Adriano Machado/CrusoéO plenário do TSE: a corte virou mais um foco de preocupação para Bolsonaro

O fator TSE

Por que os processos eleitorais que buscam a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão ainda podem virar um grande problema para o presidente e o vice
05.06.20

Há cerca de um mês, o presidente Jair Bolsonaro decidiu rasgar uma cara promessa de campanha e entregar portentosas fatias do governo à ala fisiológica do Congresso, para garantir uma espécie de seguro contra o impeachment. Mas todo o desgaste político causado pelo cavalo de pau ideológico pode ter sido em vão. Bolsonaro continua na berlinda e o temor do mandato abreviado voltou com força, agora no front eleitoral, em razão da ofensiva deflagrada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, sobre as redes bolsonaristas.

Ao todo, a chapa de Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão é alvo de oito pedidos de cassação no Tribunal Superior Eleitoral, mas apenas quatro, de fato, ameaçam o presidente. São as ações de investigação judicial eleitoral, as chamadas Aijes, movidas pelas coligações dos candidatos derrotados Fernando Haddad, do PT, e Ciro Gomes, do PDT, por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação. Com pequenas variações, elas questionam um suposto esquema de disparos de mensagens em massa via WhatsApp na campanha, com notícias falsas contra adversários e financiamento de empresas, o que é vedado por lei.

As ações estavam praticamente paradas no gabinete do corregedor-geral eleitoral, Og Fernandes, até a semana passada, quando Alexandre de Moraes novamente lançou mão do “inquérito do fim do mundo”, o mesmo que censurou Crusoé e O Antagonista em abril do ano passado. Em uma decisão rumorosa, Moraes determinou que a Polícia Federal cumprisse 29 mandados de busca e apreensão em endereços de apoiadores de Bolsonaro, fechando o cerco à milícia digital que ataca opositores do presidente nas redes.

A operação da PF, que levou computadores e celulares de blogueiros, políticos e empresários bolsonaristas, provocou uma grita generalizada na militância e uma reação enérgica do presidente. Mas foi um detalhe no despacho do ministro do Supremo que levantou, entre auxiliares de Bolsonaro no Palácio do Planalto, a suspeita de que o inquérito inconstitucional pode servir a uma articulação do “establishment” para cassar a chapa presidencial no TSE. Trata-se da quebra de sigilo bancário e fiscal de quatro empresários bolsonaristas entre julho de 2018 e abril de 2020 — ou seja, período que abarca a campanha que elegeu Bolsonaro.

Abdias Pinheiro/ASCOM/TSEAbdias Pinheiro/ASCOM/TSEBarroso, agora presidente do TSE, dá posse a Moraes na corte por vídeo
Entre os alvos que terão as contas devassadas, está Luciano Hang. Dono da rede de lojas de departamento Havan e ferrenho defensor do presidente, Hang também é réu nas ações eleitorais que pedem a cassação da chapa de Bolsonaro. Ou seja, ele é um dos elos entre as duas frentes de investigação. O empresário catarinense é acusado de financiar o impulsionamento de conteúdos pró-Bolsonaro no Facebook com recursos não declarados à Justiça Eleitoral e de usar sua empresa para bancar disparos ilegais via WhatsApp contra o petista Haddad, em 2018. Ele nega. Tanto o PT quanto o PDT pediram a quebra de sigilo de Hang na investigação eleitoral, mas os pleitos não haviam sido atendidos.

Na semana passada, em seu inquérito, Moraes resolveu a questão numa canetada. Sustentou que, “aparentemente”, toda a estrutura usada para disseminar notícias falsas e ofensas aos ministros do STF “está sendo financiada por um grupo de empresários” do qual Hang faz parte. Apesar de dizer que há “indícios” da participação do grupo como financiador da rede de fake news, o ministro não menciona nenhum em sua decisão de 32 páginas. Para aliados de Bolsonaro, outro ponto que revela o interesse de fundo da medida é que Moraes quebrou o sigilo a partir de julho de 2018, mas todos os posts considerados ofensivos citados no despacho foram publicados a partir de 2019.

Na noite do mesmo dia em que a PF cumpriu as ordens de Alexandre de Moraes, os advogados do PT pediram ao ministro Og Fernandes juntar nas ações de cassação de Bolsonaro os “frutos das diligências” feitas no inquérito do STF. Og abriu prazo de três dias para Bolsonaro se manifestar, seguido pelo Ministério Público Eleitoral, antes de decidir a respeito. Qualquer que seja a decisão do colega, Moraes já deixou claro, nos bastidores, que pretende usar provas obtidas no seu inquérito nas ações que investigam a utilização de uma rede de notícias falsas nas eleições. Principal desafeto de Bolsonaro no Judiciário hoje, o ministro assumiu na última terça-feira, 2, uma cadeira titular no TSE, que pode vir a julgar a cassação do presidente.

Outro sinal nada alvissareiro para Bolsonaro foi a nomeação do delegado Disney Rosseti como chefe do setor de Segurança e Inteligência da corte eleitoral. Homem de confiança de Moraes desde o período em que foi superintendente da PF em São Paulo e Moraes era ministro da Justiça no governo Michel Temer, Rosseti tem motivos de sobra para estar zangado com Bolsonaro. O nome dele foi sugerido pelo ex-ministro Sergio Moro para ser o substituto do diretor-geral Maurício Valeixo, demitido pelo presidente. Bolsonaro, porém, não topou e, em vez de promover o então número 2 da PF, quis colocar o delegado Alexandre Ramagem no cargo, nomeação barrada por Moraes.

Abdias Pinheiro/ASCOM/TSEAbdias Pinheiro/ASCOM/TSEO governo teme as “cotoveladas” de Barroso e Luís Felipe Salomão no TSE
Já é consenso no TSE que as quatro ações relacionadas à acusação de disparo ilegal de WhatsApp são complexas e de tramitação mais cuidadosa. Embora caiba ao ministro Og Fernandes decidir sobre o compartilhamento de provas do inquérito eleitoral, os processos serão tocados pelo seu sucessor, o ministro Luís Felipe Salomão, também do Superior Tribunal de Justiça, já que o mandato de Og como corregedor-geral da Justiça Eleitoral termina no fim de agosto. A condução dessas ações de investigação é de competência exclusiva do corregedor.

Outra peça-chave nesse processo é o vice-procurador-geral Eleitoral, Renato Brill de Góes, a quem cabe despachar nas ações eleitorais em nome da Procuradoria-Geral da República. Ele assumiu o cargo em março deste ano e não quis antecipar sua opinião sobre o compartilhamento de provas. Indagado por Crusoé sobre a complexidade do caso, ele deu uma resposta enigmática. Disse que o debate no TSE “não tem nada de complexo, é bem simples”. A tendência é que o compartilhamento seja autorizado, mas o uso das provas em um eventual julgamento seja objeto de uma análise futura.

“É possível trazer prova emprestada de processos criminais ou de inquéritos para um processo eleitoral. A grande questão é se essas provas dizem respeito ao que está sendo investigado”, afirma a advogada eleitoral Marilda Silveira, diretora do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral. Ela explica que o debate sobre compartilhamento de provas “é corriqueiro” na Justiça Eleitoral. Essa, aliás, foi a grande discussão durante o julgamento do pedido de cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer, em 2017.

Na época, o ministro Herman Benjamin pediu ao então juiz Sergio Moro o compartilhamento de informações dos processos da Lava Jato. As provas foram “emprestadas”, mas, por quatro votos a três, o TSE entendeu que elas não poderiam ser usadas para cassar a chapa. Com isso, Temer se livrou da cassação e pôde concluir o mandato. Naquele caso, a avaliação foi que as provas da Lava Jato tratavam de repasse de estatais a agentes públicos, enquanto os ilícitos denunciados na ação eleitoral movida pelo PSDB de Aécio Neves eram vagos e tratavam de suposto abuso de poder político e econômico na campanha de 2014.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéPara evitar a cassação da chapa, Bolsonaro procura se aproximar do tribunal
O placar apertado há três anos mostra que se trata de um debate delicado. O TSE vai ter que avaliar, por exemplo, se as provas produzidas no inquérito de Alexandre de Moraes têm relação com os supostos ilícitos apontados pelo PT e pelo PDT. A ação apresentada pelos petistas tem escopo mais restrito e cita o uso de recursos privados para impulsionar mensagens enviadas a eleitores. A peça inicial do processo do PDT é mais ampla e menciona possíveis impulsionamentos também em redes sociais.

O uso do inquérito do fim do mundo nas ações eleitorais contra a chapa de Bolsonaro depende ainda de uma decisão do STF sobre a validade da investigação conduzida unilateralmente por Alexandre de Moraes. Em uma dura manifestação enviada ao Supremo nesta semana, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu a suspensão do que chamou de “inquérito atípico”. Ele ressaltou que “compete ao Ministério Público dirigir a investigação criminal” e que “o sistema acusatório impõe profunda separação entre as funções de investigar/acusar e de julgar” – nem na instauração da investigação nem nas etapas posteriores houve participação da PGR.

A pedido do relator Edson Fachin, o presidente do STF, Dias Toffoli, pautou para a próxima quarta-feira, 10, o julgamento no plenário da corte do pedido de suspensão do inquérito. A tendência, segundo informações de bastidores, é que o tribunal autorize a continuidade das investigações com alguns ajustes, como dar maior transparência à apuração e exigir que Alexandre de Moraes se declare impedido de julgar uma eventual ação movida com base no inquérito conduzido por ele próprio. O objetivo é se vacinar contra novos ataques de Bolsonaro e dos bolsonaristas, que veem um golpe em curso contra o presidente no TSE, com a chancela do Supremo.

Na avaliação de aliados de Bolsonaro, uma cassação via impeachment seria hoje mais difícil porque o Centrão, grupo dominante no Congresso, está “neutralizado” com a distribuição de cargos no segundo e terceiro escalões do governo. A “jogada”, segundo eles, só eventualmente será concretizada em 2021, a partir de quando uma eventual cassação da chapa presidencial resultaria em eleições indiretas – nesse caso, o substituto do presidente seria escolhido pelos deputados federais e senadores, como determina o artigo 81 da Constituição. Se a vacância dos cargos de presidente e de vice ocorrer nos dois primeiros anos de mandato, uma nova eleição direta teria de ser realizada.

Em meio à escalada de ataques virtuais desferidos pelos bolsonaristas que encurralou no  inquérito do fim do mundo, Alexandre de Moraes tem recebido apoio de uma série de setores da sociedade e aproveitado eventos públicos para mandar recados. “Não há democracia sem Poder Judiciário forte. E não há Poder Judiciário forte sem um juiz independente, altivo e seguro”, disse ele na última quarta-feira, 3.

Há dez dias na presidência do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, que entoa desde sempre um discurso firme em defesa das instituições e contra arroubos autoritários, já demonstrou que dará celeridade às ações. Ele pautou para a próxima terça-feira, 9, o julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa de Bolsonaro pelo suposto envolvimento do presidente no ataque hacker a uma página de Facebook contrária ao então candidato em 2018. Embora sejam de baixíssimo risco político ao presidente — o relator Og Fernandes já se manifestou pela improcedência das ações por falta de provas –. essas ações especificamente servem como termômetro do clima no plenário. “O TSE tem tradição de imparcialidade. Aqui, ninguém é perseguido e ninguém é protegido, a gente faz o que é o certo”, afirmou Barroso em seu discurso de posse.

Com reportagem de Helena Mader
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Crusoé,fosse vocês,não torceria pela queda do Presidente,ele é razão pelo qual vocês continuam existindo. Deixa o Cara trabalhar porra,taoquei? Todos que participam da redação das reportagens,dessa revista,batem na mesma tecla toda semana,já deu angustiados!!!

  2. Confio na imparcialidade do TSE e na capacidade do Ministro Luís Roberto Barroso de fazer um justo julgamento no pedido de cassassão da Chapa.

  3. Haddad, agora seu algoz, foi autor da maior fake de 2018. Com suas digitais em dezenas de mídias, quando tentou envenenar a eleição dizendo que Mourão era um TORTURADOR em 1969. Sabia que era mentira, e mesmo que não soubesse, é algo GRAVÍSSIMO para não ser checado. Replicou a "segundos" do 2º Turno, e o tempero era o desespero e o seu caráter duvidoso, na realidade um CRIME contra a democracia. Fernando Haddad sabia que Mourão, em 69 tinha de 15 para 16 anos e NEM militar era. Só pesquisar.

    1. Por que o ministro Alexandre de Moraes não fez absolutamente nada contra Haddad. Não diga que foi porque ninguém acionou o STF. Alguém acionou o STF quando Moraes retirou do ar a Crusoé ? Ou foi por sua iniciativa e do amigo do amigo ? Moraes pediu desculpas por ter cometido uma injustiça, ou não foi homem bastante.

  4. Eu não acredito. Dei um tempo nos comentários para ver se os Bozistas tomaram um pouco de vergonha na cara. Vã ilusão. Eles continuam medíocres e com a mesma ladainha que lhes caracteriza tão bem. Eles, tal como os petistas fanáticos, representam o nível mais baixo que uma pessoa pode atingir na vida. Cuidado!

    1. Bolso racista, genocida, destruidor da obra divina ? Deves estar falando de outra pessoa, quem sabe parentes próximos. Conte-nos as provas que tens dos seus adjetivos. Dos teus ladrões que governaram 16 anos te dou exemplos e provo. Só aquela ruela, Via BNDES, existem bilhões que chegam ao incrível trilhão de roubo. Vejam outro exemplo, o ministro petista exemplo: Geddelzinho e seu Ap de R$ 51.000.000,00, embora o trilhão roubado valha na verdade, 20.000 apt do Geddel. Diga se é mentira ?

    2. Kkkkkkkkkk. Newton, em qual mundo você vive? Bolsonaro defende a criação de Deus? Se há a alguma pessoa que melhor representa os valores anti-religiosos no mundo ela se chama Bolsonaro. Racista, genocida, destruidor da obra divina e da vida das pessoas. A única religião que ele prega é o satanismo. É está a religião que você prega?

    3. Não existe comparação entre Lula e Bolsonaro. Tudo começa pela ideologia. Lula prega o comunismo, a libertinagem, o socialismo e a corrupção. Saqueando o erário mantendo o povo no cabresto pela ausência de educação. Enquanto PR, prega a família, educação como pilar para a liberdade, um estado muito pq, erradicação da Regra de Engajamento colocando bandidos no seu devido lugar. Enfim, enquanto um tenta por fim na criação de Deus, o outro tenta perpetuá-la.

    4. Newton - Concordo com você. Por isso eu coloco os Bozistas, como você, e os lulistas no mesmo saco. Vocês representam o ponto mais baixo que um ser humano (bozolulistas pode, ser consideradaos humanos?) pode atingir. Continue a sua mediocridade ou se liberte dela fazendo oposição sistemática ao caos estabelecido no país.

    5. Medíocre, meu caro, são aqueles que com vasta evidência e conclusão de inúmeros fatos, permanecem alinhados com a esquerda, o PT e propriamente dito com Lula. Percebo que a aprovação automática de Paulo Freire e da esquerda através do governo de Erundina no estado de SP no final dos anos 90, trouxe resultados positivos a oposição. A limitação de raciocínio, causa severa alienação. E impossibilita a pessoa de questionar. Lamentável!

  5. Respeitosamente, antes de censurar, é preciso esclarecer aos usuários quais são as notícias falsas e as verdadeiras, frequentemente trocadas pelo ZAP. Há razões muito sérias, naquelas consideradas verdadeiras, contra políticos e ministros do Supremo. Em vez de instaurar inquéritos contra os usuários, que se os abram para apurar responsabilidade da realeza, data vênia!

  6. Parece oportuno registrar que o povo, principalmente aqueles que votaram no Bolsonaro, quer saber, em síntese, é por que os processos contra grande número de políticos que o criticam e sabotam, impedindo-o de governar, " dormem" eternamente nas gavetas do STF e do STE! Até quando?

  7. Essa p* ainda vai dar m*. O stablishment está querendo ver o circo pegar fogo. Por que não deixam o presidente governar, p*. O país vai entrar numa crise sem precedentes. Vai ter pai de família, empresário, profissional liberal em luta nas ruas contra torcidas organizadas compradas... esperem pra ver.

  8. Uma situação ridícula e incoerente, aquela onde toda a estrutura do Sistema Judiciário representado pelo STF e seus membros, uma corte política montada pelo PT / PSDB, foi exaustivamente obstinada até a libertação de Lula através de Casuísmo, deu vida boa à impedida Dilma e com fúria torna um inverno os dias do atual presidente eleito, perpetuando um terceiro turno que só pode ter um desfecho, qual seja, reconduzir as esquerdas ao poder executivo. Que ridículo, uma vergonha inaceitável;

  9. e segue o barco, todos contra o governo e o governo contra todos (todos leia-se a turma isentona e a esquerda festiva), a palavra de ordem da midia é desestabilizar a continuidade política e esfarelar a economia

  10. Como é que pode? O governo mal começou e já está nessa fragilidade toda. Como que um País vai pra frente com gestores tão problemáticos como Lula, Dilma, Bolsonaro?

  11. O impulsivo e despreparado BOÇALnero, criminosamente e em múltiplos flancos, fomentou uma "guerrilha" populista, corrupta e nazifascista. Agora, ele e seus asseclas vêem que o cerco vai se fechar, inexoravelmente ! Resgatada democraticamente a dignidade dos brasileiros e do Brasil, BOÇALnero, Carluxo, Bananinha, Flávio Miliciano, Heleno Foda-se, Arnesto Olavete, Veintraub, Luladrão & Petralhas, Dilmanta, Aécio, Maia & Centrão, Witzel, Toffoli et alli, serão rodapés da História !

  12. nada contra os robos voluntarios, devo ter sido um por vezes. Quando começaram a intencificar os ataques a pessoas, principalmente ex aliados, pus o pé no freio. Não fazer aos outros o que não quero para mim. Hoje mais observo assassinatos de reputação aumentando com a mesma proporção que elegem desafetos. Se houver cassação da chapa, amem, aleluia. Esse gov so se preocupa com a proxima..vão ter mais tempo estando fora.

  13. Como disse José Dirceu: "iremos tomar o poder"... PT, quadrilha q é, e Alexandre de Moraes (há quem diz q é advogado do PCC...) articulando juntos essa jogada para derrubar o governo, já q a vida piorou para o crime organizado.. está em curso o golpe da esquerda... Se for pra ter golpe, prefiro o militar...

  14. Nunca vi um presidente ou político ter a vida ou cada passo investigado como Bolsonaro, e se fosse corrupto já seria revelado e condenado. Imprensa, congresso, OAB, STF, "todos", tentam derrubá-lo. Descaradamente, a quebra da independência dos poderes e desrespeito a Constituição para tentar impeachment da chapa. Estranho, um homem lutando contra o "sistema" podre e não ter razão? Queremos continuar ser roubados,explorados? E nem chegou na metade do mandato?

  15. Que coisa engraçada! As empresas públicas que a mais de 20 anos , são deficitárias.. saíram do vermelho e até estão dando um lucrinho!! A Itaipu deixou de pagar palestras pra jornalistas e patrocinar o STF. com agrados e conferências . Etc... etc...etc... e depois , ninguém sabe porque o povo apoia o Bolsonaro!... O povo tem horror a corrupção!!! A ser roubado no dinheiro do seu suor. O Brasil está pagando Mais de 1 bilhão por aval da Venezuela e Moçambique no governo PT. O que vocês acham

  16. Matéria tendenciosa como todas dos últimos tempos dessa revista que se dizia imparcial. a CHINOÉ realmente se mostrando a que veio.

  17. Como um conservador e liberal decente, apoio todas as ações do judiciário contra atos ilegais. Espero que essas ações possam livrar o Brasil desse desgoverno, nada liberal, nada conservador, nada democrático, nada republicano. Estamos juntos judiciário. Bolsonaro, vidas brasileira importam. Estou muito feliz por assinar na Crusoé e apoiar o jornalismo independente. Vou recomendar a outros

    1. É por essas e outras que cancelei o Antagonista/Crusoé, mas tenho que aguardar o livramento do final do contrato. A Revista Oeste é infinitamente melhor e imparcial!

  18. Leite, já pensou rápidamente que o Executivo para executar precisa do Legislativo legislando em prol do próprio bolso, não, em prol do nosso País❓ pois é pense amplo, sem viés.

  19. concordo com o que um leitor colocou abaixo, deixe o homem governar até o fim do mandato, e vamos votar em alguém a altura do cargo

  20. Alexandre de Moraes está rasgando na cara de todos o Regimento Interno do STF , igual Lewandowski rasgou à Constituição no Impeachment da Dilma . .Dias Toffoli pela própria origem , tem de ser impedido de votar . A ação foi do ex patrão . Gilmar Mendes também , até porque que se mostrou parcial emitindo opiniões políticas de pré julgamento . Acho que na história da Justiça Brasileira , nunca tivemos uma “ Turma de STF tão ruim e tendenciosa .

    1. Concordo com as palavras do Pedro, ao mesmo tempo que acrescento que vejo ministros do STF, tomando decisões de forma monocrática e retirando atribuições do Presidente, no caso de nomeação do Ministro da Justiça e do Diretor da PF, esse inquérito criado pelo próprio Supremo, em desacordo tanto com a CF como o regimento do Supremo, que fala no poder de fazer inquérito, mas no âmbito da Corte e estão usando para atingir o Presidente. Nesse inquérito, apelidado do fim do mundo, não houve sorteio!!

  21. Muito cuidado nessa hora, se alguém pensa em derrubar a chapa eleita pelo povo, pode cair morto, com mais um punhado de cúmplices . Agora não se trata de marginais pão com mortadela. O nível e outro.

  22. Um doce para quem adivinhar a origem do autor da matéria?? Quem disse FOLHA DE SÃO PAULO acertou em cheio!! Mais um esquerdopata na finada Crusoé, ainda que bem que já cancelei a renovação da minha assinatura.

  23. Não de pode ocultar os absurdos que vem sendo cometidos nesse governo na tentativa desesperada de manter as mentiras que são ditas e que a cada momento, são desconstruídas. É preciso parar de se criar inimigos que só existem nas mentes psicopatas desse governo... O maior vírus que ataca o Brasil, é o vírus JB-19...

  24. Pelo q li abaixo, a coisa ñ tá boa pra Crusoé, com quem desacreditou de X com quem Crusoé é parcial. Levaram um chega pra lá dos chineses ou dos cleptocratas que governaram desde a assembleia constituinte até chegar BOLSONARO?

  25. Cassar a chapa é tudo que a esquerda pantanosa e necrosada quer. Além do mais, soa como golpe. Deixem o homen governar (e sangrar) até o final do seu mandato. Ele chegará ao final com anemia profunda e acompanhado apenas dos fanáticos xiitas bolsonaristas pois o restante dos patriotas sensatos e verdadeiros já o terão abandonado. Aí, elegeremos alguém à altura do cargo.

  26. Penso que o justo nesse caso, será começar por concluir-se,antes,o julgamento de extinção do PT por ofensa à democracia no Petrolão,já com parecer favorável do MPE ou,então,julgo eu,a mudança de seu nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Que Deus nos ilumine e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  27. Não estou aqui para defender Bolsonaro mas publiquem aqui seus covardes o custo das campanhas de Bolsonaro e Haddad, façam também o levantamento de todas as fake News elaboradas pela esquerda. Há tempos que essa revista se aliou ao que tem de mais podre na imprensa desse país. Sou mais um que não renovará a assinatura. Fui enganado.

    1. Bando de vendidos, ou você acha que o dinheiro não compra apoio da imprensa...🤷‍♂️

  28. Conclusão: Segundo Crusoé, Alexandre de Moraes estava certo no seu inquérito e a revista também era parte da Milícia Digital do Bolsonaro. Era. Agora tem outros propósitos.

  29. Esse movimento orquestrado para impugnar a chapa tem dedo do Centrão! Fazem chantagem o tempo todo atrás de cargos e mais cargos. Com o auxílio da grande imprensa - claro! - pode acreditar que o governo legitimamente eleito corre um grande risco! Não há trégua para o povo brasileiro!

  30. As supostas provas são podres porque produzidas irregularmente em inquérito ilegal e inconstitucional, além de que são provas inexistentes, porque os supostos robôs na verdade são pessoas, como eu, que, aos milhares, nos rincões do país, munidas de um simples celular, "disparam" massivamente em defesa de um governo conservador de direita e de um presidente contra o qual não existe uma prova sequer de corrupção.

    1. Ciomara, bem vinda ao clube dos débeis mentais amigos do Lula, da Dilma, José Dirceu, Ciro Gomes, Gleisi Coxa, e tantos outros que elevaram o país aos mais altos padrões internacionais da roubalheira e corrupção. Olhe-se no espelho, adquira vergonha na cara e aponte um só ato de corrupção desse governo.

    2. no país que a justiça anda pela vontade dos corruptos esperar o q de TSE, STF.... todos trabalham para os q a eles nomearam. Só tem a crença desses e da imprensa vendida. Pais da vergonha. 1o.presente correto e querem derrubar.

    3. Ciomara vc quizer dizer esse presidente do STF né, o famoso "amigo do amigo do meu pai"? Aí concordo com você, porque presidentes que envergonharam o País foram, no mínimo dois, o ex-presidente chefe da quadrilha, o larápio LULADRÃO e a desmiolado conivente DILMANTA.

  31. Crusoé pegou dinheiro da China. Só matérias contra o governo. Se puderem cancelar minha assinatura antes do tempo, agradeço. O último a sair apague a luz.

    1. Ja tentei cancelar e não consegui... tem que ir até o final lendo matérias que agora primam pela parcialidade e falta de coerência com a verdade.

    2. Não vai conseguir cancelar. Eu fui enganado debitaram todas as parcelas da minha assinatura de uma vez só. Eles são DESONESTOS

  32. Que está composição do TSE seja independente e faça a coisa certa diferentemente da vergonhosa atuação de GM e aqueles dois advogados patéticos.

  33. Interessante a abordagem que a imprensa faz sobre o desenrolar dessa tentativa de golpe. Dão peso a argumentos, os mais esdrúxulos, como válidos para tamanha empreitada. A validade dos argumentos pode ser medida pelo perfil moral e interesses dos seus emissores. Por outro lado, ignoram que esse movimento espúrio, que ameaça o equilíbrio político e a governabilidade, por ser espúrio, pode ter um desfecho trágico. Incendiários como Celso de Me... et caterva precisam ler mais História.

  34. Tomara que a verdade venha a tona. Impedir que a investigação esclareça fatos retroativos a 2018, com recursos de empresários na campanha presidencial, fake News e uma tonelada de mentiras despejadas sobre o cidadão pouco esclarecido, nos fará ver quão manipulados fomos, nós, os eleitores. Servirá para evitar novo destempero em 2022.

    1. Regina, esqueceu da divisão entre mortadelas e coxinhas? Até aí, nada de fakes né?

  35. o fato de temer não ter sido cassado é que deu a oportunidade de ele colocar lá o seu pupilo Alexandre de Moraes, e o mesmo estar ajudando toffoli a causar o caos que está virando o judiciário brasileiro , e de quebra ajudando a piorar todo o país , é 211 milhões de brasileiros reféns da monocracia do STF .

  36. Essa excrescência chamada TSE não deveria existir custam bilhões na defesa de casuísmos defendem obrigatoriedade inconstitucional do voto em urnas facilmente manipuláveis. Os conceitos básicos para o Sufrágio universal são desconhecidos por essa turma. O adversário já condenado por agir fora dos termos. Tentaram de tudo para impedir o acesso de um conservador ao Planalto, tapetão??? Vai dar problema!!!

  37. Oh! Surpresa, a Cruzóe censurou meu comentário, só porque falei mal dos seus colunistas; Alexandre Moraes está fazendo escola!

    1. A CrusoÉ nem permite q eu faça qualquer comentário desde q criticava o antibolsonarismo da revista!!😡😡

  38. Difícil fazer um comentário num veículo que se diz "uma ilha do jornalismo" , com tendências despurodamente anti-governo. Assinei o combo Crusoé /Antagonista mas entrei numa fria pois, mudaram o barco que se dirigua para essa ilha.naufragou!

    1. É verdade,a Crusoe deixou de ser uma ilha e juntou-se à escoria da política e do judiciário. Também renovei recentemente e me senti logrado.Ate a Veja já deu uma corrigida no sentido de deixar o leitor julgar. Sorte o surgimento da Oeste!

  39. É mesmo ?? Você acha mesmo que o TSE terá peito de caçar uma chapa decente que venceu de 60% a 40% as eleições ?? E acabou com a roubalheira nos ministérios e estatais ?? Digamos que votarão os 07 ministros. 6 x 1 pro JB /Mourão está bom ? ou prefere 7 x 0 ??

  40. À "Corte" só é permitido investigar, julgar e, caso seja pertinente, condenar, situações ocorridas em suas dependências, em seu espaço físico. Portanto esse inquérito, por ser ilegal, inconstitucional e autoritário, trata-se, apenas, de uma excrescência jurídica. O resto é mimimi...

  41. Cassar o Bolsonaro para colocar Haddad no poder por um golpete do supremo vai resultar em nova revolução popular pois o povo brasileiro não aceita a volta das esquerdas ao poder.

    1. Esse Marcos é maluco. Flamengo 7 X 1 Botafogo. Esse chileno vai sumir da política em 22. Vai ser presidente de Orcrim partidária ou mesmo tesoureiro.

    2. Não tem como colocar Haddad no poder, a menos que ele vença eventual eleição que seria convocada ainda este ano, o que acho muito improvável. Isto, se impugnarem chapa Bolsonaro-Mourão até dezembro. Não vai acontecer. Se a impugnação acontecer a partir de janeiro, haverá eleição indireta no Congresso. Maia pode ser cotado, mas pode ser barrado por não ser brasileiro nato,

  42. Lembrando que foi o amigo do amigo que mandou "fechar" a Crusoé ano passado. Desde então a revista deixou a imparcialidade de lado e virou coluna de fofocas. Pelo jeito o careca bota medo na Crusoé.

    1. Bem lembrado Paulo, depois da prensa dada na revista pelos Ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Tofolli a Cruzoé mudou muito. Parece uma filial da Folha de São Paulo.

  43. Mais fofoca e mimimi da Crusoé. A imparcialidade já ficou pra trás faz tempo. Onde já se viu alguém se eleger presidente SEM os milhões do dinheiro público.

  44. Um poder Judiciário forte? Acho que é o sonho de todo brasileiro honesto! Juiz independente, seguro e altivo? Como? Um juiz que investiga? Palhaçada! E, com relação ao meu predileto juiz do STF, o ministro Barroso, espero que o "aqui ninguém é protegido nem perseguido" de fato caracterize a sua gestão à frente do TSE. Porque não é bem isso que vimos durante a gestão do Gilmar nesse mesmo tribunal...

  45. Torcendo pela cassação da chapa. Ressalva: o presidente é o alvo e o Mourão não merece reparos, pelo menos no meu ponto de vista. Mas, se for o caso de impedimento, infelizmente ele cairá também.

    1. Não é possível que alguém em situação normal queira a volta do que ficou pra trás ou e ladrão ou burro ou louco ou analfabeto porque e só olhar os números seus f.d.p

  46. Façam campanha pelo impeachment no Congresso. É a via mais democrática. Depois de o Gilmar Mendes sepultar o belo relatório de Hermann Benjamin sobre o abuso do poder econômico da chapa Dilma-Temer em 2014, o TSE perdeu todo o "moral" para fazer cassação, mesmo que levando a lei a ferro e fogo, e aparecendo provas, isso seja possível. Infelizmente as cortes supremas são políticas.

    1. Éh!, não é fácil ler estes comentários, pois alguns querem ver nosso povo, em especial o povo do bem se explodir. Querem caçar a "Mourão e Bolsonaro para por quem no lugar deles, "mamammia", voltar a velha política ?

  47. A "ofensiva deflagrada pelo ministro Alexandre de Moraes" é açodada, inconstitucional e nefasta ao judiciário brasileiro. Para seu conhecimento, procure ler o comentário do jornalista Josias de Souza no UOL sobre essa "investida" do ministro em pessoas sem o foro privilegiado e sem anuência do MPF.

  48. É inaceitável este cidadão ter sido eleito sem uso de dinheiro publico, digamos que recebeu um troco. O PT e PSDB receberam 250 milhões dos cofres públicos e se deram muito mal . Dilma teve seus marqueteiros pagos pela Odebrecht e não foi cassada por isso ela sofreu um "GOPE" . Eu pergunto se alguém chegou a receber Fakenews contra o "Dr phd Red" HADDAD no whatzap, enviada diretamente por robot e não pela rede de amigos.

  49. Que torcida desesperada dos golpistas do Anta e da Crusoé pela deposição do presidente Bolsonaro. Seria a redenção financeira dos dois veículos, com imensuráveis ganhos financeiros para a Empiricus. Mas acho que você vão latir até 2026, em cujo dia final será concluído o segundo mandato de Jair Bolsonaro...

  50. O famoso inquérito do fim do mundo, já fechou a Crusoé, de forma completamente arbitrária e ilegal. O minimo que eu esperava era uma defesa mais enfática da revista pela posição do PGR que pede a suspensão deste inquérito esdrúxulo! entretanto a revista está conseguindo mostrar a grande armação que estão montando para uma possível cassação da chapa do JB. Isto é uma vergonha!

    1. Concordo! De repente, toda artilharia mediática é ante Bolsonaro. E o STF, a tábua de salvação da democracia! O mesmo que suspendeu a prisão em segunda instância, que soltou Dirceu e Lula, o mesmo que inventa regras como o direito do réu ser o último a depor, e por aí vai... Caem no esquecimento movimentos como "Muda Senado", que buscava se opor à prepotência de ministros de suspeita idoneidade, da instituição que deveria ser nossa instância máxima de justiça.

    2. Meu maior prazer vai ser quando findar a minha assinatura com essa revista negativista. Fui enganado ao ser assinante desse produto de péssima qualidade e sem condições de devolução.

  51. E depois ainda tem a cara de pau de falarem sobre fake news. Quem foi condenado por divulgação de mensagem em massa foi justamente o PT, inclusive com a testemunha do Sr Rui falcão chamado a CPI afirmando, por ironia do destino, que fez disparos em massa só que para o PT. Vão catar coquinho. Pra essa gente e pra essa revista, qualquer motivo para derrubar o presidente mais democrático que o jamais teve. Só não vão conseguir derruba-ló por corrupção e desvio de dinheiro público.

    1. @Elvio - ele procurou o centrão? esfria a cabeça e considere que o presidente perdeu 50% de "correligionários" do PSL, tipo Peppa e Fruta. Está sem número de votos na Câmara e Senado, sob ameaça de impeachment caso não agasalhe algumas raposas. O quê você faria? É sinuca de bico, meu filho. Tirar apoio nessa hora é burrice+covardia. Prá fechar: vc acha que ele se corrompeu? Vão-se os anéis mas ficam os dedos. Se renovarmos o congresso, pode apostar na promessa feita.

    2. Estelionato Eleitoral. Para não me estender mando essa: “” ..... vou acabar com à política do toma lá dá cá.....”” o que JB está fazendo ". SE ALIOU AO CENTRÃO “” de Waldemar Costa Netto, Roberto Jeferson etc... Quer TRAIÇÃO MAIOR QUE ESSA ., ISSO É CRIME ELEITORAL

    3. Donos da smartmatic, que fabricaram o software das urnas brasileiras, foram culpados por fraudes na Venezuela, além de terem sido acusados de fraudar as democráticas eleições venezuelanas. O pleito brasileiro só não foi mais fraudado em 2018 pq ficaria feio demais o Haddad ganhar depois do Brasil em peso votar no Bolsonaro.

    4. Bozo diz que houve fraude nas eleições. Sem apresentar qualquer indício disso. Um pilantra. Imagine se o equino tivesse perdido o certame?

  52. Herrei ao optar p 1 revista somente investigativa. Fica parecendo ao ler estas reportagens, q nada investigavam seus editores e jornalistas nos últimos governos. Pois certamente ñ teríamos conhecido tanta falcatrua, e hj seríamos, como disse P Guedes, tlvz a 2a. potência mundial, c bom nível de educação, hospitais, etc. O q concluo, é q este tipo de notícia "especulativa", q denigre a imagem de homens sóbrios e bem intencionados, são ataques frontais à n inteligência. Vcs são epidemicos.

    1. Esse governo envergonha tdo o Brasil no mundo..... vamos ser vistos por causa desse louco como os parias do mundo .....isso q nunca votei no PT

    2. Dr acordo com Ney e Carlos. Continuo acompanhando a Crusoé, q teve a coragem de apontar as aberrações desse governo

    3. Ney, o nivel do seu comentario demonstra de forma clara o tipo de “gente”(?) que voce é. O país vai de mal a pior sim, por causa do bolsonaro e especialmente por causa de pessoas como vc, e dessa midia tendenciosa e militante que até hj nao deixaram o governo governar. Bem simples assim!!!! Leitura sóbria da situaçao.

    4. José analfabeto, o governo desse jumento não existe. A agenda do equino é 100% dedicada à defesa própria e de sua quadrilha/família. Isso em meio a uma pandemia. Bozo é uma aberração

    5. "herrei"? Só pode ser infiltrado, só para prejudicar o jumento

  53. Em resumo: tem um inquérito completamente inconstitucional e com base em nada para censurar e perseguir desafetos do ministro careca, e ele planeja efetivamente dar um golpe com base nisso pra tirar o presidente eleito do poder na canetada, ignorando toda e qualquer lei e peso e contrapeso, a Crusoé sabe disso, a Helena sabe disso, o Mainardi sabe disso, todos sabem, mas ninguém denuncia ou acha ruim. Ilegalidade do STF no dos outros é refresco mesmo. Contra quem não gostam, vale tudo. Ridículo!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO