Reprodução

Comparecimento às urnas decidirá eleição no Canadá nesta segunda

19.09.21 18:49

O Canadá terá eleição parlamentar nesta segunda, 20. O pleito, que pelas regras só precisaria acontecer em 2023, foi antecipado pelo primeiro-ministro, Justin Trudeau (foto), que viu na mudança de data uma oportunidade para seu Partido Liberal aumentar o número de cadeiras no Congresso.

O problema para Trudeau é que os canadenses, ainda preocupados com a pandemia, reprovaram a ideia. “Eu entendo a frustração que algumas pessoas estão sentindo. Elas só querem que as coisas retornem ao normal e uma eleição não está trazendo as coisas de volta ao normal“, disse Trudeau nesta sexta, 17.

Se os canadenses insatisfeitos não saírem de casa nesta segunda, Trudeau ficará em desvantagem. Historicamente, o baixo comparecimento tem favorecido os conservadores. Em 2015, quando seu Partido Liberal foi vitorioso, a presença foi de 68,3%. Em 2019, quando os liberais perderam a maioria, só 67% dos canadenses votaram.

Nas pesquisas de opinião, o Partido Liberal, de Trudeau, tem 31,9% das intenções de voto. O Partido Conservador, do opositor Erin O’Toole, está praticamente empatado, com 30,4%. A decisão, assim, dependerá principalmente da disposição dos canadenses de exercerem seu direito de votar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO