‘Libera geral’

22.05.20

A ala mais experiente da Polícia Federal anda preocupada com a aproximação da corporação com a Abin, o serviço secreto do governo. Delegados tarimbados acreditam que a chegada de Rolando Alexandre ao cargo de diretor-geral, por indicação de Alexandre Ramagem (até então, eles vinham trabalhando juntos na agência), ampliará a cooperação entre os dois órgãos e pode levar a uma indesejada – e arriscada – mistura de papéis. A Abin, que segue sob o comando de Ramagem após a tentativa frustrada de Jair Bolsonaro de transferi-lo para a direção da polícia, tem por atribuição produzir informações estratégicas para o governo. Já a PF lida com investigações criminais muitas vezes sensíveis que não podem cair nas mãos de políticos. À exceção de situações pontuais em que se exige o esforço tanto de policiais quanto de agentes secretos, como ameaças à segurança nacional ou suspeitas de terrorismo, são duas frentes de trabalho que não deveriam andar juntas. A “nova ordem” se alinha à vontade de Jair Bolsonaro, que até o rumoroso pedido de demissão de Sergio Moro vinha se queixando por não receber informações produzidas pelos diferentes órgãos do governo que lidam com inteligência. O risco, dizem delegados experimentados, é o de que a partir de agora ocorra uma espécie de “libera geral” no fluxo de informações para atender os desejos do presidente. Na prática, isso é possível: basta que, nas duas pontas, haja chefes dispostos a a permitir que circulem pelos canais oficiais de troca de informações os documentos de interesse do Planalto. Rolando Alexandre tem fama de profissional competente e comprometido com a instituição. Seu maior teste, porém, começa agora.

Marcos Oliveira/Agência SenadoMarcos Oliveira/Agência SenadoRamagem: mais poderoso do que nunca, com a Abin e um indicado na PF

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Do ponto de vista legal pode até haver algumas restrições de dados investigativos da PF ficar exposto ao Presidente Bolsonaro, porem na atual circunstancias onde a maioria dos parlamentares e STF articulando contra o governo seria um bom início para o combate. Vamos ver os desdobramentos...

  2. Existe algum impedimento de que o chefe de Estado rebeba informações sensíveis de intetesse da Nacão, seja de q fonte for? Deputadozinhos sem voto vão acompanhar isso? Pelo amor de Deus, essa prerrogativa é inafastável do eleito com milhões de voto.

    1. Achei o mesmo... opinião própria embalada de personagens hipotéticos

  3. Será que a credibilidade da instituição PF, tão bravamente conquistada, vai rolar ladeira abaixo? Pro finado Joãozinho Trinta, isso tudo resultaria em um enredo (sofrível) no carnaval.

  4. É notório em Pernambuco a ação recente e tardia da PF, nesse momento é incrível para Pernambuco e ao mesmo tempo sabemos que o presidente vai interferir pois sabe que chega nele tb via Fernando Bezerra coelho

    1. É preciso ver com cuidado . Já tem um Juiz investigando, a propósito de ações de idosos não atendidos . É o que se comenta . É só ir na esteira do que Ele apurou

  5. A Lei é clara! Se alguém passar informações sigilosas a quem NÃO tem competência funcional para tanto incorre em CRIME. Portanto, quem tiver "notícia" de que houve algum desvio de função DEVE DENUNCIAR aos Órgãos competentes. Simples assim!

    1. Essas informações altamente sensíves, de interesse de Estado são, assim, soltas para serem vigiadas? Que Cia, que Abin ė essa?

  6. Vamos separar bem as coisas para depois juntar tudo de novo: O Lula foi um ladrao descarado e chefe da quadrilha que sempre pendurada no Poder, quase quebrou o Brasil (e seus lambe-saco são uns quadrilheiros sem escupulos, apátridas e sem vergonha). O Bolsonaro é um rufião despreparado e tem uma prole que como ele vive da política e poderão quebrar o país (e seus lambe-saco são uns militantes sem escrúpulos, apátridas e sem vergonha). No fundo são 2 espertalhões incultos e farinha do mesmo saco.

    1. A catástrofe da condução da pandemia da COVID, com óbvias consequências na recuperação econômica (má condução da pandemia vai prolonga-lá e piorar o efeito da pandemia como já ficou claro em outros países) é inominável. Não se trata mais de comparar o PT com Bolsonaro, isso foi em 2018. A incompetência assassina e exclusiva preocupação de agradar seus sequazes para garantir um 2o turno, não importa a que custo é característica de Bolsonaro. Temos q pressionar esse governo, a campanha acabou.

    2. Engraçado, vejo um cenário totalmente diferente: um pária desqualificado, alimentando uma prole desqualificada! Do outro lado um cara rústico, que formou uma prole que ao menos, está exposta ao escrutínio público! A propósito, não há um escândalo no governo. Totalmente impossível comparar os dois casos, a menos que não saiba fazer O com fundo da garrafa.

  7. Crusoé é o abrigo atual dos comunistas frustrados, das viúvas do lula e gente desse tipo. Lamento quando assinei esta revista, já pedi o cancelamento da assinatura, mas só daqui há um ano ficarei livre, estou pagando e leio pouquíssima coisa, me convenço mais de que tomei a atitude certa.

    1. Sr Moro se revelou um covarde ambicioso, e que foi induzido a acreditar que estaria no Olimpo das divindades! Assim como tentaram fazer com Paulo Guedes! Porém o Brasil não é mais um curral! As pessoas hoje tem informação, são mais críticas e se interessam por política! O cenário hoje é diferente dos tempos de dominação da cegueira ideológica! Perdeu Crusoe

    2. Centrão: partidos mais corruptos do Brasil, quisa do mundo, saúda Bolsonaro e bolsominios pela oportunidade de agora serem comprados pelo governo . Q venha Sérgio Moro em 2022 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🤗

  8. Estamos em curso no Brasil, com o aparecimento em breve, de um J.Edgar Hoover do FBI.... Mal sabem aqueles que hoje querem ter as informações, que serão no futuro, os que serão chantageados pelos seus próprios apadrinhados.... O mal se consome a si próprio...

  9. O PROF. SÉRGIO MORO, ao denunciar as tentativas do BOÇALnero de intervir e aparelhar a PF, acabou por trazer à luz do sol o triste fato de que a PF não está imune à corrupção. Estes criminosos episódios de vazamento de informações e operações devem ser satisfatoriamente esclarecidos e punidos. É inaceitável que o trabalho dos profissionais honestos e competentes seja prejudicado pelos oportunistas e inescrupulosos. Seguramente, impõe-se cortar na própria carne.

  10. posso apostar que se o PR continuar no governo a PF vai perder sua credibilidade,assim como todas as instruções do estado Brasileiro

    1. Centrão: partidos mais corruptos do Brasil quisa do mundo, saúda Bolsonaro e bolsominios pela oportunidade de agora ser comprados pelo governo q venha Sérgio Moro em 2022 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🤗

  11. Crusoe, ”uma ilha no jornalismo”. A ilha poderia ser Alcatraz ou Ilha do Diabo, afinal estou preso nessa revista por mais um ano, por um esquecimento de cinco dias (renovou automático). Já o jornalismo é um show de parcialidade, perseguição e outras mazelas que a esquerda instalou no Brasil. Mas, tudo tem fim.

  12. Quanta felicidade, lado A e lado B, evolução social, discussões acaloradas, sem vergonha de não ser politicamente correto, conforme mantra imposto por mais de 30 anos. Agora acredito no resultado de eleições e não posso negar que o responsável por tudo, foi eleito eu goste ou não. Parabéns Brasileiro(a)s.

  13. O Brasil está sob ataque da China e do foro de SP e esses filhos da puta mau informados ficam preocupados com aproximação de duas agências governamentais. Vão a merda canalhas, traidores.

  14. Aparelhamento das instituições de Estado. Em qual país vizinho nosso mesmo aconteceu isso ? Complete : V.n.z.e.a ...... difícil né?

    1. todos o ditadores insistem negar seu perfil, até q seja tarde de mais para as pessoas q ignoram o q estava na cara. acorda Brasil.

    1. Muita espuma e pouco chope para meu gosto- Se o Presidente da República Fedarativa, neste caso, do Brasil,não pode pedir informações pelos órgãos de informações para se saber o que se passa no pais. Quem pode? O Lula pode pedir, o PC do B pode, a Gleice pode, o Joice pode. Acho que estou em outro Planeta. Mammaia Thiê

Mais notícias
Assine agora
TOPO