Guedes diz que enviará reforma tributária em duas semanas
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), afirmou, nesta quarta-feira, 12, que o governo federal encaminhará ao Congresso Nacional, em duas semanas, uma proposta para a reforma tributária. A proposição será “acoplável” aos dois textos em tramitação. Após reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, Confaz, Guedes explicou que o projeto deve criar o Imposto...
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), afirmou, nesta quarta-feira, 12, que o governo federal encaminhará ao Congresso Nacional, em duas semanas, uma proposta para a reforma tributária. A proposição será “acoplável” aos dois textos em tramitação.
Após reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, Confaz, Guedes explicou que o projeto deve criar o Imposto sobre Valor Agregado, IVA, com a unificação do Pis e Cofins. O IVA seria “dual”, ou seja, cobrado pelo governo federal e pelos estados.
“Está indo super bem. Estamos mandando um IVA-dual. Eles, por sua vez, tem as propostas de como fazer as deles. Vamos mandar a nossa, mas acoplável. Começa em duas semanas, está chegando um pedaço, que é o IVA-dual, vamos entrar com PIS, Cofins, e vai andar tudo direitinho”, pontuou o chefe da área econômica federal.
Trata-se de um projeto “acoplável” porque a reforma tributária será montada a várias mãos. O Congresso deve criar, nesta semana, uma comissão mista responsável pela redação final. Aos parlamentares que integrarão o colegiado, caberá a missão de unir os dois textos em tramitação — um na Câmara e outro no Senado — e as sugestões do Planalto.
A proposição que chegará ao Congresso em duas semanas é somente a primeira, por parte do governo, relacionada à reforma. O Ministério da Economia ainda pretende criar um imposto seletivo no lugar do Imposto sobre Produtos Industrializados, IPI. Guedes também quer mudar o sistema do Imposto de Renda, com a cobrança de lucros e dividendos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
HELIO
2020-02-14 10:51:53Guedes você vai mandar reforma para onde? esta é a pergunta que o povo faz você promete mandar reforma você promete uma porção de coisas mas só promete você mandou reforma da previdência ela ficou aí um tempão acabou retirando e o Maia que tocou para frente afinal de contas o que que você tá fazendo nesse nesse governo? pelo jeito não tá fazendo nada é muito falatório e pouco trabalho daqui a pouco você vai acabar como o Onix lorenzon vai acabar puxando cordinha de privada
PAULO
2020-02-13 05:37:53O IVA é o terror dos sonegadores e Caixa 2. R.Maia é um autêntico representante dessa gente e vai dificultar.
José
2020-02-12 20:57:32E os impostos sobre as grandes fortunas? Será esquecido? Adivinhem a resposta! Isso mesmo. Vocês já sabem o que acontecerá!