Comparecimento às urnas decidirá eleição no Canadá nesta segunda
O Canadá terá eleição parlamentar nesta segunda, 20. O pleito, que pelas regras só precisaria acontecer em 2023, foi antecipado pelo primeiro-ministro, Justin Trudeau (foto), que viu na mudança de data uma oportunidade para seu Partido Liberal aumentar o número de cadeiras no Congresso. O problema para Trudeau é que os canadenses, ainda preocupados com...
O Canadá terá eleição parlamentar nesta segunda, 20. O pleito, que pelas regras só precisaria acontecer em 2023, foi antecipado pelo primeiro-ministro, Justin Trudeau (foto), que viu na mudança de data uma oportunidade para seu Partido Liberal aumentar o número de cadeiras no Congresso.
O problema para Trudeau é que os canadenses, ainda preocupados com a pandemia, reprovaram a ideia. "Eu entendo a frustração que algumas pessoas estão sentindo. Elas só querem que as coisas retornem ao normal e uma eleição não está trazendo as coisas de volta ao normal", disse Trudeau nesta sexta, 17.
Se os canadenses insatisfeitos não saírem de casa nesta segunda, Trudeau ficará em desvantagem. Historicamente, o baixo comparecimento tem favorecido os conservadores. Em 2015, quando seu Partido Liberal foi vitorioso, a presença foi de 68,3%. Em 2019, quando os liberais perderam a maioria, só 67% dos canadenses votaram.
Nas pesquisas de opinião, o Partido Liberal, de Trudeau, tem 31,9% das intenções de voto. O Partido Conservador, do opositor Erin O'Toole, está praticamente empatado, com 30,4%. A decisão, assim, dependerá principalmente da disposição dos canadenses de exercerem seu direito de votar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)