Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O silêncio da PGR que beneficia Rodrigo Maia

25.01.21 07:30

Próximo de encerrar seu mandato na presidência da Câmara, Rodrigo Maia foi beneficiado pelo silêncio do procurador-geral da República a respeito de uma investigação na qual a PF o aponta como destinatário de propinas da Odebrecht. Mesmo cobrado formalmente pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, Augusto Aras ainda não decidiu se denuncia ou não o parlamentar.

O relatório final da investigação foi entregue pela Polícia Federal ao STF e à PGR no dia 23 de agosto de 2019. O documento imputa a Maia e a seu pai, o ex-prefeito do Rio César Maia, o recebimento de 350 mil reais da empreiteira, em um esquema que contou com a ajuda do Grupo Petrópolis, dono da Cervejaria Itaipava, para mascarar a origem do dinheiro. A triangulação foi apelidada de “caixa três”.

Já naquela época, o ministro Fachin deu 15 dias para que a então procuradora-geral Raquel Dodge se posicionasse — o que nunca aconteceu. Em seu mandato, Aras tomou uma única decisão a respeito do caso: revisar inconsistências na investigação. Até o momento, não há conclusão sobre o tema.

Fachin voltou a cobrar, em duas ocasiões, em novembro e dezembro do ano passado, que o PGR se manifestasse com urgência. Foi ignorado por Aras.

Além dessa investigação, tramita na PGR outro inquérito ainda sem solução que envolve Rodrigo Maia: o que foi aberto com base em trocas de mensagens entre o deputado e o empreiteiro Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. A investigação, concluída pela PF em 2017, apontou indícios de crime de corrupção passiva. Segundo a polícia, o presidente da Câmara beneficiou a companhia em uma medida provisória em troca do recebimento de doações eleitorais.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O cenário político brasileiro é um grande teatro. Vc finge que é oposição, finge que fiscaliza e finge que autua. Uma beleza. Acho que vou fingir que pago imposto, que tal?

    1. Maria, aí vc entra em cana, a não ser que seja amiga do bocão.😋

  2. Então...vc não me delata que eu também não delato vc, mas os dois são criminosos,os 2 têm rabo preso e Rodrigo Botafogo Maia ficar calado é assinar embaixo sua culpa.Nao é a toa que engavetou mais de 60 pedidos de impeachment do monstro do lago Paranoá q é o serial killer do Alvorada.Botafogo tem sua parcela nas mortes por covid.

  3. A COVARDIA DO RODRIGO "BOTAFOGO" MAIA ENGAVETANDO OS PEDIDOS DE IMPEACHMENT DO BOZONARO RACHID É CLARO QUE TEM EXPLICAÇÃO. ELE E O PAPAI TÊM RABO PRESO E PRECISAM DA AJUDA DO PGB - PROCURADOR GERAL DO BOZONARO PARA ESTICAR O ASSUNTO AO MÁXIMO E, SE POSSÍVEL, ENGAVETAR TUDO. É ASSIM QUE FUNCIONA NO BRASIL, O ETERNO TOMA-LA-DA-CÁ. AGORA COMPARADO AO SÉRGIO "ENCARCERADO" CABRAL E O LULA "LADRÃO" DA SILVA ATÉ QUE OS MAIAS PEDIRAM POUCO A ODEBRECHT. VERDADEIROS LADRÕES DE PEQUENO PORTE.

  4. Prazo é uma coisa de ficção no país do faz de conta. O processo quando tem capa e nome de alguém "importante" não precisa ter pressa na decisão final. Quando não se quer concluir o jeito é encontrar uma fórmula mágica para postegar sua decisão. Uma investigação aqui, uma diligência ali, e por fim, chega-se a famosa prescrição e com isso o processo é deliminitadof. Como sempre, reina a impunidade. Até quando, vamos suportar essas decisões que visam a blindade geral e irrestrita no Brasil.

  5. Uma mão lava a outra e as duas lavam o traseiro: eu finjo daqui e você finge daí e vamos seguindo nesse parque de diversões chamado Brasil.

  6. RM foi um presidente faz-de-conta. Em breve será relegado ao ostracismo, onde deverá permanecer, para o bem dos brasileiros!

    1. Ostracismo? Só se for atrás das grades! Como mandar pro ostracismo e manter em liberdade um peralta como esse? Que tanto prejuízo deu a este país enquanto Presidente da Câmara? Cadeia nele! e me deem a chave! Conheço um lugarzinho nas Fossas Marianas onde ela ficaria BEM guarda.

  7. O pgr canalha é obra do genocida. Este último, Botafogo e a escória do Congresso é obra nossa, dos nossos dedos podres que apertamos “confirma”. O esquecimento impera diante da urna.

  8. Os esquerdopatas estão desesperados, pois a mamata secou. 2022, os eleitores passarão a vassoura em parlamentares corruptos sanguessugas do dinheiro público, através do voto consciente irão para a lixeira, a listagem é grande, mas a renovação do congresso será encabeçada pelo botafoguense da lista da Odebrecht engavetador das PLs, neste time o Davi mafioso arquivador da lava toga, e outros, etc... O brasileiro acordou, acabou com o projeto de poder da quadrilha esquerdista.

  9. O pgr é mais uma figura execrável que ocupa cargo importante no país, não se pode esperar boas atitudes de quem não tem estofo para isso. É capacho do esquema corrupto que impera no país.

  10. Aqui no Brasil sempre foi assim: Os órgãos de controle externo da Administração Pública( Ministério Público e Poder Judiciário) só mandam pro pau os políticos do baixo clero. Os influentes podem roubar à vontade sob a Suprema Proteção.

    1. Pau. Os “pés-de-chinelo” e proteção para todos os grandes que roubaram o Brasil até hoje. Algum graúdo na cadeia?

  11. Aras é uma prova de que o governo bozista é pior do que o petralhista. Pelo menos na época dos petralhas o chefe do MPF apoiava as investigações e abria os processos necessários. Se os indicados pelos petralhistas fossem como o indicado pelo Bozo genocida, nunca teríamos tido a Lava-Jato!

  12. RODRIGO MAIA só tem como PRIORIDADE MANTER a CORRUPÇÃO e a IMPUNIDADE! É um DEGENERADO MORAL que IMPEDE o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos!

  13. Agradeça ao Bolsonaro. Pra proteger o filho bandido, colocou este safado lá. Não esqueçamos que se elegeram com o discurso de combate à corrupção. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO