Pedro França/Agência Senado

Guerra total

O procurador-geral da República avança ainda mais contra a Lava Jato e anima as alas da política interessadas em torpedear a operação
31.07.20

Em sua edição 114, que foi ao ar na sexta-feira, 3 de julho, Crusoé revelava a ofensiva do procurador-geral da República, Augusto Aras, contra a Lava Jato. A reportagem de capa mostrava como Aras e sua fiel escudeira, a subprocuradora Lindôra Araújo, atuavam no sentido de controlar as forças-tarefas anticorrupção ao determinar o compartilhamento com a PGR de todos os dados sigilosos amealhados pela operação ao longo de seis anos de investigação. Como se observou nos últimos dias, aquele foi apenas um aperitivo do que viria pela frente.

Durante a semana, Aras, pela primeira vez, disse com todas as letras o que pensava desde que foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, fora da lista tríplice, para a cadeira de procurador-geral da União. Em uma live organizada por advogados notórios críticos da Lava Jato, na noite de terça-feira, 28, o procurador-geral deixou de lado os últimos resquícios de pudor e partiu para o ataque aberto e escancarado. Em meio a uma sequência de termos vagos, indiretas e ilações, disse que é preciso “corrigir rumos” e acusou a força-tarefa de “bisbilhotar” a vida de 38 mil pessoas. Afirmou ainda que o trabalho encabeçado pela equipe de Curitiba, o “lavajatismo”, seria uma “caixa de segredos”.

O discurso contra a Lava Jato parecia sair não da cúpula da PGR, mas de um carro-de som de militantes petistas habituados a bradar contra a operação que levou Lula à prisão. Como era de se esperar, próceres do partido declararam na sequência do pronunciamento de Aras estar “de alma lavada” após o que chamaram de “live histórica” do procurador-geral da República. O episódio representou o ápice do alinhamento de posições entre a PGR bolsonarista e a esquerda anti-Lava Jato e expôs um acordão suprapartidário, com o Centrão incluído, na tentativa de implodir de vez o trabalho dos procuradores e policiais federais.

As investidas de Aras contra a força-tarefa tiveram um desfecho que se encaixa com perfeição nos planos eleitorais de Jair Bolsonaro. O acirramento do clima anti-Lava Jato em Brasília insuflou os petistas que, desde o ano passado, brigam para abrir uma CPI contra a operação. O partido, sempre crítico à operação que expôs as entranhas de escândalos de suas gestões, agora ganhou aliados em outros partidos e espera ampliar o espectro de apoio à abertura da comissão. “A Câmara precisa instalar esta CPI para que o Brasil conheça a verdade sobre uma operação que tanto prejuízo causou ao Brasil”, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, após a live de Aras. Ressuscitar o fantasma do PT é perfeito para impulsionar Bolsonaro, em 2022.

A webconferência com a participação do PGR foi organizada pelo Grupo Prerrogativas, uma associação de advogados formada por adversários da Lava Jato. Coordenado por Marco Aurélio de Carvalho, que já advogou para o PT e chegou a ser cotado para disputar a Prefeitura de São Paulo pela sigla, o grupo esgrime, em seu manifesto de fundação, a falácia de que o ex-presidente Lula foi condenado “sem provas”. A convergência dos petistas com o convescote jurídico e suas causas é tamanha que a live com o procurador-geral escolhido por Bolsonaro foi transmitida ao vivo pela TVPT, o canal do partido no YouTube. Na presença de antigos e duros críticos da Lava Jato, o PGR sentiu-se à vontade para desfiar impropérios contra o trabalho da força-tarefa de Curitiba.

Reprodução/YoutubeReprodução/YoutubeEm live organizada por adversários da Lava Jato, o PGR atacou a força-tarefa
“Em primeira mão, digo a todos que nos veem e nos escutam: todo o Ministério Público Federal tem 40 terabytes em todo o Brasil para o funcionamento do seu sistema. A força-tarefa de Curitiba tem 350 terabytes e 38 mil pessoas com seus dados depositados”, afirmou Aras. Diante de interferências no fone de ouvido do procurador, Marco Aurélio de Carvalho interrompeu o chefe do Ministério Público e fez questão de explorar os números apresentados com ares de escândalos. “Tem milhares de pessoas nos acompanhando e o senhor tem uma informação muito importante”, justificou o coordenador do Grupo Prerrogativas, ao pedir que o convidado ajustasse o áudio e repetisse sua “denúncia”.

No dia seguinte à live, a força-tarefa divulgou uma nota de repúdio às acusações de Aras e explicou o grande volume de dados à disposição dos investigadores. “A extensão da base de dados só revela a amplitude do trabalho até hoje realizado na Operação Lava Jato e a necessidade de uma estrutura compatível. Ao longo de mais de 70 fases e seis anos de investigação foi colhida grande quantidade de mídias de dados”, argumentaram os procuradores de Curitiba. “Para que se tenha ideia, por vezes apenas um computador pessoal apreendido possui mais de 1 terabyte de informações.” Em reunião virtual com senadores já na quarta-feira, 29, instado a fornecer explicações sobre as denúncias, o procurador-geral da República reafirmou as acusações. “República não combina com heróis”, afirmou. Na noite desta quinta-feira, a Lava Jato do Rio pediu ao STF que suspenda o compartilhamento dos dados da operação recolhidos pela PGR, alegando, entre outras coisas, que Augusto Aras é apenas o chefe administrativo do Ministério Público e que o acesso dele a informações sobre investigações criminais punham em risco as operações em curso e atentavam contra as prerrogativas dos procuradores previstas pela Constituição. De fato, cada procurador tem autonomia justamente para evitar interferências indevidas de um chefe indicado por um político, o Presidente da República.

No íntimo, o que querem Aras, Bolsonaro, o Centrão, petistas e companhia é que o combate à corrupção no Brasil à moda antiga volte a vigorar. É aquele modelo que sempre blindou autoridades, excelências e grandes empresários, evitando que eles fossem mandados para trás das grades. O que se pratica agora no país não é uma especialidade nacional. Na Itália, depois de a Operação Mãos Limpas colocar na cadeia o suprassumo do sistema político e empresarial, uma campanha de difamação contra as principais figuras da operação ganhou corpo e, com ela, como ocorre agora por aqui, surgiram acusações várias de abuso de poder nas investigações.

Na última campanha presidencial, o então candidato Jair Bolsonaro surfou na onda da Lava Jato. Em 29 de novembro de 2018, pouco depois de ser eleito e no mesmo dia em que o então governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, foi preso, Bolsonaro teceu loas à operação. “Os que hoje se colocam contra ou relativizam a Lava Jato estão também contra o Brasil e os brasileiros. Todo apoio à operação que está tirando o país das mãos dos que estavam destruindo-o”, declarou à época.

Quando nomeou o ex-juiz Sergio Moro para comandar o Ministério da Justiça, o presidente emitiu sinais de comprometimento com o combate aos desvios e aos malfeitos. Ledo engano. Bastou que as investigações se aproximassem da família presidencial para que Bolsonaro quisesse tomar as rédeas da Polícia Federal e controlar, por meio de Augusto Aras, a Lava Jato, fator preponderante para a saída de Moro do governo. Como o ex-juiz é hoje um potencial adversário de Bolsonaro na corrida pela reeleição, ver a Lava Jato definhar e ser alvo de ultrajes de múltiplos espectros políticos é um triunfo para o presidente e seu entourage. Assim como abandonou a defesa de propostas caras a seu antigo eleitorado, como a PEC da Segunda Instância e o fim do foro privilegiado, Bolsonaro agora celebra o ponto máximo de ebulição da crise com a operação.

Vagner Rosário/CrusoéVagner Rosário/CrusoéDesde 2019 Deltan Dallagnol alertava para os movimentos de Aras
No Congresso, entre parlamentares que foram eleitos graças à bandeira de apoio à Lava Jato e ao combate à corrupção, a reação à guerra contra a Operação é tímida. Delegado de carreira, o senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, foi um dos poucos a sair publicamente em defesa da operação. “Vamos denunciar a atuação cínica do PGR como porta-voz dos ataques à Lava Jato, tentando esconder sob o manto de um garantismo de araque os reais interesses de quem sempre quis estancar a sangria e zerar o jogo, beneficiando os bandidos que roubam este país desde sempre”, disse. Enquanto os filhos 01, 02, 03 do presidente silenciaram sobre o assunto, os ataques do procurador-geral da República à força-tarefa geraram mais uma saia-justa para parlamentares bolsonaristas. Em um malabarismo retórico, a deputada federal Carla Zambelli, do PSL, declarou que “Aras quer fortalecer a Lava Jato, e, por isso, deseja ‘destucaná-la’”, numa referência aos políticos do PSDB, que, num movimento contrário ao que sugere Zambelli, viraram alvo da operação nas últimas semanas. Aliás, sempre foram alvo. É que os processos foram transferidos para a Justiça Eleitoral, por decisão do STF, o que atrasou tudo. A parlamentar, que em um passado recente nutria admiração quase adolescente por Sergio Moro, tentou justificar o injustificável. “É momento de realinhar para não permitir que a Lava Jato seja um instrumento de poder exposto no currículo para defender outras legendas igualmente corruptas”, argumentou.

Os reveses impostos aos investigadores começaram no ano passado. Algumas das derrotas tiveram como palco o Supremo Tribunal Federal, onde a Lava Jato sempre teve inimigos. Em março de 2019, a corte determinou que crimes comuns, como lavagem de dinheiro e corrupção, relacionados a campanhas políticas deveriam ser julgados pela Justiça Eleitoral, como mencionado. “Começou a se fechar a janela de combate à corrupção”, disse, à época, o coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. Em novembro, por 6 votos a 5, o plenário do tribunal reviu o entendimento de que réus condenados em segunda instância deveriam cumprir pena imediatamente. A decisão resultou na soltura imediata do ex-presidente Lula.

Àquela altura, a ofensiva contra a operação no meio político já tinha ressurgido com força. O Congresso aprovou o projeto da Lei de Abuso de Autoridade, posteriormente sancionado por Bolsonaro. No mesmo mês, o presidente da República nomeou Augusto Aras como chefe do Ministério Público, à revelia dos procuradores. Para a Lava Jato, o novo PGR virou uma espécie de matinta pereira – pássaro que, no folclore, representa o mau agouro. A crise chegou ao ápice há poucas semanas, com a ordem do presidente do Supremo que obrigou a Lava Jato a entregar toda a sua base de dados de investigações à PGR.

A situação de penúria imposta à Lava Jato pelos Três Poderes deixou o ministro Dias Toffoli à vontade para fazer coro ao lobby em favor de uma quarentena para juízes e procuradores disputarem eleições. A proposta, com consequências ainda nebulosas, é vista como uma tentativa de impedir que Sergio Moro se viabilize como candidato em 2022. Apesar de parlamentares como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, garantirem que o projeto não afetaria o futuro político do ex-juiz da Lava Jato, a articulação é mais um torpedo contra os protagonistas da operação. Sempre há jurisprudências de ocasião para fazer retroagir decisões, quando isso é do interesse geral em Brasília.

O presidente do STF propôs que integrantes do Judiciário e do Ministério Público fiquem inelegíveis por oito anos após deixarem as carreiras. A Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010, não previa a retroatividade dos efeitos. Foi apenas em 2017, cinco anos depois da sanção, que o Supremo se posicionou a favor da aplicação da pena de inelegibilidade àqueles que foram condenados por abuso do poder econômico ou político antes da edição da lei. Ou seja: a depender da composição da corte, o STF pode posteriormente usar a quarentena de juízes para barrar eventuais pretensões eleitorais de Moro ou mesmo de procuradores da operação, como Deltan Dallagnol. O meio político, incluídos aí Bolsonaro, PT e Centrão, agradeceria penhoradamente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. PT nunca mais! PSDB nunca mais. E se Bolsonaro aderir ao "os fins justificam os meios, Bolsonaro nunca mais! A maioria dos que elegeram Bolsonaro o fizeram porque cansaram das "narrativas" mentirosas da maioria dos políticos, e da corrupção que sempre capeou impune em todas as esferas de poder. Com a extinção da Lava Jato morrem as esperanças de um país melhor! E tudo isso vem ocorrendo em nome da democracia! Que cinismo!!! O que o povo pensa não tem a mínima importância!

  2. A nossa politica esta parecendo o Circo dos Horrores! Onde os viloes vencem sempre. A revelia do desejo da maioria. Meus queridos amigos. Digam que isso e um pesadelo!

    1. É mesmo?! Destravar ainda mais a corrupção para a felicidade e gáudio da corruptalha?!

  3. cada dia que passa mais conchavos com o Toffoli, Aras, Alexandre de Moras e Bozo!! estamos nos encaminhando para um enorme libano!! corrupto e conivente!!

  4. Já tendo conduta de palhaço, cara de palhaço, pinta de palhaço,,, a roupa "alaranjada" de palhaço complementará o roteiro, retratando o seu amargo fim e, um ""lindo e especial legado"" para sua descendência"!!....

  5. O Bolsopetismo está tomando uma forma clara de Coxinha. Essa aliança nefasta dos diversos partidos políticos e espectros ideológicos contra a Lava Jato é a mostra de que a corrupção venceu. Uma aliança odienta de um Tofoli (PT), com um Gilmar (PSDB), com um Aras (Bolsonaro) e todo o Centrão Corrupto para destruir a Lava Jato e consequentemente tornar o 9 dedos apto a disputar a presidência em 2022 é de embrulhar o estomago. De quebra ainda pretendem tornar o Dr. Moro inelegível.

    1. E ainda tem gadinho retardado que continua batendo palminha para o parmito.

  6. Bem, penso que a democracia é perfeita devido sua própria imperfeição. Era garoto quando os militares assumiram o poder. Vivenciei a morte de Tancredo Neves. Fiquei triste a exemplo de toda nação. Saímos às ruas por um paÍs melhor. Penso que houve um avanço, apesar de tudo. Ora, se fossem os militares contra a lava jato, seria golpe. Mas, o que dizer daqueles, cuja função é cuidar do sistema e que tomam esse tipo de atitude? Que nome se dá a isso? A quem interessa?

    1. Verdade verdadeira! Até quando? O PT aplaude, tudo por Lula, o ídolo de pés de barro!!! E o mais novo integrante dos anseios do PT, Bolsonaro? Moro 2022!!!

  7. Nos Brasileiros do bem nunca engolimos a nomeação desse tal augusto aras Bolsonaro anda batendo na ponta da faca com essas desastrosa nomeações desses crápula trajado de ministros.

    1. Até meu cachorrinho sabe que o Araras é vermelho até a alma, só gadinho lobotomizado ainda acredita que o Bolsonaro é oposição ao projeto de poder dos vermelhos.

  8. Muito bem exposto. Parabéns, Mader. Infelizmente, tem muita gente que não está enxergando "tudo isso"; ou porque não consegue mesmo entender ou porque realmente se recusa a ver.

    1. Poderemos e teremos força - sempre - para voltar às ruas contra essa marginalha, compatriota Lilian!!! E esse sonho nacional de consumo sem preço dos dois tralhas na mesma gaiola e as respectivas crias nas gaiolas vizinhas, se realizará, compatriota Jose!!! Como dois e dois são 4!!!

    2. Verdade Lilian. Assim que passar a pandemia, teremos que colocar outro corrupto na cadeia. Imaginem o Bozo e o Lula presos em uma solitária? Não tem preço!

  9. Como a "Operação Mãos Limpas" na Itália, tudo está voltando a ser como antes... E JB uma decepção, pois está renegando as pautas pelas quais foi eleito!

    1. Infelizmente, hoje assumiram os três Poderes, com honrosas excepções de Ministros do STF. Aplausos ao Ministro Facchin e outros .

  10. Foi nomeado para isto mesmo. Proteger corruptos.....novos parceiros de Bolsonaro!! A ala podre do Judiciário cada dia mais forte.....

  11. Excelente matéria. Escancara o desespero dos corruptos pra enfraquecer a Lava Jato. Lulismo e bolsonarismo unidos a favor da corrupção . Que o eleitor expulse essa corja neste ano eleitoral Municipal e em 2022 fora Bolsomentira!!!

  12. ‪Bando de CORVOS - JB, Tófoli, Gilmar, PGR ARAS, STF, STJ, PT, MDB, PSDB e CENTRÃO, não adianta espernear, perseguindo Sérgio Moro e a Lava Jato, pois nós estamos de olhos 👁👁 bem abertos para suas sombrias armações, e 2022 vem aí, quando elegeremos Sérgio Moro presidente.‬

  13. Qualquer candidato que falar mal da Lava Jato não terá, jamais, meu voto ou de minha família. Só não gosta da lava jato bandido e ladrão. E nestes, não votaremos, de jeito nenhum!

  14. O plano de aras para o MP é exatamente o mesmo de bolsonaro para o Brasil. BAGUNÇAR,DESMORALIZAR , CONFUNDIR, E REINAR...REINAR, enfim coisa de malandro.

  15. Se a imprensa não investigar a relação do Emílio Odebrechet com o Aras, no passado, ele vai conseguir acabar com a lava-jato com apoio do STF.

  16. Augusto Aras, pau mandado do JB, para acabar com a LAVA JATO. Ouso até pensar que o convite a Sérgio Moro para o cargo de Super Ministro foi um ardil para tira-lo do judiciário e do comando da 13a Vara Criminal de Curitiba. Ardil, que foi consumado com o esvaziamento de poderes da pasta, vide Coaf, PR, etc. Cambada de ftp.

    1. Concordo plenamente. Foi tudo premeditado e o dr. Moro, homem de boa fé e um idealista, acreditou.

  17. Ressuscitar o PT, até pode ser bom para o Bolsonaro. Mas não com meu voto, outra vez. Voltarei à minha antiga tática do Anula Lá!

  18. Para o proxeneta-geral da República não se precisa de heróis bastam os ratos de esgoto como ele mesmo, o ptoffoli, o beiçola, o botafogo, o batoré, o MINTO, o noronha e por aí afora para o país "funcionar bem".

  19. Bozo ordenou o desmantelamento da Lava Jato. Qual a intenção? Proteger seus sócios do centrão e atingir o seu adversário mais forte nas próximas eleições: Moro! Alguém duvida?

  20. Augusto Aras foi nomeado Procurador Geral do Bolsonaro, para torpedear a Operação Lava Jato e deter o combate à Corrupção Impune. Todos os corruptos de direita, de esquerda e de centro estão unidos e reunidos no propósito comum de autoproteção. Reaja Brasil!!!

    1. isso mesmo Pedro é um retrocesso no combate à corrupção ouso até dizer que o convite do Sérgio moro para deixar o judiciário foi Uma Jogada de mestre porque o que se viu foi o superministro sendo humilhado e diminuído dentro do governo a ponto de renunciar

  21. Que esse bando de CORVOS - JB, TÓFOLI, GILMAR MENDES, ARAS, ALCOLUMBRE, MAIA e seus asseclas, não se atrevam a atrapalhar O funcionamentos da LAVA JATO e perseguir o Dr. SÉRGIO MORO, com o claro intuito de continuar “estancando a sangria”, como dizia o JUCÁ. Estamos de olhos 👁👁 bem abertos e não admitiremos que esse crime ocorra. Se preciso for, retornaremos às ruas como em 2013.

  22. É uma vergonha! Atacar a Lava Jato não tem o mínimo cabimento. Aliás, Bolsonaro peca pela inação diante de tamanho absurdo, e até sabendo que esta foi uma das bandeiras que o elegeram.

  23. O PGR deveria estar mais preocupado era com o fato de a PF, até o momento, não haver esclarecido o caso Adélio Bispo. Quanto à quarentena proposta para que membros do MP e Judiciário se candidate só faria sentido se fosse todo mundo, e com um prazo infinitamente menor. Como apresentada parece ter endereço certo. Portanto, casuística.

  24. Chega a ser asquerosa essa perseguição a uma operação que resgatou a credibilidade da nossa justiça, que teve repercussão internacional. Fico pensando que temos mesmo a síndrome do cachorro vira lata . Já saí em manifestação para apoiar Bolsonaro e se ele prejudicar Sérgio Moro sairei em manifestações que pregam: FORA BOLSONARO!!!

  25. Governo é uma vergonha Congresso é uma vergonha Judiciário é uma vergonha O ignorante povo que votou nisso tudo é uma vergonha O omisso povo que não reclama é uma vergonha Essa imprensa comprada é uma vergonha Só Deus para nos livrar deste inferno.

  26. É mais um filho da puta para manter essa merda de cultura da impunidade neste país. uma cambada de canalhas que têm um ego mais que o cérebro. Como o Brasil conseguiu produzir tantos bandidos e colocá-los nod mais altos poderes da república?!😫🤮

  27. São vários coelhos com uma cajadada só, acerta com o centrão, com a maioria esmagadora dos políticos que temem esse tipo de operação, livra o Queiroz por consequencia o filho, colabora com o PT agora com #Lula livre. Obrigado Bolsonaro, dá uma paulada no Moro para deixar de ser vaidoso ao querer o STF usa a mesma isca para o Aras, Noronha e o ministreco da justiça, deixa o STF, TCU e STJ todos mais tranquilos, enfim essa lava jato não interessa absolutamente a ninguém, só aos bocós dos eleitores

  28. Se temos 53.000 brasileiros com foro privilegiado, 38.000 perfis suspeitos na Lava Jato não me parece exagero, considerando o nível moral de nossa administração pública !!!

  29. Esse Aras mais parece um cavalo de Troia, plantado na PGR pela quadrilha instalada no legislativo. Lamentável escolha do presidente, cujo filhote parece integrante daquela "turminha" do senado.

  30. Estelionato eleitoral descarado de Jair Bolsonaro! Para salvar seu filho, vai comprometer todo o combate a corrupção na política nacional.

  31. Trabalhar para que o BR volte a ser como era, o paraíso dos corruptos dos poderosos da república e de empresários amigos, é retroagir contra a percepção de brasileiros esclarecidos e decentes que pagam impostos e querem outro BR, aquele que a Operação Lavajato começou a construir. Portanto, levemos todos os esclarecimentos e denúncias possíveis aos brasileiros honestos e, nas inúmeras oportunidades de mudanças que surgirão, façamos valer o PODER EMANADO DO POVO. Não haverá retrocesso.

    1. Parabéns à jornalista Helena Mader e à Crusoé pelos importantes registros e opiniões dessa matéria. Em frente!

  32. Este simulacro fe presidente, que não manda nada, foi o agente de mais um estelionato eleitoral. O que ele sabe fazer é ficar no jardim (ou pasto) do palácio falando com as Emas e os burros que ficam na porteira.

  33. aras,noronha,andré, todos dando desesperadamente lances para a o leilão da vaga no STF. ISSO TUDO DIANTE DE NOSSOS OLHOS SEC. XXI

  34. Aras , conivente com a marginalidade. Estamos muito mal ; com um Judiciário parcial com Gilmar, Toffoli, Lewandovsky , um Congresso repleto de marginais e um presidente que agora ganhou o apelido de Boçalnaro ...República Bananeira do Brasil !!!

  35. Descaramento. É a única palavra que me vem à cabeça, mas o descaramento é o velho normal. Bozo, eleito justamente por se colocar como o anti-PT, mostra as garras: Bozo e Lulla são as faces do mesmo dólar furado; enquanto Lulla é a coroa da moeda, Bozo é a cara... a cara de pau.

  36. bolsonaro mandou aras ficar de quatro e cantar: Quero ver voce não chorar,não olhar pra trás , nem se arrepender do que faz. aí o PRESIDENTE TRAIDOR botou as duas mão na cintura e disse em troca vc vai para STF.

  37. É, fomos totalmente enganados pelo Bozo o seu projeto de poder é muito mais amplo que o do Lula. De novo estamos nas mãos de um farsante, rumo ao governo de Maduro. Por quanto tempo este sistema irá reinar?

  38. Essa sempre foi a intenção do bozo... acabar com a lava jato!! Façam uma retrospectiva. inicialmente (após se eleger utilizando o tema anticorrupção) convidou o moro para ser ministro e iniciou processo se desmonte/enfraquecimento da lava jato. Depois inventou esse cidadão Aras (q tem um forte relacionamento com o pt) para ser PGR e mais uma vez enfraquecer a lava jato, tendo em vista que esse cidadão sempre foi contra essa operação. Agora se alinha ao centrão... só não enxerga quem não quer...

  39. A palavra que define Augusto Aras: CANALHA !!!! O que se pode esperar desse petista amigo dos maiores bandidos que saquearam os cofres públicos? O MP tinha q se unir e colocar esse despreparado q atua contra a sociedade para correr !!! Bandido !!!

  40. Esse Aras é um amigo antigo de Jacques Wagner e dos petistas baianos. Estava e promovia “rapapés “ com toda a turma petista. É inacreditável ver esta figura lamentável ser nomeado pelo incrivelmente desprovido de inteligência, atual presidente da república. Essa foi uma aposta do PGR apoiada e incentivada pelos grandes amigos e conterrâneos petistas. Tem gente, apartidária q testemunhou o plano, afinal bem sucedido.

  41. Com perdão das palavras, mas se dermos um chute nas partes baixas do Bolsonaro, com certeza o Augusto Aras terá alguns dentes quebrados....

  42. mais um escolhido fora dos critérios que já eram ruim , e que junta forças a elite da podridão para acabar com o pouco que avançamos contra os grandes bandidos do país , destruindo de vez a lava jato e a esperança de 211 milhões de brasileiros de ter um futuro.

    1. Hahahahahahahha (acho que rir ainda não é proibido...)

    2. Excelente explanação.....triste conclusão....triste sina do Brasil e dos brasileiros com tanta gente podre mandando e armando contra que defende o combate à corrupção neste país. Qdo pensamos que estava mudado, olha a podridão voltando.

  43. É grande a sensação de impotência! Chego a pensar que o Brasil não tem jeito mesmo. Votei no Bolsonaro. Ate final de 2019, parece que ele estava mantendo as promessas de campanha que, para mim era, em resumo, romper com a velha politica. Ledo engano! O “rabo preso” do filho 01, se não foi o principal motivo, contribuiu bastante para essa virada em suas atitudes. Parece que vamos mesmo seguindo a Italia e sua operação “mãos limpas”.

  44. incrível só nesse País condenado não so exerce função deputado de dentro da cadeia como recebe salário, e m juiz não pode se candidatar .. nao tem explicação uma bizarrice deste naipe

    1. isto são leis criadas por covardes,que um dia serão pegos com toda justiça do povo,!

  45. Esperança é a última que morre, quem sabe aparece alguns snipers bem intencionados e comecem o abate dessas figuras demoníacas que estão no poder? Que benção seria!

  46. Na hora certa, essa corja de cínicos, que hoje está com a faca e o queijo na mão, terá o que merece. Os verdadeiros patriotas irão derrubar esses bandidos do poder e eles serão julgados, condenados e terão de cumprir suas penas integralmente, sem nenhum tipo de alívio.

  47. Gostaria de saber a opinião dos Srs Generais que trabalham na Presidência da República sobre esta live; o Presidente deve ter gostado pois foi ele quem indicou o Procurador.A Lava- Jato brevemente será encerrada e virará documentário da Netflix.

  48. Infelizmente, essa briga do Bolsonaro contra o PT, é tão verdadeira como foi a sua oposição ao Centrão. Foi tudo articulado com todos esses que estão usando do poder para favorecer ladrões e facções criminosas. Dr. Moro foi muito ingênuo ao aceitar a oferta para ser ministro. Aliás, convidá-lo para o ministério fazia parte do plano de desmonte da lava jato. pois previam que Dr. Moro jamais trairia seus ideais nem a ele mesmo. Bozzo Fingiu ser contra, para garantir a ascensão do PT em 2022

  49. Se estivéssemos em quarentena, estaríamos todos nas ruas protestando contra esses canalhas travestidos de combatentes da corrupção. Como disse o outro, vamos passar uma boiada. Mas não se iluda não, estamos de olhos abertos. Em 2022, resolveremos isso: Moro na presidência!

    1. Canalhas, condenados, se não pela lei dos homens, Deus não lhos concederá perdão. Malditos, demônios camuflados. O que me dói, é saber que tem uma cambada de outros canalhas apoiando essa gente do mau.

  50. Tudo isso só fortalece mais a Operação Lava Jato , e na contra mão vai sepultar uma possível reeleição do Presidente,que se mantém calado, e fora da rota das promessas de campanha. Somos MORO / DELTAN sempre.

    1. O que eles estão fazendo com o POVO BRASILEIRO E O BRASIL, lhes retornará multiplicado!!! Estão semeando e adubando o ódio. O Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO e o Dr. DELTAN DALAGNOL são nossos antídotos, nós os defendemos e os colocaremos nas funções públicas hoje ocupadas por essas repugnantes facções criminosas!!!

    2. Deus te ouça, meu amigo. Dessa gente não podemos esperar o bem.

  51. Os três poderes ainda não entenderam que as mudanças são inevitáveis. O velho terá que dar lugar ao novo. O povo está mais informado e mais desinformado. Mas, consegue ver o ridículo a intenção desse jogo ridículo de leis e palavras aparentemente incompreensíveis. Tudo cada vez mais claro para qualquer um. A questão é como será o: “ BASTA”! , “STOP” . O povo vai apoiar quem o representa. Não seria a sociedade civil organizada? Porque não?

  52. Entre os participantes da live em que o procurador (assim mesmo,com letra minúscula), vociferou contra a lava jato, estava aquele famoso advogado amigo da corte que anda de bermuda no interior do STF. Tirem as suas conclusões>

  53. Infelizmente Bolsonaro é um embuste colocado na presidência pelo poderosos corruptos com a finalidade de retornarem ao poder, a máscara caiu como todos os fatos e acontecimentos deixam bem claro, ele é só uma marionete nas mãos dos que sempre roubaram a nação. Ele é hoje o que foi a Dilma para o Lula, um pau mandado que faz de conta que governa.

  54. Todo e qualquer país precisa de heróis, sim. Eles constroem a história de uma nação. Não seria a triste e apagada república do Brasil que se encontraria em condições de prescindir deles.

  55. Nada é definitivo na vida . E este governo está com seu fim desenhado ( quiçá nem chegue ao fim ..) Matérias elucidativas como esta precisam ser espalhadas aos quatro ventos ! E principalmente PRECISAMOS contato imediato com os políticos de nossa região . Como eleitores precisamos marcar de cima , sem trégua , insistentemente . Maneira de , na impossibilidade de sair às ruas levar o nosso grito . E valorizar nosso voto .

  56. Numa república de bandidos, precisamos sim, de heróis. Heróis todos somos, pois sobrevivemos aos malfeitores sem lhes tirar a vida. Usemos bem o poder que temos nas mãos ao apertar a tecla ‘confirma’ nas próximas eleições.

  57. Qdo Bolsonaro escolheu o PGR já era público que se tratava de um rato contratado para salvar a ratarada do congresso e do planalto

  58. O que esperávamos elegendo um deputado de baixo clero, que simplesmente surfou em pautas que nem tinha conhecimento. Não é a favor da Lava Jato. Usou Sergio Moro para depois difamá-lo, não é a favor de uma pauta econômica liberal. Nós brasileiros temos as armas, eleições de 2022 não permitindo nem PT e nem Bolsonaro para segundo Turno. Com jornalistas independentes como a Crusoé informando mais e mais. Pena que temos os idólatras dos dois lados. SERGIO MORO E LAVA JATO. PRECISAMOS DEFENDÊ-LOS JÁ

  59. Jabuti parrudo que precisa ser cutucado com uma pequena vara curta e grossa. Figurinha carimabada que surgiu para defender os interesses do Imperador e de sua família, e por consequência, atrapalhar/atrasar os alcances da Lava Jato. A sociedade civil honesta do país precisa reagir aos abusos desse PGR.

  60. A CRUSOE pode fazer matérias com os eventuais políticos que - até hoje - não se envolveram com a corrupção. Não há outro caminho senão varrer essa cambada de exploradores do país do cenário nacional. Para isso, precisamos de informação. Quem já entendeu a armadilha do populismo radial de direita ou de esquerda, está apto a votar melhor, só precisamos de informação!

  61. A podridão política e Aras se aproveitam da pandemia,que as pessoas não podem ir às ruas para tentar passar a boiada que são vinganças contra juízes e procuradores que condenaram .como pai e amigo de corruptos , Aras quer agradar ao seu chefe e rasteja como um verme para ser aquinhoado com a vaga no STF

  62. Esta reportagem fez com que me sentisse mal. Angustiado. Tem que haver uma reação! Seria o caso das pessoas invadirem as ruas,mas e a pandemia? Pelo jeito o mal na política vai prevalecer,vai voltar a agir sob a luz do sol.

    1. A sensação é que tudo estava programado desde o início das campanhas para Presidente. Como se nas esferas palacianas nada tivesse mudado e o convite ao juiz Moro fosse parte do script para um processo sórdido de desmoralização de toda a Lava Jato. Começa o temor pelo que poderá acontecer com a Ministra Teresa Cristina e com outros personagens também competentes, sérios e éticos nos rumos atuais do Brasil.

  63. Ao ler a peça contestatória da Procuradoria do RJ à decisão envolvendo Augusto Aras e Tofinho conclui que os dois Petistas faltaram as aulas de direito, e devem ter ficado nas salinhas do Gremio Acadêmico. Dito isso, só pode ser chantagem explícita uma vez que de qualquer forma os dados sigilosos não poderão ser acessados indiscriminadamente. Vale a pena ver que temos Procuradores federais de peso.

  64. Que nojo, que asco, que cinismo!!!! É impressionante, chocante, acachapante o modo como muitas das INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS foram tomadas de assalto pela marginalha de toda ordem!!!!! LUTAREMOS SEM TRÉGUA PELA LAVAJATO!!!! Nenhum palhaço, nenhum moleque, nenhum marginal conseguirá tomar essa IMENSA CONQUISTA DO POVO BRASILEIRO!!!!! SOMOS MILHÕES!!!! E tomara que esses milhões não se enfureçam de vez como por ex. o fizeram os americanos e demais países no caso do racismo!!!! Tomara!!!!

    1. É revoltante e a nossa paciência está por uma gota apenas!!!! Vocês verão o que é ""passar boiadas""!!!!!

  65. Esse nome, Augusto Aras, nunca, jamais poderá ser indicado e muito menos aprovado para vaga no STF! Cumpre tarefas espúrias contra o Brasil 🇧🇷 decente e PR estaria passando recibo pela tarefa recebida... e o senado avalisando tal mercantilismo!

  66. O Brasil é o país da inversão de valores, onde os ppp's (políticos pilantras e picaretas) dominaram os 3 poderes, e agora fazem o que querem, deitam e rolam com nosso dinheiro e se fecharam num clube onde pessoas honestas e decentes ameaçam seu domínio.

  67. Aras foi colocado aí com esse intuito o de acabar com lava jato . Temos e q voltar às ruas pacificamente p protestar contra os q querem acabar com lava jato inclusive Bolsonaro !

    1. Eu e minha família votaremos no MORO para qualquer cargo que ele se candidatar. Queremos que seja para presidente. Será eleito no primeiro turno 🙏🙏

    2. Vc é mesmo cego. É por isso que este país é o que é.

  68. Onde está o POVO e os poucos POLÍTICOS DE BEM para impedir que essa tropa bandida acabe com a Lava Jato? Vamos reagir minha gente!!! O Isolamento Social não pode ser desculpa para ficarmos de braços cruzados. Que tal fazermos um grande protesto em uma bem comandada Live? Vamos mostrar para esses bandidos que estamos bem alertas. PGR e companhia que nos aguarde!!!... Vamos salvar nosso PAÍS!!!

  69. A quadrilha que assaltou os cofres públicos mostra, com todas as garras, que contínua muito ativa em defesa de seus bandidos notórios. Algumas siglas sinistras atuam abertamente em favor desses quadrilheiros: juiz de garantia, prisão em enésima instância, abuso de autoridade, ameaça de cpi's, são todos subterfúgios para mascarar a tentativa de blindagem desses criminosos assentados nos três poderes da União. É preciso desmascarar essa turma, travestidos de autoridades. Lava-jato neles!

  70. As cadeiras do STF que serão abertas à disposição de Bolsonaro estimularam o PGR a partir abertamente para a missão para a qual foi escolhido: colocar fim à sangria desatada, conforme pregou Romero Jucá. A Lava a Jato atingiu metade dos parlamentares, a fina flor da classe empresarial que sempre viveu das verbas públicas, colocou em risco certa parcela do Judiciário defensora do status quo vigente e agora colocaria em risco o projeto de reeleição (e salvamento) de Bolsonaro. Viva a corrupção!

  71. Horripilante esse movimento de apoio aos corruptos. Aos ladrões. Ao crime organizado pelos parlamentares desse nosso sofrido povo ! Desesperador !

  72. É estarrecedor. Por conta do cobertor que JMB quer agasalhar os mal feitos da sua tropa, de 01 a 03, conseguiu-se o inominável: a "Aliança" entre direita(bolsonarismo), esquerda (lulo-petismo) e o inefável Centrão(oportunismo neo-governistas), envolvendo todos num único objetivo: liquidar com a Lava-Jato e eliminar Moro, definitivamente, do cenário eleitoral para 2022. É o Brasil andando "pra trás", de novo. Acorda Brasil! Voltem pras Ruas. Alvaro Costa/df

  73. O Brasil precisa de MORO-KIM-MAJOR OLIMPIO-ALESSANDRO VIEIRA-JANAINA. haverá um dia que o jair traidor pagará por ter sido o satanás travestido de anjo salvador.

  74. 350 terabytes incomodam muita gente, notórios pulhas corruptos políticos, membros espúrios do judiciário e que dirá de seus parentes.

    1. É um Escárnio esta quarentena proposta por quem se beneficiou de sua inexistência anterior: juristas ocupantes de cargos de ministro, advogado e procurador geral... apoiada por quem se beneficiou do descumprimento de regras incidentes sobre a sua nomeação: a grande verdade é que são tolos os que acreditam na jurisdição como instrumento da justiça. A única e verdadeira lei que vige neste país e que o único punido será sempre o denunciante da corrupção.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO