Reprodução

O viés político das caravanas hondurenhas

24.01.21 18:28

Três dias antes da posse do democrata Joe Biden como presidente dos EUA, uma caravana de migrantes oriunda de Honduras foi contida com violência por guardas da Guatemala (foto). Seus integrantes pretendiam entrar nos Estados Unidos, mas tiveram seus planos frustrados: nem sequer chegaram a pisar no México. As forças policiais guatemaltecas enviaram os migrantes, principalmente homens jovens, de volta para Honduras em caminhões e ônibus.

Nesta sexta-feira, 22, um novo grupo de migrantes saiu da cidade hondurenha de San Pedro Sula, uma das mais violentas do mundo, ao norte do país, com destino Tegucigalpa, a capital. O evento foi batizado de “Grande Caravana da Vitória Final — ou o tiramos ou emigramos”. Seus organizadores pedem a renúncia do presidente Juan Orlando Hernández. Do contrário, falam em deixar o país.

Essas caravanas sempre tiveram um viés político. Elas são organizadas pelo Partido Livre, que é vinculado à Venezuela e faz oposição ao presidente“, diz o cientista político Edgardo Rodriguez, da Universidade Nacional Autônoma de Honduras. “Ao criar esses eventos com milhares de pessoas, eles querem afetar a imagem de Hernández.”

O presidente Hernández, que sempre enfrentou muita resistência na esquerda, ainda está tendo de lidar com as consequências da pandemia e de dois furacões recentes. Para piorar, promotores de Nova York o acusam de receber propina de traficantes de drogas em troca de proteção para enviar cocaína aos Estados Unidos.

Além da questão política, as caravanas também contam com apoio dos “coiotes”, os traficantes de pessoas que cobram de 8 mil dólares a 10 mil dólares para ajudar migrantes a atravessar a fronteira para os Estados Unidos. Com apoio desses grupos de criminosos, os migrantes contam com uma certa infraestrutura que inclui ajuda no transporte e alimentação em alguns pontos do trajeto. “Há uma simbiose entre os organizadores, os membros do Partido Livre e os coiotes“, diz Rodríguez. “A angústia das pessoas em situação de pobreza está sendo manipulada por essas pessoas com muitos recursos.”

Em fevereiro de 2019, Crusoé noticiou que aviões da PDVSA, a estatal de petróleo venezuelana, levaram 200 mil dólares para financiar as caravanas na América Central.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quero deixar uma coisa bem clara para o petismo e a esquerda hipócrita. Bolsonaro é um mal para o Brasil. Podem ir para as ruas, protestar pacificamente, pois isso faz parte do jogo democrático. Eu fui ativo para tirar o PT. Infelizmente o efeito colateral foi eleger o Bolsonaro. Que convenhamos, não era para estar na situação que se colocou. Está nessa situação de ninguém aguentar olhar a sua cara, por ser um louco. Por ter filhos loucos e um pelo menos ser corrupto.

    1. Boldonaro é um oportunista que devido a um vácuo de lideranças no pais se colocou como o candidato antagonico a esquerda e acabou se elegendo. Porém falta capacidade gerencial, inteligencia emocional e sobretudo humanidade, é um egocentrico, deslumbrado com o poder e sua preocupação é uma só, garantir sua reeleição e proteger os filhos acusados pelo MP. Os politicos que o apoiam representam o que ha de pior no Congresso. O impeachmeant é a única saída pro país.

    2. Não é só o lula que é corrupto, lavador de dinheiro, Paulo! Os filhos têm uma longa ficha corrida!

    3. Comigo aconteceu muito parecido, hoje não suporto o povo de suas milicias digitais, sempre postando fakes e o povo em um fanatismo irracional acredita briga e replica. É o lance da terra plana, difícil explicar

    4. Não são só os filhos que são corruptos Paulo! Bozo tem uma longa ficha corrida!

    5. Bolsonaro se cercou de nulidades incompetentes. Vai pagar o preço. Agora não quero cometer o mesmo erro de antes. A esquerda petista acabou. Vocês não ganham mais nada de significativo. É vereador, deputado, quiçá um senador. Nas próximas eleições vocês petistas serão varridos para fora mais ainda. Então bem pensem em colocar as manguinhas de fora. Outras lideranças da esquerda, como o Boulos, que se sobreponha aos desmandos petistas. Ou toda a esquerda vai para o brejo junto.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO