Adriano Machado/CrusoéAras insinuou a existência de uma investigação que, sabe-se agora, é mais um exemplo de seu pendor autoritário

O ‘blog’ de Aras

Ao esbravejar contra colegas, o procurador-geral da República se mostrou incomodado com perguntas de um certo “blog” que o estaria importunando “com medo de investigações por vir”. Mostramos que, por trás do arroubo, há mais uma tentativa explícita de atingir a imprensa livre por meio do famigerado “inquérito do fim do mundo”
07.08.20

Há exatamente uma semana, o procurador-geral da República, Augusto Aras, subiu algumas vezes o seu tom de voz habitual enquanto comandava uma sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal, a instância máxima da instituição. A reunião do conselho, formado pelo próprio PGR, por seu vice e por mais oito membros do topo da carreira do MP, havia sido convocada para discutir o orçamento à disposição dos procuradores para o ano que vem – ao órgão cabem tarefas diversas, como definir as linhas gerais de atuação da Procuradoria, estabelecer critérios para a distribuição de inquéritos e ordenar a abertura de sindicâncias contra integrantes enredados em deslizes éticos ou administrativos. De repente, o ambiente pesou. Aras se irritou quando um dos conselheiros, Nicolao Dino, pediu a palavra para ler um manifesto contra a mais recente ofensiva do procurador-geral contra a Lava Jato.

“Após a sessão do orçamento vossa excelência terá a palavra e eu irei replicar os pretextos de vossa excelência, e o farei com documentação de que disponho em mãos, para acabar com qualquer dúvida acerca dos fatos”, respondeu o procurador-geral. Dino insistiu, sem sucesso. “Não aceitarei ato político numa sessão de orçamento”, reforçou Aras, de novo insistindo para que o colega deixasse o protesto para depois. O encontro virtual já se encaminhava para a parte final quando a polêmica em torno da Lava Jato voltou à baila e o PGR reagiu distribuindo acusações a Dino e outros conselheiros, os quais acusou de fazer “oposição sistemática” a sua gestão.

“Todas as matérias que saem na imprensa é um procurador ou uma procuradora que passa”, queixou-se Aras, de novo exaltado. “Na voz lânguida de algum colega existe a peçonha da covardia de não mostrar a cara.” Ele se queixava de reportagens críticas à PGR publicadas pela imprensa que, a seu ver, tinham o dedo dos tais opositores. A tensão da reunião refletia o clima reinante no Ministério Público Federal. Uma parcela importante dos procuradores está revoltada com Aras por seu comportamento, digamos, amigável com o establishment político de Brasília e, em especial, com o Palácio do Planalto. A guerra santa deflagrada por ele contra as forças-tarefas da Lava Jato é parte desse contexto, por óbvio. Internamente, o Conselho Superior é o front no qual os procuradores descontentes tentam reagir – hoje a composição está equilibrada entre apoiadores e opositores de Aras, mas no próximo mês algumas cadeiras ganharão novos ocupantes e a oposição passará a ter maioria no colegiado.

Como há tempos não se via, a reunião naquela tarde de sexta-feira seguia inflamada. A certa altura, entre os vários acessos de cólera, quase sempre com o dedo em riste, o procurador-geral disparou: “Enquanto eu estava aqui havia a pergunta de um determinado blog, contaminado por muitos vícios, talvez com medo até de investigações por vir, incursionando sobre a minha família. Quero dizer, doutor Nicolao, que o senhor não vai gostar de nenhuma fake news sobre sua família. E muito menos doutora Luiza, que talvez não tenha família, mas talvez tenha. Doutor Adonis muito menos (referia-se aos subprocuradores Luiza Frischeisen e Adonis Callou de Sá, integrantes do conselho). Mas enquanto estava aqui eu estava recebendo um ataque a minha família”.

A grosseria com a subprocuradora que “talvez não tenha família” e as suspeitas lançadas contra ela e os demais participantes ganharam o noticiário. Mesmo entre os que estavam no centro da confusão, restavam dúvidas quanto ao que Aras se referia ao mencionar os tais ataques a sua família e quanto à investigação “por vir” sobre o “blog contaminado por muitos vícios” que o estava incomodando com perguntas. Enquanto a reunião estava em curso, sem que a iniciativa tivesse qualquer relação com a batalha que ali se travava, Crusoé enviou perguntas ao gabinete de Aras sobre as circunstâncias em que a mulher dele, a também subprocuradora-geral da República Maria das Mercês Aras, ascendeu na burocracia interna da PGR depois que o marido assumiu a cadeira de procurador-geral.

Era uma apuração trivial. Maria das Mercês, que antes atuava perante o Superior Tribunal de Justiça, passou a trabalhar em processos que correm no Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte da Justiça brasileira – uma posição de prestígio na estrutura interna da Procuradoria. Crusoé queria saber em que medida a ascensão representava uma promoção no organograma da PGR e se, no novo posto, a subprocuradora fazia jus a algum tipo de pagamento extra em seu contracheque.

ReproduçãoReproduçãoA reunião virtual de sexta-feira: ataques coléricos do PGR e queixas contra a “oposição sistemática”
O staff de Aras respondeu à demanda, como era de se esperar. “A subprocuradora-geral Maria das Mercês não foi ‘promovida’. A exemplo de outros subprocuradores-gerais, ela tem delegação para atuar em casos no Supremo Tribunal Federal, o que não significa promoção pois não traz aumento de cargo nem de salário”, dizia um trecho da resposta. “A subprocuradora-geral Maria das Mercês foi escolhida para a função por estar no MPF há 38 anos, 20 deles no último degrau da carreira. Em dez meses, a título de exemplo de produtividade, ela trabalhou na elaboração de 31 ações diretas de inconstitucionalidade”, prosseguia o texto.

Enquanto participava da reunião virtual do conselho, Aras, evidentemente, foi informado sobre as perguntas. Sentiu-se atingido pessoalmente por elas, como se não tivesse a dimensão de que é absolutamente normal alguém na cadeira que ele ocupa, uma das mais relevantes da República, ter de prestar explicações ao distinto público. E logo tratou de enxergar, nas dúvidas sobre o novo posto de sua mulher, uma tentativa de atacar sua família – algo que ele atribuía, na origem, a um dos subprocuradores com os quais se digladiava na reunião. “Provavelmente saiu daqui, porque tem a digital de que saiu daqui”, bradou, antes de propor um curioso armistício. “Quando tivermos condições de conversar com dignidade, sem fake news, sem a covardia, sem a traição, sem a mentira propiciada por aqueles que estão na casa, eu acho que teremos paz”, disse.

Faltava, ainda, esclarecer a parte do “blog investigado”, o que ele não havia feito até agora. O que Crusoé revela a partir daqui constitui mais uma peça assombrosa da passagem de Aras pela PGR. A suspeita que o procurador lançou ali sobre o veículo que o incomodava naquela tarde – e o incomodava simplesmente por cumprir seu dever – tem relação direta com uma iniciativa adotada por ele próprio, quase cinco meses antes. Os detalhes dessa iniciativa constam de um anexo inédito do famigerado “inquérito do fim do mundo”, aquele mesmo no qual o ministro Alexandre de Moraes, na qualidade de relator, censurou Crusoé no ano passado.

Em 4 de março deste ano, Aras despachou para Alexandre de Moraes uma petição sigilosa de 17 páginas na qual pedia uma investigação sobre comentários postados por leitores nas páginas de Crusoé e de O Antagonista com ofensas a ministros do Supremo. Sim, senhores, o PGR propôs – e Moraes topou – uma curiosa investigação sobre as caixas de comentários dos nossos leitores, como se não houvesse nada mais importante para se investigar no país, e ainda sugeriu, nas entrelinhas, a responsabilização da revista e do site por veicularem as críticas. Escreveu ele: “No decorrer do iter investigativo, a Procuradoria-Geral da República identificou a propagação de volumosas manifestações recentes, veiculadas como ‘comentários’ de terceiros em publicações do sítio virtual ‘O Antagonista’, a configurar os tipos penais dos artigos 138 (calúnia), 139 (difamação) e 140 (injúria) do Código Penal”. “Tais ilícitos foram dirigidos a ministros dessa Corte Suprema”, emendou.

Pode-se dizer que a peça é cuidadosa. Aras se deu ao trabalho de copiar os links de seis notas publicadas pelo Antagonista, com prints de comentários de leitores que miravam ministros, especialmente Gilmar Mendes. “As referidas manifestações”, escreveu o procurador-geral da República, “extrapolam o direito fundamental de liberdade de expressão, atentando contra a honra dos ministros”. E mais: “Em razão do anonimato dos seus responsáveis, hão de ser adotadas diligências investigativas para a elucidação da autoria delitiva, mediante requisição de dados cadastrais e de conexão ao sítio virtual ‘O Antagonista’ e, posteriormente, identificação dos provedores de conexão, para que também informem os dados cadastrais dos respectivos usuários”.

Na sequência, Aras recorre a uma certa “liberdade criativa” ao escrever que a liberdade para a publicação de comentários ofensivos é oferecida como “atrativo comercial” aos assinantes de Crusoé – algo que, desde o lançamento da revista, há pouco mais de dois anos, nunca ocorreu. Anotou Aras na petição: “É relevante registrar que a venda de assinaturas da revista eletrônica ‘Crusoé’, do mesmo grupo empresarial de ‘O Antagonista’, apresenta como atrativo comercial a liberdade para os comentaristas divulgarem opiniões, ainda que muitas delas sejam ofensivas à honra dos ministros dessa Corte”. Pouco antes de concluir a insólita peça, o procurador-geral ainda mistura conceitos e deixa evidente uma certa confusão em relação ao que deseja ver investigado no inquérito de Alexandre de Moraes: “Ademais, o sigilo da fonte se dirige aos jornalistas, no exercício da profissão, não alcançando esta garantia aos comentaristas”.

Carlos Moura/SCO/STFCarlos Moura/SCO/STFMoraes acolheu o pedido: ele quer um relatório sobre as caixas de comentários
A petição de Aras aterrissou no Supremo no início da tarde do dia seguinte, 5 de março. Não demorou muito para que Alexandre de Moraes decidisse o que fazer. No dia 6, o ministro acolheu na íntegra o pedido, pintando com cores fortes a grave denúncia feita pelo procurador. “Diante da gravidade dos fatos narrados, e verificando a pertinência das medidas ali requeridas, defiro o pedido formulado pelo procurador-geral da República”, escreveu Moraes, ordenando o envio da peça aos policiais encarregados de atuar no inquérito, para a elaboração de “relatório circunstanciado quanto aos fatos ora expostos e posterior adoção das medidas investigativas necessárias à identificação e oitiva dos usuários”. O ministro prossegue dizendo que “deverá constar no relatório elaborado pela autoridade policial as medidas necessárias para obtenção dos dados cadastrais e de conexão” para identificação dos provedores de conexão, “bem como os dados cadastrais dos respectivos usuários”.

Para além do absurdo de querer investigar comentários de leitores e de sugerir, ainda que sutilmente, a responsabilização dos dois veículos, o procurador-geral dá uma curiosa guinada na postura da PGR em relação ao polêmico inquérito conduzido em segredo por Alexandre de Moraes desde março do ano passado, a partir de uma decisão do presidente da corte, Dias Toffoli. Antes de Aras tomar posse, sua antecessora, Raquel Dodge, defendeu o arquivamento sumário do inquérito, sob o argumento de que se tratava de uma investigação inconstitucional, conduzida sem a participação do Ministério Público. Um “verdadeiro tribunal de exceção”, chegou a escrever a então procuradora-geral. Aras pensa diferente. E, além de não enxergar problemas na investigação, ainda tem atuado como mais um ponta de lança da apuração secreta conduzida por Moraes.

Não se tem notícias de que o procurador pediu investigação semelhante sobre comentários publicados em outras plataformas da internet. “No mesmo inquérito que havia censurado a Crusoé no ano passado, e sob a alcunha de ‘fatos novos’, o apenso 76 direciona à revista investigação sobre comentários dos seus leitores. A responsabilidade legal desse conteúdo não é do veículo. Parece evidente, portanto, que está em curso uma nova investida sobre o jornalismo da Crusoé”, afirma o advogado da revista, André Marsiglia Santos, especialista em liberdade de expressão e de imprensa.

“Um dos argumentos utilizados pela PGR para a nova investigação é a Crusoé permitir que os leitores manifestem suas opiniões. A manifestação livre é um princípio constitucional, e me parece que cumprir a Constituição ainda não é um ilícito”, segue Marsiglia. “Investigar os leitores é uma forma de tentar constranger o veículo. Permitir a circulação de um conteúdo, mas inibir seu debate e sua repercussão pública, é censura. Trata-se de asfixiar e desidratar o exercício pleno da liberdade de imprensa”, diz o advogado, membro da Comissão de Liberdade de Imprensa da seccional paulista da OAB e da Comissão de Mídia e Entretenimento do Instituto dos Advogados de São Paulo.

Para o jurista Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça, Aras extrapolou as competências da PGR no pedido endereçado a Alexandre de Moraes. “É uma manifestação indevida, que não parte nem sequer da própria vítima das supostas ofensas. Chamaria isso de uma pescaria do procurador-geral. Ele está tentando pescar algo não sei para qual finalidade. Persegue coisas desnecessárias. São comentários dentro de sites de notícias, claramente uma manifestação livre de pensamento, dentro do limite da liberdade de expressão, sem nenhuma periculosidade, nenhum dano efetivo”, afirma Reale. “Não estamos falando de um conjunto organizado de difusão de notícias falsas, que visam ao ultraje de uma instituição da República. São manifestações isoladas e individuais, sem nenhuma carga de prejuízo e de dano”, emenda o ex-ministro.

Nesta quinta-feira, 6, Crusoé enviou as seguintes perguntas à Procuradoria-Geral da República, na tentativa de obter uma explicação sobre a iniciativa de Aras:

  •  O que deu origem ao pedido de investigação feito pelo procurador-geral ao ministro Alexandre de Moraes relacionado aos comentaristas de O Antagonista e de Crusoé?
  • O procurador-geral afirma no pedido que “identificou a propagação de volumosas manifestações” dirigidas a ministros do STF por comentaristas dos sites “no decorrer do iter investigativo”. Considerando que a PGR não atua diretamente nas investigações realizadas no âmbito do inquérito 4.781, a que o procurador-geral se refere ao dizer que a PGR identificou tais manifestações “no decorrer do iter investigativo”?
  • A Procuradoria-Geral da República propôs ao ministro Moraes a abertura de outras frentes de investigação no âmbito do inquérito 4.781? Se sim, quantas e para apurar o quê?
  • Comentários semelhantes aos listados pela PGR no pedido de investigação feito ao STF aparecem em várias plataformas da internet, inclusive em perfis mantidos nas redes sociais pelos próprios ministros da corte. A PGR solicitou investigação sobre comentários de leitores dessas outras plataformas? Se sim, quais?
  • O procurador-geral entende que comentários de leitores devem ser censurados?
  • Na mesma peça, o procurador-geral anotou que a venda de assinaturas de Crusoé apresenta como “atrativo comercial” a “liberdade para os comentaristas divulgarem opiniões”. De onde o PGR tirou essa conclusão?
A resposta do gabinete de Augusto Aras foi curta e grossa: “A Procuradoria-Geral da República não se manifesta sobre procedimentos sigilosos, caso do inquérito 4.781”. Claro está que só vale se referir a procedimentos sigilosos, como o próprio Aras fez na reunião de sexta-feira passada, para lançar suspeitas infundadas, ainda que com meias palavras, sobre um veículo de imprensa que incomoda simplesmente por cumprir o seu papel. Não custa repetir o que disse o procurador-geral: “Enquanto eu estava aqui havia a pergunta de um determinado blog, contaminado por muitos vícios, talvez com medo até de investigações por vir, incursionando sobre a minha família”. Não, procurador, esta revista – ou este “blog”, se assim for melhor para a sua compreensão – não tem medo de investigações por vir. E o nosso vício já é conhecido: manter firme a vigilância sobre os poderosos de plantão, como o senhor.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O PGR parece não saber que o cargo público é que ocupa está sujeito a pedidos de esclarecimento e a críticas. São ossos do ofício público e constitucional, que devem ser tolerados. Por falar nisso, os leitores que comentaram estão fazendo parte da lista negra no inquérito sigiloso que corre no STF a pedido do PGR? Coitados

  2. Nesse governo, por mais triste ou absurdo q algo possa ser.. ainda assim tbém será engraçado. Sorry, o assunto é sério.. mas esse pgr.. Abstraindo toda a deformindade repugnante q cerca essa manifestação do pgr, resta o disparate: "possibilidade de leitor comentar como atrativo comercial para a venda de assinatura".. kkkkkk Essa é demais.. Essa conclusão deve ter tomado bastante tempo de tempestade mental perfeita.. nele.. e horas debruçado sobre os comments.. kkkk

  3. Não existe corporativismo maior que o da imprensa. Todos os jornalistas são íntegros, nenhum comete qualquer tipo de transgressão, e se for da esquerda, melhor, jamais será punido. Por que o ministro Moraes não mandou prender o diretor da Globo responsável pela matéria de afirmar, em horário nobre, que a cerimônia ocorrida a poucos dias no Planalto, com centenas de médicos, "ESQUECERAM dos mortos pela COVID". O que disse "nuestra mídia" sobre o assunto ?

  4. Confesso que este PGR nunca me inspirou confiança em suas atitudes e ações. É como diz um amigo meu, "esse país não corre o risco de dar certo".

  5. Ao fim e ao cabo os petralhas criaram esse monstrengo chamado Bozo, cujas práticas superam em muito a sordidez das práticas de seus criadores; mas Bozo não tem nada de tolo (provavelmente é um doente, da cabeça e da alma), escolheu a dedo suas companhias de forma que está agora cercado e protegido por maus elementos. Conseguirá assim, se safar, a si e a sua família diabólica, de todos os... “mal feitos” que cometeu durante toda sua vida pública medíocre.

  6. Parabéns aos jornalistas e toda a equipe da Crusoé e Antagonista. Continuem com esse "vício" tão saudável para a democracia, mas que aborrece tanto aos espíritos autoritários.

  7. Parabéns pelo trabalho, Crusoé! O trabalho de vocês compensa largamente o investimento na assinatura. Continuaremos juntos!

  8. Ótima reportagem, Fábio e Rodrigo!! Estes projetos de ditador não calam nem esta revista nem seus assinantes. Aras, Toffoli e sua trupe estão seguindo por um caminho perigoso que gera mais revolta.

  9. Parabéns Rodrigo e Fábio.O procurador sabe que não tem razão e como um leão ruge para meter medo só que ele não tá na floresta.Ele deve agir conforme a lei e mais do que ninguém deve dar o exemplo.Tantos crimes na famiglia Bolsonaro q ele está fazendo olho branco, tá cego?Isso é problema...

  10. Continuarei uma assinante firme e forte e sem medo de quem quer usar de abuso de poder para não ver seus arroubos de insanidade desmedidos agredido a liberdade de expressão respaldada pela lei.

  11. Não confio no Aras, ele apóia o inquérito ilegal. A Crusoé também apóia o inquérito ilegal para perseguir os bolsonaristas.

  12. Moro, articulista de Crusoé, na coluna da última edição, se manifesta conta a manifestação das pessoas em redes sociais, e os comentários aqui são redes sociais, será que ele é a favor dessa santa inquisição?

  13. Meus aplausos pelo final do comentário. Estes bastardos precisam meter na cabaça que ninguem tem medo deles, exceto os que têm rapo preso.

  14. Arma-se no “SISTEMA “ o sepultamento da Operação Lava Jato e seus principais protagonistas ÓBVIO que no bojo vão tentar o mesmo com à IMPRENSA LIVRE, CRUSOÉ. Resistam, pago minha assinatura com muito prazer Dr. Aras e não pode me calar aqui, encontrei MINHA TRIBUNA.

  15. O mecanismo se reformulou e agora está ainda mais aterrador do que nunca. O establishment do poder sem pudor está prestes à anular tudo que foi conseguido durante anos de investigação da Lava Jato e ainda por cima, sepultar de vez qualquer outra força tarefa nos mesmos moldes. Aproveito para divulgar/pedir apoio à petição que trata dessa questão: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/procurador_geral_da_republica_augusto_aras_continuidade_e_aprofundamento_da_operacao_lava_jato/?tUZyheb

  16. Essa é a revista que eu quero, imparcial, honesta e ética, que critica a qualquer lado, tanto extrema esquerda/esquerda, quanto centro, direita/extrema direita. Continuem, que terão nosso apoio.

  17. Isso aí Crusoé, mantenha vigilância sobre esse valhacouto, ocupado por pessoas que são pagos com o nosso dinheiro para nos perseguir. Esse é o PGR que tem a coragem de dizer que a Lava Jato fica na espreita, como uma cobra, pronta para dar o bote.

  18. Todos temos uma parte no nosso contrato social. A do jornalista é ser critico em relação a toda informação venha de onde vier. O meio de comunicação que veicula informação do governo sem checar é chamado de porta voz. Não existe outro caminho para Brasil. Temos de ser uma republica. Somente ditaduras não possuem imprensa livre. Mesmo que não concorde muita vezes com a posição da revista admiro a integridade e a ética.

  19. bem feito! vocês não estão se empenhando o suficiente em denunciar os abusos contra a liberdade de expressão de apoiadores do governo. no dos outros é refresco

  20. Que absurdo! O que querem, mesmo, é deixar correr suas ações à solta para, num arroubo autoritário, impedir a vigilância dos leitores que os criticam. É o início do fim da nossa incipiente democracia. POBRE BRASIL! E isso porque a revista nada fala do Tofinho. E se falar?

  21. O Augusto Aras foi colocado na PGR para atuar em favor do establishment. Há interesse próprio tb Pau mandado do JB para desestabilizar a LAVA JATO. Acabar com as provas que lá existem. Ou alguém duvida disso . Ainda bem que o Fachin impediu o compartilhamento de dados Aras é um tremendo cara de pau

  22. Agora, diante de uma possível ação da Santa Inquisição, teremos que ter mais cuidado, ao comentamos sobre o que pensamos, pois pode, de conformidade com o humor de quem a interpreta sermos sujeitos a punição baseado em artigos que sequer são tipificados no código penal brasileiro, pelo que sei, ainda somos livres para nos manifestarmos, afinal o que querem os lordes de Brasília??

  23. Adoráveis as notícias do dia sobre o traste!!! Adoreeeeiiii!!! Adoraaamos!!!... 😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆 Ferrou-se!!!!

  24. Excelente matéria, q bem esclarece as ameaças concretas que partem de ministros do STF e do PGR contra as liberdades de imprensa e de manifestação do pensamento, só vistas durante a ditadura. O inquérito instaurado por Toffoli e conduzido por Moraes, atribuindo-lhes poderes de investigar, denunciar, processar e julgar supostos crimes cometidos contra ministros e manifestamente ilegal e exprapola o previsto no art. 43 do Regimento do STF. Nestes tempos sombrios, e fundamental a imprensa livre.

  25. Quando o PGR apresentar o patrulhamento de todas as outras caixas de comentários de blogs, sites, redes sociais, aí sim o trabalho dele estará completo: Censura Declarada!!

  26. Caracooo.. dessa vez Mainardi, Sabino e Dantas vão "lavar a égua". Nunca observei 500 comentarios aqui na Crusoé. Pelo contrário, ultimamente, a cada semana, a evasão da cambada bozista estava alucinante. Voltou todo mundo ou são novos assinantes. Acho que a "grobo", citando as rachadinhas do queiroz fez bombar a revista..é isso aí "Grobo lixo",manda ver. apscosta/df (@brasilia_urgente) no insta.

  27. O procedimento desse PGR condiz perfeitamente com as promessas feitas aos senadores quando ele implorava pelos votos dos parlamentares para sua aprovação ao MPF, como atestou o senador Ariovisto Guimarães, e descumpridas após ter sido efetivado no cargo. Não merece confiança, portanto.

  28. É fácil identificar o motivo de aras (com letra minúscula mesmo) estar tão preocupado com o que leitores falam dia ministros do STF e dele mesmo, tal motivo chama-se ócio. Caro (não é caro de querido é caro de caro mesmo) PGR caso você não tenha nada pra fazer, eu tenho vários pratos e uma casa pra limpar todo fim de semana. Pode vir ocupar seu tempo aqui.

  29. O MP e o STF deveriam fazer como as empresas: monitorar os comentários publicados sobre si na imprensa em geral para, a partir deles, melhorar a sua comunicação com a população e também rever as suas práticas.

  30. Vergonhoso acompanhar esse descalabro promovido por esse PGR com insignificante carreira. Infelizmente a mudança no Congresso e Senado foi muito insuficiente para uma mudança necessária de postura perante o STF. Pior anda é perceber o oportunismo do presidente eleito, que faz bom mandato em vários campos, porém, fracassou totalmente na falta de empenho pelo combate ao crime organizado e nenhum posicionamento firme no tocante às ações vexatórias desse STF desmoralizado.

  31. Alguns membros do judiciário, RARÍSSIMAS exceções, se sentem donos das leis, inimputáveis e de conduta exemplar! Não são! São vaidosos, PERDULÁRIOS, inoperantes e denigrem a imagem do único instrumento que a sociedade dispõe para conter abusos do Legislativo e do Executivo. Infelizmente assistimos todo o judiciário se corroer por brigas internas, vaidades e inoperância. Já não bastasse a tentativa de censura em curso no supremo...

  32. confesso. Erramos novamente na escolha daquele que escolhe e indica. Veja O PGR o ministro da justiça o chefe da PF e tire suas conclusões!

    1. confesso. Erramos novamente na escolha daquele que escolhe e indica. Veja o PGR o ministro da justiça e o chefe da PF e tire suas conclusões! Daniel

  33. A justiça brasileira não merece alguns vermes que lá estão! homens sem honra, verdadeiras prostitutas do poder. Uma vergonha!! Francisco Claudio Lima Gomes

  34. Nunca mais votarei no Bozo por ter indicado esse senhor para a procuradoria geral e também por ter dado " facadas nas costas" do Moro o tempo todo. Agora, graças ao Bozo, esse senhor e todos os ministros do supremo estão acabando com a lava jato e colocando nosso país no buraco de novo. Daqui a pouco, esse Bozo maluco vai indicar um ministro para o supremo, e aí é que vão acabar nossas esperanças. Nunca mais voto nesse Bozo para presidente, nem mesmo se ele for para o 2. turno contra a esquerda.

  35. Olha eu certamente fiz comentários críticos também ' as Suas Insolências do STF e ratifico o que disse. Mas, se como diria Paulo Francis, quem escreve para jornal é doido, eu invoco em minha defesa a inimputabilidade penal.

  36. Realmente é engraçado: se a PGR não investiga no ambito do inquerito, po que estava investigando a revista? Parece que há abuso de poder para perseguir opositores. Crime suficiente para embasar o impedimento deste senhor

    1. Estamos mesmo no Século 21? lamentável o que faz este Bigode de Coronel, ah ,"Coroné" sem Patente, a moda antiga.

  37. Muito estranho. Mas sabemos que o presidente é aficionado por informações. O país está às moscas (melhor ao coronavírus) e esse pessoal, que deveria estar com as atenções voltadas para o que realmente importa brincam de governar. Não devemos esquecer de como se deu a escolha de Aras. Acho eu que por trás do descaminho do Aras há o desejo do Bolsonaro que sonha com uma ditadura e ele no poder. Absurdo.

  38. Daqui a pouco vão pedir para o glamoroso STF punir quem votou contra o rei de plantão. Mais um ridículo ocupando cargo relevante do país. Brasieiros de bem, estamos totalmente desamparados.

  39. Aras sendo Aras, aquele que veio do colo de Bolsonaro com a missão de protege-lo e sua Famílicia e, de quebra, acabar com a Lava Jato.

  40. O sr procurador deve saber, claro, q quando se aceita certos cargos públicos, necessita-se esclarecer as questões levantadas por qualquer cidadão ou veículo de imprensa. Portanto, é descabida sua reação nesse caso. Deve saber também q qualquer cidadão tem o direito de pensar com sua própria cabeça e de comentar o q considera inadequado ao seu país ou ao seu direito como cidadão. Esse é o maior e mais forte sistema de freio às decisões q interferem no destino da nação: a voz do povo.

  41. é muito triste ver o Brasil com 211 milhões de habitantes , sétima economia do planeta , assistir o mais alto cargo do MP se juntar ao STF todos escolhidos sem participação da nação, com aval dos piores políticos , promover na canetada o fim da liberdade de expressão numa democracia , e o trabalho de investigação contra os que verdadeiramente destroem o país matando milhões de pessoas por falta do dinheiro desviado , esses continuam engavetados.

  42. sinceramente, se o arrependimento matasse, Eu ja teria sido cremado. Como o Predidente Bolsonaro, em defesas de seus filhos milicianos, colocou pessoas erradas em pontos estratégicos e sensíveis da República.

    1. Deve ter algum adepto do Aras então na revista, que já se antecipou em censurar os comentários.

  43. "Comentários dos leitores" Em um país onde políticos e autoridades falam e fazem o que querem, soltam condenados e acusados de desvios milionários e mantém presos ladrões de galinhas, onde um governo eleito não consegue governar isto sim deveria ser o inquérito do fim do mundo. Não estamos a caminho de uma Venezuela mas de uma Coréia do Norte. Isso é DITADURA , o que vivemos hoje.

  44. Esse Senhor, acha mesmo, que os cidadãos vão se intimidar com “ataques de pelanca” que essa figura possa ter??!!!! Tome tento, senhor Aras e veja se faz algo mais produtivo em seu cargo!!! Tenha vergonha na cara!!!!

  45. É de causar espanto uma Uma pessoa pública, artistas, jornalistas, jogador de futebol, músicos estão acostumados a receber elogios e críticas e convivem muito muito bem com isto, agora quem é sustentado pelos impostos pagos pelos trabalhadores não aceitar receber críticas e só querer aceitar elogios é sinal de que o povo brasileiro está muito mal representado, estamos nos acostumando com a DEMOCRADURA.

  46. Na gincana de SERVILIDADE ao presidente Bolsonaro para conseguir a primeira vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, EU VOTO NO AUGUSTO ARAS.

  47. A casta jurídica da Orcrim não aguenta a verdade e o sentimento de repúdio no livre direito da liberdade dos comentários aqui deixados.

  48. O que emporcalha as instituições são as atitudes que seus componentes tomam e que atentam contra a dignidade e o bom funcionamento das instituições. Soltar bandidos corruptos e impedir os cumprimentos das penas foi o começo. O PR começou o emporcalhamento ao trair a operação lava jato e se aliando ao GM , putófoli ,nhonho e a quadrilha do Centrão

  49. A sensação que me passa é que tanto esse PGR quanto o Ministro Morais pensam com o fígado . Suas ações são tão desconexas e emocionais que me fazem lembrar e parodiar Sergio Porto no tal samba ........ ...samba ...samba ....pra não ser criminalizada ... “Samba do Ariano doido”.

  50. mais uma vez o povo se surpreende o quanto o poder corrompe,vide a atitude corruptora de Bolsonaro que acena ao Aras e ao min da fazenda com um cargo no supremo,ambos se corrompem na tentativa de agradar ao patrão. E se sentem ofendidos!!!!Quem está ofendido somos nós sr PGR. Estamos sendo enganados e roubados.

  51. Aras precisa sofrer "impeachment". Péssima escolha de Bolsonaro, que assim revela quão descompromissado está com a justiça e a Lava-jato.

  52. A politização da justiça é o primeiro passo para a decadência, disse um ex-procurador o que estaríamos esperando de um procurador fora das regras , amigo do rei defende as coisas do rei(pensando no STF)

  53. Não acredito que comentários de leitores estejam sendo sequer considerados por gente cujos honorários são pagos pela população com a finalidade de garantir que a Constituição seja respeitada ... isto é malversação de dinheiro público.

  54. Crusoé mais uma vez de parabéns pelas investigações e críticas ao trabalho da PGR, ao meu ver muito ruim. De forma alguma Crusoé pode ser responsabilizada pelos comentários dos leitores. Mas se esses comentários constituírem crime (injúria, difamação, calúnia), não vejo nenhum problema a autoridade judicial requerer a identificação do autor do comentário para estabelecer o devido processo legal. A Constituição Federal garante a liberdade de expressão mas veda o anonimato no mesmo inciso.

    1. Por outro lado, sobre o caso específico, acho "muita bala para pouco bandido" ir atrás dos comentaristas cometedores de injúria/calúnia da Crusoé. Os comentários de jornais são muito diferentes de comentários no Twitter, aqui ficam 'escondidos' enquanto lá são passíveis de visualização por qualquer um facilmente, e passíveis de impulsionamento, likes, etc. . Um comentário maldoso aqui tem muito menos alcance do que lá ou no Facebook por exemplo.

  55. O facies deste procurador é típico de pessoa falsa ,na minha experiência clínica,e olhem médico há 43,sei quando o paciente é furbo,insidioso ,de caráter duvidoso,tentando enganar o médico por atestado!vale para alguns ministros também!!

  56. Não é preciso ser versado em Ciências Jurídicas para se perceber e concluir que os atuais Ministros, dessa Suprema Corte ultrajam, às vezes sem pudor, às vezes por "espírito de corpo", nossa vilipendiada Constituição. Até os Ministros Fachim e Barroso embarcaram nessa indecência protagonizada por Tóffoli e Moraes. Quanto a esse Procurador, só asco, nojo e desprezo.

  57. Incrível como não tem nenhum pudor ao agir!...É óbvio que constitui o novo porão antidemocrático no Brasil. Ele não se importa em utilizar as mãos em trabalho sujo para obter benesses. Nunca pensei em ver o meu País numa situação tão calamitosa!!

  58. aras é a prova malcheirosa (e de cabelos sebosos) que o jair JUDAS bolsonaro sempre foi aliado do petismo. e pasmem o "pensador" que cita é che guevara.

    1. 🤣🤣🤣🤣🤣 Bolsonaro é o maior aliado de Lula e de políticos corruptos. E o Pinóquio fez o discurso pró Lava Jato e a favor do combate à corrupção durante a campanha eleitoral de 2018 para se revelar o maior opositor da operação Lava Jato e combatente feroz contra o combate à corrupção. Afinal roubar dinheiro público é fundamental para um corrupto de carreira.

  59. Aras é um babaca, não é um procurador geral, mas um advogado de corruptos que está na PGR para defender a Orcrim. Ah, quer o número do meu cpf?

  60. Caminhemos juntos contra esses larápios atuais e os anteriores, todos protegidos por alguns membros cara de pau das Altas Cortes e da atual PGR. Pela honra e preservação da Lava Jato, voltemos às ruas como em 2013, para lutar contra os canalhas de sempre do Congresso, que insistem em continuar nos roubando‬.

  61. Muito bem! Rodrigo Rangel! Agradeço a você Com extensão a toda equipe o primoroso trabalho que realizam nesta verdadeira ilha do jornalismo. Tenham sempre a mesma coragem, fé e resiliência, que estão no caminho certo e contribuem muito para o crescimento moral e opinativo do país.

    1. Concordo. Excelente trabalho do Rangel e da Crusoé. Parabéns! Censura nos comentários é demais!

  62. Falam que no Brasil as instituições são robustas e firmes. Não sei não...PGR poder ser também advogado...tudo bem que o colaborador do MP já exercia suas funções antes da Constituição de 1988. E daí? PGR nunca poderia advogar. Vacilo na nossa Constituição.

  63. Deixo claro meu repúdio à esse PGR de meia tigela, que procura sim, procura mais poder e conluio com os afins de seus valores torpes. Se preocupe em "procurar" o que realmente aflige esse país, que são burocratas egoístas, acéfalos e imcopetente como "vossa senhoria" , à favor da censura e contra o cidadão que manifesta sua opinião. Covarde, coloque minha citação aqui na sua lista, besta ignóbil.

  64. Temos assistido ações que revelam a incompetência por parte de membros das altas cortes judiciárias. A solução e acabar com as indicações por parte da Presidência da República para as referidas Cortes, mas o Congresso ainda é muito sujo para discutir mudança constitucional dessa ordem. STF e PGR deveriam ser o destino dos melhores da carreira da Magistratura e do MP, com rígidos critérios de Meritocracia da carreira.

    1. Rodrigo acho que para TJs TCEs TCU e PGR todos deveriam ser por concurso entre os membros do MP. Acho que dessa forma não estaríamos assistindo esse show de horrores.

  65. Eu posso - pela minha convicção - afirmar que a imensa maioria dos ministros do STF não tem a competência de estar lá. Aliás, sou a favor de que apenas 2 vagas sejam de advogados ou membros do Ministério Público; o restante deveria ser de juízes de carreira, escolhidos pelos mesmos

  66. Parece defensor do Presicopata ao invés de defender a sociedade de desmandos do desgoverno como claro o devastador desmantelamento dos órgãos e regulamentos do meio ambiente. #nãopassara boiada

  67. Desde o retorno pleno da democracia, para mim isso foi o que de mais grave aconteceu até hoje, realmente é preocupante, pode desencandear ações para prejudicar e perseguir quem não concorda, cidadãos comuns, empresários, servidores públicos, profissionais liberais etc, sem duvida o maior atentado as liberdades democráticas desde 1964.

  68. O dia que não pudermos dizer que temos um Procurador que a vida toda foi um profissional medíocre. Durante o período dos governos PTistas, vivia agarrado ao Zé Dirceu e outros PTralhas na esperança de conseguir uma indicação. Advogava mais do que trabalhava na procuradoria. Falar que temos no STF, ditos ministros que trabalham mais preocupados em soltar bandidos do que condenar quem cometeu crimes e falcatruas contra o país!!! Estamos roubados!!!!

  69. Deus, vou completar 61 anos e agora estão querendo nos calar via Crusoé ? Este JORNAL que sigo desde o seu nascimento é muito confiável. Somos uma Democracia e nela quero viver até morrer. Minha admiração aos meus queridos amigos que aqui comentam. Meu respeito e admiração a todos que trabalham na Crusoé e Antagonista que fazem um trabalho primoroso.

    1. Como alguém já disse, esse cara tem que ser examinado por uma banca de psiquiatras!!!

  70. Orgulho de ser assinante e leitor de O Antagonista e da revista Crusoé desde o princípio! Quanto ao senhor, Augusto Aras, eu só tenho vergonha mesmo.

  71. Sempre lembramos que o #STFVergonha é resultado das indicações de FHC, Luladrão e Dilmanta. Mas já antevejo na escolha desse #Arasbosta as horríveis escolhas que o Bozomiliciano fará pra piorar ainda mais o lixo que é o stf... triste país o nosso!

  72. E ainda querem comparar a “eficiência” e “qualificação” do judiciário Brasileiro ao Alemão.. Sabem quantos destes senhores estariam nestes postos por lá?!?

  73. Cala a Boca já morreu! O coronézinho PGR fala e age como alguns personagens do Bataclan de Jorge Amado. O governante que tem um PGR desses não precisa de AGU.

  74. O MPF hoje é simplesmente um braço do executivo. O Árias está lá apenas para tocar a agenda negativa do Bozo para o país. Todo mundo sabia disso. Eu não vejo qual a surpresa! O Bozismo ë tão ruim quando o lulismo. Precisamos eliminar estes dois grupos da política brasileira!

  75. Muito bom Crusoé. Estes bostas querem calar a boca de quem ao menos tenta mostrar a verdade. Estes bostas que trabalhem no sentido de acabar com a corrupção institucionalizada. Alguém interviu quando aquele Ministro, pretenso candidato ao STF, deu prisão domiciliar para aquela Vadia da mulher do vagabundo do Queiróz que estava até então foragida? O Brasil tem problemas abissais e vem um cara deste se preocupar com COMENTÁRIOS de pessoas...

    1. Até porque, como cidadãos que somos e ajudamos a pagar os salários deles, temos todo o direito de achar que são canalhas se agem como tal!!!!

    2. Parabéns, Crusoé. Querem tirar nossa liberdade de criticar o que está errado, em vez de colocarem os corruptos nas cadeias, estão abrindo as grades e soltando os bandidos. Estão abrindo as grades pra prender nós os mocinhos. Eta inversao de valores, vamos ter que medir as palavras e dizer palavras cofradas, como os cantores que na ditadura, cantavam músicas com dupla interpretação.

  76. Assombroso o uso escancarado da república a fins autoritários. O princ da legalidade transmudou à ideia d q é lícito tudo aquilo q eu achar q dv ser. São várias iniciativas inconstitucionais, com objetivo d blindar ações imorais. O estado democrático de direito está em ruína e os malfeitores são aqueles q teriam o dever de resguardá-lo. A discordância é uma característica da democracia. O uso de instituições para legitimar uma classe extrativista é o desespero d poucos contra todos.

  77. Exatamente por isso, que assino Cruzoé. A importânca de vigiar, investigar e dar luz às ações dos poderosos é fundamental para democracia. Nem sempre lí aquí o que concordara ou gostara à época da leitura, mas o tempo mostrou que estavam certos. Nada como ser independente, nada como não ter o "rabo preso". Parabéns à Crusoé! Que sigam vigilantes. Esse é o papel da imprensa. Quanto aos políticos e poderosos, se preferem comentários elogiosos às críticas, que parem de atuar a favor da corrupção.

  78. Estamos numa fase de censura selectiva. Mas numa falsa demoracia ou ditadura disfarçada, esperar o quê. Tempos de politicamente correto. Saudades de Janot, me iludi qdo ele disse somos todos MP.

  79. É inacreditável o que esse Aras está tramando na PGR! Ao que parece, somente ele e os Ministros do STF podem ter opinião formada sobre qualquer coisa. Parabéns Crusoé -revista eletrônica - pelo excelente jornalismo!

  80. O STF é uma instituição top! Os ministros são mega do bem, tudo muito transparente. Excelência Gilmar Mendes não perdoa a bandidagem, Excelência Lewandoski é ultra honesto. A decisão do plenário relativa a prisão de segunda instância melhorou o país e fez valer nossas leis. E a constitucionalização do inquérito das fake news foi algo de muito valor e prova de que a justiça no Brasil é top! É nois com liberdade de expressão, sem calúnia contra a mais alta corte!

  81. Parece-me estranha essa atitude do Procurador. Qual é o receio dele diante das perguntas que a Crusoé lhe encaminhou? Bastaria respondê-las ou não, como de costume. Agora, o cidadão comum não mais deve expressar seu descontentamento em relação às decisões do STF? Se não me alinho ao pensamento da Corte, devo me calar? Os próprios ministros do STF eventualmente apresentam pontos de vista distintos acerca da mesma matéria em análise.

  82. Absurdo. Estamos vivendo uma ditadura da justiça. Pessoas públicas que não querem dar satisfação ao público que as pagam. As críticas são feitas para aqueles que estão na contramão da moralidade e honradez. Nunca vi críticas ao ministro Fux, a ministra Carmem Lúcia, etc. As críticas são sempre para Gilmar Mendes, toffoli e Lewandowski. Porque será? Senhor Aras o povo não é tão bobo como o Sr. acha.

  83. Brasília segue sua trilha sendo a ilha da fantasia brasileira....a corte agora esta na onda virtual do " ofendidinhos " com críticas nas redes sociais

  84. Bom trabalho! “O preço da liberdade é a eterna vigilância”. Esse PGR envergonha o Ministério Público Federal. Deveria ser exonerado de ofício com base e na forma do art 52, inciso XI, da CF! #MudaSenado 👀☝🏼

  85. É lamentável ver até onde os poderosos de plantão sao contra as pessoas que fazem parte do que eles identificam como "povo" como se os poderosos não tivessem a Obrigação de Trabalhar em prol desse "povo". Mas o que eles querem é poder absoluto de mando e desmsndo contra o povo e a favor dos seus bolsões autoritaristas.

  86. Interessante é que o Sr PGR ignorou ou fez vistas grossas a todos os comentários contrários e ofensivos a Crusoé e que também ficam expostos por aqui. Será que tais comentários, muitos bem agressivos, não incomodam o Sr PGR?

  87. Em frente Crusoé! Parabéns pelo jornalismo profissional e de qualidade possibilita aos seus assinantes refletir sobre o cenário político, socioeconômico e cultural que nos encontramos no BR e no mundo. Não deixarei que expressar minha livre opinião onde quer que seja. Sou contribuinte, descente e busco me esclarecer. Portanto, ninguém tirará de mim a liberdade que a Constituição Nacional determina. O BR está mudando e o Poder deve ser emanado do povo, quer as autoridades queiram ou não.

  88. Excelente matéria. O proxeneta-geral da República junto com o morcegão q comanda a investigação inconstitucional acabam de instituir o novo CCC ( Comando de Caça aos Comentaristas ). Bandidos contumazes que roubam a Nação encontram proteção c/ esses poderosos do judiciário e os mesmos querem calar vozes q não concordam c/essa postura conivente com o mal q aflige o país. Gente q ganha gordos salários e goza de benesses p/defender a sociedade se coloca contra essa mesma sociedade q os sustentam.

  89. Agora eu vi mer... mesmo! Até os comentários serão censurados? O tanto de problema nesse país e agora o STF e PGR se preocupam em "organizar a internet a seus devidos interesses". Vergonha alheia.

  90. A Cruzoé está de parabéns. Temos que criar todas as dificuldades para que no Brasil sejam criadas várias gestapos milicianas, como a que está sendo gestada no ministério da justiça.

  91. Nem Leio reportagem. Só assinei para comentar. Claro.Pago a conta para ser famosa mandando bala contra alguns do STF, fora bozo e Aras demitido já. Cadê os Senadores?

  92. Parabéns Antagonista/Crusoé. Essa gente definitivamente perdeu a vergonha. Se a imprensa e a sociedade brasileira baixar a cabeça, as liberdades irão embora. Avante, não podemos esmorecer! Será que meu comentário foi ofensivo?

  93. Eu confesso que assinei, recentemente, a revista por causa do espaço para comentários. Não quero ser processado e preso. Vou cancelar a assinatura amanhã mesmo. É muita palhaçada protagonizada por algumas autoridades públicas. Tem que esculachar mesmo. Avante, Crusoé!

  94. Somente no governo Bolsonaro ( e seus interesses exclusos ) uma figura tao apática e desprovida de capacidades mínimas ,pode exercer uma função tao importante como procurador da republica. Vergonha!

  95. Nós leitores e comentaristas viramos alvo de investigação do STF? Não sou militante político, mas sim um cidadão consciente. É sabido que os ministros do STF são "intocáveis" e podem tomar as decisões mais estapafúrdias sem dar satisfação para ninguém. Não existe gestão de consequências no judiciário. Se como cidadão vemos tudo isso e temos que permanecer calados, por favor, vamos pelo menos parar de fingir que vivemos em uma democracia.

    1. Os comentários aqui só não procedem quando os vermes do ""gabinete do ódio"", perfeitamente visíveis, se infiltram e turbam os assinantes corretos mas, esses, claro, não seriam "investigados" porque são gente do dono do "taras". Os demais comentaristas, pensem o q pensarem, comentam honestamente, não são marginais disseminadores de fake news, comentam os fatos como são e como vemos claramente acontecer testemunhando-os e observando-os verídicamente apresentados pela imprensa honesta e confiável!

  96. Quero autorizar , com fundamentos baseados na Constituição Federal , que a PGR , ou algum órgão serio desta Republica , me investiguem . Mas se nada acharem , como certamente não acharao , boto a boca no trombone para a imprensa internacional.

  97. Esse PGR Aras que foi indicado ao cargo de forma extraviada e suspeita não poderia ser conduzir de forma diferente. Ele escancara, junto com alguns membros do STF, as entranhas do comportamento patológico e destrutivo de uma instituição tão importante como a Procuradoria e o STF. É muito triste ver o plantel medíocre nestas instituições resultado de governos igualmente medíocres. E como essa situação faz mal ao Brasil! Serão anos para corrigir. Isto se tivermos um presidente mais descente em 22

    1. Assino em baixo desse comentário. Será que poderão nôs processar por expressar livre opinião?

  98. Bichos! Saiam dos lixos Baratas! Me deixem ver suas patas Ratos!Entrem nos sapatos do cidadão civililizados Porque aqui na face da terra só bicho escroto é que vai ter Bichos Escrotos saiam dos esgotos Bichos Escrotos !!!!

  99. Tem assinatura por 100 anos? Quero que a independencia desse jornalismo se perpetue. Essa acusacao do Aras parece fofoca de jardim de infancia, que ridiculo, investigar os comentarios para coagir as pessoas e o jornalismo profissional. Patetico!

  100. Enquanto o inquérito ilegal perseguia apoiadores de Bolsonaro, Crusoé fez silêncio. Osvaldo Eustáquio é louco, mas é jornalista... quer queiram ou não. Ninguém disse nada quando ele foi censurado. Vocês não tem mais nenhuma moral de reclamar. Só vale quando os jornalistas não são apoiadores do presidente.

    1. São essas figuras que demolem a república.. são umas antas..apscosta

    2. Não seja idiota!!! Os comentários aqui só não procedem quando os vermes do ""gabinete do ódio"" se infiltram e turbam os assinantes corretos mas, esses, claro, não seriam "investigados" porque são gente do dono do "taras". Os demais comentaristas, pensem o que pensarem, comentam honestamente, não são marginais disseminadores de fake news, comentam os fatos como são e como vemos claramente acontecer testemunhando-os e observando-os verídicamente apresentados pela imprensa honesta e confiável.

    3. Senhor, esta revista sempre foi contra ao 'inquerito do fim do mundo', em que planeta orbita?

  101. Quanto ao PETISTA e EXTERMINADOR da Lava Jato e outras Forças-Tarefas, o execrável Sr Augusto Aras, não daria por ele um tostão de mel coado. Está sendo O PIOR de todos os PGRs que conheci. Ao ver sua carantonha e ouvir as infâmias que profere contra a maior operação contra corrupção da história do mundo, meu estômago dá cambalhotas. A Crusoé está por mim autorizada a fornecer meus dados a estes indigníssimos senhores. Será um prazer ser por eles processada, defendendo-me _pro se_.

    1. As instituições permanecem, os idiotas passam e não caem na real!!! A PF logo passará seu Super-rodo nele!!! 😆😆😆😆😆😆

    2. Um ignorante, um web-analfabeto que em pleno 2020 não distingue blog de revista digital!!!! 😆😆😆😆😆🤪🤪🤪🤪🤪

  102. ADOREI a reportagem. Parabéns! 🥳 🍾 🥂 Sou assinante de 1ª hora da Crusoé e 🥰! Nada tenho contra o STF como instituição, muito pelo contrário. Mas permito-me criticar TRÊS ministros de sua atual composição: Lewandowski, que no impeachment da negregada DilmANTA, em conluio com o Sen CaNAlheiros, rasgou a Constituição na cara atônita dos brasileiros; Gilmar “boca suja” Mendes, “nosso causídico”, nas palavras de Aloísio Nunes, e Dias Toffoli, por inúmeras razoes. Estes me causam vergonha e asco.

    1. Por falar no CaNalheiros, cadê os processos dele? Qual foi o ilustre membro do STF que engavetou?

  103. Por isto eu não comemorei quando prenderam os minions 300babacas e outros bolsonaristas. Ali eu já havia percebido que uma "ditadura do STF" estava em curso e que já tinha começado quando censuraram a CrusoÉ. Se queriam pegar os propagoderes de ódio e de fakes, que acontecesse conforme a Constituição, seguindo o rito, começando pela PF, depois pelo MPF e no final o Judiciário. O STF fez papel de investigador, de denunciante e de julgador ao mesmo tempo.

  104. Estou morrendo de medo dos senhores, Aras e Moraes. Eles se revelam, de fato, clara ameaça à imprensa livre e, pior, à livre expressão do cidadão comum, entre os quais me incluo. Tudo acobertado por um inquérito sinistro, envolto em mistérios, sigilos e evidência de ilegalidade. Numa única "peça jurídica" um só elemento exerce as funções de acusador, investigador e julgador? Inquisição seria a palavra mais apropriada para essa "peça", com todas as suas implicações históricas. Quero proteção, já!

    1. Perfeito, compatriota Eduardo!!! Mas não tema, eles é que devem ter - e muito - medo da gente!!! Somos milhões!!!! Eles são crápulas mas, são um grupelho!!! Nós muito antes pelo contrário!!!!

  105. São os novos deuses, que julgam habitar uma fortaleza, imunes à dor e só sofrimento? Meu Deus! Sófocles já conhecia essa gente!

  106. Muito bom!!! Tem meio apoio!!! E não tenho medo de investigações inconstitucionais de inquisidores!!! Sigam firmes nas denúncias de atos que atentam contra a democracia, inacreditavelmente praticados por agentes públicos que são pagos para proteger a nossa constituição!!! Inacreditável realmente.

  107. Que eu saiba "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato." Quem cometer crime, que responda por seus atos. Aqui não é "blog" de "fake news", e sim um veículo de comunicação sério. Aliás, um dos únicos, ou quem sabe o único, que prima pela relevância e honestidade de suas reportagens. E está cada vez mais claro que isso está incomodando os "poderosos de plantão". E pelo visto dos 3 poderes em todas as esferas e órgãos. Essa é a maior evidência de que estão no caminho certo.

    1. Excelentes comentários!!! Concordância total em gênero número e grau!!!

    2. O "truque" foi alegar o anonimato. Simplesmente ridículo... Em se verificando a prática de crime, que se verifique e que se chegue ao responsável. Estão apenas tentando calar a Crusoé e O Antagonista. Espero que continuem com o excelente trabalho. A cada edição tenho apenas mais certeza de que assinar foi a decisão correta. Não esmoreçam!

  108. Os poderosos de plantão. Veja-se a que ponto chegamos: Aras, Tofolli, Mendes e outros fazendo parte de um "seleto" grupo de poderosos. Bem, agora, somados à família palaciana.

    1. É!!! E uns são donos dos outros através das muitas mútuas chantagens e das muitas "mútuas vantagens" e "prestações de "serviços""!!!... O ambiente deles é sinistramente infecto e institucionalmente tóxico para a NAÇÃO, envenenando o NOSSO POVO e o NOSSO PAÍS!!!....

  109. Inacreditável que estão EDITANDO o Ai 5 . Quem deve ser investigado são os Min toffoli,gilmar, lewan, Rosa ,marco e celso Esses Ministros me envergonham

  110. Absurda essa história toda! Uma verdadeira democracia se faz com instituições independentes dirigida por pessoas corretas e competentes! Definitivamente esse não é um país sério ! Onde está a juventude, os estudantes protestando contra tudo isso?

    1. O PT e Bolsonaro,conseguiram nos dividir para melhor nos controlar.Essa é a jogada.

  111. A mordaça está vigorando? meu comentário não foi publicado, avante Crusoé estamos com você, o jornalismo independente não pode ficar calado, Sr PGR, indicado pelo QI, isso é não fazia parte da lista, agora na contramão da instituição ataca a lava jato que é o verdadeiro baluarte, orgulho dos brasileiros de bem, ordeiro e pagador de impostos não adianta espernear PGR, exigimos transparência da coisa pública, pois somos nós que pagamos os altos salários dos funcionários dos três poderes.

  112. Augusto Aras já mostrou, no pouco tempo de exercício do cargo de PGR, que não tem qualificação moral para intimidar os comentaristas da Crusoé e de O Antagonista. É um lambe-botas do presidente Bolsonaro, que o brindou, imerecidamente, com cargo de suma importância em qualquer país democrático do mundo, mas que ele o avilta por pura inveja dos seus colegas jovens, competentes e corajosos da Lava Jato, bem ao contrário dele, que já se apresenta como uma figuras mais funestas para a República.

  113. Ficou brabo perdeu, em outras palavras se não tem competência discutir não se meta, porque vai acabar se enrolando na própria língua.

  114. Cada vez mais orgulhosa da CRUSOÉ! E parabéns a tds os assinantes, que com lucidez e inteligência expressam suas opiniões! Agora estão querendo nos calar, ,e isso mesmo?

  115. Aproveitando a oportunidade de ser monitorada, Lida, gostaria de pergjntar a essd senhir PORQUE UM CANDIDATO À PGR, FORA DA LISTA TRIPLICE, SE REUNE PELO MENOS 6 OU 8 VEZES ANTES DE SER INDICADO! ISSO Ė INUSITADO, NINGUEM SE PRSSTOU A ISSO, A FAZER ESSE " ALINHAMENTO ANTES. POR FAVOR O SR NOS DEVE EXPLICAÇÕES, FALE SOBRE , ESTAMOS CURIOSOS! MAIS 1 COISA: QUEM PERSEGUE A LAVAJATO, É PORQUE DEVE OU Ė MAU CARATER MESMO!

  116. Deus do céu. Perderam mesmo o prumo!!! Ditadura de terceiro mundo!!! Vide Venezuela, que retornou ao tempo da cavernas dessa forma.

  117. Sou leigo, mas a meu ver, perderam completamente o prumo. Virou o samba do crioulo doido. Sempre bom lembrar que a Venezuela é o exemplo mais cristalino quanto a esse tipo de atitude. Deu no que deu.

  118. Nós estamos passando um momento difícil face a pandemia a crise econômica, desemprego, educação etc....Era para os três poderes estarem unidos como nunca para podermos superar tudo isso. entretanto estão em "guerra" um com o outro por motivo pífios. Até quando vamos assistir essas cenas? Se fizermos críticas seja lá quem, for querem no preder ou fechar o site como ocorreu com este. a pandemia, mortes,fome e outras doenças que se dane, é isso que a sociedade está interpretando. É muito triste!

  119. Aqui vai meu comentário explícito e pronto para ser pescado pelas "otoridades". O Aras tá com medo, o Supremo não tem honrado a toga, o presidente não é santo, o Brasil é fábrica de "otoridades" medíocres e corruptas. Estas últimas vivem com medo de que seus hábitos de corte monárquica absolutista e hipócrita ganhem os ouvidos e a boca do povo. Em suma, todos temem o resultado do bom jornalismo desta revista e de O Antagonista. É só se portar bem que Papai Noel traz presentinho.

  120. Este Aras está se mostrando um completo incompetente para o carto e demonstrando que a promessa de cargo no STF está subindo a cabeça.

  121. Esses dois pobres diabos da AGU e PGR, estão em uma renhida luta para mostrar ao chefe qual deles será o mais servil, para ocupar uma vaga no STF. Uma falta de caráter vergonhosa.Alias, o STF como atua não merece nada melhor!!

    1. "Vou criar uma meta de postagens de comentários e depois vou dobrar a meta. A meta vai ficar em aberto e só depois dobro a meta".

  122. Alerta aos leitores desta revista-blog segundo Aras. Está em curso no Brasil, a reinstalação do poderoso DIP (depto de imprensa e propaganda),do gal. Amaury Kruel, da Ditadura Vargas, dos anos 30/40, onde todos eram vigiados, condenados sem julgamento por delitos de opinião. Da mesma forma, como gestado pela Gestapo nazista e pela KGB, dos russos da extinta URSS. Todos os comentários proferidos por aqui são devidamente printados, pelo que se supõe pela PGR, e pasmem, pelo próprio STF.Apscosta/df

  123. Aí que meda!!!! Eu ia opinar sobre o ilustre PGR, mas agora me calo. Tô desempregada e um processo nessa altura será minha ruína...medo,medinho,medão...socorro.

    1. Ou sobre a hérnia de disco do silvio santos.. melhor..

  124. Esse nunca enganou. A alcunha de "extremamente evangélico" já denota um vício na origem. Nunca é recomendável misturar religião e justiça. Cada religião tem noções diferentes de justiça como por exemplo o Alcorão.

  125. Deixo aqui consignado, para que o Dr. Augusto Aras, leitor assíduo dessa grande banca jornalística, saber que me manifesto sem qualquer interferência da revista ou blog, como queira denominar. Sr. PGR, em que degrau de decadência ética Vossa Excelência descerá para lograr êxito em ocupar a futura vaga no STF? Lamentável a conduta de V.Exma, e beira a conduta ímproba, já que utiliza-se do poder do cargo para perseguir adversários de sua demagogia.

  126. Assim considerando o ministro Alexandre de Moraes seria do baixo clero do STF. Ou todo o STF seria de baixo clero? o que é baixo clero?

  127. Parabéns ao PGR Augusto Aras! Parabéns ao Ministro Alexandre de Moraes! Parabéns ao Ministro Ministro Dias Toffoli! Parabéns ao Ministro Gilmar Mendes! Parabéns a todos os ministros do STF q nunca mereceram qualquer crítica ou levantaram qualquer controvérsia. ( talvez assim eu livre minha cara de uma possível investigação...)

  128. será que eles vão investigar todas as plataformas da Internet? se houve injúria, difamação e calúnia que sejam abertos os inquéritos. Será que a gente consegue uma ajuda do PSDB ou MDB, eles nunca perdem uma no STF heheheheh 🤣🤣🤣🤣

  129. acho que vocês estão na caminho certo, os poderosos estão com medo heheheh se eu for processado me ajuda com advogado hehehe no Brasil tudo pode menos falar mal dos amigos do amigo do meu pai.

  130. Este procurador é totalmente desqualificado para o cargo que ocupa. Isso se vale pelas demonstrações que vem vindo à tona, como ataque a colegas. Sinceramente, precisamos de alguém que tenha como foco o combate à corrupção, que investigue ações criminosas em curso, que faça a justiça prevalecer em nosso país!

  131. O Sr. Aras, na minha exclusiva opinião, não passa de um procurador do baixo clero. Ao ser alçado ao mais alto posto da instituição, pelo presidente também egresso do baixo clero, envergonha a todo o MPF e a nós brasileiros. Me espanta que Alexandre de Moraes desça ao nível dele aceitando que nossos comentários sejam motivo de investigação. É esse uso que está dando do tempo precioso dos policiais federais?

  132. Sugiro que antes de nós nos manifestarmos sobre as barbaridades republicanas das quais temos ciência diariamente e das quais sofremos as consequências, que peçamos a devida vênia a nossos esclarecidos e iluminados ministro Alexandre de Moraes e Augusto Aras. Que esdrúxulo,para dizer o mínimo.

  133. Tá lá de pau mandado do Bolsonaro pra pegar uma boca no STJ. Nós vamos ver isto acontecer antes até o fim do mandato dele! É só esperar pra conferir!

    1. DURANTE ESSES ANOS SEMPRE TIVE MEDO DE ME TRANSFORMAR NUM CAPACHO OU LACAIO

  134. Será um privilégio ser investigado por ter comentado em reportagem da Crusoé. Então, se for necessário encaminhar este comentário ou qualquer outro que tenha feito como assinante para o indigitado PGR, estou autorizando. E, em opinião pessoal, própria, desvinculada da linha editorial da revista, acho o Sr. Aras um idiota útil, que atua como estafeta do Presidente Bolsonaro, contrariando a mais básica função do Ministério Público: a de fiscal da lei, independente e soberano a qualquer poder.

    1. Negregados? O que é isso? Hummmm..tem algo a ver com "negritude"?

    2. “Tamo Junto”, Alex! Parabéns aos bravos articulistas e comentaristas! Se formos processados por estes negregados elementos, sugiro criar um grupo para irmos todos juntos pessoalmente, dizer-lhes o que pensamos.

    3. Não é um idiota útil.....Aras é um safado inútil.

  135. Inacreditável! Isso cabe numa democracia? Será que o Brasil já deixou de ser uma democracia e não percebemos por ingenuidade? O que o PGR está nos dando é um cala-a-boca. A todos, não só à revista.

  136. Parabéns Crusoé!!! Inacreditável a postura desse procurador q detona a credibilidade do MPF. Uma vergonha !!! Realmente faz um belo trio com Toffoli e Moraes. Se fizessem um trabalho digno, respeitando a Constituição e a sociedade, não precisariam colocar mordaça no povo. Protegem corruptos e afrontam a sociedade com seus rompantes de ditadores !!! Estamos vivendo um caos nesse governo !!!

  137. Se for para agitar, acrescentem aos comentários esta minha OPINIÃO: As atitudes de Augusto Aras são de uma pessoa comorometida com e a serviço de delinqüentes.

  138. O Antagonista e Crusoé não devem esmorecer diante do autoritarismo de Aras. Cobrem as respostas da PGR às perguntas formuladas. A PGR não pode se esquivar das respostas invocando o sigilo do inquérito. Tentar censurar os leitores pode reverter em mais opiniões adversas contra Aras. O certo é pedir o impedimento dele, principalmente por sua atitude em tentar acabar com a Lava-Jato.

  139. Está começando a ficar claro porque Bolsonaro escolheu este senhor para ser PGR! Eu, em minha pouca malícia, não consegui entender o que motivou a escolha.

  140. Parabéns crusoe. A primeira Vez que assinei a revista foi para apoia-los devido a censura sofrida. Voltei agora por causa do Moro e com certeza renovarem devido a postura nessa reportagem.

    1. Excelente sugestão , importante o maior número de pessoas terem acesso a essa ABERRAÇÃO.

  141. Difícil acreditar que o impeachment deste despreparado seja aceito por Alcolumbre. Mas resta uma esperança. #impeachmentdeArasjá!

  142. JESUS, O MESTRE INCORRUPTÍVEL, falou há 2000 anos que " Não se pode servir a dois senhores." Augusto Aras deveria servir aos princípios Republicanos, mas está a serviço de outros senhores. Sua ira contra a Operação Lava Jato e sua postura, manifestada publicamente, em defesas dos saqueadores dos cofres públicos

  143. Impressionante ver como se está desorganizando sistematicamente o país em função de interesses pessoais menores, enquanto se fecha os olhos para uma realidade deplorável na saúde, na desvalorização da moeda e perda de nossa soberania e na proibição de acesso do brasileiros a bens que há pouco tempo, mesmo com dificuldades, ainda alcançava. Impressionante... Imagino quando apagarão nossas luzes.

  144. A nomeação desse sujeito para a PGR fez cair a máscara do Bolsonaro. Acabar com a Lavajato e proteger corruptos são as tarefas que seu amo lhe mandou fazer. A investida contra a liberdade de expressão ele pode ter decidido por contra própria.

  145. Parabéns Crusoé pelo excente jornalismo que presta em defesa da ética na política e na defesa da liberdade de expressão do povo brasileiro. #ForaAras

  146. Certa vez comentei que as expressões faciais do PGR, era de alguém dissimulado e prepotente. Acho que cada centavo que invisti no curso de microexpressões valeu a pena,

    1. Vc está redondamente enganado, meu chapa. A solução é a democracia e o voto consciente. Esse tipo de comentário, deveria sim, não ser censurado, mas repudiado. Chega de intolerantes e radicais extremos nessa joça de país. Apscosta

    1. ???? Nao entendi nada, meu chapa.. que diabo é isso? apscosta

  147. Aras está desmonstando ser contra a Lava Jato e a liberdade de expressão. Sabemos que ele foi colocado nesta posição em que se encontra para bloquear os inquéritos da Lava Jato contra vários políticos que hoje apoiam o governo Bolsonaro (Centrão) e que não querem responder por seus atos corruptos. Vamos ver até aonde isto vai. Talvez até a reeleição do atual Presidente da República que era frontalmente contra os políticos corruptos.

  148. Tô besta e embasbacada! Se a investigação vier, me arrolem como testemunha de defesa de vocês! Terei o prazer de fazer valerem os meus direitos e deveres garantidos pela Constituição Federal!

    1. Eu também estou com medo disso tudo. Comentei e opinei sobre as atitudes dos ministros do STF e do PGR, na Crusoé! nesse período a que a matéria se refere. Jesus, Maria, José!! A que ponto nós chegamos! Está muito assustadora essa matéria!

  149. Com a palavra o Advogado do Brasil Dr.Modesto Carvalhosa e seu pedido de impeachment do Sr.Procurador Geral da República noticiado no O antagonista.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  150. Tô besta, embasbacada! Se as investigações que estão por vir vierem, podem me arrolar como testemunha da Crusoé e do O Antagonista.

  151. É isso aí, Crusoé e O Antagonista. Aguentem firmes essas investidas indecorosas dessas "otoridades" da República Federativa do Brasil.

  152. Vou passar a comentar mais. Comento com nome e sobrenome. Não tenho nada a esconder e tenho direito a minha opinião. Se uma revista eletrônica, com um público reduzido, incomoda tanto, é porque tem razão. A crítica não incomoda ninguém que não a mereça.

  153. Se é para censurar que seja geral começando pelos jornalistas que são os maiores fofoqueiros e fabricantes de notícias falsas escondidos sob o manto de que jornalistas não podem ser censurados assim como outros Supremos não podem ser criticados. No final só o povo mesmo é que só tem direito a sustentar esses inimputáveis.

  154. "E o nosso vício já é conhecido: manter firme a vigilância sobre os poderosos de plantão, como o senhor". Crusoé 10 X Augusto Aras 0. O PGR demonstrou ser despreparado para o cargo público que ocupa, para a desonra da classe de Procuradores e Subprocuradores gerais da da República.

  155. A escalada autoritária está a pleno vapor no país. Que farão sujeitos como o Sr. Augusto Aras ou como o Sr. André Mendonça, ambos, despachantes do atual Presidente da República, caso ocupem uma das cadeiras do STF com o precedente autoritário aberto pelo Sr. Dias Toffoli e executado pelo Sr. Alexandre de Moraes?

  156. Muito bom Crusoé! Esse tipo de atitude por parte do despachante geral da republica é a face do autoritarismo que cerca nossa república, Aras será um inimigo da liberdade e do combate a corrupção enquanto estiver sentado na cadeira de PGR ao qual ele não merece.

    1. A culpa é do Bolsonaro que, diante de nomes tão respeitados, foi escolher um petista p o cargo máximo da PGR.

  157. Aras o testa de ferro de Boso para acabar com a lava jato e com os procuradores .Bolso precisa saber dos inquéritos que atingem a família e os filhotes .para isso tem o apoio de Toffoli ,Maia ,Alcolumbre e corruptos do centrão .VERGONHOSA POSTURA DE QUEM SE ELEGEU COM APOIO LAVA JATO 🤮

  158. ”Como uma sociedade poderia deixar de perecer, se, enquanto o laço político de afrouxa, o moral nāo se aperta?” (TOCQUEVILLE, em Da Democracia na América)

  159. Excellence, Crusoé. É impressionable que, ao arrepio da Constituicāo, esse inquérito flagrantemente ilegal prospere como AMEAÇA à liberdade de expressāo e, por conseguinte, à democracia. A final, ”cala a boca” já ressuscitou?

  160. O PGR Aras está se saindo uma cobra com asas. O pr Bolsonaro escolheu a cobra e o Senado lhe apôs asas. O que Crusoé tem feito corretamente é vigiar onde o animal quer despejar a peçonha.

  161. O Brasil mais do que nunca, precisa de uma imprensa livre e competente pois na sua ausência, florescem os indecentes, os inescrupulosos e os corruptos. As instituições submergem, o país se esfarela. Meu Deus!

  162. Parabenizo a Crusoé pelo excelente trabalho em prol da democracia e por sempre atuar de forma proba para a manutenção da liberdade de imprensa no Brasil. Muito lindo de se ver

  163. Talvez, com essa, a Crusoé volte a sua linha editorial inicial e deixe de fazer vistas grossas para a ditadura do judiciário instalada no país pelo supremo (com s minúsculo mesmo), com apoio do jabuti na árvore do Bolsonaro.

  164. Tenho uma dúvida e peço esclarecimento, para que tenha um posicionamento adequado neste momento em que vivemos: Vivemos em uma DEMOCRACIA ou em seu oposto ?

  165. Aras aproveita a pandemia para agir de maneira arbitrária se não estivéssemos em isolamento.iriamos fazer manifestação até ele cair

  166. Que atitude mais descabida, mais absurda, desse PGR! Agora se voltando também contra leitores? Onde isso vai parar? É necessário saber quais foram os procedimentos de fato implementados por Alexandre de Moraes.

  167. Povo sem fibra, merece políticos e juízes canalhas. Cada um espera que outro faça sua parte. Povo incomodado vai para a rua. Povo acomodado se contenta em postar um protestinho no tuíter ...

  168. O STF, cujo chefão todo poderoso é o político BeiçolaMendes, está mais para um "Conselho dos Guardiões" iraniano do que para uma "Suprema Corte de Justiça". O Beiçola é o típico aitatolá Ali Khameni, mas na versão brazuca tupiniquim. Até genro no Senado, cheio dos poderes, o cara tem. Ele pode falar e fazer tudo o que bem entende, ninguém tem o Poder para freá-lo. Antecipa votos pela mídia, ataca procuradores da LJ, gosta de apedrejar o Moro e sempre está pronto para soltar bandidos poderosos.

    1. O Poder é tão forte e absoluto do Beiçola, que até julgar e mandar soltar o próprio Compadre ele pode. Impressionante. E aquela ligação com o Aécio, combinando manobra política??? E os encontros dele com o então presidente Temer, fora da agenda, as escuras??? E a presença dele o tempo todo na mídia, dando uma de comentarista político??? Até quando o Brasil vai ficar refém de um ditador deste, que nem eleito ele foi pela população???

  169. A bandidagem tomou às instituições. Este povo miserável que só se interessa por futebol e novela, paga a conta. Só indo às ruas, o que duvido, pois somos muito covardes. Não vejo solução. Pobre de nossos filhos e netos. O país da bagaça. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  170. Agradeço à Crusoé, que assino desde seu início. As atitudes do sr. Aras vêm confirmando o perfil dele que essa revista antecipou antes mesmo de sua escolha, fora da lista tríplice, por Bolsonaro.

  171. Até os minions, que acabaram indo presos e que tiveram suas contas bloqueadas por or ordem monocrática do STF, já foram deixados de lado e ignorados pelo Bolsonaro. Tudo pelo Acordão costurado com o Centrão, Aras, Totó e o GilmarSapão. Acordão do tipo: "fica caladinho aí presidente, se não pegamos a sua família inteira que está enrolada e ainda cassamos o seu mandato".

  172. a impressão que tenho é que pra esses senhores nós temos a obrigação de manter toda essa palhaçada calados. Até quando o povo vai aceitar isso? Quando vai se tocar que todo poder emana dele, não deles?

    1. Margaret, os bandidos poderosos já sacaram que o povo em geral é [email protected] mole. Com a explosão da internet, redes sociais, o povo ficou ainda mais [email protected] mole. Por isto eles dão golpes e mais golpes, todos descarados, sendo que muitas vezes passam por cima da Constituição, e nada acontece com eles.

    2. Margaret, os bandidos que detém o poder do Congresso e da "Justiça" que é chefiada pelo Gilmar Boca de Sapo, já perceberam que o povo brasileiro é [email protected] mole. E está mais [email protected] mole ainda com a explosão das redes sociais, aonde viraram "manifestantes de internet". E olha que tudo tende para que a ditadura do STF mande censurar fortemente a internet. Independente desta pandemia e do fato que o Bolsonarismo dividiu a direita... mas cadê os movimentos de rua que foram tão fortes em 2014-2016???

  173. Como diz uma certa ministra, cala a boca já morreu ! Sr Aras, sua revolta só mostra que não está agindo corretamente! Quem não deve não teme.

  174. Não duvido que vem coisas piores por aí, do tipo censura brava. Goste ou não dos minions, o que o "STF do Gilmar" decidiu contra eles foi exagerado, feriu a Constituição, a Democracia. Deveria ter seguido a Constituição, envolvendo a PF o MPF e depois, por fim, o Judiciário. Acho os minions um bando de idiotas, mas não comemorei. O STF tomou pra si o papel de PF e MPF, virou ditadura. E o pior é que o Bolsonaro está alinhado com o PGR, o Gilmar e o Totó, tudo para proteger sua família enrolada.

    1. Até mesmo os minions, que acabaram indo presos e que tiveram suas contas bloquedas por decisão monocrática do STF, foram deixados de lado pelo Bolsonaro. O Bolsonaro está com tanto rabo preso, que deve ter feito um acordo para ficar caladinho e na dele. Um verdadeiro Acordão para salvar a sua família enrolada até o pescoço e também para salvá-lo de um processo de impeachment. O "cachaceiro analfa bandido de 9Dedos" deve estar adorando este desgoverno. Vem aí para 2022 a chapa 2L (Lula+L.Huck).

  175. Esse PGR presta um desserviço ao país. Prejudica principalmente o trabalho do Ministério Público. É um homem público desprezível e deveria pedir para sair...no mínimo...

    1. Não esqueçamos, colocado pelo traidor Bolsonaro, chamado até de mito. Só rindo pra não chorar.

  176. O PGR só faz isto porque tem o aval do Bolsonaro, do PTóffoli adEvogadozinho eterno do Dirceu e do GilmarSapão que é o chefão todo poderoso do "Judiciário". O Brasil está sob uma ditadura fantasiada de STF e, diante disto, os brasileiros estão sujeitos a qualquer tipo de aberração e censura. Vejam aquilo que o Lewanbosta e o Beiçola fizeram na 2a.Turma. Aquilo não foi um julgamento, mas sim um apedrejamento do Moro para salvar um criminoso analfabeto.

  177. Recado aos déspotas de plantão sejam de qquer um dos poderes: detesto redes sociais, não faço parte de nenhuma delas porém, faço questão de expressar aqui e no Antagonista o que penso sobre tudo e todos, exerço minha cidadania sem ofender ninguém e mais, servidor público serve ao público e deveria ouvi-lo até pq pagamos seu salário. Qto ao Aras, me causa asco lembra os coronéis da novela Gabriela. Aras representa o retrocesso e só chegou a PGR pq JB foi eleito.

  178. Como disso Gonzaguinha, "A dita anda dura, mesmo com a tal da abertura". E o povo continua apoiando a polarização entre políticos malcheirosos! Terminando com mais uma citação, "Tristes Trópicos" de Claude Lévi-Strauss.

  179. A que ponto chegamos! PGR preocupado com comentários de leitores de um único veículo da imprensa... Será motivo de piada nos EUA e Europa.

  180. Às vezes tenho testrições a certas opiniões de jornalistas da Crusué. Entretanto, aplaudo todas as iniciativas de investigação jornalísticas que envolva a função pública desprestigiada desse pseudo procurador, que ora levanta a bandeira da censura.

  181. Não concordo em nada com o Sr. Augusto Aras enquanto procurador da República. Nesta posição, está sujeito a críticas, e eu o crítico veementemente.

    1. Negativo Sra. Não sei de onde a sra conseguiu essa informação, de que não será o Araras, o indicado. A ginkana pro stf tá fervendo e o "Augusto" com sua inefável subserviência,tá com tudo e "não tá prosa" pra ser ele próprio. É a combinação, pelo que se saiba. Apscosta/df

  182. Aplausos à Revista Crusoé e a todos seus apoiadores e comentaristas,pois estão exercendo seu direito de acordo com a nossa Constituição Federal🇧🇷👏🙏👍

  183. A combinação de Augusto Aras PGR e Alexandre de Moraes,é explosiva contra à liberdade de expressão! Continuarei comentando com educação e civilidade como faz a Revista Crusoé,pois a Constituição nos dã esse direito

  184. Aras é o típico funcionário público odioso pela postura subserviente de um caça-cargo. Se for indicado para o STF, Bolsonaro será odiado pelos seus ainda apoiadores, onde me incluo.

  185. Aras quer fazer parte do grupo de editores do STF. Quem não quer se molhar, não anda na chuva; ou como disse uma desses ministros, quem não quer ser criticado que não se candidate a cargos públicos.

  186. Estarei sempre apoiando essa equipe que nos proporciona as verdades da corrupçao que são pactuados nos bastidores da politica entrede os poderes.

  187. A campanha eleitoral de Jair Bolsonaro foi o MAIOR ESTELIONATO ELEITORAL da história republicana. Bolsonaro propagou MENTIRAS. De paladino do combate à corrupção na campanha eleitoral ao feroz combatente contra o combate à corrupção e feroz opositor da operação Lava Jato ao assumir o cargo de presidente da república. A atuação de Augusto Aras demonstra que a trama para destruir a Lava Jato está em curso. A campanha eleitoral de Jair Bolsonaro foi uma FARSA. Fora Bolsonaro. IMPEACHMENT JÁ.

    1. A decisão de Bolsonaro de dar um Golpe de Estado significa que Bolsonaro quer instalar uma DITADURA no Brasil. No dia 22 de Maio, Bolsonaro queria enviar tropas para o STF e com este precedente Bolsonaro poderia enviar tropas para prender opositores, jornalistas, cientistas, eu, você, nossos amigos, nossas famílias. Não há limites para DITADORES. Não há Leis e não há Constituição para DITADORES. Há autoritarismo, violência e desrespeito aos direitos humanos fundamentais e às liberdades.

    2. Seria prudente que os Brasileiros acordassem o mais rápido possível. A frase célebre de Thomas Jefferson “O preço da liberdade é a eterna vigilância.” se aplica perfeitamente ao momento que estamos vivendo. Leiam a matéria “Vou Intervir!” da Revista Piauí (edição 167, Agosto_2020) sobre o dia em que Jair Bolsonaro tramou um Golpe de Estado. “O dia em que Bolsonaro decidiu mandar tropas para o Supremo”.

  188. ABSURDO,FORA ARAS!! Parabéns ao Antagonista, sou assinante e se não fosse vocês com o jornalismo investigativo nunca saberíamos dos roubos e abusos destas autoridades!

  189. Como sempre, esse "cavalo de troia" está sendo usado pelo MINTO para atacar quem o "desagrada". Parabéns a todos os integrantes da Crousoé pelo excelente jornalismo.

  190. O povo brasileiro, quase a metade é analfabeto. Meu avô paterno, Antônio dos Reis Filho dizia “ na terra de cego quem tem 1 olho é Rei”. Dr. Augusto Aras está saudoso do “ tempo que marrava cachorro com linguiça “, Luís Felipe Scolari.

  191. "É assim que as democracias morrem: enfraquecidas de modo "legal,"por dentro.Decaem aos poucos, em etapas que mal chegam a ser visíveis."Por onde andam os defensores da Constituição?os eleitos pelo povo e os indicados pelo zistey? ACORDEM!!!

  192. Porque vocês não defendem com esta veemência a liberdade de expressão dos demais atingidos ditatorialmente por este inquérito absurdo. Sei, são bolsonaristas.

    1. Ah rapazinho, vai plantar batatas vai.. o que sufoca a Nação são esses energúmenos.. chispa rapaz, vai rosnar lá na caixa prego, vai... apscosta

  193. Nâo adianta fazer as devidas perguntas porque serão repondidas de forma parcial ou vazias, uma vez que, ungido ao cargo de Procurador Geral demonstrou sua incompetência para o cargo, bem ao gosto do Capitão recusado pelas emas do Planalto. Atua nos bastidores faz tudo que o Bolso (o estelionatário oficial de 2018) e aguarda nas sombras uma indicação ao SUPREMO. Triste fim dos tempos sérios do combate eficiente à corrupção endemêmica no país.

    1. Penso q ainda assim as perguntas devem continuar a serem feitas. Respostas vazias as respondem indiretamente.

  194. Fabulosa a reportagem de Rodrigo Rangel e Fabio Leite. A resposta dada ao Cavalo de Troia, como o chama Merval Pereira, foi sensacional. Esse cara vai atacar Deus e o mundo por essa vaga no STF.

  195. Estou com o Ramatis. publiquem a integra para que o brasileiro veja sim o nível da escória que é o Aras, indigno Procurador Geral da República. Não podemos esperar nível melhor de gente que é amiga do Bozo e de sua confiança . os bons já correram desse escrote, Moro e Mandetta. só ficou a escória. pobre Brasil. Há, como não tenho medo dessa gente público meu nome completo para ele me achar mais fácil, Claudia Maria de Brito Abreu.

  196. Não temos nada, absolutamente nada - nem Saúde, nem Educação, nem Transporte, nem Segurança, nem Justiça, nem políticas públicas de Saneamento e Moradia - nada minimamente decente neste país! Tudo que fazemos é pagar impostos e cada vez mais impostos extorsivos, sem receber nada em troca. Agora querem calar a nossa voz. Que tipo de país querem nos dar para viver??

  197. Bravo, Crusoé! Bravo, Dr. André Marsiglia! Que tempos sombrios vivemos. "personas" que deveriam zelar pelo fiel cumprimento da Constituição Federal, simplesmente rasgam-na sem nenhum pudor. "Brasil, a tua piscina está cheia de ratos." Valei-nos, Cazuza!

  198. Essa é uma reportagem para se deixar aberta a todo o público brasileiro e mundial... A censura está voltando ao país em uma escala exponencial!!!

  199. O ARAS e o STF estão testando todos os limites do absurdo jurídico. Depois não entendem porque há uma turma aí que pede o tal cabo e o soldado... Vida Longa a Crusoé e ao Antagonista...!!!

  200. Aras um petista, que é um cachorrinho para a quadrilha Bolsonaro. Um incompetente, não presta para fazer seu serviço e parece aquelas pessoas "fofoqueiras" que vivem tomando conta da vida dos outros.Um hipócrita, embusteiro,indolente. A lei do retorno vem para todos, um dia este desocupado, terá o que merece. Parabéns a Revista Crusoé, que não depende de dinheiro publico para falar as verdades desse desgoverno.

  201. Sou assinante porque confio na Crusoe e as críticas aos arbítrios do atual PGR só me fazem bem à alma. Continuem firmes no propósito de impedir os conluios e compadrios da República.

  202. Lendo essa matéria só nos resta pedir que Crusoé publique na íntegra a petição e a decisão do ministro do STF. Essa a solução: "A luz do Sol é o melhor detergente...” Louis Brandeis (1856-1941 - Juiz da Suprema Corte Americana) e o único socorro possível ao miserável povo brasileiro.

  203. inacreditável! INACREDITÁVEL! Alexandre de Moraes é um Ditador! o Aras é um Traidor. Os dois envergonham o STF e O MPF. Processa eu!

  204. Estamos vivendo a verdadeira ditadura do stf (em minúsculo mesmo) e como não bastasse, agora temos a pgr para nos censurar. Como cidadão brasileiro, não vejo stf defendendo a Constituição, não vejo o congresso nacional representando o meu interesse (muito pelo contrário) e agora uma pgr retrógrada. Está tornando-se impossível ter qualquer esperança com esses parasitas no congresso, stf e tantas outras entidades mais preocupadas em calar a voz da nação do que exercer suas competências.

  205. O Sr. Aras como Procurador Geral de República deveria se ater a investigações e inquéritos relacionados à família Bolsonaro. A liberdade de expressão não pode ser demovida simplesmente porque não o agrada. Peço ao Sr. Alexandre de Moraes um cuidado especial, pois o que o PGR quer é também aparelhar a Procuradoria Geral com outras instituições já aparelhadas nesse governo. Sou assinante e a revista é a mais honesta e independente.

  206. Pobre Brasil.... Quando será que perderemos este complexo de país de quinta categoria, governado por vigaristas que só pensam no seu bolso, falo dos nossos políticos (com raríssimas exceções) e do judiciário (senhores, por favor desçam do pedestal e conheçam o Brasil real)...

  207. Como a defesa da liberdade de imprensa é uma das poucas coisas que une sites e emissoras de todos os vies ideológicos, vão querer contolar os comentários dos leitores? Qta preocupação com os leitores da revista e do antagonista. Por que? Os do uol, folha, o globo e cia nao incomodam? Não somos tão importantes assim, sabemos. Sufocar as finanças da revista e inibir as reportagens investigativas parece ser o foco mal disfarçado. Mais um que lê vcs.

  208. Não ficaremos calados com os desmandos dos donos do poder, firme Crusoé estamos juntos. A mordaça não vai se sustentar, é constituicional a liberdade de livre expressão, excelentíssimo PGR, estamos vigilantes com a verdade é prioridade do veículo de comunicação, a verdade dói mas ninguém pode espernear na democracia o direito e deveres são iguais, Sr. procurador são novos tempos nas terras tupiniquim.

  209. Que país está se tornando o nosso, mas o que é isto? Estarrecedor o que traz esta reportagem. Inacreditável que estamos chegando neste limite, ou melhor dizendo, pelo jeito até já ultrapassamos o limite. Que horror.

  210. Que vexame esse Procurador Geral! Indigno de ocupar qualquer cargo na República. A ética , o decoro e a moral foram pro beleléu..... Que vexame esse país .

  211. Pois é ... já teve blogueiro (leia-se jornalista) preso e blogueiro (idem) exilado. E vocês acharam bacana... chegou a vez de vocês ( de novo). Esperneemos!

  212. Só tem um responsável por toda essa celeuma que está sendo narrada neste artigo: o presidente Bolsonaro que escolheu o PRG da hora. Eita dedo podre do nosso presidente.

  213. O bom baiano Aras é autoritário. Quer mostrar serviço p o pateta Bolso p ascender ao supremo. O Brasil está condenado à miséria.

  214. PG do Bolsonaro. O Bolsonaro eata montando yma rede de arapongas, do qual o PGR faz parte, para fechar a boca daqueles que os questionam. O PT tentou mas nao conseguiu e pelo jeito esse governo esta conseguindo.

    1. pois é... incrível, mas o pt parece ter respeitado algumas barreiras éticas, hoje ignoradas.

  215. Nas perguntas de Crusoé à PGR faltou uma: Supostas ofensas a outras autoridades (presidentes da república, câmara e senado, entre outros) também serão alvo de investigação? Ou a censura é exclusiva para o judiciário?

    1. Essa lista tríplice é um câncer no Brasil. O apadrinhamento político nesses cargos só trás confusão e suspeição! Já passou da hora de terminar com essa prática!

  216. O que a gente observa é que essas pessoas públicas só querem os bônus do cargo, mas quando são questionadas sobre suas opiniões e atitudes, começam a esbravejar e por não terem argumentos plausíveis, levam a situação à justiça, utilizando o poder que tem. Realmente, me parece que esse senhor não está à altura do cargo que exerce.

  217. Esse PGR Augusto Aras bem como alguns ministros do STF, comandados pelo careca e pelo “amigo do amigo do meu pai”, são bandidos e ditadores sim. Se sentem os donos do País. Esses filhos da puta estão tentando acabar com a Lava Jato. E que venham me prender... O melhor PGR que o Brasil já teve chama-se RODRIGO JANOT.

  218. Lamentáveis a postura, conduta e atitudes do atual ocupante do cargo mais elevado da PGR. Mesmo que seja por apenas um mandato, o seu curto espaço de tempo deixará cicatrizes profundas e será muito ruim para as instituições e para o nosso pais.

  219. Ser antifascista nesta fase da nossa triste vida virou problema. Carmen Lucia pede explicações a min. justiça e nao pede a PGR . QUE PASA ?? CHE CAZZO ?? WTF ??

  220. É assim que as democracias morrem. O presidente eleito começa 'aparelhalhando' a polícia, judiciário, órgãos de inteligência, PGR e por aí vai. Espero que no Brasil, como aconteceu na Venezuela, isso não aconteça.

  221. A cada movimento do PGR fica mais claro e cristalino os motivos que levaram o minto Bozo a indicar e nomear o Aras para Procurador Geral naquele famoso acordão para o Tofolli blindar o chefe do laranjal, seu filho senador.

  222. Sou procuradora Regional da República aposentada. Atuei no MPF de dezembro de 1989 a setembro de 2010, quando me aposentei. Nunca havia ouvido falar na pessoa do atual PGR. Não só eu. Uma multidão. Por isso ele é contra a Lista Tríplice. Jamais entraria nela.

  223. Se o vício condenado pelo procurador geral do presidente é informar e buscar esclarecer fatos de interesses públicos, Antagonista e Crusoé, mais do que nunca precisam continuar... Não podemos aceitar tribunal de exceção e muitos menos censura.

    1. Parabéns. Continuem investigando. Uma hora a casa dos bandidos vai cair.

  224. Gustinhoooooo!!!!! Xandinhoooo!!!!! Olha eu aqui. Vocês não têm o que fazer não? Aras, ops, oras, vão pentear macacos!!!! Aliás, o que fazer vcs até têm..... mas não fazem. Vagabundagem????

  225. Minha opinião, que é minha, da minha cabeça, do meu CPF, é que o PGR do Bozo é um escroto. Estou com a Crusoé desde o primeiro dia e com O Antagonista desde fevereiro de 2015, além disso sou Moro de carteirinha. Vai pro inferno, Aras!

  226. Tanta prepotência acompanhada de incompetência chega e exalar o podre das intenções putridas dos poderes que querem calar qualquer cidadão pagador de impostos que pagam seus polpudos salários.

  227. E por isso que assinei a Crusoé, já estava namorando essa excelente revista desde o seu lançamento, mas, somente no início do ano, tive a oportunidade de assinar, e assim vou manter e renovar a minha assinatura, parabéns aos jornalistas da Crusoe, sempre trazendo a tona excelentes reportagens e críticas, mostrando a verdade sobre a obscuridade do establishment político e assim, alertando seus assinantes/leitores.....

  228. E SÓ MAIS UM BOSTA QUE ESTA NO CARGO, PRA PROTEGER E BLINDAR BANDIDOS. COMO TODO ESSE STF, AS FFAA, ETC. ETC, ETC. E O ESPELHO DA SUB-RAÇA. QUE PENA QUE EXPLOSÃO DE BEIRUTE NÃO FOI EM BRASILIA. FARIA UMA BOA FAXINA NO BRASIL.

  229. SÉRGIO MORO em 2022 será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE”! O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI”! Triunfaremos!

    1. Com fé em Deus. Não suporto mais vê o país sendo devastado por bandidos!

    2. Relatou e definiu!!! É esse o promissor e limpo futuro do BRASIL!!!

    1. Concordo em gênero, número e grau, deveriam sim, ser investigados.....

  230. Meu comentário tem nome de autor, absurdo a perseguição à revista e ao público que comenta! Estamos iniciando perigosa e preocupante época de censura e perseguição com dossiê sigilosos, e dizem estar protegendo a democracia e a constituição!

  231. Enquanto a REVISTA CRUSOÉ manter esse padrão de jornalismo, isento de interesses PRIVADOS, pode ter certeza que minha assinatura continuará ativa!!!

  232. Que dizer de tal absurdo desse pseudo procurador, senão repetir o comentário do extraordinário conhecedor do assunto, o dr Carlos Fernando: que ele nada entende do MPF, não passa de um simples advogado e, digo eu, comprado pelo sonho de um STF. Obs: costumava fazer meus comentários apenas no Twitter, mas como pago há 3 anos por este privilégio neste "blog investigado", passo a criticá-lo aqui também, Aras.😠 Vocês representam a sanidade neste país, equipe @oantagonista.😃

  233. Estamos a caminho de uma ditadura de extrema direita e a escarradeira do ditador Bolsonaro é o Aras na sua vil subserviência.

  234. O Capacho-Geral da República quer virar o novo autoproclamado 'editor do país' como seu único aliado no STF Dias Toffoli, o qual ele blinda de investigações. Aliás, lembro que Raquel Dodge também blindou Gilmar Mendes de desdobramentos da Lava Jato. E tanto Dodge quanto Aras não gostam de Janot, que foi o melhor PGR da história. Por causa desses 2 capachos temos que ainda aguentar os piores ministros da história do STF. Mas Augusto Aras quer entrar para o time das togas imundas também.

  235. Augusto Aras SAFADO Alexandre de Moraes SAFADO Printa meu comentário e vem atrás de mim, PGR. Vou ter o prazer de de dizer na sua cara o q eu acho de vc e da sua corja de ministros do STF!

    1. Se escolheu era o q sabia de quem se tratava e a função que ele ia seguir né?

  236. Só uma pequena e simples pergunta (novamente): Por onde anda Zé Dirceu e quem é o amigo que lhe ofereceu uma festa num determinado momento? Vale a pena uma reportagem sobre "o amigo".

  237. Palhaço Geral da República, Puta Geral da República, Prepotente Geral da República, Picareta Geral da República, Pervertido Geral da República. Espero que esse comentário te agrade, PGR Aras de Araque

    1. FORA TERRORISTAS CORRUPTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, FORA ATENTADORES CONTRA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL!!!!

  238. LAVAJATO, LAVAJATO, LAVAJATO, O ANTAGONISTA, O ANTAGONISTA, O ANTAGONISTA, CRUSOÉ, CRUSOÉ, CRUSOÉ, PRESIDENTE DR.SÉRGIO FERNANDO MORO: CONQUISTAS, PATRIMÔNIOS E ÍCONES INTOCÁVEIS DO POVO BRASILEIRO!!!!

    1. EM FRENTE E ENFRENTE SEMPRE, *O ANTAGONISTA*!!! EM FRENTE E ENFRENTE SEMPRE, *CRUSOÉ*!!! EM FRENTE E ENFRENTEM SEMPRE, COMPATRIOTAS COMENTARISTAS!!!!

  239. Será que devo opinar? Ai, meu Deus, que medo!!!! Não devo mais assinar a revista? E se as minhas questões sobre liberdade de expressão forem a mesma do veículo em questão, serei presa? Depois de um caudilho, sempre virão outros. Não podemos ser calados. Instituições públicas têm de ser confrontadas em sua transparência. PARABÉNS CRUSOÉ!!!

  240. Lamentável para dizer o mínimo. Cargos como o que ocupa o ilustre PGR deveriam ser objeto de eleição direta por seus pares e não uma indicação do ocupante da presidência da República. Esta forma de nomear PGRs e ministros do supremo leva à vergonhosa composição que temos atualmente na corte suprema do país. Sim, os ministros do STF, com talvez uma ou duas exceções, envergonham a instituição e o país.

    1. A República é dos políticos, a Constituição soberana foi lapidada por eles e para eles em muitos aspectos. Sempre achei uma esculhambação essa história de indiacação

  241. E quem liga para "Aras"???? Ele é só mais um que chegou ao cargo público sem concurso ou merecimento, assim e por isso, só presta desserviço ou serviço de qualidade duvidosa. Parabéns à Cruzoé pelos questionamentos ao "procurador de ações"! Faltou apenas um: - O PGR não tem nada mais urgente e sério para fazer não??? E a resposta todos já sabemos: - Tem, o que não tem é competência para tal...

  242. Esse Aras foi o escolhido do presidente Bolsonaro, de cara já persebemos como o presidente sabe escolher os seus. Deus tenha misericórdia das próximas escolhas que ele vai fazer para o STF. Da um desânimo!

  243. Já somos uma ditadura, o guardião da Constituição e o fiador do regime democrático são os algozes da nossa insipiente democracia.

  244. As instituições existem por que acreditamos nelas. Já deixamos de acreditar. A república de 1988 tornou-se um zumbi. Censura, inconstitucionalidades no STF, apoio à criminalidade, corrupção no judiciário, etc. É o projeto de poder descrito por José Dirceu, fora das urnas. A arrogância é tanta que vão acabar inocentando o Lula. É auto-evidente que se trata de uma conspiração. Mas estão subestimando o povo porque ainda não ocorreram manifestações de rua. Vão arrebentar a corda.

    1. Antônio faço o "mea culpa" pois sou eleitor de 80, que acreditou em partido comunista travestido de social democracia. FHC e Sarney dois câncer q dizimaram gerações. Em 2.013 fomos às ruas e em 5 anos acabamos c o conluio entre os 3 poderes. Ñ será esta epidemia q interromperá a busca p um País q separa o "joio do trigo". A prestação de contas c o congresso brasileiro é responsabilidade não do EXECUTIVO, q apenas cumpre o q prometeu, não roubando, e já apresenta resultados c competência.

    2. Concordo com o PJN, ACREDITAR NAS INSTITUIÇÕES, É A UNICA FORMA DE OBTERMOS ORDEM É PROGRESSO. SE EI GOSTASSE DE CENSURA, INCONSTITUCIONALIDADES, PERSEGUIÇÕES DESCABIDAS, EU ME MUDARIA PARA CUBA, VENEZUELA, COREIA DO NORTE. POR FALAR EM NORTE, DEVEMIS TER COMO EXEMPLO, A DEMICRACIA AMERICANA. ONDE NINGUEM SEQUER FALA OS NONES DE JUÍZES, PROCURADORES, É A LEI PARA TODOS. A NOSSA DEMOCRACIA É UMA VERGONHA.

    3. A República de 1988 produziu exatamente os resultados a que se propunha. Estamos colhendo o que os esquerdistas e populistas plantaram. Com nossa procuracaoy, nosso aval, nosso apoio e nosso aplauso. Os eleitores da década ver 80 são os culpados, juntamente com a "grande imprensa", dominada desde sempre pelos comunistas.

  245. Esse Sr. é o típico funcionário público que deve ser eliminado dos quadros da República. Ele se acha como aquele súdito que passou para o lado da nobreza, ou seja, para se segurar onde está tem que se ajoelhar aos que lhe puseram lá, sem concorrência ...

  246. Avante Crusuè... descobri que lojas, restaurantes não me fazem falta, mas ficar sem as leituras da Crusuè e do Antagonista é cruel na quarentena, melhor não comentar...tempos estranhos!

  247. Bom dia Srs! Na verdade o que sobra para nós é reclamar esbravejar, contra quem não está nem aí com o povo brasileiro. Falar em honra com a fortuna que a união paga para eles, soltarem os bandidos de estimação é uma grande piada esse PGR é do jeito que o diabo gosta.

  248. Sinto-me orgulhoso em ver uma imprensa corajosa, com equilíbrio e respeito às instituições brasileiras que se encontram maculada por alguns poderosos de plantão que se intitulam ks senhores de verdades vazias

  249. Estes foram os atrativos e qualidades que o tornaram o preferido de Bolsonaro para tomar conta do Ministério Público brasileiro. Então, não devemos nos surpreender pelas macaquices que este Senhor PGR está fazendo para agradar o "chefe" para depois receber um agrado. Crusoé e Antagonistas, mantenham-se firmes na liberdade, estamos apoiando vocês.

    1. Eu também sou fã do Guedes, mas ultimamente ele vem fazendo um enorme esforço para se unir à horda (infinita) de idiotas do atual governo. Espero que esse esforço mostre-se infrutífero e ele recupere sua sanidade intelectual.

    2. Não considero NENHUMA manifestação do Ministro Paulo Guedes idiota, ao contrário, são de um realismo e clareza inquestionáveis. O Brasil está bpor um fio, o modelo social-democrata de distribuir para muitos o que poucos produzem acabou.

  250. Comento desde a 1 edição de Crusoé. Escrevam com letras garrafais e me cobrem em 2022 NAO HAVERA DEMOCRACIA EM 2022. O 4 poder (milicias) mandam e desmandam nas barbas do STF, STM, LEGISLATIVO E EXECUTIVO. Tudo farinha do mesmo saco. O Brasil morreu, aprodeceu e fede! 100.000 mortes e vai chegar já já a MEIO MILHAO e eles a lavar as mãos ao povo no abatedouro!

  251. Esse senhor não tem nada mais importante para fazer? Será que ele tem notícias do que está acontecendo no Brasil? Pandemia, corrupção, tentativa de golpe por parte do presidente, varios crimes de responsabilidade. Péssimo funcionário público, pago com nosso dinheiro!

  252. Stf parece q não tem processos p julgar Brasil milhares de processos e eles param p investigar manifestação de brasileiros indignados com impunidade no.Brasil

  253. Quem deve ter medo de "investigações por vir" deve ser um certo advogado, alçado de forma não muito clara à um relevante cargo no governo.

  254. Parabéns Crusoé pela coragem ! Estamos fritos com esses desgovernos que só olham pro próprio umbigo ! O povo que se dane ! Ninguém pensa nele ! Nojo dessa gente !

  255. Grandes parte dos órgãos de imprensa que não incomodam geralmente têm em comum o título "Diário Oficial". E esses ficam até perdoados, porque é o papel deles, mas os demais, não. É por isto que acabo de renovar e estender a minha assinatura da Crusoé.

  256. A epidemia vem retardando a PRESTAÇÃO DE CONTAS c o CONGRESSO, única linha constitucional para alcançarmos êxito em n famigeradas pautas ANTICORRUPÇÃO. Em 2013 acordamos e em 5 anos demos fim ao CONLUIO entre os 3 poderes. A PRISÃO EM 2a INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO é responsabilidade única de DEP e SENADORES. As eleições municipais é 1 processo lento + avançará. Aqui em MG ñ contamos c Anastasia, Aécio e Rodrigo Pacheco, q nos traem descaradamente. Em quem votamos acordem!

  257. Este país virou uma republiqueta com qualidade moral e ética seus atuais líderes. Quem sabe estão buscando inovar usando a capital da Neverland - A Ilha da Fantasia - para mais uma experiência de terceira via: a democradura.

  258. Excelente reportagem,embora seja assustador saber em que pé estamos no quesito patrulhamento. O bom disso é que ficam sabendo o que uma parte da população pensa deles. Viva a Lava Jato e a liberdade de expressão!

  259. Acompanho o Antagonista desde sua criação,salvo engano,em 2014,assino a Crusoé,desde o lançamento da revista,e assim continuarei. Parabéns, Mário,Diogo e Cláudio,e todos os demais colaboradores,por reportagens incisivas,e incomôdas,as autoridades da ocasião,farei eco a voz de vocês,pois também desejo um país mais justo. Frank Sandro Martins.

  260. Compartilho da opinião de alguns procuradores da Lava Jata. Arrependimento por não ter votado nulo nesta última eleição.

  261. Nossa liberdade e democracia no risco para um despreparado se reeleger. Assim como no segundo turno votei para não ficar o PT, em 2022 votarei para não ficar militar no poder.

  262. Aras um recado para o Alexandre Moraes ele não tem a Grandeza Moral dos Ministros Costa Manso, Nelson Hungria, Orozimbo Nonato, Amaral Santos, não passa de um guarda de esquina. Juvenal Canto

  263. Essa gente se esquece de que SOMOS MILHÕES e não entendeu "AINDA" que esses abusos censores autoritários, abjetos, cínicos e imorais podem catalizar reações como a do "Black Lives Matter" nos EUA e mundo afora!!! Nao entenderam "AINDA" o que é brincar e abusar de uma NAÇÃO!!! São eles, os abusadores da Administração Pública, os que desonram nossas instituições, os que afrontam o POVO BRASILEIRO, os que ameaçam a imprensa honesta que nos conta o que cometem é que devem temer o POVO BRASILEIRO!!!!

    1. E se "AINDA" não sabem, já estamos, AOS MILHÕES, "por aqui" com todos eles e suas condutas públicas e privadas criminosas!!!! Depassaram todos os nossos limites de tolerância, sem exceção, todos: a petrasalhada e a broncosalhada!!!!!

  264. Parabéns Crusue! Essa corja acha que são donos do estado ou das instituições. Esquecem que é a sociedade que paga o salario deles!

  265. Primeiro quero parabenizar a revista pela reportagem, coragem e firmeza na sua defesa. Segundo, esse PGR que nem na lista tríplece entrou pra ser procurador geral, pelo simples fato de, nem os seus pares concordarem com o seu modelo de gestão, que nem modelo tem, deveria se preocupar com os bandidos de colarinho branco que estão soltos e continuam roubando o nosso dinheiro. É muito não ter o que fazer , mais um motivo, pra nunca mais botar um incompetente na presidência. Chegue logo 2022.

  266. Parabéns a Crusoé e O Antagonista pelo jornalismo sério e independente. Esse tipo de intimidação a revista e em especial a nós assinantes e leitores deve ser repudiado em grau máximo. Não devemos nos curvar os poderosos de turno que no seu ímpeto patrimonialista acham que Estado serve para atender seus interesses pessoais e não aos interesses de nós brasileiros que sustentamos essa máquina pesadíssima. O PGR extrapolou em muito a competência do cargo que ocupa.

  267. Sr. PGR! Desde que o vi pela 1ª vez na TV disse: tem cara de corrupto, fala como corrupto então deve ser corrupto. Não deu outra o que me fez escrever também em outras plataformas: o Sr. Aras se vendeu ao establishment para se tornar PGR. Agora tem que pagar a conta com atos como livrar "amigos do poder" de investigações e inventar algumas contra os "inimigos". Só não imaginava que povão como eu, que escreve revoltado em espaços como este, é inimigo.

  268. sou assinante da Crusoé e Antagonista, e não vou me intimidar por um PGR inócuo e vendido igual a esse Aras. Nunca imaginei que a meta de alguém querer uma vaga vitalícia do STF, fizesse uma pessoa chegar a se tornar um ser repugnante quanto o é esse PGR. O Senadores precisam ficar atentos a esse candidato mal caráter, a uma vaga do STF.

  269. Esse é o PGR do *mito*, queriam o que? Puxou o cartão de vítima durante a reunião para desviar do assunto “destruir Lava Jato”. Vai continuar fazendo de tudo para agradar o mito e garantir a vaguinha no Supremo.

    1. É vergonhoso ter um procurador geral neste baixo nível .... é triste p nosso Brasil . O STF há mto Tempo sentimos vergonha de alguns ministros.

  270. Espero q o novo censor leia meus comentários, pq não tenho medo da PGB(pg do bolsonero)! Continuarei , democraticamente, jogando as pedras necessárias na vidraça dessa gente q está no poder, como joguei no pt !Esse sr deve explicações, e deveria se importar com oq está sendo feito por essa direita reacionária! Vamos cobrar!!!!

  271. Bravo Crusoé. Esses funcionários públicos são sustentados pelo dinheiro dos impostos que nós pagamos. Jair Bolsonaro, Augusto Aras, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Toffoli, Lewandowski, e a bandidagem, sim, BANDIDAGEM!, que existe no Congresso, têm merecido as críticas e até pedidos de impeachment que têm vindo de todos os segmentos da sociedade. Qual é a intenção desse descabido procedimento do PGR que contou com o acolhimento do Alexandre de Morais? Calar o povo? Não conseguirá.

  272. Apoio total a Crusoé. Que não deve, não teme. o contrário também é verdadeiro. Força na democracia e Liberdade de expressão.

    1. E não precisa de mandado judicial!! Quer meu CPF, RG e endereço?

  273. Aras foi nomeado para esse cargo com um único objetivo: destruir e desacreditar o MP e atuar como capataz do presidente, que quer transformar o país em sua propriedade.

  274. A que ponto certas autoridades se rebaixam apenas para conseguir uma cadeira no STF. Não é a primeira vez que vejo esse filme...

    1. Chega ser assustadora a forma como esses homens chegam lá, e o pior, pra fazer justiça, credibilidade zero!

  275. Esse PGR é uma vergonha. Autoritario e canalha por deturpar a função de um cargo do Estado em benefício de um governo e, talvez, de si proprio caso tenha interesse no STF. Jamais terá o direito de moldar o que pensamos sobre sua atuação e postura ao agir como garçom de zona. Uma vergonha para o MPF. Um desserviço ao combate à corrupção. Um cuspe na nossa cara por desmontar a lava-jato. Um canalha. Na condição de patrão meu voto é de que este funcionário seja expurgado do serviço publico.

    1. Eu também, sabia da mediocridade, mas não esperava que chegasse a tanto.

  276. Por isso acho melhor vocês aprenderem a se opor aos abusos autoritários incidentes sobre outras pessoas. Faltou cobertura dessa revista sobre a iniquidade do cerceamento à liberdade dos blogueiros bolsonaristas. E agora, novamente, a vítima é a Crusoé. A sociedade precisa acordar. Só a união das pessoas de bem, independente da coloração política, pode sufocar o autoritarismo dos coronéis do elitismo antirrepublicano.

  277. Aras nao tem postura e grandeza nem para ser procurador do oiapoque, quanto mais PGR. Vou tomar mais cuidado nos comentarios pois corro o risco de receber visita da PF a mando de sua alteza real Alexandre de Moraes com base no Poder Moderador que ele próprio se deu.

  278. Devo ter feito comentários desairosos sobre ministros do STF e outras autoridades. Apesar de não ter foro privilegiado devo estar sendo investigado, julgado e provavelmente serei condenado pelo STF. É motivo de muito orgulho para mim. Como o cumprimento da eventual pena só virá depois do trânsito em julgado posso ficar tranquilo assim como os demais colegas comentaristas. Cumpriremos nossa pena junto com Lula, depois do Juízo Final.

    1. Infelizmente essa regra de condenação só vale pros poderosos, pobre cumpre pena de imediato.

  279. Excelente matéria! A Crusoe e o Antagonista sao os principais veiculos de informaçao idoneos e imparciais nesse Brasil. Avante!! Parabens!!!

    1. É!, voltamos no tempo, se se calar o bicho como, se correr o bicha pega. Adeus liberdade de expressão. Nunca se viu isto tão claro como água.

  280. Crusoé nos representa! Honrada em assinar, pelo direito constitucional de expressar opiniões - e de apurar e registrar as atividades dos servidores públicos sustentados pelos nossos impostos - inclusive procuradores e juízes.

    1. Não é um privilégio? Saber que meros assinantes de uma revista eletrônica colocam medo nos mais altos membros de um poder da república?? Evidente que há algo de muito podre no reino da Dinamarca. Quem não deve não teme. Pressão nos ilustres rifados.

    2. Se nao estiver elogiando a casta iluminada de Ministros do STF, sim. Este país virou um hospício a céu aberto.

  281. Liberdade de imprensa: o pilar mais forte da democracia deste País. Um serviçal da presidência e alguns serviçais do sistema podre jamais calará o bom jornalismo. Viva a imprensa livre. Viva a liberdade. Viva a democracia.

  282. PGR, sua atuação é uma vergonha!!! investigar comentários aqui??? E o ministro Alexandre de Moraes acatar!! que país é esse??? VERGONHA!!!! Pode anexar mais esse seus pulhas!

    1. Simplesmente um privilégio os comentaristas da revista eletrônica causarem pavor nos togados mais poderosos—e enviesados— da república. É necessário ampliar a frequência e intensidade das críticas. Se eles temem é porque devem. Quem não deve não teme

    1. Qua absurdo ? Por acaso , alguém crítica Dr Fux, Dr Fachin, Dr Barroso? Não . São coerentes . Agora , aras , vc querer destruir Dr Moro Lava jato e equipe? Querer elogios por vocês defenderem bandidos? Não se esqueça, vc já é um velho e não demorará terá que prestar contas a Deus. Faça bonito , para que os seus , não paguem na terra por sua ganância e vaidade.Ajude - nos a deixar um país melhor para nossos descendentes. Quanto a tofolli, gil, levo, moraes,aurelio , falar o que ?

    2. O Brasil é um caos. O governo do JB colocou uma ordem mínima no executivo mas não será ele a organizar a baderna dos legislativos, das instâncias judiciárias. Vai estudar querida

    3. Coitado deste senhor , não sabe que enquanto agente público está a mercê dos comentários do setor público em geral , sem restrições sem punições sem ameaças . Talvez não saiba ou se esqueceu ( poder sobe a cabeça ) que estamos numa democracia .

    4. Estamos convenientemente confinados. Será estratégia tudo isso? Sou grata e estou orgulhosa do antagonista e crusóe

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO