Marcos Correa/Presidência

‘Vou interferir. Ponto final’

As declarações de Jair Bolsonaro durante a reunião ministerial do dia 22 de abril são explosivas. O presidente fala, sim, em interferir na Polícia Federal, proteger a família e trocar do chefe ao ministro, se preciso
15.05.20

Na noite desta quinta-feira, 14, ao encaminhar ao ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, o pedido para que fosse levantado o sigilo apenas das declarações do presidente da República durante a reunião ministerial do dia 22 de abril, a Advocacia-Geral da União polvilhou a crise com mais um tempero amargo para o governo, com potencial de embaraçar ainda mais Jair Bolsonaro. Em sua manifestação, a AGU transcreve trechos que deixam claro como a luz solar que o mandatário do país, ao contrário do que havia afirmado durante a semana, falou durante o encontro que: 1. Iria “intervir” na PF, pelo fato de a cúpula da corporação não lhe repassar as informações que desejava; 2. Precisava “trocar” para a preservar a “família” e “amigo” e 3. Se fosse preciso, demitiria a cadeia de comando do Ministério da Justiça, do “chefe” ao “ministro” de estado. “Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro oficialmente e não consegui. Isso acabou. Eu não vou esperar f. minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar; se não puder trocar, troca o chefe dele; não pode trocar o chefe, troca o Ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”, afirmou o presidente na ocasião, conforme a transcrição.

Em declarações ao longo da semana, Bolsonaro tentou disseminar a narrativa de que o termo “segurança” dizia respeito a sua salvaguarda pessoal, o que foi corroborado em depoimento pelos ministros Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo. Foi exatamente o que a Advocacia-Geral tentou fazer ao adotar uma espécie de vazamento seletivo e controlado do material. Ocorre que os trechos separados pela própria AGU, encarregada da defesa do presidente, contribuem para contrariar esse entendimento.

Em outro momento da reunião, de acordo com os extratos, o presidente fala de maneira cristalina em “intervir” e “ponto final”, depois da reclamar da ausência de informações repassadas a ele pela PF. “Eu não posso ser surpreendido com notícias. Pô, eu tenho a PF que não me dá informações; eu tenho as inteligências das Forças Armadas que não têm informações, a Abin tem os seus problemas, tem algumas informações, só não tem mais porque tá faltando realmente… temos problemas. A gente não pode viver sem informação (…) Então essa é a preocupação que temos que ter: ‘a questão estratégica’. E não estamos tendo. E me desculpe o serviço de informação nosso – todos – é uma vergonha, uma vergonha, que eu não sou informado, e não dá para trabalhar assim, fica difícil. Por isso, vou interferir. Ponto final. Não é ameaça. Não é extrapolação da minha parte. É uma verdade”, concluiu.

Os arroubos do presidente durante a reunião não podem ser extraídos de contexto, como se tivessem sido verbalizados de forma aleatória desprovidos de qualquer propósito. Afinal, apesar dos termos chulos adotados, trata-se de argumentos esgrimidos por um presidente da República e manifestados em reunião com a mais alta cúpula do governo. É preciso olhar a floresta, não apenas a árvore, para dar a exata dimensão e o peso das palavras proferidas pelo mandatário do País naquele momento – e em que a força de suas expressões redundaram. Na verdade, a gravação é tão somente a última peça de um quebra-cabeças já conhecido em seu inteiro teor. Jamais pode ser esquecida e desprezada do contexto, por exemplo, a mensagem “Mais um motivo para a troca” enviada por Bolsonaro a Moro, depois de comunicar-lhe, a partir de uma notícia extraída de O Antagonista, de que “10 de 12 deputados” bolsonaristas haviam virado alvo da PF na investigação do STF sobre as supostas ameaças a ministros – o inquérito do fim do mundo que censurou Crusoé.

Antes mesmo de partir para uma nova tese de defesa, Bolsonaro já havia falado publicamente sobre seus problemas pessoais com a PF. Há mais de dez dias, ao conceder uma entrevista “quebra-queixo” na entrada do Palácio da Alvorada, reconheceu que acalentava o desejo de trocar o superintendente da PF no Rio, pois teriam tentado “colocar na conta” dele e de seus filhos o assassinato de Marielle Franco, mas a Polícia Federal não havia investigado o caso.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéO presidente, em entrevista: em sua defesa, ele diz que não citou a Polícia Federal na reunião
É proverbial a preocupação de Bolsonaro com os filhos. Quando o presidente tomou posse, Flávio, recém-eleito senador pelo Rio, passara a ser investigado no escândalo do “rachid”, ocorrido na Alerj, no qual o filho 01 do presidente e outros parlamentares são suspeitos de participar de um esquema de recolhimento de parte dos salários de assessores. Um dos operadores, segundo a investigação, era o notório Fabrício Queiroz.

A PF não se debruçou sobre o caso. Recentemente, porém, conforme admitiu o ex-superintendente no Rio Carlos Henrique Oliveira em depoimento nesta quarta-feira, 13, apurou a prática de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica por Flávio na declaração de bens nas eleições de 2014, 2016 e 2018. A apuração, no entanto, foi encerrada com um pedido de arquivamento. Hoje, a PF atua em dois inquéritos sob a batuta do ministro do Supremo Alexandre de Moraes: o que investiga as supostas ameaças a ministros do STF e o que apura o patrocínio e organização das manifestações antidemocráticas apoiadas pelo presidente. Nos dois casos, os filhos do presidente podem estar implicados, em razão da relação quase umbilical com os principais pontas de lança da guerrilha digital travada nas redes sociais.

Conforme revelou Crusoé em sua última edição, Jair Bolsonaro também queria controlar a PF, em especial a do Rio, porque dizia estar debaixo de ataque do governador do Rio, Wilson Witzel, e acreditava que a polícia local, orientada pelo chefe do Executivo estadual e seu desafeto, mirava sua família e planejava ações de busca e até “plantação” de provas em endereços de seus parentes. Ele queria usar a PF para se proteger e proteger a família, com informações de inteligência, e, como contra-ataque, imaginava que também poderia obter informações sobre investigações que pudessem envolver o governador. Ou seja, pululam razões de cunhos político e pessoal para a investida de Bolsonaro contra a PF até então comandada por Sergio Moro – e é exatamente isso que os trechos da fala presidencial na reunião ministerial de 22 de abril evidenciam.

Além disso, a julgar pela inverossímil versão espalhada pelo Palácio do Planalto ao longo da semana, se a preocupação do presidente estivesse de fato associada à sua segurança pessoal, quem deveria estar fora do governo era o general Augusto Heleno, do GSI, não Sergio Moro. Depois da reunião ministerial, o então titular da Justiça foi recebido em audiência pelos ministros militares do Planalto – além de Heleno, o chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, e o general Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo. No encontro, Moro manifestou toda a sua contrariedade com a tentativa de Bolsonaro se meter na Polícia Federal. Ao que os ministros pediram que ele se acalmasse e digerisse as mudanças determinadas por Bolsonaro – fato corroborado pelos depoimentos dos próprios generais à PF durante esta semana. Ora, se a preocupação do presidente era com os seus guarda-costas, cuja inteira responsabilidade seria de Heleno, do GSI, por que os pares de Moro teriam agido no sentido de colocar panos quentes e serenar os ânimos do então ministro da Justiça?

Por tudo isso, além de prova material e quase confissão da ingerência política de Bolsonaro na PF por interesses pessoais, a gravação da reunião ministerial do dia 22 de abril parece ser um divisor de águas nas múltiplas crises enfrentadas pelo presidente nas últimas semanas – além da política, a sanitária e a econômica. O vídeo sobre o encontro em questão deve ser tornado público em breve. Desta vez, sem as letras frias das transcrições, mas com a força irrefreável das imagens e palavras. Na quinta-feira, 15, a defesa de Sergio Moro reforçou o pedido para disponibilização do inteiro teor do material. Segundo o advogado Rodrigo Sanchez Rios, a transcrição parcial anexada pela AGU nos autos do inquérito no Supremo continha “omissão do contexto e de trechos relevantes para a adequada compreensão do que ocorreu”.

Para decidir sobre a divulgação integral ou não da filmagem, o decano do Supremo só aguardava o posicionamento da Procuradoria-Geral da República. O parecer de Augusto Aras chegou em seu gabinete no fim da noite desta quinta. O procurador defendeu a divulgação apenas das declarações do presidente relacionadas ao objeto do inquérito. Para Aras, a divulgação da íntegra do material “o converteria em arsenal de uso político, pré-eleitoral, de instabilidade pública e de proliferação de querelas e de pretexto para investigações genéricas sobre pessoas, falas, opiniões e modos de expressão totalmente diversas do objeto das investigações”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mas essa reunião não era secreta? Qual a posição de vocês sobre o vazamento desses dados? Será que uma leitura ética ,se isso ainda tem algum valor,não deveria começar por ai ? Serve como prova de alguma coisa informações obtidas de maneira ilícita?

  2. Muito meiga a reunião do presida com os governadores hoje, quase chorei!!! Pena que esses imbecis passaram 100 dias para chegar a conclusão que precisam trabalhar juntos. Cambada de imprestáveis.

  3. Vocês falam, falam e falam, mas na "hora do vamos ver", prejudicam o próprio cliente. Não podem falar de ninguém. São todos parceiros, lamentavelmente, do próprio ex-presidiário. Pago 12 parcelas de R$12,90 (R$154,80) e quero cancelar para assinar o combo da Crusoé + Antagonista!. O combo sai por 3 parcelas de 1,90 (R$5,40) mais 9 parcelas de R$13,90 (R$125,10). Portanto, o valor total é R$130,50. Não posso cancelar, pois me enganaram. Pouco se lixam para o próprio cliente.

  4. 1 - É espantosa, é impressionante, a capacidade "que teria" um broncossauro-mané, de aglutinar tudo o que há de ruim e maléfico, tudo o que haveria de inimaginavelmente pior em uma infeliz trajetória de desgoverno do BRASIL, como por exemplo: Medida Provisória se isentando de qualquer responsabilidade sobre tragédias como a da covid19; irresponsabilidade para com milhares de óbitos, para com milhares de enfermos; contaminação da população por ele próprio e por sua conduta genocida;

    1. 10 - DEZ PRA NÓS!!!!!!!! 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷

    2. 9 - E por isso, graças a nós, vivemos tempos de: “VERDADE ACIMA DE TUDO. FAZER A COISA CERTA ACIMA DE TODOS”.

    3. 8 - Ainda bem que o DR. SÉRGIO FERNANDO MORO É O PRESIDENTE DO BRASIL!!!!! Ufa!!!!! 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷

    4. 7 - Ainda bem que isso não nos acontece, ainda mais depois de conseguirmos nos livrar da maldita marginalha petralha!!!!!

    5. 6 - E claro, é só uma reflexão sobre a capacidade "que teria" um broncossauro-mané-psicopata qualquer, se acaso ele, tragicamente, desgovernasse o BRASIL!!!! Já pensou???!!!!

    6. 5 - ignomínia e estupidez para com a imprensa honesta; falta de compostura no exercício da função; incentivo aos incêndios, à devastação das florestas e à grilagem; medidas perversas, como liberar o desuso de cadeirinhas de crianças nos veículos; recalques de quartel com tripudio sobre superiores hierárquicos militares; grosserias para com Chefes de Estado estrangeiros; mentiras, mentiras e mais mentiras....a lista seria infindável e seria cavalar a dose de besteiras e afrontas diárias!!!!

    7. 4 - barganha de cargos da administração pública; procedimentos como os dos repugnantes luladrão-e-seus-petralhas; acordões com a corvolândia; ataques a Ministros competentes e bajulação dos incompetentes; encobrimento de 4 crias broncossóides repulsivas e pernósticas encrencadas com a Justiça; machismo doentio; perseguição a servidores públicos; alteração da composição das instituições nacionais em proveito próprio; palavrões e grosserias para com todo mundo;

    8. 3 - coleção de aliados boçais como o paulito-bestialóide-da-força-do-mal e seu projeto de liberação da jogatina; idolatria de guru cartomante terraplanista; charlatanismo por exercício ilegal da medicina com indução irresponsável ao uso de cloroquina; tentativa de alterar bula de medicamento; interferência na PF; calúnia e difamação de inocentes; formação de bando com fanáticos; nepotismo; contratação de manifestações fakes; conluio e cooptação com o asqueroso centrão;

    9. 2 - deboche dos mortos e de suas famílias; frieza e indiferença ao luto; maldades contra os indígenas; traição aos eleitores; humilhação do POVO BRASILEIRO e do BRASIL no planeta inteiro; aquiescência com o menosprezo e o desprezo pela nossa população, do idiota seu par-trampo-agente-laranja; levar à contaminação todos os da comitiva-lambe-botas tratados como cobaias de teste nos estabelecimentos do trampo-agente-laranja; transporte de coronavirus para o BRASIL;

  5. O outro boquirroto irresponsável... Demorou muito esta desculpa. Foi preciso traduzirem para ele o que havia escrito e quais as implicações decorrentes, para o idiota entender: https://crusoe.com.br/diario/lula-se-desculpa-por-fala-sobre-lado-bom-do-coronavirus-frase-totalmente-infeliz/

  6. É cruel o PROTOCOLO ‘sem assinatura’ do Bolsovid-22 (que não irá a 21). É de burrice imensurável não ter a mínima ideia do significado de INCITAR, INDUZIR UMA PESSOA AO ERRO (assine ela algo ou não). E é tanto mais grave quanto maior a prevalência hierárquica e ou cultural de alguem, com o poder de assim Influenciar, com uma tentação, os facilmente manipuláveis, vitimando-os e causando-lhes perdas ou danos. Se o prejuízo for uma vida, o nome do crime é HOMICÍDIO. Se muitíssimas, GENOCÍDIO.

  7. Infelizmente mais uma vez ocuparemos os primeiros lugares na lista das coisas q mais envergonham os brasileiros. Já somos o terceiro em número de cadaveres do Covid, mas a vergonhosa medalha de bronze não satisfaz o insano q nos governa, q parte em busca de um lugar mais alto no pódio. Ganha uma cloroquina quem adivinhar se seremos bronze ou ouro.

  8. O pior lance sem graça no nosso impagável Circo Brasil, nesta atual performance da desgraçeira do Vírus Assassino, foi o arranjo oficial feito no tal atual e ainda quentinho “Protocolo” da Cloriquina que foi imposto ao General Ministro atual da Saúde, pelo megalomaníaco “Doutor” Bolssossauro, não leva porém a ASSINATURA nem dele, nem do Minstro, nem de ninguém... Aliás, leva sim, uma única assinatura: A do infectado que será sozinho o responsável e a vítima se o tal tratamento der merda.

    1. Surreal. Ninguém quiz se responsabilizar pelo tal documento!

    2. Ops, me desculpem, pensei que não havia enviado este treco e lhe dei um repeteco tipo os do agora tão metamorfoseado e jamais saudoso “Miguel”, rsrs.

  9. O pior lance sem graça no nosso impagável Circo Brasil, nesta atual performance da desgraçeira do Vírus Assassino, foi o arranjo oficial feito no tal Protocolo da Cloriquina que imposto pelo megalomaníaco “Doutor” Bolssossauro, não leva porém a ASSINATURA nem dele, nem de ninguém... Aliás, leva sim, uma única assinatura: A do infectado que será sozinho o responsável e a vítima se o tal tratamento der merda.

    1. Me honra com seu generoso comentário, amigo Palhaço Bozo.

    2. Disse tudo amigo Aguia, e ainda tem gadinho acéfalo que bate palminha para a covardice feita com esse protocolo.

  10. Lembrete ao Ministro Guedes, que talvez rejeite a ideia de ser o último dos moicanos. Caso pretenda deixar a jangada, não se esqueça da presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. Algum brasileiro qualificado deveria preencher tal cargo, não se justificando o pouco caso com que organismos multilaterais são tratados, exceto qdo interessam de perto a burocratas do Itamaraty. Os bancos internacionais estão na órbita do Min. da Economia. Sua liderança deveria requerer sua atenção.

  11. O estilo é o próprio sujeito, disse o Conde de Buffon. Não existe aí semelhança entre Lula e JB? Notem como tem mudado o discurso político. Ph*da converteu-se em vírgula, p*rra virou dois pontos e PQP substituiu o ponto parágrafo. Seria uma outra feição do populismo, que consagrara frases como 'Nois agarra os peixe 100 tocá nos anzol"? O Governo JB adota gradualmente a Face de Janus, com a bochecha militar contrapondo-se à bochecha mensaleira. Ah, something has got to give ( Ou: Assim não dá)!

    1. Meu primo Roderigo, que predisse a vitória eleitoral de JB, se mostra surpreso com seu rápido desgaste e sua tentativa contraproducente de angariar apoio entre desdentados mensaleiros e próceres desmiolados do notório petrolão. O quadro mudou, argumenta. A mobilização contra os políticos corruptos não diminui com discursos irrefletidos, gestos pueris e robôs espalhados pela Internet. O eleitor é acima de tudo um contribuinte, do qual se extraem tributos de porte europeu em troca de quase nada.

    2. A expressão idiomática inglesa se refere à provável implosão resultante das pressões contrárias gerada pelas duas bochechas. Eventualmente, algo tem de ceder. A professora Rousseff tentou contornar as forças favoráveis à sua defenestração mediante multiplicação adoidada de ministérios, que chegaram a totalizar 39, inclusive os chefiados pelos notórios Três Porquinhos. Não deu! E olhem que seu sucessor, parceiro certo de todas as jangadas governistas, constituía apenas opção menos desesperada.

  12. Bolsonaro “JOGOU” NO COLO DAS FORÇAS ARMADAS a mega responsabilidade pela ‘Indicação’ da Cloriquina no combate ao Vírus Assassino, na contramão do Mundo. Batendo de frente, DE NOVO, com fundamentos da Ciência Médica e ao arrepio dos dois últimos Ministros da Saúde que defenestrou. Médicos ambos; o último um rígido cientista; por recusarem participar desta AVENTURA POLÍTICA. MAS, tal jogo vai muito além de sua megalomaníaca ‘Reeleição’! O JOGO, “AGORA”, É COM VIDAS HUMANAS, PÔ!!!

    1. Sim, amigo Palhaço Bozo. Aos nossos olhos, críticos sempre, fica clara a escorrega da turma da farda que está “cercando” (e CERCANDO) o Bolssossauro. Mas, aos olhos da “MASSA IGNARA” (do saudoso Sérgio Porto - “Stanislaw Ponte Preta”), SE esta panaquice, der certo, ou melhor, ‘parecer’ ter dado certo, na marra claro e via Carluxo e Cia, o mérito fraudado,será creditado ao “brilhante” Presidente. Se der merda vai sujar as FAA, pois afinal de contas, foi coisa parida finalmente por um General, né?

    2. Águia, as as forças armadas foram lisas e escorregaram pela tangente, pois o protocolo só recomenda o uso. O detalhe é que na recomendação fica clara a liberdade do médico em prescrever ou não o uso do medicamento e o paciente também deverá ser informado sobre o medicamento inclusive com a informação de que "não existe comprovação cientifica de que o remédio tem efeito positivo no tratamento", além de terem de informar tmbm sobre os risco com efeitos colaterais. Tudo continua igual...

  13. Todo esse longo e muito bem redigido texto PROVA claramente que BOLSONARO está legitimamente preocupado com AS INTELIGÊNCIAS do Estado do Brasil, que estão anos-luz atrás de FBI e CIA, Os cara ainda estão nos tempos de recortar a FOLHA para o Presidente. BOLSONARO não mandou a PF fazer NADA, ainda. Se for preciso, BOLSONARO tem o EXÉRCITO inteiro para cuidar desses temas. O CELSO DE MELLO não tem o que fazer. Arquive-se. Publique-se. Cumpra-se.

    1. A pauta mais importante agora é encontrar um jeito de se livrar do genocida que finge ser presidente. Estamos lutando pela sobrevivência da nação. Quanto mais cedo expelirmos o bozolulismo do país, maiores serão as nossas chances de recuperação social e econômica.

    2. As duas pautas não são o mais importante no momento, estamos passando por uma crise pandêmica e essas duas trincheiras devem ficar em banho maria, mas é sempre bom lembrar que as duas pautas não vingaram em 2019 pq o nosso atual presidente trabalhou em sentido contrário a defesa delas.

    3. Lendo as reportagens e comentando aqui. As diárias, após o impedimento aos comentários dos assinantes, passaram a ser de cunho não esquerdopata como ficaram a algum tempo, mas de extrema esquerda comunista. Ah parem! O Brasil precisa ser levado à sério! Vai lá Gadelha (Maynard trabalha pouco), e faz 1 matéria sobre as nossas PAUTAS(Nós é q sustentamos essa bagaça, inclusive Crusoé), bem elaborada sobre o andamento da PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do Foro privilegiado, c o Botafogo Maia?

    4. Bolsonaro está preocupado com as inteligências do Brasil porque ele nunca teve uma. O seu comentário mostra que falta inteligência também assola os bozistas. Nenhuma novidade aqui. A novidade seria encontrar algum bozista inteligente.

  14. Dória e as cestas básicas: 19/05, as 17:51hs, diário. Em se tratando de contratação do PSDB, certamente irão dar ainda mais prejuízos à JV alimentos, neste contratinho pequeno de 24 milhões. Não tem quem fiscalize antes que o cofre seja aberto?

    1. Esta bostinha Jose-2 é uma Carluxo-girl desvairada e sem caráter. Sempre que diz merda aqui suja a praia. Vem pra rua me abraçar vagabunda.

  15. Paz, muita paz, muito juízo, se cuidem e FIQUEM EM CASA. Que os petistas corruptos e os bolsonaristas se peguem aos tapas bem juntinhos nas ruas!!! E vamos rezar para que pelo menos UM dos generais que já ‘CERCAM’ o Bolssossauro (em todos os sentidos), sopre, no ouvido dele, que existe sim uma Droga muiiiiitissimo mais promissora (O REMDESIVIR, podem pesquisar) para combater este SARS da Covid-19 - que mata via pulmão - que a “droga” da tal Coroquina que mata... mas, o infectado... via coração.

    1. Esse águia sabe o preço desse remédio? ou tá voando?

  16. Só aqui Crusoé nos permite comentários, certamente c inúmeras intenções, dentre elas valorizar esta bosta de edição semanal, q leio até agosto, além de prestar excelentes trabalhos ao "partidarismo", ao xará e odete6, p menos. Só que aqui vamos refutando as reportagens diárias. Perderam. Finalmente o clã dos bolsonaros mudou de assessoria parece. Decidiram evitar comentários de qq ordem, (sou coxinha, sou conservador e cristão. Sou antagônico a tudo q presenciei pós DEMOCRACIA MILITAR).

    1. Refutando? Kkkkkkkk. Meu xará hoje acordou cada vez mais pirado. Irmão, eu já te falei que essa mistura de Lexotan com cloroquina faz mal. Pare com isso. Que você é coxinha todo mundo sabe. Que você é conservador, ou seja, manter as coisas como estão, todo mundo sabe. Que você é cristão parece ser uma novidade mentirosa. Ninguém que segue os princípios básicos do cristianismo apoiaria um mentecapto genocida seguidor do demônio. Por fim, você é antagônico a do mesmo é à realidade. Coitado!

    2. Reportagem do jornalista e partidário Gadelha, hj, 08:01.

  17. Um bozista fanático, um miliar vereador de Belém, disse para a família não seguir o isolamento. Resultado: perdeu o pai! Quantos mortos são necessários para que um bozista perceba que ser bozista significa o ponto mais baixo que uma pessoa pode atingir na vida?

    1. É, e é preciso mudar a visão da realidade através do raciocínio, da constatação honesta dos fatos, por empatia para com os outros seres humanos, mudar pelo país e, não apenas quando a tragédia bate em particular à própria porta, porque todos nós somos impactados e sofremos diretamente, as consequências de um país desgovernado por néscios, desumanos, desonestos e irresponsáveis!!! Exatamente, Jose, precisamos de lúcidos, precisamos e merecemos a experiência da lucidez e da competência efetiva!!!!

    2. Odete — Pois é. Este pelo menos mudou de opinião. O difícil é entender a postura daqueles que continuam apoiando o genocida. Precisamos de gente direita liderando o país. Pelo fim do bozolulismo já!

    3. https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2020/05/18/interna_nacional,1148445/vereador-perde-pai-para-covid-19-e-muda-opiniao-isolamento-e-bolsonaro.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push

  18. O Bozismo vive da bestialidade e do caos. O Brasil precisa se livrar desta praga o mais rápido possível. Volto a repetir: com esse governo entraremos em colapso! Como eu não errei até agora, sinto-me livre para fazer esta projeção.

    1. Carluxo, reosolver o problema eu não sei, mas parar o carro desgovernado que está descendo ladeira abaixo é fácil. Basta o MINTO renunciar e deixar o Mourão trabalhar que as coisas melhorarão. Quanto a ensacar vento e saudar a mandioca, o caminho que Bolsonaro vem percorrendo desde q assumiu não o deixa longe de vir a desejar por coisas semelhantes. A fissura pela cloroquina e a aproximação com o centrão mostram claramente isso.

    2. É facil resolver o problema:É só afirmar que vai ensacar vento e saudar a mandioca, que toda a midia nacional bate palama. Inclusive os adoradores do ladrão e sua quadrilha que saquearam o país, e para você tudo estava normal.

  19. A experiência de ter votado em um sujeito radical de direita para PR da República foi uma decepção. Quando Geisel e Passarinho diziam não ver com bons olhos este sujeito, já era um alerta sobre os problemas q ele poderia provocar. O tempo provou q os dois militares, figuras proeminentes no meio militar e na história recente do país estavam certos. Ressalte -se que Geisel e Passarinho não simpatizavam um com o outro, porém concordavam no tocante a Jair Bolsonaro, não o viam com bons olhos.

    1. Pois é! Compare a qualidade e a ética do Geisel e Passarinho com a qualidade e ética do Bozo. Qual a sua conclusão? Por isso eu digo que há direita criminosa e direita direita. O Bozo pertence à primeira.

  20. A Crusoé tá nostálgica dos tempos do PTrolão, tempos dos grandes escândalos de corrupção, tá chato agora!!! Se apegando a uma reunião de lavação de roupa suja onde o Presidente revestido do poder que delegados a ele para cobrar seus Ministros, China e até ameaçar de demissão (esse é o Bolsonaro que votei), tudo isso para inflamar um impedimento??? Não vai acontecer, vcs sabem disso!!! Vão continuar globando???

    1. Mais um bozista delirando com sua honestidade relativa. Deve misturar Lexotan com cloroquina.

  21. ""Os generais que atuam no Planalto, são contra a idéia de um militar assumir o Ministério da Saúde"". Nobre preocupação com a morte de milhares de BRASILEIROS, zêlo pela escolha de um Ministro corajoso, especializado e apto a cuidar da saúde de outros milhares de BRASILEIROS internados???? NÃO!!!! "Eles apenas temem que a crise envolvendo a pandemia da Covid-19 seja “jogada no colo” das Forças Armadas"!!!! É impressionante o DESDÉM GERAL pela TRAGÉDIA QUE ESTÁ VIVENDO O POVO BRASILEIRO!!!!

    1. Odete — Não. Quase não olho o antagonista. Vou olhar...

    2. Olhe só isso, Jose... você já tinha visto? https://www.oantagonista.com/brasil/as-irmas-cloroquina/

    3. Isso me diz que se for para tratar da população, não são as especialidades ideais mas, se estão convocadas pra tratar do maluco com mandato terminal.... é indício de que o destino nos prepara inapelavelmente um desfecho alvissareiro!!!!..... rsrsrsrsrs......

    4. Odete — Veja o que o destino nos prepara. Dois candidatos a ministro da saúde. Uma oncologista de pacientes terminais. O outro, um psiquiatra especializado em tratar psicopatas. O que isto te diz?

    5. NENHUM DELES, NAS 3 FUNÇÕES DO ESTADO, LIGA A MÍNIMA PARA O BRASIL E, MUITO MENOS PARA O POVO BRASILEIRO!!!!! NÃO PASSAM DE UNS PERVERSOS ""PATRIDIOTAS""!!!!!

    6. São impressionantes a FRIEZA e a INDIFERENÇA DESUMANAS!!!! E pensar que, em acréscimo, NÓS mesmos os financiamos!!!!

    7. Como se não bastasse um aloprado praticando ""exercício ilegal da medicina"", prescrevendo por conta própria a ""cloroquinação"" dos contaminados, exercendo seu doentio ""complexo de ortoridade"" ao exonerar MINISTROS APTOS E COMPETENTES para cuidar da população nas diversas áreas, essa agora DECLARADA "disposição" "GERAL" de CADA UM POR SI e ""zeus"" por todos!!!!! E, PRA VARIAR, DE NINGUÉM DELES, PALAVRA ALGUMA DE CONDOLÊNCIAS AO POVO BRASILEIRO PELAS VÍTIMAS E SUAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!!!!

    1. Tchau robozinha. Volte para o seu esgoto. Você não deixará saudades.

    1. Adeus ser bestial. Volte para o seu esgoto. A descarga já foi puxada. Aproveite a onda...

  22. Crusoé jogando sujo, ñ podemos comentar reportagens diárias como a deste 18.05-07:01hs. Maldosanente informa a reportagem d q "obtiveram informações de aliado do PRESIDENTE", s/o conteúdo da reunião de 22.04, c o parecer de q visualizado na íntegra, cai Weintraub e Ernesto Araújo. Então q fique claro a todos os brasileiros: como prenunciou BOLSONARO, além de palavrões, tem questões de ESTADO, q devem ser resguardadas. Então conclue-se q isto ñ é assunto p Celso de Mello nem MORO. FFAA ATUEM!!!

    1. Ih, que bobinho que você é, jose fake..... rsrsrsrsrsrs......

    2. Coitado do xará...A adição da cloriquina no seu coquetel de Lexotan está o deixando cada vez mais pirado. Este é o destino dos bozistas: Pirar! Pirem Bozistas! Pirem!

    3. Até parece transcrição ipsis litteris do chororô oficial. Pelo menos cópia sabem bem fazer.

  23. Que coisa repulsiva a ""manifestação ""espontânea"" contratada"" pelos crápulas patetóides do ""gabinete do ódio e acefalia ilimitada S.A.""!!!! Exaaaatamente igual às da marginalha petralha, toda programática, obra de marqueteiros tão idiotas quanto os contratantes!!!! Que demência vergonhosa a de toda essa gente!!!! E, em seus delírios doentios, imaginam que o POVO BRASILEIRO normal engole a encenação!!!!

    1. É, Jose.... são todos da mesma cepa virótica!.....Beeerrrk!!!!

    2. Pois é Odete. Desde fevereiro de 2019 ao me deparar com os bozistas neste espaço eu conclui: Bozismo = Petralhismo. Eu estava certo! Os bozistas? Bem, os bozistas...coitados! Fazer o que? Lamento a deficiência cognitiva e moral dessas criaturas!

    3. Pelo que será que substituíram a ""mortadela""??? Advinhem!!!! Pelo Erário, direto, a mesma fonte que financiava a ""mortadela""!!!! Ou seja, NÓS contribuintes, lógico.

  24. Quer dizer que a família de mentecaptos se abraçou, chorou e comemorou a decisão do Toffoli para proteger o pimpolho como se fosse final de copa do mundo? Quem diria...Honestidade? Compromisso com a verdade? Valores cristãos? Decência? Transparência? Fim da corrupção? Quem, em sã consciência, tem a coragem ainda de defender estes seres bestiais?

  25. Quando é que será que o povo brasileiro vai entender que os políticos são pagos por nós para nos representar e não nos sacanear?

  26. Parabéns pela matéria. Não vejo o momento desse inútil cair. Infelizmente no segundo turno, para que o PT não permanecesse no poder, votei neste "louco" e me arrependo muito, pois estaria melhor se tivesse anulado meu voto. Ainda bem que sou apartidária e não defendo nenhum "empregado" imprestável. Está mais do que na hora de impichar este demente.

    1. É exatamente o drama geral, compatriota Mirian! Comentário perfeito!

  27. Acredito que essa semana a batata do presida vai assar ainda mais.... aguardando ansiosamente pelas cenas dos próximos episódios.

  28. Kkk, 🐄 angus tá alucinado com a possibilidade material e palpável da queda do Napoleão de Hospício e genocida. Turbinados com alfafa e cloroquina, babando pelas ventas em frases desconexas, irracionais e sem fundamentos. Zurram, se debatem e continuam zurrando! Mas o impeachment será irrefreável e o MINTO de vcs não conseguirá proteger a queda do filho rachadinha e muito menos a sua própria. Brasil precisa urgentemente se livrar desse louco. Não temos nenhum reigicida por aqui?...rs.

    1. Tchau querida! Vá para o lado dos mentirosos e lunáticos, também conhecidos como bozolulistas.

  29. Com a saída de Sérgio Moro, símbolo da moralidade, da ética e do combate à corrupção, o governo Jair Bolsonaro acabou. Já era. Agora está abraçado com a banda podre do Centrão. Aliou-se aos corruptos e corruptores de esquerda e de direita traindo seus eleitores. Bolsonaro não consegue conviver com Ministros que tenham luz própria. No governo, prevalece a voz de sua mediocridade. Fez muito bem Sérgio Moro! Saiu para preservar sua Biografia.

  30. Leiam o livro da Oyama ou o artigo dela hoje na UOL para vocês entenderem a relação entre o Toffoli e o clã dos genocidas. Se depois de ler, os Bozistas não entenderem o que está acontecendo, a eles só restará mesmo a alcunha de cúmplices de genocidas.

    1. Coitada. Para mim criminoso não tem ideologia. Criminoso é criminoso e ponto final. Para mim, a desonestidade é absoluta e não relativa. Bozista = Petista!

    2. Veja o que você está a falar... quem aprova o crime em todos os sentidos são os socialistas/comunistas, que estão contaminados e cegos!

    1. Maravilhoso!! Um bando de néscios e néscias pulando fora daqui. O ambiente melhorará muito sem este cheiro de enxofre de vocês.

    2. Esse aí foi... não assino mais também. Contaminação total, essa revista!

    3. Eu e teu aqui como uma gaiata no navio! Bom com curiosidades sobre a revista, que achei que era séria. Decepção total. Vocês são contra o Brasil, e parece que a China está pondo dinheiro aqui, também, infelizmente.

    4. Eu também não vou renovar minha assinatura. Embora eu não tenha me posicionado politicamente porque não gosto de política me parece que a Crusoé e o Antagonista estão se posicionando e isto não me agrada.

  31. Já q Crusoé agora é parceira do zapp e, contrariando o contrato ñ nos deixa postar comentários em reportagens "diárias", né cumpre registrar reportagem de Crusoé nesta manhã de domingo: Justiça de SP destrava o lockdow do tesoureiro de campanha do CORRUPTO Alkmin, vejam só: POR ENGANO.

    1. Thiago é realista. O meu xará....apenas um reles bozista. Fazer o que? O coitado continua se dopando de Lexotan com cloroquina.

  32. Uma coisa que ninguém está atentando é que o PGR opinou pela publicização do vídeo, com base apenas nas impressões pessoais dos procuradores que ele enviou para a sessão do vídeo. Fazendo um paralelo, é como se o Celso de Melo fosse decidir apenas com fulcro no que seus assessores - que viram o vídeo - dissessem a ele. Como se sabe, Celso de Melo vai assistir ao vídeo pessoalmente, junto com seus assessores, para fazer um juízo de valor pessoal, extraído do contato direto com a prova.

    1. Só para me situar. Você é o José que não é míope, né? Não é o amigo da Fiat Helba. Éo cara que enxerga a floresta e não só a árvore, não é?

  33. Chega de discussões sobre narrativas. Devemos exigir acesso à fonte primária dos fatos, neste caso, o vídeo. A percepção dos cidadãos deve permitir que se faça um julgamento e a construção de nossas próprias convicções sobre quem está certo ou não neste episódio infeliz da história. Os que estão contra ou a favor do PR, manter-se-āo onde estão, independente dos fatos e da realidade, já que julgar binariamente é muito mais fácil. Prefiro decidir por valores meus e da minha sociedade Brasil.

    1. Só um lembrete para o Jose 🐄, a prisão em segunda instância caiu por causa do acórdão do teu MINTO com o toffoli. Bolsonaro com suas escolhas em 2019 conseguiu ser mais vermelho que toda a mortadela junta, tudo para proteger o filho corrupto.

    2. A questão mais importante a ser resolvida agora pelos cidadãos de bem é como corrigir o erro feito nas eleições e tentar resgatar o país das mãos de um bando de alucinados e psicopatas que estão promovendo o caos e mortes. Depois disso, todo o resto se resolverá.

    3. A única questão q compete aos brasileiros de bem, inclusive os esquerdopatas como o xará, é a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado. A PRESTAÇÃO DE CONTAS com o LEGISLATIVO brasileiro é iminente, e ocorrerá antes da Primavera

    4. Não há narrativas. Há apenas a verdade. O vídeo é apenas uma pequena parte da história. Ele precisa ser liberado na íntegra, eu concordo. Entretanto, ele precisa ser compreendido dentro do contexto das ações diárias do genocida contra o país e a favor do seu clan. Dentro desta perspectiva, não há dúvidas sobre quem está falando realmente a verdade.

  34. Liberar texto ou áudio parcial é criar um " novo texto"! Conto com a lucidez do Ministro Celso de Mello. Transparência é a resposta que todos brasileiros honestos exigem nessa pandemia de narrativas pouco republicanas!

  35. Saudações aos que apoiam e para os que não apoiam o atual PR. Os comentários estão contaminados de suas visões sectárias. O momento é os fatos merecem mais reflexão a todos. Não é uma questão de partido, nem de ideologia, nem tão pouco de beligerância. É uma questão de estabelecermos o que é verosímil dentre os fatos aos quais temos acesso, via imprensa. Como a imprensa também não é tão fiel aos fatos, pois mais criam narrativas sobre eles, cidadãos sérios tem que buscar ouvir todas as fontes.

    1. Carlinhos apedeuta. As eleições tiveram dois turnos. O que os cidadãos sérios fizeram no primeiro turno? Eu não votei no Bozo, mas no Novo. E você?

    2. isso josé mané, e aih o que??? Elegeriamos o poste???? Eu nao sou a favor do bolsonaro e confesso q, apesar de ter vontado nele, hoje, torço para q o Mourao assuma o poder. Mas a pergunta que fica é: e voce, José?

    3. Verdade. Se os cidadãos sérios tivessem feito o seu dever de casa antes das eleições, não estaríamos na situação caótica e desesperadora que estamos. Daqui para frente temos que corrigir o erro e se preparar para nunca mais fazer a mesma besteira. O país não aguenta!

    1. Desculpe, mas isso é jornalismo sim, com fatos e dados, como deve ser. Essa história de colocar a culpa na imprensa, já deu. Faz parte da estratégia de disseminação de ódio como efeito aglutinador da manada. O rei e seus adeptos familiares e amigos estão nus em praça pública e só As Carolinas não viram. Tá na hora de ver q fomos traídos. Não vamos esquecer disso em 2020 e 2022. #MORO2022.

  36. Nem li e nem irei ler esse lixo! Me chamem de fado, ousem seus merdinhas! Isso eh jornalismo???? Lixo! Nao vou renovar esse veneno

  37. Quer dizer que a PF do Rio segurou a ação contra o Queiroz para não prejudicar a eleição do Bozo? Interessante. Qual a razão então do Bozo querer mexer lá? Proteger ainda mais os filhotes? Seria o caso do Queiroz apenas a ponta do iceberg?

    1. A preocupação deve ser porque está em jogo: é quem matou a Vereadora Marieli e a PF já deve saber? E pode dar no gabinete do ódio!!

  38. O procurador geral da república tem uma dívida para com bozonero, acho mesmo muito difícil que sugira a divulgação total da fita, afinal "converteria em arsenal de uso político, pré-eleitoral, de instabilidade pública e proliferação de querelas e de pretexto para investigações genéricas...", boa desculpa, boa desculpa....

  39. jose e Odete6 trabalham na Crusoé. Os repórteres escrevem as matérias e eles estão incumbidos de rebater os comentários com ofensas ou contra-argumentação, como forma de abater os ânimos daqueles que se propõe a defender o presidente. Falácia ad hominem e dialética hegeliana em ação constante. Não se deixem abater por estas técnicas de Guerra ideológica. Recomendo lerem a Crusoé, o Diário do Centro do Mundo, Brasil 247, o canal do Alexandre Garcia, revista Oeste. Dá trabalho buscar a verdade

    1. Abater os ânimos dos bozistas? Kkkkkkkkkkk. Desde quando computador tem ânimo? Desligaram a tomada? Ou cortaram a internet? Ou será que pegaram um vírus? Bozistas, bozistas, quanta mediocridade.

    2. Kkkkkkkkk. Falácia ad hominem eu aprendi com os Bozistas. Não uso nada do Hegel, pois não gosto de dialética. Você já ouviu falar de Popper? Se não, vai aprender. Quem sabe você não melhora a qualidade dos seus argumentos e as suas escolhas políticas. Até lá, você não passa de um iludido fundamentalista!

    3. Você é pândego, Luiz, mas me senti muiiiiito lisonjeada por me referendar tão bem!!!! 💝💕🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣💞💝

  40. Ninguém votou no jair por ser uma pessoa inteligente. Mas por dizer que ia combater a corrupção e liberar a economia. Nos livraríamos de décadas de aparelhamento do estado pela esquerda chupim. Mas a falta de inteligência é patente, bem definida p dep est de SP Janaína Pascoal: estratégia da burrice! E por defender Flávio rachadinha se entregou ao que há de pior na República

  41. Ninguém esperava que Jair demonstrasse sinais de inteligência, votamos nele para combater a corrupção e a esquerdalha que aparelhou o país durante décadas e liberar a economia. Mas o ranço corporativista e a luta insana para proteger Flávio rachadinha puseram tudo a perder. Entretanto foi eleito e simplesmente desqualificar a cloroquina porque ela é defendida por ele, usada há décadas na região Norte no combate a malária, em reumatologia em várias enfermidades crônicas é filhadaputice

    1. Até agora não há evidência científica de que a cloroquina melhora a saúde das pessoas com o vírus. Portanto, este não é o ponto. O ponto é que o Bozo tentou vender ilusão para o povo brasileiro e transferir as consequências negativas da sua falta de capacidade cognitiva para os outros. Por que você acha que o Trump não pulou fora deste discurso?

  42. Cumprimentos, Ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, pelo seu veto à expulsão dos diplomatas venezuelanos que, com certeza, são também vítimas do "monstro maduro".

    1. Uma pena que na época ninguém proibiu a expulsão dos atletas cubanos

    1. Laurolixo — você pode elaborar melhor seu argumento medíocre?

  43. Já disse em minha tese de livre docencia : “A Interpretação cavalo-bolsonarista da palavra” na semana passada defendida na universidade de São Paulo, de que o significado de PF, tinha como única interpretação, o significado de Ponto Final.

  44. Parabéns a Crusoé. Vices são o máximo. Conseguiram encurralar o genocida de tal forma que ele teve que posar para uma foto com a capa na qual vocês contam a verdade para o país.. Valeu cada centavo da minha assinatura. Imprensa livre é isso: coloca a verdade acima de tudo! Milhares de aplausos! Fim do bozismo! Fim de governos medíocres! O Brasil merece coisa melhor!

  45. Parabéns pra vocês que seguiram ideias de leitores desde o primeiro dia dos fatos. Tem mais detalhes, mas vamos esperar o Celso.

    1. Como é bom ver a jumentalha bozista zurrar de dor com um texto deste tipo. Zurra jumentalha, zurra!

  46. O encantador personagem infantil Pinóquio foi punido por inventar histórias. Será que os depoentes, no afã de defender o chefe, estão preparados pra verem crescer os próprios narizes?

    1. Neste caso, dado o histórico do bozismo, o que deve crescer mesmo é o rabo na forma de seta!

    2. Neste caso, dado o histórico do bozismo, o que deve crescer mesmo é o rabo na forma de seta!

    3. O problema é que os narizes de todos os fanáticos não funcionam pra nada, Tal.... nem ao menos pra sentir os péssimos odores exalados pela República dos últimos 20 anos até hoje!!!.

    1. Agora, dada a sua incompetência cognitiva, tenta usar a Bíblia para se defender. Coitado! Apenas confirma a minha visão de que se trata apenas de um iletrado fundamentalista.

    2. Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também te não faças semelhante a ele. Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus olhos. Provérbios 26: 4-5.

    3. É, Jose, mas o "mico" que aguarde a resposta do BRASIL!!! Essa quietude silente prévia é muiiiito significativa.

    4. Odete — Na falta de argumento, o nosso amigo iletrado resolveu copiar e colar o lema do mentecapto bozista. Ele só esqueceu que o lema do dono dele é: a minha família acima de todos e de tudo e que o Brasil se exploda!

    5. Exato, Roberto. ele que renuncie ou....será ""renunciado"" por todos nós!!!!

    6. Acima até do presidente!!! Pedir para sair seria uma boa. Deixa o Mourão cuidar do BRASIL acima de tudo!!

  47. A tropa de genocidas digitais possui somente três textos para postar: (1) vou cancelar a minha assinatura, (2) o nove dedos era pior, (3) o presidente pode ser genocida mas não roubou. Este é o máximo que estas figuras depravadas, verdadeiros arautos da apocalipse, conseguem copiar e postar aqui. Foi este tipo de gente que saiu do esgoto para transformar o país em um grande caos, com uma sociedade fragmentada, uma economia arrasada e um futuro desesperador. Parabéns Bozistas, vocês conseguiram!

    1. É, Jose, essas criaturas são fruto do mesmo desastre genético que assola as instituições da nossa República!

    2. Rosse — Você é a carniça em pessoa. Ou seja, o que restou da carniça. Porque o resto já foi comido pelo vírus bozista a muito tempo. Que Deus tenha pena da sua alma! Odete, como explicar a existência de tais criaturas?

    3. Então enquanto não cancelam, caia fora Rosse.... assim você ""sofre"" menos, não é?!....... rsrsrsrsrs....

    4. José, vc é um autêntico urubu na carniça. Acredito q vc espera ser convidado pela Crusoé ou pelo Antagonista para fazer parte dessa equipe horrível e tendenciosa. E, sobre o cancelamento da assinatura, eu bem q tentei mas até agora não consegui me livrar desse lixo. Da equipe e de vc q acho q não tem mais nada a fazer na vida q agourar a vida desse país. Deus te perdoe um dia.

    5. Tragédia nacional muito bem descrita e definida, Jose.

  48. “ se não puder trocar, Demito o ministro”, seria demitir o Heleno ? Faz-me rir. Quando isto esteve em pauta? CERTAMENTE Heleno nunca passou por fritura, tal sua adesão e apoio incondicional a todas as falas e condutas do chefe. Mudando de assunto, Se JB recomendar comer fezes humanas, creio que muita gente vai defender essa posição e obedecer ...Crença cega faz mal, gente...

    1. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/secao/reportagem/vou-interferir-ponto-final/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

    2. Odete — Como eu escrevi acima. O script dos robots Bozistas só possui três mensagens repetidas ad eternum. Altevir é mais um zumbi medíocre pago pelo Carluxo.

    3. Deixe de ser obtuso, altevir!!!! Todo mundo, à exceção do grupelho petralha, bateu pesado no marginal luladrão e temos cada vez mais asco e nojo de todos eles!!!! Vocês fanáticos boçalnáticos têm, entre muitas outras, essa doença de distorcer os fatos para tentarem tornar reais, os seus delírios patológicos com esse "mico" boçalnato demente e predador!!!! São ambos duas tenebrosas porcarias, se toca ô incônscio!!!!

    4. Meu irmão, será que vc ao enxergar, quando o Lula dividia o Brasil entre bandidos, ninguém comentava nada, Bolsonaro acabou com a farra do dinheiro público e os ladrões estão todos contra nosso presidente

    5. Observador — A seita bozista faz qualquer coisa para proteger o seu ídolo. Formam um grupo de seres medíocres que se comportam como zumbis repetindo ad eternum os mesmos mantras.

  49. Lula mudou PF em 2007 para ser informado sobre ações, ninguém pediu impeachment do presidiário ........porque????????????????????

    1. Isso não deve ser um argumento. Parece-me com aquela justificativa que o PT não foi quem inventou a corrupção. Seria cômico se não fosse trágico. Defendem pessoas e não princípios. Hahahaha.

    2. Diogo Maynard não pediu? Ah, então passou longe dos olhos do honestissimo paracatuense Joaquim Barbosa, o morcego que podia ter represado uma "marolinha", mas preferiu que as gangs, chefiadas por FHC é Lula, saqueassem as estatais. Imperdoável Marcos Valério ter fechado o bico. ônix preveniu ele: só vc vai ser preso. Está até hj preso aqui em MG. Lula é FHC soltos.

    3. Pelo seu argumento o Bozo é igual ao Lularápio. Se sim, então os dois precisam ter o mesmo destino: cadeia e humilhação pública!

    1. Coisinhas chatinhas esses ""canceladorezinhos mercenários pateteiros profissionais"".... e os idiotazinhos acham que a historinha cola....não saem daqui e estão sempre ""cancelando""....rsrsrsrsrs... esses mentecaptos ainda não entenderam o sentimento de alívio que nós, os decentes, teríamos se os cancelamentos fossem verdade e a CRUSOÉ definitivamente saneada!!!

  50. Celso de Mello tem que sr juiz neutro e imparcial. Se fosse eu divulgaria o vídeo total. Ainda mais que O PGR atua mais como advogado do presidente.

    1. Perfeito, ANTONIO. Nós temos o direito de saber de tudo e ele tem o dever de deter esse desavergonhado subserviente!!!

    1. Bye Bye Bozistas. Inteligência e verdade não são para vocês. Para vocês restará o charlatanismo, a mentira e uma vida medíocre. Podem voltar para os seus esgotos.

    2. Companheiro fiz o mesmo, tenho certeza que este lixo de revista tem dias contados, em vez de ajudar só atrapalham quem quer trabalhar, se fosse eu também queria saber de tudo, afinal é o mandante da nação tem todo o direito, é engraçado falam deste rachid do Rio, mas só foi um que praticou a irregularidade .....cade os os outros, que se tem noticia foram (e ainda é) todos os políticos.

    3. 3 coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o Sol, a Lua e a VERDADE !!! Quer os idólatras queiram ou não!!!!

    4. Essa Crusoé é um lixo! Acordei com o jornal O Globo estampado na primeira página a palavra “foder” o presidente falou numa reunião privada e o jornal vomitou para o Brasil a palavra! Vcs da imprensa não valem nada! Só os que não pensam para dar crédito para vcs! Fui! Cancelei o Globo e vcs qdo acabar!

  51. Nem preciso vê o vídeo, só o q Bolsonaro falando pra se defender, já confirma tudo. Claro q os q diziam ser a favor da lava jato e agora atacam Moro, vão continuar se comportando como os petistas.... negando e justificando.

    1. As mudanças que fez nos cargos são provas tangíveis....

  52. Sem querer ser inconveniente, gostaria de saber onde está a imparcialidade e isenção da revista Crusoé, se nem consigo tecer comentários nas matérias diárias da revista. Me venderam uma revista ilha no jornalismo, mas pelo visto, fui mais um leitor enganado. Acho que pagaram o preço da parcialidade e liberdade da revista.

    1. rsrsrsrsrs.... o destino dos analfabetos funcionais como eles é esse mesmo, Jose.... piorar dia a dia o fanatismo imbecilizado e imbecilizante!

    2. Leia sua última frase. Claramente, você não sabe nem o que escreve.

    3. Estou falando da possibilidade de poder comentar sobre determinado assunto. Foi isso que eu quis dizer. Pelo visto, o nobre leitor tem dificuldade de interpretação de texto.

    4. O compromisso da revista é com a verdade. A verdade é imparcial. Ou será que você tem um conceito diferente de verdade?

  53. Da linha 17 para a linha 18 entre outros trechos há erros ortográficos: " para a preservar a família", ainda que sejam simples, esses pequenos erros incomodam o leitor que busca e paga por um tipo de informação melhor elaborada. O trecho transcrito pela AGU e apresentado em primeiro lugar na reportagem realmente deu a entender que se tratava de o presidente estar preocupado com a sua segurança pessoal, tomara que a Crusoé seja uma ilha e não uma torcida. Essas observações não são pró-governo.

  54. As razões que o PGR menciona para não divulgar o conteúdo completo do vídeo são, na verdade, razões para liberar tal conteúdo. É preciso expor à opinião pública a baixeza dessa gente.

    1. Mais uma revista para PeTralhas se deleitarem. Com certeza é o máximo que vão conseguir daqui para a frente. Os próximos governos, até os fins dos tempos, serão todos conservadores. Minha assinatura termina em outubro. Ufa!

    2. Isso, faça como o avestruz. Enterre a cabeça para não encarar o que lhe desagrada, ainda que seja a verdade mais evidente. Só não reclame do fanatismo de petistas e que tais.

  55. O Brasil hoje é um grande laboratório da bestialidade humana. Infelizmente, somos hoje os párias da humanidade. Nossos netos, quando estudarem história, perguntarão a si mesmos: o que os meus ancestrais tinham na cabeça quando escolheram um mentecapto genocida e intelectualmente incapaz para presidente?

    1. Odete — já estamos acostumados estes medíocres, não? Eles tem dois ou três trechos distribuídos pelo gabinete do ódio. Dependendo da crítica, eles copiam e colam uma besteira qualquer. Como nem eles são delinquentes, a função desses robots é só criar o caos e confundir. Está é a natureza do bozismo.

    2. É inacreditável o teor de burrice e o patamar de estupidez que assolam essas pobres criaturas, compatriota Jose.... são de deixar qualquer ser humano normal pasmo e totalmente tomado de perplexidade!!!! Não sabem o que dizem, o que pensam, o que digitam, não concatenam idéias.... isso já os seleciona automaticamente como seguidores às cegas do "mico" predador!!!!

    3. REDE GLOBO: Hospitais de campanha são construídos dentro dos estádios. ALIENADO ESQUERDISTA: Tá vendo ai? Se Lula não construísse os estádios, onde eles iriam construir os hospitais.

    4. Olha o atordoado reclamando de ofensas. A sua opinião defendendo um genocida já é uma ofensa as milhares de pessoas que estão sofrendo agora pelas ações irracionais do teu ídolo. Como você parece ser mal informado, vá investigar mais a vida pretérita do teu chefe para descobrir os 60 milhões que ele acumulou via nepotismo e rachidismo.

    5. Estou dizendo... os esquerdistas se acham os donos da verdade. Ainda que tenham suas opiniões, e eu não sou obrigado a concordar nem a aceitar. Agem com ofensas, tentando escudar sua mediocridade política.

    6. Como sempre os Bozistas abaixo (Jose medíocre, clodoaldo atordoado e breno obsceno) recorrem a lorota medíocre de sempre para esconder as falcatruas e a loucura do dono deles. Vocês são uns genocidas pois defendem outro genocida. Vocês são a escória da humanidade. O ponto mais baixo que uma pessoa pode atingir. Agora vocês estão livres para voltar a vomitar nos seus esgotos, seres bestiais.

    7. Talvez seus netos jose, terão descoberto q seu avô é outro, e lhe poupem, vc pelo menos, de ter sido um social democrata, travestido de comuna, seguidor de FHC.

    8. Interessante... alguns se acham melhores intelectualmente e condenam um presidente que apesar da intempestividade, até onde se sabe, não foi provado nenhuma corrupção no seu curriculum. Admiram os petralhas e cia, que já foi comprovado tantos desvios do erário. Inversão de valores ou simplesmente concordam com a corrupção e querem uma oportunidade para fazer o mesmo? Quanta hipocrisia! Falsos moralistas!

    9. Imagina o que vc vai dizer da época de Lula e Dilma, quanta hipocrisia, essa revista tb se tornou um lixo, torcendo para o vídeo ser liberado para desmascarar essa revista....

    10. É fato, conseguimos ser o lixão moral do mundo. Parabéns Bolsonaro debilóide.

    11. Nao gostaria, mas infelizmente tenho aue concordar com as frases:" O Brasil nao é um país sério" e "O Brasil nao é para amadores".Provavelmente por desconher os fatos que deram origem a estas frases, temos escolhidos os "mandatários do país" que após assumirem seus postos de comando téem nos envergonhado tanto.

  56. JB fala achando q é certo q o povo não vai se informar bem e vai acreditar em suas mentiras. Mas, e a Justiça? O barco continua afundando! Socorro Sergio Moro, vc terá meu voto em 2022

    1. o a governar em 22. Vc no EXECUTIVO, MORO na JUSTIÇA e Amoedo no Bradesco.

  57. Só não vê quem não quer; espero que o decano não afine e que fique na conta, no currículo e na consciência do Aras quanto vale a isenção.

    1. O xará medíocre (= jose, JOSÉ, Miguel) continua sua labuta misturando Lexotan com cloroquina.

    2. Nestor, vc é 1 petralha e envergonhado, não votou em BOLSONARO. Tem medo de Polícia séria vc.

    3. deixe de ser ignorante!! Vc é fanático e está cego. O presidente(em que votei) é um incapaz. Moro não traiu ninguém...deu um pé no traseiro de um idiota, paranóico! Moro não está à venda! abs

    4. Leopoldo deve misturar cloroquina e "outras " coisas, está alucinado. O Chefe PR acho que já usa. A propósito, lembro de um inquilino que colocamos lá em Brasília, década de 60, que também achava que o povo marcaria com ele e derrubados congresso e tudo mais. Desceu melancólico, bêbado em São Paulo no Campo de Marte, tropeçando nas próprias idiotices sem ninguém a apoia-lo. Fazendo o país mergulhar numa grande crise. Pobre BRASIL!!

  58. Tem aí alguma estatística do ibope comuna, de quem afiança a CLOROQUINA? 75%? E BOZO 22? 77.3%? E Maia repetir presidência do CONGRESSO num casuismo? ZERO. Eleições p depfederal? 15mil VOTOS? Será? A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO são as únicas pautas. Botafogo prometeu na sexta adiantar as reformas!!!Fala q menti? O filho de César ñ quer a MARCHA DAS FAMÍLIAS, seria 1 mancha p a sua Family. Apartamentão em Maia? Bem localizado. Produto do trabalho da Odebrecht.

  59. Ainda bem que minha assinatura vence amanhã. Cancelei minha assinatura. Não colaborarei com essa oposição irresponsável ao Bolsonaro, que só favorece a esquerda e os corruptos fisiológicos do Centrão.

  60. O problema político central do Brasil hoje é o esgotamento do nosso Presidencialismo.Urge trocá-lo, o quanto antes, pelo Sistema Parlamentarista Clássico de Governo,com voto distrital,Chefe de Governo,Chefe de Estado e o poder deste de nomear e destituir aquele e convocar novas eleições.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    1. Você esteve em Paris no carnaval Nélson? Bom Maia, Doria é Tofolli? Tbm o parlamentarismo branco que vinha sendo tentado por essa trupe, descobriram q mesmo a carta comunista os denunciaria a uma guerra civil.

    1. Com certeza! E vejam, quem levantou o vėu da corrupção foi Moro! Bolsonaro(em quem eu votei) pegou carona na lavajato e começou a dar parar trás com a história do Flävio Bolsonaro e agora vemos Roberto Jefferson e o Centrão tomar parte no governo!

  61. O Brasil precisa de investimento externo para retomar o crescimento. Vocês sabem o que os principais jornais e revistas internacionais estão falando sobre o país? Que o país virou um caos permanente graças ao genocida. Vocês sabem o que isso significa? Pois é! Com o genocida e o vírus entraremos em uma crise muito pior do que aquela criada pela Dilmanta. Estão preparados para enfrentá-lá?

    1. Xará medíocre. Por favor, argumente com números e cenários. Eu sei, eu sei, sua mediocridade não permite. Volte para a sua dieta de Lexotan com cloroquina. Talvez resolva a sua diarreia mental.

    2. Vc é cômico e parece q seu "papa" de nove dedos ñ vai devolver nadinha nadinha. Nem seu filho, domador de veados, agora o empresário de quem vc fala, colocará dinheiro aqui. Seria redundância: o assalto do assalto. PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO.

  62. O que mais me impressiona é que ainda há gente que tem a coragem de defender o genocida. Este tipo de gente nem gente mais é. Se tornaram seres bestiais que circulam nas redes sociais vomitando mentiras e espalhando o caos. São as verdadeiras bestas da apocalipse!

    1. Márcio — genocida e quem sabendo dos riscos convocou a população para eventos de contaminação em massa. Genocida é aquele que mesmo sabendo dos riscos, cria o caos social no momento em que se precisa de calma e inteligência. Genocida e aquele que ignora a ciência da saúde e promove o charlatanismo da morte. Genocida é aquele que fica se divertindo e fazendo galhofa enquanto as pessoas morrem como moscas. Genocida é todo aquele que apoia outro genocida!

    2. Genocida não é o vírus? Pelo que parece é ditado pelo supremo quem toma as medidas de contê-lo são os governadores e prefeitos, cabendo ao governo federal apenas financiar as medidas. Posto isto você deve achar que genocidas é por exemplo o governador e prefeito de São Paulo, que bloqueia ruas e avenidas para que as pessoas optem pelo transporte público, facilitando a propagação do vírus ou colocando o rodízio de carros, também aumentando o uso de ônibus e metrô.

    3. Mas um consolo terá o BRASIL, Jose: ""as bestas se cuidarão segundo as ""prescrições cloroquianas"" do ""dr. boçalnato""""!... rsrsrsrs... Dedutível o que isso significa, não é mesmo, caro compatriota?!.... *'Seleção Natural Darwiniana'* como prenúncio de, finalmente, BRASIL sanitizado, com dias de verdadeiros *ORDEM e PROGRESSO*!!!

    4. Mas um consolo terá o BRASIL, Jose: ""as bestas se cuidarão segundo as ""prescrições cloroquianas"" do ""dr. boçalnato""""!... rsrsrsrs... Dedutível o que isso significa, não é mesmo, caro compatriota?!.... *'Seleção Natural Darwiniana'* como prenúncio de, finalmente, BRASIL sanitizado, com dias de verdadeiros *ORDEM e de PROGRESSO*!!!

  63. O General WALTER SOUZA BRAGA NETTO, acertou. pr não ignora a CIÊNCIA. IGNORA TUDO!!! Sem, evidentemente, querer ofender o nosso satélite natural, trata-se do protótipo pronto e acabado do mais total, absoluto e perverso lunático. Ponto final ●

    1. Jânio Quadros voltou muito piorado, nem falar e escrever sabe...um puro acéfalo. Por isso o exército mandou para a rua...fora!!! Geisel tinha razão um mau militar.

    2. Não é irônico?! Os mortos e os vivos salvos pela quarentena voluntária os sepultarão no lixo da História!!

    3. É, Jose, um genocida que será sepultado numa vala comum com o congresso que não se mexer para removê-lo.

    4. Perverso e genocida, Odete. Perverso e genocida! O Brasil precisa se livrar deste traste o mais rápido possível. Com ele, a tendência é de piora..e piora grave.

  64. Ah, mas o General WALTER SOUZA BRAGA NETTO, acertou. pr não ignora a CIÊNCIA. IGNORA TUDO!!! Sem, evidentemente, querer ofender o nosso satélite natural, trata-se do protótipo pronto e acabado do mais total, absoluto e perverso lunático. Ponto final.

  65. Uma pena que os filhos fazem e ele governa para protegê-los . Com isso os governadores de São Paulo , Rio , Ceará , Amazonas , Sc , Paraíba e etc desviam o que podem e tripudiam sobre quem os carregou nas eleições . Bolsonaro para de agir pela emoção e pense um pouco

    1. Indico qualquer momento da vida de Bolsonaro que tenha pensado!!?? É um louco causador de confusão e l Ed Vando o país para o fundo do poço. E enquanto tiver alguém batendo palmas ele vai continuar neste passo insano.

  66. Lembro que assinei a revista Crusoé por causa do compromisso de ser uma ilha de profissionalismo na mediocridade do jornalismo brasileiro. No entanto virou mais do mesmo, com deturpações de fatos e ataques pessoais diários a quem elegeu inimigo. Onde foi parar o compromisso com a verdade e com a boa informação do leitor? Lamentável. No diálogo da reunião ministerial, pelo menos o que foi divulgado até agora, não há nada que comprove interferência na polícia federal. Sejam mais responsáveis.

    1. Oi...!!! Alôoo!!!! Acorda!!! Tá em outro universo? Em outra realidade??? É uma variedade de Ptista? Adorar personalidade!!??

    1. Já solicitei para cancelar a revista, mas terei que pagar mais dois meses! Acho que um dia saberemos o motivo que os levou a virar para a esquerda e ajudar a devolver o país para os ladrões, ajudar a tirar as esperanças dos brasileiros, mas não irão conseguir! Vocês só nos dão mais certeza que estamos certos! Não vamos desistir! Estou decepcionada demais com esta revista!

    1. Tudo que o Moro falou sobre a tentativa de interferência do presidente Bolsonaro na PF está se comprovando. Só lamento o fato do Moro não poder reassumir automaticamente o cargo de juíz, agora só mediante concurso, o homem acreditou no presidente e se decepcionou, uma pessoa que estava prestando um excelente serviço a nação faço votos que ele volte ser juíz.

  67. Delírios de um louco na gaiola dos aloprados, nome da novela que tem Bolsonaro como protagonista e Damares, Weintraub, Baga Neto, e outros como coadjuvantes.

  68. Prezado Sérgio, me desculpe, mas está claro que o presidente se referiu à sua segurança pessoal. Por favor, não deturpe! Além disso, não justifica divulgar todo o video da reunião presidencial para identificar onde o presidente usou palavrões. Não é este o objetivo da investigação. Tem que ter foco. Um abraço.

    1. Pô, caraio. E o que é q eu tenho com isso? Ta na cara que o tal gabinete do ódio, comandado pelos filhotes, não tem nada a ver com ficção. Olha o exemplo aí em cima. Máquina mal cheirosa. Apscosta/df

    2. Uma pena. Outros virão.Revista de coragem para apresentar com competência os fatos ocorridos. Continuarei assinando

  69. Prezado Sergio, me desculpe mas você está forçando a barra. O presidente falou em intervir na sua segurança pessoal e ponto final. Não cabe ilações ou interpretações equivocadas apenas para ganhar seguidores. Além disso, não justifica analisar todo o video da reunião presidencial matar a curiosidade de saber onde o presidente falou palavrões e agrediu pessoas com palavras chulas. Não é este o objetivo da investigação. Um forte abraço.

    1. Ô Fa. Não dá pra perceberes que esse tal aí em cima é um robot? Prestatenção garota. Apscosta

    2. Só escreveu absurdos. E nem tem a coragem de colocar seu nome. Deplorável.

    3. Quem de sã consciência, não gostaria de saber o é tramado atrás de suas costas ?

  70. O que ocorreu foi isso aí mesmo, mas o fanatismo não deixa ter uma visão mais isenta e sensata, acontece a mesma coisa com os seguidores do Lula, que para seus correlegionários nunca fez absolutamente nada de anti ético imoral ou ilegal.

    1. Volf, voltemos p o q nos INTERESSA, ñ à BANDIDAGEM, q nenhum eleito legitimamente p POVO conseguirá vencer, se nas RUAS ñ avançarmos ainda + c n pautas ANTICORRUPÇÃO. PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado é a única questão fundamental e só unidos refundaremos a República. A PRESTAÇÃO DE contas é com quem votamos. O resto é blá blá blá, mi mi mi. Estão querendo prender o cara q o filho roubou o bife do amigo PORRA!!!Se ñ nos entendermos objetivamente, só defenderemos PUTAS

  71. Os "argumentos" dos defensores do indefensável só se sustentam na cabeça de quem não quer refletir para evoluir... Olham sempre para o chão

    1. Nos unamos acima de ideologias e partidos políticos Maria. Só assim saímos deste lamaçal fétido. PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado o CONGRESSO fisiológico, dominado por bandidos ñ vai pautar. Ainda + sob proteção do STF monocraticamente, cada 1 se defendendo de seu "galho". Às RUAS na PRESTAÇÃO DE CONTAS com o LEGISLATIVO brasileiro, em quem votamos e nos traí. PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado resguardará a ñ união, e será caminho de sucesso ao Brasi

    1. Exato, Maria. Uma mentira ou contradição a cada dia.. Isso sem contar as aberrações proferidas pelo psicopata mor e seus asseclas

  72. Parabéns pela reportagem. Divulgue o vídeo, é o que o Brasil assim espera do Ministro Celso de Melo. A decisão deve ser baseada no princípio da publicidade e no princípio republicano. Uma reunião ministerial é um ato público. Quanto aos robôs aqui presentes, não assistam, enfiem a cabeça na areia!

  73. “Se o presidente anular o decreto de exoneração, ok. Disse Moro tentando barganhar. Então quer dizer que se o Bolsonaro mantivesse a interferência indevida de Moro na PF, ele ficaria no Ministério da Justiça, prevaricando sobre tudo aquilo que ele acusou o Presidente. Precisa ainda desenhar!? Onde está a matéria sobre isso, CRUSOE!!?? Mais uma midia vendida!!! Que triste fim o de vcs que nem começaram

    1. Se o Presidente retroagisse sua atitude o fato intervenção não estaria consumado, portanto a palavra dada inicialmente pelo Sr Presidente estaria mantida.

    2. cego é aquele que não quer ver!!! agora o PR. mudou todo mundo!!! tá bom assim?????

    3. Mas o decreto de exoneração ERA a interferência política na PF, caramba! Logo, se o presidente anulasse o decreto, Moro ficava. Evidente! Até uma criança entende isso. Vocês, bolsonaristas, torcem a verdade até não poder mais! É muita burrice ou desonestidade! E se quiser cancelar a assinatura, já vai tarde.

  74. Nós brasileiros estamos descobrindo estarrecidos que o nivel mental/intelectual do nossos generais é exatamente o mesmo do Capitão.

    1. Pois é. Que Bolsonaro era um total tapado, a gente já sabia. Agora, esses generais, que vergonha! Na melhor das hipóteses, se venderam totalmente para ficar no poder. Vergonhoso!

  75. Não precisa mais ninguém pensar e tirar conclusões diferentes, o repórter da crusoe ja investigou e deu a sentença. Tem que aceitar calado.. kkkkkkk

  76. Lamentável. Moro já disse que não existiu intervenção, Valeixo já disse a mesma coisa, outros delegados da PF falam a mesma coisa e essa revista insiste em publicar fofocas. É toda semana a mesma coisa. O engraçado é ver que esses jornalistas acham que tem algum poder de derrubar o PR... kkkkkkk

    1. Só uma pergunta simples: pq nunca nenhum presidente do Brasil causou nenhum tipo de celeuma sobre o assunto de "ser ou não informado" pela PF?????

    2. Uma barbaridade a burrice e incompetência do presidente e seus próximos. A compreensão distorcida da verdade por fanáticos já nos é conhecida, Petistas e Bolsonaristas são idênticos. pior cego o que não quer ver. a falta de discernimento é clara num país onde a educação foi sucateada nas últimas décadas.

    3. Leonardo é prerrogativa do PR trocar o DG da PF. E ele tem sim que ter informações da PF. Ele só não pode ter informações do conteúdo das investigações os que é bem diferente do que ele pediu. Mas parece difícil vcs entenderem. Pense por vc e não seja manipulado por esta imprensa suja

    4. Meu deus, a revista tenta informar desinformados, mas está difícil. O PR troca o diretor da PF, o superintendente do Rio, é ainda é mentira da Croaué?! Tenha a santa paciência, é rir para não chorar

  77. Que pena Crosuezinha! Reportagem tendenciosa que pega frases soltas para montar uma narrativa distorcida da realidade sem checar o inteiro teor e descontextualizando o sentido para detonar o presidente. A serviço de quem vocês estão agindo? Vida curta para imprensa mentirosa e comprometida. Uma pena. Não irei renovar minha assinatura.

    1. Essa tchurma fanatizada e paga com dinheiro público do tal gabinete do carluxo é um bando de molecóides. Carquem fora seus moleques. Vcs já estão caracterizados e identificados. Cancelar assinatura é o melhor a fazer mesmo pra limpar a escória desses comentários de m..apscosta/df

    1. Depois que vencer minha assinatura, já era , não assino mais

  78. Passa toda a reportagem afirmando da interferência política na PF, ora o presidente é um cargo político, portanto toda interferência é política. Entretanto no final o repórter muda de opinião e fala de quase confissão.

    1. É porque está usando um eufemismo. Hão houve interesse de interveção política: quem intervinha politicamente era Sergio Moro. Ao obter informações de alto nível sobre prisões e investigações, o Ministro da Justiça e o Diretor da Polícia Federal podiam concentrar ações em certos eixos: controle de fronteiras, combate ao tráfico de drogas, combate ao crime organizado. Isto são interferências políticas: a cristalização das políticas de interesse do gestor público. Bolsonaro interviu criminosamente.

    1. Todas as pessoas caminham para o cemitério desde que nascem

    1. Volta pt!, Volta luladrão!! Volta Dirceu!, É o que ose brasileiros querem!!! Tudo como antes no quartel de abrantes!!!!

    2. Só tem fofoca e intrigas! Veja o tempo verbal.. VOU interferir . O que não aconteceu.... como o próprio Moro disse Jamais houve interferência...

  79. EMBRIAGUEZ DO VOTO. O voto é apenas um requisito para o exercício do mandato. Não é carta branca. No exercício faz-se necessário atender também aos requisitos da legalidade , impessoalidade , moralidade , probidade e publicidade. O mandato deve ( tem o dever ) ser exercido dentro das regras legais.

    1. Pelo menos a imprensa está fazendo divulgando as insanidades do nosso PR

    2. Perfeito! Um comportamento exemplar, incomparável aos dos antecessores para todos os aspectos. Todos.

    1. Isso, ser pior que o PT, desculpe, mas é impossível! Nesse quesito (incompetência) o PT é imbatível!!! Haaaa, na ladroagem tambem... mas que Bolsonaro e Dilma são quase irmãos siameses na arte de dizer bobagem, são...

    1. Uma pena. O PGR deveria se considerar impedido para conduzir o inquérito. Para isso existem Subprocuradores.

    1. Traidor, incompetente, burro e corrupto, para dizer o mínimo! Sem falar nos filhos bandidos que estão com ele dirigindo o pais! E pensar que votei nele acreditando que era menos ruim do que o PT!

  80. À Esquerda trocava e troca em alguns estados seu Staf e ninguém pública nada. Já o Presidente da República tem que publicar seus exames de saúde, submeter atos legítimos à justiça, ver seus projetos serem engavetados. Francamente, essa imprensa Nacional é uma vergonha.

    1. Sabedoria como estratégia. Não provoque ou reaja a provocação. Não acuse sem provas. Não revide. Silencie, avalie o cenário, reconheça suas fraquezas e municie-se com as fraquezas do adversário. Preserve o apoio amigo, multiplica-o para fazer o bem ao seu eleitorado com isenção. Trabalhe. É o que esperamos dele. É a liderança que precisamos.

    2. E cada entre nós, esse nosso presidente tambem é uma vergonha, e nos envergonha...

    3. Concordo com seu comentário. No governo Bolsonaro adotaram dois pesos e duas medidas. Tudo que vem dele é recebido com bala. Se a imprensa tratasse o assunto com mais isenção, teria mais credibilidade.

  81. Parabéns pela seriedade do verdadeiro jornalismo investigativo, cujo o lado é a verdade, coisa que o fanatismo ou cumplicidade por ignorância ou conivência infelizmente não admite ou entende.

    1. Exatamente Luiz Antonio. Bolsonarista e Lulista sao faces de uma MESMA moeda...

    2. Disse bem, Rogério! Tenho dito que esses bolsonaristas xiitas se comportam exatamente como os lulopetistas. A diferença é só o sinal trocado.

    3. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👍🏽

    1. Caramba!!! Não consigo reativar minha assinatura da crusoe!!!! O que està acontecendo????

  82. Parabéns Crusoé, a verdade acima de qualquer picareta neste Brasil. Quem alisa politico é cúmplice, politico tem que entender uma coisa, quem manda no Brasil é o povo e não voces! Renovando assinatura até 2999.

    1. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👍🏽

  83. O pgr é figura carimbada no esquema, cabe ao morcegão do stf dar um paradeiro no conluio do pgr com o presidente. Que as coisas sejam colocadas às claras e que se respeite o herói Sergio Moro.

  84. Bolsonaristas agem como petistas. Por mais que se mostrem os fatos, eles preferem acreditar nas versões/narrativas dos que fazem parte da cúpula do governo. Nós tiramos o PT por entender que eles faziam qq coisa para se perpetuar no poder; não queremos isso, também, desse governo. Agora vemos a aproximação com o Centrão, o de se encontram vários delatados da lava a jato. As ações de Bolsonaro não correspondem aos discurso da sua campanha eleitoral.

    1. Sim, Bolsonaro por causa dos filhos e de seu temperamento tempestivo, está tirando do povo brasileiro a esperança de dias melhores!! Muito triste!! E que os brasileiros aprendam que não temos que ter políticos de estimação, pisou na bola, temos que tirar!!

    2. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👍🏽 concordo com cada palavra! O “gado” não raciocina!

    3. Concordo plenamente, Marcelo. Os imbecis, de um lado e do outro, resolveram blindar os seus representantes.

  85. Péssimo tudo isso. Estamos numa situação horrorosa, com pandemia se alastrando e esse presidente preocupado com seus fedelhos, que não se cansam de disseminar ódio.

  86. Esta revista passa o tempo inteiro atacando o Presidente da República e agora vem com uma entrevista dessas. Palhaços ! Assinantes retirem a renovação automática da Crusoe, que funciona como uma arapuca.

    1. Por que não querem ver a verdade? Não podemos ter políticos de estimação. Tem que fazer a coisa certa e ponto. Simples assim!!

  87. Pobre Circo Brasil, palhaços sem graça cúmplices de assassinos e calhordas. Quando no Poder, se alternam: Os ladrões predadores da fajuta Esquerda e os piores tresloucados e despreparados da Direita. Fora, os que no varejo aqui desta praia, ridiculos Carluxo-boys alternam nomes sem mudarem de assunto. Pouquíssimos, raríssimos, são os “patriotas” nesta porca lide política... MAS, herois os há sim e muitos, entre os profissionais de saúde que estão morrendo para salvarem vítimas do OUTRO Vírus...

  88. Artigo esclarecedor. Infelizmente Bolsonaro deixou-nos a ver navio. Preferiu proteger os filhos e os amigos à Nação. Um pena. E agora pagamos muito por isso.

  89. Estou enauseado com esta revista! Sua postura parcial das informações me causam nojo! Ontem tentei cancelar a minha inscrição e me informaram que eu não poderia. Procurarei meus direitos na justiça!

    1. Cancelei a minha sem maiores problemas... mas já há alguns dias. Com certeza agora o sistema da revista não está dando conta de tantos cancelamentos... Vão ter que pegar grana lingting como a Globo e a Bandeirantes...

  90. Votei no JB. Minha família votou no JB. MEU filho fez campanha para o JB. Um dos motivos foi a declaração pública de que Sérgio Moro seria Min. Da Justiça. O segundo foi para tirar a cambada da esquerda. Mas isso não significa que vamos passar á mão na cabeça do JB se não andar na linha. SEU COMPORTAMENTO COMO PRESIDENTE É RASTEIRO. Nesse inquérito, o que o Moro disse pela manhã foi confessado à tarde pelo JB. O vídeo não deixa dúvidas. Perissodáctilo deu às mãos ao Centrão. Impeachment já

    1. Reconduziu o CARLOS MARUM,afffffff para o conselho de Itaipu para ganhar 27 mil por mês.... da-lhe velha política. Acorda Sebastião

    2. Elvio mentiroso. Noveleiro da GLOBOLIXO. Votou no Andrade, e sequer tem família.

    3. É. Como é grande a nossa decepção. Espero que ele se aprume e trabalhe muito para reconquistar parcela dos seus eleitores. Principalmente aqueles que o elegeram por falta de melhor opção...

    4. Sebastião, não tenho político de estimação. A lei é igual todos

    5. Porque votei o sujeito sou obrigado a defendê-lo na prática de crises ,. Seria a mesma coisa que levantar a bandeira LULU LIVRE

    6. Se vc tivesse votado no JB vc estaria defendendo-o agora é não atacando-o feito Judas. Na próxima eleição vote no Alckmin, no Aécio Neves, no Haddad, vocês se merecem.

  91. li alguns comentários e fiquei muito triste ,ao ver que tem muita gente comportando como os petistas ,cegos e não aceitando a verdade e ataca quem fala a verdade . Lamentável

  92. Excelente reportagem! A História é o que é, e não o que gostaríamos que fosse, infelizmente. Creio que todos nós gostaríamos de que Moro ainda fosse ministro e, ao lado do presidente, combatesse a corrupção, q tanto mal nos causou. Mais um presidente coronel — cada um a seu modo. Tristeza.

    1. Tristeza e até aqui decepção... Gostaria que o Jair fosse à TV, em cadeia nacional, que se lutasse contra o foro privilegiado, clamasse por justiça que prenda ou, porque não, que mude a lei, prevendo a pena de morte para os envolvidos com esquemas de corrupção que desvia o dinheiro da merenda escolar, o dinheiro da saúde, do saneamento, da moradia, e do lazer. Por que são tão tolerantes com esses desvios, para os quais Leis e cadeia não atemorizam, reabilitam ou reintegram?

  93. Lastimável! Vocês, jornalistas da Crusoé, acreditam mesmo que seus leitores, em sua grande maioria, engolem artigos como esse? Acordem, a voz da imprensa não soa mais alto do que a voz do cidadão! Se é assim que me tratam, estou cancelando minha assinatura já.

    1. Parabéns pelo comentário! Também estou cancelando minha assinatura.

  94. Assinava esta revista e "O Estado" (este para ter uma visão do lado parcial da imprensa). "O Estado" passou do ponto e, em vez de trazer as notícias que contrariam, com base nos fatos, a versão oficial (o que é tarefa, também, da imprensa honesta, claro) passou a inventar, simplesmente, fatos para contrapor-se ao governo. Cancelei a assinatura esta semana. Crusoé era a esperança da imparcialidade, da verdade e da honestidade. Perdida. Cancelando hoje.

    1. Só pq falaram a verdade!! Não podemos ter políticos de estimação!! Por isto este País não vai pra frente!! Affffff!!

  95. Um deputado inexpressivo, aproveitando-se da conjuntura e usando o nome do Eterno, em uma sociedade majoritariamente cristã, é eleito Presidente do Brasil enchendo o povo de esperança. Em seu livre arbítrio cita recorrentemente O apóstolo João: E a verdade nos revelou quem ele é de verdade.

  96. Parabéns Crusoé, parabéns jornalista Sergio Pardellas. Isenção nos fatos, apesar do exército bolsonarista que em nada difere do exército petista na defesa do indefensável.

    1. Vcs não gostam da verdade. O ditadorJB nem precisa de oposição. Ele se mata sozinho. Crime confessado e provado. Mourão já. A revista não tem nada com isso. Acordem

    2. tchau ,,,,,,,,,lugar de quem tem politico de estimacao e inscricao no blog do idolo ou blogs de suporte fanatico......a Crusoe deve ter compromisso com a verdade, independente de vies

  97. Vou ser honesta. Comento somente pela manchete. Na minha santa ignorância eu penso: será que se a imprensa,ou mesmo a minha querida Crusoé tivessem feito isso no tempo do cachaceiro,ladrão, fdp. Nós estariamos na situaçao de agora????

    1. Perfeito Maria seu comentário. Onde estavam a Crusoé, a Folha de São Paulo, o Estadão, a Veja, etc. nos governos petistas do LULADRÃO e da DILMANTA.? No mensalão estes órgãos de imprensa acobertaram os fatos e defenderam o maior ladrão do País, divulgando que o LULADRÃO era inocente e que era a oposição que wuetia derrubar o LULADRÃO.

  98. Vcs estão se tornando o MESMO LIXO da imprensa marrŕom, parcial, esquerdiopata e mentirosa, como outros pasquins de porta de banheiro público como a Globo, Foice de São Paulo, Estadão, etc.... Está virando palanque da Canalhada Esquerdiota e de "isentões pseudo-democratas ! Jornalistas verdadeiros e imparciais do calibre de Augusto Nunes, Willian Wacke, Constantino, Alexandre Garcia, e outros, deveriam ser referência paŕa os esquediotas de teclado como vcs têm por aí! Lamentável e nojento !

    1. Confirmo meus comentários! Alguns dos jornalistas citados não da CNN. Se informe. Jornalistas de R$ 1,99 estão acabando com a Crusoe !

    2. A referência só vale se os jornalistas forem da CNN e claramente bolsonaristas? Bom jornalista vai atrás do fato, não da versão do fato.

  99. O nosso Brasil ainda vive o paradigma do coronelismo. O procurador geral ao invés de estar preocupado com a transparência está preocupado em defender o seu patrão. Com a falácia de que a disponibilização integral do vídeo servirá para uso político, faz uso político, para seu capataz, com a disponibilização em trechos. Todos são cara de pau.

    1. Não, Crusoé não é lixo, é uma bosta capitaneada por um bosta mór - Diogo Mainardi , O globosta!

  100. boa sorte cruzoe. seja feliz com a esquerda. cancelamento solicitado. obrigado pelo tempo que a revista tinha compromisso com o discernimento e nadava contra o sistema dos quase 40 anos que está aí soberano e que é nossa guerra. Cruzoe tornou-se iguais

  101. Querem pegar o filho do Bolsonaro por causa das rachadinhas? CONCORDO DESDE QUE PEGUEM TOOODOOSSS que fizeram e fazem. Em todas as esferas, olhe a vergonha das nomeações em todas....

  102. Explosivo é o viés desse pasquim fazendo coro com a Globo e que nitidamente está focado em derrubar o Presidente. É prerrogativa do chefe do executivo de trocar quem ele queira em qualquer cargo. Ponto.

  103. Revista imparcial, lúcida, ética. Adoro.!! Só os débeis ainda não perceberam que que o Bolsonaro é mentiroso patológico e seus filhos são lixos e bandidos. Lutei pela redemocratização. Votei nesse canalha acreditando verdadeiramente. Sérgio Moro 2022.

    1. Concordo. Não sei se Moro, mas ter votado neste lixo me faz muito triste comigo mesma.

  104. Parabéns Cruzoé, vocês se transformaram em uma autêntica imprensa marrom, lixo jornalístico, conspirando abertamente para derrubar o governo e voltar tudo ao que era, corrupção generalizada. Só uma pergunta: quem está lhes pagando?

    1. O pior cego é aquele que não quer ver....CAPITÃO TRAIRA,tá cagando pro BRASIL...O q ele quer msm,é proteger os 3 porquinhos,o Queirozinho,ou seja essa máfia q atua no RJ.FORA TRAIRA....2022 é MORO PRESIDENTE...Esse psicopata deve ser internado....e enterrado politicamente...Família BOZO nunca mais.

  105. Sem qualquer outro vies. A indicacao eh dele, nao eh interferencia, eh exercer seu mandato. Foi eleito para isso. Pode demitir qualquer um quando lhe der na telha. Essa eh a simples questao.

    1. Se for assim é importante que se mude a constituição e instale no Brasil a ditadura .

  106. Depois da aliança com o centrão para não cair, e Roberto Jeferson virando herói e grande aliado, é muito claro para quem tem o mínimo de inteligência, tudo o que está acontecendo! Continuo acreditando na Crusoé, porque até hoje não teve nenhuma reportagem desmentida!

  107. Fui enganado e quero meu dinheiro de volta. Como reverter a assinatura desde lixo de Crusoé, versão eletrônica da Folha de são Paulo?

    1. Ñ podemos ser tão estúpidos e desunidos. Somente a n determinação política, direta no q interessa ao POVO, a PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO, nos levará à reconquista da Pátria, aparelhada por bandidos de COLARINHO BRANCO, em conluio c corporações criminosas na OAB, STF, mídia, bancos, e até em açougues. Só as RUAS, sem ideologias e partidos políticos, na PRESTAÇÃO DE CONTAS definitiva c o Congresso, em quem confiamos n/voto e nos traem, haveremos de sair do caos.

    1. Conforme pontificou um ilustre ex-presidente americano, "...se você quiser conhecer um homem, dê-lhe poder" e dinheiro, acrescento. No caso brasileiro, além do poder, os militares têm a oportunidade de engordar os seus soldos com os polpudas vencimentos do cargo de ministro de estado são (R$31.000,00, além das mordomias !!!) e, como de costume, um ou mais Jetons como membros dos Conselhos - nas estatais, SENAC, SENAI etc - (aí, são mais R$21.000,00 !!!) . Oh, Pátria Amada, Brasil !!!

    2. E quem disse que mentiram? esse congresso OMISSO que nos trai, e que em breve haveremos de finalmente fazer a prestação de contas dos nossos votos, exigindo a PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO.

  108. Decepção e arrependimento é a sensação que sinto se pudesse gostaria de ter a minha assinatura cancelada com devolução pelo menos parcial do valor pago.

    1. O Diogo foi atropelado pelo padrão globolixo. Desde aquele dia em que foi obrigado a falar no final do Fantástico, com pequena audiência. Seu chefe agora é o Merval Pereira. Revista Crusoé sem aumento de assinaturas tem que segurar o empregão na globolixo.

    2. É só ligar já de antemão, e pedir para sair da renovação automática. São rápidos e super educados. Vai prá Oeste, pois como Bolsonaro, não serão todos cooptados.

  109. Ñ podemos ser tão estúpidos e desunidos. Somente a n determinação política, direta no q interessa ao POVO, a PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO, nos levará à reconquista da Pátria, aparelhada por bandidos de COLARINHO BRANCO, em conluio c corporações criminosas na OAB, STF, mídia, bancos, e até em açougues. Só as RUAS, sem ideologias e partidos políticos, na PRESTAÇÃO DE CONTAS definitiva c o Congresso, em quem confiamos n/voto e nos traem, haveremos de sair do caos.

    1. Pois é José, e Moro , a maior competência no combate à corrupção, junto com a força tarefa de Curitiba foi rifado, ao que tudo está indicando, por motivos pessoais do PR, em detrimento dos interesses primordiais da Pátria, alguns deles citados por você. O Pacote Anti Crime, infelizmente não teve o apoio que o País precisa, foi desidratado.

  110. São matérias tendenciosas como esta que tem o claro objetivo de distorcer os fatos e prejudicar o Governo e o Brasil, que me fizeram desistir da Crusoé. Vocês perderam totalmente o rumo! Vergonha!

    1. Ñ podemos ser tão estúpidos e desunidos. Somente a n determinação política, direta no q interessa ao POVO, a PRISÃO EM 2ª INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO, nos levará à reconquista da Pátria, aparelhada por bandidos de COLARINHO BRANCO, em conluio c corporações criminosas na OAB, STF, mídia, bancos, e até em açougues. Só as RUAS, sem ideologias e partidos políticos, na PRESTAÇÃO DE CONTAS definitiva c o Congresso, em quem confiamos n/voto e nos traem, haveremos de sair do caos.

  111. Lamentável a Crusoé se prestar a esse papel... A indicação para Chefe da PF e demais cargos do executivo é aatribuição EXCLUSIVA do Presidente da Republica. Não existe investigação dos filhos de Bolsonaro no ambito da PF.. O Flavio esta sendo investigado pela Policia Civil do RJ... Enfim, querem derrubar o presidente! O STF agora acordou, no governo anterior, tinha audios claros da "presidenta" interferindo em investigacao da justica e nao deu em nada. Mas o negocio é tirar o Bolsonaro.

  112. Bolsonaro não é só chefe de Governo. É também chefe de Estado. Dilma interferiu, Lula interferiu, porquê Bolsonaro não pode?

    1. Pq não é correto e ele foi eleito com discurso contra corrupção e entra no governo e acaba com todos os órgãos de controle e se estiver tendo corrupção nesta gestão não saberemos. Acabou a transparência faz tempo. Agora se alia ao centrão ...

    1. Bolsonaro não é apenas chefe de governo. É também chefe de Estado e tem o direito de interferir. Lula interferiu, Dilma interferiu, porquê Bolsonaro não pode?

    2. Não podemos ser tão estúpidos, como somos a 35 anos. Se ñ nos unirmos em torno das pautas comuns, acima de ideologias e partidos políticos, continuaremos sendo massacrados pelo populismo, pela mídia esquerdopata, e pelas instituições aparelhadas de comunas travestidos de sociais-democratas. Somente as ruas numa prestação de contas definitiva com o congresso - em quem votamos - a exigir PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E FIM DO FORO PRIVILEGIADO, unirá todos os brasileiros, e reconquistaremos a Pátria

  113. Simples. Que as gravações possam somente serem vistas pela justiça, em audiências reservadas com as partes, com todos os requisitos de segurança para não ocorrerem vazamentos.

  114. Povo elegeu um "insano" (talvez por ser o "menos pior". Recordo Pres. Getúlio Vargas. A podridão chegou na sala, após passar pela cozinha do Palácio do Catete. Resolveu renunciar, mas a renúncia seria prova final. Transformou a derrota numa vitória" - o suicídio, jogada de mestre e o povo que esperava para vaiar, se derramou em lágrimas na frente do Palácio. Assisti o cenário.

  115. A VIRULÊNCIA está em toda parte e o SARS-CoV-19 é só seu carro-chefe. Basta ler os diversos nomes que os Carluxo-boys inventam por aqui sempre, sem porém alternar as falas também um vírus assassino,

  116. Há lealdades à etica e à falta de ética. O discurso alinhado para defender o chefe é um exemplo. A verborragia chula do caneteiro transformou seu time em um grupo de subservientes medrosos e submissos dizendo amém e qualquer coisa para agradar seu líder. Não percebem o quanto se abaixam, nem que deixam o traseiro à mostra. Parecem viver num transe, numa hipnose digna de seguidores de Jim Jones ou de tomadores do chá do santo daime. Guedes vive uma negação ou dúvida: isto está acontecendo?

    1. O público de leitores da Crusoé mudou com a linha editorial da revista para os simpatizantes do PT, PSOL e Cia.

  117. Parabéns Crusoé, mantenha-se imparcial , mostrem fatos e provas! Incrível como pessoas só querem , de ambos os lados, ler o que convém e de acordo com o que pensam. Gosto de ler quando mostram a verdadeira face da corrupção do PT e de alguns partidos e quando mostram a Tirania do Presidente atual. Quem dera que outros meios de comunicação agissem assim.

    1. Isso mesmo, Bernadete! Nós não somos torcida organizada. Nós ficamos do lado da ética e da decência.

    1. não aprendemos nada com o petismo, ainda ficamos indignados com quem descobre a corrupção ao invés do corrupto

    2. tira a venda dos seus olhos, a verdade está aí nua e crua. eu ja não me engano mais com Bolsonaro e seus pimpolhos

  118. Lamentável ver um periódico que se quis crer sério se transformar num mero folhetim, que "vende" manchetes com alardes, tendenciosidade e sem respaldo jurídico, visando apenas criar celeumas onde não existem... O Presidente da República pode sim interferir em qualquer setor na esfera do Poder Executivo, até porque, inexiste o crime "interferir", e exigir que os seus subordinados sejam alinhados politicamente e ideologicamente é o mínimo que se deve querer ter pra desenvolver um trabalho coeso...

    1. Ñ podemos ser tão estúpidos e desunidos. Somente a nossa determinação política, direta no que interessa ao POVO, a PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO, nos levará à reconquista da Pátria, aparelhada por bandidos de COLARINHO BRANCO, em conluio com corporações criminosas na OAB, STF, mídia, bancos, e até em açougues. Ao não nos unirmos acima de ideologias e partidos políticos, numa PRESTAÇÃO DE CONTAS definitiva com o Congresso, onde estão aqueles em quem confiamos nosso voto

    2. Em nenhum momento o Presidente interveio em qualquer inquérito específico, não praticando assim crime algum, restando tão somente uma discussão na seara da ética, que não produz reflexo no mundo jurídico... Ademais, o Presidente, conforme preceitua a legislação vigente, pode exonerar e nomear livremente o Diretor Geral do Departamento de Polícia Federal, sem precisar do Ministro da Justiça para tal, portanto, ao pedir que o Ministro assim o fizesse, apenas demonstrou clara deferência a este...

  119. Há 3 décadas participo de órgãos colegiados, sempre- SEMPRE, são faladas coisas impróprias. O “establishment”(mídia, judiciário e amiguinhos)quer saber tudo ( até exames pessoais)do presidente e vê-lo sangrar. Já o bandido Adélio tem mantidos os sigilos pelo mesmo STF. Vcs suportariam estes ataques? Sinceramente vcs podem divulgar a reunião de pauta da Crusoé? o stf pode divulgar uma reunião fechada? ou OAB? Votamos em Bolsonaro para tirar o Brasil da lama, se não prestar, tiraremos no voto.

  120. Pior do que Bolsonaro e sua loucura são os bolsonaristas que insistem em querer defender o indefensável. Bolsonaro quis sim ter a PF ajoelhada a seus pés.

  121. A Crusoé acabou, virou mais um jornalzinho para derrubar o presidente. Assinei Crusoé pensando que vcs iriam ser diferentes, que iriam investigar as falcatruas, mas juntaram-se aos podres da imprensa prostituta, que por dinheiro se vende. Continuarei com minha assinatura, depois não mais renovarei.

    1. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/secao/reportagem/vou-interferir-ponto-final/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

    2. Me permito discordar. A verdade tem de vir à tona e, para isto, é necessária a divulgação do inteiro teor da gravação. Basta de suposições!

    3. Eu digo o mesmo. Liguei pra Crusoé para não renovar automaticamente. Não quero pagar por um jornal de esquerda.

  122. Crusoé está exagerando... Imagine como eram as reuniões de Nixon... Afinal se houve uma mudança devido ao costume, isto é se envolver na escolha do Diretor da PF , não é isso que está escrito na Constituição, está dá a prerrogativa de escolha ao PResidente. O que está errado é esta lentidão na apuração de Rachid em toda Alerj. Todos que fizeram já deveriam estar sendo processados.

    1. Correto, a Crusoé acabou, virou mais um jornalzinho para derrubar o presidente.

  123. Bela tentativa! Só espuma, ainda mais depois de o PR ter mostrado que, caso Valeixo não fosse substituído, Moro teria continuado no governo.

  124. Toda vez que o presidente abre a boca ele se complica mais. Ele é o seu pior adversário. Suas declarações na coletiva após a demissão de Moro, juntamente com o conteúdo do vídeo deixam claro a sua obsessão com a PF. A narrativa de que ele falava da sua segurança pessoal é tão frágil que parece desespero. O mais triste nisso tudo é ver os generais abraçarem essa narrativa. Mas como disse Moro: "Há lealdades maiores do que as pessoais". Os generais deveriam ser leais a verdade.

    1. E para serem melhores ainda, os generais deveriam acabar de vez com aquela bandalheira e antro de corrupção que é o congresso e o STF.

  125. Na balança do contexto brasileiro atual, mil vezes o Bolsonaro, mesmo com todos os seus erros, que o poço de lama onde enfiaram o Brasil. É muita corrupção e ladroeira que o povo, há muito, não aguenta mais. Os agentes desse contexto são tenazes e altamente especializados em todo tipo de sem-vergonhice. Empacam o nosso crescimento lato senso.

    1. Correto, a Crusoé acabou, virou mais um jornalzinho para derrubar o presidente.

    2. Apostar nos erros é espécie de reconhecimento da culpa no caso. A gravidade é o fato de haver preocupação com investigações sobre lavagem de capitais e milícia. Se isso não é grave o bastante, então estamos diante de eleitores que defendem outros crimes, se não houver corrupção direta. Lembrando que lavagem de capitais é crime correlato.

    1. Correto, a Crusoé acabou, virou mais um jornalzinho para derrubar o presidente.

  126. É incrível o viés esquerdopata que a revista Cruzoé tomou. Ontem, até mesmo a Band e os seus analistas admiradores de lula, não viram nada desabonador ou bombástico nesse trecho em questão. Jornalistas da Globo não conseguiram esconder a decepção com a fala do presidente Bolsonaro, pois eles queriam algo que agilizasse o impeachment do Presidente. Infelizmente eu não consigo cancelar a minha assinatura dessa revista, mas eu não a renovarei.

    1. Correto, a Crusoé acabou, virou mais um jornalzinho para derrubar o presidente.

    2. Qual a sua visão sobre esses fatos, que indiquem não ter havido interferência na PF?

    3. Muito bem Alberto, se a notícia é ruim, ataca-se o mensageiro. kkkkkkk Estou renovando minha assinatura !

  127. Vocês são um lixo de revista! Além de tudo tendenciosos e como base de manipulação para fins escusos... LIXO SÃO O QUE VOCÊS SÃO.

    1. Correto, a Crusoé acabou, virou mais um jornalzinho para derrubar o presidente.

    2. Vc poderia dar uma outra versão sobre os áudios transcritos que não indicassem a tentativa de interferência na PF?

  128. Nada demais nessas falas. Tudo espuma. Presidente botando p* na mesa No lugar dele estaria P* da vida também. Ninguém quer resolver a tentativa de homicídio, armam chicanas, lhe privam de informação estratégica.

  129. Nada demais nessas falas. Tudo espuma. No lugar dele ficaria puto também. Todo mundo querendo governar, lhe sacaneando e isolando-o de informação estratégica.

    1. Se divulgarem o vídeo na íntegra, então que devassem o celular do Moro na íntegra. O “traíra” pediu que só liberem suas conversas com o Presidente e a deputada Zambelli.

  130. Esta matéria, assim como muitas outras, inclusive de O Antagonista, vêm repletas de erros de digitação. Não tem revisão e conferência mínima dos textos?

    1. Não, Sra. É obrigaçào de qqer publicação revisar seus textos para não incorrer em erros contra a língua e seus ditames. Uma publicação tem responsabilidades para com seus leitores e comete crime de opinião induzi-los a cometer erros gramaticais. Apscosta/df

    2. Antonio, o perfeccionista! Não se pode errar números, as palavras estão em um contexto que, qualquer pessoa com inteligência mediana, deduz!

    1. Como tem gado acrítico solto por aí , não? Bolsonarista burro , não enxerga um palmo na frente do nariz.

    2. Meu Deus, como pode existir gente burra assim? se ele não entregasse seria obstrução de justiça, seu jumento.

  131. ONDE estava o STF enquanto o Luladrão destruía tudo que via pela frente ? Bebia cachaça em público? Aparecia mimado em Davos? Isso pode?

  132. Jair Bolsonaro tem posturas ditatoriais desde sempre. Mero capitão reformado, se julga o rei da cocada preta até das Forças Armadas. Fica evidente que quer proteger os familiares 01,02 e 03 e o amigo Fabrício Queiroz dos “deslizes” - para ser eufêmico - que estes cometeram. Não vai dar, Jair. A casa caiu. Terá de se recolher à insignificância que foi sua vida de parlamentar, só que de pijama. Capitão de pijama, talkey?

    1. o falastrão de birosca que trocou a nação pelos filhos sem noção.

  133. Para a crítica ter efeito ela Tem de ter lógica. Não pode mudar o que todos estão vendo. Segurança e Polícia Federal são diferentes. Se eu falar que a camisa do Galo é azul e a do Cruzeiro é preta e branca, nem cego vai acreditar.

  134. Essa matéria continua não tendo nenhuma materialidade ou evidência real. Tá ficando engraçado. Além do autor e comentaristas não terem dito o dito vídeo, todo o argumento se baseia em aceitar a interpretação dúbia e juridicamente vazia do autor, além de aceitar que o inquérito da Censura e o outro inquérito inconstitucional ameaçam "filhos" pessoas com base em literalmente nada além de achismo. Sem contar que o PR já disse mil vezes que "vou 'interferir' em todos os Ministérios". Fraquíssimo.

    1. Precisas de óculos, leitura e discernimento, sem submissão cega ao seu líder autoritário.

  135. Para voar alto é preciso ter a cabine pressurizada..... Infelizmente a capacidade é pequena demais para dar conta da Cadeira Presidencial, veio planando desajeitado, agora entrou em parafuso, talvez ainda dê tempo do copiloto assumir, mais provável é que caiamos todos juntos!!

  136. Agora sim. Impossível acreditar q 1 PRESIDENTE eleito p POVO, quem nomeia todos os MINISTROS, ñ tenha acesso a todas as informações. 1 homem q nunca quer e quis fazer reuniões à 2, neste PAÍS tupiniquim, p ñ ser chantagedo, pois seu staff militar, como nenhum outro q passasse a governar, ñ tem dúvidas de q, desde o sumiço de Tancredo Neves, isto aqui é só BANDALHEIRA. Num CONLUIO entre os 3 PODERES, fizeram da República verdadeiras furnas instituídos, prostibulos, exatamente como previra

    1. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/secao/reportagem/vou-interferir-ponto-final/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

    2. exatamente como previra o último presidente da DEMOCRACIA MILITAR, João B Figueiredo: "Em 20 anos essa corja destrói o Brasil" Exatamente 20 anos depois conhecemos o STF, Joaquim Barbosa o omisso!?!, o mensalão, e o "estado democrático de direito", essa "pecha" defendida p ORCRIMS mal intencionadas. Quero ver se destituir um presidente querido por 90 milhões em "em ação". O POVO UNIDO, o QUARTO PODER, fará se representar na CARTA Frankenstein e COMUNISTA, dentro do respeito q lhe devem.

    1. Não entendo ,não entendo bem estes comentários contra Crusoe

    2. É lastimável. Ver um povo imbecil não querendo acreditar que erramos. Bolsonaro governa com e para os filhos doentes mentais. Infelizmente não representa o povo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO