O silêncio da PGR que beneficia Rodrigo Maia
Próximo de encerrar seu mandato na presidência da Câmara, Rodrigo Maia foi beneficiado pelo silêncio do procurador-geral da República a respeito de uma investigação na qual a PF o aponta como destinatário de propinas da Odebrecht. Mesmo cobrado formalmente pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, Augusto Aras ainda não decidiu se denuncia ou...
Próximo de encerrar seu mandato na presidência da Câmara, Rodrigo Maia foi beneficiado pelo silêncio do procurador-geral da República a respeito de uma investigação na qual a PF o aponta como destinatário de propinas da Odebrecht. Mesmo cobrado formalmente pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, Augusto Aras ainda não decidiu se denuncia ou não o parlamentar.
O relatório final da investigação foi entregue pela Polícia Federal ao STF e à PGR no dia 23 de agosto de 2019. O documento imputa a Maia e a seu pai, o ex-prefeito do Rio César Maia, o recebimento de 350 mil reais da empreiteira, em um esquema que contou com a ajuda do Grupo Petrópolis, dono da Cervejaria Itaipava, para mascarar a origem do dinheiro. A triangulação foi apelidada de "caixa três".
Já naquela época, o ministro Fachin deu 15 dias para que a então procuradora-geral Raquel Dodge se posicionasse — o que nunca aconteceu. Em seu mandato, Aras tomou uma única decisão a respeito do caso: revisar inconsistências na investigação. Até o momento, não há conclusão sobre o tema.
Fachin voltou a cobrar, em duas ocasiões, em novembro e dezembro do ano passado, que o PGR se manifestasse com urgência. Foi ignorado por Aras.
Além dessa investigação, tramita na PGR outro inquérito ainda sem solução que envolve Rodrigo Maia: o que foi aberto com base em trocas de mensagens entre o deputado e o empreiteiro Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. A investigação, concluída pela PF em 2017, apontou indícios de crime de corrupção passiva. Segundo a polícia, o presidente da Câmara beneficiou a companhia em uma medida provisória em troca do recebimento de doações eleitorais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Alessandro
2021-01-25 22:51:48O Nhonho é a cara do Rio de Janeiro... uma beleza de longe, uma carniça de perto.
Maria
2021-01-25 15:59:23O cenário político brasileiro é um grande teatro. Vc finge que é oposição, finge que fiscaliza e finge que autua. Uma beleza. Acho que vou fingir que pago imposto, que tal?
Geraldo
2021-01-25 14:54:12Reportagem fuleira, parcial, incompleta, estão com medo do nhonho
Silvino
2021-01-25 11:29:58Prazo é uma coisa de ficção no país do faz de conta. O processo quando tem capa e nome de alguém "importante" não precisa ter pressa na decisão final. Quando não se quer concluir o jeito é encontrar uma fórmula mágica para postegar sua decisão. Uma investigação aqui, uma diligência ali, e por fim, chega-se a famosa prescrição e com isso o processo é deliminitadof. Como sempre, reina a impunidade. Até quando, vamos suportar essas decisões que visam a blindade geral e irrestrita no Brasil.
VARLICE
2021-01-25 11:11:13Uma mão lava a outra e as duas lavam o traseiro: eu finjo daqui e você finge daí e vamos seguindo nesse parque de diversões chamado Brasil.
Maria
2021-01-25 11:10:47Cada um a seu tempo.... "Se gritar pega ladrao ..."
CARLOS H
2021-01-25 10:50:53RM foi um presidente faz-de-conta. Em breve será relegado ao ostracismo, onde deverá permanecer, para o bem dos brasileiros!
Aguia
2021-01-25 10:06:59A briga eterna: bandidos X bandidos.
Inês
2021-01-25 10:01:27Os esquerdopatas estão desesperados, pois a mamata secou. 2022, os eleitores passarão a vassoura em parlamentares corruptos sanguessugas do dinheiro público, através do voto consciente irão para a lixeira, a listagem é grande, mas a renovação do congresso será encabeçada pelo botafoguense da lista da Odebrecht engavetador das PLs, neste time o Davi mafioso arquivador da lava toga, e outros, etc... O brasileiro acordou, acabou com o projeto de poder da quadrilha esquerdista.
Palhaço Bozo
2021-01-25 09:53:46Agora vcs entendem o motivo dos processos de impeachment do bozo nunca ter sido pautado.