Saúde espera resultados preliminares sobre tratamento com plasma em 30 dias
O Ministério da Saúde espera ter em mãos, em 30 dias, resultados preliminares sobre o uso do plasma de pacientes curados do novo coronavírus para o tratamento de infectados em estado grave. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos, Denizar Vianna (foto), afirmou nesta segunda-feira, 13, que a pasta iniciou uma força-tarefa para conduzir as...
O Ministério da Saúde espera ter em mãos, em 30 dias, resultados preliminares sobre o uso do plasma de pacientes curados do novo coronavírus para o tratamento de infectados em estado grave. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos, Denizar Vianna (foto), afirmou nesta segunda-feira, 13, que a pasta iniciou uma força-tarefa para conduzir as pesquisas, com instituições filantrópicas, universidades públicas e hospitais.
O titular da pasta ressaltou a complexidade do tratamento. “Esse não e um procedimento simples. Precisamos identificar qual o melhor doador e qual o melhor receptor. Há toda uma preocupação com a qualidade do plasma, porque nós não podemos, de alguma forma, transfundir condições que possam causar danos para aquele indivíduo”, observou.
De acordo com Denizar, o ministério monitora “muito de perto” os estudos. “São vários hospitais com protocolo de pesquisa. Em 30 dias, nós vamos ter resultados preliminares para dar respostas a gestores e secretários de Saúde, para que a gente possa usar isso de forma segura para os pacientes”, declarou.
O secretário ainda falou sobre a prescrição da cloroquina no tratamento da Covid-19. Ele ressaltou que não há evidências científicas que indiquem a eficácia do medicamento em quadros leves ou para a prevenção da doença.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Akira
2020-04-14 13:07:58Tem religião que não permite que o paciente receba plasma.
Celina
2020-04-14 09:49:06Não confio mais no Mandetta
marcos
2020-04-13 23:33:31Enquanto o Mandetta e os petistas que estão no ministério da saúde não saírem, eles não vão deixar testar nada, pois isso estão politizando, o que importa agora para eles são números crescente de mortes, e entrevistas a globolixo.
Francisco
2020-04-13 19:52:27Tratamentos que ainda não possuem EVIDÊNCIA CIENTÍFICA, e aí se incluem tanto as observações com o plasma como com a ocloroquina, não podem ser descartados com os avanços e implementação da MEDICINA DE EVIDENCIA, enquanto se pesquisa cientificamente para conhecimentos conclusivos, o que pode demorar meses ou anos. Não existe NENHUM tratamento cientificamente comprovado e seguro no combate ao Corona vírus. E então, vamos cruzar os braços ou politizar a doença? Escolham
Luiz
2020-04-13 19:27:57Enquanto espera 30 dias para “estudos” pessoas vão morrendo. Burocracia mata!
FRANCISCO
2020-04-13 19:24:17Quero dizer que o sogro ( médico) e esposa tomaram cloroquina e estão melhorando da covid19. Se isso não é sinal que funciona, não sei o que é. Ou melhor, sei: politicagem.