DiogoMainardina ilha do desespero

Voto no lockdown

30.10.20

Apresento-lhe minha janela:

Ela tem seiscentos anos. Assistiu às epidemias de peste e de cólera. Agora está assistindo à epidemia de Covid-19. Aquele pontinho preto, no telhado do vizinho, é Tom Cruise. Ele está em Veneza para tentar concluir a filmagem do sétimo episódio da série Missão Impossível, que foi interrompida oito meses atrás, durante o lockdown. Nesta segunda tentativa, doze membros de sua equipe já foram infectados e isolados, paralisando o trabalho mais uma vez. E um novo lockdown pode ser decretado nos próximos dias.

Por enquanto, a Itália adotou apenas um lockdown parcial, com bares e restaurantes fechados às 6 da tarde, ensino secundário com 75% de aulas online, e bloqueio de cinemas, teatros e academias de ginástica. Na quarta-feira, Nelson Piquet enviou-me por WhatsApp imagens de um protesto em Nápoles contra as medidas restritivas impostas pelo governo. Respondi-lhe que aquelas imagens mentem. A maioria dos italianos apoia medidas ainda mais restritivas – e não menos. É o que mostram todas as pesquisas sobre o assunto. Foi assim na primeira onda da Covid-19, está sendo novamente assim, na segunda onda.

Eu sou da turma do lockdown. Se me consultassem, eu recomendaria um lockdown rigoroso por quatro semanas, em vez de uma quarentena picotada por meses e meses. Os italianos concordam comigo. Quando Nelson Piquet vier a Veneza, vou levá-lo de lancha ao Lazaretto Vecchio, que tem exatamente a mesma idade da minha janela. O Lazaretto Vecchio é a ilha em que os marujos pestilentos, que voltavam do Oriente, permaneciam confinados, em quarentena. O lockdown funciona, e as pessoas sabem disso instintivamente – é uma defesa atávica da humanidade, inoculada há seiscentos anos.

A popularidade do lockdown, apesar dos incalculáveis prejuízos que ele traz, vem sendo testada desde fevereiro – e ele sempre ganha. Daqui a alguns dias, teremos o teste final: o lockdown deve chutar Donald Trump da Casa Branca. Pegue o Wisconsin, por exemplo. Em 2016, Donald Trump venceu por um punhado de votos, ridicularizando as pesquisas, que davam o resultado oposto. Agora, o Wisconsin está tomado pelo vírus. Na última semana, houve um recorde no número de casos e de mortes no estado. Aposto que o desejo de se defender do vírus e de seu principal cúmplice, por meio de um lockdown, vai virar o eleitorado. Sim, sempre erro minhas apostas eleitorais. Desta vez, porém, a chance de errar é nula: o lockdown é imbatível. Só o caráter irremediavelmente pervertido de um povo pode derrotá-lo, e duvido que seja o caso dos moradores de Wisconsin.

Eu voto no lockdown. Ele é duro, mas sempre cumpre as promessas de campanha.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ah, as imagens mentem porque aqueles q estão na rua não representam o total da população?!?! Ah, então ISTO DEVE SER VÁLIDO PARA TODOS OS MOVIMENTOS Q VC APOIOU!!! E lockdown absoluto é idiotice! Para!

    1. Se ganhasse não seria democrático?!! Esquerdista não pensa.. para não dizer q é desonesto..

  2. eu votaria no Kanny Westy; ele tem uma ótima música que tem o lockdown no título...se tivessem levado o Hap americano a sério os norte americanos poderiam ter se livrado de muitas pragas; mas agora é tarde demais...tarde demais para todas as nações...não há como se proteger do que está por vir; quem guardou a própria terá alguma coisa; quem não guardou perderá até aquilo que nunca teve e a liberdade se ser é uma destas perdas inevitáveis para muitos porque missão impossível mesmo é Ser.

  3. Vc deveria escrever um pouco sobre sua postura no início da pandemia, pq é importante mostrar que todos somos capazes de acordar...

  4. Esse Diogo só escreve M. Em que mundo ele vive, ao afirmar que todos são a favor do lockdown? Sem falar que é escancarada sua posição política irracional, sem pesos e contrapesos.. . Lamentável!

  5. Lockdown quebra a economia. Traz consigo fome e caos. É o principal alimento do establishment, nesse momento. Lamentável que pense assim.

  6. Minha assinatira tb está terminando e o cartão já foi trocado o número. Vão cobrar do Abreu. Mas enquanto está válida vou usar o meu direito de contestar as merdas que o Diogo (o fugido e jurado de morte pelo Carniça), escreve. O esgôto veneziano afetou os seus neurônios. De tanto coçar o saco de segunda a quinta desenvolveu um quadro de orquite aguda. Nem Hipoglós tá adiantando.

  7. Argentina com fechamento total lidera número de mortes por milhão de habitantes . É o pior do mundo . E manardi tá com pane no cérebro .

  8. Viver para que ? Viver em que mundo ? Com o lockdown destruiremos o mundo e manteremos a vida . Mas que viva sobrará para nós ? Com a miséria brigaremos por pão e água , e quem sabe até mataremos !!

  9. Parabéns, os cidadãos bem informados concordam com vc. Pena que por aqui, muitos acreditam num presidente destemperado que usa a ignorância e a corrupção como norte.

    1. Se acha q todo mundo q não acredita no lockdown é porque “ouviu” o presidente, desculpe dizer, mas vc passou por lavagem cerebral e está sendo manipulada pela mídia.

    2. Eu também penso assim Diogo a economia se reativar , as vidas não Lena

  10. Porque não houve matérias e jornalistas falando sobre se o sistema de saúde em países como França e Itália melhorou? Se o governo investiu, governos esses que posam de primeiro mundo, que querem mais gastos públicos mesmo tendo um grande gasto já e não tinham nem luvas. Pq isso não foi mostrado? Foi melhor nesses últimos meses passar a mão na cabeça dos governos europeus. Me convenço que assim como Bolsonaro e Lula, a imprensa usa essa doença grave de foram política.

  11. Se na Itália o lockdown é a única maneira de não sobrecarregar hospitais ok. Mas no primeiro, todos sabiam da próxima onda? Inclusive vc? Quero acreditar que não. Pq essa informação foi tão pouco difundida? E a conversa de deixar o vírus fraco e parar de circular. Veja então voltou!! É assim com um vírus desse tipo. Agora não se trata de negacionismo, se trata de cada país ou região analisar o que é melhor. Seu texto segue um tom autoritarista, que não que o debate.

  12. Falasse muito em defesa da liberdades individuais e q ditaduras impõem lockdowns, não democracias. Eu particularmente tenho uma teoria: quem muito brada contra o lockdown está perdendo $. Pra essas pessoas a dor no bolso é pior q pode existir.

  13. Troquei de cartão e essa é uma das últimas revistas, que vou ler. Muito decepcionada com o Diogo Mainardi - globalista, a favor de ditadores homicidas. Cuidado , que a Itália, pode ficar pobre

  14. Viva a democracia ! Mas é duro ver e principalmente ouvir aquela turma de negacionistas, antiglobalistas reacionários vociferantes que trocaram o cérebro pelo fígado . Turba de manobra ! Mas enquanto houver cavalo São Jorge nao andara a pé !! Lockdown é simples e ajuda a curar ! É duro mas infalível , momentaneamente podemos estar presos numa casca de noz , mas estamos vivos e com mente aberta ?!

  15. Grande Diogo, sou seu fã desde Veja, ou seja, há muito tempo. Olhando em perspectiva seus textos desde então noto que você continua ácido, revoltado, inconsolável, porém vem desanimando, no sentido de não enxergar nenhuma luz no final do turno. Neste ponto estamos iguais. Os anos trazem sabedoria e tolerância, apesar das rugas e cabelos brancos. Mas não há sabedoria e tolerância que aguente tanta hipocrisia né não? E que povo ruim o nosso que só produz líderes horríveis. Forte abraço

  16. Em 2015-6 deixei de seguir O Antagonista por causa desse Anti-Trumpismo do Diogo. Voltei e agora assino a Crusoé. Não vou deixar de lê-lo dessa vez, por ser esse o único ponto em que discordamos. Moro nos E.U. e sei o que está em jogo nessa eleição; não é Trump x Biden. É Democracia X Socialismo.

    1. democracia, trump? socialismo, Biden? voce nao distingue uma coisa da outra....

  17. Pelo menos seus textos, Mainardi, estão mais curtos. Pela falta de conteúdo o único atrativo é a imagens de famosos. ps. Diogo você precisa melhorar suas fotos.

    1. os negacionistas podem comentar no Lazaretto...

    2. Cancelamos sim a assinatura, mas só é possível a partir do final do período. Eu, por exemplo, já cancelei a renovação há mais de seis meses. Armadilhas do contrato. Por isso continuamos por aqui nos indignando!!

  18. Acho que você Diogo, está com esse vírus chinês no cérebro. Vai fazer outra coisa NÃO escreva mais nada, pelo amor de DEUS...!!!

  19. Lockdown levará inexoravelmente ao knock down da economia. Vamos ver que as consequências negativas serão muito superiores às da pandemia.

  20. Será que o sangue de 10.000 bebês assassinados todo fim de semana nas clínicas de aborto não pesam na consciência dos americanos? Os Democratas têm proposto e aprovado várias leis de legalização do aborto até o último dia de gravidez, quem não sabe disso corre o risco de se perder ao escolher.

  21. A virtude do Diogo Mainardi é, com suas crônicas duras da realidade cotidiana, "escancarar" o que há de pior nas pessoas e nos fatos; inclusive o uso que muitos de seus críticos, por falta de argumentos e inteligência, fazem da ofensa pessoal no lugar da discordância civilizada.

    1. ô Jorge, isso é que é uma "discordância o civilizada", parafraseando o comentarista Nelson.

  22. Ciência não é sinônimo de verdade. Profissionais da saúde, não tendo o dom da cura, pararam de prescrever a vida dos outros. Cuidam e orientam as pessoas, na medida das suas necessidades. A ciência autoritária e controladora, dos séculos XVII, XVIII e XIX, não está funcionando também no COVID 19. Autocuidado e autonomia. Pessoas bem cuidadas diariamente, vivem mais e melhor: pessoas que conhecem a melhor hora para ir trabalhar, seja para não morrer de infarto no trânsito ou de Covid 19.

  23. Diogo , tenho que discordar de você desta vez . Moro na Itália também e há uma divisão grande em torno do lockdown. Se no Brasil ser a favor ou contra é uma questão de ser de direita ou de esquerda , aqui é uma questão de renda . Quem não tem a renda afetada pelo lockdown tende a ser a favor , quem perde dinheiro tende a ser contra . O desatre econômico deste lockdown vai deixar sequelas perenes em muitas famílias italianas

  24. Jair Messias Bolsonaro, genocida brasileiro que, utilizando-se do coronavirus já matou quase duas centenas de milhar de brasileiros, precisa sair do poder. Pela negação da Covid19 que vinha matando de forma assustadora, pela oposição ao métodos de prevenção do virus e pelo pouco caso com que tratou os brasileiros mortos. Ah, e por receitar a cloroquina, que traz de concreto só efeitos colaterais, e por ser contra uma vacina mesmo que seja eficaz, com base no seu preconceito contra o país origem

    1. Acho que vc tem razão, mas o Diogo escreveu que as "imagens mentem" ou seja, ele já não acredita no que vê e nem no que lê. Deve estar no seu universo interno.

  25. Diogo, a besta quadrada do ano. É por isso que entre o Augusto Nunes e você há uma diferença abissal. Leia o texto dele na Oeste desta sexta-feira e aprenda alguma coisa. Quanto aos E.U.A, sómente quem tem titica na cabeça como você é que pode desejar que um velho caquético que não diz coisa com coisa seja presidente do país mais poderoso do mundo. Diogo, aumente as aplicações de Hipoglós. E PARE DE COÇAR O SACO. Senão, nem Hipoglós resolve.

    1. Estou desde o começo de março em casa nessa punhetação de quarentena brasileira, se trancassem os cabeçudos/chifrudos em casa, essa pandemia já tinha passado

  26. Mainardi vc é a favor do lockdown porque vive com dinheiro q trouxe, como eu, assinaram a sua revista . Mas não se engane pois quando vencer a assinatura vc não terá mais meu $$. Vagabundo mentiroso. A Itália e a Europa não irao cair nesse engodo novamente.

    1. Minha assinatira tb está terminando e o cartão já foi trocado o número. Vão cobrar do Abreu. Mas enquanto está válida vou usar o meu direito de contestar as merdas que o Diogo (o fugido e jurado de morte pelo Carniça), escreve. O esgôto veneziano afetou os seus neurônios. De tanto coçar o saco de segunda a quinta desenvolveu um quadro de orquite aguda. Nem Hipoglós tá adiantando.

    2. Minha assinatura acaba esse mês graças a Deus! Assinei brasil paralelo e vou assinar jornal da cidade online. Chega de mentiras!

    3. desculpe , o corretor escreveu errado. disse o dinheiro q trouxas, como eu, ...

  27. Concordo inteiramente com sua proposta, Mainardi. Mas fico imaginando que você também deve querer o lockdown para não ter de circular por essa cidade tão velha, úmida, com prédios feios e um pessoal barulhento que se comunica em um dialeto incompreensível. Como deve ser duro viver em Veneza, não sei como você aguenta!

    1. Ahhh, ele aguenta sim. Lá , por alguma razão, os capangas daqueke que o jurou de morte não podem entrar. Por isso ele não volta. E também porque não consegue sequer sentar. De tanto coçar o saco de segunda a quinta acabou pegando uma orquite.

  28. Jornalista, escritor, cientista, sociólogo e experiência secular em epidemias. Sabe opinar sobre qual vacina escolher e quando comprar. Quem fez a pesquisa?? Data folha?? Expert por favor me explique a diferença de morrer de covid e morrer com covid????? Quantos empregos o senhor gera na Itália???

  29. Diogo, parcialmente e momentaneamente pode funcionar. Mas nao e a solução mais coerente e abrangente. E necessario considerar por localidade. Nao faz sentido um local que esta sob controle, fechar tudo.

  30. LD da insensatez, bom pra quem pede refeição em casa e assiste Netflix o filha da puta do lixeiro continua trabalhando e o enfermeiro e o médico estão a sua disposição no hospital, hipocrisia financiada pela Globolixo. O resto que apodreça... Lamentável....

  31. Espero que dessa vez você acerte na previsão eleitoral. Antes eu ouvia os números de mortos e infectados da Covid na televisão. Agora são familiares próximos e amigos sendo vitmados. E isso coincide com a abertura dos estabelecimentos coletivos. Até os condomínios já reabriram as áreas comuns. As pessoas não aguentam mais o isolamento. Essa combinação tende a ser fatal.

  32. Se o lockdown for no palazzo venezianoonde posso ver a vida passar através de janela centenária, estou dentro. Mas infelizmente moro no Brasil empilhada em um condomínio vertical. Além disto só consigo pagar as contas trabalhando. Ciência, ciência, ciência é para ricos, aposentados e corruptos. Os pobres mortais tem que trabalhar para pagar impostos e o sustento.

    1. Vc esqueceu dos jornalistas safados q enganam o povo com assinaturas de revistas e vão morar em Veneza com o nosso $$.

  33. Lockdown na Europa certamente é diferente de LD no Brasil. Aqui as pessoas podem morrer se ficarem trancafiadas em casa. Aliás, já ficamos por 6-8 meses nesse chove não molha e continuamos fugindo desse inimigo invisível, enquanto inimigos mais graúdos e reais se divertem com a perpetuação da injustiça e desigualdade. Já estamos até classificando máscaras entre bonitas e feias. Certamente algum poder oculto queria exatamente isso... nos enlouquecer para continuar a exploração ad eternum.

  34. Diogo, você deve ser um "desocupado" e ,sem noção, milhões de pessoas precisam se deslocar de suas casas para chegar ao trabalho não é um boa vida como você que vê o mundo pela janela ocupando o tempo escrevendo bobagens. Quando faltar o que comer e beber porque o supermercado está fechado, quando faltar enérgica eletrica e gás porque os trabalhadores foram demitidos, quando você necessitar de um medicamento e a farmácia estiver fechada, você vai amar o lockdown espiando pela janela, inútil!

    1. Logo se vê que você é outra besta quadrada do mesmo quilate do Diogo.

  35. Quando não se sabe o que fazer, qualquer bobagem precedida pela palavra ciência pega.Quarentena sempre foi para isolar os doentes. Lamento a dor sentida por todos os que perderam entes querido.A morte é inevitável para todos.Os cuidados para com os idosos e doentes crônicos inclui ar puro, sol, a medicação de uso contínuo e assistência médica.Não é para esperar piorar nem deixar enclausurado em casa esperando a morte chegar.O que mata é a briga política, travada por idiotas de todos os lados

  36. Sou totalmente solidária ao Diogo por afinidade. Também sou odiada e perseguida por bolsonaristas e petistas (psolistas etc.). A polarização fascista de ambos impede qualquer tipo de raciocínio coerente e lógico. Para os fanáticos pelas próprias ideias, aquele que pensa diferente deve ser aniquilado. Aliás, é inadmissível que alguém, independente, ouse fugir ao dualismo totalitarista esquerda e direita. Prefiro ser essa metamorfose ambulante...por isso assinei a Crusoé. Estou nessa robinsonada.

  37. O lock down deve tirar Trump da Casa Branca, afinal o Covid mostrou que muro no Mexico nao deveria ser prioridade para os americanos em comparacao com o sistema de saude do pais. Mas espero que o lock down nao eleja o proximo presidente.

  38. Grande Diogo desta vez endoidou de vez. Lockdown no Brasil....nem pensar, o País não tem capacidade de se manter totalmente isolado em lockdown.

  39. Isso aqui tá uma ZORRA. O áudio diz que rdte comentário do Diogo é do Mário Sabino. Meu nome não aparece. Quando clico em comentar, SOME TUDO QUE ESCREVI.

  40. Imaginem , por impossível que seja de acontecer , que toda a população mundial permanecesse imóvel por 14 dias ! Estaríamos livre deste vírus para sempre !! Sem necessidade de vacina ! Lockdown funciona !

    1. Desconfio que você deve ser o Carluxo disfarçado. Será???

    2. Porque o David te incomoda tanto. Pare com a assinatura . Cai fora....

    3. Essa izeliana com esse nome desinventado.. (sim, pq pra invenção isso não serve) tá em todos os textos.. Lê e comenta mais q todos.. é a fã núm 1 de crusoé.. hihihi.. esses 🤡 marketeiros são mal dirigidos ou são burros mesmo???

    4. Essa horda de idiotas bolsocerebros vivem disso. Pagos pra encher o saco do cidadão

    5. Por que então você o lê? Não entendo você!!! Abraços!!!

  41. Eu não sou da área da saude, sou muito contra o processo de contrainformação que nosso PR dissipa. Acho q o ideal seria isolar o grupo de risco. Porem como fazer isso aqui no Brasil, se mais de 95% da população não tem condições e nosso sistema de saude é precário ?

  42. Estamos falando de uma doença que não causará mal algum em 80% da população! A vacina não será garantia de imunidade pois o vírus é mutante. Viveremos em lockdow o resto de nossas vidas?

    1. Só até termos a vacina. Enquanto isso, você quer arriscar 20% dos seus entes queridos? Estamos vendo Darwin em ação... no final, teremos menos idiotas no mundo.

    2. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/edicoes/131/voto-no-lockdown/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

    3. Reza para que a ciência, aquela que é combatida e destruída pelos bozistas, consiga vencer a pandemia mais uma vez. Até lá...

  43. É mais complicado do que isso. Veja o exemplo da Suécia, parecia estar totalmente errada e agora é a que está em melhor condições.

    1. Cheque seus números. Suécia tem umas maiores taxas de mortalidade por habitante.

    2. Não parece que vc tenha razão amigo. Suécia tem uma sociedade avançada e um sistema de saúde de excelência. Nas estatísticas ela vem sendo medida em comparação aos seus vizinhos nórdicos onde as condições são parecidas:/ parâmetro = mortes por milhão: Suécia: 587; Noruega: 51; Finlândia: 64; Dinamarca:122 ; Estônia 55; Latvia: 32 ; Lituânia: 50 (dados OMS de 25 de Outubro)

  44. Desculpe Diogo e apoiadores mas, O ARGUMENTO está em conflito COM O EXEMPLO DADO! "O Lazaretto Vecchio é a ilha em que os marujos pestilentos, que voltavam do Oriente, permaneciam confinados, em quarentena." Isso significa que isolavam os doentes E NÃO OS SADIOS. Logo, entendo, o exemplo atávico da humanidade seria: confinar os doentes para tratamento (não?!). Acrescentaria 600 anos depois: pedir aos mais susceptíveis a complicações ficarem em casa. O restante, TESTAGEM e vida que seque.

  45. Exatamente Diogo, como eu disse desde o início da pandemia: - Segue o vírus sem partido!!! E aos imbecis que o politisaram, meus pêsames, é a vida... Ou melhor, foi a morte...

  46. Ser a favor do lockdown é atributo que a inteligência impõe . E nos faz sentir otários pois praticado por poucos , nada resolve . Pior que isto só os adeptos da imunidade de rebanho ! Não fosse vacinas contra sarampo, rubéola , coqueluche, paralisia infantil , tuberculose , varíola , etc..a contaminação de rebanho teria dizimado populações inteiras . Lockdown levado à sério e vacinação em massa são os únicos caminhos sérios à salvação .. Parabéns Mainardi !!

  47. Também prefiro o lockdown, porém é impraticável no Brasil pelas dimensões e diversidade sócio-econômica. Em março, quando iniciou a pandemia e as pesdoas aderiram mais fortemente ao isolamento, era triste ver o desespero de pessoas vagando na rua em busca de comida. é outra realidade aqui.

  48. Eu voto na vacina. Ou iremos fazer um lock down planetário de 11 meses todos os próximos 20 anos, sem esquecer de 1 mês de férias na Espanha.

  49. Sempre tive a sua percepção, Diogo, mas com a pobreza existente no Brasil, o lockdown seria impraticável. A quarentena já foi difícil. Creio que, se as pessoas seguissem as medidas de higiene recomendadas cientificamente, resolveria, mesmo que parcialmente, mas, no Brasil, o primeiro a descumpri-las é o presidente. Hoje mesmo, com chuva, o pessoal está enchendo as praias. Como a maioria do tempo será dentro de casa por causa da chuva, fechada, a pandemia pode vir com mais força por aqui.

  50. Sem conhecimento de causa, fala o que quer, Sr. Diogo da sua janela europeia carcomida pela história, não foi dito que o islã toma conta da cultura, da liberdade de expressão tão bem falada na Europa ditando modus vivend das pessoas, engraçado é que nas entrelinhas do texto faz referência a outros países, cujo s governos são de direita, o Sr esqueceu que o vírus é chinês destruiu a economia mundial. A China vendeu máscaras e respiradores para o mundo, o estoque cheio, agora a vacina, é mentira

    1. Diogo, como é possível que haja tantas pessoas pensando e postando tanta aberração? Chega a doer a certeza da continuação de um futuro cinza/negro pro Brasil!!

    1. À Revista Crusoé/Antagonista, palmas pelas publicações corajosas, sérias, rápidas, inteligentes, cuidadosas, que ajudam a pensar, a reflectir, a entender, a persistir... Raridades nos dias de hoje!

  51. Será este o voto dos brasileiros em 2022! Um dos candidatos aqui já em campanha, dentro de sua autoridade soberana, já medicou o povo sem ser médico, já desafiou governos de estados que trabalham obedecendo as regras cientificas e amavelmente já disse. Já disse que “todos vamos morrer”, que “não era coveiro” e Porra! Tudo isso não vai ser sanado com o Auxílio Pandemia votado pelo Congresso Nacional e indispensável num pais que entre desempregados e trabalhadores informais somam 40 mil pessoas.

  52. Você é apenas mais um falastrão, hipócrita e idiota vivendo nesse momento de neurose coletiva. Se contradiz no próprio artigo já que a quarentena sempre foi aplicada em pessoas doentes e não nas saudáveis como é esse modelo de lockdown importado da ditadura chinesa. Comece a usar máscara na sua pluma também para ver se para de disseminar a irracionalidade e o ódio.

  53. Sou a favor de medidas racionais. Vamos ter que conviver com esse vírus o resto da vida, assim como H1N1. Os remédios já estão reduzindo as mortes, se tomados logo no início. Deixem os jovens livres e que se recolham os idosos e pessoas com comorbidades. A economia não pode parar por mais tempo sob pena de matar mais que o COVID-19. Vejo aqui no Rio muitas empresas tradicionais fechadas definitivamente. Muito triste.

  54. Só gente burra, vaidosa ou ignorante é contra o lockdown. Quem escolheria uma coisa tão chata, deprimente e empobrecente se não fosse realmente efetiva?

  55. Ou eu estou imaginando coisas, num ataque perverso de ausência mental, ou estou ficando maluco lendo um leitor vociferar aí embaixo sobre a revista estar "empastelando" os impropérios dele em forma de comentário? Eita que mundo louco é esse meu? Kkk apscosta/df

  56. Diogo, um ótimo fim de semana. logo vem a vacina. logo o Trump perde. logo o Moro vence. enquanto isso, degusta a maravilha que é viver. e você tem a graça de morar na Itália. E continue nos presenteando sempre com belos textos, enredos e inteligência.

  57. Em 2022 SÉRGIO MORO será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Triunfaremos!

    1. À espera de um Presidente Messias? Cada brasileiro teria que assumir suas responsabilidades. Presidente algum resolverá tudo e menos ainda limpar praias, apagar fogo na floresta, etc, sem governadores, prefeitos e todos os cidadãos.

  58. Tomara que o trump perca, tomara que o bolsonaro estelionatário/2018 seja impichado, tomara que luladrão volte prá cadeia, não suporto mais essa raça asquerosa de sociopatas políticos predadores do Brasil.

    1. TOTALMENTE DE ACORDO! O BRASIL VIROU UM CIRCO DE PAJASOS, OU PUTEIRO! PRECISAMOS VOLTAR À SERIEDADE E À MORALIDADE!

  59. O governo brasileiro atual copia e cumpre, religiosamente, todas as instruções e procedimentos erráticos do Sr. Trump. Por isso, apesar do número de óbitos estarem em queda, o número de novos infectados só aumenta como nos USA.

    1. O Doria não copia Trump. Aqui em SP, Bolso quase não manda.

  60. Por que não te calas, Nyco? Tudo que o Diogo disse resulta de séculos de conhecimento científico, que pessoas como você têem total incapacidade intelectual de perceber. Portanto, cala-te!

  61. Acredito que o lockdown deva ser feito como forma de gerar tempo para o sistema de saude se organizar. Mas o lockdown nao vai acabar com a doenca, so a vacina e a imunidade de rebanho... que é a única explicacao, que eu consigo oensar, para a queda do numero de casos e de morte no Brasil. (Nao que nossos governantes tenham pensado nisso! Mas a incompetencia deles pode ter causa isso... mas infelizmente a um custo caro de vidas)

  62. Oi Diogo, penso então que vc é amigo do Piquet. Sempre fui fã dele como piloto e pessoa, e também sempre tive curiosidade sobre um posicionamento político dele. Talvez como empresário que é não queira se expor, mas ele seria um ótimo colunista eventual para CRUSOÉ.

    1. AURÉLIO COMO EMPRESÁRIO O PIQUET SERÁ CONTRA PORQUE VAI PERDER GRANA DURANTE O LOCK DOWN .

  63. Pois é...eu também...voto tanto no lockdown que nem irei votar...ter votado em Bolsonaro me deixou traumatizada...de repente minha liberdade está correndo risco

  64. PC. Também voto no confinamento, no uso de máscaras, na Ciência e contra os ignóbeis, apesar de viver em um país irremediavelmente pervertido.

    1. Essa revista Crusoé , merece o título. “O QUE O BRASIL TEM DE VERDADE”? Avante Crusoé e Antagnista.

  65. Mais uma vez a ironia imbatível do Diogo, merece aplausos por mais um brilhante texto e que ele continue nesta jornada para nos ajudar a combater e nos livrar de todos os vírus e pragas que destroem o Brasil.

  66. Bozistas, vocês já tomaram Jesus hoje? Se não, é bom comprar um estoque. Dizem que, entre outras coisas, o refringente tem o sagrado poder de curar ressaca pós-eleição, depressão e até mesmo imbecilidade.

  67. Pois eu, modéstia parte, dificilmente erro o resultado de uma eleição. Quando Trump era tido como derrotado debati com conhecidos demonstrando que infelizmente ele ganharia. A mesma coisa com Bolsonaro. Minhas "previsões" de mãe Dináh resignada se concretizaram. E agora, concordo com Diogo vai ser parada dura, mas as chances de Biden superar Trump são palpáveis. E os motivos não cabem neste quadro de comentários. Assim seja! Vamos aguardar.

  68. Lembro de acompanhar a apuração da eleição do Trump no Manhattan Connetion , a incredibilidade dos seus companheiros e vc ironizando à todos que nem pensaram na hipótese de vitória dele, vamos aguardar o resultado desta próxima!

  69. Dioguito vai chorar lágrimas de sangue na terça-feira, junto com todos os seus coleguinhas chiques de Manhattan Connection que contraíram Trump Derangement Syndrome de tanto assistir CNN e ler o NYT. Trágico que pessoas inteligentes, que sabem que a imprensa brasileira é um antro de esquerdistas, achem que não copiamos o modelo da quinta-coluna do Partido Democrata.

    1. Lamento informar, mas esse seu discurso vai morrer com a pandemia, vai ser vítima da COVID-19. Um simples vírus pode fazer tudo ruir, ou, no mínimo, causar um belo estrago. Mesmo que o Trump vença, o que não acredito dada a sua estupidez, ele não conseguirá reverter essa trajetória. A humanidade terá que achar outro caminho, que não os que temos hoje.

  70. Quando assinei a Crusoe no seu lançamento eu já tinha ideia de o que encontraria na revista, o ponto de vista do Diogo e do Mario sobre os mais diversos assuntos e como sempre gostei deles achei que valia a pena e não me decepcionei. Não entendo alguém assinar a revista para xingar quem aqui escreve, é simples e econômico não assinar. Para mim é muito bom que vocês existam, sempre espero a sexta-feira ansiosa.

    1. Eu só vejo uma explicação pra maioria desses bolsominions continuarem pululando por aqui: são pagos pra espionar os conteúdos e tentar dissuadir as pessoas de continuarem a apoiar o Antagonista... Se o dinheiro da mensalidade saísse do bolso deles, duvido que continuassem por aqui...

    2. Completamente de acordo A coluna do Mainardi e do Sabino sozinhas já valem a assinatura

  71. Por aqui o "caráter"de alguns é o que tem sido minha preocupação. Desde os que "nos representam"através de nosso voto até os que por varias vias insistem em não admitir erros de seus ídolos. Nao importa qual a ideologia, erros são erros e crimes são crimes.

  72. Concordo com você Diogo. A precaução é a melhor saída. Os não cautelosos só disparam veneno e pior, infestam hospitais.

  73. Bozomerdas odeiam o Diogo. Petralhas também. Não existe atestado maior de idoneidade do que ser atacado por essa gentalha. Avante Antagonistas!

  74. Bozomerdas odeiam o Diogo. Petralhas também. Não existe atestado maior de idoneidade do que ser atacado por essa gentalha. Avante Antagonistas!

    1. ora, Márcia, gosto de ver o festival de besteiras que assola o país!!!

    2. Domingos vc deveria estar lendo a revista Contigo, faz o que aqui???

    3. kkkkk bozomerdas não vivem sem o Diogo. São mais patéticos que os petralhas. Cada qual defendendo, a troco de nada, seus bandidos de estimação. Bozo, pilantra fdp, tu não vale nada

    4. O Mainard deveria colocar também a boca dele em lockdown... em boca fechada não entra mosquito nem sai asneira!!!

  75. Fantastico. Em Salvatonica di Bondeno, nao longe de Veneza, procure por Lauro C, ele tem manifestos e cartas de pessoas, que por ali aguardavam os que ficavam de molho.

    1. Pô cara.. não captei vossa msg.. ou sou um burraldo ou sua msg está pra lá de enigmática.. escolhe aí qual tua opção. Apscosta/df

    1. Diogo, lockdown da sua janela é tudo o que eu gostaria de fazer. Venezia é o melhor lugar do mundo!

    2. Diogo Mainardi, talvez aqui nao seria o local apropriado para solicitaçoes para a Crusoé, mas pressupondo-se que ,vc vez ou outra , lê que seus assinantes comentam de seu artigos ou nao é bem assim que funciona! Solicitaçao. Os espaços destinados aos comentários dos assinantes, ao se fazer uma revisao do q/se escreveu esta muito sensivel vez ou utra apaga tudo ou vai comentários sem as devidas correções Talvez o pessoal do TI possa ver isto

    3. Adoraria ficar meses em lockdown e contribuir de sobremaneira mas, sabe aqueles códigos de barras que vêm impressos em papel que, os bancos chamam de boletos??? Então, chegam insistentemente

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO