, foi de esperança! Tem que se muito egoísta e/ou ignorante se posicionar ideológicamente contra o combate à corrupção. E o que vemos é isso, brasileiros idolatrando políticos, brasileiros presos à ideologias e caindo no jogo da polarização. Seja, de direita ou seja de esquerda o brasileiro deve entender que o maior problema é a corrupção. O governo que aí estar, com a interferência na PF, com suas indicações suspeitas, vai na direção oposta. Chega de Lula, chega de Bolsonaro

  225. Finalmente o Dr. Sérgio Moro está se manifestando de forma firme, forte e representativa do caráter sério, honesto e digno da maioria dos brasileiros. Em outras palavras, está se expondo para nos representar !!!. Dr. Moro, V. Excia é nossa última esperança contra os membros dessa quadrilha que infesta os três poderes no Brasil. Candidate-se em 2022, por favor! Tenho certeza de que milhões de brasileiros trabalhadores, sérios e dedicados pensam como eu e votarão em V. Excia! Moro 2022 !!!!!!

    1. Alberto, ele está se expondo inultimente, visto que a maioria do povo brasileiro é analfabeta ou analfabeta funcional não entende a gravidade do que se passa para o futuro do país ( e do povo ). Sua missão é inglória e inútil. Cuide de sua vida ( dele, Moro ) e seja feliz. Em 2076 quando um grande meteoro ( segundo a NASA ) se chocar com a Terra nossos problemas estarão resolvidos.👀

  226. Grande cidadão brasileiro, SÉRGIO MORO! Um dos maiores da nossa história, pelos relevantíssimos serviços prestados a esse País destroçado pelos criminosos de todas as matizes. Que VOSSA EXCELÊNCIA não desista jamais, pois as pessoas de bem dessa nação estão contigo!!!

  227. Dr. Sérgio Moro, os brasileiros de bem - e tenho esperança de que somos maioria - reconhecemos o valor histórico da Lava-Jato. Vocês lançaram uma onda de confiança entre nós de que podemos deixar um País mais decente para nossos filhos e netos. Os que tentam hoje destruir esse legado não sabem quão forte é esse sentimento coletivo. Ele se fará presente na reconstrução do nosso futuro.

  228. Caro Dr. Moro, Eu acompanho a opinião de muitos aqui no sentido de pedir ao Dr. Moro que se candidate à Presidência da Republica em 2022. Isto não vai alterar a intensidade dos ataques dos corruptos sobre sua alegada ambição por poder. Mas parece ser a única chance de reviver das cinzas a Lava Jato. Se isso ocorrer ela até poderia trocar de nome para Operação Fênix. Por favor, não abandone o Brasil e seus fiéis seguidores!

  229. Caro Sérgio Moro, hoje somos carente de um líder para levantar os brasileiros contra tantas iniqüidades cometidas pela classe política e alguns membros do judiciário, e esse líder pode ser o senhor, pois bastaria um pedido seu e milhares de brasileiros marcharam para Brasília para protestar contra esses criminosos.

  230. Exatamente isso, parabéns Moro. Siga firme. Agora só esta faltando o Bozo aderir ao discurso do Lula e tirarem uma foto juntos dizendo: "Moro em 2022 não, por por favor"

  231. Um cidadão exemplar! Se Deus quiser ele será o nosso próximo Presidente! Receber ataques de Gilmar Mendes e cia é elogio, sinal de que sempre fez a coisa certa!! 👏🏻👏🏻👏🏻

  232. Concordo em gênero, número e grau com o Juiz Sergio Moro. O descalabro da corrupção é tanto que uniu esquerda e direita, para criminalizar a única operação contra a corrupção, que obteve sucesso em nosso País.

  233. Obrigada, Dr Moro! Nós, brasileiros de bem, sabemos que tudo foi feito pelo bem do país, por um país mais decente. Eu gostaria muito de ter o senhor como candidato em 2022, o senhor tem meu voto. Porém, entenderei perfeitamente se não o fizer. O Brasil não merece o senhor. Obrigada pelo trabalho feito com honestidade e integridade!

  234. Parabéns pelo artigo Dr Sergio Moro. Parece que temos que falar do óbvio para que a mentira e o engano não se estabeleçam. Mas é necessário.

  235. BRILHANTE COMO SEMPRE O JUIZ (EX AGORA ) EXPÕE CLARAMENTE O QUE SIGNIFICOU A OPERAÇÃO LAVA JATO. ERA DE SE ESPERAR ESSA VINGANÇA MESQUINHA PRINCIPALMENTE DOS POLITICOS ETERNOS PREDADORES DOS COFRES PÚBLICOS, SOMADOS AOS INVEJOSOS E INCOMPETENTES DEFENSORES DE CRIMINOSOS. ISSO TAMBEM ACONTECEU NA ITÁLIA COM A OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS, MOSTRANDO A SIMILARIDADE DA BANDIDAGEM. O BRASIL MERECE MELHOR SORTE E ACIMA DE TUDO UMA AMPLA E PROGRESSIVA LIMPEZA POLITICA. CHEGAREMOS LÁ. O POVO GOSTOU DA RUA

  236. Força Moro. Vc é maior que estes ministros bolivarianos. Não gostaria de estar na sua pele tendo que enfrentar estes abutres de Brasília. Mas a única maneira de Vc mostrar a insignificância desta turma seria se candidatar contra este cartel de corruptos. Tenho certeza que temos mais brasileiros honestos com sede de mudanças que vão te apoiar.

  237. Dr. Sérgio Moro, prometi a mim mesmo não votar nunca mais em quem quer que seja porque o sistema está carcomido de alto a baixo. Entretanto, faria uma exceção ao Sr. porque, apesar das críticas, a sua atuação bem como de tantos outros Servidores públicos foi extremamente benéfica para o país. Apesar desse êxito, creio que o Sr. teria uma enorme dificuldade para lidar com esse congresso apodrecido, smj. Escrever um artigo é, relativamente, mais fácil do que governar um país cheio de corruptos.

  238. Nesse momento em que a Lava Jato novamente volta a ser atacada é importante ficar claro que a grande maioria da população têm orgulho da força tarefa que atuou nessa operação. Espero que o sr. Sérgio Moro pense seriamente em se candidatar a presidência no próximo ano uma vez que o Brasil precisa de um candidato competitivo de centro.

  239. Moro, vocês nos deram esperança. Muita! Mas Gilmar, Toffoli, Aras, Bolsonaro e Lula acabaram com a esperança, destruindo a Lava Jato, e desmoralizando o que ela construiu. Como pode Gilmar falar mais de 40 vezes com Aécio no WhatsApp e falar de suspeição? Como pode julgar Serra e falar de suspeição? Nunca tive desejo tão forte de ir morar fora do Brasil.

  240. Parabéns, como sempre! Seus artigos são perfeitos, lúcidos e serenos. Gosto da calmaria nestes dias turbulentos. Mas, na minha opinião, Gilmar Mendes tem que se considerar suspeito em julgar o senhor. Gilmar, em todas as entrevistas, destila ódio e inveja da sua pessoa. E sabemos que ele não respeita nossas Leis e nem a Constituição. Espero que apareça algo novo e tire todo esse poder e arrogância do nosso precário Judiciário de Brasilia. FORÇA E FÉ!

  241. A corrupção está entranhada no executivo, legislativo e judiciário (instâncias superiores). No estado brasileiro, a imensa maioria do staff é formada por corruptos. Contra esse pântano de lama, a pessoa íntegra de MORO nada pode fazer. Eu adoraria que ele fosse nosso presidente, mas não quero vê-lo deglutido pela legião de bandidos que se fecham em copas.

  242. Gratidão é o sentimento da população para todos que participaram da LAVA JATO, espero que o povo acorde e pare de votar em corruptos, em 2022 PRECISAMOS limpar o congresso, o senado e a presidência

  243. Seu artigo esta brilhante como sempre. Não sei qual vai ser a sua escolha para 2022, porém se for se candidatar à Presidencia estarei em campanha pelo Sr. desde o dia do anuncio. Abraço

  244. O problema foi a receita federal ter pisado nos calos do Jilmar Moendes, ali começaram os ataques de todos os lados e óbvio prenderem o cara dos ônibus no RJ. O STF é uma casa de comércio de inocências. Só não pode mexer nos calos deles.

  245. Análise lúcida e veraz. O problema está na persecução legal da classe política. Os políticos criminosos (corruptos compõem a maioria da classe, c certeza) não aceitam ser enquadrados. Daí a reação contrária ao combate sistemático da corrupção apoiada pela banda podre dos tribunais superiores (q participa da rapinagem) e, infelizmente, pela presidência da república (a família do titular foi pega c a mão na cumbuca o q desencadeou alinhamento com os q não aceitam responder pelos seus crimes)

  246. A Lava jato foi a grande esperança de um Brasil melhor. Não podemos perder esse movimento anti corrupção. Muito obrigada ministro, Dr Sérgio Moro por ter nos dado esse momento de justiça.

  247. Não sou gremista, mas parodio o hino do time: “até a pé nós iremos, para o q der e vier, pois o certo é q nós estaremos com o Moro onde o Moro estiver”.

  248. Força, Dr. Sérgio Moro. Eu acredito no Senhor e sempre peço ao meu bom Deus para lhe proteger de todas as tentações do mal.

  249. Plagiando Diogo Mainardi : “ O maior inimigo de Brasília é Sérgio Moro “. Concordo com os exageros da lava a jato : perdeu muitos bandidos poderosos ; recuperou muito dinheiro roubado da educação e da saúde dos brasileiros e por aí vai . Creio e lutarei junto com todos que têm o mesmo sonho : por um País sem corrupção e assim termos igualdade social entre nós . Perdemos algumas batalhas para os bandidos , mas vamos ganhar a guerra . A esperança não morreu : #Moro2022.

  250. O que parece ser complicado, é bem simples: Todos os políticos, advogados, juizes e etc...q são CONTRA a LJ, constituem a cirja q faz esse Brasil ser a pátria do coronelismo. E canalhas pobres, de alma de tudo, com a colaboração dos passapanistas, lambem as botas de seu políticos de estimação

  251. Acuados pela pandemia, presos em casa, sem podermos manifestar nosso profundo desagrado com a atual barbarie política, compomos o ambiente perfeito para que o monstro brasiliense, com seus asquerosos braços jurídicos, nos imponha a brutal violência representada pela destruição de nosso único recurso capaz de deter a secular corrupção brasileira: a Operação Lava-Jato. Os corruptos têm pavor de manifestante aglomerados reivindicando nas ruas. Precisamos reagir. Precisamos VER: Vacina E Rua!

  252. Ainda temos a memória e o voto. Não me importo em ser minoria. Nos últimos tempos, os votos solitários do Fachin, têm tido um efeito muito positivo em mim. Eles me lembram que não preciso estar com a maioria, só preciso fazer as melhores escolhas, em qualquer contexto. Minha faxina continua. Enquanto puder votar, é nessa direção que eu vou. As transformações acontecem por esforços individuais, também.

  253. Parabéns e obrigado a Sérgio Moro e a todos que contribuíram com a Força Tarefa ! Gilmar Mendes é o símbolo da luta pró-corrupção, pró-leniência, pró-impunidade e pró-impunibilidade que assistimos. Ele deve ter motivo$ muito forte$ para empreender esta batalha canalha. Talvez, percamos a batalha, mas Gilmar, Lula, Renan e tantos outros estão nus. Todos os conhecem e sabem quanto valem. Gilmar não será nem nota de rodapé na História.

    1. Texto irrepreensível retratando a nossa triste realidade.

  254. Parafraseando Brecht: "Há aqueles que lutam um dia , e por isso são muito bons. Há aqueles que lutam anos , e são melhores ainda Porém há aqueles que lutam toda a vida , esses são imprescindíveis ". Em uma sociedade estruturalmente danificada em sua qualidade política, Sérgio Moro representa o mais alto grau em valôres éticos e ideais democráticos. Gratidão eterna ao Sr !!!! Meu apoio segue inabalável, em qualquer decisão que o Sr. tomar!!! Força , paz e um forte abraço!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  255. Bravo juiz Sergio Moro! Terá para sempre a gratidão do povo brasileiro e página de honra na nossa História. Nos faz bem tê-lo próximo de nós aqui na Crusoé; nos traz oxigênio nestes tempos irrespiráveis.

  256. Eu me orgulho deste país quando o vejo como o palco da operação Lava Jato.Eu me envergonho deste país quando vejo os bandidos tentarem acabar com esta operação limpeza e voltarem a transformar a nação de novo em lodaçal.

  257. Parabéns à Lava jato, seus integrantes e a Sérgio MORO. São orgulho para este país !!!!!!! mil aplausos verdadeiros para essa luta contra a corrupção. Meu apoio e admiração!!!!!

  258. A biologia molecular já sabe, desde há muito, que todo microorganismo quando tem os seus objetivos obstaculizados busca novas variantes para continuar a viver, anulando os antídotos criados. Assim está sendo, e previsto foi, na Lava Jato, tal qual o foi a " Mani Pulite". Como dito por Moro há que se buscar a " vacina legal" através da reforma do sistema político. E isto somente pode ser feito com um povo culto e cidadão na sua maioria, marcos dos quais, infelizmente, o Brasil ainda está longe.

  259. Difícil imaginar algo melhor para o Brasil nas últimas décadas do que a operação Lava Jato. Foi como o fechamento do ciclo que levou à redemocratização, há mais de 30 anos, porque mostrou que seria possível um Brasil onde os poderosos pagam por seus crimes, como os outros. A reação do meio político foi bastante previsível, e somente através da política o legado da Lava Jato prosperará. Precisamos de melhores votos e de melhores candidatos. Parabéns pela coluna e obrigado por tudo

  260. Dr. Sérgio Moro, enquanto houver homens honrados e de coragem como o senhor, é possível ter esperança num país melhor. A sua altivez, equilíbrio e postura ética são um exemplo, e pena q alguns não compreendam isso, mas, em um Brasil de tanta proteção ao réu, de um sistema político corroído e onde a impunidade sempre foi regra, entende-se porque seu nome causa desconforto e mesmo temor entre os poderosos. Mas nunca tenha dúvidas: o seu trabalho sempre será reconhecido pelas pessoas de bem!

  261. Parabéns ao ex-juiz e a todos os integrantes da Lava-jato pelo combate à corrupção no Brasil. A luta é muito difícil mas todos que defendem a honestidade e transparência precisam ter resiliência aos reveses e seguir em frente nesta luta. Seguimos com todo o apoio a vocês.

  262. O tamanho da reação já demonstra o tamanho da importância da operação. Querem restaurar a qq custo um modelo q os proteja. Tanto Bolsonaro qto Lula são "confiáveis" p isso. Lula quer porque quer voltar, mostrando todo seu poder e influência, já q foi, em grande parte, o responsável em estabelecer os parâmetros do "capitalismo de quadrilha". Moro, tem nosso respeito, não se sacrifique mais, cuide da vida e de.sua família. Sucesso,.sempre.

  263. Da mesma forma que a lava jato foi uma operação inigualável, o esforço e conluio para destruí-la e evitar que seus componentes possam fazer outras operações iguais é tb inigualável. Penso que o processo legal no país foi feito de forma que sempre possa ser anulado por conveniências!!! Os agentes da lei devem pedir por favor e licença para acusar os corruptos. E os bilhões recuperados? Vamos ter que devolver???

  264. O sistema da corrupção no Brasil está tão arraigado que será muito difícil desmonta-lo, infelizmente! O trabalho da lava jato dá um alento por um país melhor, não podemos deixar que seja destruído.

  265. Que Deus o proteja Moro...ninguém abalará a confiança que tenho em você...em Deltan...a Lava Jato nos orgulhou...obrigada por tudo. Se tiver oportunidade vá embora do Brasil com sua família...vocês merecem coisa melhor...sejam felizes. Os brasileiros demonstraram que não merecem o sacrifício que vocês fizeram. Obrigada por tudo.

  266. Eles venceram e o sinal está fechado pra nós, que somos jovens, dizia a canção. Está fechado pra nós, que somos honestos, pra quem é justo. O Brasil está fechado pra honestidade. Veja como os corruptos se rearticularam pra estancar a sangria. Ficaram mais fortes, violentos e dominantes. Nada os intimidará, são maioria, fazem as leis e julgam. Calam os contrários e impedirão qualquer um que queira se interpor em seus caminhos. Fuja enquanto há tempo. JB o armadilhalou. Valeu a tentativa.

  267. Sr. Sérgio Moro , nós encontramos em 2022 Apenas se candidate, o resto deixe com a legião de brasileiros, que acreditam que o caminho inicial para prosperidade é o fim dos bandidos de colarinho branco, vai ser uma avalanche de tantos votos

  268. Moro, eu e minha família apoiamos você e a Lava Jato. Nosso voto é seu e de mais ninguém. Imaginamos o quanto deve estar sendo difícil para você e sua família todos esses ataques, não só vocês mas todas as pessoas de bem que trabalharam e trabalham na Lava Jato. Além do nosso apoio e do nossos votos, vocês também estão em nossas orações. Deus vai honra-los com a vitória sobre os corruptos e criminosos.

  269. Prezado Sérgio Moro, não há outra saída que não seja sua candidatura à presidência da república. Pensa num partido que possa dar essa sustentação e vamos pro jogo. Foca a campanha na luta contra a corrupção e, fundamentalmente, no alerta para o eleitor votar em representantes no congresso nacional comprometidos com essa causa. Fazer campanha ostensiva nesse sentido, caso contrário, novamente a escória vai atrapalhar as mudanças. Vamos em frente, as pessoas de bem estão ao teu lado.

  270. Parabéns pela sua atuação e conta com um amigo e um defensor de seu trabalho. Se candidatar a presidente conta com a minha lealdade e trabalho.

  271. Parafraseando Fernando Sabino (suponho não haver parentesco direto com o editor da Crusoé), o Brasil tem um encontro marcado com o seu destino, em outubro de 2022. Depois de Banestado, Mensalão, Petrolão, Covidão etc, teremos talvez a última oportunidade de optarmos entre a dignidade e a ignomínia. Vossa Excelência já demonstrou seus numerosos méritos e seu desprendimento pessoal em prol da sociedade. Sonho em ver a faixa presidencial em seu busto e fico a imaginar a qualidade de seus ministros

    1. Que comentário, caro Rubem. Não tenho nada a comentar além de concordar plenamente e me associar à essa esperança. Abraço

  272. Com tantos inimigos por aí, se eu você você e os delegados da Lava Jato, pediria asilo político na Suíça em massa, para o país passar vergonha mundial. Sou pessimista, o Brasil não tem futuro honrado. Tem quadrilhão até no STF. Boa sorte.

  273. Ótimo texto. Concordo plenamente. A Operação Lavajato é um marco na história do Brasil. O senhor é um orgulho para os brasileiros. Deus te abençoe. BOLSONARO É UM TRAIDOR DE SEUS ELEITORES. BOLSONARO TRAIU SÉRGIO MORO.

  274. Obrigado Dr. Sérgio Moro por acender uma luz de esperança para as pessoas de bem! Que o bolsopetismo junto com o Centrão tenham o futuro que merecem. Lugar de bandido é na cadeia!

  275. ... Esperando o sr., Dr. Sergio Moro. ... Eu sou um - entre milhões de brasileiros - que não têm medo de sua presença, e que precisamos do seu protagonismo. ... Fizeram a maior farra com a Lava Jato. ... Agora, com raríssimas exceções, está tudo aparelhado. ... Tomaram conta de tudo. ... Ação e reação !!! .. Precisamos nutrir esperança. ... E o senhor - para mim - é o único que brilha como a luz no fim do túnel.

    1. O Brasil nunca pagará seu esforço e a equipe da lava jato . Nosso muito obrigado sempre. Este palhacinho do presidente que se elegeu por sua causa , merece no mínimo a interdição por ignorância , genocidio, desgoverno , bravatas. Não disse a que veio . Que vergonha que temos no momento , de ser brasileiro .

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO