Adriano Machado/Crusoé

Exclusivo: Acho que Bolsonaro está me dispensando, diz Regina Duarte

05.05.20 11:12

Secretária especial da Cultura, Regina Duarte (foto) disse na manhã desta terça-feira, 5, acreditar que está sendo dispensada do governo pelo presidente Jair Bolsonaro.

A atriz fez a afirmação após saber que o maestro Dante Mantovani, exonerado em março a pedido dela, foi renomeado hoje como presidente da Fundação Nacional de Artes, a Funarte. Regina foi surpreendida com o ato.

“Que loucura isso, que loucura. Eu acho que ele está me dispensando”, disse a atriz nesta manhã.

A declaração é parte de uma conversa ouvida por Crusoé entre Regina e uma assessora. O repórter telefonou para a assessora, que atendeu a chamada enquanto conversava com a atriz. No diálogo, as duas comentam, em tom de surpresa e com certa indignação, a nomeação de Mantovani, publicada hoje no Diário Oficial da União.

A certa altura, Regina diz: “Essa noite eu passei a noite… Acordava de uma em uma hora e falava assim: ‘está esquisito, está muito esquisito'”.

Leia, a seguir, os principais trechos:

Assessora – Me mandaram aqui para uma missão aqui, tá, Regina!? Mas eu jamais vou te trair. A minha missão é o que você decidir.

Regina – Tá bom, minha querida.

Assessora – A minha missão não é te convencer de qualquer coisa. Sua intuição é que vai mandar.

Regina – Tá bom. Eu já estava esperando. Essa noite eu passei a noite… Acordava de uma em uma hora e falava assim: ‘está esquisito, está muito esquisito’.

Assessora – Tive um sonho muito estranho também. Falei assim: ‘O que a Regina decidir, eu estou com ela’.

Regina – Tá.

Assessora – Só acho o seguinte: qualquer decisão que você tomar, você vai falar olho no olho desse cara. (…) O Edir Macedo indicou para ele um sujeito chamado Igor (inaudível). Imagina que merda.

Regina – Então, assim, eles estão decidindo… Está decidido.

Assessora – Não sei, não sei…

(Trecho inaudível)

Regina – Que loucura isso, que loucura. Eu acho que ele está me dispensando.

A Crusoé, depois da conversa, Regina Duarte disse que foi surpreendida com a nomeação de Mantovani e estranhou o fato de o ato ter sido publicado sem que ela fosse avisada previamente. Ela afirmou que espera ser recebida entre hoje e sexta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro para tratar do assunto e também para apresentar o plano de trabalho que vem elaborando nos últimos meses, desde que foi empossada como secretária de Cultura. “Está pronto. Tem até um PowerPoint”, disse.

A atriz afirmou que não conhece Mantovani e que, ao chegar, pediu que ele fosse exonerado porque preferia ter alguém de sua confiança na presidência da Funarte. “Talvez ele (Mantovani) seja até uma boa pessoa”, afirmou. Quanto à conversa ouvida por Crusoé, a atriz e sua assessoria alegaram tratar-se de um diálogo privado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Mais notícias
Assine
TOPO