Mateus Bonomi/Crusoé

Marco Aurélio menos otimista

23.10.19 12:36

Em entrevista após o encerramento da sessão que retomou o julgamento sobre prisões em segunda instância, o ministro Marco Aurélio Mello (foto) disse acreditar que o placar ficará em seis votos a cinco pelo entendimento de que é necessário aguardar o trânsito em julgado antes de se prender réus condenados.

A previsão é menos otimista do que a feita pelo ministro na semana passada, de que o placar seria de sete a quatro.

“Sete a quatro eu imaginei numa visão otimista, mas nós vamos ter novamente um score apertado de seis a cinco. Maioria escassa”, afirmou o ministro.

Para o ministro, o único que mudou de entendimento, desde o julgamento de 2016, foi o ministro Gilmar Mendes, que deverá ser decisivo para o placar.

Marco Aurélio também considerou que “não há espaço para aguardar-se o STJ”, em referência à tese intermediária levantada pelo ministro Dias Toffoli em julgamentos anteriores sobre o tema.

O ministro Marco Aurélio ainda afirmou que seria melhor que o julgamento fosse concluído nesta quarta, ainda que se estenda pela noite.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Fica muito difícil a sociedade conviver com esta insegurança jurídica! As decisões da mais alta corte do país sujeitas a interesses escusos q protegem criminosos e bandidos q afundam o país na lama da impunidade ! Lamentável e sobretudo revoltante !!!

  2. agora só vai ter justiça para ricos porque nossos juízes mudam de interpretação conforme os interesse dos corruptos que os canalhas de toga dizem ser crime de menor monta por não ter sido cometidos com uso de armas, ai dias cafajeste Toffoli libertou o diretor da Petrobrás que socou 30 milhões de reais e pagou a fiança e esse cidadão que os canalhas querem proteger?

  3. Para o ministro Marco Aurélio tanto faz porque se a pena na segunda instância for a maioria ele, certamente, não a respeitará. Esse é um dos problemas desse STF. Ele, Gilmar e Lewandowski não respeitam as decisões do plenário quando não lhes convém. É o poder absoluto com pitadas de arrogância, sarcasmo e mau-caratismo.

  4. Fico pensando nos estupradores, traficantes e homicidas que serão libertados com essa "armação para soltar bandidos de colarinho branco".

  5. Eu espero que a Rosa Weber vote á favor ! È que a maioria deles vote também a favor da prisão em 2ª instância! É isto que acontece no mundo todo !

  6. Adianto ... Ministro Dias Toffoli - Contra Ministro Celso de Mello - Contra Ministro Marco Aurélio - Contra Ministro Gilmar Mendes - Contra Ministro Ricardo Lewandowski - Contra Ministra Rosa Weber - Possivelmente Contra Ministro Luiz Fux - Favorável Ministra Cármen Lúcia - Favorável Ministro Roberto Barroso - Favorável Ministro Edson Fachin - Favorável Ministro Alexandre de Moraes - Favorável E o Brasil na contramão do mundo...

    1. Será vergonhoso o Brasil ser um dos poucos países a não ter prisão em Segunda Instância. Com tantos recursos e Instâncias nenhum rico será condenado e preso pelo STF. Uma vergonha se for alterada a prisão em Segunda Instância. Todos os ricos ficarão impunes.

  7. Ele foi indicado pelo primo, Fernando Collor de Mello. O processo do primo rolou no STF por uns 20 anos e, claro, o corrupto foi absolvido por decurso de prazo, ou seja, pq o processo nao foi julgado nesse prazo. Qual a responsabilidade dele nesse processo, nao sabemos, mas e' nojento ve-lo falar com aquela arrogancia toda, como se fosse um ser puro. Agora vai fazer td pra soltar quase 5 mil bandidos e salvar todos os bandidos de colarinho branco e matar a lava jato.

    1. Esses ministros não poderiam se perpetuar no poder. Alguns permanecem mais de 30 anos envolvidos em uma toga de aço. O tempo e o meio ajuda a corrompê-los. 10 anos seria um tempo excelente para o país e para o próprio ministro. Vejam o Toffoli que entrou em 2009 e só sairá na década de 40. Irá atravessar 4 décadas ?! Entra jovem com pouco mais de 40 anos e sai um senhor com 75.

  8. Como é aceitável que em um país com a desigualdade que existe no país, que a magistratura seja fonte de concentração de renda. Qq juiz com salário acima de 30 mil já poderia ser enquadrado nos 1% com maior renda. Imaginem magistrados ganhando 70, 80, 90, mais de 100 mil por mês. Isto é um verdadeiro escândalo, aproveitem que o STF está levantando a bola e a cortem. Batam na OAB por defender e se associar à nobreza do funcionalismo público.

  9. Esta ameaça é muito pior do que terem que ir para a cadeia, já que quem em tese decide se eles vão para a cadeia são eles mesmos e eles jamais se condenarão. Mas imaginem assembleias estaduais e o Congresso sendo pressionado para acabar com os privilégios da magistratura, e tudo isto somado a todas às de sabotagem que eles já fizeram. Eles podem inventar toda espécie de argumentos para justificar a impunidade, mas isto é impossível em relação à penduricalhos e altos salários.

  10. Isto deixaria ainda mais claro qual o real objetivo da decisão do STF e o fosso que há entre o judiciário e a sociedade. Mesmo que os CORRUPTOS queiram continuar cozinhando Bolsonaro em banho-maria, não poderão fazer isto se forem ainda mais expostos. Imaginem, além de perderem a renda da corrupção, ainda poderão ter seus rendimentos “lícitos” cortado pela metade, ou um terço ou um quarto. Imaginem o impacto desta possível queda abrupta de renda em seu padrão de vida?

  11. O topo da pirâmide da corrupção necessita da base para dissimular e alimentar os esquemas CORRUPTOS, se ela for atingida principalmente no quesito capacidade financeira, será praticamente impossível que o topo tb não seja sufocado em sua capacidade de financiamento. A base deveria ser sufocada imediatamente para o topo não ter opção a não ser ir para o tudo ou nada. Quanto às manifestações populares, é melhor que elas sejam contra os privilégios do judiciário.

  12. Nos estados, os privilégios da nobreza judicial passa pelas assembleias, que por sua vez deveriam julgar os CORRUPTOS que são quem define seus privilégios. Olha o conflito de interesse. Se é para as pessoas saírem às ruas pedindo a depuração do judiciário, então que seja pelo pacote completo. Os CORRUPTOS podem ser massacrados perante à opinião pública, diante de todas as ações que eles tomaram já não têm mais como voltarem atrás. Mas eles devem receber a fatura completa, corrupção e privilégios

  13. Pegando todos os ramos do judiciário, é bem capaz de que um pequeno universo de menos de 1000 magistrados embolse em termos brutos mais de um milhão por ano, ou agregados, mais de um bilhão por ano. A prisão em segunda instância é só uma peça do quebra cabeça, os privilégios são outros, as relações espúrias outra e, por fim, chega-se na corrupção. Além de obterem vantagens ilícitas, outro benefício que os MARAJÁS do judiciário obtêm por proteger os CORRUPTOS são os privilégios.

  14. Qual é a remuneração média de desembargadores por Estado, e os filhos e mulheres de magistrados nomeados em gabinetes de CORRUPTOS e dentro da máquina pública? Só um grupo pequeno de magistrados não recebe centena de milhões de reais por ano? Quanto o desembargador Favreto embolsou por mês em média no ano de 2019? E a justiça do trabalho? Quanto que os nobres defensores dos pobres embolsam por mês em média? E a justiça eleitoral?

  15. Ao invés de se utilizar a prisão em segunda instância para defender ações mais enérgicas contra o judiciário, tal coisa deveria servir para se expor todo o descalabro que impera no judiciário, inclusive aqueles que possuem uma aparência de licitude. O judiciário é o Segundo Estado, conforme os privilégios que a magistratura ostenta comprovam. Dentro de um contexto de reforma administrativa, o judiciário é o exemplo perfeito dos abusos dentro do funcionalismo público.

  16. Os CORRUPTOS estão com pressa de fechar todas as portas para o combate à corrupção, mas não necessariamente de votar logo o impeachment de Bolsonaro, já que em tese o tempo e a inércia estão a favor deles, com uma única exceção, o financiamento de seu padrão e estilo de vida, sem isto tudo em volta deles começará a desmoronar. Condomínio, aluguel, mensalidade de escolas, cartão de crédito, viagens para o exterior, amantes, e todo o resto que é parte de toda a opulência que a corrupção oferece.

  17. Sem o suporte e silêncio dos sindicatos, os crimes na Petrobras não teriam ocorrido. Os esquemas envolvendo o BNDES só foram possíveis pq os funcionários que estavam envolvidos foram remunerados, mesmo que de forma aparentemente legítima e legal. A corrupção não fica só na ilegalidade, ela se reveste de ações supostamente lícitas, mas que na verdade tem como pano de fundo atos ilegítimos, como a concessão de bonificações no BNDES dentro de concessões de crédito que violavam as normas.

  18. Está na hora de se expor os altos salários do funcionalismo, sobretudo do judiciário. A prisão em segunda instância deve servir de catalisador para se expor não só a corrupção dolosa, mas tb a moral. Cortem os cargos nos conselhos, comecem a remover os ovos da corrupção que os CORRUPTOS depositaram na máquina pública. E os sindicatos, onde estão as ações policiais tanto para reaver recursos públicos repassados indevidamente quanto para apurar suporte aos esquemas criminosos.

  19. O bolso é a parte mais sensível do corpo de um CORRUPTO, se sufocar financeiramente as facções funciona, pq isto tb não se aplicaria aos CORRUPTOS? Onde estão as ações de apreensão de bens provenientes da corrupção? Onde estão as ações contra os escritórios de advocacia por crimes de lavagem de dinheiro? Onde estão as suspensões de repasses públicos de contratos e convênios suspeitos? Pq os CORRUPTOS não estão sendo atingidos com tudo no bolso?

  20. Fácil !!! Tirem os carros blindados e seguranças dos togados. Eles terão que enfrentar a bandidagem nas ruas igualzinho o POVÃO, que tal ?

  21. Mesmo com tudo o que eles fizeram até agora para fugir da cadeia, em suas vidas privadas a lógica aponta para uma deterioração na sustentação do padrão e estilo de vida dos CORRUPTOS. Pq é que parece estar havendo uma intensificação nos ataques criminosos a aeroportos? Não é pq as facções, sobretudo o PCC estão tendo mais dificuldade de gerar renda com o crime e lavar o dinheiro, o que acaba por forçá-los a sair do seu habitat natural e buscar formas alternativas de se financiar?

    1. Weber ?, Carmen =p Barroso=p Fachin= p morais=p Fux=p. MAMello= s Cmelo=s Beiçola=s Toffoli=s lewan=s

  22. Se um instituto como o IDP de Gilmar não é sustentável do ponto de vista financeiro, o que isto significa? Que sem a renda da corrupção e o fisiologismo, Gilmar logo estará em sérios apuros monetários, se já não estiver. Se em 9 meses de governo os CORRUPTOS não conseguiram colocar as mãos em dinheiro público, como é que eles estão fazendo para lidar com o desequilíbrio natural gerado pela falta de caixa proveniente de seus esquemas escusos?

  23. Simples, dinheiro. Se um sujeito ganha 200 mil por mês e gasta 250, isto significa que ele tem que sempre continuar encontrando novas formas de financiar seu déficit. O que vem fácil, vai fácil. Os CORRUPTOS estão sempre atrás de mais dinheiro pq não gostam de fazer conta e são perdulários, se deixam levar pela ilusão de que o poder lhes permite fazer e comprar o que quiserem. Se as finanças pessoais e os passivos dos CORRUPTOS fossem investigados, o que seria revelado?

  24. Se for 6 a 5 a favor da prisão após trânsito em julgado farão novo julgamento? Duvido! Vai vigorar. A favor dos que pagam advogados caríssimos com dinheiro público, resultado das gordas propinas e já colocando as próprias barbas de molho. Cambada de interesseiros!

  25. Se os CORRUPTOS pedissem o impeachment de Bolsonaro, não soaria como um golpe, independentemente de todas as coisas que ele falou para queimar seu filme? A questão é que na cabeça dos CORRUPTOS pode ser mais vantajoso deixar ele lá fazendo um governo mais ou menos, tal qual proposto por Paulinho da força em relação à reforma, enquanto eles se seguram para que a poeira baixe e em 2022 eles voltem com tudo. Os CORRUPTOS já estão resistindo bravamente por 5 anos, pq não podem aguentar mais 3?

  26. Bolsonaro é um completo desastre em termos de comportamento e auto-promoção, conseguiu se insular e agora só pode contar com sua base radical. Mas mesmo que este seja o cenário, é menos patético e irracional sair às ruas defender Bolsonaro do que Lula, o STF é uma calamidade, é uma verdadeira CENTRAL DA CORRUPÇÃO, não há como defendê-lo. Se as FAs decidissem fechar o STF, quem seria contra? Os eleitores de Lula? Isto só os desmoralizaria mais ainda.

  27. Não consigo achar alguma coisa para dizer: O STF serve pra isso. Ah! Descobri finalmente. Serve pra soltar bandidos e encher o saco do povo que trabalha.

  28. Não entendem ao apelo das vozes do povo, chega de impunidade, bandido é bandido e não paciente, alegam que as cadeias estão cheias, sim de pobres, pretos e p..... queremos cadeia para políticos corruptos, empresários corruptos, criminosos de colarinho branco.....

  29. Pedir vista é a solução... e segurar esse processo até a nomeação do próximo ministro. Só desse jeito pra derrubar o Gilmar er coeterva.

  30. Peçam vista do processo qtas vezes for necessário. Este processo com cartas marcadas não pode acabar hj de forma alguma.

    1. Ministro Barroso, por amor ao Beasil, peça visra. O Pais não vai suportar tanta canalhice deste Supremo desmoralizado. Socorro Forças Armadas .

  31. A data do julgamento não foi escolhida em vão... Aproveitarão que o Brasil estará ligado no futebol (Flamengo x Grêmio) para proclamar a impunidade.

    1. Perfeito. Salvando o couro do primo corrupto que o indicou ao STF.

  32. Pela lógica: 6 x 5 resultado: em um primeiro momento solta-se todo mundo. Em um segundo momento, devido a insatisfação geral seguida de caos, aplica-se o artigo 142º da CFB. resultado: prende-se todo mundo e mais um pouco.

    1. se este pais vai continuar de Gerson! vamos todos a Brasilia fazer barraco ! enche o diesel aí!

    2. Lamentável é integrarem a Suprema Corte do país pessoas sem vergonha , desonestas, inescrupulosas, sem caráter e desrespeitosas para com a dignidade da pessoa humana. É verdade e cheio de razão Dr Barroso: só pobres integram todos os presídios e os ricos presos estão esperando as benesses de alguns parceiros que fazem parte do STF, em sua maioria. Uma tristeza!!!

    3. Infelizmente, no STF apenas 3 ministros mostram confiabilidade: Barroso, Fux e Fachin.

Mais notícias
Assine agora
TOPO