PF faz operação contra fraude em demarcação de terra indígena em Brasília
A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira, 18, cinco mandados de busca e apreensão no Santuário dos Pajés, uma área indígena localizada no Setor Noroeste, o bairro mais novo de Brasília. O objetivo é apurar suspeitas de fraude na demarcação da área utilizada pela comunidade indígena, bem como denúncias de que haveria armas de...
A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira, 18, cinco mandados de busca e apreensão no Santuário dos Pajés, uma área indígena localizada no Setor Noroeste, o bairro mais novo de Brasília. O objetivo é apurar suspeitas de fraude na demarcação da área utilizada pela comunidade indígena, bem como denúncias de que haveria armas de fogo no local.
A PF também cumpre um mandado de busca exploratória, quando os agentes vão ao local para conversas com o moradores. O objetivo é identificar as lideranças do grupo e qual a posição deles acerca da demarcação feita na área por meio de um acordo assinado em 2018 entre os indígenas que vivem na região e o Ministério Público Federal, a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
O acordo reconheceu que o grupo tinha direito a uma área de 32 hectares alvo de disputas há anos. O Noroeste é o bairro mais novo e um dos mais valorizados da capital e está em franca expansão, com a construção de prédios residenciais e comerciais.
A operação foi autorizada pela 15ª Vara Federal no Distrito Federal. De acordo com a PF, os envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude processual e posse irregular de arma de fogo, com penas de até cinco anos de prisão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-23 21:38:51porém não INDISSOCIÁVEIS = porém INDISSOCIÁVEIS.
Uira
2020-03-23 21:05:06De lá até hj, a DISTÂNCIA TECNOCIENTÍFICA só não AUMENTOU? Se não há CHOQUES MAIORES entre INDÍGENAS e "OCIDENTALIZADOS" não é só por causa da BAIXA REPRESENTATIVIDADE da POPULAÇÃO INDÍGENA e pq há TERRA DISPONÍVEL? Em um CENÁRIO DIFERENTE, qual é a SUSTENTABILIDADE do MODO DE VIDA INDÍGENA, que é EXTENSIVO (requer MUITA TERRA para um CONTINGENTE POPULACIONAL MUITO INFERIOR ao das REGIÕES URBANAS), em um país com MAIS DE 200 MILHÕES DE PESSOAS?
Uira
2020-03-23 20:55:27Não se pode dizer exatamente quando começou o PROCESSO de POVOAÇÃO do TERRITÓRIO que viria a ser o Brasil, mas se pode dizer que as CONDIÇÕES AMBIENTAIS, ANTROPOLÓGICAS e SOCIOLÓGICAS não eram CONDUCIVAS para a AQUISIÇÃO e CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO. O CONTINENTE EUROPEU foi PALCO de PESTES e GUERRAS que DIZIMARAM suas POPULAÇÕES, mas ainda assim tinha um CONTINGENTE POPULACIONAL e DESENVOLVIMENTO TECNOCIENTÍFICO ACIMA dos de uma ÁREA POUCO MENOR (Brasil).
Uira
2020-03-23 20:48:54Dadas o MODO DE VIDA das COMUNIDADES INDÍGENAS TRADICIONAIS, há uma INCOMPATIBILIDADE entre DESENVOLVIMENTO TECNOCIENTÍFICO e os SISTEMAS DE CRENÇAS e VALORES prevalentes nestas. Como tal, não se pode esperar que não ocorram CHOQUES entre estas COMUNIDADES e GRUPOS que tem um MODO DE VIDA OCIDENTALIZADO, salvo se houvesse uma SEPARAÇÃO e BARREIRA DE ISOLAMENTO entre MEIOS SOCIAIS tão DIVERGENTES. O SISTEMA DE CRENÇAS e VALORES dos POVOS INDÍGENAS é ANTICONHECIMENTO.
Uira
2020-03-23 20:43:47Não é ACEITÁVEL que INDIVÍDUOS com ACESSO À INFORMAÇÃO e EDUCAÇÃO sejam CONTRÁRIOS À VACINA, mas se esta OPOSIÇÃO for em DECORRÊNCIA das CRENÇAS e da CULTURA é? IGNORÂNCIA é realmente uma BÊNÇÃO ou tem EFEITOS DEVASTADORES? Será que a TODA POBREZA é realmente INJUSTA? Será que toda DESIGUALDADE SOCIAL é realmente INJUSTA? Ou não serão CONSEQUÊNCIA da IGNORÂNCIA e IMPERMEABILIDADE dos SISTEMAS DE CRENÇA e VALORES ao CONHECIMENTO?
Uira
2020-03-23 20:39:46Em TERMOS PRÁTICOS e TECNOCIENTÍFICOS, onde está a DIFERENÇA entre um INDIVÍDUO ESCOLARIZADO que diz que a TERRA É PLANA e um INDÍGENA que diz que ela é SAGRADA? Não são dois IGNORANTES, apesar de os MEIOS serem DISTINTOS? Pq é INACEITÁVEL que um diga que a TERRA é PLANA e ACEITÁVEL que outro diga que ela é SAGRADA? Os CONTEXTOS podem não ser os mesmos, mas os RESULTADOS de se IGNORAR A REALIDADE são BEM CONHECIDOS para qq INDIVÍDUO com um pouco de BOM SENSO.
Uira
2020-03-23 20:29:42Se ambas estiverem DESCOLADAS, isto não implicaria ATRASO TECNOCIENTÍFICO e PRIMITIVISMO? Se a DIMENSÃO METAFÍSICA INIBE e PREVINE a AQUISIÇÃO e CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO TECNOCIENTÍFICO (em oposição ao CONHECIMENTO METAFÍSICO que não precisa encontrar RESSONÂNCIA na REALIDADE), esta não é um ELEMENTO de AUTOSUBMISSÃO e SUBSERVIÊNCIA, pois o INDIVÍDUO PRIMITIVO tem por opção SERVIR À NATUREZA ou a OUTROS HOMENS que detêm MAIS CONHECIMENTO do que ele, se não aos dois?
Uira
2020-03-23 20:25:16Se o NÍVEL DE CONHECIMENTO puder ser definido como pertencente à uma DIMENSÃO FÍSICA (e material) enquanto o SISTEMA DE CRENÇAS e VALORES seria pertencente majoritariamente à uma DIMENSÃO METAFÍSICA (incluídos aí CULTURA e RELIGIÃO) da CONFIGURAÇÃO MENTAL e PSICOLÓGICA dos INDIVÍDUOS, a DIMENSÃO FÍSICA (que encontra ADERÊNCIA quando APLICADO à NATUREZA e o AMBIENTE) poderia ter qq ATRITO com a DIMENSÃO METAFÍSICA (que decorre da EXPERIÊNCIA PESSOAL)? Ambas não deveriam coexistir em HARMONIA?
Uira
2020-03-23 20:18:10Claro que haverá gente que dirá que é pq o HABITAT deles foi DESTRUÍDO, mas se uma POPULAÇÃO é EXTERMINADA ou fica à BEIRA DA EXTINÇÃO pq seu HABITAT foi DEVASTADO, só pode ser pq é de BICHO. Na ESCALA DE DESENVOLVIMENTO TECNOCIENTÍFICO, as POPULAÇÕES AUTÓCTONES BRASILEIRAS estão MAIS PRÓXIMAS do HOMEM DAS CAVERNAS do que do CIDADÃO MAIS POBRE das METRÓPOLES URBANAS. Isto pq entre o CIDADÃO MAIS POBRE e o MAIS RICO já há um ABISMO INTRANSPONÍVEL em termos de DESENVOLVIMENTO TECNOCIENTÍFICO.
Uira
2020-03-23 20:13:08Isto não é PRIVILÉGIO deles, mas em comparação com seus PARES MAIS DESENVOLVIDOS TECNOCIENTIFICAMENTE, a CAPACIDADE deles de CONTROLAR e TRANSFORMAR a NATUREZA é PRATICAMENTE NULA, pois eles não detêm CONHECIMENTO para tal, CONDIÇÃO BÁSICA. Destarte, eles não vivem em HARMONIA com a NATUREZA, mas sim são à REBOQUE desta, pois basta comparar a EXPECTATIVA DE VIDA dos INDÍGENAS e da POPULAÇÃO EM GERAL. A DISTÂNCIA entre um e outro é GRITANTE.