Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ex-presidentes da Câmara, Cunha e Chinaglia são denunciados por propinas da Odebrecht

24.02.21 15:18

A Procuradoria-Geral da República denunciou os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Arlindo Chinaglia por suposto recebimento de propina da Odebrecht para favorecer a empreiteira no contrato de construção da hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. A obra foi iniciada no governo Lula e inaugurada pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Além do deputado cassado e do parlamentar petista, outras 15 pessoas envolvidas no suposto esquema também foram denunciadas pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, braço-direito do procurador-geral Augusto Aras. Todos já tinham sido indiciados pela Polícia Federal em setembro de 2019, quando o inquérito foi concluído e enviado para a PGR

Chinaglia é acusado de ter recebido 8,7 milhões de reais em 36 pagamentos ilícitos da Odebrecht que teriam sido intermediados por Cunha, entre os anos de 2008 e 2014. Na denúncia, a PGR afirma que o deputado petista que o ex-presidente da Câmara dos Deputados recebeu parte dos repasses por meio de intermediários em um quarto de hotel em São Paulo, em setembro de 2014.

Os nomes e os endereços são os mesmos que foram revelados por Crusoé há um ano, em reportagem sobre o delivery da propina da Odebrecht. Um dos portadores é um dirigente estadual do PT chamado Vilson Augusto de Oliveira, que teria recebido 500 mil reais no dia 18 de setembro de 2014 no hotel Braston, e também foi denunciado. Chinaglia responderá pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, enquanto Cunha somente pelo crime de corrupção passiva.

Crusoé também havia revelado que o nome e o telefone do dirigente apareciam nas mensagens de Skype trocadas pelos agentes da Transnacional, a transportadora de valores usada pelo doleiro Álvaro Novis para fazer as entregas de propina da Odebrecht em São Paulo, na mesma data e com a mesma senha de pagamento vinculada ao codinome de Chinaglia na planilha da empreiteira, “Grisalho”.

No curso da investigação, a PF obteve os registros de hóspedes do hotel e constatou que o dirigente do PT ficou hospedado no quarto 908 na mesma data da entrega de 500 mil reais da Odebrecht endereçada a Chinaglia. Ainda segundo os policiais, extratos de ligações telefônicas mostram que o deputado ligou dez vezes para seu intermediário na véspera do pagamento.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Puxem a “capivara” dos meliantes que vão aprovar a “PEC da Impunidade”. Estes pilantras estão dançando à beira do princípio. Sentem-se protegidos pela pandemia, mas o preço será muito, muito caro. Questão de tempo.

    1. Estão dançando à beira do precipício. Uma questão de tempo. Pouco tempo.

  2. Segundo os petistas, a Lava Jato nem existiu, Moro é invenção da Globo, logo eles serão todos absolvidos. Petistas querem prender Moro e Dallagnol acho que por excesso de provas. Vai ver até as empreiteiras DERAM dinheiro para a Petrobrás. O que são as fake news ?

  3. Cunha.. se a gente escrever esse nome... tá ofendendo..?? .. ah.. cu nha pode, né?E qnalha tbém.. ahahahaha claro q pode.. eles pode. Ainda lembro.. qdo tanta gente debochava desses aí.. dos nomes deles.. Gente q ofendia... e hoje é presid.. Que coisa.. Tempo passa.. fila anda. Vem 22 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. O pgr (minúsculas propositais) deve ter soltado essas denúncias para disfarçar o papelão vergonhoso dessa parceria do pr com ele nas rachadinhas do flavio ! Estamos perdidos!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO