Para relatora, Mendonça cumpre requisitos para assumir vaga no STF
A senadora Eliziane Gama (foto) apresentou nesta terça-feira, 30, relatório em que afirma que André Mendonça cumpre os requisitos constitucionais para suceder Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal. A parlamentar é a relatora da indicação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. A sabatina de Mendonça está agendada para as 9 horas...
A senadora Eliziane Gama (foto) apresentou nesta terça-feira, 30, relatório em que afirma que André Mendonça cumpre os requisitos constitucionais para suceder Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal. A parlamentar é a relatora da indicação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.
A sabatina de Mendonça está agendada para as 9 horas desta quarta-feira, 1º, quase cinco meses após a indicação. Embora seja evangélica, Eliziane criticou o fato de os comentários sobre a religião do ex-advogado-geral da União terem se sobreposto à análise do histórico profissional dele.
"Ao se escolher um ministro para a Suprema Corte, devemos nos ater à preservação do estado moderno, laico e democrático. É importante salientar com ênfase e vigor que a reforma protestante foi um vetor fundamental para a construção da democracia ocidental, tal como a conhecemos hoje", pontuou.
Para a relatora, porém, a avaliação dos documentos encaminhados por Mendonça ao Senado indica que ele "honrou a administração pública como servidor dedicado e diligente". Eliziane ainda constatou "seu notório saber jurídico e reputação ilibada, atendendo aos requisitos constitucionais previstos no art. 101 da Carta Magna".
Pelo regimento interno do Senado, após a senadora ler o relatório, cada parlamentar da CCJ terá dez minutos para perguntas, e Mendonça, o mesmo tempo para responder. Pode haver também réplica e tréplica de cinco minutos, cada.
Depois, a comissão, formada por 27 senadores, se posicionarão sobre a indicação em urnas que resguardam o sigilo dos votos. Na CCJ, para ser aprovado, o nome precisa do apoio da maioria simples -- ou seja, de metade dos presentes mais um.
Caso o colegiado chancele a indicação, ela seguirá para o plenário, onde Mendonça precisará do aval de pelo menos 41 dos 81 senadores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Carlos
2021-11-30 20:56:58Ela diz que ele cumpre os requisitos porque é evangélico. No fim a religião está dividindo o Brasil. Religião,melhor não segui-las.
RICARDO
2021-11-30 17:09:26Ouvi em notícias que apesar dela estar na "oposição", ela é acima de tudo evangélica? O que significa ser evangélico nos dias atuais, e quais tem sido as consequências para o Brasil?
Osmar
2021-11-30 14:23:40Vai te informar. Foi o próprio Bozo quem disse que tinha 10% do STF. Agora vai aumentar para vinte. Já manobrou para a Kicis apresentar nova pec da bengala, mas desta vez para diminuir a idade. Bandido é bandido não importa o lado que estiver.
ANTONIO
2021-11-30 13:40:45Mais um para proteger o Bozo e sua gangue!