Relator da CPI do BNDES quer indiciar Lula, Dilma e mais 71 pessoas
O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito do BNDES na Câmara sugere os indiciamentos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff (foto) e de outras 71 pessoas por crimes em empréstimos realizados pelo banco nos governos do PT. O relatório é do deputado Altineu Cortes e deve ser votado no plenário da...
O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito do BNDES na Câmara sugere os indiciamentos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff (foto) e de outras 71 pessoas por crimes em empréstimos realizados pelo banco nos governos do PT. O relatório é do deputado Altineu Cortes e deve ser votado no plenário da comissão na semana que vem.
A CPI trabalhou durante 200 dias e reuniu informações que apontam para falhas do BNDES no financiamento de obras na Venezuela, em Cuba, em Moçambique e em outros países, nos governos petistas. O relatório de Altineu se baseou em documentos do Tribunal de Contas da União. Recentemente, o banco divulgou os dados sobre operações no exterior que apontaram prejuízo com os investimentos.
O relator pediu a anulação dos acordos de colaboração premiada dos empresários Joesley e Wesley Batista e do ex-diretor da JBS Ricardo Saud, por “omissão” e “falta com a verdade” em seus depoimentos à Justiça. Altineu também defende que a Procuradoria-Geral da República avalie a revisão ou rescisão do acordo de leniência firmado em 5 de junho de 2017 com a J&F, a holding da JBS, dos irmãos Batista.
O documento ainda propõe uma corregedoria-geral no BNDES, a contratação de uma auditoria independente sobre as linhas de financiamento à exportação de bens e serviços de engenharia pelo banco e a criação de procedimentos para medir o impacto das operações de exportação de serviços sobre a geração e manutenção de empregos.
A comissão foi a terceira no Congresso criada nos últimos quatro anos para investigar irregularidades no BNDES nos governos de Lula e Dilma. As anteriores não chegaram a uma conclusão e os parlamentares reclamaram da falta de acesso a informações do banco. As sugestões de indiciamento feitas acabaram não sendo aceitas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy Pigatto
2019-10-14 08:42:56A falta que esta dinheirama fez para o avanço do Brasil é um crime inominável, imprescritível a anti-patriótico. Cadeia para eles !!! ...e Constituinte já !!!
Jose
2019-10-10 17:22:08a maior roubalheira do mundo está sendo passada a limpo. cadeia para todos, que as cadeias fiquem sempre lotadas. estamos com mais de
MARIO KUME
2019-10-10 07:00:22Demorou !!! A roubalheira do BNDES é um assombro. Tudo praticado na surdina e com desvio bilionário para outros países do dinheiro que é nosso. Se não condenarem estes safados para que existe justiça !?
Lygia
2019-10-09 15:23:21Parabéns deputado Altineu. Vamos ver no que este processo vai dar. Estamos todos cansados desta palhaçada e roubalheira. Estes poderes estão realmente podres.
Waldir
2019-10-09 14:48:11Dá pra publicar o relatório? Gostaríamos de saber quem está envolvido e por que razões....
Leao
2019-10-09 14:29:13Vai dar em nada. O país não muda enquanto tivermos figuras execráveis como Tóffoli, Gilmar, Lewando, Maia, Alcolumbre, Gleyse, Bivar, bozo etc
Luiz
2019-10-09 13:15:24O correto seria o indiciamento, mas, com a blindagem dos corruptos no Congresso, tenho dúvida.
JAT
2019-10-09 12:16:34PAIS DE FAZ DE CONTAS. VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA.
Selma
2019-10-09 11:35:20Se essas pessoas fossem encarceradas e tivessem que devolver aos cofres públicos todo dinheiro que saquearam do país, empregassemos esse mesmo dinheiro no saneamento básico não haveria um cocô boiando nessas terras tupiniquins
Rosane
2019-10-09 10:12:25infelizmente essas CPIs nunca dão em nada. É só pra aparecer e quem sabe ganhar horas extras ou alguma verba adicional no fim do mês pra aumentar os parcos salários dos digníssimo deputados