‘Me pintaram como louco, palhaço e retardado’, diz Dante Mantovani
De volta à presidência da Funarte, o maestro olavista Dante Mantovani tenta desfazer a imagem deixada pelo vídeo em que ele associa o rock ao aborto e ao satanismo. Ele foi renomeado pelo ministro da Casa Civil, general Braga Netto, à revelia da secretária Nacional de Cultura, Regina Duarte. Nos bastidores, a decisão de readmitir...
De volta à presidência da Funarte, o maestro olavista Dante Mantovani tenta desfazer a imagem deixada pelo vídeo em que ele associa o rock ao aborto e ao satanismo. Ele foi renomeado pelo ministro da Casa Civil, general Braga Netto, à revelia da secretária Nacional de Cultura, Regina Duarte. Nos bastidores, a decisão de readmitir Dante é vista como uma forma de pressionar a atriz a pedir demissão do cargo.
Poucos dias antes de ser renomeado, o maestro gravou um vídeo em que explicou o episódio. Contou que nunca falou sobre a polêmica do rock por determinação do presidente Jair Bolsonaro. “Para ser obediente à ordem presidencial, não respondi ninguém. Apesar do assassinato de reputações, mantive o silêncio”, justificou.
Dante Mantovani garante que o paralelo que fez entre o rock e o aborto e o satanismo era uma citação a outros autores, e não sua opinião pessoal. O maestro revelou que começou sua carreira musical em uma banda de rock.
“Aquele vídeo que reproduziram foi uma resposta que dei a alunos, que me pediram no curso online de música um vídeo sobre a relação entre Adorno e algumas letras de bandas como Beatles”, garantiu.
“Comecei minha carreira musical em uma banda de rock. Meu primeiro dinheiro, fora mesada de pai e mãe, veio do rock. Tive banda de rock por mais de quatro anos. Depois, comecei a estudar mais piano, fui mais para o campo da música clássica erudita”, assegura o maestro, que conta com o apoio de Olavo de Carvalho, ideólogo dos filhos de Jair Bolsonaro.
“Me pintaram como louco, um palhaço, um retardado. Aquele vídeo era uma explicação de livros de outros autores. Não era uma declaração minha. Mas o nível de analfabetismo é tão grande que acabaram acreditando na versão imbecil que a mídia vendeu da minha pessoa, como se eu fosse um um débil mental”. Em seu canal do YouTube, Dante Mantovani ainda divulgou um vídeo recente em que toca rock com uma banda em um bar.
Dante gravou outro vídeo em que nega ser terraplanista. "Sou aluno, amigo e admirador do professor Olavo de Carvalho", explicou. Recentemente, Olavo participou de um debate sobre o tema. "Discutir uma ideia não faz da pessoa adepto dessa ideia. Quem discute isso são os geofísicos, são os cientistas. Não tenho nada a ver com negócio de formato da terra, se ela é plana, se ela não é", argumentou.
Nesta terça, após a nomeação, Dante comentou seu retorno à Funarte nas redes sociais. "Levaremos arte e esperança para todo o Brasil, no momento em que nossa civilização mais precisa. Meus agradecimentos ao presidente Bolsonaro pela confiança. Este vosso soldado, capitão, moverá o mundo para corresponder à grandeza desta nova missão", disse o maestro. "A verdade é que os projetos que desenvolvi, e que agora continuarei a desenvolver na Funarte, são maravilhosos", finalizou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)